Page 1


inesquecível Tudo para sua formatura ser

Não importa qual seja o seu curso, o Guia Vestindo a Beca é para você. Só nele você encontra os melhores fornecedores para o momento que marca o início de sua vida profissional ser perfeito e digno de excelentes recordações.


www.guiavestindoabeca.com.br S /guiavestindoabeca V @guiavestindoabeca


Editorial Melhor a cada ano

Foto: Faelo Ribeiro

A formatura é o momento mais esperado por jovens que estão cursando o ensino superior. Ela coroa uma conquista pessoal e profissional muito importante na vida de formandos, sua família e amigos. É tempo de celebração, congraçamento, agradecimento e também de definições sobre o futuro. Por isso, não são poucas as responsabilidades que a envolvem. O Guia Vestindo a Beca tem por missão apresentar fornecedores de produtos e serviços para auxiliar o formando a organizar todos os eventos de uma formatura: colação de grau, culto de ação de graças, festa à fantasia, aula da saudade, baile. Neste ano, nossa responsabilidade é ainda maior, pois estamos presentes em mais faculdades do Espírito Santo e, consequentemente, com nosso conteúdo disponível para mais alunos. Estamos empenhados em fazer um guia melhor a cada ano. Mas, ao contrário do que ocorre com os formandos, essa nossa graduação não termina nunca. Boa leitura e bom proveito do Guia Vestindo a Beca. Eder Mota Diretor da Realiza Editora

VESTINDO

A BECA

2ª edição | Abril 2016

Expediente Coordenação Eder Mota Comercial Rita Damasceno e Wander Castro Jornalista responsável Ariani Caetano (MTB-ES 2420) Projeto gráfico e diagramação Link Editoração Impressão GSA Gráfica e Editora Tiragem 10 mil exemplares Distribuição Gratuita e dirigida em faculdades do Espírito Santo www.guiavestindoabeca.com.br /guiavestindoabeca @guiavestindoabeca O Guia Vestindo a Beca é um produto da

27 3314-5117 | 27 3024-3355 www.realizaeditora.com.br contato@realizaeditora.com.br Avenida Leitão da Silva, 141, Edifício Braga, sala 306, Bento Ferreira, CEP: 29050-605, Vitória/ES

O Guia Vestindo a Beca é uma publicação anual da Realiza Editora. É proibida a reprodução total ou parcial de textos, artigos, fotos, ilustrações e anúncios, por qualquer meio, sem prévia autorização do editor. Todos os direitos reservados.


Sumário 8 12 22 34 42 50 76 88

Organização::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Culto::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Comes e bebes ::::::::::::::::::::::::::::: Formatura:::::::::::::::::::::::::::::::::::

Fotografia ::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Produção :::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Música::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::: Profissão ::::::::::::::::::::::::::::::::::::::


Guia Vestindo a Beca 7


ão

Fotos: divulgação 100% Eventos

Organizaç

unidos

Formandos

O sonho do baile parece estar longe porque poucas pessoas querem participar? É possível dar um jeitinho nisso e fazer uma formatura para ninguém botar defeito.

N

em turma pequena, nem baixa adesão. Nada disso é motivo para não realizar os eventos de formatura. Mesmo quando há poucas pessoas dispostas a participar, há a possibilidade de fazer um baile daqueles com uma solução muito simples: juntar turmas diferentes em uma festa só. Com isso, aumenta o número de formandos participando, os custos por pessoa caem e torna-se possível fazer um evento grandioso, com tudo que a comemoração exige.

8

A 100% Eventos, por exemplo, tem realizado formaturas nesse formato, o que tem dado bastante certo. “Quanto mais formandos, são mais pessoas para ratear os custos que são comuns a todos, como banda, decoração, aluguel do espaço, projeto audiovisual etc. Além de ficar mais barato individualmente, podemos colocar mais coisas no evento, como pontos extras de bebidas, com espumantes e vodcas importadas, que custam mais caro, mas que os formandos adoram”, conta a proprietária da empresa, Giovanna Dias.


ão

Organizaç

Claro que mesmo que a formatura seja coletiva, começar o planejamento do evento com antecedência também ajuda. Com mais prazo, o formando paga mensalidades menores, consegue negociações especiais com os fornecedores e tem mais tempo para buscar alternativas financeiras, como vender rifas ou ingressos para shows, por exemplo. Entretanto, para além da questão financeira, há que se ponderar que numa formatura coletiva há ainda mais interesses em jogo. Isso porque são pessoas de cursos (e até faculdades) distintas, que não se conhecem e, certamente, têm expectativas diferentes. Nesses casos, as comissões precisam estar alinhadas e trabalhar junto da assessoria, para que tudo saia da melhor forma possível.

Coletiva ou não, o sucesso de uma boa formatura depende da contratação de bons fornecedores. Os formandos não podem errar em contratar nada. A assessoria deve ser escolhida assim que a comissão for formada, pois é ela quem vai dar o suporte para as demais contratações e ajudar a não jogar dinheiro pelo ralo. Sim, pois ao fazer escolhas erradas, é dinheiro que se perde. E aquela velha máxima que diz que “o barato pode custar caro” faz muito sentido em formaturas. “As famílias e demais convidados estão sempre esperando o melhor. Acho bastante importante no baile a escolha do local. A preocupação com comida e bebida deve existir, pois isso faz muita diferença. Isso sem falar nas atrações musicais”, ressalta Giovanna.

