Page 1

Rede em Ação Informativo Nacional

XV Fórum Nacional de Jovens Líderes

Ano 2 - Número V - 2011


Conhecendo os novos membros do Núcleo... Nome: Thomaz Rodriguez Idade: 23 Anos Cidade/Estado: Porto Alegre/RS O Que faz da vida: Sou empresário no ramo de informática, estudante de Engenharia da computação, Publicidade e Administração Atividade inesquecível: Conferência Mundial de 2011 Por que se candidatou ao Núcleo Nacional: Me candidatei pois acredito que posso contribuir bastante com idéias e metodologias novas na área de comunicação a fim de auxiliar na conquista dos objetivos estratégicos da instituição Escoteiros do Brasil a Nível Nacional. Nome: Winder Oliveira Garcia Idade: 23 Cidade/Estado: Goiânia/GO O que faz da vida: Pós graduando em Direito Tributário e concurseiro Uma atividade inesquecível: XXI Mutirão Nacional Pioneiro, Porto Alegre-RS - 2007

Me candidatei ao NN para: Trabalhar pela consolidação dos Jovens Líderes a nível nacional e colaborar mais efetivamente no fortalecimento da Rede em Goiás.

Fórum Regional de Jovens Líderes - Maranhão

No dia 06 de Agosto aconteceu em São Luis – Maranhão o 1o Fórum Regional de Jovens Líderes com a presença de 23 jovens. O Fórum foi prestigiado pelo Núcleo Nacional que ajudou a coordenar os trabalhos contando com o apoio da Região Escoteira. Após uma eleição concorrida compõem o novo Núcleo Regional os jovens: 1. 2. 3. 4.

Paulo Juracy Neto 20º/MA - Coordenador; Beatriz Cardoso 04º/MA - Coordenadora; Mayara Cerveira 20º/MA - Comunicadora; Débora Nunes 10º/MA - Comunicadora.

A Região que sediará o próximo Fórum Nacional de Jovens Líderes conta agora com seu próprio Núcleo Regional, o 15º a se juntar à Rede Nacional, fortalecendo ainda mais os Escoteiros do Brasil.


Encontro Nacional de Jovens Líderes!!!

O

Mutirão Nacional de Ação Comunitária, o famoso MUTCOM, é uma das principais atividades Nacionais dos Escoteiros do Brasil e reforça o caráter social e comunitário de nossa instituição. É também uma grande oportunidade de visibilidade tanto na comunidade dos Grupos Escoteiros como em inserções na mídia. A 13ª edição do MutCom tem como tema a alimentação e pode ser tratado de muitas formas: alimentação orgânica, distúrbios alimentares, reaproveitamento alimentar, combate à fome, consciência alimentar, etc. A organização nacional da atividade, da qual alguns membros

Programe-se, vem aí mais um Encontro Nacional de Jovens Líderes!!

da Rede fazem parte, preparou para esta edição uma estratégia de comunicação que inclui os Informativos espalhados por e-mail pelo Brasil inteiro e divulgando projetos e ações já em andamento, o site www.mutcomescoteiro. com, onde podem ser encontradas informações e fichas de atividade prontas para serem usadas nas Seções, além do perfil @mutcomescoteiro no Twitter. É tempo de ação comunitária e quem melhor que os Jovens Líderes para tomar frente de projetos, divulgar a atividade e arregaçar as mangas pela construção de um mundo melhor!

Vamos nos reencontrar para debater, trabalhar e comemorar os 10 anos da Rede Nacional! Dias 12, 13, 14 e 15 de novembro em São Paulo. Abertura do evento: às 14h do dia 12/11/2011 Encerramento do evento: às 12h do dia 15/11/2011 Limite de 60 vagas (até 4 vagas por Região Escoteira que tenha Núcleo Regional de Jovens Líderes).

Aguardem o lançamento das inscrições!!


Núcleo Regional - PR •

A participação de alguns jovens paranaenses no XV FNJL foi determinante para a reativação da Rede Regional. Em 08 de maio foi criado o núcleo provisório com o objetivo de iniciar as ações antes do próximo fórum que só acontecerá em março de 2012. Tendo como coordenador Vitor Klingelfus e as comunicadoras Ana Massaro e Betina Bruel a gestão tem como foco o suporte ao MutCom, a divulgação da Rede no Paraná, o Encontro Regional e a realização do FRJL em Maringá.

