Page 1

Reação Popular

12 de Novembro de 2010 Ano 3 Edição Nº 138 R$: 0,50

O jornal que fala a sua língua

Cubatão Danado de Bom é sucesso e Prefeita garante bis no ano que vem Nem a chuva afastou o público da festa, que atraiu famílias inteiras, gerou emprego e trouxe turistas

Pag. 5, 6 e 8

Cubatão conquista primeiro ouro nos Jogos Abertos

Segurança no trânsito

A Prefeitura de Cubatão instalou gradis e reposicionou faixas de pedestres da Avenida Henry Borden, no cruzamento com a Avenida Nove de Abril. As melhorias integram projeto de melhoria das vias centrais da cidade. Pag. 4

Confira as 925 vagas de emprego em dez carreiras no Posto do Trabalhador

Jovens e adultos podem se increver para EJA até o dia 3 de dezembro Pág. 2

Pág. 2

Cartão do servidor aquece comércio e gera 150 empregos

Nayara Silva, de apenas 15 anos, garantiu a primeira medalha de ouro à cidade, na prova de canoagem feminina, categoria cadete. Os atletas de Cubatão também conseguiram bons resultados no kara-

tê, com duas pratas e duas bronze, além de uma prata na canoa havaianna. No kickboxing, Anderson Almeida avançou para as quartas-de-final e segue na competição com chanPág. 4 ces de medalha.

Cubatão já tem seu primeiro ouvidor público

Vacinação contra o sarampo segue até o próximo dia 30

O vereador licenciado Adeildo Heliodoro dos Santos, o Dinho, assumiu o cargo nesta semana e terá a responsabilidade de atuar como interlocutor entre a Prefeitura de Cubatão e as demandas da Pág. 3 população.

A Prefeitura de Cubatão, por meio da Secretaria de Saúde, está intensificando a vacinação contra sarampo em crianças e jovens com idades de 1 a 19 anos. No posto central de vacinação, o atendimento começa às Pág. 4 7h30.

Música na escola leva concertos didáticos a estudantes e comunidade Pág. 4

Festival de Teatro segue até domingo com nove atrações gratuitas Pág. 7

O Festival de Cultura Nordestina Cubatão Danado de Bom é evento integrante do calendário da cidade. É o que garante a Prefeita Marcia Rosa, que já planeja a segunda edição do evento para 2011. A estreia da festa, na semana passada, contou com artistas consagrados, e foi um sucesso, alcançando público de 50 mil pessoas de todas as idades nos quatro dias de programação. Um levantamento mostrou que 90% dos visitantes consideraram o festival ótimo ou bom. Os turistas de fora da Baixada somaram 30%, provando o pontecial turístico da cidade.

Opinião

“A presidente Dilma chegou ao poder consagrada pelas mãos do povo”

Marcia Rosa, Prefeita de Cubatão Pág. 3

Corredor de Cubatão vence os 10 km de corrida em circuito à beira mar Pág. 7

Pág. 4


2

Geral

Reação Popular

12 de Novembro de 2010

SUPLETIVO

DEBATE

Prefeitura abre turmas para educação de jovens e adultos

3º Encontro de Escolas Técnicas será em Cubatão

Inscrições começam dia 18 e são oportunidade para maiores de 15 anos concluírem o Ensino Fundamental A Prefeitura de Cubatão inscreve a partir do próximo dia 18 para as turmas de Ensino Fundamental do EJA (Educação de Jovens e Adultos). O prazo se encerra em 3 de dezembro e as matriculas podem ser realizadas em uma das oito unidades de ensino

que possuem cursos nessa modalidade (confira lista ao lado). As aulas começam em 2011 e serão realizadas no período noturno, em caráter supletivo. Os alunos inscritos deverão confirmar a matrícula de 13 e 17 de dezembro. É necessário apresentar

foto 3x4 recente, original e cópia da carteira de identidade, da certidão de nascimento ou casamento, da declaração de trabalho, das folhas da carteira profissional onde constam a foto e o contrato de trabalho, do comprovante de residência e do histórico escolar.

As inscrições para o EJA podem ser feitas das 15h às 20h, nos seguintes locais: 1ª a 8ª série

UME Bernardo José Maria de Lorena (Vila Nova), UME Padre José de Anchieta (Jardim Costa e Silva), UME D. Pedro I (Vila Natal), UME Martim Afonso de Souza (Jardim Nova República) UME Padre Manoel da Nóbrega (Jardim Casqueiro).

1ª a 4ª série UME Elza Silva dos Santos (Vila Esperança) UME Rui Barbosa (Jardim Caraguatá).

