a product message image
{' '} {' '}
Limited time offer
SAVE % on your upgrade

Page 1

2016 Ano 5 • abril de 2016

Uma pesquisa Ibope Inteligência

Rede Vitória


EDI TO RI AL

FERNANDO MACHADO

Diretor-geral da Rede Vitória

Marcas

QUE NOS ENSINAM

P

elo quinto ano consecutivo, em parceria com o Ibope Inteligência, a TV Vitória realiza a pesquisa Marcas Ícones. Esse feito, para nós, é motivo de muito orgulho. O que temos visto, desde que lançamos esse estudo de lembrança de marca, são marcas crescendo, se desenvolvendo e estando cada vez mais presentes na mente do consumidor. Vivemos em tempos turbulentos, é verdade, mas as marcas mais lembradas têm algo a nos ensinar. Temos que aprender com elas que é com trabalho, crença e fazendo a diferença no mercado que vem o crescimento. Além disso, é com qualidade e valor agregado que os negócios se mantêm saudáveis e as marcas tornam-se ainda mais lembradas pelos consumidores. A TV Vitória e a Rede Record têm apreendido esses ensinamentos e os colocado em prática, para termos também a lembrança e a preferência dos telespectadores. Para se ter ideia, crescemos em audiência e qualidade em todos os horários em 2015. A partir deste mês de abril, estamos apresentando novidades: a jornalista Ana Kátia Covre comanda um talk-show ao meio-dia, Juliana Lyra assume definitivamente o Fala ES e Wesley Sathler assume a apresentação do Negócios de Sucesso. Além disso, promoveremos a 10ª edição do prêmio

Art et Decor sob o comando de Anne Carpe, e ainda o primeiro prêmio Especialistas, para saber quais prestadores de serviço de saúde têm a preferência dos capixabas, com a apresentadora do Fala Manhã, Andressa Missio. Já com a estreia da novela Escrava Mãe, às 19h30, o Cidade Alerta Espírito Santo e o Jornal da TV Vitória ganham novos horários, iniciando às 18 horas e às 18h55, respectivamente. Haverá ainda a grande cobertura dos Jogos Olímpicos do Brasil; a estreia do reality show Power Couple, apresentado por Roberto Justos; as séries Mamonas Assassinas e Sem Volta, e as grandes reportagens do Domingo Espetacular, além do tão esperado talk-show com Fábio Pochart, que vai estrear logo após as Olimpíadas, em agosto. Como podem observar, o casamento entre TV Vitória e Rede Record está cada vez mais forte, com a Record fazendo o melhor no mercado nacional e internacional, e a TV Vitória focada no Espírito Santo e apostando sempre na “cara da gente”. Foi com esse trabalho, e também com os talentos e conteúdos locais, que a emissora foi eleita três vezes a melhor TV regional do Brasil. Nossa programação vem, cada dia mais, se juntando a marcas de sucesso para que elas estejam ainda mais próximas de seus públicos.


Palavra do mercado  Metodologia 

8 18

22 40 48 50

EX PE DI EN TE

Presidente do Grupo Buaiz

Américo Buaiz Filho Diretora administrativa e financeira do Grupo Buaiz

Eduarda Buaiz Diretor-geral da Rede Vitória

EDUCAÇÃO

ARTIGOS PESSOAIS

ARTIGOS PARA CASA

ALIMENTOS E BEBIDAS

Fernando Machado

56 60 62 76

Superintendente comercial e de marketing

Geraldo Vimercati Superintendente de operações e artístico

Silvio Roberto Gerente de mídia e mercado

Giselle Alves Gerente comercial da TV Vitória

Davi Wescley Gerente comercial da Jovem Pan

LAZER

IMÓVEIS, CONSTRUÇÃO E REFORMA

FINANÇAS

EMPREENDEDORISMO

Gustavo Faleiro Coordenador comercial do Folha Vitória

Bruno Marques Rabello Gerente da Central Integrada de Jornalismo da Rede Vitória

Alexandre Carvalho

80 82 94 104

www.realizaeditora.com.br contato@realizaeditora.com.br (27) 3314-5117 | (27) 3024-3355

VEÍCULOS

SERVIÇOS ESPECIALIZADOS

SAÚDE

Diretor

MODA

SU MÁ RIO

Eder Mota Jornalista responsável

Ariani Caetano (MTB-ES 2420) Projeto gráfico e editoração

Link Editoração Impressão

Grafitusa


PA LA VRA

“A marca, para as empresas contemporâneas, é de vital importância estratégica.

DO

MER CA DO

Essa importância é decorrente do desenvolvimento do Marketing, que, por sua vez, se tornou um processo administrativo e de gestão imprescindível para que a empresa concorra com eficácia em mercados gigantescos geograficamente e, por que não dizer, de amplitude mundial. Uma marca forte e reconhecida identifica a empresa e a aproxima dos seus consumidores. Uma marca forte ajuda as organizações a se consolidarem como proposta de bem servir ao público para a qual destina o seu produto ou serviço. Antes da questão de geração de riquezas para os seus acionistas, uma organização se compromete a fornecer produtos e serviços para o bem-estar da sociedade e gerar emprego e renda para os que atuam no seu entorno. E a sua marca dá o tom de referência a essa operação. Portanto, tornar uma marca reconhecida é decisivo para a sobrevivência das empresas. Como é de conhecimento do sistema de Marketing, a marca se tornou o ativo mais valioso da empresa e, financeiramente, tem mais significado do que os ativos imobilizados. Para torná-la reconhecida e de valor cada vez mais crescente, as empresas contam com os recursos da Publicidade para divulgar o seu propósito, benefícios e diferenciais em relação aos concorrentes. Tudo dentro de princípios éticos que expressam verdadeiramente os seus valores quando em uso. Por isso, para que a marca seja admirada em razão dos seus benefícios é preciso informar o seu público-alvo. Utilizar-se das diversas mídias, on e offline, os meios tradicionais, como a TV, o rádio e jornais, além do novo mundo da comunicação que se abriu com o advento da internet, um meio poderoso com o qual o Marketing das empresas conta para que a sua marca tenha o seu valor conhecido e reconhecido por todos.”

QUEIROZ FILHO

CEO do Grupo Duca

Marcas ÍCONES - 2016

8


PA LA VRA

“O cenário atual, apesar de caótico, é de constantes mudanças e evoluções.

DO

MER CA DO

Com o boom tecnológico impulsionando negócios, as mudanças acabam sendo aceleradas e dando um ritmo novo ao mundo. As novas ideias ganham espaço, criam mercados e novas maneiras de se fazer as coisas. Mas, diante de todas essa mudanças, uma coisa permanece: é indispensável nos cercar de quem confiamos. Marcas são como pessoas: têm seu caráter, um jeito de ser, sua personalidade, sua história e nós criamos uma expectativa que precisa ser mantida para querermos continuar nos relacionando com elas. Para uma empresa, ter uma marca forte significa mostrar quem você é, quais são seus diferenciais e fazer com que sua reputação trabalhe a seu favor. Conhecendo bem uma marca, a probabilidade de dar uma chance a ela é muito maior. E depois que temos uma primeira experiência positiva, passamos a criar um relacionamento com a marca que, quando feito de forma consistente, gera confiança, lealdade e, consequentemente, maior retorno financeiro para os negócios. Sendo a marca um ativo estratégico da empresa, para ter melhores resultados é preciso zelar por essa reputação para que esse ativo não perca seu valor e se torne cada vez mais poderoso. A gestão de marcas, ou branding, é o primeiro passo para colocar a marca como foco do negócio. Quando a empresa descobre todo o potencial da sua marca, seus esforços de Marketing e comunicação se tornam mais fáceis e assertivos e quem ganha é a empresa e nós, os consumidores de marca que amamos!”

FLAVIA RODRIGUEZ

Presidente da Criativa Comunicação Integrada

Marcas ÍCONES - 2016

9


PA LA VRA

“Construir uma marca forte e consolidada significa criar vantagem competitiva frente aos outros players do setor, conquistar a afinidade, a lealdade e o apoio de seu públicoalvo, além de se tornar referência no segmento em que está inserida.

DO

MER CA DO

Uma marca sólida é sinônimo de valor. E esse valor não se define apenas por elementos do Marketing, mas também por meio de atributos intangíveis, intrínsecos à marca. E isso reflete diretamente na organização como um todo. Um exemplo é a liberdade que a empresa possui em criar novas linhas de produtos ou serviços, já que o valor da marca pode ser transferido para outras categorias. Claro que uma marca consolidada não nasce de um dia para o outro. A construção do branding se estrutura de forma estrategicamente planejada e fundamentada em pesquisas de mercado. É imprescindível que a empresa conheça a fundo seu público-alvo, defina o benefício que oferece e que a diferencia de seus concorrentes, bem como os elementos de comunicação pelos quais ela deseja ser associada como marca. Outra questão importante para a consolidação de marca é o constante trabalho de sua reputação. Uma empresa deve construir imagem de marca fiel a sua identidade de marca, ou seja, o que se transmite aos consumidores deve estar alinhado àquilo em que a empresa acredita. Só assim é possível desenvolver a reputação de marca consolidada.”

Marcas ÍCONES - 2016

10

SILVELY GUAITOLINI BRECIANI e SYLVIENE CANI GUAITOLINI

Diretoras administrativa e de criação da Aquatro


PA LA VRA

“Marca é tudo aquilo que distingue algo ou alguém.

DO

MER CA DO

Em uma obra de arte, é a assinatura que garante a autoria; em uma música, pode ser um ritmo ou harmonia específica; em uma pessoa, uma forte característica pessoal; em um produto ou serviço, um atributo diferencial, um valor superior ou um propósito original. Marca é, antes de tudo, alinhamento. Uma marca forte é aquela que consegue fazer isso da melhor forma. Se hoje a tecnologia acessível igualou produtos e serviços, então, para se destacar e alcançar a preferência do consumidor, é preciso capturar outras dimensões de seus desejos e necessidades. Este é o papel crucial para as marcas atualmente. Fazer sentido não só para as pessoas, mas também para o mundo. Em um cenário de explosão do uso de recursos escassos e finitos, para sobreviverem, as marcas terão, antes, que contribuir para o mundo sobreviver. As métricas antigas de visibilidade, familiaridade e recall, ainda que indispensáveis, já não são mais suficientes para construir marcas fortes, reconhecidas e desejadas. É preciso ter um forte sentido existencial. Uma grande razão de por que mereço existir e ter a sua preferência. Nesse cenário desafiador, onde a própria vida humana na Terra está em risco, as marcas precisam se conectar com as aspirações de seu público e da sociedade. Propósitos claros, firmes, coerentes e humanísticos, transparência, diálogo e cocriação são fatores críticos de sucesso para as marcas em busca do engajamento e da perenidade.”

PIERRE DEBBANÉ

Diretor executivo da MP Publicidade

Marcas ÍCONES - 2016

12


PA LA VRA

DO

MER CA DO


PA LA VRA

“Investir na sua marca é como investir no seu próprio nome.

DO

MER CA DO

E no momento atual é ainda mais importante. O branding, ou seja, a construção de marcas, é algo necessário para a diferenciação de uma marca da outra. A pesquisa Marcas Ícones, da Rede Vitória e do Ibope, ajuda a aferir as empresas que, ao longo do tempo, seja através da venda e da experimentação, seja através das ferramentas de comunicação, se posicionaram como destaque nas suas categorias.”

FERNANDO MANHÃES

Diretor presidente do Grupo Prix

“Os consumidores hoje esperam muito mais das marcas. A relação mudou, tornando-se um relacionamento de fato, uma conversa. É uma via de mão dupla, em que a comunicação da marca e a resposta do consumidor são instantâneas. Ter uma marca forte hoje é conseguir fazer essa conexão, criando uma relação íntima como consumidor. Para alcançar essa posição privilegiada é preciso, mais do que nunca, acompanhar constantemente os movimentos culturais e comportamentais do público, oferecendo conteúdo relevante e nas mídias que ele consome. As marcas mais sólidas hoje valorizam esse relacionamento muito antes da venda propriamente dita acontecer, fazendo de seu consumidor seu principal ativo.”

MÁRIO GUERRA

Diretor da Set Comunicação Marcas ÍCONES - 2016

14


PA LA VRA

“Uma marca forte simboliza que a empresa conseguiu criar uma conexão com seus clientes e demais stakeholders, conexão esta que se reflete nas vendas, pois determina a preferência na hora do consumo, e também na ‘licença social’ para a sua operação, com a aceitação da sociedade civil organizada para as suas atividades.

DO

MER CA DO

Ela ajuda a empresa diferenciando a oferta do produto e/ou serviço perante o público-alvo, conquistando preferência de compra, permitindo que ela pratique preços acima do mercado, pois a distancia das commodities, e protege sua operação por meio de seu capital reputacional. Cabe ressaltar que uma marca forte não é somente aquela que é conhecida. Uma empresa pode ser conhecida pelos maus serviços prestados e péssima reputação. Uma marca forte é familiar, mas também é estimada. Isso não é construído apenas pela publicidade, é preciso que a empresa tenha um propósito que se reflita em missão, visão e valores sólidos que gerem produtos e serviços competitivos e entregas de qualidade. O papel da publicidade, nesse caso, não é criar uma imagem que não corresponda à realidade, mas sim fazer a identidade da empresa ser conhecida e apreciada.”

CINTIA DIAS

Gerente da Unidade de Marketing e Comunicação do Sistema Findes

Marcas ÍCONES - 2016

16


ME TO DO LO GIA

Perfil dos

ENTREVISTADOS Sexo

48%

53%

26

11

HOMEM

%

50 ANOS OU MAIS

Idade

18 21% %

40 A 49 ANOS

30 A 39 ANOS

Estado civil 18

%

15 A 19 ANOS

12%

20 A 24 ANOS

13%

25 A 29 ANOS

6%

5%

36%

53%

DIVORCIADO

SOLTEIRO

Marcas ÍCONES - 2016

MULHER

VIÚVO

CASADO


6%

SÓ ESTUDA

7

%

32%

11

%

TRABALHA FORA PERÍODO INTEGRAL

TRABALHA FORA MEIO PERÍODO

12

%

ESTÁ DESEMPREGADO

FUND. COMPLETO / FUND. II INCOMP.

10

%

SUPERIOR COMPLETO

50

%

MÉDIO COMPLETO / SUPERIOR INCOMP.

45

%

TRABALHA EM CASA COMO AUTÔNOMO

Ocupação

62

%

OCUPADO

38% NÃO OCUPADO

14%

ANALFABETO / FUND. I INCOMP.

CLASSE D/E

% 17 13% DONA DE CASA

6%

13

2

%

TRABALHA E ESTUDA

APOSENTADO/ PENSIONISTA

%

ME TO DO LO GIA

Escolaridade

21%

FUND. II COMPLETO / MÉDIO INCOMP.

5%

CLASSE A

37

%

Classe social

CLASSE B

CLASSE C

*Em função do arredondamento, os percentuais podem não somar 100%.

