Issuu on Google+

NOTICÍAS

Já estamos em Soria

EDITORIAL

Mais uma Agriloja em Espanha

Patrícia Garcia Diretora de Recursos Humanos e Qualidade

«Crescimento. Mudança. Trabalho e Perseverança.» A capacidade de inovação e desenvolvimento das empresas são requisitos cada vez mais exigidos nos nossos dias, e por este motivo, o Grupo Agriloja, tem procurado continuamente encontrar e gerar novas áreas de negócio e serviços para suprimir as necessidades dos seus atuais e futuros clientes.

A segunda Agriloja em Espanha foi inaugurada no dia 14 de Junho em Soria, resultado da estratégia de expansão do Grupo.

O ritmo e a intensidade da mudança que se gera, do mercado, dos clientes, da concorrência e as repercussões que trazem são dos fatores mais marcantes da vida das empresas e das suas pessoas porque nos obrigam também a mudar e adaptar a novas exigências perante novas realidades que se impõem.

A instalação e abertura de loja contou com o apoio de alguns colaboradores portugueses, que deram o seu precioso contributo para que tudo corresse da melhor forma.

Ao longo dos últimos tempos, estes fatores quando cruzados com fator tempo, obrigam-nos a ter uma noção diferente daquilo que é o curto, médio e longo prazo. Hoje tudo se processa a um ritmo mais acelerado, deixando uma menor margem para erros e obrigando a uma maior rapidez de tomada de decisões e concentração/ eficiência no desempenho das tarefas e no encontrar de soluções eficazes.

La segunda Agriloja en España fue inaugurada el día 14 de Junio en Soria, resultado de la estrategia de expansión del Grupo. La instalación y apertura de tienda contó con el apoyo de algunos colaboradores portugueses, que dieron su preciosa contribución para que todo estuviese bien.

Este fato obriga-nos a ser rigorosos, pois qualquer falha é rapidamente detetada e implica normalmente a perda de algo significativo, que no limite poderá ser um cliente. (página seguinte) »

FICHA TÉCNICA

DESTAQUE

Edição | Grupo Agriloja Direção de Recursos Humanos e Qualidade Envie o seu artigo ou sugestão para essencia@agriloja.pt Acesso à newsletter na Intranet em http://srvweb99/ www.agriloja.pt | www.facebook.com/GrupoAgriloja

Novo Site Agriloja pág.2

Agriloja na TV e nas Feiras pág.3

AgriFamília 2013 pág.10


(continuação)

E o cliente, o nosso cliente é fundamental para a continuidade da empresa e do que queremos ser e nos distinguir dos demais.

Nova imagem

Site Agriloja remodelado www.agriloja.pt por Vanessa Ferreira, DC Marketing

Há sempre alguém disposto a fazer melhor e mais barato que nós, logo nunca a qualidade do nosso trabalho foi tão importante, nunca a participação e o contributo individual teve tanta importância no resultado conjunto. Aquilo que distingue os melhores é a constante preocupação com o pormenor que se pode tornar a diferença exclusiva da empresa, é fazer infinitas vezes a mesma coisa bem-feita. O assumir das responsabilidades, o cumprimento das regras definidas, a integridade, o respeito uns pelos outros e a honestidade, são fatores fundamentais para o sucesso da nossa organização. Termos trabalho, desafios para ajudar a construir a empresa, termos sempre algo para aprender, é um privilégio e uma riqueza que devemos ter orgulho e valorizar. Enfrentar os desafios que temos e que se avizinham com a internacionalização do Grupo Agriloja, é sobretudo, estarmos conscientes de que somos nós próprios os agentes e os objetos da mudança. Para tal é necessário, coragem e esforço, ou se, quisermos, muito empenho, dedicação, profissionalismo e verdadeiro espirito de equipa com cooperação. Gostaria de terminar parafraseando Sir Frederick Treves: «Não se preocupe com génios. Não tente ser esperto. Ponha a sua fé no trabalho árduo, na perseverança e na determinação.»