Núcleo Regional - AM

O MUTCOM está sendo divulgado desde os Jogos da Fraternidade, atividade realizada pela Região do PR em maio no Santa Monica Clube de Campo, onde o Núcleo pode conversar com os jovens sobre a Rede e aproveitou para expor o banner do Mutirão e incentivar a participação na atividade. A Rede continuou marcando presença nos eventos regionais. No Interclãs em Arapongas a divulgação da Rede aconteceu para os pioneiros, ex-pioneiros e mestres durante as plenárias. O objetivo é reconstruir a Rede junto com o interior valorizando a contribuição de todos de maneira igual e democrática, o resultado dessas conversas durante o último fim de semana de agosto são vários novos participantes da Rede Paranaense.

Após o Congresso Escoteiro Nacional, reuniu-se com membros do Núcleo Regional para a prestação de contas acerca da viagem, assuntos pertinentes ao Fórum, gastos etc. Também foi pensado uma reunião posterior, contudo, poucos se fizeram presentes, o nosso próximo passo é contactar os demais membros da Rede e tentar reativar a mesma, uma vez que tem nos faltado dois elementos essenciais: Tempo e comunicação.

Durante o ARPE, realizado no último final de semana, tivemos a oportunidade de recuperar alguns contatos importantes, inclusive com a Coordenadora que reside na cidade de Itacoatiara, Railene Terço...Teremos uma reunião em alguns dias, para tratarmos do calendário de atividades, bem como mestratégias para o funcionamento da Rede Regional...

Também iremos participar, dentro de nossas possibilidades e potenciais, ajudando no MutCom.

Agora o foco é o Encontrinho – que acontece no ú––––ltimo fim de semana de outubro.

Núcleo Regional - BA •

Fórum de Jovens: Fórum dirigido pelo NRJL-BA, Realizado na cidade de Cruz das Almas, que teve como tema “Escotismo contra o Bullying”. O Fórum teve um efetivo de 80 jovens, que também tiveram oficinas, em destaque a de liderança.

Reuniões da Rede: Quizenalmente a RRJL-BA realiza uma reunião de Núcleo e a Rede para debatermos projetos, e por em andamento os projetos já em etapa de realização.

Divulgação do Escotismo: Esse Projeto foi divido em etapas: a 1° etapa foi a da divulgação via a Internet (jovens escoteiros enviavam suas fotos e postavamos no blog e no orkut da rede), a 2° etapa foi a divugação nas praças os grupos escoteiros em sua cidade realizaram uma atividade na praça e após isso foram fazer a divulgação boca a boca, e a 3° etapa foi a divulgação no shopping , onde fomos uniformizados/trajados e fizemos uma divulgação no shopping e após isso fizemos uma comemoração do dia do Escoteiro!

Núcleo Regional - RS •

A gauchada ‘tri legal’ que marcou presença no Fórum Nacional de Jovens Líderes voltou pra casa com muitos motivos de orgulho. Além de levarem a maior delegação pro Fórum Nacional, com 14 jovens sendo que o evento tinha 50 participantes; trouxeram na mala, pelo segundo ano consecutivo, o troféu joinha - prêmio de rede destaque - e ainda por cima, comemoraram a aclamação do conterrâneo Thomaz Rodriguez como novo comunicador do Núcleo Nacional. Bah, tava feito o baile!

Núcleo Regional - RN •

Os Jovens Líderes do RN continuam com seus projetos em andamento, mas nos últimos dias eles realizaram um projeto interessante, o qual visa que a sua região participe mais das atividades sugeridas pela UEB Nacional, criando um grupo de incetivo e ajuda/suporte as atividades, fazendo um tira-dúvidas, acompanhamento e etc. Com isso podemos ter já dados de tal fato: ano passado apenas 4 grupos enviaram o relatório e receberam certificação do MutECO, já nesse ano de 2011, 15 G.E.s de todo o estado se fizeram presente na edição e o melhor ainda, em sua maioria coordenado por Jovens.

Outro fato importante para o RN, foi que conseguimos inserir os jovens nas decisões estaduais da juventude, e ainda melhor conseguimos uma cadeira na Comissão Organizadora da Conferência Estadual de Políticas Públicas da Juventude, que está é representada pelo Comunicador Pedro Henrique 12°RN.

O NRJL-RN também está tendo frequentemente reuniões para organizar o I Encontro Regional dos Jovens Líderes que será no mês de Dezembro desse ano, que tem como o principal foco incentivar os jovens do RN as tomadas de decisões. Em breve mais informações.


