Page 1


Editorial

Foto: Faelo Ribeiro

Estamos aqui para ajudar

Formar-se não é só terminar um curso superior. Simbolicamente, a formatura implica um começo, um primeiro passo para o futuro profissional escolhido e planejado. E para marcar tudo isso na vida de um jovem, sua família e amigos, a festa de formatura é a coroação perfeita desse momento de conquistas. O Guia Vestindo a Beca surgiu para decifrar esse mercado e apresentar aos formandos as melhores opções em produtos e serviços para a formatura e seus eventos, como a colação de grau e o culto. Nas próximas páginas, você vai encontrar dicas de como organizar a festa; conhecer as novidades e tendências em fotografia, decoração e música, e se inspirar com um editorial de moda fotografado por uma equipe muito competente. Estamos aqui para ajudar. E estamos só começando. Esperamos chegar a muitas edições como referência para formandos e faculdades do Espírito Santo quando o assunto é formatura. Boa leitura e bom proveito do Guia Vestindo a Beca. Eder Mota Diretor da Realiza Editora

VESTINDO

A BECA

1ª edição | Abril 2015

Expediente Coordenação Eder Mota Comercial Regina Lourenço e Rita Damasceno Textos Ariani Caetano Projeto Gráfico e Diagramação Link Editoração Impressão GSA Gráfica e Editora Tiragem 10.000 exemplares Distribuição Gratuita e dirigida em faculdades do Espírito Santo www.guiavestindoabeca.com.br www.facebook.com/ guiavestindoabeca O Guia Vestindo a Beca é um produto da

27 3314-5117 | 27 3014-5787 www.realizaeditora.com.br contato@realizaeditora.com.br

Avenida Leitão da Silva, 141 Edifício Braga, sala 306 Bento Ferreira, CEP: 29050-605 Vitória/ES O Guia Vestindo a Beca é uma publicação anual da Realiza Editora. É proibida a reprodução total ou parcial de textos, fotos, ilustrações e anúncios, por qualquer meio, sem prévia autorização do editor. Todos os direitos reservados.


Sumário Organização:::::::::::::::::::::::::::: Editorial de Moda:::::::::::::::

Produção:::::::::::::::::::::::::::::::::::

06 32 40 58 64 76

Decoração:::::::::::::::::::::::::::::::::: Fotografia::::::::::::::::::::::::::::::::::

Música::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::


ão

Organizaç

Nos mínimos

Não, não é loucura nem ansiedade, mas quando uma turma inicia o curso de graduação já precisa começar a pensar na formatura. Em se tratando desse tipo de evento, vale aquela máxima de que “quanto antes, melhor”. Isso porque com antecedência é possível escolher melhor os fornecedores, garantir o cerimonial desejado e que comporte a quantidade de pessoas que a festa vai ter e, é claro, fica mais fácil de pagar, sem pesar tanto no bolso.

“A

credito que já no segundo período da faculdade o formando deveria dar início a esse processo. Muitas turmas acreditam que é muito cedo e que não precisa de tanto. Mas a verdade é que o valor da formatura não vai mudar muito além das correções da inflação, porém, com mais tempo para pagar, as parcelas acabam não pesando no bolso. Sendo assim, comece cedo. Não deixe para ver essas questões no último ano. Se deixar tudo para o final, a turma correrá o risco de não encontrar

6

assessoria, cerimonial e outros fornecedores disponíveis para o seu evento”, alerta Cleber Pandolfi, da Ideia Eventos. Segundo ele, para começar a pensar na festa de formatura, a turma toda deverá ter consciência de que não vai ser uma tarefa fácil, pois conciliar os desejos e sonhos de toda uma turma em alguns poucos eventos é realmente muito difícil. “O próximo passo é encontrar alguns colegas dispostos a correr atrás desse sonho. Esse grupo de desbravadores será conhecido como comissão


ão

Organizaç

de formatura. O terceiro passo é contratar uma empresa idônea para assessorá-los nesse percurso. Esse passo é crucial, pois é a assessoria que mostrará o caminho das pedras e facilitará muito a vida da comissão de formatura”, completa. Para Cleber, a importância da comissão começa pelo fato de que ela vai nortear todo o processo de planejamento e execução do projeto de formatura. É a comissão que filtra os desejos e necessidades dos colegas e os transforma em uma única coisa: o projeto de formatura. “Além disso, as assessorias tendem a utilizar a comissão de formatura como intermédio entre ela e toda a turma. É por meio da comissão que tudo se inicia e finaliza”, reitera. Montada a comissão de formatura e contratada uma assessoria, são definidos alguns elementos importantes da festa, como o local, o tipo de evento (churrasco ou baile, por exemplo), a música (banda ou DJ, ou os dois) e a decoração. Feito isso, já é possível começar a definir os custos do evento e planejar uma forma de arrecadar o dinheiro junto a turma. “O ideal é fazer os orçamentos previamente, aprovando aquele que for mais adequado para a turma. Dessa forma, cada aluno saberá o valor de que deverá dispor. Tudo deve estar registrado em contrato. O ideal é abrir uma conta em nome da comissão de formatura, que, claro, sempre deverá prestar contas à turma”, explica Valdir Barcelos.