A Agriloja renovou a sua imagem no que trata à sua porta de entrada on-line. Agora o cliente já pode visualizar campanhas, interagir com a plataforma, formular questões de uma forma mais intuitiva e prática. Disponível em três idiomas, Português, Espanhol e Inglês, agora é mais fácil perceber e compreender o “mundo” Agriloja. Com um ar mais clean e menos “pesado”, mais fresco e fácil de navegar, esta reestruturação foi um passo importante no período de evolução e expansão do Grupo Agriloja. Com esta clivagem pretendemos chegar mais perto dos nossos clientes e de uma forma diária. Procuramos actualizar a página com vários espaços de interesse comum: - Quem Somos, apresentação do percurso do Grupo; - Onde estamos, a localização do nosso negócio e os locais de atuação; - Informações complementares das nossas atividades, trabalho interno e reconhecimento, partilhamos com o nosso publico on-line uma página exclusivamente dedicada ao Sistema Integrado de Gestão; - Expansão e Serviços associados ao grupo e suas atividades; - Como fatores facilitadores, disponibili-zamos a Subscrição da NewsLetter no topo do site, Campanhas em Vigor, Cartão cliente e Apoio ao Consumidor; Uma página dedicada aos recursos humanos e recrutamento, valorizando o factor humano e profissional. Com uma vertente mais media e informativa optamos por disponibilizar o espaço Notícias Agriloja e o espaço Ideias e Sugestões, onde o publico pode fazer o download destes artigos e colocar os seus comentários. Sem descurar, reservamos um espaço de destaque para os nossos parceiros institucionais com o link direto aos seus contactos. Em breve, iremos implementar a plataforma de compras on-line que irá marcar mais um grande passo no mundo do retalho especializado.

PROTOCOLO AGRILOJA/BPI Soluções de Financiamento para Clientes Realizou-se no dia 5 de Abril, no Cadaval, a sessão de formação «Soluções de Financiamento BPI para Clientes» em resultado do protocolo formalizado entre o Grupo Agriloja e o banco BPI. Esta ação serviu para dar a conhecer às equipas de Técnicos de Campo Agripro e aos Delegados Comerciais Agritorres, os produtos e linhas especiais de financiamento ao investimento que estão disponíveis para os Clientes dos dois canais de venda. 2


Participação da Agriloja em Feiras

Agriloja na Televisão CMTV por Maria de Lurdes Gonçalves, Agriloja de Torres Novas

XXVI FEIRA AGROPECUÁRIA E DO CAVALO 31 de Maio a 2 de Junho de 2013 Santiago do Cacém

A Agriloja, como uma das melhores empresas nacionais especializadas na comercialização de produtos de agricultura e pecuária, foi convidada pelo Correio da Manhã TV a divulgar os seus serviços para profissionais e público em geral, em direto no programa “Despertar”, apresentado pelo Nuno Graciano e pela Maya. Em representação da Agriloja, foi-me feito o convite para estar presente no referido programa, emitido no dia 22 de Abril.

A representação da Agriloja no programa “Despertar” foi, para mim, não só uma surpresa, como também uma honra. Claro que, como qualquer nova experiência, a participação no programa foi também motivo de apreensão e algum nervosismo. Mas, como o convite do Correio da Manhã TV, demonstra a importância que a Agriloja detém na prestação de serviços de agricultura, pecuária, jardim, bricolage, casa e lar, quer a nível nacional quer em Espanha e considerando a importância da nossa participação para o grupo, anuí ao convite.

FEIRA S. JOÃO - 21 a 30 de Junho - Évora

Fomos preparados para demonstrar ao país, todas as mais valias, serviços, experiência, produtos, lojas e profissionalismo do grupo Agriloja. Espero ter conseguido atingir esse objetivo e contribuído para a expansão e reconhecimento da marca. Para mim, foi uma experiência gratificante poder representar a Agriloja num programa de projeção nacional e ter a oportunidade de participar na divulgação do nosso grupo. Bem hajam. 3


Agriloja patrocina Corrida de Toiros

No dia 21 de Junho realizou-se no Cartaxo, a Corrida de Toiros dos Agricultores do Ribatejo, Gala à Antiga Portuguesa, com o apoio da Agriloja.

AGRILOJA EM WORKSHOP DA BUREAU VERITAS

De 3 a 7 de Junho realizou-se em Lisboa, a 8ª edição da Semana da Responsabilidade Social promovida pela Bureau Veritas.