5ª a 8ª série UME Luiz Gustavo de Lima (Vila Natal) Há ainda vagas nas unidades descentralizadas na Vila Fabril (1ª a 4ª série) e Vila dos Pescadores (1ª a 4ª série), vinculadas às UMEs Anchieta e Nóbrega, respectivamente.

PLANTÃO

Apenas serviços essenciais funcionam no feriado do próximo dia 15 Os serviços públicos funcionam em caráter diferenciado dia 15, feriado da Proclamação da República.

Conforme decreto municipal 9.497/2010, estarão em operação apenas serviços considerados essenciais.

A lista inclui o pronto-socorro, o Hospital Luiz Camargo da Fonseca e Silva, os parques ecológicos,

a coleta de lixo domiciliar, vigilância, cemitério, velório, varrição de ruas, feiras livres, transporte de água

EMPREGO

Posto do Trabalhador tem 925 vagas disponíveis Confira as oportunidades Função

Nº de vagas

Ajudante

80

Mecânico

140

Eletricista

140

Montador de Andaimes

80

Eletricista Aux.

140

Pedreiro

40

Encanador Industrial

100

Soldador (TIG, MIG e Chaparia)

180

Instrumentista

20

Soldador Grafiteiro

05

Função

Nº de vagas

O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de Cubatão tem 925 vagas de emprego disponíveis nesta semana para a Baixada Santista. As oportunidades estão distribuídas em dez carreiras (confira tabela ao lado). Para todas as funções é exigida experiência mínima de seis meses. O PAT fica na Rua Dr. Fernando Costa, 1.096, na Vila Couto, em Cubatão.

em carro tanque para consumo doméstico. O expediente será retomado na terça, dia 16.

Cubatão recebe domingo e segunda-feira a terceira edição do Encontro Paulista de Escolas Técnicas. O evento será realizado no IFSP (Instituto Federal de São Paulo), no Jardim Casqueiro. A organização do encontro é uma parceria entre a Umesc (União Municipal dos Estudantes Secundaristas), a Upes (União Paulista de Estudantes Secundaristas) e a Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) e conta com o apoio da Prefeitura de Cubatão. Nos dois dias do encontro, estudantes, grêmios estudantis e profissionais da educação discutirão a educação tecnológica e profissional do Brasil e do Estado de São Paulo.

Combate às drogas

Cerca de 1,2 mil alunos do quinto ano do Ensino Fundamental das escolas municipais, estaduais e particulares de Cubatão se formaram quarta-feira no Programa da PM de Resistência às Drogas e à Violência.

O Reação Popular é uma publicação semanal da 2L Fábrica de Idéias Comunicação Social Ltda. CNPJ - 09.142.963/0001-02 Circula em toda a Região Metropolitana da Baixada Santista. Endereço: Rua 13 de Maio, 429, sala 21, Vila Nova, Cubatão. CEP: 11525-040 Telefones: (13) 3324-0313/ 3372-7348 E-mail: reacaopopular2@gmail.com Tiragem: 10 mil exemplares Editora: Luciana Lane Valiengo - MTb 30.758/SP Departamento Comercial: Paulo Ricardo Hourneaux de Mendonça Colaboração: Christiane Castanheira e Alfredo Karras Diagramação: Luciana Lane Valiengo Todos os artigos assinados são de responsabilidade de seus autores e não representam, necessariamente, a opinião do jornal.


12 de Novembro de 2010

Reação Popular

3

Política

ELEIÇÕES

Para Lula, vitória de Dilma se deve a ascensão social

No retorno ao seu programa de rádio oficial, Presidente ressalta melhoria na qualidade de vida em seu governo O Presidente Lula retomou nesta semana as transmissões do programa oficial de rádio Café com o Presidente com um comentário sobre o resultado das eleições presidenciais deste ano. Para ele, a vitória de sua candidata, Dilma Rousseff, se deve, principalmente, aos avanços sociais conquistados nos oito anos de seu governo. “O Brasil que sai das urnas é o Brasil que a maioria do povo desejou que tenha

continuidade. É a maioria de um povo que usufruiu das políticas públicas determinadas durante oito anos pelo nosso governo”, afirmou o presidente. Lula disse que não acredita que as críticas feitas a programas como o Bolsa Família nas eleições dividiram a sociedade. “No nosso governo, os empresários ganharam, os trabalhadores ganharam, os mais pobres ganharam. Acho que a sociedade inteira ganhou.”