Formandos, planejem-se!

1. Mesmo com a comissão

de formatura, a assessoria pode auxiliar a turma na organização e com a contratação dos fornecedores. 2. Antecipem-se e comecem a pagar o quanto antes para não pesar no bolso de ninguém. 3. Saibam o que querem e conversem com a comissão sobre seus interesses. Dentro da realidade da turma, a comissão vai saber equilibrá-los. 4. Solicitem contrato a todos os fornecedores, mesmo os que forem contratados diretamente pela assessoria. 5. Aproveitem cada momento, desde o culto à festa, afinal, foram muitos anos de estudo e suas conquistas merecem ser comemoradas.

Guia Vestindo a Beca 7


ão

Organizaç

A turma também precisa decidir sobre os eventos de formatura que vai realizar. Os mais comuns são a colação de grau, que geralmente é oferecida pela instituição de ensino; o culto ecumênico, e o baile. Há quem realize também churrascos, aula da saudade, festa à fantasia e até mesmo uma viagem. Mas isso tudo deve ser acordado com a turma antes de ser programado. “Planejamento é a palavra-chave. Tudo deve ser bem orçado, pesquisado e escolhido de acordo com a realidade financeira da turma. Casando bem a arrecadação com os custos, ninguém terá susto nem estresse às vésperas da festa. Por isso, a assessoria é tão fundamental. É ela que vai selecionar os melhores fornecedores, conhecer as novidades que o mercado oferece, orientar a comissão no que diz respeito à arrecadação, planejamento e relacionamento com a turma. No geral, a assessoria deve ser encarada como uma mediadora entre todos os envolvidos, exercendo um papel importante para a harmonia e sucesso dos eventos”, diz Augusto Rezende, da Viva Eventos. Feito todo o processo de formação da comissão, contratação da assessoria, planejamento dos eventos e arrecadação

8

do dinheiro, tudo vai caminhar muito bem, obrigado. E, mais perto da formatura, é hora de pensar em como será o culto ecumênico. “Como o próprio nome diz, o culto é ecumênico, e não trata de uma designação religiosa específica. Mesmo assim, o local a ser escolhido é sempre um ponto complicado, embora as igrejas atuais estejam se tornando bem flexíveis quanto a essas questões. Algumas delas (católicas e evangélicas) permitem que o culto seja celebrado por um padre (ou diácono) e um pastor ao mesmo tempo. Isso tem facilitado muito a escolha do local para realizar o culto ecumênico da turma. Mesmo assim, é difícil agradar todos os formandos, pois alguns credos não permitem sequer que as pessoas entrem em outra igreja se não a sua. Questões como essas realmente são difíceis de serem resolvidas”, alerta Cleber. E quando chega o grande dia, o dia do baile de formatura, todos os formandos são “donos” da festa, que foi planejada e executada para eles. No entanto, uma coisa ou outra não sai exatamente como cada um imaginou, por isso, a comissão, junto com a assessoria, deve tentar equilibrar os interesses para agradar todos, na medida do possível. “O importante é ter bons fornecedores e boa organização, para que os eventos surpreendam de forma geral”, ressalta Augusto. Assim, com uma comissão coesa e uma assessoria competente, não tem como não ser sucesso.


ão

Organizaç

Você sabia?

Quem é quem na colação de grau Orador

Representa os formandos, fazendo o uso da palavra para expressar os anos vividos durante o curso, relatar a trajetória da turma, a importância da instituição de ensino na graduação e as expectativas para o futuro.

Patrono

Sua função é defender cada formando perante a sociedade. Além disso deverá realizar um discurso sobre a importância da profissão dos graduados na sociedade e desejar sucesso na nova etapa a ser vivida pelos formandos.

Paraninfo

Atua como padrinho ou testemunha dos alunos formandos perante a sociedade, realizando um discurso de congratulação.

Juramentista

Representa os demais formandos e profere o juramento oficial específico de cada curso. Para o juramento, o aluno deverá seguir um protocolo: deverá dirigir-se à tribuna e, com o braço direito estendido, ler o juramento, enquanto os demais, de pé, também com o braço direito estendido, acompanham a leitura. Ao final, todos repetem “Eu juro”.

Aluno requerente de grau

Representa os demais formandos perante a autoridade acadêmica (diretor ou representante) e recebe o grau em nome dos formandos. Entretanto, é uma função facultativa, pois não há impedimento caso cada aluno queira receber o grau.

Homenageado

Professor a ser homenageado pelos formandos. Um formando deverá entregar a placa e flores de homenagem ao professor escolhido.

Composição da mesa

A mesa deverá ser composta pelo: • Diretor da unidade do curso ou representante legal • Coordenador do curso ou representante legal • Patrono • Paraninfo

Discursos

Deve haver quatro discursos obrigatórios, nesta ordem: • Orador • Paraninfo • Patrono • Diretor ou representante legal

Guia Vestindo a Beca 9


SURPREENDA-SE

Av. Dante Michelini, 1275, Jardim da Penha • (27) 3207.5545 www.perfileventos.com • contato@perfileventos.com facebook.com/perfileventoseformaturas • Instagram: @perfileventos


Doces finos e mesa de saída para a sua festa de formatura ser inesquecível. 55 27 3337.4389 • 9.9995.4432 • www.ducarmodoces.com.br Rua Sebastião S. Rabello, 115, 404 bl. c, Jardim Camburi, Vitória, ES


LA Design

A melhor seleção de drinks especialmente escolhidos para o seu evento.

