Page 1

RCVIPS MAGAZINE

1


2

RCVIPS MAGAZINE


RCVIPS MAGAZINE

3


4

RCVIPS MAGAZINE


RCVIPS MAGAZINE

5


ÍNDICE

26

16 38 TIMELINE 12

‘Narrativas Poéticas - Coleção Santander’

SALA DE VISITAS 14 com Berla Chacon

CAPA 16

62

ISTO É VIP 26

64

MARKETING 34

66

Lucy Alves, por Thayse Gomes Performato Home Experience por Simone Farret

MULHERES CASUAIS 36 por Flora Agra

FALANDO DE... 38

por Mayrinne Meira

CASA VIP 42 por Aline Montenegro e Carolina Vieira

SHOWROOM 50 Mac Móveis

GUIA NUTRICIONAL 58 por Sebastião Filho

NOSSOS DIREITOS 60 por Wilson Furtado

6

RCVIPS MAGAZINE

72 74 76 78 80 84

TRIBUTOS

14

por Polyana Arnaud

BUSINESS

com Victor Barretto

À MESA

A padaria drive thru Pão To Go

GEEKS GENERATION

por Paulo Cavalcanti

BEM VIVER

por Dr. Aracoeli Ramalho

VIDA SAUDÁVEL

por Dr. Bruno Cosme

#PAPOBELEZA

por Marisol Rodrigues

SAÚDE BUCAL

por Dra. Claurênia Pinto

#FICAADICA

por Layse Veloso


RCVIPS MAGAZINE

7


DI foto Rizemberg Felipe

#11

E

Uma série de questionamentos passa por nossa cabeça, a cada edição da RCVIPS Magazine. Entre devaneios, ideias, obstáculos e superações, uma certeza paira: a do prazer de por em suas mãos uma revista diversa, repleta de conteúdo além da imagem, anunciantes que fazem a diferença e, claro, a convicção de que estamos fazendo a coisa certa. Nesta edição #11, uma onda de revelações invadiu nossa redação. A primeira delas foi a feliz experiência de perpetuar em um editorial, a querida artista de nossa terra, Lucy Alves. O sinônimo da musicalidade de raiz paraibana assume uma nova persona e seduz nossas câmeras e ganha nossa capa do lado A. Do lado oposto, toda a exuberância dos anos 80 ganha vida numa espécie de remake conceitual do Studio 54, tendo no papel principal a top Gianne Albertoni, num ensaio exclusivo e estonteante. Aliado a esse combo de arte e beleza, com pegada high fashion, o lado social de nosso número onze coroa você, leitor, com um recorte significativo dos eventos sociais que agitaram a alta roda pessoense, nesses últimos meses. Com todo o carinho possível, desejo a você uma excelente leitura.

8

RCVIPS MAGAZINE

EDITORIAL

Edição: 11 Ano: 2 Jornalista Responsável: Jo Oliveira DRT 4867/02-81 Tiragem: 6000 exemplares Impressão: Gráfica Santa Marta Para anunciar: (83) 3035-1039 98650-6567 / 99971-1787 rcvipsmagazine@gmail.com


Jo Oliveira

Raiff Pimentel Diretor de Criação

Editor Geral

Túlio Alves Planejamento

Estagiário

Layse Veloso

Edson Matos

Repórter

Renata Pinto

Fotografia

Thayse Gomes

Regiani Baêta

Fotografia de Moda

Comercial

Beleza

Helena Furtado

Graça Moura

Administrativo

Comercial

QUEM FAZ

Ainda há quem pense que fazer revista é passe de mágica. Que basta apertar o botão da gráfica e, como que por encanto, elas saem do outro lado, prontas. E o antes e o durante?