PRECONCEITO

OPINIÃO

TRABALHO

MP investiga ofensas contra nordestinos no Twitter

A sensibilidade da mulher no poder

Dilma vai ao G20 com Lula como Presidente do Brasil

A ONG Safer Net, entidade que atua em defesa dos direitos humanos, denunciou para o Ministério Público Federal mais de 1 mil perfis do twitter que postaram ofensas a nordestinos em função da expressiva votação obtida por Dilma Rousseff na região no segundo turno das eleições presidenciais.

A eleição de Dilma Rousseff como Presidente da República representa um marco na igualdade de direitos entre homens e mulheres. Antes, éramos impedidas de votar, de escolher com quem queríamos nos casar. Agora, há uma nova mentalidade brotando em nossa sociedade. Continuamos sendo cobradas por todos os papéis e, mesmo assim, a gente consegue fazer muito bem cada uma destas tarefas, porque as fazemos com o coração.

As agressões ganharam destaque depois que uma estudante de 21 anos publicou em seu microblog um pedido para que os nordestinos morressem afogados. A Safer Net afirma ter recebido cerca de 800 queixas apenas deste post. O Ministério Público aguarda laudo técnico para se posicionar sobre o caso.

CONSTRANGIMENTO

Marcia Rosa, prefeita de Cubatão

É incrível que um metalúrgico tenha conseguido em oito anos promover uma revolução social capaz de distribuir as riquezas do nosso país. A eleição da Dilma é um reflexo deste processo. Mostra que o povo quer crescimento, mas com igualdade social. Nada melhor do que uma mulher para fazer isso. Dilma lutou contra o preconceito a vida inteira, até durante a campanha, e chegou ao poder consagrada pelas mãos do povo.

A presidente eleita Dilma Rousseff foi apresentada por Lula ao G20, grupo das nações mais ricas do mundo, como próxima representante do Brasil na entidade. A equipe de transição de governo prepara a sua posse e as primeiras ações de 2011. Na pauta, está o novo salário mínimo, que poderá chegar a R$ 520, maior valor desde 1986.

RECONHECIMENTO

Serra leva ‘pito’ ao criticar Presidente do PT agradece Cubatão por votação expressiva Lula em palestra na França A Prefeita Marcia Rosa e o O candidato derrotado à Presidência pelo PSDB, José Serra, foi repreendido ao criticar o presidente Lula durante palestra que realizava na França sobre as relações entre América Latina e a Europa. Serra dizia que o país está “aliado a ditaduras como a do Irã”, quando foi

interrompido por um integrante da plateia, que gritou “porque no te callas?” A frase (por que você não se cala?, em espanhol) se tornou famosa por ter sido utilizada pelo Rei da Espanha, Juan Carlos, para pedir silêncio ao Presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

presidente do PT-SP, Edinho Silva, eleito deputado estadual mais votado, se encontraram quarta-feira em Cubatão. Edinho fez questão de agradecer os 61% dos votos da cidade destinados à candidata do partido: Dilma Rousseff. Edinho também se comprometeu em ajudar a Prefeitura na interlocução junto ao Governo do Estado.

FISCALIZAÇÃO

Cubatão tem seu primeiro ouvidor público O vereador Adeildo Heliodoro dos Santos, o Dinho, será o primeiro ouvidor público de Cubatão. O departamento é subordinado ao Gabinete da Prefeita Marcia Rosa e sua criação faz parte da reforma administrativa do governo, elaborada pelo Executivo e aprovada em agosto deste ano pelo Legislativo. Entre as atribuições que ficarão a cargo da

ouvidoria municipal está o relacionamento entre a prefeitura e a população para o recebimento de reclamações, consultas, sugestões e elogios dos usuários do serviço público. O ouvidor também deverá fazer o acompanhamento das atividades desenvolvidas pela Prefeitura e a realização de ações que melhorem o serviço púlblico.


4

Geral

Reação Popular

12 de Novembro de 2010

PREVENÇÃO

TRÂNSITO

Gradis na Avenida Henry Borden devem garantir segurança de pedestres Ação faz parte do projeto da Prefeitura de melhoraria das ruas centrais A Prefeitura de Cubatão concluiu as obras na Avenida Henry Borden, no cruzamento com a Avenida 9 de Abril. Foram instalados gradis para orientar a travessia e as faixas de pedestres foram recuadas em cerca de 15 metros. “Com isto, pedestres e motoristas têm maior visibilidade para atravessar e circular pela via”, explica Silvano Lacerda, superintendente da CMT (Companhia Municipal de Trânsito) de Cubatão. As modificações na Avenida Henry Borden fazem parte do projeto da Prefeitura de Cubatão que prevê a melhoria das ruas centrais da cidade.