Marcas ÍCONES - 2016

19


ME TO DO LO GIA

25% 22% % 28 25% SERRA

Região

VITÓRIA

VILA VELHA

CARIACICA E VIANA

Destaques da pesquisa

CATEGORIAS TOP* 99% 98% 98% REFRIGERANTE

CAFÉ

BANCO

98%

97%

97%

96%

96%

SUPERMERCADO

HOSPITAL

CHOCOLATE

ARROZ

OPERADORA DE CELULAR

MARCAS TOP*

87

%

%

82

78

78

%

%

62

60

% %

*Maior número de menções válidas Marcas ÍCONES - 2016

20


Análise

A

pesar dos períodos cíclicos de crise serem uma constante na história do Brasil, esta que estamos vivendo é uma crise diferente. Após uma fase de euforia e conquistas, em que houve aumento na quantidade de categorias que os consumidores passaram a ter acesso e adquirir, com a crise as pessoas não querem abrir mão dessas conquistas e estão lutando para tentar manter o padrão de consumo alcançado. Se, por um lado, o consumidor vê sua realidade afetada e quer fazer algo para que a situação mude, por outro, se sente impotente por não conseguir resultados imediatos e tangíveis na esfera política, econômica e social – uma vez que isso depende do coletivo, e não apenas dele. De que forma, então, ele consegue protestar, com resultados imediatos? Na esfera do consumo individual, passando a priorizar escolhas mais objetivas e compras inteligentes. Justamente por isso, está também mais disposto a experimentar novas marcas. Isso não quer dizer que não existe fidelidade, de forma alguma. Mas se uma marca não está entregando aquilo que propõe e se o consumidor não vê naquela marca uma escolha inteligente, ele está mais aberto a arriscar e experimentar uma marca nova para ver se ela lhe atende. O consumidor está mais racional, está prestando mais atenção para fazer uma escolha melhor. Obviamente, se ele estiver satisfeito com

a marca, se achar que ela é uma escolha com boa relação custo-benefício, vai permanecer com ela. Nesse contexto, é importante que as marcas reconheçam o poder do consumidor e atuem, se comuniquem, se façam presentes e transmitam a ideia de abertura e colaboração para enfrentar as adversidades. As marcas têm que se mostrar disponíveis, parceiras e presentes, até para que o consumidor se sinta capaz de fazer escolhas inteligentes. A pesquisa Marcas Ícones foi realizada de forma quantitativa para levantar as marcas mais lembradas pelos capixabas em diversos segmentos. As entrevistas foram pessoais, domiciliares, com homens e mulheres, de 15 anos ou mais, de todas as classes econômicas, moradores da Grande Vitória. Algo que se confirma todos os anos, e neste não foi diferente, é que pessoas com grau de instrução mais elevado tendem a se lembrar de mais marcas, ou seja, citam mais marcas e respondem menos “não sei” quando fazemos a pergunta “qual é a primeira marca que passa pela sua cabeça quando a gente fala em [categoria]?”. Além disso, se a categoria é presente no cotidiano das pessoas, maior é a facilidade que elas têm para citar uma marca. E quanto mais distante ou mais segmentada a categoria, menor é essa lembrança de marca. Com relação às marcas top of mind, que são as mais citadas, elas

ME TO DO LO GIA

são as mesmas do ano passado, o que mostra que elas já eram e continuam presentes na lembrança do consumidor. Esse quadro até pode ser mudado, mas é difícil que uma marca nova ocupe esse posto em pouco tempo. Existe um trabalho longo até que uma marca esteja num lugar de destaque na cabeça do consumidor. Em geral, as marcas mais lembradas são mais próximas dele, provavelmente por haver um bom trabalho de comunicação e divulgação. Em um mundo em que as pessoas estão cada vez mais conectadas e submetidas a um bombardeio de informações a todo tempo, ser a primeira marca que passa pela cabeço do consumidor tem um grande valor. Já a presença das marcas locais em diversas categorias mostra que não são apenas as marcas nacionais que conseguem construir uma imagem forte. O regionalismo pode, muitas vezes, ajudar a entender melhor os consumidores, suas especificidades e cultura local. Por fim, é importante lembrar que o estudo Marcas Ícones levanta as marcas mais citadas espontaneamente pelo capixabas, e não necessariamente as mais consumidas. Coletamos uma informação muito relevante, já que estamos identificando aquela marca que ocupa um lugar de destaque na cabeça do consumidor quando abordamos determinada categoria de produto ou serviço, mas que não está diretamente atrelada ao consumo.

PATRÍCIA CONDE

Gerente de atendimento e planejamento do Ibope Inteligência

Marcas ÍCONES - 2016

21


ALI MEN TOS & BE BI DAS

Arroz  Café  Chocolate  Farinha de trigo  Mistura para bolo  Frango  Leite  Queijo  Refrigerante  Sal  Supermercado 

23 24 26 28 28 30 32 32 34 36 38


O consumidor tem que ter um produto à altura do que espera” Pedro Milton Bolzan de Franceschi

Preço e qualidade

NA MESA

S

er a mais lembrada na categoria Arroz não é nenhuma novidade para a Sepé. Mais uma vez em primeiro lugar na pesquisa Marcas Ícones, a marca procura oferecer ao consumidor, além de um produto de qualidade, preço justo, o que, segundo o diretor financeiro e comercial da Cotrisel (empresa responsável por ela), Pedro Milton Bolzan de Franceschi, é a razão pela qual o consumidor confia tanto na marca. “Uma marca é construída ao longo de muitos anos, como um reconhecimento do consumidor pelo que ela apresenta. O produto tem que ser bom e atender as expectativas e necessidades dos consumidores. O consumidor tem que ter um produto à altura do que espera”, afirma.

Com investimentos publicitários focados principalmente na TV e rádio, a empresa tem a qualidade como obrigação e vem estimulando a produção de melhores grãos, pagando aos associados um preço justo. Além disso, tem adotado uma logística de entrega e distribuição com preço adequado. Assim, a Cotrisel tem se mantido sólida e preparada para passar pelos desafios econômicos destes tempos. Atualmente com quase cinco mil associados, a Cotrisel beneficia 120 mil toneladas de arroz por ano e tem unidades de recebimento e industrialização de grãos no Rio Grande do Sul. Seu arroz beneficiado, Sepé, é vendido nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia e Piauí. Para 2016, há um plano de aumentar o volume de vendas em 10%.

ARROZ

�2016

89

%

SEPÉ

3% 2%

CALAFATE

TIO JOÃO

�2015 78% Sepé

7%

Calafate

6%

Tio João

Marcas ÍCONES - 2016

23


Temos que encurtar a distância entre a fábrica e o consumidor” Bruno Giestas

Qualidade e confiança pertinho

DO CONSUMIDOR

A

CAFÉ

�2016

41% CAFUSO

29% % 13

NUMERO UM

TRÊS CORAÇÕES

�2015 38% Cafuso

29%

Numero Um

Marcas ÍCONES - 2016

24

11%

Três Corações

tendendo ao constante crescimento do consumo de café no Brasil e à forte demanda por seus produtos, a Realcafé iniciou o ano de 2016 com a produção do café Cafuso em uma nova fábrica, somente destinada para esse fim. A nova indústria mantém o mesmo padrão de qualidade da unidade fabril anterior, mas com uma capacidade bem maior para atender ao aumento no consumo. Uma das principais marcas de café do Espírito Santo, o Cafuso supera sempre o desafio de estar cada vez mais próximo de seus consumidores, seja na gôndola, no ponto de venda, no SAC. “Temos que encurtar a distância entre a fábrica e o consumidor. Esse é um setor onde a concorrência sempre foi muito forte e, por isso mesmo, em momentos de crise como este que o Brasil está passando agora, temos que manter nosso compromisso de produzir com qualidade, mas ainda assim nos

mantermos como um produto democrático”, reitera o diretor comercial da Realcafé, Bruno Giestas. Para ele, aliás, não importa a marca somente ser lembrada, mas é preciso que ela seja reconhecida como um produto de qualidade e confiança. “Ser lembrado de maneira positiva, por seus atributos de valor, como qualidade, uniformidade, atendimento, tradição, respeito com os consumidores e colaboradores, entre outros, é o desafio constante e que tem mantido a marca Cafuso na mente dos capixabas por todos estes anos.” O gestor acredita que para ser forte e ter esse reconhecimento, a marca precisa manter um padrão de qualidade, uniformidade e segurança. Depois, comunicar esses atributos ao consumidor da maneira mais transparente possível. Para isso, a empresa tem utilizado praticamente todos os veículos possíveis on e off-line, além de construir parcerias com os canais de vendas.


www.extrabom.com.br /extrabomsupermercados


O mercado de chocolates é muito dinâmico e tem espaço para produtos de diferentes perfis” Leandro Martin Cervi

Relação afetiva com

O CONSUMIDOR

CHOCOLATE

�2016

84% GAROTO

7% 4%

NESTLÉ

CACAU SHOW

�2015 86%

Garoto

7%

Nestlé

Marcas ÍCONES - 2016

26

4%

Cacau Show

M

ais lembrada na categoria Chocolate e uma das marcas top of mind de Marcas Ícones, com 84% de menções válidas, a Garoto é atualmente uma das dez maiores fábricas de chocolates do mundo, com um portfólio de aproximadamente 70 produtos, que podem ser encontrados em mais de 40 países. De acordo com o gerente de Negócios da Chocolates Garoto, Leandro Martin Cervi, o resultado da pesquisa indica que a empresa está no caminho certo, investindo no desenvolvimento de novos produtos e aprimoramento daqueles que já fazem parte do mix da marca. “O desafio de ser a marca mais lembrada pelo consumidor envolve diversos aspectos, desde a embalagem até os valores agregados, sem esquecer toda a estratégia de comunicação realizada na sua divulgação. Além disso, é necessário associar valores estéticos, emocionais, racionais e as próprias relações afetivas com o consumidor”, afirma.

Empresa 100% capixaba, com 86 anos de história, a Garoto lançou neste ano o Baton Creme, primeiro produto recheado de Baton, e o Talento Doce de Leite, produto de enorme aceitação, que já ganhou vários fãs. “Acreditamos que o mercado de chocolates é muito dinâmico e tem espaço para produtos de diferentes perfis. A Garoto possui um portfólio com opções que se adaptam ao consumidor, com diferentes valores de desembolso. São marcas que já são muito próximas dos consumidores, com sabor e outras características reconhecidas e admiradas, com opções diferenciadas, que surpreendem o público com produtos de alto valor agregado.” A Garoto tem investido também em diferentes formas de se comunicar com o consumidor. Um exemplo disso é o trabalho realizado em suas mídias sociais e as campanhas de oportunidades para TV nacional e mídia digital, com diferentes abrangências, para comunicar promoções ou lançamento de produtos.


Este é o melhor retorno para quem cuida dos seus investimentos:

84,5% de satisfação dos associados. E 1º lugar na lembrança do consumidor. Abra sua conta. R$ 4,5 bilhões de crédito liberado R$ 4,3 bilhões de ativos R$ 1 bilhão de patrimônio líquido R$ 243,1 milhões de sobras (lucro) R$ 153,1 milhões divididos entre os associados*

Sicoob. Supere suas expectativas.

w w w. sico ob es.com. br

*Valor considerando os juros ao capital pagos no dia 31/12/2015 e as sobras líquidas rateadas entre os associados. Os dados apurados referem-se ao exercício de 2015. O Sistema Sicoob ES é composto pelas seguintes cooperativas: Sicoob Sul-Litorâneo, Sicoob Sul, Sicoob Leste Capixaba, Sicoob Centro-Serrano, Sicoob Norte, Sicoob Sul-Serrano e Sicoob Credirochas. Pesquisa de opinião pública Top Of Mind JOB 151602/2016 realizada pelo Ibope Inteligência.


O segredo para estar em primeiro lugar é a garantia de qualidade e a satisfação dos clientes”

FARINHA DE TRIGO

�2016

Tadeu Zanoteli

63

%

REGINA

15%

NUMERO UM / DONA BENTA

2

%

BOA SORTE

�2015 53% Regina

17%

19%

Dona Benta

Numero Um

MISTURA PARA BOLO

�2016

79% REGINA

8% 4%

DONA BENTA

VILMA

�2015 68% Regina

15% Dona Benta

Marcas ÍCONES - 2016

28

4%

Vilma

Qualidade e satisfação em

PRIMEIRO LUGAR

F

idelidade define a relação do consumidor capixaba com a marca Regina. Seja na categoria Farinha de Trigo, seja em Mistura para Bolo, a marca foi a mais lembrada novamente na pesquisa Marcas Ícones. “É sempre bom permanecer em primeiro lugar sabendo que o mercado, cada vez mais, recebe outras marcas. Trabalhamos sempre em busca de atender nossos clientes (desde indústrias de panificação até o consumidor final) da melhor forma, tendo como compromisso a garantia da qualidade dos produtos. O segredo para estar em primeiro lugar, aliás, é a garantia de qualidade e a satisfação dos nossos clientes”, ressalta o diretor comercial da Buaiz Alimentos, Tadeu Zanoteli. Fundada em 1941, a Buaiz Alimentos pertence ao Grupo Buaiz, que é

constituído pela Buaiz Alimentos, Shopping Vitória, Rede Vitória de Comunicação, Cafeteria Numero Um e Fundação Américo Buaiz. Composta por três unidades – o Moinho Vitória, a Fábrica de Mistura para Bolo e a Fábrica Café Numero Um –, a Buaiz Alimentos investe constantemente no aprimoramento dos seus processos de produção. Na fábrica de mistura para bolo, considerada a mais moderna da América Latina, são utilizados equipamentos totalmente automatizados e com tecnologia de ponta, o que faz com que o estabelecimento industrial tenha o que há de melhor no seu segmento. As instalações seguem as mais rigorosas normas de higiene e sanitização, proporcionando aos clientes produtos de alta qualidade.


Inovação para ser a Estar à frente de grandes marcas nacionais aumenta nossa responsabilidade” Elder Marim

FRANGO

�2016

34% KIFRANGO

23% SADIA

7% SEARA

�2015 41% Sadia

22%

Kifrango

Marcas ÍCONES - 2016

30

8%

Di Frango / Pif Paf

MAIS LEMBRADA

M

arca da empresa Proteinorte Alimentos, localizada em Linhares, a Kifrango desbancou concorrentes nacionais e conquistou a liderança na pesquisa Marcas Ícones em 2016. “A pesquisa é sempre um indicador importante, ainda mais sendo feita por instituições de renome. Além disso, estar à frente de grandes marcas nacionais aumenta nossa responsabilidade junto a nossos consumidores. Esse é mais um sinal de que nossos esforços estão sendo recompensados e, além disso, um fator que gera motivação extra para nossa equipe, afinal fazer parte de empresas fortes que fazem a diferença para o consumidor é sempre motivo de satisfação”, orgulha-se o diretor superintendente da empresa, Elder Marim. De acordo com ele, ainda neste primeiro semestre de 2016, a Proteinorte deve concluir o processo de modernização das embalagens dos produtos Kifrango. Há ainda expectativa de crescimento, com pelo menos três novos produtos na linha de cortes de frango

temperados, que devem estar disponíveis aos consumidores em até 60 dias. Além disso, a empresa ampliou sua área de atuação no Espírito Santo e conta com equipe de vendas fixa no sul do Estado. “Ninguém compra um produto que não gosta de comer. Investimos muito no manejo e alojamento das aves para termos bons resultados na qualidade final dos cortes e da carne produzida. Depois de cuidar para termos essa qualidade precisamos pensar em todos os outros processos, como transporte, armazenamento e exposição no ponto de venda. Tudo isso somado, e feito de forma planejada, permite que as empresas possam desenvolver marcas campeãs”, ressalta. O gestor lembra ainda que, com a concorrência cada vez mais acirrada, o segredo é sempre a inovação, seja em produtos, seja na comunicação. “Quem não estiver disposto a evoluir junto com o consumidor vai perder espaço. Tem mais espaço quem faz ações criativas e eficazes.”