• Carta de drinks com mais de 50 opções • Degustação personalizada • Cardápio digital • Estrutura de balcões em led • Bartender profissional

(27) 3065-8308 / 99982-3369 | contato@doubleshot.com.br | doubleshot.com.br


LA Design

Variedade e sofisticação em todo lugar Locação de Móveis para Eventos (27) 3332 4277 - www.emporioaeventos.com.br

Conheça também Empório A Gifts Fragrâncias Especiais como lembranças de um momento inesquecível

Gifts Gifts


LA Design

No coração de Vitória, o melhor espaço de eventos para sua formatura.

Área coberta e descoberta, Churrasqueira, Piscina, Buffet Exclusivo, Open Bar.

Forminhas Forminhas

Agende uma visita: (27) 3065-8308 / 99982-3369 enseadalounge.es@gmail.com Enseada do Suá, ao lado da Cruz do Papa

átima

átima

para doce

para doce

x125.indd 1

10/04/15 14:04

Forminhas átima

para doce

(27) 3347-0017 • (27) 99294-3120 mf.novais@hotmail.com

Curta nossa página /fatimaforminhas


LA Design

CERIMO NI AL

Praia da Costa - Vila Velha

(27) 3299-2911 - www.lechandon.com.br


A Forte Distribuidora possui grande variedade de bebidas, como uísques, champanhes, espumantes, prossecos, licores, vodcas, energÊticos, vinhos e muito mais. Entregamos as bebidas selecionadas no local e data do evento conforme solicitação dos clientes, cerimoniais ou buffets.

Entre em contato com uma de nossas vendedoras:

Ligue: 3063-8667

ou por email: vera@fortedistribuidora.com 98158-2334 regina@fortedistribuidora.com 99929-2673


Formaturas Casamentos Aniversรกrios Aula da saudade Novo

Charmoso e deslumbrante

Conheรงa o cerimonial Oasis, o local perfeito para sua festa.

www.cerimonialoasis.com.br

/cerimonial.oasis

27 3227.3341 27 99902.0288

atendimento@cerimonialoasis.com.br


Com certas coisas você não precisa se preocupar.

Nós resolvemos.

Revisão ortográfica e gramatical de artigos e monografias

Formatação em ABNT ou norma específica da faculdade

Padronização de linguagem

Ariani Caetano Jornalista

(27) 3029-3662 | (27) 99947-0862 arianicna@gmail.com | facebook.com/ariani.caetano


Doces finos Bombons finos Bem-formados Mesa de chocolates

27 3345.4422

9 9923.2398 9 8161.4560

ritadecassianepo@hotmail.com

Rita de Cรกssia


Cores

Transformam o nosso mundo nesTe lugar IrresIsTIvelmenTe maravIlhoso!

Rua Pedro Botti, 81, Consolação, Vitória, ES CEP 29045-453

GraficaGSA gsaweb

graficagsa.com.br 27 3232.1266


SUNRISE

BEBIDAS

Espumantes, vinhos nacionais e importados e bebibas diversas para sua festa!

Faรงa seu orรงamento. (27) 3299-7805


Ideal para hospedagem de Grupos.

Reserve 15 apartamentos para seus convidados e ganhe uma diĂĄria cortesia.

C�ntat�s e reservas:


gala

Baile de

A noite é de festa! Longos, fendas, decotes e brilhos ditam tendência para a celebração de sua conquista

Ficha técnica Fotos: Faelo Ribeiro Modelos: Aline Moreira, Lara Armani e Dejair Abelha (Andy Models) Styling: Elisa Euzébio (Copa Consultoria) Beleza: Equipe MA Hair Design Cenário: Romero Office Decor

32


Vestido Kriptus, sapato M么nica Reali, brinco Tesori e colar acervo

Guia Vestindo a Beca 33


Smoking Sonho das Noivas

34


Vestido Vera Modas, sand谩lia e clutch M么nica Reali, brinco e braceletes Tesori

Guia Vestindo a Beca 35


Vestido Estilo Vit贸ria, brinco e anel Tesori

36


Vestido Estilo Vit贸ria, sapato e clutch M么nica Reali, brinco Tesori, pulseira e anel acervo Smoking Sonho das Noivas, sapato acervo

Guia Vestindo a Beca 37


Vestido Kriptus, brinco e bracelete Tesori

38


Vestido Ela Linda, sapato e clutch M么nica Reali, brinco e bracelete Tesori Guia o Vestind

a Beca 39


Produção

Conselhos de

→ Elisa Euzébio

10 dicas para escolher o vestido de formatura perfeito

E

scolher a roupa que vai te acompanhar neste momento especial não é tarefa fácil. São muitas opções e uma responsabilidade enorme, afinal, você vai se lembrar desse dia para o resto da vida.