O evento serviu para homenagear o cavaleiro Joaquim Bastinhas pelos seus 30 anos Alternativa. A corrida contou com Cavaleiros: Manuel Jorge Oliveira, Joaquim Bastinhas, Rui Salvador, Marco José, Marcos Bastinhas, Ana Rita e os Forcados Amadores de Alenquer.

A Agriloja foi convidada a participar no painel de oradores de uma das Mesas Redondas, fazendo-se representar pela Dra. Patrícia Garcia no workshop do dia 4 de Junho intitulado «A ISO 26000 e a sua relação com os referenciais certificáveis - Os 7 temas fundamentais da ISO 26000». Tendo como pano de fundo o tema do Consumo, a apresentação da Agriloja, as suas boas práticas e o respetivo retorno, vieram mostrar à plateia a preocupação da Empresa na melhoria da Qualidade do Serviço e a sua Responsabilidade para o Consumidor.

Agriloja apoia língua Portuguesa Expedição Angola e Moçambique A Agriloja em conjunto com as Villas do Indico - Expedições Geográficas e a Associação Humanitária «Memórias e Gentes» irão realizar durante o mês de Outubro de 2013 a reedição da Expedição de Roberto Ivens e Hermenegildo Capelo «De Angola À Contra-costa». Esta expedição visa à criação de bibliotecas ao longo do seu percurso e a entrega de livros infantis de língua Portuguesa a entidades locais. Para isso, está a ser realizada uma campanha de recolha de livros para apoiar este projeto. 4

Este convite da Bureau Veritas à Agriloja veio confirmar o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no âmbito da certificação das empresas Agridistribuição, S.A. (Sede do Grupo Agriloja) e Centro Comercial e Agrícola de Torres, S.A. (Agriloja de Torres Vedras) pela SA8000, norma da Responsabilidade Social.


Comemorações temáticas realizadas pelo Grupo Agriloja Dia Mundial do Sorriso 28 de Abril - Envio de postal eletrónico - Afixação de Cartaz A2 - Colocação de balões com imagem do smile «5 Essências com SoRhiso» nos postos de trabalho da Sede

Dia Mundial Sem Fumo/Tabaco 31 de Maio - Envio de e-mail

A Organização Mundial da Saúde (OMS) atribui ao tabaco a responsabilidade de ser a principal causa de morte evitável no mundo. Na realidade, o tabaco encontra-se associado às patologias com maior impacto nas taxas de mortalidade como o cancro do pulmão, doenças cardiovasculares, doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC), entre outras. Dia Mundial da Criança 1 de Junho - Envio de postal eletrónico - Atividades para crianças nas lojas

5

Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil 12 de Junho - Envio de e-mail sências Es

5


Sabes que Ferramentas de Comunicação a Empresa tem para ti? por Marisa Matias, DRHQ

Alterações ao Código do Trabalho por Tânia Oliveira dos Santos Pedro Raposo e Associados, Advogados

No passado dia 19 de Abril de 2013, o departamento de Direito Laboral da Pedro Raposo e Associados, promoveu, nas instalações do Cadaval, uma ação de formação subordinada ao tema “Alterações ao Código do Trabalho”.

Portal Meta4

O Portal Meta4 disponibiliza um conjunto de serviços através dos quais é possível a cada elemento da organização realizar diversas tarefas, bem como aceder aos seus dados para consulta ou atualização.

A formação abordou considerados mais significativos:

Permite deste modo, automatizar e descentralizar os pequenos processos administrativos e consequentemente melhorar a comunicação interna prestando um serviço de maior qualidade quer para as chefias quer para os colaboradores, aumentar a eficiência melhorando a produtividade e garantir que se encontram atualizados os dados oportunos e essenciais de todos os colaboradores.

i) tipos de contratos de trabalho; ii) organização dos tempos de trabalho (horário de trabalho, banco de horas, trabalho suplementar, faltas e feriados); iii) principais obrigações da entidade empregadora e documentos de afixação obrigatória.