Pelo quinto ano consecutivo, muito obrigado! 1º lugar na categoria “Loja de Calçados”

63%

16%

2º 3º

AGÊNCIA BBI | ITAPUÃ

3%

Temos muitos motivos para nos orgulhar de fazer parte da família capixaba. E um deles é o seu reconhecimento. Mais uma vez, a Itapuã foi a marca mais lembrada na pesquisa “Marcas Ícones”, realizada pela Rede Vitória em parceria com o IBOPE. O seu reconhecimento nos dá motivação. E é por essas e outras razões que trabalhamos cada vez mais e melhor para proporcionar qualidade, variedade e conforto para você e sua família. Obrigado!

Gianne Albertoni by Itapuã

PÚBLICA PINIÃO ISA DE O B151602/2016 U Q ES “P JO CIA”. MIND TELIGÊN TOP OF IBOPE IN DA PELO ZA LI EA R


Os momentos de dificuldades econômicas são de reflexão e análise”

LEITE

Rubens Moreira

�2016

44% SELITA

18

%

CAPEL

9%

Investimento nos cooperados

IBITURUNA

�2015 37% Capel

36% Selita

6%

Ibituruna

QUEIJO

�2016

22% SELITA

8%

DI MINAS

7% CAPEL

�2015 25% Selita

15% Minas

Marcas ÍCONES - 2016

32

14% Capel

E EM TECNOLOGIA

O

ano de 2016 será de muitas novidades para a Selita. Depois de realinhar a produção e lançar produtos como leite UHT semi desnatado zero lactose e leite em pó instantâneo, a cooperativa se prepara para aumentar a família zero lactose com a produção dos queijos minas e frescal e colocar no mercado as bandejas de bebidas lácteas com diversos sabores e também a linha de iogurte grego. “Estamos num mercado complexo e em constante transformação, por isso precisamos buscar soluções inovadoras e eficientes para sermos mais competitivos. Ser lembrado é importante porque nos informa como está nossa relação com os consumidores. Mas, para isso, não existe segredo, existe muito trabalho, criatividade e estar sempre atento às demandas. Confiamos no nosso trabalho, que começa no campo com a valorização do produtor rural e vai até a mesa do consumidor,

que reconhece a qualidade dos nossos produtos”, afirma o presidente da Selita, Rubens Moreira. Com cerca de dois mil cooperados e 400 colaboradores, a Selita é a maior cooperativa de laticínios do Estado, processando diariamente uma média de 380 mil litros de leite, captados em 40 municípios do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Para seu presidente, o maior desafio da cooperativa é manter a qualidade e a excelência dos produtos. Por isso, há o constante aprimoramento da gestão, o que é feito com criatividade e integração com todos os setores da empresa, além de valorização dos cooperados e investimento constante em tecnologia. “Os momentos de dificuldades econômicas são de reflexão e análise de como estão nossos processos de gestão e produção. É preciso se reinventar a cada dia e sair da zona de conforto, diminuindo custos sem perder a eficiência”, ressalta Rubens.


A Coca-Cola é tradição e inovação ao mesmo tempo” Rodrigo Ormaechea

No coração do

DO CONSUMIDOR

O REFRIGERANTE

�2016

61%

COCA-COLA

15%

UAI / COROA

5%

ANTARCTICA

�2015 64%

14%

Coca-Cola Coroa

Marcas ÍCONES - 2016

34

13% Uai

Sistema Coca-Cola Brasil é o maior produtor de bebidas não alcoólicas do país e atua em cinco segmentos – águas, chás, refrigerantes, néctares e bebidas esportivas – com uma linha de mais de 125 produtos, entre sabores regulares e versões de baixa caloria. Composto por dez grupos de fabricantes, o sistema emprega diretamente 66 mil funcionários, gerando cerca de 600 mil empregos indiretos. Entre 2012 e 2016, a companhia investirá no país R$ 14,1 bilhões, valor 50% superior ao dos cinco anos anteriores. O Brasil, aliás, é o quarto maior mercado do mundo para a Coca-Cola e representa 25% das vendas na América Latina. “A Coca-Cola tem uma relação de compromisso e confiança de longo prazo com a sociedade brasileira, entendendo suas peculiaridades e preferências. Apesar de global, temos uma preocupação muito grande em nos manter culturalmente relevantes regionalmente. Além disso, construímos ações que já fazem parte do imaginário das pessoas como as Caravanas

de Natal e o Urso Polar. A Coca-Cola é tradição e inovação ao mesmo tempo”, afirma diretor comercial e de Marketing da Andina Brasil, Rodrigo Ormaechea. Nos últimos anos, a Andina Brasil, responsável pelo comercialização e distribuição da Coca-Cola no Espírito Santo, tem investido de maneira contínua no mercado, reestruturando a equipe de atendimento, colocando novos equipamentos nos pontos de vendas, renovando a frota e dando primazia à equipe de logística, tudo para oferecer ao mercado capixaba um atendimento de qualidade. Essa priorização na forma de atendimento ao mercado, aliada às campanhas, como, por exemplo, a nova campanha global “Sinta o sabor” (“Taste the feeling”), pavimenta o caminho da empresa ao coração do consumidores. “O resultado da pesquisa Marcas Ícones reforça nossa responsabilidade de seguir investindo para a marca se manter presente no dia a dia de nossos consumidores, fazendo parte de momentos de alegria, descontração e celebração”, atesta Rodrigo.


O cliente é um dos maiores patrimônios da empresa” Nelson Antonio Ferlin Junior

Marca e clientes em

PRIMEIRO LUGAR

A

SAL

�2016

89% GLOBO

7% 1% CISNE

ITA / LEBRE / MARINHO

�2015 88% Globo

9%

Cisne

Marcas ÍCONES - 2016

36

1%

Cristal / Ita

tualmente em fase de expansão e finalizando a nova unidade de produção e armazenamento, a Brasisal, detentora da marca de sal Globo, tem o objetivo de aumentar a família de produtos da linha de temperos e otimizar a operação logística. Com 50 anos de mercado, o sal Globo está presente em todo território nacional e é exportado para os Estados Unidos. Sua sede e centro de distribuição estão localizados em Vila Velha, com industrialização na cidade de Mossoró, no Rio Grande do Norte, região responsável por 97% da produção de sal do país. “Ser lembrado pelo consumidor é muito importante, afinal você não compra um produto de que você não se lembra ou no qual não confia. Entretanto, mais importante do que ser uma marca lembrada, é ser percebida como uma marca relevante, preferida, desejada, de qualidade e que atende às necessidades e anseios do consumidor”, diz o diretor comercial da Brasisal, Nelson Antonio Ferlin Junior.

Para ele, tão importante quanto conquistar novos cliente é fidelizar os atuais, criando elos mais sólidos entre eles e a empresa. “A ação mais fundamental nesse sentido é conhecer a cultura, as necessidades e as particularidades do público para dirigir a empresa de forma mais estratégica e assertiva. Conhecer o público-alvo é sem dúvida um dos critérios mais importantes, afinal, além da marca, o cliente é um dos maiores patrimônios da empresa.” Ainda de acordo com Nelson, para ter sucesso, a marca tem que conquistar a confiança do seu público e investir em inovação contínua, presença constante dos produtos nos pontos de venda e propaganda direcionada. “A publicidade aumenta a visibilidade da marca no mercado atuante e na estratégia de conquista de novos mercados. A presença nos meios de comunicação é um dos caminhos para flertar com os sentidos do consumidor”, afirma o gestor.


A lembrança gera o interesse, uma identificação espontânea com a marca” Luiz Coutinho

Garantia de ECONOMIA

U SUPERMERCADO

�2016

21%

EXTRABOM

15% EPA

12% CARONE

�2015 23%

11%

Extrabom EPA

Marcas ÍCONES - 2016

38

10%

Perim/ Carone

ma das maiores empresas do setor supermercadista do país, o Extrabom possui 24 lojas no Espírito Santo e ocupa a primeira posição em faturamento. Novamente em primeiro lugar na pesquisa Marcas Ícones, a rede busca oferecer e garantir ao cliente economia, atendimento de excelência e variedade em produtos de qualidade. “Ser uma marca lembrada é muito importante para desenvolver uma comunicação efetiva e assertiva com seu público. A lembrança gera o interesse, uma identificação espontânea com a marca, cabendo à empresa aproveitá-la para efetivamente conquistar a preferência do consumidor”, diz o presidente da Rede Extrabom, Luiz Coutinho. Para ele, o primordial é ter foco e desenvolver diretrizes que proporcionem o envolvimento de todos os responsáveis pelo sucesso da empresa. “O fortalecimento da marca deve-se aos incansáveis esforços da rede em otimizar o seu atendimento ao público, de oferecer produtos que atendam às reais necessidades das

famílias. Também buscamos nos atualizar quanto aos novos equipamentos tecnológicos, além de investir em capacitação profissional e em diversos projetos sociais.” Coutinho ressalta ainda que, neste momento de desafios econômicos, há uma mudança de comportamento do consumidor, que passou a estar mais atento aos preços e mais disposto a pesquisar ou excluir itens de segunda necessidade. Sendo assim, os esforços do varejo têm girado em torno da oferta de produtos com valores competitivos, além é, claro, de se fazer presente com inserções de comerciais em TVs, jornais e nos pontos de vendas das lojas com sugestões de produtos que, eventualmente, poderiam ser deixados de fora do carrinho. “Entendo que uma marca não se sustenta apenas com um bom slogan. O consumidor precisa efetivamente ir às lojas e ver todo o conceito divulgado em propaganda sendo executado ali, no atendimento, na variedade de itens e marcas nas gôndolas e na real garantia de economia ao comparar preços.”


AR TI GOS PARA CA SA Fábrica de móveis  Loja de decoração  Loja de eletrodomésticos  Loja de informática 

41 41 44 46


FÁBRICA DE MÓVEIS Priorizamos a constante atualização do nosso negócio”

�2016

31%

Daniel Trintin

DANÚBIO

10% 7% RIMO

CASAS BAHIA / DADALTO

�2015

Fabricando e vendendo

SONHOS

M

ais lembrada em duas categorias da pesquisa Marcas Ícones (Fábrica de Móveis e Loja de Decoração), a Danúbio tem uma história de 20 anos, contando atualmente com quatro lojas e um centro industrial de mais de quatro mil metros quadrados de área. Para o gerente comercial da Danúbio, Daniel Trintin, estar na lembrança do consumidor indica a direção que a empresa deve tomar e inspira ainda mais na busca de novas ideias, principalmente no desenvolvimento de novos produtos. “Trabalhamos com sonhos e sabemos que antes de o consumidor nos procurar, ele pesquisa, lê revistas, acessa a internet. Temos, portanto, uma tarefa diária de olhar o ser humano (cliente), entender sua necessidade e nos aproximar do seu sonho. Além disso,

priorizamos a constante atualização do nosso negócio, e isso inclui reformas em nossos showrooms, fachadas das lojas e treinamentos das nossas equipes. Isso nos mantém vivos e bem interessantes ao nosso cliente. Assim, quando ele nos procura, a possibilidade de a venda acontecer torna-se muito grande.” De acordo com Daniel, para ser sempre lembrado é preciso estar atento, ligado no mercado, não perder de vista o foco e os objetivos e trabalhar com persistência, onde o muito nunca é demais. “Também fazemos investimentos em publicidade com muita qualidade, escolhendo muito bem nossos parceiros de mídia. É o veículo que potencializa nossas oportunidades de negócios. E é através das mensagens publicitárias que conquistamos e trazemos os clientes para nossas lojas”, ressalta o gestor.

39%

Danúbio

7%

9%

Movelar

Rimo

LOJA DE DECORAÇÃO

�2016

10%

DANÚBIO / DADALTO

6%

TOK STOK

5%

STORARY

�2015 11%

Danúbio

9%

Atacado São Paulo

7%

Decolar

Marcas ÍCONES - 2016

41


É preciso buscar todas as oportunidades que aparecem, mesmo que pequenas” Luiz Rigoni

Estimulada a melhorar

CADA VEZ MAIS

E

mpresa de Linhares, a Rimo vem crescendo ano após ano, sempre pautada em fazer móveis com qualidade e, consequentemente, deixando satisfeitos seus clientes. Um das marcas mais lembradas na categoria Fábrica de Móveis, a empresa tem feito ajustes em sua produção, toda realizada na mesma fábrica, com máquinas específicas para cada linha. “Se a nossa marca Rimo vem sendo bem lembrada é resultado de tudo o que fizemos de bom nestes 27 anos, o que reforça o nome dos nossos produtos e facilita o nosso crescimento. Esse resultado nos dá a

Marcas ÍCONES - 2016

42

segurança de que estamos no caminho certo e nos indica também que precisamos melhorar cada vez mais”, afirma o diretor presidente da empresa, Luiz Rigoni. Segundo o gestor, é preciso enfrentar os desafios econômicos atuais com sabedoria para continuar no mercado sem tropeços. “É preciso tomar ações rápidas, buscando todas as oportunidades que aparecem, mesmo que pequenas”, afirma Luiz, completando que os investimentos em publicidade dão resultado sempre, desde que feitos com seriedade, em todos os meios de comunicação e agregados, claro, a bons produtos.


Mais uma vez, a MRV conquista o prêmio de marca ícone dos capixabas no setor da construção civil. E por acreditar que esse reconhecimento Ê resultado de uma parceria que se amplia cada vez mais, queremos estender o nosso agradecimento a todos os que nos confiam a realização do seu sonho da casa própria, não só aqui no Espírito Santo, mas em todo o Brasil. Afinal, se hoje mais de 1 milhão de brasileiros vivem em um MRV, Ê porque preferiram nossos empreendimentos pela qualidade de vida que proporcionam, pela localização nos melhores bairros e pelas condiçþes acessíveis. É essa preferência que faz cada cliente ser tambÊm o nº 1 para MRV.

Atendimento online 24 horas:

Informaçþes:

mrv.com.br

4004-9000

"ÂĄO\]Q]\aSQcbWd]

/;/7=@

1=<AB@CB=@/

2=0@/A7:

$

1° lugar nas categorias Top ITC, Residencial Popular, Mais Lançamentos e Mais Obras Entregues

Pesquisa de OPiniĂŁO PĂşblica â&#x20AC;&#x201C; TOP Of Mind â&#x20AC;&#x201C; JOb151602/2016 â&#x20AC;&#x201C; realizada PelO ibOPe inTeligĂŞncia.

Cada vez mais, a construtora nÂş 1 do Brasil ĂŠ tambĂŠm a nÂş1 dos capixabas.


Estar em primeiro lugar na pesquisa Marcas Ícones desde 2012 nos coloca como sinônimo de qualidade” Jackson Pina Laurett

LOJA DE ELETRODOMÉSTICOS

�2016

39%

ELETROCITY

20%

RICARDO ELETRO

15%

CASAS BAHIA

�2015 42%

Eletrocity

21%

Ricardo Eletro

Marcas ÍCONES - 2016

44

13%

Sipolatti

Atendimento, entrega rápida

E MELHORES MARCAS

M

ais uma vez a mais lembrada na categoria Loja de Eletrodomésticos, a Eletrocity tem empreendido uma série de ações para tornar-se mais forte e reconhecida. Entre elas estão a definição de estratégias e posicionamento da marca, diversificação da participação em veículos de comunicação, realização de treinamentos constantes com os colaboradores, renovação do layout das lojas, lançamentos de produtos de marcas consagradas e exclusivos e investimentos em infraestrutura e logística, proporcionando a entrega mais rápida do Brasil. Segundo seu diretor presidente, Jackson Pina Laurett, ser a mais lembrada ilustra o papel eficiente da

empresa na realização de suas premissas: atendimento, entrega rápida e melhores marcas. “Estamos em primeiro lugar na pesquisa Marcas Ícones desde 2012, e isso nos coloca como sinônimo de qualidade. Para isso, trabalhamos sempre o bom atendimento, estudamos as tendências de mercado e as novas relações de consumo e agimos com transparência nas negociações com clientes e fornecedores”, afirma. Neste ano, a Eletrocity está focada em trabalhar a produtividade, reduzir os custos e firmar parcerias estratégicas. Fundada em 1985, em Cariacica, a empresa conta hoje como 18 lojas em todo o Estado, sendo 12 somente na Grande Vitória. Em 2015, foram inauguradas duas novas lojas em shoppings e um novo centro de distribuição.