Esqueça tendências, valorize o seu estilo pessoal

A formatura é um momento especial, que ficará registrado em fotos e na sua memória por toda a vida. Por isso, o vestido tem que ser, acima de tudo, a sua cara. Não vale a pena ficar investindo nas tendências de moda do momento se, no fundo, elas não representam quem você é. A moda muda muito rápido, e o que é tendência hoje pode te deixar constrangida daqui a alguns anos. Mas uma escolha que esteja de acordo com o seu estilo e a sua personalidade vai continuar te agradando, porque trará boas lembranças.

40

É hora de comemorar e brindar o esforço e a dedicação dos últimos anos e celebrar suas conquista... E a estrela da festa é você! Para te ajudar nessa tarefa, preparamos algumas dicas:

Invista no seu sonho

Se você já tem em mente o que gostaria de usar, corra atrás disso. Nada de escolher o primeiro vestido que couber em você ou no seu orçamento. Se é para encontrar um vestido exatamente como você quer, vale a pena pesquisar um pouco mais. Também evite experimentar muitos modelos diferentes. Informe ao vendedor da loja exatamente o que você está procurando e só tente outras opções se você realmente gostar delas (estar aberto a novas opções não é um pecado). Faça uma seleção do que realmente te interessa. Se não encontrar nada nas lojas, procure uma costureira ou estilista de sua confiança para que ele materialize seu sonho.


3

A cor perfeita

Diferente do casamento, em que a cor do vestido já está pré-definida, no dia da sua formatura você tem liberdade total. Vale optar por sua cor preferida ou por aquela que todos dizem que te deixa linda. Só não vale escolher “qualquer uma”, só porque “era o que tinha disponível na loja”.

4

A roupa do Oscar

Muitas formandas caem no erro de querer copiar a roupa de celebridades. A menos que você tenha o corpo igual ao da Angelina Jolie, a roupa que ela usa não vai necessariamente ficar bem em você. Inspirar-se no look das celebridades é muito válido, mas isso não significa copiar o vestido que elas usaram, afinal, vocês são pessoas diferentes.

5

Produção

Modelagem e caimento

Se você não entende nada de tecidos, modelagem e outras questões técnicas da confecção de uma roupa, não se preocupe. Não precisa dizer ao vendedor exatamente qual o tecido ou nome do modelo você quer, mas explique a ele as características que te agradam. É sempre bom ter referências, por isso, leve fotos que mostram o que você gosta. Vai ser bem mais fácil de explicar desse jeito.

6

Vestido longo

Em geral, o black tie é o traje definido para os formandos no baile de formatura. Nesse caso, para mulheres, o vestido longo é a aposta mais certeira. Mas se você não tem o hábito de usar esse comprimento ou acha que ele não fica bem em você, pode optar por um modelo mais curto, afinal, nos dias de hoje as regras de etiqueta são bem mais flexíveis. Mas, nesse caso, invista em tecidos nobres ou bordados, que deixam o vestido mais glamouroso. Também vale apostar em acessórios grandes, com “cara de festa”, em cabelos presos e maquiagem elaborada. Assim, os complementos se encarregarão de deixar o vestido à altura da ocasião.

Guia Vestindo a Beca 41


Produção

Mas se a sua turma não abriu uma exceção para os curtos, ou se você acha que isso seria muita ousadia, busque um longo com características que valorizem o seu tipo físico e o seu estilo: → Se é baixinha – é muito comum ouvir mulheres baixas dizendo que não ficam bem de longo –, invista em elementos alongadores, como linhas verticais, decotes em V e modelagens mais fluidas, sem muito volume. → Se seu estilo é informal e não se sente bem com trajes muito rebuscados, opte por um longo sem brilhos ou bordados, ou escolha um modelo minimalista.

7

Comprar, alugar ou mandar fazer?

Essa decisão depende muito do seu orçamento e estilo de vida. Comprar um vestido pronto é bem prático, pois você terá apenas o trabalho de escolher o modelo e solicitar que a loja faça os ajustes que forem necessários. Mas peça garantias à loja de que o mesmo vestido não será vendido para outra pessoa que estará na festa. Muitas mulheres usam o vestido de formatura apenas uma vez. Por isso, alugar pode ser uma boa opção. Mas como os vestidos são alugados diversas vezes para pessoas diferentes, seja muito criteriosa com os ajustes, e não deixe para fazê-los muito em cima da hora. Apesar de alugado, o vestido deve aparentar ter “sido feito para o seu corpo”.

42

Se você não conseguir encontrar o vestido que sonhou, ou se tem uma costureira ou estilista de sua confiança, pode optar por fazer o vestido sob medida. Nesse caso, comece o processo com bastante antecedência, pois assim terá tempo de definir o modelo, comprar o tecido e fazer as provas necessárias.