ECONOMIA

Postos de Saúde vacinam até dia 30 contra sarampo A Secretaria de Saúde de Cubatão intensificou a vacinação contra o sarampo para moradores entre 1 e 19 anos. O atendimento é feito em oito UBSs (Unidades Básicas de Saúde), abertas de segunda a sexta-feira. De acordo com o Serviço de Vigilância Epdemiológica, o atendimento

aos moradores do Água Fria acontece às quintas. No posto central de vacinação, o funcionamento é das 7h30 às 11h30 e das 13h às 15h30. Nos demais pontos de vacinação, o atendimento é feito das 8h às 11h e das 13h às 16h. Nos postos também estarão disponíveis doses da triplice viral e hepatite B.

ESPORTE

Cartão Servidor Cidadão Cubatão leva primeiro ouro nos Jogos Abertos gera 150 empregos diretos Cubatão garantiu sáBalanço divulgado nesta semana pela Prefeitura de Cubatão revela que o programa Cartão Servidor Cidadão gerou cerca de 150 empregos diretos no comércio da cidade. O projeto concede aos servidores municipais um benefício de R$ 500, que deve ser consumido em uma rede de comércio da cidade credenciada.

Nos dez primeiros meses, o Cartão Servidor Cidadão injetou R$ 28 milhões no comércio de Cubatão, movimentando a economia e fazendo com que os recursos produzidos na cidade permaneçam aqui. Um reflexo desta política é o fato de que 15% das empresas já pensam em reformar ou expandir os seus estabelecimentos.

COMPETIÇÃO Jardim Casqueiro é palco do primeiro torneio de duathlon infantil no dia 28 A Prefeitura de Cubatão, em parceria com a RT Promoções, realiza no próximo dia 28 o 1º Duathlon Bike & Corrida Infantil. A competição acontece na Praça da Independência, no Jardim Casqueiro,

8h30 às 16h, e é voltada a meninos e meninas de 7 a 12 anos que tenham bicicleta. As inscrições para participar do evento são limitadas e devem ser realizadas no Centro Esportivo Armando Cunha, no Casqueiro.

bado a sua primeira medalha de ouro nos Jogos Abertos do Interior. Nayara Silva, de apenas 15 anos, venceu a prova de canoagem na categoria cadete feminino, confirmando o seu favoritismo na disputa. Também no sábado, Maria Luiza Marena levou o bronze na canoagem na categoria senior feminino. As primeiras medalhas de Cubatão nos jogos, no entanto, vieram na quinta-feira, durante as disputas de karatê. Thiago Honório Pereira do Nascimento, 20 anos, levou a prata na categoria absoluto. Cristiane Maria do Valle, 30, também terminou em segundo lugar na categoria acima de 60 quilos. Fiama Almeida dos Santos, 18 anos, ficou com o bronze entre atletas com até 53 quilos. Cubatão também levou o bronze na disputa por equipes ao bater Suzano por 6 x 5.

Cidade acumula bons resultados em várias modalidades

Vôlei perde, mas consegue avançar para próxima fase

Equipe de basquete feminino leva a quarta colocação

No tênis de mesa masculino, os atletas de Cubatão bateram Orlândia por 3x1. No kickboxing, o cubatense Anderson Almeida derrotou Rubens Caetano, de Avaré, pelas oitavas de final e avançou para a próxima fase da competição, com chances de levar medalha.

Cubatão garantiu a sua vaga para a próxima fase no torneio de volei feminino dos Jogos Abertos do Interior, apesar de ter sido derrotado por dois sets a zero para a equipe de Leme, no interior de São Paulo. As parciais do jogo foram de 25/18 e de 25/21.

A equipe feminina de basquete de Cubatão se despediu dos Jogos nesta quarta-feira após perder a disputa pelo bronze contra Orlândia. Em um jogo equilibrado, o time do interior venceu por 81 x 74. O título ficou com Osasco, que bateu Presidente Venceslau por 68 x 36.

PEDESTRIANISMO

Corredor de Cubatão vence os 10km Sesc/Bertioga Elias Oliveira venceu neste domingo os 10 km Sesc/ Bertioga. A prova foi realizada em um circuito à beira-mar, entre as praias do Indaiá e Enseada. Elias é integrante da equipe Semes Cubatão/Carbocloro, que realizou a prova com outros sete atletas. O próximo desafio da equipe cubatense será a 6ª e última etapa do Campeonato Santista, no próximo dia 21, em Santos.