Para aceder ao portal do Meta4 é necessário clicar no ícone do Meta4, que se encontra na intranet e após a entrada no portal identificar-se colocando o utilizador e a password. Na página inicial encontraremos vários menus dinâmicos ao qual poderemos aceder à seguinte informação: - As Minhas ferramentas que engloba todas as tarefas, a alteração da password e a árvore de unidade organizativa; - Na minha informação pessoal poderemos consultar e atualizar, mediante posterior validação, os meus dados pessoais que inclui a morada fiscal, o número de telefone, o E-mail, outras moradas, o estado civil, a pagina da web e outras formas de contacto; os meus dados profissionais que contêm os títulos académicos, o nível de conhecimento dos idiomas, a experiência profissional, certificados e licenças, outros cursos, afiliação e associações e informação complementar; os meus contactos de emergência; os meus familiares e os meus documentos; - Na minha informação Financeira teremos acesso aos dados bancários, bem como todos os recibos de vencimento; - Nos meus favoritos poderemos colocar informação que consideramos de maior relevância, sendo que para isso teremos de aceder à pasta que pretendemos tornar favorito e clicar em adicionar favoritos, este símbolo encontra-se no canto superior direito.

Oferta do Kit Bebé Uriage aos recém nascidos Agriloja O Grupo Agriloja tem um novo beneficio para os seus colaboradores, mais propriamente para os respetivos filhos recém nascidos: a oferta do Kit Bebé com produtos da Uriage. O Duarte Moniz (Leiria), a Silvia João (Pombal) e o Rui Realinho (Portalegre) foram recentemente pais e já levaram o Kit Bebé Uriage para casa. 6

As constantes alterações legislativas em matéria laboral, com repercussões significativas na vida das empresas, impunham a atualização de conceitos e a definição dos melhores procedimentos, com vista à racionalização de meios e otimização de recursos. os temas atuais e

Um dos temas mais discutidos foi o da organização dos tempos de trabalho, que suscitou animado debate entre os participantes. As questões relativas aos tempos de descanso, folgas e intervalos entre jornadas de trabalho foram uma constante ao longo da tarde, sendo talvez o tema mais aguardado para discussão. Mereceu também destaque a matéria do banco de horas (quais as suas modalidades) e a sua conjugação com o regime da adaptabilidade e o trabalho suplementar, e as consequentes contingências relativas ao registo dos tempos de trabalho para os colaboradores da empresa. A formação mereceu a participação colaborante e interventiva dos presentes, com momentos de debate e esclarecimento de questões concretas. O departamento de Direito Laboral da Pedro Raposo e Associados aproveita a oportunidade para agradecer a participação dos presentes, pelo interesse e pela pertinência das questões colocadas. Por fim um agradecimento à Agridistribuição, na pessoa da Dr.ª Patrícia Garcia, pelo convite, pela simpatia e pela amabilidade com que nos acolheram.


Comemoração Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho

Formação de Líderes Agriloja por Luís Filipe Costa, DRHQ

Realizou-se durante os meses de Abril, Maio e Junho, as 4 ações de formação AgriLíder, dirigidas a colaboradores com funções associadas à coordenação de pessoas. O objetivo principal do AgriLíder foi desenvolver nos participantes as competências de liderança e ferramentas para a gestão e motivação de equipas, tendo em conta os valores da empresa 5 Essências. A Prevenção e a Segurança no Trabalho é um dos Princípios fundamentais da nossa Política de Qualidade e Segurança e com o objetivo de continuar a promover uma Cultura de Segurança dentro do Grupo Agriloja, e em comemoração do Dia Nacional de Prevenção e Segurança no Trabalho que se assinalou a 28 de Abril, realizou-se ao longo do mês de Abril e Maio, várias iniciativas/ações de sensibilização sobre esta área.

Foram certificados 52 colaboradores, que agora deverão avaliar o impacto que esta ação teve na melhoria da sua função.

FORMAÇÃO REALIZADA 1º SEMESTRE Ação

Participantes

Agri Líder – Liderança e Gestão de Equipas

52

Alterações ao Código do Trabalho

15

Conversas sobre Saúde Distribuição e Comercialização de Produtos Fitofarmacêuticos (Operadores) Expo RH Gestão de stress e gestão de conflitos Higiene e Segurança Alimentar Implementação de Sistemas de Gestão: da Qualidade, Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho e Responsabilidade Social Innux Time Microsoft Outlook QlikView Sistema Integrado de Gestão: Processos e Objetivos/ Indicadores e Funções X3 Vendas Total Geral

2 10 4 9 10

As ações de sensibilização passaram pela disponibilização nos locais de trabalho de cartazes, brochuras, folhetos, vídeos do Napo (ver em http://www.napofilm.net/pt/napos-films) e livros sobre a Segurança e Saúde no Trabalho.