Guia Vestindo a Beca 9


ão

Organizaç

Formatura econômica A formatura pode ser coletiva ou não, mas precisa ser muito bem planejada para que nada saia do controle, principalmente as finanças. Em tempos de recessão econômica, qualquer economia é muito bem-vinda, e, das duas, uma: ou o valor por formando fica menor, ou é possível inserir ainda mais coisas na festa. Confira oito dicas para controlar todos os gastos e economizar no que for possível.

Que tal vocês colocarem a mão na massa e produzirem alguns elementos para a festa, como aquelas famosas plaquinhas para tirar fotos?

1. Eleja prioridades. O que é mais importante para a turma? Do que se pode abrir mão? Invista naquilo que for essencial para todos, não em miudezas que só agradam poucos.

6. Planeje com antecedência. Só há

2. Tenha, no mínimo, três orçamentos. E isso vale para

tudo! Não saia fechando com o mais barato, mas sim com aquele que lhe oferece melhor custo-benefício.

3. Invista nos amigos. Quem merece mesmo ser convidado para sua formatura? Aqui não se trata de simplesmente cortar pessoas, mas priorizar quem é mais importante para você, afinal, pelo menos no baile, cada uma delas tem um custo. 4. Faça você mesmo. Na sua turma,

há pessoas com aptidão para trabalhos manuais, por exemplo?

10

5. Faça da planilha sua melhor amiga. Coloque

todos os custos na ponta do lápis e controle tudo o tempo todo.

benefícios começando a organização cedo: há mais tempo para pagar tudo e as negociações com os fornecedores podem ser feitas com tranquilidade.

7. Avalie tudo. Não é exagero:

julgue tudo mesmo. Se o local da festa, por exemplo, for maior do que o necessário, você pode pensar que fez um bom negócio, mas isso, na verdade, vai te demandar um custo maior com decoração.

8. Contrate uma assessoria. Uma formatura

tem muitas demandas, e a comissão certamente não dará conta de todas elas. Contar com o auxílio de uma equipe especializada é mais do que necessário.


Guia Vestindo a Beca 11


Fotos: divulgação Classe A Eventos

Culto

agradecer Hora de

Terminar uma faculdade, depois de anos e anos de estudos, desafios, alegrias e convivência com colegas e professores, é motivo de sobra para agradecer. No culto de ação de graças, junto com parentes e amigos, formandos têm a oportunidade de mostrar gratidão a Deus pela vitória alcançada e homenagear todos aqueles que foram importantes para essa conquista.

12


Culto

O

culto é geralmente o primeiro evento da formatura aberto para parentes e amigos. Ocorre antes da colação de grau e da festa e, por isso, se ele for bom e emocionante, certamente os convidados ficarão ansiosos pelos outros eventos que ainda estão por vir. Nem mais nem menos importante, o culto deve ser pensado e planejado com o mesmo entusiasmo e dedicação da festa, por exemplo, com a participação de todos os formandos em sua elaboração. Criatividade é seu segredo de sucesso, afinal, ninguém gostaria de ir a um culto exatamente igual a outro, mudando apenas seus personagens principais. A celebração de um bom culto de ação de graças depende da boa vontade dos formandos e já começa com

um grande dilema posto sobre a mesa: onde ele será realizado? “Geralmente, na maioria das turmas, essa escolha gera conflitos, pois alguns evangélicos não querem que seja na igreja católica, e alguns católicos não querem que seja em igrejas evangélicas. É importante lembrar que o culto de formatura é uma culto de ação de graças. Independentemente de onde ele será celebrado, não pode ser seguida nenhuma doutrina, e sim passar uma mensagem direcionada aos formandos e abençoá-los”, salienta a proprietária da Classe A Eventos, Silvania Câmara. De acordo com ela, pelo fato de haver mais opções de templos e maior disponibilidade de agenda, é mais comum que o culto seja realizado em uma igreja evangélica, mas nada que impeça também a realização de um

Guia Vestindo a Beca 13


Culto

culto ecumênico, por exemplo, onde há a participação de representantes de diferentes denominações. “O objetivo é o mesmo: agradecer a Deus e abençoar os formandos. O culto tem que ter, em sua maior parte, a participação deles. Os representantes das igrejas têm apenas que dar a mensagem bíblica e a bênção final. Assim, descaracterizamos religiões, e os formandos, independentemente de suas doutrinas, participam de forma igual”, ressalta Silvania. Além dos formandos, os familiares são de suma importância para o culto de formatura. Depois de Deus, eles são homenageados o tempo todo, com mensagens aos pais, aos ausentes, aos amores, aos amigos... É no culto que os formandos manifestam sua gratidão a quem sempre os acompanhou, por isso, é vital que todos os que forem convidados participem desse momento.

Foto: Marcos Salles

14

A celebração

A velha máxima “quanto mais cedo, melhor” também vale para o planejamento do culto de ação de graças. Só assim não se corre o risco de não haver vaga na igreja desejada. O que é muito comum, entretanto, é a turma ficar esperando a faculdade divulgar a data da colação para, só depois, pensar no culto. Aí, quando essa data é divulgada, pode ser tarde demais. Com relação ao roteiro do culto, o ideal é executar uma celebração enxuta, mas dinâmica e muito marcante. A entrada dos formandos deve ser feita com uma música ou louvor bem animado, pois é um momento de grande alegria e comemoração. “Depois da entrada, três formandos dão as boas-vindas aos familiares e convidados e convidam o pastor, padre ou celebrante para trazer a mensagem. Após esse momento, alguns formandos farão as leituras de suas homenagens. Na reta final da cerimônia é que começa a parte mais emocionante, quando acontece a homenagem direta aos pais (ou avós, cônjuges e outras pessoas que os formandos desejarem homenagear)”, explica Silvania.