8

Complementos

Depois de escolher o vestido, é a vez dos acessórios. Escolha peças que harmonizem com o vestido. Nada de um colar que “brigue” com o decote, ou um brinco longo que fique “esbarrando” no detalhe da alça. Se o seu vestido for muito elaborado, opte por acessórios mais discretos, que acompanhem as cores ou a linguagem da roupa. Se optou por um modelo mais minimalista, sem muitos detalhes, aposte em acessórios impactantes. Em geral, brincos grandes dispensam o uso de colar, e maxi colares pedem brincos mais discretos. A bolsa e o sapato não precisam ter a mesma cor, mas devem ter harmonia de estilo. E, por fim, o cabelo e a maquiagem devem ser escolhidos para valorizar o seu look. A maquiagem deve combinar com os acessórios, e não com a cor da roupa, afinal, os brincos e colares estão bem mais próximos do seu rosto do que a saia, certo?! Looks leves e românticos pedem makes mais suaves, enquanto vestidos mais modernos combinam com batons fortes


Produção

9

Detalhes técnicos

Depois de escolhido o vestido, chega a hora dos ajustes. Na maior parte das vezes, eles são inevitáveis. Geralmente, as lojas se responsabilizam por fazer os ajustes necessários, o que é ótimo, pois elas costumam ter um profissional que sabe lidar com roupas de festa. Mas evite ajustes muito grandes, mesmo que a vendedora diga que é possível. Não se esqueça de levar o sapato que vai usar na festa no dia de marcar a bainha do vestido. Se usar um salto no tamanho errado, a bainha pode ficar curta ou você vai acabar pisando na barra do vestido durante toda a festa. A lingerie que vai por baixo do vestido também é super importante, afinal, você não vai querer a marca da calcinha aparecendo. Também se certifique de que, com o flash na hora das fotos, seu vestido não ficará transparente, mostrando o que está por baixo dele.

10

Aproveite a festa

Durante o processo de escolha tanto do vestido quanto dos acessórios, não se esqueça de que você vai usá-los em uma festa muito animada, em que vai querer dançar, beber, pular, abraçar pessoas queridas etc. Por isso, é fundamental que o vestido te permita se movimentar à vontade. Esqueça decotes que exigem uma postura muito rígida, corpetes muito apertados que te deixem ofegante ou corram o risco de rasgar durante uma movimentação mais brusca e saias muito justas que te atrapalhem a dançar. O sapato deve ser confortável, por isso, experimente-o antes, use-o um pouco dentro de casa, para garantir que ele não te “torture” ao longo da festa. Também evite brincos muito pesados, tiaras ou grampos de cabelos que apertem além da conta ou pulseiras que possam puxar fio do vestido.

Elisa Euzébio é Consultora de Estilo na empresa Copa Consultoria de Imagem & Estilo. Ela oferece o serviço de Consultoria de Estilo para eventos especiais, como formaturas e casamentos. Contato: 27 98128-6881 contato@copaconsultoria.com.br www.copaconsultoria.com.br Facebook: www.facebook.com/copaimagem Instagram: copaconsultoria

Foto: Faelo Ribeiro

e olhos bem marcados. Os cabelos soltos têm aspecto mais jovem, e os presos são mais sofisticados. Mas lembre-se sempre de coordenar todos esses elementos.

Guia Vestindo a Beca 43


Estamos presentes em todas as suas conquistas, deixando a sua alegria ainda mais visível.

Nós valorizamos o que é importante para você. Por isso, criamos condições e pacotes exclusivos para formandas. Venha conhecer o nosso espaço e os nossos profissionais. Reafirmamos diariamente a qualidade e o nosso estilo, proporcionando a você o melhor em beleza, estética, produção de formandas e noivas.

/salaomahairdesign @salaoma Rua Ary Siqueira, 115, Enseada do Suá Vitória/ES, (27) 3325 4321 salaoma.com.br


Vestido: Emp贸rio Chic | Acess贸rios: Metal Nobre | Foto: Marcos Salles


Aluguel e venda de

roupa de festa


Há 19 anos celebrando seus melhores momentos. Kriptus, chique como você!

Praia do Canto Rua Joaquim Lírio, Vitória/ES 3345-9359/3314-6698

Glória

Rua Getúlio Vargas, 209 Vila Velha/ES 3229-2200/3239-3469 kriptus@hotmail.com

www.kriptus.com.br


Rua Aleixo Neto 1404 Tel 27 3325 1486

Exclusividade Martha Paiva


SuA fORmATuRA VAI ENTRAR PARA A hISTテウRIA cONVITES PERSONALIZADOS uM JEITO DIVERTIDO DE CONVIDAR OS PARENTES E AMIGOS PARA ESTE MOMENTO Tテグ ESPECIAL

EntrE Em contato

27 3337.7249 fernanda@linkedit.com.br


Decoração

Fotos: divulgação Maison Rosée

Tá bonita? Então vai

Se a qualidade da comida, da bebida e da música fazem uma boa festa, a decoração é o elemento que sinaliza aos formandos e convidados, assim que eles entram no salão, que tudo vai ser, realmente, muito bom. Ela é o primeiro item a ser visto e percebido, por isso, investir em um visual de tirar o fôlego, com iluminação adequada, é fundamental para mostrar para todo mundo o quanto a formatura vai ser inesquecível. 58


Decoração

“Q

uando imagino uma festa de formatura, penso em uma festa inovadora, despojada, leve, com muitos lounges onde os convidados possam circular, apreciar todos os ambientes e aproveitar tudo o que o evento pode oferecer”, afirma Monica Domingues, da Moison Rosée. Segundo ela, até mesmo o curso feito pelos formandos pode influenciar na decoração da festa. “Os formandos de Direito geralmente optam pelo clássico com boate moderna, e os de Arquitetura, por exemplo, priorizam uma estética mais moderna, com muitos lounges, mas sem muita flor.” As combinações de cores mais solicitadas, de acordo com Monica, são o tradicional preto com branco; chá, branco e rosé, e também