Temos prestado um serviço de qualidade, com excelência na entrega dos produtos” Rita Bullus

A loja das LOJA DE INFORMÁTICA

�2016

9%

61% DIGITAL TIGER

HI TECH / MICROLINS

�2015 49%

Digital Tiger

13%

Hi Tech

Marcas ÍCONES - 2016

46

6%

Data Control

GRANDES MARCAS

P

resente no mercado capixaba há 15 anos, a Digital Tiger conta com 12 lojas na Grande Vitória e também uma em Campos dos Goytacazes, no norte do Rio de Janeiro. A empresa preza pelo bom atendimento, escolha de produtos de alta qualidade, boa procedência do que comercializa e suas respectivas garantias. Isso tudo aliado à constante busca pelos melhores preços e condições de pagamento especiais para seus clientes. Esses aspectos validam o título da Digital Tiger de mais lembrada na categoria Loja de Informática, além de seu reconhecimento como a loja oficial das grandes marcas. E se 2015 foi um ano de reestruturação interna, 2016 já começa com a inauguração de uma loja num shopping de Vila Velha no final de abril. “Temos prestado um serviço de qualidade, com excelência na entrega dos produtos, no atendimento aos clientes

e na comunicação da marca diretamente ao público. Também realizamos ações de Marketing, juntamente com as campanhas publicitárias, veiculadas principalmente em TV e encarte em jornais”, afirma a presidente da empresa, Rita Bullus. Segundo ela, o fato de a Digital Tiger ser conhecida pelos consumidores ajuda no momento da decisão de compra, colocando a empresa como primeira opção. “Acredito que o conhecimento da marca envolve um intervalo que varia desde seu simples reconhecimento até a crença de que ela é a única nessa classe de produtos.” Vencer a concorrência, bem como os desafios externos, como os públicos e financeiros, também é necessário, na visão de Rita, para estar na lembrança do consumidor. Para isso, a Digital Tiger tem buscado inovar e valorizar as ideias que vêm de suas equipes e parceiros.


PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA – TOP OF MIND – JOB151602/2016 – REALIZADA PELO IBOPE INTELIGÊNCIA.


AR TI GOS PES SO AIS Papelaria 

49


Foto: Cloves Louzada

Se estamos sendo lembrados é porque temos a preferência do cliente” João Carlos de Angelo e Andreia Giorisatto

Qualidade, preço

E ATENDIMENTO

H

á 23 anos no mercado, a papelaria Rainha oferece uma gama completa de material escolar, técnico, de escritório, de informática e de artesanato. Com uma unidade no centro de Vila Velha, seu objetivo não é expandir o número de lojas, mas sim crescer internamente, principalmente em seu atendimento e qualidade. “Buscamos alcançar a satisfação do nosso cliente oferecendo o que há de mais novo no mercado. Se estamos sendo lembrados é porque temos a preferência dele. E se oferecemos qualidade, preço e atendimento, seremos

sempre a primeira opção”, atestam os sócios da empresa, João Carlos de Angelo e Andreia Giorisatto. Segundo os gestores, o desafio diário da empresa é oferecer tudo aquilo que o cliente deseja. “Buscamos estar aptos ao que o mercado busca e oferecer nosso mix da melhor maneira possível, em um ambiente leve e alegre, em constante renovação.” A papelaria Rainha tem aproveitado o momento para aperfeiçoar sua equipe e acredita que os investimentos em mídia colaboram para mostrar seus produtos aos clientes de maneira mais rápida e eficaz.

PAPELARIA

�2016

26% RAINHA

18%

CASTORINO SANTANA

4%

GECORE

�2015 32%

Castorino Santana

13%

Rainha

7%

Cesconeto

Marcas ÍCONES - 2016

49


E DU CA ÇÃO

Curso técnico profissional  Graduação  Pós-graduação  Escola particular 

51 52 52 54


A visibilidade da marca é resultado de uma identidade marcante e de ações expressivas” Luis Carlos Vieira

Instituição em prol das necessidades

DA COMUNIDADE

D

entre os investimentos do Senai para 2016 estão a compra de duas novas Unidades Móveis, sendo uma de confecção e outra de madeira e mobiliário. Outra ação relevante neste ano foi a inauguração da Escola do Plástico, na unidade da Serra. Ainda no campo da Educação Profissional, foram realizadas 128.608 matrículas totais em nove unidades fixas e nas unidades de Ações Móveis da instituição. “Toda organização atua em prol de uma missão, calcada em valores estabelecidos e com uma missão de futuro que seja um direcionador do patamar que deseja alcançar. Ser lembrada pelos consumidores é um sinal claro de que sua atuação está sendo conduzida de forma firme em direção ao seu propósito, coerente com as suas crenças e observadora das necessidades da sociedade”, destaca o diretor regional do Senai, Luis Carlos Vieira.

A instituição, que tem como premissa oferecer sempre produtos relevantes, prestados por meio de serviços de excelência, tem o desafio de estar conectada com os desejos e necessidades dos consumidores e com as novas tecnologias que reinventam as atividades laborais, além de conhecer seu mercado, ter agilidade e sabedoria para atuar nele e ofertar experiências transformadoras que sejam exemplo do quanto podem auxiliar as pessoas na sua formação profissional, gerando novas demandas. De acordo com o gestor do Senai, para uma empresa ser reconhecida, ela precisa, “primeiramente ser coerente com sua missão, visão e valores. Em segundo lugar, cumprir, diariamente, o propósito que fez com que a entidade fosse constituída, sem perder de vista o público que pretende atingir. A visibilidade da marca passa a ser, então, resultado de uma identidade marcante e de ações expressivas na comunidade em que atua”.

CURSO TÉCNICO PROFISSIONAL

�2016

35% SENAI

24% SENAC

7

%

IFES

�2015 31%

Senai

14% Senac

12%

Cedtec

Marcas ÍCONES - 2016

51


ENSINO SUPERIOR PARTICULAR

�2016

A marca Faesa extrapola a questão do ensino em si” Alexandre Nunes Theodoro

21% FAESA

14% ESTÁCIO

13%

Muito mais do que

UVV

�2015 16%

28%

UVV

Faesa

7%

Ufes / Salesiano

PÓS-GRADUAÇÃO

�2016

23% FAESA

21% UVV

14% ESTÁCIO

�2015 29%

Faesa

23% UVV

Marcas ÍCONES - 2016

52

12% Ufes

FORMAÇÃO PROFISSIONAL

H

á mais de quatro décadas, a Faesa faz parte do desenvolvimento do Espírito Santo. Pioneira em educação particular no Estado, tem unidades em Vitória e Cariacica, com a oferta de cursos de graduação, presencial e a distância, e de pós-graduação, tendo formado mais de 16 mil alunos. Em 2015, a Faesa investiu na ampliação da pós-graduação com cursos in-company, e a Pós Faesa lançou cursos na área de Odontologia. Outro importante projeto iniciado em 2015 foi a oferta de novos cursos de graduação em Cariacica: Tecnologia em Gestão de Segurança Privada e Tecnologia em Processos Gerenciais. “Marcas se constroem pelo reconhecimento e confiança. Nosso compromisso é entregar uma formação de excelência e promover o desenvolvimento social por meio do conhecimento. Só um trabalho sério, focado na excelência e qualidade pode tornar uma marca forte e reconhecida. Buscamos entender as necessidades do mercado

e proporcionar aos nossos alunos condições de alcançarem o sucesso profissional mesmo antes da conclusão do curso. A marca Faesa extrapola a questão do ensino em si, representando superação e conquista para aqueles que ingressam no ensino superior”, observa o superintendente institucional da Faesa, Alexandre Nunes Theodoro. De acordo com ele, para cumprir a premissa de manter o foco no aluno, a Faesa investe nos melhores professores, melhor equipe técnica e administrativa, estrutura física com excelentes laboratórios e projetos que proporcionam um aprendizado de qualidade. Por isso, o aluno chega ao mercado de trabalho com uma formação diferenciada, o que confirma a excelência e garante longevidade à marca. “A marca é um dos nossos maiores ativos. A nossa comunicação traduz a educação de qualidade que fazemos ao longo destas quatro décadas. Comunicar usando veículos de credibilidade como a Rede Vitória, certamente nos faz ser a marca mais lembrada”, completa.


2014 2015

2013

2012

2016

1ºLugar

Categoria Imobiliária

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA TOP OF MIND JOB151602/2016 - REALIZADA PELO IBOPE INTELIGÊNCIA.

A NOSSA MANEIRA DE TRABALHAR E O BOM RELACIONAMENTO COM NOSSOS CLIENTES, FIZERAM A DIFERENÇA PARA SERMOS INDICADOS 5 VEZES CONSECUTIVAS AO PRÊMIO MARCAS ÍCONES COMO 1º LUGAR NA CATEGORIA IMOBILIÁRIA.

41 anos fazendo a história de muita gente www.imobiliariauniversal.com.br / 2121-8989


O atual desafio é adaptar sem que haja prejuízo na qualidade do que é ofertado” Pe. Moacir José Scari

Ensino de excelência

HÁ DÉCADAS

ESCOLA PARTICULAR

�2016

24%

SALESIANO

16% DARWIN

9% SESI

�2015 18%

Darwin

13%

Salesiano

Marcas ÍCONES - 2016

54

10% Sesi

F

undado em 1943, o Colégio Salesiano surgiu dos anseios da comunidade capixaba por uma instituição de ensino com filosofia católica. Atualmente, possui cerca de dois mil alunos nos segmentos do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), Ensino Fundamental II (6° ao 9° ano) e Ensino Médio (1ª, 2ª e 3ª séries), em suas duas unidades: Nossa Senhora da Vitória e Jardim Camburi. “A lembrança do consumidor capixaba expressa a credibilidade em relação aos serviços oferecidos por uma marca presente há mais de 70 anos no cenário capixaba. Essa percepção, destacada por meio da pesquisa Marcas Ícones, consolida a confiança depositada pelo público e valoriza o trabalho desenvolvido pela Colégio Salesiano em um mercado cada vez mais competitivo”, ressalta o diretor-geral das unidades da instituição, Pe. Moacir José Scari. De acordo com ele, para ser lembrado no mercado capixaba como uma

instituição de ensino de excelência, o Colégio Salesiano atua com o objetivo de oferecer aos seus educandos um projeto pedagógico de qualidade, com resultados acadêmicos relevantes no Enem e vestibulares. “Nosso principal desafio é manter esses indicadores, aperfeiçoando as atividades desenvolvidas em nossos colégios, promovendo a formação de nossos educadores e investindo em infraestrutura e em novas tecnologias. Claro que este é, sem dúvida, um momento para pessoas e organizações testarem suas habilidades de adaptar. O atual desafio é adaptar produtos, serviços e processos sem que haja prejuízo na qualidade do que é ofertado”, completa. Segundo o diretor-geral, “a participação publicitária é um recurso estratégico muito importante para a marca, pois divulga projetos e atividades desenvolvidos pelos colégios e amplia a força da marca Salesiana entre a população capixaba”.


2015

2016

Valdecir Torezani - Diretor

1ºLugar

Categoria Loteamento O NOSSO COMPROMISSO EM FAZER LOTEAMENTOS COM MAIS QUALIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL, CONTRIBUIU PARA SERMOS INDICADOS PELA SEGUNDA VEZ CONSECUTIVA AO PRÊMIO MARCAS ÍCONES COMO 1º LUGAR NA CATEGORIA LOTEAMENTO.

41 anos fazendo a história de muita gente www.imobiliariauniversal.com.br / 2121-8989 PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA TOP OF MIND JOB151602/2016 - REALIZADA PELO IBOPE INTELIGÊNCIA.


EM PRE EN DE DO RIS MO Cooperativa  Grande empresa  Grupo empresarial 

57 58 58


Essa premiação é resultado da satisfação dos associados” Bento Veturim

Cooperativa de crédito forte e

PRÓXIMA DO ASSOCIADO

R

egistrando mais uma vez saldo positivo ao encerrar o ano de 2015, o Sicoob Espírito Santo se posiciona como uma forte instituição financeira no mercado, com real capacidade de manter investimentos e de aumentar a liberação de crédito para seus associados. O total emprestado ao longo do período chegou a R$ 4,5 bilhões, valor 16,9% superior ao de 2014. O Sicoob é o maior sistema cooperativo de crédito do país. Terceira maior rede em pontos de atendimento do Estado, o Sicoob ES opera em 66 municípios capixabas, com 94 agências, e outras cinco no Rio de Janeiro, abrangendo um total de 180 mil associados. “Ser lembrado pelo capixaba demonstra a confiança que as pessoas depositam no Sicoob, uma instituição que se pauta na transparência e na proximidade com seus associados. O reconhecimento do público aumenta a responsabilidade de continuar trabalhando para cumprir nossa missão, que

é contribuir para o desenvolvimento de nossos associados e da comunidade onde estamos inseridos. Essa premiação é resultado da satisfação dos associados, o que também pode ser verificado pelas pesquisas recentes, que apuram índices de aprovação superiores a 80%”, atesta o presidente do Sicoob ES, Bento Venturim. Para o presidente, o resultado em Marcas Ícones legitima a confiança da sociedade no Sicoob ES e evidencia a satisfação das pessoas com os produtos e serviços tipicamente bancários que a instituição financeira cooperativa disponibiliza. “Aproximar-se cada vez mais do associado e comprometer-se continuamente com a comunidade onde está inserido são as principais metas do Sicoob, contando também com a eficiência na gestão e o entendimento dos funcionários em propiciar o melhor atendimento aos nossos clientes. Esses fatores tornam o Sicoob ES competitivo frente às demais instituições financeiras, em todos os produtos e serviços.”