Culto

Após a leitura das homenagens, os formandos entregam a seus homenageados rosas ou placas com mensagens de agradecimento. “Nessa hora, a emoção fica à flor da pele, pois os formandos se emocionam muito, afinal, reconhecem a extrema importância da família na trajetória que acabaram de trilhar”, diz. Terminado o momento dos formandos com os familiares, é hora de celebrar com os colegas de turma. “Um aluno vai ao altar ler a homenagem aos formandos e, após esse momento, eu sugiro que eles deixem para trás possíveis mágoas, pedindo e liberando perdão. Esse momento lindo é acompanhado por

uma música ou louvor que fale, claro, sobre amizade”, conta Silvania. Depois, o pastor, padre ou celebrante dá a bênção final aos formandos e, assim, encerra-se o culto, com a tradicional foto da turma no altar e a saída de todos eles. Cabe ressaltar que as músicas do culto devem ser muito bem escolhidas, pois precisam estar em sintonia com as homenagens e todos os momentos da cerimônia. Além disso, no caso de o culto de ação de graças ser celebrado na igreja católica, há ainda todos os ritos e leituras normais de uma missa, o que requer ainda mais atenção na preparação da celebração pelos formandos.

Guia Vestindo a Beca 15


100% EVENTOS

TRANSFORMANDO O SEU SONHO EM

REALIDADE

27 3239 1014 | 27 99963 7696

(Vivo e WhatsApp)

www.100eventos.com.br /100eventos

/100eventos


FAÇA A SUA

FORMATURA COM QUEM É

ESPECIALISTA NO ASSUNTO


bes

Fotos: divulgação Le Chandon

Comes e be

botecar! Vamos

Se há uma unanimidade nas festas de formatura quando o assunto são as comidinhas que serão servidas, ela se chama mesa de boteco. Sim, as ilhas com comidas típicas de bares são as preferidas por 11 entre 10 formandos e fazem salivar todos os convidados, dos menos aos mais glutões.

"O

que formandos de todos os cursos mais buscam são uma hora a mais de festa, open bar completo, a tradicional mesa de boteco e algumas comidinhas como escondidinho, sushi e salgadinhos”, afirma Benjamin Luz, do Bel’s Cerimonial. Na Casa Di Lucca, o xodó das formaturas também é a mesa de boteco,

22

onde são servidas todas as iguarias próprias de bares: aipim, polenta e batata fritas, coxinha de frango com molho especial, torresmo, linguiça calabresa e apimentada, bacon, lombo suíno e, para completar, uma cachacinha. “Também temos oferecido o frango frito empanado no palito, que casa muito bem com uma cerveja gelada; o escondidinho de carne


bes

Comes e be

seca, para repor as energias, e o novo fricassê de bacalhau, um prato leve e saboroso que vai muito bem com vinho branco”, conta Thiago Fabretti, que comanda a casa. “Ilhas gastronômicas são bem solicitadas em formaturas, como a árabe, japonesa, italiana, de finger foods. Mas, sem dúvida nenhuma, a de comida de boteco é campeã desse ranking. Já com relação

às bebidas, a cerveja e o chopp são os mais consumidos, enquanto a vodca com energético tem ganhado cada vez mais espaço”, avalia Átila Teles, do Le Chandon. No cerimonial, inclusive, os nomes dos pratos são personalizados de acordo com o curso dos formandos. Assim, para uma turma de Direito, por exemplo, pode ser servida uma saladinha “Habeas Corpus”.

Vodca, sua majestade Se as mesas de boteco são o item número um entre as comidas, entre as bebidas, não tem para ninguém: a vodca é preferência absoluta entre os formandos. Além de ser uma bebida extremamente energética, ela pode ser facilmente combinada em diversos tipos de drinques. A Double Shot, por exemplo, oferece combinações próprias com a bebida, como Bali (vodca, suco de laranja, Citrus e xarope de kiwi) e Mix Tropical (vodca, maça e suco de manga), além dos clássicos que nunca saem de moda, como Sex On The Beach, Piña Colada e as caipis. A empresa de open bar também oferece

a possibilidade de personalizar o cardápio e modificar os nomes dos drinques de acordo com a preferência da turma. Além disso, o que faz muito sucesso em festas de formatura é o Bar de Shots. “Nele são servidos shots coloridos, divertidos, que deixam a galera bem animada, como Bob Marley (Granadine, licor de laranja e Curaçau Blue), Brains Hemorrhage (Grenadine, licor de pêssego e Marula) e Irish Shop (xarope de maçã verde, Marula e licor de pêssego)”, ressalta Hudson Bernabé Machado, da empresa de open bar.