Décor inspirador Confira algumas dicas do que não pode faltar a uma decoração moderna de encher os olhos: → Ambientes com sofás, criando espécies de salas → Futons com muitas almofadas → Árvores de bambu → Bares soltos e iluminados em pontos estratégicos → Ambientes com cadeiras diferentes → Mesas de vidro e espelho pontuando algum ambiente → Iluminação cênica com dimmer operacional para controlar a luz dependendo do momento

Guia Vestindo a Beca 59


Decoração

→ Elementos centrais, que chamam a atenção; ilhas gastronômicas, e lounges demarcados por móveis diferentes fazem parte da decoração de festas de formatura branco, verde e marsala, a cor eleita pela Pantone para o ano de 2015. O decorador Romerio Coser, da Romero Office Decor, aponta as cores mais fortes como as predominantes em festas de formatura. “O fúcsia e o marsala são bastante utilizados, até mesmo para criar uma diferenciação e a festa não ficar parecida com um casamento”, ressalta. Para ele, o decorador tem que se ater ao foco da festa de formatura, que sempre vai ser o baile de gala. “Por isso, aposto sempre em lustres e numa decoração contemporânea, além de um bom acabamento e um projeto bem elaborado, que vai desde a iluminação cênica até uma produção praticamente cenográfica, que inclui todos os detalhes da

60

ambientação do evento e customização do espaço.” Uma estratégia usada por muitos decorados para festas de formatura é a criação de diferentes ambientes na área do evento, transformando seu conceito e definindo a finalidade de cada espaço. “Os ambientes são muito chiques. Sempre sugiro aos formandos não colocarem muitas mesas para conseguirmos aproveitar o espaço para criar ambientes. Por exemplo: podemos ter um cantinho japonês, com mesinhas e tatames; um de boteco, com ares de bistrô e banquetas, e assim sucessivamente para cada área gastronômica oferecida pelo buffet”, explica Monica. Com a ajuda de bons profissionais, especialistas no assunto, a decoração da festa de formatura vai ser um luxo só.


Formando,

um brinde à sua conquista.

Decoramos a sua festa de

formatura

com estilo e sofisticação. Guia Vestindo 33 4 27 1 - 2 6a B7e1ca

Katia 27 9 88 01 - 1 4 86 Rosangela 27 9 .88 4 8- 4 86 0 Tel. 61 contato@lessasdecoracoes.com.br www.lessasdecoracoes.com.br n

n

n


.Locações e Serviços 27 3721-1050 | 9.9942-5134 | 9.9989-0492

reginamalacarne@yahoo.com.br

62

27 3243.1541 - Fax: 27 3243.4926


www.maisonrosee.com.br Guia (27) 3225 5522

Vestindo a Beca 63

Fotos: Janio Peterli


Fotografia

Jogue o capelo

e sorria! Formatura é momento de celebração, de entusiasmo, de comemoração por mais uma etapa de vida vencida. E esse momento, assim como outros ritos, deve ser registrado para ser lembrado eternamente. Afinal, quem nunca pediu para ver o álbum de formatura de alguém levante a mão!

S 64

Foto: Focal Formaturas

e as festas de formatura são cada vez mais modernas, fugindo do tradicional, com elementos inovadores, o jeito de fotografar também tem mudado muito. Fotógrafos profissionais sentem-se desafiados a melhorar seus processos e métodos de trabalho para atender as exigências de turmas de jovens cada vez mais antenados, conectados e imediatistas, que não querem mais esperar alguns meses para ter o álbum da formatura nas mãos.

Entretanto, mesmo com tantas mudanças e avanços, algumas imagens nunca deixarão de ser feitas, por serem a representação mais fiel dos eventos da formatura, como o culto, a colação de grau e a própria festa. É o caso da tradicional foto do capelo sendo jogado para o alto, por exemplo. Colação de grau sem essa foto não é colação! Conheça as tendências, novidades e o que não pode faltar na hora de registrar a formatura.

Nem só no álbum vivem as fotos

Muitas empresas de fotografia estão caminhando para a diversificação do portfólio e apostam em produtos e serviços com a imagem do formando, como camisas, baldes de gelo,


Foto: Ophicina Photográfica

Drones são legais, mas...

Eles chamam muita atenção quando estão voando e são capazes de fazer ótimas fotos e vídeos do alto. Entretanto, formaturas são realizadas, em

Foto: Focal Formaturas

canecas, quadros, totens, stand ups de mesa etc, que podem ser usados em churrascos da turma, aulas da saudade e até mesmo no baile. Mas se o álbum é importante para você, há opções cada vez mais modernas de montagem e encadernação. Tem de tudo: capas e caixas de acrílico ou de madeira; diagramação personalizada, de acordo com as preferências de cada formando; papel fotográfico fosco, brilhoso, metálico e holográfico, e o chamado gráfico, que é o álbum impresso em couché de alta gramatura em máquinas de alta resolução. Ou seja, seu álbum vai durar para sempre.

sua maioria, em lugares fechados, e não seria nada legal um formando ou convidado sair da festa machucado por um desses equipamentos. Além disso, há uma regulamentação específica para o voo de drones com câmeras acopladas, o que, obviamente, deve ser respeitado.

