Page 1

Rede em Ação Infornmativo Nacional

- MutCom - Encontro Nacional 2012 - Jamboree Nacional - ENED - JOTI - CONJUVE

ANO III - NÚMERO VIII - 2012


14º MutCom A 14ª edição do Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Comunitária traz grandes expectativas a escotistas, dirigentes e escoteiros Brasil afora. Ano passado, com quase 10.000 escoteiros participando ativamente de atividades comunitárias em todas as regiões do país, inúmeras parcerias foram feitas e descritas nos relatórios. Com o objetivo de fortalecer esses laços e propiciar mais uma oportunidade para que eles se renovem, o tema do MutCom 2012 abre um leque incontável de possibilidades para se trabalhar com as comunidades próximas do Grupo Escoteiro. No site já há dezenas de fichas de atividade apenas aguardando oportunidade de aplicação. Os Informativos já estão saindo dando notícias do que acontece neste período por todo o país e é impressionante ver o que somos capazes de fazer quando nos unimos e organizamos com o objetivo de construir um mundo melhor.

! s e õ ç a m r o f n Mais i

www.mutcomescoteiro.org.br

@mutcomescoteiro

I Encontro Regional de Jovens Lideres-RN

Aconteceu no fim de semana dos dias 27,28 e 29 de Julho o I Encontro Regional de Jovens Lideres, realizado na cidade de Assú, contando com a participação de 30 Jovens de vários grupos do estado, reunidos com o objetivo de desenvolver metas para promover ações e mudanças. O evento foi realizado pelo Núcleo Regional de Jovens Lideres do estado, composto pelas coordenadoras Aline e Emanuela e os comunicadores Aelton e Rayllana. Contaram com a gigantesca ajuda dos Jovens Lideres da cidade de Assu e também dos grandes idealizadores da rede no estado Pedro Henrique e André. Assim como ajudas e patrocínios que só abrilhantaram o evento. Na ocasião foram realizadas palestras, debates e mesas redondas sobre vários assuntos dentro do tema “Grandes Lideres da Historia”. Merecendo destaque a presença do grande Ivan Alves e do Mestre Braulio André. O encontro ainda realizou uma festa temática, onde todos estavam caracterizados com suas profissões, mostrando o que fazem como jovens lideres fora do grupo escoteiro. Um momento de muita descontração, confraternização e principalmente alegria e diversão. No domingo, os participantes foram a um club da cidade, onde levaran diversão a quem lá estava, com cações e jogos escoteiros.


JOTI

O Jamboree na Internet (JOTI) é o maior evento escoteiro da internet e que reúne participantes no mundo inteiro. O objetivo da atividade é permitir que os escoteiros do mundo todo se conheçam através da internet. Ocorre no terceiro final de semana de outubro, em 2012, será nos dias 20 e 21, sendo que as atividades já se iniciam na sexta feira, dia 19. A ferramenta principal do JOTI é a Scoutlink: uma rede mundial onde os jovens se comunicam em salas de bate papo de acordo com a língua que escolherem. É uma excelente oportunidade de conhecer escoteiros de outros países, outras culturas e trocarem experiências. Para acessar esta ferramenta basta clicar em www.canalportugues.com.br. Se já é mais familiarizado com a internet ou com o próprio IRC, é só baixar o software mIRC. Outra ferramenta é a Gincana Virtual, um conjunto de 24 tarefas, cada uma com um desafio diferente e emocionante. Nos últimos dois anos tivemos mais de 10 mil escoteiros participando da Gincana Virtual, mais de 16 mil acessos à Scoutlink. As inscrições para o JOTI 2012 podem ser feitas pelos sites: www.jotibrasil.org.br - crie um perfil na Comunidade Virtual e participe da Gincana Virtual; www.jotajoti.org - participe do Jam Puzz e conheça escoteiros do mundo inteiro. É simples, fácil e gratuito.

Para participar, basta reunir seus amigos (patrulha/tropa/ alcatéia/clã/grupo), cadastrarem uma base e boa diversão! Lembre-se que a atividade acontece até durante a madrugada, sem parar, por isto, atenção ao escolher o local para se reunir. Peça sempre uma ajuda ao seu chefe, para que a atividade ocorra sem imprevistos e seja muito proveitosa. Chefes, lembrem-se: a atividade é destinada ao membro juvenil e seu apoio é fundamental! Lembre-se que não podem faltar computadores/notebooks (é claro!!!!), impressora, webcam, fone de ouvido, microfone, cartolina, canetinha, tesoura; um espaço para todos poderem descansar um pouco durante a atividade e lanche! É importante também não esquecer da nossa maior propaganda: O TRAJE ESCOTEIRO! Não é necessário usá-lo durante toda a atividade, mas em algumas tarefas ele será necessário; use sempre camisetas de atividades escoteiras e seu lenço. Não deixe de participar também do JOTA: Jamboree no Ar! Procure o radioamador mais próximo e não desconecte da internet!