3 9 1 18

Realizaram-se também as seguintes formações: - Prevenção e Segurança no Trabalho - ACT; - Stress Profissional - Pretrab com o Dr. Adriano Raiter da Medicina do Trabalho; - A Prevenção de Acidentes de Trabalho - Tranquilidade.

33 1 167

Esta campanha teve a parceria da ACT - Autoridade para as Condições do Trabalho, a Seguradora Tranquilidade, as empresas de Segurança e Saúde no Trabalho Pretrab e Medilabor e a Fisioterapeuta e Prof.ª de Pilates, Cátia Santos. 7


A Felicidade Gera Bons Resultados! por Patrícia Garcia, DRHQ

Um estudo realizado pela Horton International em diferentes países para saber quais as razões, pelas quais, os colaboradores são felizes, demonstram que as organizações com colaboradores mais felizes são mais sustentáveis. A Horton International, juntamente com investigadores de universidades portuguesas e espanholas, desenvolveu um projeto de investigação, único em Portugal, que permitiu identificar as variáveis que condicionam a felicidade dos profissionais em Portugal, na Organização e na Função. E segundo o estudo realizado, dois em cada três portugueses são felizes na organização onde trabalham. No entanto, a felicidade é maior no desempenho da sua função.

"demonstram que as organizações com colaboradores mais felizes são mais sustentáveis". Como curiosidade na área do Comercio e Retalho, somos o segundo grupo de colaboradores mais felizes e o nível de felicidade aumentou de 2012 para 2013. Curioso não?

O inquérito foi realizado a 810 profissionais portugueses, entre março e julho deste ano, e tem uma margem de erro de 3,4 por cento, com um nível de confiança de 95 por cento. Do universo em análise, 27 por cento dos inquiridos eram diretores. Mais de metade (59 por cento) dos 810 profissionais contactados era do sexo feminino. «Os portugueses são mais felizes como pessoas, do que como profissionais, são mais felizes com a função que desempenham do que na organização", conclui o relatório, adiantando que estudos realizados a nível internacional 8


As 5 Essências pela Palavra dos Seus Embaixadores por Hugo Feliciano, DFSI - Embaixadora da Essência Responsabilidade

Escrever sobre responsabilidade em tempos como este é extraordinariamente desafiante. Tempos em que tudo é complicado, onde em cada esquina está um novo desafio ou obstáculo. E utilizando o que foi referido nos anteriores editoriais da nossa Essência, cabe a nós tornar estes tempos simples e fazer acontecer. Todos sabemos o estado que em que está o nosso país. São constantes as notícias sobre austeridade, sobre a colossal carga de impostos que nos foi imposta, a dívida, que deve chegar a 124% do PIB no final do ano, que acumulamos e a dramática queda da procura interna, que resultou no recuo do PIB bem acima do esperado. Embora estes pontos sejam muito, o que quero realçar é a necessidade de lutarmos nos próximos anos e muito provavelmente as próximas duas gerações com esta pesada herança, tornando as medidas de crescimento essenciais e que irão definir a duração e dimensão dos nossos esforços. Outro aspecto que considero uma mudança de paradigma é o desemprego. Este já se manifestava antes de o desencadear da crise e ganhou uma força imensa no decorrer destes anos e não só em Portugal, como em toda a Europa. Deveríamos atingir um valor de 13%, segundo as previsões do Governo, e vamos atingir cerca dos 19% no final do ano. E colocamos uma carga mais negativa nestes valores quando falamos de um elevado desemprego jovem e altamente qualificado. Este factor é um dos mais preocupantes e desafiantes, já que atinge um dos pilares da sociedade que é o conceito de Trabalho, essencial na forma como percebemos e concebemos a nossa vida. A aceleração da globalização a um nível vertiginoso, impulsionada pelos desenvolvimentos tecnológicos e comunicacionais, permitiram baixar os custos e tornar eficientes quase todos os aspectos que nos rodeiam e tornando a nossa sociedade verdadeiramente global. Este facto tornou transaccionáveis factores que até aqui não o eram, principalmente ao nível do conhecimento e a consequente deslocalização para economias mais competitivas. Mas gostaria de destacar um factor em particular: a mobilidade. Vamos a assistir a um aumento exponencial da mobilidade e a sua integração com as coisas do dia-a-dia, permitido a libertação e afirmação do indivíduo e dos grupos que naturalmente se formam. Tudo isto nas pontas dos dedos. Estes factores que destaco manifestam-se no nosso negócio.