12 de Novembro de 2010

Reação Popular

5

Especial

CULTURA

Festival Danado de Bom leva 50 mil pessoas a Cubatão Quatro dias do evento trouxe grandes nomes da música e exaltou raízes nordestinas da cidade

O 1º Festival de Cultura Nordestina Cubatão Danado de Bom, realizado de quinta-feira a domingo, recebeu 50 mil pessoas de diversas partes do país para celebrar a região de origem de 64% dos cubatenses: o Nordeste. Foram mais de 30 ho-

ras de festa, que reuniram grandes nomes da música popular brasileira, culinária, capoeira, artesanato e literatura de cordel. A festa começou às 18h de quinta. A atração mais esperada da noite foi a Banda Cheiro de Amor, que animou o público com seus

grandes sucessos. “Nunca tinha vindo a Cubatão, mas estou me sentindo em casa”, disse Alinne Rosa, vocalista do grupo. No segundo dia, foi a vez da cantora Elba Ramalho assumir o palco principal. Mesmo sob forte chuva, o público cantou e dançou

sucessos como Chão de Giz, Bate Coração e Tu Vens. Elba celebrou a integração do Brasil promovida pelo festival. “Antes o nordestino era visto como um povo exótico e hoje estamos todos unidos”. Outro entusiasta da cultura nordestina foi Alceu Valença, atração principal

Fãs do Calypso deram um show à parte no domingo Fãs do Calypso deram um show à parte no último dia do Danado de Bom. Eles chegaram ao Kartódromo antes mesmo da abertura dos portões. Com cartazes, camisetas da banda e réplicas do figurino da cantora Joelma, se acomodaram em frente ao palco e garantindo ótimos lugares. Entre as tietes mais pro-

duzidas estava Hagta Melo, de uma banda cover do grupo paraense. A jovem conta que já foi chamada para subir ao palco com Joelma. “Ela gostou de mim, me achou de linda”. O grupo de Hagta é de São Vicente e possui um canal virtual no Youtube que já acumula mais de 36 mil visualizações.

no sábado, terceiro dia de programação do Danado de Bom. “O conjunto de culturas é o que faz desse país o mais maravilhoso do mundo”, declarou. O encerramento da festa ficou por conta da Banda Calypso. Com uma megaprodução, o grupo paraen-

se animou as cerca de 25 mil pessoas que vieram de várias partes da Baixada Santista, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. O 1º Danado de Bom foi uma realização da Prefeitura de Cubatão e teve o apoio da Usiminas, Ypióca e Antarctica Sub Zero.

90% do público avaliou o evento entre bom e ótimo A primeira edição do Festival de Cultura Nordestina de Cubatão foi um sucesso. É o que mostra levantamento feito por produtores culturais que trabalharam durante o evento. Segundo o estudo, 90% do público considerou o festival ótimo ou bom. Outro importante dado apontado na pesquisa é que 30% do público que compareceu ao evento veio de outras cidades da Baixada ou de outras regiões do país, o que reforça a previ-

são de que o festival poderá ser de extrema importância para o crescimento do turismo na cidade. “A presença de gente de outras cidades e de outros estados prova que Cubatão tem condições de oferecer atrações de qualidade e com forte referência à sua identidade cultural, mistura que atrai pessoas de todos os cantos”, avalia o Secretário Municipal de Comunicação, Fernando Alberto Henriques Junior.


6

Especial

Reação Popular

12 de Novembro de 2010

BIS

Danado de Bom volta a Cubatão no próximo ano

Famílias marcam presença no Danado de Bom Laisa Cardoso, seu irmão Samuel e o namorado Maicon da Silva

Festival foi considerado um sucesso e Prefeita Marcia Rosa inclui evento no calendário da cidade A 1ª edição do Festival de Cultura Nordestina Cubatão Danado de Bom foi considerado um sucesso. Apesar do mau tempo, mais de 50 mil pessoas compareceram à festa. O evento também gerou diversos empregos en-

tre os moradores da cidade e resgatou as raízes dos seus moradores. Diante do saldo extremamente positivo, a Prefeita de Cubatão, Marcia Rosa, já garantiu nova edição do festival em 2011. Com isso, o Cubatão

Danado de Bom entra para o calendário cultural da cidade como uma das principais atrações da programação e deve se consolidar como uma das mais importantes festas nordestinas realizadas em São Paulo.