Diga xis!

Estamos no século XXI, as festas são modernas e os formandos, jovens e

Guia Vestindo a Beca 65


Foto: Ophicina Photográfica

Fotografia

66

registro desse momento. Então, pense neles e não pule essa foto!

Plaquinhas divertidas

Elas são ótimas para aqueles cliques descontraídos. Podem trazer frases curtas, geralmente memes e bordões tirados da internet. Além das plaquinhas, molduras, balões e o chamado kit fantasia, com muitos frufrus coloridos, rendem fotos divertidíssimas.

Tempo real

Você não precisa esperar mais tanto tempo para ter suas fotos de formatura. Muitos fotógrafos já trabalham com câmeras wi-fi, que transmitem para a internet os cliques à medida que eles são feitos. Depois, é só compartilhar, postar, enviar... Foto: Marcos Salles

descolados. Mesmo assim, algumas fotos não podem deixar de ser feitas, sob pena de muita gente achar que nem houve formatura! No culto, a imagem que não pode ficar de fora é o momento da entrega da rosa pelo formando a alguém especial; na colação, o recebimento do diploma não pode deixar de ser registrado de jeito nenhum, assim como aquela hora em que todo mundo joga o capelo para cima. Já na festa, a valsa pode não ser tão importante para você, mas seus pais vão ficar super orgulhosos do


ia lo12g/2 o t 0 on dos 2 Odorman F

ito

nto

Sa

rs

ive

Un

spĂ­r

oE

ld

era

ed

eF

d ida

Guia Vestindo a Beca 67


MUITO MAIS QUE UM

27 3337.7249 linkedit.com.br link@linkedit.com.br

Rua Villa-Lobos, 118 Bairro de Fรกtima Serra.ES


N G I S E D ÃO! M E MAÇ T I A QU R O F DE IN IDENTIDADE VISUAL

ANÚNCIOS

C AT Á L O G O S D E P R O D U T O S

Design de informação sem complicação.

FOLHETERIA


e todo conteúdo de que você precisar.

Venha realizar conosco.

27 3314-5117 | 27 3014-5787

contato@realizaeditora.com.br Avenida Leitão da Silva, 141, Edifício Braga, sala 306, Bento Ferreira, CEP: 29050-605, Vitória/ES

realizaeditora.com.br /realizaeditora


Foto: divulgação

Música

→ O visual da pista de dança, com projetos diferenciados, é uma preocupação da Projeta Audiovisual

DJ ou banda?

Pista cheia é sinônimo de festa boa. Junto com a comida e a bebida, a música tem um papel fundamental para manter o astral lá em cima e garantir a animação dos convidados do começo ao fim.

N

a hora de escolher o que contratar, é fundamental eleger uma atração que agrade tanto os alunos quanto sua família. Por isso, uma boa conversa com o DJ ou banda é importantíssima para que formandos e músicos estejam em sintonia. E se bater aquela dúvida sobre contratar um

76

DJ ou uma banda, não chute a questão. Marque os dois no gabarito! “Antigamente as formaturas aconteciam só com bandas; hoje há bandas e DJs, e isso tornou a formatura mais atrativa. Essa interação faz com que as pessoas que gostam de músicas elaboradas por DJs e as que gostam das bandas fiquem mais tempo


→ Formatura com a Blacksete tem sempre momentos de interação com os formandos e convidados

na festa. O tempo de cada um depende da vontade da comissão que contrata. O ideal sempre é o bom senso”, explica o DJ De Prá. Segundo ele, também tem sido frequente em formaturas os elementos “surpresa”, como um show de dança ou até mesmo um flashmob realizado pelos formandos. “A imagem na festa também é primordial. A junção de boa música com o visual faz com que o astral se acentue. Os painéis de LED, as projeções mapeadas, a iluminação com bastante elementos ajudam no sucesso da festa. O que não pode é o DJ errar. Tudo é uma sequência, que tem início num ritmo receptivo até atingir o ápice”, complementa De Prá. O DJ Braulo, da Discoutec, concorda que festa boa tem que ter DJ e banda. “O ideal hoje é ter outra atração junto com o DJ, pois assim dá para fazer um show de verdade. Uma banda interagindo com o DJ fica muito mais top. O DJ pode, inclusive, fazer algumas intervenções nas músicas tocadas pela banda, o que fica bem legal.”

Toca!

