LÍNGUA PORTUGUESA
Com o início da alfabetização nos três primeiros anos do ensino fundamental I, as atividades propostas poderão explorar, pela identificação dos materiais que compõem o lixo, sua ortografia, os diferentes grupos de resíduos existentes e seus componentes, atividades de leitura de textos infantis e contação de histórias. Do mesmo modo, a observação de materiais desenvolvidos para o público infantil poderá colaborar com o processo de letramento e leitura até que, nos anos finais do ciclo, os alunos possam elaborar os primeiros textos sobre o que foi discutido e aprendido.
Nessa etapa, independentemente das outras abordagens pedagógicas das atividades das demais áreas, o foco é o letramento e desenvolvimento da capacidade de comunicação escrita para além da comunicação oral sobre o que está sendo aprendido.
A oralidade, até então tida como principal ferramenta de comunicação do estudante, passa a ser acrescida da capacidade de produzir material escrito para expor seus saberes.
ATIVIDADES PROPOSTAS
CONTANDO
Com base em leituras de textos realizadas pelo professor e acompanhadas pelos alunos, dá-se o início da familiarização com o letramento e os primeiros passos para a formação de palavras, fundamentada por figuras e vocábulos que as descrevem.
Dependendo do ano em que o aluno do primeiro ciclo se encontra, podese, ou não, exigir mais rigor na ortografia apresentada, sendo que no 1o ano e início do 2o vale manter a escrita livre, considerando apenas a capacidade do estudante de tentar se expressar ortograficamente, ainda que com erros e/ou apenas garatujas.
Nota-se que, ainda que o docente tenha condição e oportunidade de trabalhar todos os aspectos do tema (“resíduos sólidos”) como interlocutor entre os alunos e as ferramentas utilizadas (livros, vídeos, figuras e contação de histórias), apresenta-se aqui, com o início do desenvolvimento da escrita e leitura, a possibilidade de se tratar de um tema cotidiano e de fácil significação. Embora as escolas públicas possam estar dispersas no território sob realidades socioeconômicas e ambientais distintas, a produção de lixo é uma realidade diária para todos e permite que os exercícios de aprendizado das mais diferentes vertentes pedagógicas perpassem por um assunto de fácil compreensão em universos familiares.
O letramento com base na formação de palavras que signifiquem alimentos e itens presentes no dia a dia da criança proporciona uma familiaridade maior entre os objetos e os vocábulos que os descrevem. Associar a sonoridade das palavras a elementos com os quais os alunos se relacionam ajuda na fixação das etapas de aprendizado.
Nesse sentido, o professor pode trabalhar com elementos facilmente identificáveis, facilitando a troca de informações entre ele e os alunos na sala de aula.
A roda de conversa sobre o que foi discutido permite que, coletivamente, as palavras possam ser reescritas pelo grupo, de modo a reforçar o exercício de caligrafia. Essa técnica precisa ser realizada até que as crianças alcancem o domínio da coordenação motora fina, que oferece destreza manual e possibilita ao estudante escrever de maneira graficamente limpa, independentemente de a caligrafia ser uma característica inerente de cada indivíduo.
CONTEÚDOS AUXILIARES DISPONÍVEIS NA PLATAFORMA
RECICLA SAMPA QUE PODEM SER UTILIZADOS EM SALA DE AULA PARA DESPERTAR O INTERESSE NO TEMA:
O IMPACTO DO LIXO SP gera 12 mil toneladas de resíduos por ano. Conheça o impacto do lixo na cidade.
O CAMINHO DO LIXO Entenda a trajetória do lixo na cidade de SP e saiba como são processados os materiais recicláveis.
RECICLAGEM DE HÁBITOS
Repensar nosso comportamento é condição fundamental para um futuro sustentável.
RECICLÁVEIS X LIXO COMUM
Reciclar em SP não é apenas uma ação ambiental, é também uma ação social.