Sérgio Everton Tavares e sua mãe Sônia Regina Tavares

Festival foi oportunidade de trabalho para profissionais

TV

Luciana Paraguaia, do Superpop, foi atração Escalado para a cobertura do Festival, o humorista Tiago Barnabé, a Luciana do Paraguai, cover de Luciana Gimenez no programa Super Pop, da RedeTV!, virou também atração da festa. Com minivestido, peruca, maquiagem e salto, Luciana do Paraguai tirou fotos e brincou com os fãs. Tiago era animador de palco e imitava a apresentadora para brincar com o público. Há um ano, Luciana Gimenez não pode comparecer a uma festa e sugeriu que ele a substituísse. “Incorporei o personagem e a coisa deu certo. Cubatão está de parabéns pela festa. Fui muito bem recebido e pretendo voltar”, afirmou Tiago. A reportagem foi ao ar na quarta-feira.

Equipe de agentes ambientais

Alício Vieira de Souza

“Cubatão recebeu o Nordeste de braços abertos” Quando eu era professora da rede pública aqui em Cubatão, perguntava aos alunos: “quem aqui é nordestino?” e metade da turma levantava a mão. Em seguida, perguntava quem tinha pai ou mãe nordestino, e a outra metade levantava a mão. Nossa cidade foi construída, principalmente, pelos imigrantes nordestinos. O Festival de Cultura Nordestina é um reconhecimento da identidade e da origem de Cubatão. Sabemos que as famílias juntam dinheiro para voltar à sua cidade natal a cada dois anos, até mesmo dez anos. Esse festival foi uma forma de trazer o Nordeste até elas. Foi muito gratificante perceber que a população abraçou o Cubatão Danado de Bom, comparecendo em peso nos quatro dias do evento e participando ativamente de todas as atrações. Obrigada, cubatenses. Vocês foram o melhor da festa. Marcia Rosa, Prefeita de Cubatão

Thiago Guerra, produtor de palco e música

Rosana Alfaro


12 de Novembro de 2010

Cultura

Reação Popular

7

ARTES CÊNICAS

Festival de Teatro de Cubatão termina neste domingo

Para os próximos três dias estão programadas nove peças gratuitas, adultas e infantis, em dois palcos da cidade A 13ª edição do Festac (Festival de Teatro de Cubatão) entra em sua reta final neste fim de semana. Entre sexta-feira e domingo serão encenadas nove peças, adultas e infantis. Os

espetáculos têm entrada gratuita e estarão em cartaz em dois palcos da cidade: o Bloco Cultural e o Teatro do Kaos. O festival teve início no último dia 1º e trouxe

a Cubatão 23 companhias teatrais do Rio de Janeiro, São Paulo, Santos, Guarujá, Praia Grande, São Vicente, Piracicaba, Ibirá, Embu-Guaçu e Cubatão. As peças estão sendo encenadas

em mostras competitivas e paralelas. Dos 25 espetáculos em cartaz no festival, seis são encenados por companhias de Cubatão. Até domingo, dois deles poderão

conferidos. Na sexta-feira, o Teatro do Kaos leva ao palco Este ovo é um galo. Domingo, o Núcleo SOAK encena O vendedor. Ambas serão encenadas no palco do Teatro

do Kaos, na praça Coronel Montenegro, 34, no Largo do Sapo. Outro palco que também recebe os espetáculos é o do Bloco Cultural (Praça dos Emancipadores, s/n, no Centro).

Programação dos dias 13, 14 e 15 Categoria Adulto • Mostra Competitiva e Paralela Dia 13 - Mostra competitiva - 20 h Local: Teatro do Kaos Grupo: Cia. Tan Tan de Teatro - Santos/SP Espetáculo: “ Fontainebleau” Os pintores Claude Monéio e Augusto Fenoir vão para floresta Fontainebleau em busca de inspiração onde encontram Fina Arbre. Durante o trabalho acontecem diversas confusões. Dia 13 - Mostra competitiva - 21 h Local: Bloco Cultural Grupo: Projeto FESPSP de Teatro - São Paulo/SP Espetáculo: As artimanhas de Scapino Scapino, usa sua esperteza para pregar peças nos patrões. Nesta comédia, Moliére ridiculariza a hipocrisia dos fidalgos.

Dia 14 - Mostra competitiva - 21h30 Local: Teatro do Kaos Grupo: Núcleo SOAK - Cubatão/SP Espetáculo: O vendedor Um vendedor ambulante cria peripécias para vender seu produto. A peça é uma metáfora sarcástica da dificuldade de viver num mundo tão capitalista.