Guia Vestindo a Beca 23


24


Guia Vestindo a Beca 25


Realizando sonhos Rua Presidente Lima, 383, Centro de Vila Velha / ES

27 3239.1704 bels@globo.com www.familiabels.com.br

98135.4074 Familia Bels Cerimonial


LA Design

Locação de Móveis para Eventos

Showroom - Rua Argentina, 73, Jardim América. Cariacica, ES. (27) 3332-4277 | 99608-0949 www.emporioaeventos.com.br contato@emporioaeventos.com.br 28


LA Design

AGORA EM VITÓRIA NO CENTRO DE EVENTOS DA ILHA FORMATURAS • CASAMENTOS • ANIVERSÁRIOS • EVENTOS EMPRESARIAIS

(27) 3299-2911 -

Guia Vestindo www.lechandon.com.br a Beca 29

Foto Ciro Trigo


30


Guia Vestindo a Beca 31


A Forte Distribuidora possui grande variedade de bebidas, como uísques, champanhes, espumantes, prossecos, licores, vodcas, energéticos, vinhos e muito mais.

Entregamos as bebidas selecionadas no local e data do evento conforme solicitação dos clientes, cerimoniais ou buffets.

Entre em contato com um de nossos vendedores:

Ligue: 3063-8667

01_AD_forte_distribuidora_20x12.5cm.indd 1

17/04/15 15:27

SUNRISE

BEBIDAS

Espumantes, vinhos nacionais e importados e bebibas diversas para sua festa! 32

Faça seu orçamento. (27) 3299-7805


Guia Vestindo a Beca 33


Fotos: divulgação 100% Eventos

Formatura

vale a pena" "Tudo

Ser membro de uma comissão e responsável por agradar gregos e troianos nas decisões sobre os eventos da formatura não é tarefa fácil. A Rafaela, tesoureira da comissão da turma de Odontologia de uma universidade de Vitória, nos contou sobre sua experiência e como foi desafiador e, ao mesmo tempo, gratificante poder participar desse momento. Confira seu relato!

"E

m nosso curso de Odontologia havia 37 formandos e aproximadamente 800 convidados para o baile. Começamos a nos organizar já no terceiro período, e a comissão de formatura era formada por seis membros: presidente, vice-presidente, primeiro

34

e segundo tesoureiros, diretor social e diretor de comunicação. No início da arrecadação, estávamos com uma mensalidade de R$ 100 por formando. Abrimos uma conta no banco e todos depositavam o dinheiro e apresentavam os comprovantes para os tesoureiros. Quando contratamos a empresa de


Formatura

assessoria, fizemos um orçamento genérico de toda a formatura e, então, mudamos nossa forma de arrecadação para boletos bancários. A assessoria também nos aconselhou a promover rifas para ajudar no pagamento da formatura. E no último período da faculdade, fizemos canecas e doces para vender na calourada do curso, arrecadando uma quantia a mais do que havíamos previsto. O primeiro contrato fechado foi da assessoria. Pesquisamos as opções no mercado e apresentamos para a turma escolher a que melhor se encaixava no nosso perfil. A partir daí, para cada item que devíamos escolher, a assessoria nos apresentava alguns fornecedores e também nos deixava livre para pesquisarmos outros.

35


Formatura

É impossível agradar a todos de uma vez. Por isso, todas os fornecedores que foram apresentados para a turma foram definidos por votação e, assim, acabamos agradando a maioria. A assessoria, aliás, foi fundamental para o sucesso dos eventos. Ela se preocupa com todos os detalhes e resolve qualquer problema que surgir na última hora. Ela nos apresentou fornecedores, nos auxiliou no fechamento de contratos, deu todo o suporte financeiro e nos lembrou de detalhes que nem sequer sabíamos que era responsabilidade nossa. Claro que houve vários momentos de discordâncias entre os membros da comissão e também entre a comissão e a turma. Para evitar isso, priorizamos sempre as votações. E com muita calma e conversa conseguimos resolver todos os impasses. Realizamos um culto de ação de graças na Basílica de Santo Antônio,

36

colação de grau, aula da saudade, festa à fantasia e baile, no dia 5 de março de 2016. Neste, avalio que acertamos em cheio na escolha das bandas e do DJ, que também apresentou um concerto de violino e sax que foi uma surpresa para a turma. Apostamos ainda em um super telão de LED que ficava exibindo nossas fotos durante o evento. Organizar a formatura é super desgastante, mas, no final, vale muito a pena. Depois até desejamos que a semana voltasse para que pudéssemos aproveitar tudo novamente. Até mesmo as discussões se resolveram no fim. E, por mais que seu trabalho não tenha sido reconhecido ao longo da preparação dos eventos, aquele ‘muito obrigado’, seguido de um sorriso no final do baile, te dá toda a certeza de que tudo valeu a pena.” Rafaela de Holanda Pasolini Tesoureira da comissão de formatura


Com certas coisas você não precisa se preocupar.

Nós resolvemos.

Revisão ortográfica e gramatical de artigos e monografias

Formatação em ABNT ou norma específica da faculdade

Padronização de linguagem

Ariani Caetano Jornalista

(27) 3029-3662 | (27) 99947-0862 arianicna@gmail.com | facebook.com/ariani.caetano Guia Vestindo a Beca 37


38


Guia Vestindo a Beca 39


Formando, um brinde à sua conquista. Decoramos a sua festa de formatura com estilo e sofisticação.