PROMOVER A GESTÃO ADEQUADA DOS RESÍDUOS
SÓLIDOS É CONDIÇÃO FUNDAMENTAL PARA A CONSTRUÇÃO DE UM FUTURO SUSTENTÁVEL.
QUEM É QUEM E PARA ONDE DEVE IR?
Atividade lúdica de separação do lixo com base no folheto “Separe o lixo em 2”, da plataforma Recicla Sampa:
RECICLÁVEL
exemplos de resíduos recicláveis
SEPARE O LIXO EM 2
LIXO COMUM RECICLÁVEL
FAÇA SUA PARTE. NOSSA CIDADE AGRADECE.
Para descartar corretamente seus resíduos recicláveis encontre um ponto de entrega voluntária (PEV) mais próximo da sua casa. Acesse o site reciclasampa.com.br ou leia o QR Code com a câmera do seu celular, preencha seu endereço ou CEP e descubra onde você pode deixar seus recicláveis.
LIXO COMUM
PAPÉIS VIDROS exemplos de resíduos não recicláveis
No site reciclasampa.com.br você encontra pontos e horários de coleta; lista completa de resíduos comuns, recicláveis e materiais que precisam de descarte especial; dicas, vídeos e matérias.
Leia o QR Code pelo seu celular e acesse:
HORÁRIOS DE COLETA
Selecione a região e saiba seus dias e períodos de coleta de recicláveis e de resíduo comum.
Acompanhado pelos alunos, o professor deve ler as informações contidas no folheto e explicar que, atualmente, os materiais descartados são separados em dois grupos, de acordo com sua origem. A divisão é feita com base no aproveitamento dos que são recicláveis e na destinação correta dos que não podem ser reciclados ou não têm valor comercial (lixo comum).
Após a leitura do folheto, os estudantes devem ser distribuídos em equipes, que recebem um cesto de lixo verde e outro cinza, conforme o padrão estabelecido para lixo comum (cinza) e reciclável (verde). Em seguida, é dada a cada grupo uma série de cartas que estampam diferentes tipos de materiais, como alimentos diversos, embalagens de papel, latas, garrafas de vidro e de plástico, entre outros itens que são rotineiramente descartados.
As turmas precisam colocar as cartas junto aos cestos de lixo verde ou cinza, de acordo com a classificação ensinada (lixo comum e reciclado). À medida que forem terminando a atividade, o professor e os alunos devem observar como cada equipe fez a separação do lixo. Abre-se uma discussão, mediada pelo docente, sobre a natureza desses materiais e por que eles são colocados em determinados cestos.
Realizado o debate em grupo, os estudantes, dependendo do ano, podem produzir uma lista escrita dos itens descartados. Além disso, podem elaborar um pequeno texto contando como foi feita a atividade e sobre os materiais que foram identificados e direcionados respectivamente para os cestos de lixo comum e reciclável.
ALIMENTOS DISPONÍVEIS PARA CONSUMO. O QUE É INGERIDO? DE ONDE VEM ESSE ALIMENTO E QUANTO TEMPO DURA?
A atividade começa com um passeio fora da sala de aula, em que os alunos observam os alimentos disponíveis na cantina da escola para que possam determinar quais são naturais e quais são processados/transformados (industrializados).
É feito um levantamento dos alimentos por categoria (natural x industrializado) e, posteriormente, eles são organizados em uma tabela como o modelo a seguir.
No que tange ao trabalho de letramento e alfabetização, o professor pode solicitar que os estudantes façam uma redação após discussões relacionadas a aspectos de comparação entre alimentos naturais e processados, preferências alimentares da turma e oferta de alimentos na cantina, entre outros. Como nos três anos do primeiro ciclo os níveis de letramento diferem bastante, cabe ao docente observar a capacidade dos alunos de produção de escrita ou garatujas e dimensionar o que deve ser requisitado.
Na plataforma Recicla Sampa você encontra estes e outros exercícios para download, além de materiais de apoio para preparação de aulas sobre o tema.