Samba, forró, funk, axé, sertanejo universitário, pagode, pop house... Os ritmos do momento ditam muito do que vai ser tocado em uma festa de formatura. Confira em nossa playlist os artistas que são sucesso em qualquer pista de dança. → Anitta → Avicci → Balão Mágico → Bee Gees → Bruno Mars → Calvin Harris → Cazuza → Coldplay → Creedence → David Guetta → Dennis DJ → Gloria Gaynor → Ivete Sangalo → Justin Timberlake → Lulu Santos → Maaron 5 → Michael Jackson → Monobloco → Pharrel Williams → Valesca Popozuda

Foto: divulgação

Música

Guia Vestindo a Beca 77


Foto: divulgação Foto: divulgação

→ Banda Allegrare conta com repertório atualizado a cada 15 dias

→ Allegretto na formação de orquestra para culto ou missa de formatura O DJ Charles Andrade, da Projeta Audiovisual, ressalta que a tendência é trabalhar também com o visual da pista de dança, com projetos diferenciados, como painéis de LED, o que possibilita formas diferentes de interatividade entre áudio e vídeo no evento. “Para comandar uma festa de formatura de sucesso, além da empresa de sonorização estar antenada às inovações tecnológicas, é fundamental que o DJ que vai executar o repertório tenha técnica de mixagem, o que eu chamo de feeling de pista. É saber encaixar um estilo musical no momento certo e na hora certa”, reitera.

78

Saber o que tocar e o momento de tocar também é premissa de trabalho de uma boa banda. Ela tem a missão de agradar formandos e seus pais, tocando músicas atuais e revivendo os hits do passado que são sucesso até hoje. “Enquanto o DJ toca os hits novíssimos, a banda fica com a parte mais retrô, de baile mesmo, fazendo uma festa viva. A banda tem que fazer o povo cantar e participar. Costumo dizer que tocar em formatura é igual fazer pipoca: só dá certo quando está quente, tem que pôr fogo para a pipoca estourar. A animação vai crescendo de


Foto: Léo Barbosa

→ Para a Flashback, o segredo é um repertório com músicas que não deixam ninguém parado acordo com a quentura das músicas!”, compara Romero Figueiredo, da Banda Blacksete. “Só não dá para concorrer com o camarão VG! Nessa hora, a pista fica vazia, mas quando ele acaba, basta soltar um hit para todo mundo voltar para ela”, diverte-se. Para Fabricio Herbest, da Banda Fator X, o segredo para a animação da festa é os músicos amarem o que fazem. “A banda é contratada para trazer animação para a festa, e para atingir o público temos que estar bem e nos sentindo à vontade. Em muitas ocasiões, as bandas são tratadas como fornecedores de serviço, mas, na verdade, o músico é um artista, e o artista tem que estar livre para criar, passar alegria e contagiar a todos. O público sente isso.” Fábio Portela, da Banda Flashback, ressalta que o repertório eclético é o verdadeiro ingrediente de sucesso. “Assim, todos, de alguma forma, serão atendidos. Sempre fazemos uma reunião com

a comissão de formatura para tratar do repertório. Se o cliente deseja, a gente vai de Beatles a Ivete Sangalo com facilidade. O importante é fazer uma festa linda. Além de música boa, telões de LED, iluminação de última geração, palcos móveis, visual lindo e diferente garantem o sucesso da festa. “A música é o principal fator para o sucesso do evento. Ela contagia, emociona e anima! Se tudo estiver perfeito, mas a música não, certamente o evento não terá sucesso”, afirma Tiago Padim, da Allegretto, que, além de formação de orquestra com coral para atuar no culto ou missa de formatura, também tem como braço a Allegrare, uma banda cujo repertório engloba pop, dance, sertanejo, forró, arrocha, axé, samba, rock e também o curioso ritmo “sofrência”. Uma novidade que Tiago também trouxe para o mercado é um show performático com DJ e violino, com total interação entre os artistas, chamado Violin Live.

Guia Vestindo a Beca 79


80


www.sonatha.com.br 27 3227-8515 | 99999-2550 Guia Vestindo a Beca

R. Fortunato Ramos, 30, loja 07, 81 ES Ed. Cima Center, Santa L煤cia, VIt贸ria,


Foto: Studio Photoframe

NINGUÉM VAI FICAR PARADO. Diversão, alegria e um repertório com opções para todos os gostos e estilos. A Banda Baile produzida com exclusividade pela Allegretto não vai deixar ninguém parado na sua festa de formatura. Profissionalismo, versatilidade e um repertório que é uma verdadeira viagem musical e pode ser totalmente personalizado de acordo com cada turma.

Não importa o estilo musical, nós vamos tocar as músicas da sua vida, nos dias mais felizes, como a sua formatura.

82 27 99257 . 0575 | 99234 . 3422 | 3349 . 3636 www.allegrettoproducoes.com.br /allegrettoproducoes


Guia Vestindo a Beca 83


27 99274 2000 27 3315 0497

www.depra.com.br

depra@depra.com.br


88


Guia Vestindo a Beca 89


90


Se você entendeu que isso representa o ronco de um motor, você é um apaixonado por carros. E se você é um apaixonado por carros, esta é a sua revista.

Para quem adora um ronco de motor.

A partir de setembro, gratuitamente em vários postos de combustível da Grande Vitória. *Capa ilustrativa

revistamundomotor.com.br 27 3314-5117 | 27 3014-5787

contato@realizaeditora.com.br Avenida Leitão da Silva, 141, Edifício Braga, sala 306, Bento Ferreira, CEP: 29050-605, Vitória/ES

/mundomotorrevista Guia Vestindo a Beca 91


92

Guia Vestindo a Beca - Edição 1 | 2015  

Guia anual voltado para formandos, com informações, matérias e anunciantes sobre o mercado de formaturas.

Advertisement