27

33 1 4 - 2 6 7 1

Katia 27 9 88 01 - 1 4 86 Rosangela 27 9 .88 4 8- 4 86 0 contato@lessasdecoracoes.com.br www.lessasdecoracoes.com.br n

n


Fotos e álbuns: Ophicina Photográfica

Fotografia

Uma dica valiosa:

invista no álbum Formatura é, sem dúvida, um grande momento e exige muita celebração. A gente sabe que, às vezes, o custo de participar da festa aperta no bolso e, nessa hora, você pode querer fazer trocas que trazem grande arrependimento um tempo depois. Deixar de fazer o álbum de fotos e optar pelas imagens em um DVD, por exemplo, é uma delas.

42


I

magine a cena. Sua família se reúne na sua casa e pede para ver as fotos de formatura. Aí você pega o computador ou tablet e começa a passar fotos e mais fotos, onde você é só mais um na multidão de formandos. A sessão pode durar muito tempo e deixar todos cansados. Isso sem falar que aquelas imagens que você salvou no seu notebook simplesmente podem desaparecer por causa de uma pane ou o DVD original se perder em uma mudança de casa, por exemplo. Lá se vão suas fotos de formatura e todo o registro que você tinha daquele momento de celebração. E tudo isso por que você quis economizar num dos itens mais importantes da formatura: o álbum de fotos. Tudo seria muito melhor e personalizado com ele, não é verdade? “O álbum de formatura é o registro de um momento especial, de uma parte

de sua história de vida. Para alguns formar-se é uma superação, e fazer o álbum com as fotos desse momento é ter a certeza de que ele não vai se perder, nem na memória do formando, nem nos registros fotográficos”, afirma o diretor administrativo da Ophicina Photográfica, Luiz Antônio Goulart. De acordo com ele, hoje tem sido comum os formandos, pensando em

Guia Vestindo a Beca 43


Fotografia

economizar, optarem por não fazer o álbum. Entretanto, os custos de um nem são tão altos assim, levando em consideração todo o investimento feito na formatura. Ou seja, essa “economia” não se justifica nem é tão verdadeira como se imagina. “Claro que o álbum hoje em dia, para ganhar a atenção do formando, tem que ser moderno, inovador e emocionante, capaz de fazer o aluno voltar ao dia daquela comemoração simplesmente virando suas páginas”, ressalta Luiz. E olha que não faltam opções de álbuns. São muitas variedades de formatos, papéis, design e encadernação. Há ainda os álbuns panorâmicos, com caixa acrílica ou de madeira, com laminações inovadoras e montagem diferenciada. Com tantas possibilidades, certamente você vai se encantar, desejar um álbum para chamar de seu e espantar o arrependimento que não ter o registro de sua formatura em um suporte físico pode trazer.

44


Guia Vestindo a Beca 45


FORMOU E VAI ABRIR A SUA PRÓPRIA EMPRESA?

CONTE COM A LINK Há mais de 10 anos, sempre com o desejo de surpreender, cuidamos para atender às necessidades de comunicação da sua empresa. AQUI TEM DESIGN DE INFORMAÇÃO!

IDENTIDADE VISUAL

ANÚNCIOS 27

C ATÁ L O G O S D E P R O D U T O S

3337.7249

www.linkedit.com.br link@linkedit.com.br

Rua Villa-Lobos, 118 Bairro de Fátima Serra, ES

FOLHETERIA


Guia Vestindo a Beca 47


Fotografia Bons momentos são ainda melhores quando eternizados.

CONSULTE NOSSOS SERVIÇOS E PACOTES PROMOCIONAIS PARA ESTA CAMPANHA. 27 3012.3000 • 9 9945.6776 48

formatura@staffphotos.com.br fb.com/staffphotoformatura


Guia Vestindo a Beca 49


Vestidos para formar

Cores fortes e estampas para elas, brilho para eles. Na noite em que os protagonistas são vocês, vale apostar em produções ousadas e marcantes.

Ficha técnica Foto: Faelo Ribeiro (faeloribeiro.com.br) Styling: Copa - Moda & Consultoria Cabelo e maquiagem: Jordélio Vieira (Salão Look Hair) Modelos: Rosa Maria, Mateus Rangel e Lara Bernardi (allmodelsmgmt.com) Concepção: All Studio Agradecimentos: Naldo Almeida e Lessa’s Decorações e Eventos

50


Vestido Mari Ferrari, brincos e pulseira Tesori, smoking completo Sonho das Noivas e sapato masculino Guia Silvana Gonderin

Vestindo a Beca 51


Vestido Mabel Magalh茫es para Martha Paiva, brincos e anel Willian Ribeiro e clutch M么nica Reali

52


Vestido M. Rodarte para Martha Paiva, brincos Willian Ribeiro e clutch M么nica Reali

Guia Vestindo a Beca 53


Vestido Organzza, brincos e pulseira Tesori, sapato Mônica Reali, terno Sonho das Noivas, gravata e sapato masculino Silvana Gonderin

54


Vestido Organzza e brincos Tesori

Guia Vestindo a Beca 55


Vestido Kriptus, clutch e brincos M么nica Reali Vestido Kriptus, brincos Willian Ribeiro, pulseira Tesori e clutch M么nica Reali

56


Vestido Silvana Gonderin, brincos e anel M么nica Reali

Guia Vestindo a Beca 57


Terno Sonho das Noivas, gravata de acervo da produção e sapato masculino Silvana Gonderin

58


Macacão Mari Ferrari, brincos, anéis e clutch Mônica Reali

Guia Vestindo a Beca 59


Produção

formatura? O que vestir na

→ Elisa Euzébio São tantos eventos, tantos momentos diferentes ao mesmo tempo e, em princípio, não há um dress code definido. Vale usar o bom senso e priorizar o estilo e a personalidade de cada formando. Para cada evento, um look diferente!