COOPERATIVA

�2016

37% SICOOB

10%

COOPERTAXI

6% SELITA

�2015 21%

Sicoob

13% Selita

7%

Coopertáxi

Marcas ÍCONES - 2016

57


GRUPO EMPRESARIAL

Resultados como esse contribuem para orientar nossas estratégias e ações”

�2016

Fabio Brasileiro

20% VALE

13% BUAIZ

9%

ÁGUIA BRANCA

�2015 14%

19%

Vale

Buaiz

10%

Dadalto

GRANDE EMPRESA

�2016

27% VALE

15%

PETROBRAS

7%

ARCELORMITTAL

�2015 29%

Vale

10%

Petrobras

Marcas ÍCONES - 2016

58

9%

Garoto

O desenvolvimento do ES

PASSA POR AQUI

A

história da Vale se confunde com a história dos capixabas. Afinal, a empresa iniciou suas atividades portuárias no Estado na década de 40, com participação decisiva no processo de industrialização e modernização do Estado, especialmente após a inauguração do Porto de Tubarão, em 1966. A Vale é, hoje, uma das maiores empresas do Estado, realiza cerca de 60% de suas compras com empresas locais e responde por, em média, 13% do PIB estadual. “Figurar como a empresa mais lembrada nas categorias ‘Grande Empresa’ e ‘Grupo Empresarial’ reflete essa história e também o compromisso da Vale através de uma série de iniciativas que buscam ajudar a promover de forma sustentável o desenvolvimento social e econômico do Espírito Santo. Resultados como esse refletem uma percepção importante sobre a nossa relação com as comunidades nas quais estamos inseridos e contribuem para orientar nossas estratégias e ações junto ao diversos públicos de relacionamento, buscando maior

proximidade, confiança e orgulho da nossa presença no Espírito Santo”, reitera o diretor de logística da Vale, Fabio Brasileiro. Segundo ele, o fato de a empresa manter importantes ativos socioambientais no Espírito Santo, como o Museu Vale, o Parque Botânico, a Reserva Natural de Linhares, o Trem de Passageiros e a Estação Conhecimento, certamente também contribuiu bastante para a Vale se manter como a empresa mais lembrada na pesquisa. Em 2016, a Vale comemora os 50 anos do Complexo de Tubarão, sua área operacional em Vitória. É nele que estão centralizadas as operações de ferrovia, pelotização e porto, sendo responsável por cerca de um terço da exportação de minério de ferro da empresa. De 2,9 milhões em 1966 para as atuais 120 milhões de toneladas de minério e pelotas por ano, o modal portuário teve participação decisiva no escoamento da crescente produção da Vale ao longo dos anos e marcou seu lugar na história da empresa, do Espírito Santo e do Brasil.


Ser a marca maiS lembrada peloS capixabaS é o primeiro lugar maiS importante para a ViminaS. Quando o assunto é tecnologia, inovação e qualidade, a Viminas é pioneira.

*Pesquisa de Opinião Pública - Top of Mind – JOB151602/2016 - Realizada pelo Ibope Inteligência.

Quando é lembrança e agradecimento, também.

1º lugar na Categoria Indústria de Vidro Temperado e Destaque na Categoria Vidraçaria.*

OutrOs destaques: • Primeiro forno de têmpera horizontal do Espírito Santo. • Primeira e única empresa capixaba que fabrica vidros laminados com PVB.

• Primeira empresa capixaba de beneficiamento de vidros a ter duas certificações simultâneas: isO 9001:2008 e NBR 14698 Vidro Temperado (IFBQ). • Primeira mesa de corte para chapa jumbo no Espírito Santo.

+55 27 3398-1500 av talma rodrigues ribeiro, 1987, Civit ii serra/es - Cep: 29168-080

• Primeira capixaba a adquirir e implementar processos com linha automatizada Forvet. • Primeira e única capixaba a produzir vidros esmaltados temperados e vidros insulados.

Unidades Viminas: [ ES - FB ] • [ ES - VIT ] • [ ES - VV ] [ MG ] • [ RJ ] • [ BA ]


FI NAN Ă&#x2021;AS Financeira 

61


É a satisfação dos clientes que nos faz ser uma empresa com imagem positiva” Leonardo Dadalto

Foco no cliente SEMPRE

A

Dacasa Financeira começou o ano de 2016 lançando novos serviços e produtos para facilitar a vida dos clientes, como o aplicativo dos Cartões Dacasa, além de novos produtos voltados para saúde e segurança. Presente no Espírito Santo desde 1982, a empresa tem 44 filiais e mais de 20 mil pontos de vendas distribuídos entre Espírito Santo, Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro, contando com uma carteira com mais de três milhões de clientes, que consomem mais de um produto ou serviço simultaneamente. “Destacar-se e tornar sua marca forte e reconhecida é um objetivo que se constrói diariamente. A Dacasa Financeira, ao longo de sua trajetória, sempre investiu em inovação e estudou de perto seus clientes para oferecer diversas soluções financeiras com produtos e serviços. É a satisfação deles que nos faz ser uma empresa com imagem positiva, pois nossas ações são orientadas sempre para melhor

atendê-los”, afirma o CEO e diretor-geral da empresa, Leonardo Dadalto. Para ele, o primeiro lugar da Dacasa Financeira na pesquisa Marcas Ícones é reflexo do trabalho que vem sendo desempenhado. “Estamos presentes na vida do cliente e construímos uma empresa que se tornou referência para aqueles que atendemos. Nossos diferenciais estão na agilidade com que concedemos o crédito, no nosso modelo de atendimento e no amplo mix de produtos.” O foco no cliente, aliás, é premissa da estratégia de Marketing da Dacasa, afinal, para Leonardo, a solidez da marca é conquistada através dos anos de serviço de qualidade. “Entendemos que é preciso ter visibilidade para construir uma marca de sucesso e isso se dá, também, por meio da publicidade. Ela nos ajudou a chegar onde estamos por seu grande potencial de mobilização, que faz o cliente chegar até nós com uma boa imagem do trabalho que desempenhamos.”

FINANCEIRA

�2016

74% DACASA

6% 5% BV

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

�2015 78%

Dacasa

4%

BMG / Crefisa

Marcas ÍCONES - 2016

61


IMÓ VEIS, CONS TRU ÇÃO

E

RE FOR MA

Comércio atacadista de ferragens  Construtora de imóveis  Imobiliária  Empresa de loteamento  Loja de tintas  Indústria de vidro temperado  Material de construção 

63 64 66 66 68 72 74


Manter o padrão de atendimento demanda muita atenção e esforço de toda equipe” Alexandre Alves Barbosa

Lembrança que

CAUSA MOTIVAÇÃO

A

Distriferro comercializa produtos siderúrgicos fornecidos pelas principais indústrias do Brasil. Para atender à demanda, cada vez mais variada, a empresa possui um Centro de Serviços de Conformação de Aço, onde desenvolve produtos exclusivos para melhor corresponder às expectativas do cliente e do consumidor em geral. Inaugurada em 1994, a empresa, estritamente familiar, conta atualmente com 75 colaboradores e está instalada numa área de oito mil metros quadrados. “Ser lembrado é o primeiro sinal de reconhecimento do público e a sinalização de que você está na direção certa. Para isso, buscamos sempre seriedade e respeito ao cliente, cumprir o prometido e procurar, dentro do possível, superar as expectativas”, atesta o diretor da Distriferro, Alexandre Alves Barbosa.

De acordo com ele, o resultado da pesquisa Marcas Ícones foi recebido com muito orgulho e causou ainda mais motivação em toda a equipe para persistir no objetivo de busca da excelência no atendimento. “Agora entra a fase mais difícil, que é a manutenção. De certa forma, as expectativas de todos em relação a nossa empresa são muito grandes, e manter o padrão de atendimento demanda muita atenção e esforço de toda equipe.” E para ser uma empresa lembrada, segundo Alexandre, a presença na mídia é fundamental. “Nossa participação é relativamente modesta, porém creio que bem elaborada para uma verba reduzida, primeiro devido ao próprio ramo, que nos restringe as margens, e segundo devido aos grandes desafios econômicos que atravessamos”, afirma.

COMÉRCIO ATACADISTA DE FERRAGENS

�2016

27%

DISTRIFERRO

11%

FIO E FERRO

7%

CASA DO SERRALHEIRO

�2015 48%

9%

6%

Distriferro Atacadista Dalla Marriel Bernardina / Ulicam Marcas ÍCONES - 2016

63


A força da marca é consequência da experiência com o produto entregue” Rodrigo Otavio Amaral Maia

Uma empresa que

VENDE SONHOS

CONSTRUTORA DE IMÓVEIS

�2016

34% MRV

10%

LORENGE / GALWAN

9%

MORAR CONSTRUTORA

�2015 17%

Galwan

16%

Lorenge

Marcas ÍCONES - 2016

64

13% MRV

L

íder nacional no mercado de imóveis econômicos, a MRV Engenharia, em seus 36 anos de atividades, vendeu mais de 300 mil unidades. Só em 2015 foram 35.872 unidades comercializadas e 31.814 imóveis lançados. É ainda a única construtora brasileira presente em 140 cidades de 20 estados e no Distrito Federal. No Espírito Santo, a MRV atua desde 2007 e já lançou mais de oito mil unidades, tendo entregue mais de seis mil nos últimos anos. “O ano de 2015 foi um ano desafiador, no entanto, produtivo e estratégico para a MRV. Lançamos aproximadamente 700 unidades na Grande Vitória e nos preparamos para um forte crescimento no Estado com novos projetos e aquisição de terrenos”, destaca o gestor executivo da MRV Engenharia, Rodrigo Otavio Amaral Maia. Segundo ele, para estar na lembrança do consumidor, uma marca precisa ser cuidada, o que vai muito além de fortes e criativas campanhas publicitárias. “A força da marca é consequência da experiência com o produto entregue.

No nosso caso em especial, vendemos sonhos. Proporcionamos aos nossos clientes a conquista do principal sonho da vida: a casa própria. Por isso não podemos nos distrair no respeito e responsabilidade para com os clientes. Uma marca se torna forte e reconhecida através do reconhecimento do público que a experimenta”, afirma. Sempre entre os maiores anunciantes dos mercados onde atua, a MRV Engenharia acredita que essa presença forte fortalece a marca e traz resultados diferenciados. Além disso, apesar de atuar em um segmento bastante resiliente, seu produto é uma necessidade primária. “Nesse contexto, estamos otimistas com o futuro, ainda em curto prazo. No entanto, assim como qualquer empresa, estar preparado para tempos difíceis é vital nesse momento. A MRV tem como conceito básico a busca contínua e incansável pela eficiência de processos e custos, e essa cultura interna nos ajuda muito a driblar os efeitos da crise”, observa Rodrigo.


FAESA. 1o lugar, pela 5a vez consecutiva, na Pesquisa Marcas Ícones da Rede Vitória.

Quando a instituição é centrada no sucesso do aluno, a experiência é inesquecível: aqui ele encontra suporte para mudar seu destino e construir seu futuro. Essa conquista vem para fortalecer o nosso compromisso com uma educação inovadora e uma formação de excelência. Obrigado pela lembrança.

Pesquisa de opinião pública Top Of Mind JOB 151602/2016 realizada pelo Ibope Inteligência.

Em primeiro lugar, a FAESA. Em segundo lugar, gostaríamos de agradecer.


EMPRESA DE LOTEAMENTO

�2016

68

A marca e a imagem de uma empresa são fundamentais para ela ser bem sucedida”

%

Valdecir Torezani

Fotos: Cloves Louzada

UNIVERSAL

8% 2% MRV

LORENGE / CRISTAL / SOMA ENGENHARIA

CREDIBILIDADE

�2015 50% 4%

Universal Conupe / Lorenge / Torezani / Canal Imóveis

IMOBILIÁRIA

�2016

52%

UNIVERSAL

10% MRV

3% CANAL

�2015 44%

Universal

8%

Canal

Marcas ÍCONES - 2016

66

Marca forte e de

6%

Aliança

H

á 41 anos, o mesmo tempo que tem de fundação, a Universal está presente na mídia diariamente, com investimentos em jornais, rádios e TV. A presença contínua, além de ser a forma mais eficaz de se mostrar ao mercado, conquistar e fidelizar clientes e criar oportunidades de negócios, colabora para que a empresa seja a mais lembrada em duas categorias da pesquisa Marcas Ícones: Empresa de Loteamento e Imobiliária. “Essa lembrança dos capixabas faz com que a empresa seja referência no segmento em que atua e ratifica que a estratégia de Marketing tem sido assertiva. A Universal é uma marca forte e de valor que vem sendo construída de forma sólida e sustentável. E a marca e a imagem de uma empresa são fundamentais para ela ser bem sucedida, já que geram confiança e credibilidade para o consumidor e aumentam as oportunidades de negócios para a instituição”, assegura o diretor da Universal, Valdecir Torezani.

De acordo com ele, a missão de sua empresa é realizar sonhos, e os desafios são oferecer empreendimentos em excelentes regiões, facilitar as condições de pagamento e estabelecer um relacionamento estreito entre a marca da Universal e o consumidor final. “Atuamos em todas as cidades da Grande Vitória, além de Guarapari e Linhares, com uma carteira de aproximadamente 20 mil clientes, comercializando lotes e áreas com condições de financiamentos facilitadas. Só em 2015, mais de um milhão de metros quadrados de áreas foram adquiridas para implantação de novos loteamentos nas cidades de Serra, Viana, Cariacica e Guarapari, que atualmente encontram-se em obras para serem lançadas a médio prazo”, conta o diretor. Para Valdecir, os momentos de crise servem para diferenciar empresas de sucesso. “Penso ser um tempo de oportunidades, onde podemos aperfeiçoar estratégias de comunicação, trabalhando com foco total no cliente e também pensando como ele.”


Temos o compromisso de ser excelentes todos os dias” Vinicius Ventorim

Investimentos em estrutura

E TREINAMENTO

N

LOJA DE TINTAS

�2016

49%

POLITINTAS

12% SUVINIL

7%

TINBOL

�2015 57%

Politintas

7%

Casa das Tintas

Marcas ÍCONES - 2016

68

5%

Eletrotintas

a contramão do que se espera em momentos de retração econômica, a Politintas está expandindo sua rede de lojas neste ano. A empresa planeja inaugurar uma unidade já no mês de maio, em Coqueiral de Itaparica, Vila Velha, e outra no segundo semestre, em local ainda a ser definido. Além disso, também construirá seu segundo centro de distribuição, em Cariacica, que vai quintuplicar a capacidade atual de armazenamento. Os investimentos ultrapassam R$ 3 milhões. “Também temos focado no treinamento constante dos colaboradores. Esse trabalho não se limita apenas a uma área, mas envolve todos os profissionais da Politintas, incluindo os gestores. Ao final da crise, teremos uma equipe imbatível. É claro que a empresa precisou apertar o cinto nesse momento de instabilidade política e econômica, mas nunca paramos de investir”, afirmou o diretor-executivo da Politintas, Vinicius Ventorim. Segundo o gestor, o maior diferencial da Politintas é o atendimento

especializado oferecido por sua equipe de vendas. Os colaboradores passam por treinamentos constantes para dar uma consultoria completa sobre tintas e tipos de pintura. “Na Politintas, temos o compromisso de ser excelentes todos os dias, e essa busca pela qualidade tem nos ajudado a conquistar o coração dos consumidores. A marca e a imagem de um negócio são vitais para o seu sucesso. Marcas fortes criam um atalho na hora da venda. Enquanto uma marca desconhecida vai encontrar muitas barreiras e desconfianças na mente do cliente, uma marca lembrada é como alguém da família, transmite confiança. Mas, mais importante do que ser uma marca lembrada, é ser percebida como uma marca relevante para o consumidor”, afirma. Para Vinicius, investir em comunicação é fundamental para que os consumidores conheçam a Politintas, seus produtos e serviços, além de contribuir para a captação de novos consumidores. Por isso, a empresa investe de forma planejada e constante na área de Marketing institucional e tem intensificado as promoções nos pontos de venda.