Responsabilidade

FRASES FAMOSAS por Ana Miranda, Agriloja Torres Vedras

«Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver.»

Desde logo uma aposta clara na Agricultura. É imperioso que o nosso crescimento seja realizado com base no sector primário e um regresso à Agricultura como forma de voltarmos a produzir mais, acrescentar valor e reduzir as importações. O desemprego galopante tem levado a uma nova vaga de pessoas a regressar à terra, principalmente jovens, com novos projectos e com uma qualificação acima da média existente, renovando uma comunidade agrícola envelhecida, com uma média de 60 anos e acentuando um trabalho já desenvolvido na última década de maior profissionalismo. Este acréscimo de qualificação representa um dos maiores factores de mudança, obrigando a que as empresas no sector apresentem serviços profissionais e inovação da forma a que estão habituadas a ter. Em Outubro de 2012 demos o primeiro passo na internacionalização do nosso conceito e há poucas semanas abrimos a segunda unidade, bem como o projecto que se está a desenhar para Angola, obriga a uma mudança de atitude e de hábitos, incorporando a globalização que todos sentimos. Para além de um forte sentido de orgulho de pertencemos a este negócio, de expressão da nossa ruralidade, e a forma como hoje é valorizado aumenta a nossa responsabilidade perante accionistas, colegas, fornecedores e sobretudo com os nossos clientes. Parece uma responsabilidade simples, mas o desafio é constante e saber que no final de cada dia demos tudo para evoluir e para que o nosso projecto Agriloja cresça e se desenvolva é suficiente para entender um pouco melhor uma das nossas “5 essências”. Creio que a melhor forma escrever sobre responsabilidade é tentar perceber como se poderá desenrolar o futuro, porque sabemos que todas as acções tomadas hoje, seremos responsáveis por elas amanhã.

Tenzin Gyatso, o 14º Dalai Lama (Líder Religioso do Budismo Tibetano)

«Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar.» William Shakespeare (23 de abril de 1564 — 3 de Maio de 1616) foi u m p o e t a e dramaturgo inglês, tido como o maior escritor do idioma inglês e o mais influente dramaturgo do mundo. 9


Família Familia

Diversão e Convívio na Serra de Montejunto O AgriFamilia deste ano realizou-se no dia 16 de Junho em pleno coração da Serra de Montejunto (Cadaval) e envolveu cerca de 300 participantes e inúmeras atividades. O programa deste ano contou com passeio pedestre, torneio de futebol Agriloja Champions, atividades para as crianças (pinturas faciais e de T-shirts; volta a cavalo e pónei, castelo insuflável), música ao vivo, visita à Fábrica do Gelo e o AgriPiquenique com porco no espeto. Neste dia, o Eng. Manuel Vinagre foi homenageado pela sua dedicação e amizade às pessoas e à Organização. Este evento anual tem o objetivo de reunir os colaboradores do Grupo Agriloja e seus familiares num convívio e aproximar pessoas que representam a insígnia.

10


Torneio de Futebol

AGRILOJA CHAMPIONS Resultados Eliminatórias Almeirim (8) - Agriloja B (1) “Os Coveiros” (3) – “Os Marretas” (2) Agriloja A (0) – Évora (11) Meias-Finais Évora (5) – Almeirim (2) Torres Vedras (0) – “Os Coveiros” (3) Final Évora (6) – “Os Coveiros” (0) Equipa Vencedora: Évora

Prémio Melhor Guarda-Redes: Luís Barata (Almeirim) Melhor Marcador: Ernesto Caeiro (Évora) 11