Categoria Infantil - Mostra Competitiva e Paralela Dia 13 - Mostra Competitiva - 15h

Local: Bloco Cultural Grupo: Meu Clown - São Paulo/SP Espetáculo: Cotidiani Clown Uma trupe de palhaços convida o público a jogar e se divertir, com o objetivo de resgatar a magia das brincadeiras infantis. Dia 14 - Mostra Competitiva - 15h Local: Bloco Cultural Grupo: Cia. de Arte Sem Nome - São Paulo/SP Espetáculo: O fantástico mistério de feiurinha O espetáculo retrata o “depois” do final feliz dos contos de fadas e o misterioso desaparecimento de Feiurinha. Dia 15 Encerramento Premiação - 20h Local: Bloco Cultural

TALENTO

TV

EVENTO

Dia 14 - Mostra competitiva - 20h Local: Bloco Cultural Grupo: Forfé - Piracicaba/SP Espetáculo: Sobre meninos, mendigos e poetas História da relação entre dois vagabundos e da busca pelo que lhes falta.

Rap Day acontece no próximo Companhia de Dança é destaque Escola de Música e Dança encerra sábado com música, dança e grafite no Todo Seu, do Ronnie Von o ano com espetáculo em Santos Será realizado no próximo sábado, dia 20, em Cubatão, a sétima edição do Rap Day. O evento sócio-cultural será realizado na escola municipal Martim Afonso de Souza, no Jardim República, das 10h às 17h. A organização é de um grupo de jovens cubatenses. O objetivo do encontro é a valorização da consciência negra e, conforme destacam os seus organizadores, afastar os jovens das drogas, do alcoolismo e da marginalidade. A programação inclui diversas atividades da cul-

tura hip hop, como grafite, break e shows de rap. Também estão previstas apresentações de basquete de rua, exposição de bikes e low bikes da família BL Clube, além de uma série de atividades voltadas para as crianças. A ideia surgiu em 1999, quando um grupo de jovens se formou para fundar um coral de influência negra cristã. Após um ano, surgiu a necessidade de organizar eventos para as apresentações. O 1º Rap Day foi em 2000 e contou com a participação de 150 jovens.

A Companhia de Dança da Sinfônica de Cubatão foi a atração do programa Todo Seu na última quarta-feira. A atração da TV Gazeta, comandada por Ronnie Von, está reunindo os melhores grupos de dança do país fazer a apresentação do programa. A Companhia de Cubatão foi selecionada por sua qualidade técnica e pelo trabalho que desenvolve há mais de 30 anos junto à Sinfônica da cidade. O grupo aproveitou a

oportunidade para apresentar a coreografia Devoção, uma montagem que reúne jazz, dança moderna e contemporânea, ao som de uma interpretação surpreendente de Ave Maria. A participação no programa incluiu ainda um bate-papo com a diretora artística da Companhia, a bailarina Vanessa Toledo. O grupo surgiu na década de 1990. Hoje conta com 25 integrantes, todos com formação em balé clássico.

A ETMD (Escola Técnica de Música e Dança) Ivanildo Rebolças, de Cubatão, encerrou as atividades deste ano com o espetáculo Caminhos da Dança, em cartaz na última quarta-feira no Teatro Coliseu, em Santos. A apresentação foi realizada por 160 alunos dos cursos de dança fundamental, técnico de qualificação e técnico de habilitação. Os grupos Palco e Cia e Ploc fizeram participações especiais no espetáculo, o primeiro com a coreografia Rutá, na abertura, e o

Local: UME Luiz Gustavo de Lima - Rua das Flores, 71 - Vila Natal

Local: UME Estado do Amapá – Rua José de Castro, 325 - lha Caraguatá Dia 23/11 às 15h Local: UME Amazonas – Rua Embaixador Pedro de Toledo, 100

dia 17/11 às 15h Local: Escola Técnica de Música e Dança de Cubatão - Av. Nações unidas, 168 – Vila Nova

Música na Escola leva concertos didáticos a alunos de Cubatão

Concerto “Guerra nas Estrelas”

(Banda Escola de Cubatão)

segundo se responsabilizou pelo encerramento. Caminhos da Dança teve cerca de duas horas de duração e reuniu alguns dos principais estudos desenvolvidos pelos estudantes da ETMD. “Este ano, fizemos o espetáculo num palco profissional. Com isso, as alunas tiveram contato com todo aparato que envolve uma apresentação profissional, desde os camarins até a circulação dos bastidores e cochia”, disse o diretor da escola, Reginaldo Nascimento.