OS LINKS ABAIXO SÃO RECOMENDADOS COMO MATERIAL EXPLICATIVO SOBRE
ALIMENTOS IN NATURA, PROCESSADOS E ULTRAPROCESSADOS
ALIMENTOS IN NATURA, PROCESSADOS E ULTRAPROCESSADOS
ALIMENTOS IN NATURA, PROCESSADOS E ULTRAPROCESSADOS: DIFERENÇAS E DICAS
JOGO DOS ERROS E ACERTOS
Para o desenvolvimento deste jogo é necessário um conjunto de, pelo menos, quatro imagens com cenas urbanas distintas, como de uma praça, ambiente escolar, via movimentada ou escritório. Nelas serão apresentadas diferentes situações de destinações corretas e incorretas do lixo — o material pode ser montado pelo professor ou fornecido pela Secretaria Municipal de Educação (SME) ou pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de São Paulo (SP Regula) A quantidade de “acertos” e “erros” deve variar de quadro como o número de materiais (papel, vidro, plástico, metal,
Além de fazer com que os alunos localizem a totalidade de ações corretas e incorretas, o professor deve, de acordo com a origem do material, classificá-lo como orgânico (natural) ou industrializado (papel, metal, plástico e vidro, entre
Ao término da atividade, os estudantes, em grupo, têm a tarefa de descrever todos os materiais que foram descartados correta e incorretamente, em uma lista de palavras ou um texto, no quadro que foi indicado para a equipe.
Nos anos finais do primeiro ciclo os alunos também devem escrever um texto sobre a importância de se descartar os materiais adequadamente, separando-os em lixo comum e reciclável.
Outra produção de texto que pode ser proposta para os alunos está relacionada à extrema relevância das cooperativas de reciclagem — na plataforma Recicla Sampa há vídeos sobre centrais de separação do lixo reciclável, cooperativas e pessoas envolvidas no processo.
NO RECICLA SAMPA VOCÊ ENCONTRA VÍDEOS E OUTROS CONTEÚDOS SOBRE AS CENTRAIS DE SEPARAÇÃO DO LIXO RECICLÁVEL, AS COOPERATIVAS E OS TRABALHADORES ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE RECICLAGEM.
RECICLAGEM DE VIDAS
Conheça algumas histórias de gente que foi salva pela reciclagem da triste realidade das drogas e das ruas.
MISTURA DO LIXO DIFICULTA A RECICLAGEM
O primeiro passo para contribuir com o processo é separar os resíduos em dois grupos.
COMUM X RECICLÁVEL
Começar a reciclar é muito simples: basta separar o lixo em dois grupos.
CERCA DE 800 MIL VIVEM
DA RECICLAGEM NO BRASIL Dados indicam que cerca de 70% dessas pessoas são do gênero feminino.
COOPERATIVAS DE RECICLAGEM
Espaços são responsáveis por gerar emprego e renda para milhares de trabalhadores.
MÃO NA MASSA: CONSTRUÇÃO DE UM ESPAÇO "SUSTENTÁVEL"
Com base em vídeos explicativos e materiais gráficos sobre o que deve ser separado, disponíveis na plataforma Recicla Sampa, a atividade busca envolver os alunos no processo de construção do espaço sustentável da sala de aula com uma dinâmica de proposta “mão na massa”.
Acompanhados pelo professor, os estudantes devem construir dois recipientes para separação do lixo, transformando o microcosmo da classe no que será, provavelmente, o primeiro espaço sustentável do seu dia a dia. Os recipientes podem servir como um experimento para avaliar, ao término do
Clique no link ao lado e conheça a FabLab, rede de laboratórios públicos que reutiliza materiais descartados.
CONSTRUA COM OS ALUNOS DOIS RECIPIENTES PARA A SEPARAÇÃO DO LIXO, TRANSFORMANDO
O MICROCOSMO DA SALA DE AULA NO QUE SERÁ, PROVAVELMENTE, O PRIMEIRO ESPAÇO SUSTENTÁVEL
DO DIA A DIA DO ESTUDANTE.