A conquista das Beiras por Nuno Correia, Agriloja de Viseu

Como a história lusa mostra, a região das beiras está repleta de gente com quer singrar e fazer estória. Desde de 5 de Setembro de 2009, a loja de Viseu, tem trabalhado para a mesma. Porque estória? Simplesmente, porque, as palavras voam, a história é para os livros e os contos ficam. Composta por 14 elementos, a loja, tem demonstrado qualidades interessantes. Principalmente na capacidade de adaptação rápida a novas condições, nas ideias para ganhar qualidade no serviço, no exemplo na forma de estar perante o cliente. Como bons beirões que somos, gostamos de receber, de conviver, de marcar. Esperamos que as nossas ações futuras fiquem e perdurem, que continuem a ser exemplos até para a concorrência. Temos de continuar a nossa conquista das Beiras e sonhar com uma invasão além Beiras! Acreditamos ter valores que possam ser replicados. Acreditamos ter capacidades e competências que possam ser replicadas. Aliás, basta olhar para a concorrência, somente tenta ganhar clientes pelos maus dizeres, ou seja, claramente demonstramos que somos exemplo. A área de Jardim, mesmo com o bisonte do AKI ao lado, tem ganho clientes todos os dias.

Os Animais de Estimação já podem ser considerados relevantes para o mercado local, todos dias, mesmo com concorrência feroz (existem mais de 10 pontos de venda num raio de 2 km), tem crescido. Está no bom caminho para ser referência. O Bricolage, mesmo considerando a conjuntura, tem-se mantido, quando, segundo dados oficiais é um sector com grandes perdas. A Pecuária, confirma diariamente que é líder de mercado na venda de consumíveis. A Agricultura, vem ganhando terreno. Ainda tem um grande percurso pela frente, no entanto, temos marcado cada vez mais. Principalmente na área profissional, aonde o mercado é muito fechado (20 anos de monopólio de um player), tem vindo a ser referenciada pela concorrência. A Loja, de modo geral, tem aproveitado de forma inteligente os recursos e trabalha diariamente para otimizar cada vez mais, para rentabilizar na melhor forma possível, para ser “falada” e reconhecida no meio de tantos atores. Pretendemos ser os melhores atores regionais, acredito que já o somos nalguns parâmetros e dia para dia, iremos acrescentar mais. Já dizia Confúcio: «Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha».

Experiência de Trainee por Sheila Pedro, Agriloja de Castelo Branco

Foi no dia 1 de Julho de 2011 que entrei como Trainee para a família Agriloja. No início foi difícil e bastante confuso, pois era uma cidade nova, colegas novos, loja grande e tinha de percorrer todas as secções! Foi com a ajuda dos colegas e dos próprios clientes que fui aprendendo e evoluindo. Até hoje felizmente que tem sido uma aprendizagem constante!!! A loja de Castelo Branco sofreu algumas alterações, alterações essas que nos fizeram desenvolver novos procedimentos e formas de trabalhar. Se existiram dias complicados? Claro que sim! Uns com os colegas, outros mesmo com algum cliente, mas é tudo esquecido quando se gosta do que se faz e quando se quer ver a “nossa família” crescer. É compensador quando o nosso trabalho e esforço são reconhecidos, seja pelos colegas, pois fui eleita por eles duas vezes a melhor colaboradora do trimestre, seja pelos clientes, pois já me trouxeram vários “presentes”, vinho, ovos, couves, fruta… Não há como não ficar feliz e sentir que todo o esforço e dedicação não são em vão e que vale a pena trabalhar na Agriloja! 12


Os Talentos de Cá Bolo de Bolacha com Amêndoa por Carla Xavier, DFSI

Ingredientes: 2 pacotes Bolacha Maria 2 pacotes de natas (Agros) Café forte Creme: ½ lata de leite condensado 2 ou 3 gemas ¼ litro de leite Casca limão Amêndoa laminada torrada (+/- 100gr) Preparação: Prepara-se café forte e deixa-se arrefecer. Torra-se a amêndoa. Para preparar o creme leva-se o leite normal ao lume a ferver com a casca de limão e num recipiente deitam-se as gemas e o leite condensado, mistura-se bem. Junta-se o leite fervido mexendo sempre e leva-se a mistura ao lume até engrossar. Deixa-se arrefecer.

