Issuu on Google+

A empresa A empresa PARC JARDIN atua no setor moveleiro com vendas através do e-commerce e foi fundada no Rio de Janeiro no dia 30 de julho de 2012. Foi criada após um estudo de mercado, detectando que o e-commerce no Brasil está em crescimento. Desenvolvendo produtos para ambiente externo, a PARC JARDIN utiliza exclusivos acabamentos em madeiras de gestão sustentável (ecologicamente correto), mantendo constante preocupação com o respeito e a preservação ao Meio Ambiente. Toda a fabricação é própria, podendo ser feita também sob medida, produzindo soluções, conforto e satisfação aos clientes. Um grupo de profissionais especializados colabora com o crescimento da empresa e a cada dia mais estão em busca de levar qualidade, conforto e satisfação que o consumidor espera com a compra dos produtos.

Sumário execultivo Estrutura do teste Protótipo navegável, onde o usuário navegou como se realmente fosse o site real da PARC JARDIN. Duas tarefas foram propostas para que o usuário as realizasse e com isso, os desenvolvedores puderam analizar se a interface necessitaria de melhorias e ajustes de usabilidade e navegação. Pontos críticos Através das tarefas propostas para os usuários realizarem, foram identificados alguns pontos críticos onde houve uma dificuldade de interação deles com a interface. Recomendações gerais Algumas recomendações foram citadas pelos usuários que utilizaram o protótipo, propondo assim, uma melhoria em alguns itens da interface. Com essas recomendações pudemos avaliar as suas relevancias para adaptar as necessidades dos usuários e melhorar a resposta do sistema.


Benefícios gerais do teste Com o teste do protótipo navegável pelos usuários, pode-se notar pontos positivos na estrutura, navegação e usabilidade da interface, que serão mantidos na execução do projeto final do site da PARC JARDIN.

Método de pesquisa utilizado O Teste O teste foi desenvolvido com o objetivo de encontrar formas para melhorar a interface e a navegação do usuário pelo site. Realizado em uma sala fechada, onde somente o usuário e dois especialistas que avaliariam a interação do sistema com o usuário, estavam presentes. Um dos especialistas foi responsável pela leitura e explicação de como seria realizado o teste e o outro observava e anotava as reações do usuário para com o sistema. O teste foi criado através de um protótipo navegável, ou seja, o usuário interage no site normalmente como se estivesse em casa. Duas tarefas foram propostas pelos desenvolvedores do site, onde os usuários as realizavam, identificando assim possíveis erros que seriam posteriormente corrigidos. Baseado em uma situação fictícia, os usuários realizaram o teste através de um cenário com suas respectivas tarefas: Você e seu cônjuge [marido/esposa] são casados há 20 anos e tem dois filhos, uma menina de 19 e um menino de 15 anos. Moram em um apartamento de três quartos no Leblon e tem casa de praia em Angra dos Reis. A casa de Angra está em reforma e vocês estão comprando móveis novos. Seu cônjuge viu no site da PARC JARDIN um sofá Ibiza e pediu para você fazer a compra deste produto e ressaltou que é preciso fazer o cadastro no site antes de realizar a compra. A coleta de dados foi feita através das anotações que um dos especialistas fazia durante a aplicação do teste com o usuário, percebendo todas as ações e reações que estava tendo com a interface. Um questionário pós-teste também foi utilizado para a coleta desses dados, onde os usuários o respondiam logo após a realização do teste com o protótipo navegável. Resumo de Resultado de Questionário pós-teste - O que você mais gostou no site? - O que você menos gostou?


- O que você acha que precisa melhorar na navegação? - Achou fácil de encontrar o que precisava? - Ficou confuso(a) em alguma parte?

Resultados qualitativos e quantitativos 1ª Tarefa: Se cadastrar no site ERROS ENCONTRADOS: 1- Os campos estão em tamanhos desproporcionais, ou seja, estão maiores que o tamanho das respostas a serem preenchidas pelos usuários. 2- Em nenhum campo do preenchimento do cadastro está caracterizado como *obrigatório e mesmo assim o sistema permitia que o usuário avançasse para o próximo passo, mesmo sem esses itens. 3- Os campos de preenchimento de senha só aparecem como uma única opção de visualização que era através de bolinhas e não tinha opção para que o usuário escolhesse para aparecer também como ele mesmo escreveu. ***Nenhum usuário demonstrou qualquer tipo de dificuldade ao realizar o cadastro, porém a quantidade de campos a serem preenchidos cansou a todos os usuários, onde um deles avançou no cadastro sem preencher todos os campos pedidos pelo sistema. 2ª Tarefa: Realizar a compra do produto SOFÁ IBIZA. ERROS ENCONTRADOS: 1- O botão para “comprar” o produto sofá ibiza, estava com pouco destaque e não parecia ser uma opção para ser clicada. 2- Mais de uma opção de pagamento podia ser selecionada e essa seleção não era possível ser desfeita. 3- A ausência do cadeado de segurança para demonstrar navegação segura. ***Os usuários encontraram dificuldade para identificar o botão de “comprar” o produto. Ex: o usuário clicava em pagamento com cartão de crédito e depois mudava para cartão de débito e as duas opções ficavam selecionadas e não


conseguia desfazer essa seleção, ficando com as duas formas de pagamento selecionadas. Um usuário comento durante o teste a ausência do cadeado para mostrar que o pagamento era seguro.

Descobertas e recomendações RECOMENDAÇÕES GERAIS 1 - Inserir mais imagens de ambientes no Slide principal do site [ home ]. 2 - Inserir uma busca interna no site. RECOMENDAÇÕES ESPECÍFICAS 1 - O site apesar de se mostrar bem intuitivo, possui alguns pequenos detalhes a serem trabalhados na resposta do sistema de cadastro, onde não existem campos obrigatórios, dando a possibilidade ao usuário de finalizar o cadastro sem que ele preencha todos os campos importantes. 2 - Um dos usuários que realizou o teste comentou que no slideshow situado na home do site só constavam 4 imagens e achou que era pouca interação com essa quantidade. Iremos aumentar a quantidade dessas imagens.

PASSO A PASSO DO TESTE


1

Primeira Tarefa

Clicar no link Cadastre-se


2

preencher o campo "digite o CPF e clicar em Criar cadastro


3

preencher os campos do formulĂĄrio [meu cadastro] e clicar no botĂŁo continuar.


4

preencher os campos do formulรกrio [meu endereรงo] e clicar no botรฃo continuar.


5

feedback que o usuรกrio estรก logado no sistema

receber feedback de sucesso de cadastro e voltar para a home do site.


1

Segunda Tarefa

no menu superior passar o mouse sobre produtos eselecionar sofรกs.


2

selecionar o sofรก IBIZA [imagem ou link com o titulo da imagem]


3

Clicar em comprar para dar continuidade ao processo de compra


feedback de que o produto estĂĄ no carrinho

4

recebimento de feedback do produto a e s r comprado e clicar no botĂŁo continuar .


5

escolher formas de pagamento e onde entregar o produto comprado.


6

continuação de escolha de formas de pagamento e fechar pedido no botão abaixo.


7

receber feedback de sucesso de compra do produto e voltar pra home.


Relatório de melhoria