O resultado de Marcas Ícones nos mostra o tamanho da importância que temos no mercado” Lesio Contarini Junior

Pioneirismo e tradição

EM TINTAS

I

naugurada em 1974, quando ainda não havia lojas especializadas em tintas no Estado, apenas de material de construção, a Tinbol comercializava exclusivamente tintas imobiliárias, automotivas e industriais. Hoje, conta com três lojas na Grande Vitória, sendo duas na capital e uma em Vila Velha. Há ainda o projeto para uma nova unidade na Serra. “Todas as ações que temos empreendido são focadas na venda, objetivando uma melhor experiência de compras junto ao nosso cliente. Para isso, inauguramos em

Marcas ÍCONES - 2016

70

2014 a loja de Vila Velha e modificamos o layout das outras duas, tudo para tornar o ponto de venda mais agradável, com atendimento rápido e qualificado”, assegura o diretor comercial da empresa, Lesio Contarini Junior. Para o gestor, estar na lembrança do consumidor faz com que ele passe a considerar a possibilidade de comprar na loja ou, pelo menos, conhecê-la. E a partir do momento em que ele se sente satisfeito com o atendimento e os serviços, o consumidor passa, intuitivamente, a indicar a empresa para outras pessoas.

“O que torna uma marca conhecida é a credibilidade que ela tem no mercado, como é o caso da Tinbol Tintas, que chega aos 42 anos rejuvenescida, atuante, investindo na infraestrutura e no atendimento, cada vez mais profissionalizado”, ressalta Lesio. “O resultado de Marcas Ícones serviu para nos mostrar o tamanho da importância que temos no mercado. Temos que estar preparados para cada vez mais fazer parte dessa importante premiação, já que somos indicados pelos consumidores, que certamente estarão esperando sempre mais da Tinbol Tintas”, completa.


Estar na lembrança dos consumidores mostra que o que colocamos no mercado tem qualidade” Maurício Ribeiro

Qualidade que traz

RECONHECIMENTO

INDÚSTRIA DE VIDRO TEMPERADO

�2016

58% VIMINAS

11% BLINDEX

5%

AUTOGLASS

�2015 68%

Viminas

4%

Autoglass / Temperaço

Marcas ÍCONES - 2016

72

A

Viminas foi inaugurada em 1984 e passou de vidraçaria à fábrica de vidros em 1995. Com parque industrial e sede no bairro Civit II, na Serra, a empresa tem ainda filiais em Vitória e Vila Velha, no Espírito Santo; em Belo Horizonte, Minas Gerais; em Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro, e em Eunápolis, na Bahia. A principal novidade de 2015 foi o investimento em duas linhas de produção que vão resultar no aumento da eficiência e da produtividade da empresa: uma linha totalmente automatizada para lapidação de vidros e outra para produção de vidros laminados, de origem italiana. Este é um investimento pioneiro no Espírito Santo, que vai possibilitar à empresa atender a uma demanda da construção civil por chapas maiores de vidro. “Estar na lembrança dos consumidores de forma positiva mostra que o que colocamos no mercado tem qualidade. E é justamente porque o nosso trabalho e o produto dele são

reconhecidos que temos que melhorar a cada dia”, analisa o diretor-presidente da empresa, Maurício Ribeiro. Para ele, para ser uma empresa forte e reconhecida, é preciso investir em uma equipe qualificada e dar a ela condições para trabalhar da melhor forma, o que reflete diretamente em produtividade e em qualidade. Além disso, buscar o que há de melhor no mercado no quesito tecnologia, com máquinas e equipamentos de ponta, otimiza o processo produtivo. “Feito isso, conseguimos ter um produto de qualidade, que vai ser a imagem da Viminas no mercado. A partir daí, cuidamos para ter um ótimo relacionamento com clientes e parceiros.” Além disso, a Viminas intensificou, no ano passado, sua relação com o público por meio de investimentos em comunicação, redes sociais e novo site. Isso tem aproximado os clientes e os consumidores finais e contribuído para a empresa estar sempre na lembrança das pessoas.


MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

�2016

P

14 5%

%

D&D

CONSTRULAR / DADALTO

3%

TOCANTINS / VITÓRIA / FIO E FERRO

�2015 22%

D&D

5%

Construir

Conceito diferenciado de MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

5%

C&C / Tocantins

ertencente ao Grupo Dadalto e inaugurada em 2005, em Vitória, a D&D logo se tornou referência no setor de material de construção, com um conceito diferenciado, com lojas climatizadas e organizadas e produtos exclusivos e profissionais treinados, aptos para orientar o cliente. São mais de oito mil itens nos segmentos de pisos, revestimentos, tintas, banheiros, cozinhas, material elétrico e hidráulico, iluminação, ventilação, ferramentas e jardinagem, portas, janelas, fechaduras e ferragens, organização e móveis para jardim. Além disso, a empresa trabalha para que o momento da compra

seja uma experiência agradável e preza pelo bom atendimento, que faz toda a diferença na hora da escolha do cliente. A D&D deseja, atualmente, manter o padrão de qualidade que os consumidores já conhecem, para continuar na lembrança, e estar sempre atualizada quanto às novidades do setor, para oferecer bons produtos, com ótimo custo-benefício.


há 5 anos consecutivos com o gostinho de vitória.

CAFÉ CAFUSO, O MAIS LEMBRADO. OBRIGADO POR FAZER DE NÓS A SUA ESCOLHA. PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA TOP OF MIND - JOB 151602/2016 REALIZADA PELO IBOPE INTELIGÊNCIA


LA ZER Academia  Shopping center 

77 78


A Razões do Corpo se consolida pela qualidade e competência nos serviços prestados” Marcus Frizzera

Orgulho de ser

GENUINAMENTE CAPIXABA

I

naugurada em 1987, a Razões do Corpo foi a primeira academia desenvolvida para atender à cidade, valendo-se de uma localização estratégica e extrapolando o formato de pequenas academias de bairros. Sua primeira unidade continua na Avenida Marechal Campos, em Vitória, enquanto outra já foi inaugurada em Colina de Laranjeiras, na Serra; a terceira abrirá no segundo semestre, no Shopping Plaza Top Life, e a quarta, no Shopping Mont Serrat, ambas também na Serra. Um dos destaques é que nesta última unidade, o coração da academia será o centro de lutas, que abrigará todas as modalidades, ancorado numa sala de musculação e ginástica coletiva, além de cárdio e pilates, com o conceito de treino completo, atendendo a todos os perfis de saúde e bem-estar. “Nossa missão tem foco atender os alunos na melhoria da qualidade de vida. Para isso, a academia investe cada vez mais em sua equipe de funcionários e professores, com serviços diferenciados. Nossos valores têm em sua história a construção de duas marcas que a tornam inconfundível: a criatividade

e a ousadia. O resultado disso é uma academia vibrante principalmente na atitude. A tradição é outro traço que marca a Razões do Corpo, que se consolida pela qualidade e competência nos serviços prestados”, explica o diretor da empresa, Marcus Frizzera. O gestor conta ainda que, nestes quase 30 anos, a empresa nunca abriu mão do trabalho de Marketing e de comunicação, além de sempre estar atenta aos movimentos de mercado. “A Razões do Corpo sempre acreditou na força da comunicação para movimentar positivamente o negócio”, completa. “Ser a marca mais lembrada numa pesquisa implementada por um grupo de tradição como a TV Vitória e aferido por uma instituição como o Ibope Inteligência nos deixa muito felizes, pois reforça nossa identidade com a tradição e com nossos serviços. Isso nos dá a certeza de que temos capacidade para alcançar o nosso desafio: ser a maior rede de academias genuinamente capixaba. Temos orgulho de nascer, crescer e amadurecer no Espírito Santo”, ressalta Marcus.

ACADEMIA

�2016

12%

RAZÕES DO CORPO

10

%

FITNESS

5%

BOA FORMA

Marcas ÍCONES - 2016

77


O maior valor da marca está na conexão estabelecida com a população capixaba” Raphael Brotto

Pioneiro e preferido

DO CAPIXABA

SHOPPING CENTER

�2016

50% VITÓRIA

12% 8%

VILA VELHA

MESTRE ÁLVARO / PRAIA DA COSTA

�2015 57% 10%

Vitória

Praia da Costa

Marcas ÍCONES - 2016

78

8%

Moxuara / Boulevard / Mestre Álvaro

D

entro da proposta de criar novos ambientes de interação e conveniência, o Shopping Vitória consolidou neste ano a área Gourmet Place. Também foi inaugurada a ala Gourmet Hall, onde operam diversos estabelecimentos gastronômicos. Já na área da Praça de Alimentação, será inaugurada, ainda neste semestre, uma filial do restaurante Madero com vista para o mar. Primeiro shopping center do Espírito Santo, a relação entre o Vitória e os capixabas tem mais de 20 anos. O centro de compras busca sempre inovar e proporcionar boas experiências para seus clientes, oferecendo um mall com atrações culturais, mix de produtos e serviços. “O resultado de Marcas Ícones nos mostrou que estamos no caminho certo. Mesmo diante de um cenário de recessão econômica, o Shopping Vitória conseguiu manter-se na lembrança dos capixabas como o shopping número um. Ou seja, o melhor na oferta de atrativos para o lazer, com opções de mix produtos de moda e serviços. Esse resultado é motivo de muito orgulho

e é, sem dúvida, um combustível para continuarmos avançando e surpreendendo os capixabas com novidades”, ressalta o superintendente do shopping, Raphael Brotto. Os principais desafios do Shopping Vitória, segundo seu gestor, são inovar e surpreender. “Buscamos sempre atender às expectativas dos clientes, por meio de nossos canais de comunicação com os consumidores. Entendemos que assim temos conseguido permanecer na memória do capixaba.” A publicidade, aliás, tem tido importante papel para potencializar as ações realizadas cotidianamente pelo Shopping Vitória. “Identificamos que o maior valor da marca está na conexão estabelecida com a população capixaba. Somos o shopping referência, pois temos o maior leque de serviços, produtos e atrativos culturais em nosso segmento de atuação. Utilizamos as mídias para contar nossas histórias, que são sempre protagonizadas tendo como personagem o cliente que busca o shopping para ser feliz, se entreter”, conta Raphael.


MO DA Loja de calรงados 

81


Nossa estratégia de comunicação e práticas de trabalho estão no caminho correto” Roberto Cerutti

Atendimento, variedade

E EQUIPE FORTE

N

o mercado há 60 anos e atualmente com mais de 130 lojas distribuídas por três estados (Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro), a Itapuã oferece uma grande variedade de calçados e acessórios para atender a toda a família. Atualmente, a empresa emprega aproximadamente 1.800 funcionários diretos nos 43 municípios onde atua. Neste ano, a Itapuã tem previsão de vender cinco milhões de itens e atender o equivalente a três milhões de clientes/ano. De acordo com seu diretor superintendente, Roberto Cerutti, para a empresa se manter como a mais lembrada, são observados diariamente nas lojas itens como atenção e respeito no atendimento aos clientes, mix de produto adequado para cada loja, comunicação clara e transparente, variedade de produtos com preços competitivos, plano de campanhas sistemático, cartão de crédito com vantagens exclusivas e, principalmente, o investimento e treinamento para construir uma equipe forte, com vocação para alcançar e superar metas.

“Ser a mais lembrada é importante porque representa o reconhecimento de todas as práticas que desenvolvemos para nossos clientes em cada loja através de nossas equipes, mostrando que estamos no caminho certo. Isso nos mostrou que nossa estratégia de comunicação e práticas de trabalho estão no caminho correto, alinhadas, portanto, para atender às necessidades de nossos clientes e sermos reconhecidos por ele”, afirma Cerutti. Para o gestor, muitos são os desafios dos tempos atuais, principalmente num mercado altamente competitivo e maduro. “Trabalhamos para garantir a cada dia a nossa visão de ser a melhor empresa calçadista do Brasil em atendimento a clientes com equipes valorizadas e comprometidas. Também atuamos na gestão financeira e na construção dos resultados de forma severa, não permitindo desperdícios e buscando otimizar as oportunidades. Envolvemos nossas lideranças, numa gestão compartilhada, construindo valores e compromissos com resultados com consequentes reconhecimentos.”

LOJA DE CALÇADOS

�2016

63% ITAPUÃ

16

%

ELMO

3%

LOS NETO

�2015 58%

Itapuã

14% Elmo

5%

Los Neto

Marcas ÍCONES - 2016

81


SA Ú DE Clínica odontológica  Farmácia / Drogaria  Laboratório de análise clínica  Plano de saúde  Farmácia de manipulação  Hospital 

83 84 86 88 90 92


A ideia é atrair e confiar na força da comunicação e continuar crescendo e fazendo a diferença” Fotos: Cloves Louzada

Daniela Gonçalves Pinto e Tiago Pinto

Tratamento humanizado

E DE PONTA

M

aior rede de clínicas odontológicas do país, a Sorridents está no Espírito Santo há sete anos, onde possui cinco unidades, localizadas em Vitória, Vila Velha e Serra. Sua missão é oferecer uma odontologia de ponta, que permite realizar todos os tratamentos odontológicos em um só lugar, tudo de forma humanizada e primando pela excelência. “Ser a mais lembrada só aumenta a responsabilidade e reforça o compromisso da Sorridents com a saúde bucal de nossos milhares de pacientes e amigos. Acreditamos que a clínica hoje é ‘um sinal de confiança’. Isso é motivo de orgulho para quem nela trabalha, pois, assim, abraçamos cada oportunidade de posicionar a Sorridents como a mais querida e respeitada rede de clínicas odontológicas do Estado e do Brasil”, afirmam os responsáveis pela Sorridents no Espírito Santo, os dentistas Daniela Gonçalves Pinto e Tiago Pinto.

De acordo com os gestores, a marca corresponde a um sentimento com vários pontos de contato com o consumidor, e cada um deles é uma oportunidade de identificação. “Em nossos espaços pessoais e profissionais, nas ruas, vivemos em um mundo povoado de marcas. Elas querem nossa atenção, nosso carinho e cuidado, e diferenciar um produto ou serviço está cada vez mais difícil. Somos pioneiros em um conceito inovador de acessibilidade, conforto, qualidade e segurança em saúde bucal no Espírito Santo e no Brasil. A ideia é atrair e confiar na força da comunicação e continuar crescendo e fazendo a diferença para milhares de pacientes e amigos”, ressaltam. O crescimento da empresa em um ano tão desafiador revela a importância dos investimentos em comunicação para engajar públicos. Seus investimentos em mídia são alinhados às estratégias de Marketing e têm gerado o principal resultado: fazer a clínica ser lembrada pelo público, conforme atesta a pesquisa Marcas Ícones.

CLÍNICA ODONTOLÓGICA

�2016

52%

SORRIDENTS

8 3%

%

SORRISO

SÓ SORRISO / VOLTE A SORRIR

�2015 41%

5%

Sorridents Sorriso

4%

Clínica de todos / Ortodente

Marcas ÍCONES - 2016

83


Estamos sempre buscando voltar a visão do consumidor para o nosso lado” Marcelo Frisso

Consumidor em PRIMEIRO LUGAR

FARMÁCIA / DROGARIA

�2016

24%

REDE FARMES

8% % 7

PAGUE MENOS

PACHECO / SANTA LÚCIA

�2015 10%

Pague Menos

9%

Santa Lúcia

Marcas ÍCONES - 2016

84

7%

Drogasil

D

esde 2007 no mercado, com 100 lojas afiliadas de ponta a ponta do Espírito Santo, a Rede Farmes busca sempre oferecer ao consumidor atendimento personalizado e desconto em medicamentos de uso contínuo, além de cartão fidelidade e convênios para empresas. Em 2015, houve crescimento de cerca de 11% no negócio, com unidades inauguradas e outras renovadas, com ampliação e padronização. “A lembrança de marca traz com ela crescimento de uma maneira geral. Ser lembrado de maneira assertiva, positiva, reflete em fortalecimento, fidelização e, em se tratando de varejo, crescimento e vendas”, afirma o presidente da rede, Marcelo Frisso. Ele destaca ainda que as ações de Marketing implementadas pela empresa foram fundamentais para a marca se tornar forte e reconhecida.