Isabel Hermano, DC Deliciosas compotas e bolos resultam do talento da Isabel Hermano e das horas de trabalho na cozinha. docesdaisabel.blogspot.pt

Ana Correia, DFSI A elaboração de peças de bijuteria é uma atividade na qual a Ana Correia aplica o seu talento. Fio e pulseiras são as produções mais usuais.

Adriana Nunes, DC Apesar de só ter ingressado no Conservatório de Música aos 18 anos, Adriana Nunes já «musicava» talento desde os 8 anos de idade. Atualmente, colabora com as Bandas Filarmónicas de Pragança, da Lourinhã e de Campelos, o que a obriga a correr para os ensaios com o Clarinete sempre na bagageira do carro.

Novos colaboradores do Grupo Agriloja

Batem-se as natas em chantilly. Inicia-se a montagem do bolo, demolhamse as bolachas no café (rapidamente) e colocam-se num prato (7 bolachas), cobrem-se com natas e assim sucessivamente. Quando terminam as bolachas barra-se o bolo com as restantes natas até ficar totalmente branco e reserva-se no frigorífico.

Ana Afonso Estagiário Agriloja de Leiria 01-04-2013

Nelson Henriques Operador de Loja Agriloja de Leiria 02-04-2013

Helena Pinho Estagiário Agriloja de Viseu 01-04-2013

Rui Duarte Coordenador Técnico AgriPro Agridistribuição 22-04-2013

Sílvia Serra Operador de Loja Agriloja de Mafra 30-04-2013

Filipa Lobato Operador de Loja Agriloja de Évora 28-05-2013

Ricardo Cardoso Operador de Loja Agriloja de Évora 03-06-2013

Patrícia Ribeiro Operador de Loja Agriloja de Torres Novas 03-06-2013

Miguel Silva Operador de Loja Agriloja de Torres Novas 03-06-2013

Quando o creme estiver totalmente frio deita-se por cima do bolo (deixar escorrer) e salpica-se com a amêndoa. Levar ao frio antes de servir. Bom apetite! Espero que gostem.

Seguro de Saúde dos colaboradores do Grupo Agriloja

No mês de Junho, o seguro de saúde dos colaboradores do Grupo Agriloja passou a estar associado à rede Advancecare, mantendo-se os anteriores benefícios. Para mais informações poderá consultar o site www.advancecare.pt

Rui Faria Operador de Armazém Agritorres 02-05-2013

Esperança Cabaça Operador de Loja Agriloja de Beja 03-06-2013

Ernesto Caeiro Pedro Silva Operador de Loja Operador de Loja Agriloja de Portalegre Agriloja de Évora 27-05-2013 06-05-2013

Mafalda Rodrigues Estagiário Agriloja de Castelo Branco 14-06-2013

Joana Delgado Estagiário Agriloja de Torres Novas 15-04-2013

13


Passatempo

Rotary Club Almeirim homenageia Eng. Manuel Vinagre

Para que os colaboradores da nossa empresa desenvolvam ainda mais as suas capacidades criativas e dons artísticos, abrimos aqui o espaço para a divulgação de trabalhos fotográficos. O tema da primeira edição será “A minha equipa e eu”. Não esquecer o sentido estético, a criatividade, e para os mais arrojados… o humor! Os interessados podem participar com o máximo de 3 fotos, enviando-as para o e-mail essencia@agriloja.pt até ao dia 14 de Setembro, indicando o nome e a loja ou departamento que pertencem. Será necessário também um pequeno texto de legenda para cada uma das imagens.

No dia 24 de Abril, o Eng. Manuel Vinagre foi homenageado pelo Rotary Club de Almeirim como Profissional do Ano na categoria de Comércio. A sessão solene teve lugar no salão nobre da Câmara Municipal de Almeirim, seguindo-se do jantar de homenagem.

PROCURA-SE JORNALISTA

Seja o jornalista da sua loja ou departamento e contribua na divulgação dos acontecimentos Agriloja na nossa newsletter essência! Aceitam-se entrevistas, notícias, artigos de opinião, fotoreportagens, curiosidades, jogos... Os textos e as imagens podem ser enviados para essencia@agriloja.pt. 14


Essencia n4