CONJUVE O que tem acontecido ? Reuniões ordiárias bimestrais pelo Brasil (julho em Brasília (DF), agosto em Salvador (BA) e novembro em Foz do Iguaçu (PR)) com apresentação de projetos, discussão de propostas e novas metodologias para o conselho, além da organização da nova gestão (2012/2013). No que os Escoteiros do Brasil tem colaborado ? Acabamos de aprovar a reativação do Grupo de Trabalho de Juventude e Meio Ambiente (GT JUVEMA), em parceria com a Rede de Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade (REJUMA) e Fórum Brasileiro de ONG’s, Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e Desenvolvimento (FBOMS). Esse GT vai acompanhar as discussões governamentais que giram sobre esse tema e, principalmente, propôr a criação do programa “Juventude e Meio Ambiente”, visando integrar à temática de juventude as preocupações socio-ambientais pertinentes. Porque estamos lá mesmo ? Segundo o nosso Planejamento Estratégico 2011-2015, inserir o Movimento Escoteiro em conselhos de controle social nos dá mais influência em nossas comunidades, além de dar acesso às decisões de verbas importantes. E é papel da Rede de Jovens buscar e ocupar esses espaços, em quaisqer que sejam os conselhos, seguindo um dos pilares da Rede Nacional de Jovens. Tem duvidas ? Precisa de ajuda para atuar em algum conselho municipal ou estadual ? Mande um e-mail para ueb.conjuve@escoteiros.org.br !

Escoteiros de Minas se reúnem com Secretaria de Esportes e Juventude. No dia 9 de julho, em Belo Horizonte, o Diretor Regional Paulo Henrique Maciel Barbosa e representantes da Região Escoteira, reuniram-se com o sub-secretário de Esportes e Juventude de Minas Gerais, Gabriel Azevedo e a Conselheira Estadual da Juventude Guilhermina Abreu. O objetivo do encontro foi apresentar os Escoteiros de Minas Gerais e sua política de envolvimento juvenil à Secretaria de Estado de Esportes e Juventude (SEEJ-MG), a fim de buscar viabilizar a participação dos Escoteiros de Minas Gerais como potencial parceiro institucional nas ações previstas e em implantação da SEEJ-MG. Ao final do encontro, algumas iniciativas foram traçadas para eventos no futuro entre a SEEJ-MG e os Escoteiros de Minas Gerais. Conheça os trabalhos da Secretaria de Estado de Esportes e Juventude pelo link: http://www.esportes.mg.gov.br/ Conheça o Conselho Estadual da Juventude de Minas Gerais: http://www.conselhos.mg.gov.br/cej/pagina/home Notícias Relacionadas: http://www.esportes.mg.gov.br/comunicacao/noticias/ julho/3230-subsecretario-gabriel-azevedo-e-representantes-dos-escoteiros-estudam-parceria


JAMBOREE DE JOVEM PRA JOVEM

Socorristas, seguranças, repórteres, eletricistas, médicos, escotistas, inúmeras eram as funções exercidas por jovens que durante alguns dias viveram o serviço em prol da comunidade escoteira. Sentimentos como esse transcendiam a Aldeia Global, a Praia, até mesmo a Cidade Maravilhosa e tocava o coração de cada escoteiro ali presente que via no rosto das crianças a alegria em estar no Jamboree. Staffs, jovens capazes, trabalhando com coragem e com um sorriso no rosto, se divertindo na aventura de fazer amigos, conhecer pessoas e lugares, honrados em fazer do Jamboree no Rio uma atividade de Jovens para Jovens! Fotos: Lia Kaori Nishizawa

Dois mil e doze marcou a vida e o coração de 5000 escoteiros de todos os cantos deste país, que estavam reunidos em GERICINÓ – Rio de Janeiro/RJ, durante o período de 15 a 20 de julho, vivendo o V Jamboree Nacional Escoteiro. O Jamboree foi fundamentado nos conceitos básicos do Movimento Escoteiro, contribuindo na formação de pessoas comprometidas com a Comunidade, que assumam responsabilidades na construção de um mundo melhor. Ambiente de amizade e integração, além de um espaço de informação, conscientização e comprometimento dos jovens em ações e projetos concretos que ajudam na construção do mundo que almejamos. Mas como o Jamboree ganhou vida? Quem fez o Jamboree acontecer para os mais de 3500 membros juvenis presentes? Estas são perguntas de fáceis respostas, pois tudo aconteceu graças ao trabalho de uma massa constituída em sua grande maioria por jovens, denominados staffs! Mais de 1000 staffs formavam, o que podemos chamar, de eixo central do evento, voluntários de todo Brasil vivenciando e criando meios para que os inúmeros elementos das inúmeras patrulhas desfrutassem de uma boa atividade escoteira!