“As lojas se prepararam (e ainda se preparam dia a dia) internamente, desde a fachada até o atendimento ao telefone, há uma padronização de conceitos e valores, mesmo se tratando de um sistema de associativismo. Há uma comunicação coesa e única, e o consumidor enxerga isso e responde positivamente”, completa o gestor. Para o gestor, o primeiro lugar na pesquisa Marcas Ícones deve-se ao fato de colocar o cliente sempre em primeiro lugar. “Estamos sempre buscando voltar a visão do consumidor para o nosso lado, seja por um jargão engraçado, por um preço muito atraente, por um produto necessário ou por uma novidade de mercado. Estamos sempre nos organizando internamente para trazer para o ponto de venda uma diferença dos demais concorrentes, fazendo da fidelização o ponto mais importante de todo o negócio.”


Com um visual desse fica fácil ser lembrado. Rimo, presente nos lares e na lembrança dos Capixabas. Móveis reconhecidos no Brasil e no mundo.

Curta nossa página no facebook. fb.com/moveisrimo

www.rimo.com.br

Pesquisa de Opinião Pública - Top of Mind JOB151602/2016 - Realizada pelo Ibope Inteligência


O que o consumidor mais leva em consideração é a qualidade e a confiança nos resultados” Francisco de Assis Paiva

Relacionamento com o consumidor

E A CLASSE MÉDICA

LABORATÓRIO DE ANÁLISE CLÍNICA

�2016

28% LABORTEL

12% TOMMASI

8%

MARCOS DANIEL

�2015 21%

Labortel

18%

Tommasi

Marcas ÍCONES - 2016

86

11%

Cremasco

A

mpliar sempre a área de atuação, fazer novas parcerias e estreitar o relacionamento com a classe médica são algumas das ações empreendidas pelo Labortel para estar sempre na lembrança de seus clientes. Mais uma vez o mais lembrado na pesquisa Marcas Ícones, o laboratório segue crescendo em número de locais de atendimento e também no compromisso de estar atento às mudanças, inovar, usar tecnologia de ponta e investir na satisfação de seu público-alvo. “A nossa marca ser lembrada pelos consumidores é o termômetro de que o cliente está nos percebendo e nos acompanhando. Isso comprova a sua satisfação com o nosso trabalho. Ser uma marca forte e reconhecida por anos seguidos é o resultado de muita dedicação e satisfação ao que fazemos, como também resultado de muito investimento em tecnologia e pessoal qualificado”,

afirma o diretor e fundador do Labortel, Francisco de Assis Paiva. “Na categoria Laboratório, o que o consumidor mais leva em consideração é a qualidade e a confiança nos resultados. Lidar com saúde é lidar com vidas”, completa. De acordo com ele, grandes desafios foram vencidos para a empresa continuar na memória do consumidor. Além disso, o laboratório orgulha-se de agir profissionalmente de maneira a garantir a satisfação dos colaboradores, o que tem como resultado a perfeita execução das análises, garantindo assim a qualidade. Atuante na área de análises clínicas há mais de 40 anos, o Labortel procura ainda estar sempre presente na mídia, em jornais, TV e revistas. “Acredito que a participação na mídia, através dos meios de comunicação, marca a percepção dos telespectadores, colaborando na escolha da nossa marca como a mais lembrada”, atesta Francisco.


Eletrocity, lembrada por você. Pensando em você. Preço justo, bom atendimento e rapidez na entrega, tudo isso faz da Eletrocity a empresa líder em eletro, em todo o estado.

..........................................

Todo mundo compra aqui.

"Pesquisa de Opinião Pública - Top Of Mind - JOB151602/2016 Realizada pelo Ibope Inteligência"


Vamos continuar investindo na nossa rede própria e em nossa gestão” Márcio de Oliveira Almeida

Promoção da saúde em

PRIMEIRO LUGAR

PLANO DE SAÚDE

�2016

59% UNIMED

13% SAMP

6%

BRADESCO

�2015 64%

Unimed

16% Samp

Marcas ÍCONES - 2016

88

3%

São Bernardo / Bradesco

A

Unimed Vitória tem buscado, cada vez mais, oferecer aos clientes uma prestação de serviço de alta qualidade. Com uma carteira que ultrapassa 320 mil clientes, a cooperativa conta com uma ampla rede de recursos próprios e médicos referências em suas áreas, oferecendo aos clientes uma prestação de serviço de saúde diferenciada. São atualmente 2.319 médicos cooperados, atuando em diversas especialidades, além de ampla rede credenciada. Localmente, a Unimed Vitória se posiciona entre as 25 maiores empresas do Espírito Santo, primeira colocada em seu setor de atuação e no terceiro lugar entre as maiores empresas privadas do Estado com controle de capital no Espírito Santo, o que a transforma na assistência médica mais lembrada do nosso Estado. “O Sistema Unimed, presente em todo território brasileiro, é marca forte, responsável por 37% do mercado nacional de saúde suplementar. Ser a mais lembrada entre os capixabas representa

o reconhecimento do empenho constante que fazemos para oferecer serviços de qualidade, focados na excelência no atendimento e no cuidado com o cliente. Os serviços diferenciados oferecidos pela cooperativa certamente contribuem para essa conquista. Investimentos em inovação, na gestão da cooperativa e, sobretudo, em programas de promoção da saúde fazem da Unimed Vitória um plano de saúde referência no Estado. Além disso, o atendimento humanizado e comprometido com a saúde de cada cliente são fundamentais para a visão positiva que os capixabas têm da marca”, ressalta o diretor presidente da Unimed Vitória, Márcio de Oliveira Almeida. O gestor afirma ainda que um dos objetivos da empresa é continuar trabalhando para o desenvolvimento da atenção primária, nos programas de prevenção desenvolvidos no Viver Unimed. “Vamos continuar investindo na nossa rede própria e em nossa gestão. Nosso maior desafio hoje é focar na prevenção de doenças, visando à promoção da saúde.”


O consumidor percebe quando o trabalho é bem realizado” Júlio Campagnaro

Dedicação que gera FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO

�2016

31%

ALQUIMIA

12% MÔNICA

9%

SANTA LÚCIA

�2015 19%

Alquimia

18%

Mônica

Marcas ÍCONES - 2016

90

6%

Santa Lúcia

RECONHECIMENTO

I

naugurada em 1989 com o propósito de ser uma farmácia diferente das que existiam na época, com manipulação e drogaria no mesmo espaço, a Alquimia foi reformulada em 2009, passando ao modelo de franchising e focada somente em manipulação. Hoje, a rede conta com cinco lojas próprias, em Vitória e Vila Velha, e dez franquias, distribuídas no Espírito Santo, Bahia e Rio de Janeiro. “A Farmácia Alquimia possui modernos laboratórios de controle da qualidade que, assim como os laboratórios de nossas franquias, seguem rigorosamente todas as normas das boas práticas de manipulação, sempre alinhados aos padrões internacionais de controle e aperfeiçoamento de processos, oferecendo hoje fórmulas inovadoras e eficazes. Esse destaque na pesquisa Marcas Ícones vem reafirmar a seriedade e dedicação do nosso trabalho.

Sem dúvida, é um grande diferencial a marca ser lembrada, afinal, o consumidor percebe quando o trabalho é bem realizado”, conta o diretor da empresa, Júlio Campagnaro. Para ele, ser uma marca forte e reconhecida depende da dedicação da empresa, que vai desde o processo de escolha e compra de insumos, passando pela manipulação com técnicos preparados que seguem os padrões de qualidade, até o atendimento ao consumidor final. Aliás, para o gestor, é o reconhecimento do consumidor que motiva a Alquimia a trabalhar com cada vez mais excelência e qualidade, buscando novos produtos e encantando o cliente. Além disso, ele afirma que para esse reconhecimento ser conquistado, é preciso sempre estar na mídia. “Temos que ajustar o orçamento, mas nunca deixar de anunciar”, revela.


HOSPITAL

�2016

18 11%

%

MERIDIONAL

HOSPITAL DAS CLÍNICAS

9%

VILA VELHA / EVANGÉLICO

�2015 16%

Meridional

11%

Metropolitano

8%

Evangélico

Destaque em alta

COMPLEXIDADE

C

omplexo hospitalar de alta qualidade e resolutividade, o Hospital Meridional, em Cariacica, faz parte do Grupo Meridional, composto ainda pelos hospitais Praia da Costa, São Luiz, São Francisco e Meridional São Mateus, que conta com um total de 460 leitos, sendo 118 de UTI. No ano passado, o Meridional inaugurou 32 novos leitos de internação, além de implantar o serviço de tratamento de dor crônica no ambulatório. Com foco em alta complexidade, o Meridional é o único hospital credenciado para transplantes de coração no Espírito Santo e responsável pela realização 100% dos transplantes de fígado

nos últimos anos. Também mantém aproximadamente 30% dos leitos de UTI particulares da Grande Vitória e conta com as únicas UTIs hepática e neurológica do Estado. Além disso, possui neurologista 24 horas no pronto socorro e uma unidade de AVC que é referência no Ministério da Saúde. Desde 2006 o Meridional participa de programas de comparação de Melhores Práticas Assistenciais com os hospitais da Anahp. Em 2008 iniciou a participação no Programa Brasileiro de Segurança do Paciente e a partir de 2009, com a implementação das práticas de excelência do programa canadense de acreditação hospitalar, sua qualidade se destacou ainda mais.


SER VI ÇOS ES PE CIA LI ZA DOS Cemitério  Empresa de vigilância  Gráfica  Loja de artigos para festas 

95 98 100 102


O Parque da Paz Ponta da Fruta vem se renovando a cada ano com planos especiais” Eduardo Poeta

CEMITÉRIO

Atendimento

�2016

39%

HUMANO E PROFISSIONAL

O

Parque da Paz, em Ponta da Fruta, Vila Velha, possui mais de 30 anos no segmento de cemitérios parques, serviços funerários e, nos últimos anos, cremações em instalações próprias. Possui a melhor estrutura em um dos melhores lugares do Espírito Santo, sempre com atendimento personalizado, com qualidade humana e profissional. Oferece ainda excelentes serviços de confiança, para a tranquilidade e economia de toda família. “Além disso, o Parque da Paz Ponta da Fruta vem se renovando a cada ano com planos especiais em jazigos com

dois espaços e planos funerários para toda família, que pode ser adquirido à vista ou em parcelas mensais. Todo o atendimento é feito por uma equipe de funcionários e vendedores preparados para melhor atender a todos que necessitarem nos momentos mais difíceis”, destaca o gestor do cemitério, Eduardo Poeta. Ainda de acordo com ele, “o Parque da Paz, com o objetivo de incrementar seus negócios e fixação da marca, tem utilizado os meios de comunicação local, com presença nas emissora de TV e jornais impressos”.

PARQUE DA PAZ

36%

JARDIM DA PAZ

6

%

SANTO ANTÔNIO

Marcas ÍCONES - 2016

95


Fotos: Octavio Bastos

Objetivo de oferecer um atendimento humanizado e profissional às famílias enlutadas

Jardim da Paz: pioneiro no

ESPÍRITO SANTO

I

naugurado em 1983, o Jardim da Paz é o primeiro cemitério parque do Espírito Santo. Localizado no município de Serra, possui uma completa estrutura física com cinco capelas, funerária, lanchonete, floricultura, templo ecumênico e cruzeiro, em uma área de aproximadamente 200 mil metros quadrados. O Jardim da Paz foi desenvolvido com um projeto arquitetônico que

Marcas ÍCONES - 2016

96

reúne conforto, boa localização, amplas áreas verdes e jardins, proporcionando segurança, tranquilidade e bem-estar a todos que o visitam. Pioneiro no Estado, o Jardim da Paz também faz parte do seleto grupo de empresas que iniciou esse tipo de atividade no Brasil. Associado ao Sindicato dos Cemitérios e Crematórios Particulares do Brasil (Sinccep), está em contato permanente com outros

empreendimentos do país, com o objetivo de oferecer um atendimento humanizado e profissional às famílias enlutadas. Com uma história de 33 anos marcada pelo cuidado e respeito na hora da despedida, o Jardim da Paz conta também com uma funerária e agentes especialmente treinados, 24 horas por dia, e inaugurará, em breve, o mais moderno crematório do Espírito Santo.


Fotos: Cloves Louzada

Mesmo neste momento de crise, há um mercado promissor” Jefferson Barros da Silva

Criando oportunidades para se

MANTER COMPETITIVA

EMPRESA DE VIGILÂNCIA

�2016

42% VISEL

16%

PROSSEGUR

8% GARRA

�2015 20%

Visel

15% Garra

Marcas ÍCONES - 2016

98

10%

Prossegur

D

esde 1990, a Visel oferece serviços de vigilância e segurança com tecnologia e qualidade garantidas, incluindo segurança privada, patrimonial, pessoal, empresarial, escolta armada, ronda florestal e monitoramento eletrônico. No ano de 2015, o grupo trabalhou forte para consolidar os serviços atualmente existentes, investindo em sistema de fiscalização online, objetivando otimização dos trabalhos e aumento da segurança dos clientes, buscando a consolidação da qualidade da prestação de serviço. “Reafirmamos nosso compromisso com o mercado capixaba, em busca de prestarmos um serviço de segurança com excelência e, dessa forma, aumentarmos a credibilidade no mercado e mantermos a liderança no segmento de segurança. Estamos sempre presentes para melhor atender nossos clientes, por intermédio da manutenção de

uma equipe de trabalho atuante e que sempre avalia a satisfação dos serviços”, destaca o gerente operacional da Visel, Jefferson Barros da Silva. De acordo com ele, nestes tempos de retração econômica, a empresa tem reduzido os custos em atividades internas e focado nos trabalhos ligados diretamente à área operacional. “Mesmo neste momento de crise, há um mercado promissor, que busca serviço de segurança com custos competitivos. Por isso, há como trabalharmos a demanda reprimida de forma a aumentar as atividades em segurança”, diz. O gestor ainda reitera a importância dos investimentos em mídia para a marca ser lembrada, mesmo em mercados competitivos. “É preciso, principalmente, compreender a hora de investir em mídia e a de aumentar a comunicação em publicidade. Tudo é um processo, porque para um investimento inteligente é preciso responsabilidade.”


!

:

.

“Pesquisa de Opinião Pública – Top of Mind – JOB151602/2016 – realizada pelo Ibope Inteligência”.


