Page 1

Rebeca Silva


www.flickr.com/photos/rebecasilva rebecasilva06.tumblr.com


Rebeca Silva

As artes acompanham Rebeca Silva desde a infância. Graduanda em Artes Plásticas pela Escola de Belas Artes, da UFBA, decidiu aprimorar seus conhecimentos artísticos que permeiam a pintura, a xilogravura, costura, toy art e a contação de histórias. Avó costureira de “corte fino” e avô marceneiro com dom do desenho foram a modelagem perfeita que lhe ensinou a reinventar o mundo. Parte de sua infância, viveu numa cidade do interior baiano chamada Floresta Azul, com um nome muito sugestivo a imaginação em aventuras lúdicas de que uma criança necessita para tornar-se um adulto sadio. De Itabuna para a capital, ela foi apresentada ao mundo urbano do Graffiti, importante elemento que a compõe como artista. Percebendo que a Arte não pode estar desligada da vida, que não é possível descrever com verdade o que não se vive e experimenta.


C o m a f o r m a ç ã o a c a d ê m i c a d a E s c o l a d e B e l a s A r t e s d a B a h i a , Rebeca Silva descobriu as principais ferramentas para desenvolver seus trabalhos. ncontrou a possibilidade da experimentação com materiais diversos e ao mesmo tempo o embasamento e conhecimento teóricos importantes para seu crescimento enquanto artista. Porém com seus avós e sua vivência numa cidade de interior, onde há liberdade e espaço para crescer e imaginar, alimentada por ricos e fortes elementos para seu desenvolvimento como pessoa e ainda hoje as lembranças mais frescas. Dessas sensações herdou o gosto pela Arte como melhor maneira de trazer a realidade e dá forma ao imaginário. Para que assim o espectador também se transporte a um momento de sua experiência e inquietação. Na pintura e no desenho encontrou esse caminho no qual as possibilidades ultrapassando o bidimensional, com Toys art feitos com tecido e pintura. Existe ainda a presença do graffiti que são parte dos grandes centros urbanos, sendo uma atração, influencia e inspiração para Rebeca; pelos tamanhos, as cores e pela subversão aos limites das cidades e pela relação de quase inexistência ante aos transeuntes. A artista teve sua primeira exposição em 2009 no SESC BA como parte do Coletivo Contados. Em 2011 com a Exposição Coletiva Sinais Urbanos teve sua obra adquirida para o acervo do Centro Cultural dos Correios onde ocorreu a exposição. Em 2012 foi realizada sua primeira exposição individual na Aliança Francesa em Salvador-Ba e Circuito das Artes no Palacete das Artes. Durante seis a artista pode sentir a experiência de viver e estudar numa faculdade no exterior, Facultad de Bellas Artes de Granada na Espanha, com exposição individual Pizzarea realizada pela própria faculdade. Essa experiência de estrangeira, impar, ajudou a revelar anseios, confusões, sensações novas e irreconhecíveis refletidas em sua nova série de trabalhos chamada "Pluribus Unum".


Currículo

Exposição Coletiva Pratos Limpos - Galeria Jayme Figura, Teatro Gamboa Nova. 2009, Salvador - BA Exposição Contados - SESC-Bahia. 2009, Salvador - BA Exposição Coletiva Enguiço - Galeria Jayme Figura, Teatro Gamboa Nova. 2009, Salvador - BA Exposição Sinais Urbanos - Centro Cultura dos Correios. 2011, Salvador - BA Circuito das Artes - Palacete da Artes, Museu Rodin Bahia. 2012, Salvador - BA Exposição Individual Bobina - Aliança Francesa Salvador. 2012, Salvador - BA Exposição Efémera Pizarrea - Faculdade de Belas Artes-UGR. 2012, Granada - Espanha Circuito das Artes Triangulações - Instituto Cervantes de Salvador. 2013, Salvador-BA Exposição Salvador-Paris- Aliança Francesa. 2013, Salvador-BA Mostra Triangulações Museu Nacional do Conjunto Cultural da República. 2013, Brasília-DF Mostra Triangulações Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães. 2013, Recife-PE


Pratos Limpos Desenho s/ porcelana, 2009.


Enguiรงo Xilogravura s/ tecido, 2009.


Achados Costura e tecido s/ lona 30cm x 25cm, 2010.


Achados Costura e tecido s/ lona 30cm x 25cm, 2010.


Achados Costura e tecido s/ lona 30cm x 25cm, 2010.


Exposição Sinais Urbanos, 2011. Spray e marcadores s/ parede.


Rua das Flores, 2011. Colagem, Salvador - BA.


Sue単en, 2012. Acrilica s/ tela, 60 cm de raio.


Achados,2012 Costura e tecido s/ lona 30cm x 25cm.


Papel de Flor 2013. TĂŠcnica Mista 2,0 x 2,80 m.


Outono outra vez, 2013.


S/ túítulo 2013 Acrílica s/ tela, 50cm x 60cm.


Verdes e Azuis, 2013 Costura e tecido s/ lona 30cm x 25cm.


Pluribus Unum, 2013. Costura e tecido s/ lona 30cm x 25cm.


Pluribus Unum, 2013. Costura e tecido s/ lona 30cm x 25cm.


Pluribus Unum, 2013. Costura e tecido s/ lona 30cm x 25cm.


Rebeca Silva

e-mail: rebeca-zaa@hotmail.com www.flickr.com/rebecasilva

Portfólio - Rebeca Silva  

Portfólio com imagens da produção artística de Rebeca SIlva.

Portfólio - Rebeca Silva  

Portfólio com imagens da produção artística de Rebeca SIlva.

Advertisement