PR MG SP RN MUTIRÃO DE ESPECIALIDADES

Seguindo o exemplo da Rede de jovens do Rio de Janeiro, nós aqui no Paraná estamos preparando o “Dia das especialidades”; Que consiste em um dia de atividades que incentivam os jovens a tirar especialidades. Faremos baseado no mutcom/ muteco, para que consiga abranger todo o estado, e para que se adapte à realidade de cada Grupo escoteiro. O GT já está formado e trabalhando a todo o vapor.

1º AGEP

A Rede também foi convidada a coordenar uma base no 1º Acampamento de Grupos Escoteiros do Paraná. É um trabalho em parceria com a UEB, para tocarmos a aldeia regional, um espaço com atividades alternativas para os horários livres . O acampamento vai ser no final do semestre, então ainda temos muito trabalho a fazer.

RESULTADOS

GTs

A Rede de Jovens em Minas realizou suas ações em 2012, em cima dos GT’s criados no fim de 2011. Criamos os Parâmetros Regulamentares Regionais que foram aprovados no Fórum Regional que aconteceu em Muriaé no mês de março. Também em apresentamos o GT que criou o sistema de comunicação da Rede composto de Blog, Facebook, Twitter e lista de E-mails.

Fórum Nacional

O Núcleo Mineiro marcou presença no XVII Fórum Nacional de Jovens em São Luís - MA com três representantes, participando e debatendo sobre vários assuntos. Recebemos o troféu Joinha como reconhecimento do nosso trabalho com os jovens em Minas Gerais e o nosso Coordenador Regional Lucas Machado foi eleito Coordenador do Núcleo Nacional de Jovens.

Oficina de Projetos

No começo de Setembro foi realizada em Juiz de Fora a VI Indaba Regional, onde o Núcleo apresentou uma oficina sobre criação, execução e encerramento de projetos. Em paralelo com a Indaba, aconteceu o Fórum Extraordinário de Jovens onde houve a eleição do novo Coordenador do Núcleo Wildson Caldeira, que ocupará o cargo até Julho de 2013. A elaboração de Grupos de Trabalho como o “Ideias em Ação” e o “Versão 2.0” também foi discutida.

Redes Regionais

Durante o Fórum Regional de Jovens de São Paulo no início desse ano os participantes estiveram redigindo uma carta de recomendações à nossa Diretoria Regional, a qual foi lida durante a plenária. E olha só que bacana: Agora em meados de agosto fomos surpreendidos positivamente aos lermos o blog de Comunicação da Região de São Paulo! Em uma postagem, a UEB-SP comunicou que “baseado em um pedido da Rede Regional de Jovens Líderes, foi feito uma Comissão de imagem e comunicação regional”. É uma conquista importante para a rede! A direção regional reconheceu e mostrou a validade de nossas sugestões! O comunicado pode ser visto na íntegra aqui: http://uebspcomunica.blogspot.com.br/2012/08/reuniao-da-area-metropolitana.html Outras alegrias que tivemos em nossa rede durante esses meses foram o pedido de auxílio na organização do Receptivo e do Ho-Ho para o Mutirão Nacional Pioneiro pela equipe que organiza o evento, e a definição de um de nossos membros como um dos representantes da Região de São Paulo no 2º Encontro Nacional de Comunicação!

Seminário da Educação

A rede de jovens participou efetivamente do evento nacional no RN, que foi o seminário da Educação, e que compareceram o Secretário Geral, e o Presidente da UEB Nacional entre outros.

Campanha das Hepatites Virais

A rede de jovens do RN, também realizou a campanha de hepatites virais, fazendo uma grande mobilização. Através da divulgação em rede sociais durante toda semana os jovens se prepararam e saíram as ruas no dia “D” de Combate as Hepatites, alertando a população sobre a prevenção e a importância da vacinação nos seus 3 estágios, os jovens de mais de 50 grupos escoteiros visitaram escolas, entidades, empresas e todas as comunidades em mais de 20 cidade do Rio Grande do Norte.

Rede em Ação VIII  

MutCom, Encontro Nacioanl 2012, Jamboree Nacional, ENED, JOTI, CONJUVE

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you