A relação de confiança nos mantém na lembrança dos nossos clientes” Cristhine Samorini

Respeito pelo cliente e

SERVIÇOS DE QUALIDADE

A

GRÁFICA

�2016

42%

GRAFITUSA

4%

TULIO SAMORIM

3%

FONTANA

�2015 40%

Grafitusa

6%

Espírito Santo

Marcas ÍCONES - 2016

100

5%

Grafilux

Grafitusa é uma indústria gráfica com 94 anos de mercado e história. Tendo como marca forte o pioneirismo, já em 1922 trouxe a primeira tipografia para o Espírito Santo. Desde então, a gráfica mantém seu parque gráfico atualizado com equipamentos de ponta e oferece soluções para impressos com produção off set (grandes formatos) ou digital (formatos e tiragens menores). Em 2015, a Grafitusa começou a atuar também como editora e, em 2016, passou a ter em sua equipe um agente literário responsável pela coordenação, junto com autores do Estado, na produção de livros. Assim, projetos literários, de qualquer categoria, podem ser iniciados a partir do zero, com o acompanhamento do agente dentro da gráfica. “Quando atendemos nossos clientes com respeito e entregamos o que prometemos, produtos e serviços com qualidade, eles tendem a nos recomendar sempre, somando para a nossa reputação e solidez no mercado. Trabalhamos para manter essa relação de

confiança e acreditamos que ela nos mantém na lembrança dos nossos clientes e nos posicionando também com aqueles que desejamos atender”, diz a diretora comercial da Grafitusa, Cristhine Samorini. Para ela, o maior desafio a ser superado hoje pela indústria gráfica é se inovar. “Com o aumento do consumo das mídias eletrônicas, manter o valor do impresso sem se envolver com as novas tecnologias é praticamente impossível. Por isso, fazemos investimentos em equipamentos e em modernizações, além de manter com os clientes um relacionamento sincero, arrojado e de parceria.” Atualmente, a Grafitusa está trabalhando em ajustes internos, estratégias de negócio e no relacionamento com os clientes, que é o forte da empresa. Além disso, pretende retomar táticas mais bem definidas de comunicação, pois sabe o quanto a publicidade beneficia o negócio, traz visibilidade e, principalmente, a mantém na lembrança do consumidor.


No final das contas, tudo gira em torno de pessoas” Gilberto Pereira Machado

LOJA DE ARTIGOS PARA FESTAS

�2016

33%

COLMEIA DAS FESTAS

6%

ABELINHA

5%

CASA DO DOCE

�2015 39%

Colmeia das Festas

6%

Abelhinha / Casa do Chocolate

Marcas ÍCONES - 2016

102

Melhores práticas e serviços

PARA SER LEMBRADA

P

ara a Colmeia das Festas, ser a loja especializada em artigos de festas mais lembrada novamente pela pesquisa Marcas Ícones representa um grande voto de confiança, afinal, é o público aprovando seu esforço diário para melhorar ainda mais as práticas e serviços. “No final das contas, tudo gira em torno de pessoas. Nosso atendimento, nossa gestão e nosso planejamento têm sempre como foco atender à necessidade do público, seja ele interno ou externo. Temos um carinho muito grande por nossos clientes e parceiros”, diz, orgulhoso, o presidente da empresa, Gilberto Pereira Machado. Inaugurada em 2011, a Colmeia das Festas conta hoje com duas lojas, uma em Vila Velha e outra em Cariacica. E para se manter forte e competitiva no mercado, a empresa tem investido em

identidade visual, Marketing, atendimento de qualidade e bom relacionamento com o público. “Nossos desafios são esses que se colocam no dia a dia empresarial. Mas é o conjunto formado por administração e gerência da empresa que faz a diferença na maneira como o público se relaciona com a marca”, afirma Gilberto. Segundo o gestor, a construção de uma empresa de sucesso passa por diversas etapas, desde o planejamento até a implementação de medidas internas e externas. “No mundo do Marketing, por exemplo, temos ferramentas muito bem definidas, e cabe ao gestor da empresa saber quando e como aplicá-las. Um bom posicionamento de marca é decisivo na hora de investir em publicidade. É preciso conhecer muito bem a sua empresa e o seu público”, completa.


VE Í CU LOS Concessionária de automóvel local 

105


Temos orgulho da história que construímos junto aos gestores e colaboradores” Juliana Braz Canedo

Ética e compromisso

COM O CONSUMIDOR

A

Vitoriawagen faz parte do Grupo Lider, um dos maiores conglomerados empresariais do país. Com mais de 50 anos de mercado, tem como destaque a credibilidade conquistada e merecidamente reconhecida pelo consumidor capixaba. Atualmente, conta com quatro concessionárias, nos municípios de Vitória, Cariacica, Serra e Guarapari. Em 2015, seus maiores destaques foram modelos como Up! e versões especiais, como Fox e Gol Rock In Rio. “Buscamos transmitir nossa essência, como uma marca que prima pelos princípios de ética e compromisso com o consumidor. No Espírito Santo, onde criamos uma parceria única com os clientes, que se destacam pela fidelidade à marca, temos orgulho da história que construímos junto aos gestores e colaboradores. Ser uma marca lembrada pelo consumidor capixaba nos estimula

a cada dia buscar aprimorar esse compromisso”, afirma a diretora executiva da empresa, Juliana Braz Canedo. A gestora diz ainda que para se tornar forte e reconhecida, a empresa precisa de uma gestão séria e comprometida, estratégias assertivas, um time especializado e atendimento diferenciado, com produtos que atendam às necessidades e desejos do consumidor. “O resultado da pesquisa reforça que continuamos a trilhar o caminho do crescimento dia após dia. É motivo de grande alegria para todos da equipe Vitoriawagen”, assegura. Com ações mensais que apresentam condições especiais e diferenciadas para que o consumidor capixaba realize o sonho do carro novo, a empresa também tem forte presença na mídia, nos veículos de forma espontânea e também com publicidade, o que colabora para tornar a marca top of mind.

CONCESSIONÁRIA DE AUTOMÓVEL LOCAL

�2016

8%

VITORIAWAGEM / CVC

6%

PODIUM

5% VESSA

�2015 12%

Vitoriawagem

11%

Podium

8%

Vessa

Marcas ÍCONES - 2016

105


Investimos continuamente em treinamentos para a nossa equipe” José Braz Neto

Satisfação dos clientes e

PUBLICIDADE PERMANENTE

A

CVC Chevrolet opera no Espírito Santo desde 1985. Atualmente, além da matriz, na Serra, a empresa dispõe de filiais em Vitória, Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Guaçuí e Nova Venécia. Em 2015, ano em que a CVC completou 30 anos no mercado capixaba, foi inaugurada a nova estrutura da filial de Nova Venécia, concebida dentro dos novos padrões da General Motors. Em relação a produtos, a concessionária revende veículos Chevrolet, a mais completa linha de automóveis do país. Ao todo são 13 modelos dos mais variados segmentos, desde o Onix 1.0, o mais acessível, até o superesportivo

Marcas ÍCONES - 2016

106

Camaro SS V8, com 406 cavalos de potência. “Esse resultado mostra que o trabalho que desenvolvemos visando à excelência dos serviços vem dando certo. Reunimos muitas histórias de relacionamento duradouros com nossos clientes, de pessoas que compraram seu primeiro carro há 30 anos, já adquiriram variados veículos na concessionária e ainda recomendaram a marca. Acredito que fato de a marca ser conhecida pelo público contribui no momento da decisão de compra, além de trazer vantagens competitivas para a empresa”, afirma o diretor do Grupo Lider, José Braz Neto. Atendimento de qualidade com foco na total satisfação do

cliente, bons produtos e investimentos em comunicação são, para ele, os ingredientes para a CVC ser cada vez mais reconhecida. “Além disso, investimos continuamente em treinamentos para a nossa equipe, para que esteja motivada e engajada, visando à satisfação dos nossos consumidores.” A CVC mantém presença constante na mídia. A empresa foi a primeira entre as concessionárias de veículos no Estado a adotar política de propaganda permanente e consistente. Desde que foi inaugurada, a revenda investe em campanhas publicitárias, o que vem contribuindo para a valorização da sua marca no mercado capixaba.


VIEMOS AQUI NO IMPRESSO SÓ PRA TE LEVAR CORRENDO AO ONLINE.

Completo e de credibilidade, o Folha Vitória produz conteúdo online de qualidade 100% gratuito para você.

/folhavitoria

@folha_vitoria

www.folhavitoria.com.br


OU TR AS CA TE GO RI AS

ALIMENTO INDUSTRIALIZADO DERIVADO DE CARNE

�2016

55

CERVEJA

�2016

50

%

%

39

%

%

BRAHMA

SADIA

4

ITAIPAVA

Skol

LOJA DE MÓVEIS

Brahma

20%

17% 15%

13%

12%

CASAS BAHIA

SIPOLATTI

Casas Bahia

Marcas ÍCONES - 2016

27% 13%

SANTA TEREZINHA

VISA

17%

Sipolatti

27%

Dadalto

DACASA / MASTERCARD

7%

BANESCARD

�2015 20%

CARTÃO DE DESCONTO

�2016

DADALTO

�2015 28%

Antarctica

DISTRIBUIDORA SÃO PAULO

DANÚBIO

Danúbio

6% 2%

7%

�2016

29%

108

36%

LOJA DE ROUPA DE CAMA, MESA E BANHO

�2016

ORTOBOM

SÓ COLCHÕES / COLCHOLÂNDIA / GAZIN

�2015 47%

75%

ORTHOCRIN

%

COFRIL

�2016

SKOL

FRIBOI

21 8%

LOJA DE COLCHÃO

�2015 15%

Santa Terezinha

9%

Mercadão

25%

Cartão de Todos

13% Dotz

9%

Dacasa / A Vista


2016


OU TR AS CA TE GO RI AS

LOJA DE DEPARTAMENTO

�2016

29

RELOJOARIA

�2016

%

C&A

13%

13%

18% 15%

21%

Dadalto

%

BANCO DO BRASIL

19%

BRADESCO

25%

Banco do Brasil

Marcas ÍCONES - 2016

15% Itaú

Faesa

LOJA DE ILUMINAÇÃO

HONDA

ILUMINAÇÃO SÃO PAULO

12%

15%

10%

6%

DACASA

18%

Honda

11% Dacas

11%

UVV

25%

MIL LÂMPADAS

DADALTO

�2015 25%

16%

26%

�2016

VOLKSWAGEN

�2015

�2015 Estácio

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

110

Moscon

�2016

29%

30%

10%

CONSÓRCIO

�2016

Caixa Econômica Federal

Jacklaine Joias

C&A

BANCO

26

7% UNIP

10%

54%

Americanas

SALESIANO

11% Primo

29%

10%

JAKLAYNE JOIAS

�2015

�2015

�2016

ESTÁCIO

MOSCON

DADALTO

%

PRIMO

AMERICANAS

24%

48

ENSINO A DISTÂNCIA

8%

Caixa Econômica

�2015 11%

Iluminação São Paulo

9%

Dadalto

7%

D&D / Escelsa


OU TR AS CA TE GO RI AS

MÁRMORES E GRANITOS

�2016

MOTEL

�2016

12%

5% UNIÃO

�2015

5% YES

3%

�2015

�2015

39%

D&D

11%

Rede Construir

Status

16% Kiss

55% SÔNIA NOIVAS

CASA DA NOIVA

KISS

ALTO LAJE

Bruno Zanet

9%

14%

6%

11%

38%

�2016

STATUS

BRUNO ZANET

12%

LOJA DE NOIVAS

ROSIMEIRE NOIVAS

5%

C Q Sabe

44%

Sônia Noivas

17%

Casa da Noiva

7%

Véu das Noivas


OU TR AS CA TE GO RI AS

LOJA DE ROUPAS DE FESTA

�2016

12

�2016

%

10

%

%

�2015 14%

13%

Renner

34% CDI

10%

MULTISCAN

9

MAGIA DO SURF / QUEBRA ONDA

VERA MODAS

Sônia Noivas

�2016

BAHAMAS

TONS

9

56

%

MAGIA DO MAR

4% 3%

C&A

CLÍNICA DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM

MODA PRAIA

50%

12% Tons

UNIMED

�2015 Magia do Mar

8% Beira Mar

5%

Bahamas

�2015 21%

CDI

E d u c a ç ã o C o r p o ra t i v a

Marcas ÍCONES - 2016

114

%

9%

Multiscan

7%

Santa Ana


Pesquisa de opinião pública Top Of Mind JOB 151602/2016 realizada pelo Ibope Inteligência.

O M I X o R P O SEU R E S E D O P FOLDER A R A P O H O CAMIN O M I X o R P O SEU . O T A R T N O C Acredite no poder de uma boa impressão nos negócios. Grafitusa: inovadora, completa e com um atendimento que você não esquece.

Ligue, nós queremos impressionar você: 27 3434-2200. 1º lugar na pesquisa marcas icones da Rede Vitoria.


OU TR AS CA TE GO RI AS

OPERADORA DE TV POR ASSINATURA

�2016

53

%

SKY

18

%

GVT

13

%

NET

PET SHOP

�2016

6%

PET DOG / CASA DO CRIADOR

4% 3%

BICHOLÂNDIA / ANA RAÇÕES

VILA BICHOS / BICHO MIMADO / DU CÃO / MIMI PET / SHOP CÃO / BANHO E TOSA / DEFON / MUNDO ANIMAL

MUITO MAIS QUE UM

ÇÃO! A M R O DE INF N G I S M DE E T I U Q A IDENTIDADE VISUAL 27 3337.7249 linkedit.com.br link@linkedit.com.br

ANÚNCIOS

Rua Villa-Lobos, 118 Bairro de Fátima Serra.ES

CATÁLOGOS DE PRODUTOS

Design de informação sem complicação.

FOLHETERIA


ciar n u n a o d Precisan utos

d o r p m e segmentadoãso ribuiç com dist

? a d i g i r i d

ar g l u v i d Quer negócio o seuara quem p te n e m l a e r a?

import

r suas ia l p m a Deseja gias com estratméa publicação u

? a i r p ó pr

SEJA QUAL FOR O SEU NEGÓCIO, A REALIZA PODE SER A PEÇA QUE ESTÁ FALTANDO NO SEU PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO.

VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSO TRABALHO.

WWW.REALIZAEDITORA.COM.BR


OU TR AS CA TE GO RI AS

SINDICATO

�2016

TRANSPORTE DE CARGA RODOVIÁRIA

�2016

9 % 5

%

34%

COMERCIÁRIOS

38%

VOLKSWAGEN

8%

Comerciários

12%

22%

9%

14

FIAT

ITAPEMIRIM

�2015 Rodoviários

�2016

ÁGUIA BRANCA

RODOVIÁRIOS / FERROVIÁRIOS / MOTORISTAS

11%

FÁBRICA DE AUTOMÓVEIS

6%

Ferroviários

%

CONTINENTAL

CHEVROLET

�2015

�2015 22% 16%

Águia Branca

Colatinense

10%

Itapemirim

34%

Vitoriawagem

24% 19%

Fiat

Chevrolet

PNEU

�2016

75% PIRELLI

10%

GOODYEAR

Pesquisa de Opinião Pública - Top of Mind - JOB151602/2016 realizada pelo Ibope Inteligência

6%

FIRESTONE

�2015 71%

Pirelli

11%

Goodyear

7%

Firestone


“Pesquisa de Opinião Pública – Top of Mind – JOB151602/2016 – realizada pelo Ibope Inteligência”.

/BuaizAlimentos /buaiz.alimentos /BuaizAlimentos1 www.buaizalimentos.com.br


VOCÊ PODE ACHAR QUE É SÓ UMA LEMBRANÇA. PARA NÓS É UM VERDADEIRO PRESENTE.

Ser líder da pesquisa Marcas Ícones da Rede Vitória é o resultado de um esforço diário. E é com orgulho que fazemos o Shopping das tendências, do conforto, das inovacões. O Shopping que sempre foi, que é, e continuará sendo a preferência dos capixabas. O seu Shopping Vitória. PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA - TOP OF MIND - JOB151602/2016 REALIZADA PELO IBOPE INTELIGÊNCIA.

Profile for Realiza Editora

Marcas Ícones 2016 | Edição 5  

Pesquisa de lembrança de marca realizada pela Rede Vitória e Ibope Inteligência.

Marcas Ícones 2016 | Edição 5  

Pesquisa de lembrança de marca realizada pela Rede Vitória e Ibope Inteligência.

Advertisement