Festa à fantasia Parece óbvio, mas nem tanto. A fantasia já não se restringe a uma pessoa, mas sim a um grupo de amigos, do qual o formando é protagonista e seus amigos, os coadjuvantes, que o ajudarão a brilhar. Vale pensar em algo que seja “a sua cara”: um personagem com o qual se identifique ou que lhe traga boas lembranças.

60

Para os amigos, use o bom senso para escolher algo que não pese no orçamento deles e que não cause constrangimentos. Você deve conhecer bem seus amigos, e terá condições de avaliar essas questões. No mais, basta usar a criatividade, pois esse é o momento em que a ousadia é muito bem-vinda!


Culto / Missa Como se trata de um evento religioso, devem ser seguidas algumas regrinhas básicas para garantir o respeito ao ambiente e à ocasião. Algumas turmas combinam de usar branco ou cores claras. Se for esse o caso da sua turma, basta seguir o combinado. Evite cores muito fortes e vibrantes, aposte nos neutros ou em tons suaves. Sensualidade também não é bem-vinda. Deixe os grandes decotes e micro comprimentos para os momentos de festa. O brilho (nas roupas ou acessórios) também pode ser deixado para depois. A informalidade é permitida, mas sem exageros. As mulheres podem optar por calças (desde que não sejam muito justas) e sapatos baixos, e os homens podem apostar no jeans com camisa polo e dockside, por exemplo.

3

Produção

Colação de grau

Os formandos estarão de beca, por isso, a roupa não deve brigar com esse traje. Pernas e pés (que aparecem por baixo da beca) devem receber atenção especial. Para os homens, calças e sapatos pretos. Para as mulheres, nada de vestidos longos ou sapatos com cores vibrantes. Lembre-se de que a beca é um traje formal, acadêmico, por isso os complementos devem ser formais também. O restante do look deve combinar com o que vai fazer em seguida. Se vai para a balada com os amigos, pode apostar em um vestido mais curto e decotado e, para os homens, o colete é uma alternativa estilosa. Se vai jantar com a família, os looks podem ser mais informais.

Guia Vestindo a Beca 61


Produção

4

Baile

Elisa Euzébio é Consultora de Estilo na empresa Copa – Moda & Consultoria. Oferece serviço de Consultoria de Estilo para eventos especiais,

62

como formaturas e casamentos. 27 2142-3064 | 27 98128-6881 contato@copaconsultoria.com.br  www.copaconsultoria.com.br www.facebook.com/copaimagem Instagram: copaconsultoria

Foto: Vitor Lisboa

Normalmente o traje do baile é o black-tie: longo para mulheres, smoking para os homens. Para eles, a turma costuma definir o smoking preto tradicional. Mas se não for esse o combinado, aproveite para ousar com smokings em cores ou tecidos variados, ou mesmo um sapato super diferente. Para as mulheres, é hora de ousar e escolher aquilo que mais combina com a sua personalidade. Opte pela cor que mais gosta, seja ela discreta ou extravagante. Abuse de brilhos, bordados, decotes e fendas (se gostar, é claro!). Invista em acessório poderosos e, acima de tudo, aproveite a festa!


Guia Vestindo a Beca 63


27 3325.1486 Rua Aleixo Neto, 1404 Praia do Canto Vit贸ria, ES


66


Guia Vestindo a Beca 67


68


Guia Vestindo a Beca 69


70


Guia Vestindo a Beca 71


72


Guia Vestindo a Beca 73


74


Guia Vestindo a Beca 75


Música

Repertório certo

Escolher o repertório do culto de ação de graças e da colação de grau é fundamental para que haja harmonia e coerência nessas duas celebrações. Por isso, comissão e formandos devem prestar atenção aos momentos musicais e, juntos, eleger canções adequadas para eles.

76


Música

S

abe aquele hit chiclete, que toca toda hora no rádio e que você imagina que ficaria ótimo na sua colação grau? Talvez não seja bem assim. Você já parou para pensar na letra daquela música? Entendeu o que ela transmite realmente? A escolha

do repertório da colação não pode se basear no que é sucesso no momento, mas sim contemplar canções que toquem realmente toda a turma. “O tipo de música a ser utilizada deve ser aquele que nos remete a sentimentos como amor, dedicação, companheirismo, perseverança, amizade,

Sugestões de músicas para colação de grau → “A new day has come”, Celine Dion

→ “All star”, Smash mouth → “Amigos para siempre”,

The Three Tenors → “Best of you”, do Foo Figthers → “Bitter sweet symphony”, The Verve → “Breakaway”, Kelly Clarkson → “Catch my disease”, Ben Lee → “Celebration”, Kool and The Gang → “Como nossos pais”, Elis Regina → “Coração de estudante”, Milton Nascimento → “Depende de nós”, Ivan Lins → “Dias melhores”, Jota Quest → “Dog days are over”, Florence and The Machine → “Don’t worry be happy”, Bobby McFerri → “É preciso saber viver”, Titãs → “Firework”, Kate Perry → “Good riddance” (“Time of

your life”), Green Day → “ Hakuna matata” (Timão & Pumba) → “ Heal the world”, Michael Jackson → “ Mais uma vez”, Renato Russo → “ My life would suck without you”, Kelly Clarkson → “ My way”, Frank Sinatra → “ No such thing”, John Mayer → “ Pescador de ilusões”, O Rappa → “ Por enquanto”, Cássia Eller → “ Tente outra vez”, Raul Seixas → “ The climb”, Miley Cyrus → “ Tubthumping” (“I get knocked down”), Chumbawamba → “ Viva la vida”, Coldplay → “ Walk on”, U2 → “ We are the champions”, Queen → “ What a wonderful world”, Louis Armstrong