Para você, qual a maior contribuição da Rede Nacional para os Escoteiros do Brasil? “A Rede Nacional proporciona ao Escotismo jovens com uma nítida visão de seu papel dentro da instituição, favorecendo para o foco central na juventude. Com os jovens fazendo parte da tomada de decisão nos diferentes âmbitos, a UEB ganha um olhar prático, de pessoas que vivenciaram o Escotismo enquanto jovens e sabem do que ele necessita nos dias atuais.” Cutis, Comunicador do NNJL 2009 - 2010

“Um espaço de formação de líderes, capazes de trabalhar lado a lado com os dirigentes mais experientes, em pé de igualdade. Por ser um espaço de muito intercâmbio e de tomada de responsabilidades nos níveis regional, nacional e até mesmo internacional, serve de catalizador no processo de preparação das futuras lideranças da nossa Organização. Outro ponto importante é que desde a base o trabalho é feito por jovens de diferentes Regiões Escoteiras, o que nos ajudou a quebrar barreiras e fortalecer o espírito de unidade da União dos Escoteiros do Brasil. “ Fernando Brodeschi Presidente do 4o FNJL (Foz do Iguacu 1999), Fórum no qual foi aprovado o Plano 2001 a partir do qual se criou a RNJL. Coordenador da Rede Interamericana de Jovens 2002-2006.

“A criação da Política Nacional de Envolvimento Juvenil (Jovens Líderes) tem sido um importante instrumento de capacitação para jovens lideranças aptas a atuarem nos órgãos diretivos da União dos Escoteiros do Brasil. Desde 2001, tenho observado, sobretudo no nível nacional da Organização, um número crescente de novos colaboradores têm contribuído com novas idéias e novos projetos para a Instituição.” Rafael Rocha de Macedo, coordenador do NNJL 20012003 e vice-presidente do CAN

“Antes da Rede de Jovens Líderes começar a ser implantada, em 2001, a idéia de jovens participarem dos processos decisórios ainda era vista com estranheza pela maioria dos dirigentes regionais e nacionais. Não havia naquela época nenhum jovem entre 18 a 26 no Conselho de Administração e nas Comissões Estratégicas do nível nacional. E pouca era a contribuição, ou pouco organizada, desta massa de jovens na transição para o novo programa e nos projetos comunitários da UEB. Com o trabalho de nossa Rede, fundamentados em importantes políticas de dentro e fora do movimento escoteiro, acumulamos 10 anos identificando e fortalecendo lideranças juvenis, ao mesmo que sensibilizando os adultos. Como resultado, hoje temos jovens, alguns ex-membros desta Rede, inseridos em importantes espaços decisórios e na execução de projetos nos níveis nacional e regional. A relação entre jovens e adultos nos espaços institucionais, antes tensa e conflituosa, hoje é vista como algo normal e necessário ao processo decisório e ao crescimento institucional”. Luiz Gustavo Cardia Mazzeti. Coordenador do NNJL 2001 a 2003


Encontro pós Fórum Escoteiro Mundial de Jovens... No dia primeiro de agosto, não poderia ser mais emblemático, durante o Jamboree Mundial na Suécia, os 6 Assessores Juvenis do Comitê Mundial promoveram um encontro informal com os participantes do último Forum Mundial de Jovens, aquele que ocorreu no Brasil no início do ano. Participaram desse encontro, 45 pessoas,e além de rever amigos e se divertir, os assessores juvenis explicaram o que foi feito até agora, como funciona o nível mundial, os métodos de trabalho e como será o fluxograma e outras características do triênio, outro ponto muito importante foi a divulgação do “Open Call”, chamada feita OMME (Organização Mundial do Movimento Escoteiro) para as posições nos grupos de trabalho, onde qualquer pessoa desde que autorizada pela sua Organização/Associação Escoteira Nacional. Também foi lançado um distintivo, onde a idéia é a cada evento mundial, termos um modelo novo para que possamos criar laços, propiciar um sentimento de pertencimento e, principalmente, divulgar o Forum Mundial de Jovens em 2014 na Eslovênia.

I Fórum

de Jovens da Comunidade do Escotismo Lusófono

Durante o 13º Moot Escoteiro Mundial, realizado no Quênia, foi realizado um encontro informal entre jovens de todos os países de Língua Portuguesa presentes. Durante esse encontro, uma das demandas foi a futura realização de um Fórum de Jovens da CEL (Comunidade do Escotismo Lusófono). Tal assunto foi discutido de forma oficial durante a realização da reunião da CEL em janeiro de 2011, durante a Conferência Escoteira Mundial em Curitiba e aprovado pelo núcleo coordenador da CEL, composto por Ricardo Stuber (Brasil), Ana Rute Costa (Portugal) e Vete Emanuel (Angola) durante o Jamboree Mundial na Suécia. O I Fórum de Jovens da Comunidade do Escotismo Lusófono deverá ocorrer no Canadá, dias antes do 14º World Scout Moot no Canadá em 2013!! O jovem Winder Garcia será o representante do Brasil no Planing Committee! Programe-se e participe!!! Em breve divulgaremos mais informações!!!

5 - REDE EM AÇÃO - INFORMATIVO NACIONAL  

Informativo Nacional da Rede de Jovens dos Escoteiros do Brasil