MÚSICA Coral Zanzalá Concerto Didático

Dia 12/11 às 16h30 Local: Colégio ABC Masw269 Jardim Casqueiro

Concerto Sinfônico Dia 20/11 às 20h Local: Bloco Cultural – Pça. Dos Emancipadores, s/nº

Dia 19/11 às 16h30 Local: UME Luiz Pieruzzi Netto - Av. Martins Fontes, 1242 - Vila Nova

Cia de Dança da Banda Sinfônica

Local: Teatro Municipal de São Sebastião – Av. Dr. Arlindo Arantes, 02

Dia 15/11 às 20h Centro de Cultura Anselmo Duarte – Rua Prudente de Moraes, 580 - Salto

Banda Sinfônica de Cubatão

Banda Marcial

Apresentação na etapa Concerto de Circulação de Circulação do Mapa do Mapa Cultural Paulista Cultural Paulista Dia 13/11 às 19h

Concerto Didático

Dia 12/11 às 10h30 e 13h30

Projeto Música Brasileira para crianças dia 16/11 às 15h

Dia 20/11 às 16h30 Local: FAPCOM – Rua Major Maragliano, 191 – São Paulo

Coral Raízes da Serra

Programa BEC

Concerto da Orquestra e Banda Escola

dia 21/11 às 16h Local: Bloco Cultural – Pça. Dos Emancipadores, s/nº

Concerto Didático

Apresentação das equipes de Dança

Dia 12/11 às 14h30 Local: UME Rui Barbosa – Rua Luiz Pieruzzi, 50 - Ilha Caraguatá

Dia 27/11 às 19h Local: Bloco Cultural – Pça. Dos Emancipadores, s/nº

Grupo Rinascita

Concerto dos Grupos de Música de Câmara

Concerto Musical dentro da Semana da Música

dia 28/11 às 16h Local: Bloco Cultural – Pça. Dos Emancipadores, s/nº

Água mineral sinônimo de...Vida O efeito terápico da água mineral foi comprovado cientificamente. Com ou sem gás, a água irriga as células e os órgãos, liberando as toxinas e substâncias maléficas para o organismo. Sacia a sede, hidrata, purifica e cura. Ajuda a conservar a forma e o condicionamento físico. É essencial para o nosso bem estar. No Brasil, o Código de Águas Minerais reconhece os efeitos medicinais das águas minerais e as classifica em 12 tipos: oligominerais, torioativas, radioativas, sulfurosas, carbogasosas, ferruginosas, bicarbonatadas, alcalinas, magnesianas, gasosas, sulfurosolaxativas e alcalino ferrosas.

Mais de 400 artistas ligados aos grupos mantidos pela Prefeitura de Cubatão realizam uma verdadeira maratona neste mês, com o programa Música na Escola. Serão 14 apresentações, em 11 endereços diferentes. Confira a programação completa ao lado.A programação teve início nesta sexta-feira, com o Coral Zanzalá, no Colégio ABC Master, no Jardim Casqueiro, a Banda Sinfônica de Cubatão, na UME Luiz Gustavo de Lima, na Vila Natal, e o Coral Raízes da Serra, na UME Rui Barbosa, na Ilha Caraguatá. Além destes grupos, também participam do projeto o programa BEC (Banda Escola de Cubatão), o grupo Renascita, a

Banda Marcial, a Companhia de Dança da Banda Sinfônica. Cada um destes grupos levará para as crianças um diferencial. O Zanzalá mostrará para as crianças os diferentes timbres de vozes. A Banda Sinfônica dará aos alunos a oportunidade de serem regentes por um dia. A Banda Marcial levará para as suas apresentações o coral infantil do Projeto Renascer. O Coral Raízes da Serra e o Grupo Renascita levarão a energia das suas canções para apresentar um repertório clássico para as crianças. Já a BEC prepara um concerto no qual mostrará todo o conhecimento que acumulou nesse ano.


8

Social

Reação Popular

12 de Novembro de 2010

Vereador de Cubatão Paulo Tito Fader e sua esposa Maria das Graças Sousa

Prefeita Marcia Rosa e a vocalista da Banda Cheiro de Amor Alinne Rosa

Vereadora profª Regina de Itanhaém e seu marido, Luís Antônio Pereira

Dilson Silva Mato Grosso e Simone Gomes da Silva Equipe da assessoria de imprensa da PMC

José Erasmo Andrade Pereira, diretor da USIMINAS, ao lado da Prefeita Márcia Rosa e do Secretario de Emprego e Desenvolvimento Sustentável, Benito Santiago Martinez Gonzalez

Homenagem do Jornal Reação Popular a todos que compareceram ao Festival Danado de Bom Alceu Valença com a Prefeita Marcia Rosa e marido

Nota de Agradecimento

A família de João Batista dos Santos agradece a toda equipe médica do Hospital Luis Camargo da Fonseca Silva pelo atendimento prestado a esse paciente durante os 13 dias de internação.

Reação Popular nº138  

Reação Popular nº138

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you