* Fonte: Aparecida Valiatti e Tiago Padim

Guia Vestindo a Beca 77


Música

conquista, ou seja, tudo aquilo que fez parte da caminhada dos formandos”, afirma Hariton Nathanailidis, da Sonatha Produções Musicais. Para Tiago Padim, da Allegretto, “a colação é um momento de conquista, alegria, euforia, vitória. Então, músicas com esses temas são sempre bem-vindas. Além disso, para os formandos, são ideais as músicas que refletem sua identidade e personalidade, pois, assim, seus convidados já o identificam só pelo começo da música”. De acordo com ele, alguns formandos, ao escolher sua própria música para a colação, não se atentam à letra, principalmente no caso de canções estrangeiras, e acabam fugindo dos temas relacionados à colação. “Há quem escolha músicas de amor ou, pior, que narram uma desilusão amorosa ou da própria vida. Isso, sem dúvida, deve ser evitado.” Já Aparecida Valiatti sugere que os impulsos devem ser contidos na hora de eleger as canções que serão executadas, afinal, “um megahit hoje pode ser um escracho amanhã. O ideal é contar com músicas que desafiem o poder do tempo e sejam de compositores consagrados”. Para ela, é fundamental escolher as músicas pelo significado que elas têm nos dias atuais, optando sempre por canções que complementem o ritmo festivo e que representem a turma, mas fugindo de músicas manjadas demais.

78

Aliás, para fugir dos clichês e das pegadinhas musicais, Hariton sugere que que os formandos estejam atentos aos lançamentos musicais e contem sempre com um bom acompanhamento musical, um profissional que oferte a eles um leque variado de opções respeitando os desejos e anseios de cada turma. Com relação à escolha de repertório do culto de ação de graças, os cuidados devem ser ainda maiores. Eduardo Santa Clara lembra que “é muito comum os formandos escolherem músicas incompatíveis com a igreja onde será celebrado o culto. É o caso da Ave Maria executada em uma igreja protestante ou os Corinhos Pentecostais tocados na igreja


Música

católica. É preciso ter cuidado na elaboração da programação musical e conhecer as letras das músicas profundamente, e não apenas se envolver pela beleza harmônica da canção, pois as palavras podem, às vezes, dizer algo que não convém no culto.” Tiago Padim ressalta que o culto é um momento de gratidão e devoção a Deus pelo período que os formandos estão vivendo. “O ideal é escolher músicas que tenham como tema o agradecimento e que engrandeçam o nome de Deus. Além disso, é sempre bom optar por músicas que tocam tanto na igreja católica quanto nas evangélicas, agradando a maioria dos formandos.”

Sugestões de músicas para culto de ação de graças → “Agnus Dei”, Michael W. Smith

→ “Aleluia a minh’alma abrirei” → “Aleluia”, Gabriela Rocha → “Ao único, Aline Barros → “ Basta querer”,

Pe. Marcelo Rossi → “ Buscai primeiro” → “ Como são belos”, Pe. Jonas → “ Conquistando o impossível” (“Campeão, vencedor”), Jamily → “ Coração de estudante”, Milton Nascimento → “ Deus está aqui” → “ Exodus”, Henry Mancini → “ Jesus alegria dos homens”, J. S. Bach → “Me alegrarei”, Diante do Trono → “ Sonda-me, usa-me”, Aline Barros → “ Sonda-me”, Pe. Marcelo Rossi → “ Te agradeço”, Kleber Lucas → “ Tua palavra”, Aline Barros → “ Tudo é do Pai”, Pe. Fábio de Melo → “ Vem de Ti, Senhor”, Diante do Trono → “ When you believe” (O príncipe do Egito) * F  onte: Aparecida Valiatti, Eduardo Santa Clara e Tiago Padim

Guia Vestindo a Beca 79


80


www.sonatha.com.br 27 3227-8515 | 99999-2550 Guia Vestindo a Beca

R. Fortunato Ramos, 30, loja 07, 81 ES Ed. Cima Center, Santa L煤cia, VIt贸ria,


82


Guia Vestindo a Beca 83

27 99257 . 0575 | 99234 . 3422 | 3349 . 3636 www.allegrettoproducoes.com.br /allegrettoproducoes


CLAUDIO BOCCA

TORNANDO SUA FESTA

INESQUECÍVEL!

O MELHOR DO

POP ROCK

NACIONAL E INTERNACIONAL _ • SONORIZAÇÃO • ILUMINAÇÃO • PAINEL DE LED • PISTA DE DANÇA _

FORMATURAS CASAMENTOS EVENTOS EMPRESARIAIS 84

(27) 9 9949 7742 @ClaudioBocca facebook.com/ClaudioBoccaOficial contato@claudiobocca.com.br


Guia Vestindo a Beca 85


Sua formatura merece o melhor

86

www.depra.com.br

depra@depra.com.br

27 99274 27 3315

2000 0497


Unindo talentos para a realização do seu evento culto ecumênico colação de grau receptivo para baile de gala eventos empresariais casamentos e festas curta

eduardosantaclaraes

27 9 9930 8443

| 9 9888 6682

assista

eduardosantaclaraes

contato@eduardosantaclara.com.br

siga

eduardosantaclaraes

eduardosantaclara.com.br

Guia Vestindo a Beca 87


Profissão

Formei, e agora?

Você sabe exatamente que rumo dar a sua vida profissional depois que sair da faculdade? Se não, você não está sozinho nessa dúvida. Esses dilemas fazem parte da vida de muitos jovens, que, apesar de muito convictos sobre o curso que elegeram, são tomados pela angústia de não saber claramente de que forma tocar a profissão escolhida.

F

elizmente, são muitas as possibilidades que um aluno prestes a se formar e até mesmo um recém-formado pode experimentar. Batemos um papo com a especialista em Recursos Humanos e diretora da Psicoespaço, Maria Teresa Cardoso, que dá algumas dicas valiosas de como

88

definir o futuro profissional a partir de experiências que o aluno pode ter em estágios, viajando ou até mesmo empreendendo.

Como o aluno pode aproveitar o tempo em que ainda está na faculdade para descobrir

Foto: divulgação

→ Maria Teresa Cardoso: “Os jovens estão se reinventando, e ser dono de sua empresa tem sido um dos caminhos escolhidos após a faculdade”


Profissão

que rumo tomar em sua profissão?

O caminho ideal é conversar com os professores nos quais o aluno confia. Também é importante visitar empresas e conhecer de perto a rotina de trabalho de sua área. Outra orientação é conversar com os profissionais e saber como é o dia a dia deles, tirando todas as dúvidas. E não podemos nos esquecer da internet, que também é um caminho para esclarecimentos.

Há algum tipo de coaching, por exemplo, para orientar o aluno em sua jornada profissional futura? Como isso é feito?

Considero o trabalho de coaching uma etapa de crescimento para o futuro profissional. Geralmente são realizadas dez sessões, e é o coaching que vai tomar as decisões, a partir das sessões com seu coach, que esclarece muitos

pontos. Com as sessões, é possível descobrir as aptidões, bem como qual o caminho a trilhar. Um exemplo: o estudante vai se formar em Psicologia, mas ainda não sabe em qual área vai atuar. Com essa orientação, é possível descobrir qual especialidade se adapta melhor ao seu perfil.

Estágio ou uma viagem de intercâmbio pode ajudar o aluno a definir seu rumo?

Remunerado ou não, o estágio auxilia muito na formação, pois mostra na prática como é o dia a dia da profissão, ajudando a vivenciar a rotina da empresa e do caminho escolhido. Só vejo pontos positivos nele. Já o intercâmbio, embora não ajude muito na escolha profissional, contribui para a pessoa se desenvolver, crescer, conhecer novas pessoas e culturas. Pode até ser que durante esse período ela descubra o caminho profissional, mas não é a regra.

Guia Vestindo a Beca 89


Profissão

No caso de recémformados que pensam em abrir o próprio negócio, que tipo de avaliação eles devem fazer antes de empreender?

Os jovens estão se reinventando, e ser dono de sua empresa tem sido um dos caminhos escolhidos após a faculdade. Alguns, entretanto, precisam vivenciar a rotina de uma empresa e ter primeiro a carteira assinada para depois empreender. O mais importante é ter o espírito empreendedor, gostar e atuar em sua área, e são muitos os casos em que o formando só descobre isso depois. Não podemos esquecer que a formação familiar também pode influenciar nessa escolha, bem como a leitura de livros e a participação em eventos específicos também contribuem para que o futuro profissional descubra o seu caminho.

Se empreender for um bom negócio, aquele

90

amigo da faculdade pode ser um bom sócio? Que atributos precisam ser avaliados antes de firmar a sociedade?

Conversar muito e, acima de tudo, avaliar se os objetivos são os mesmos. É preciso avaliar se ambos possuem os mesmos valores, bem como os planos a curto, médio e longo prazo. Ter uma sociedade é muito difícil, umas dão certo, outras não.

Que tipo de curso e até mesmo leitura são indicados a quem está quase se formando e ainda precisa se descobrir?

Indico participar de eventos da área e buscar o máximo de informações. Quanto à leitura, sugiro que seja algo relacionado ao trabalho. Há também escritores que nos ajudam a ampliar horizontes e dos quais gosto muito, a exemplo de Eugênio Mussak, Mário Sérgio Cortella e Augusto Cury.


ciar n u n a o d Precisan utos

d o r p m e segmentadoãso ribuiç com dist

? a d i g i r i d

ar g l u v i d Quer negócio o seuara quem p te n e m l a e r a?

import

r suas ia l p m a Deseja gias com estratméa publicação u

? a i r p ó pr

SEJA QUAL FOR O SEU NEGÓCIO, A REALIZA PODE SER A PEÇA QUE ESTÁ FALTANDO NO SEU PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO.

Guia

VISITE NOSSO SITE E CONHEÇA NOSSO TRABALHO. Vestindo

a Beca WWW.REALIZAEDITORA.COM.BR 91


92

Guia Vestindo a Beca - Edição 2 | 2016  

Guia anual voltado para formandos, com informações, matérias e anunciantes sobre o mercado de formaturas.

Advertisement