Kaline Tomé

Sebastião Filho Colaborador de nutrição

Colaboradora de decoração

Érika Gurgel

Mayrinne Meira

Flora Agra Colaboradora de comportamento

Ana Karenina Bronzeado Colaboradora de eventos de eventos

Colaboradora de moda

Colaboradora de etiqueta

Simone Farret Colaboradora de marketing

Thomas Paiva

Rogério Almeida Colaborador de turismo

Paulo Cavalcanti

Colaborador de tecnologia

RCVIPS MAGAZINE RCVIPS MAGAZINE

9 9


10

RCVIPS MAGAZINE


RCVIPS MAGAZINE

11


TIMELINE

EXPOSIÇÃO ‘NARRATIVAS POÉTICAS

– COLEÇÃO SANTANDER’ REATIVA CICLO CULTURAL DA GALERIA ARCHIDY PICADO DO ESPAÇO CULTURAL fotos Edson Matos | texto Jo Oliveira

Depois de cerca de dois anos desativada e após passar por sua primeira e vultosa reforma, desde que foi aberta, em 1985, a tradicional Galeria de Arte Archidy Picado da Fundação Espaço Cultural reinaugura com 1/3 a mais de espaço, trazendo à população de João Pessoa a exposição ‘Narrativas Poéticas – Coleção Santander Brasil’. Nada mais justo, para compensar o tempo que passou fechada, uma vez que a expo é considerada um rebuscado recorte da arte modernista brasileira, contendo obras de altíssima representatividade artística. A mostra, que traz Helena Severo na curadoria geral, utiliza como referência o diálogo harmônico entre artes plásticas e poesia, numa espécie de passeio pelas ‘poesias pintada e escrita’. Aberta ao público em 17 de junho a exposição ficou em cartaz até 16 de agosto de 2015. A exposição itinerante, que já passou por Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Recife, Fortaleza e Salvador, chega a sua oitava capital nacional apresentando parte do acervo da coleção Santander, que tem cerca de 1400 obras de significativa relevância para a história da arte brasileira, com peças produzidas entre 1940 e 1980. Entre as 34 obras de 26 artistas integrantes da mostra, destacam-se expoentes do Modernismo brasileiro, como Candido Portinari, Emiliano Di Cavalcanti, Alfredo Volpi, Tomie Ohtake, Cícero Dias e Gilvan Samico e também trabalhos recentes de artistas como Tuca Reinés, Fernanda Rappa e Renata de Bonis. Com percurso livre e expografia tecnológica interativa, a exemplo das projeções de trechos de poemas em partes do chão da galeria, a exposição chega para aproximar a arte brasileira de cada vez mais públicos, oferecendo múltiplas possibilidades de leitura para as obras, com o pontual apoio visual e narrativo de 40 fragmentos poéticos de poemas de 24 grandes poetas brasileiros, como Carlos Drummond de Andrade, Vinicius de Moraes, Ferreira Gullar, Alice Ruiz, João Cabral de Melo Neto entre outros, com destaque para o poeta paraibano Archidy Picado, com o poema No Labirinto. Outro diferencial da exposição é a inclusão de obras reproduzidas em alto relevo, em totens em resina de algumas telas, para vivências táteis de pessoas com deficiência visual.

12 12

RCVIPS MAGAZINE RCVIPS MAGAZINE


RCVIPS MAGAZINE RCVIPS MAGAZINE

1313


SALA DE VISITA

ETERNA MISS PARAÍBA A exuberante Berla Chacon conta sua vida atual e abre o jogo sobre Book Rosa, intolerâncias e a temida crise nacional Gentileza e elegância definem Berla Chacon, eterna Miss Paraíba 1992, com que tivemos o prazer de conversar sobre as polêmicas do atual mundo contemporâneo e, sim, ter lindas surpresas. Nascida na capital paraibana, sob o signo de Peixes, Berla viveu aqui até seus 20 anos. Nesse período, formou-se em Biologia Marinha, pela UFPE e, além de Miss, também faturou outros certames, via Espaço da Moda, agência que revelou estrelas em toda a era 90’s. Hoje, a atual empresária vive em São Paulo, onde gere sua marca de alfaiataria feminina. No meio da agenda corrida, onde inseriu recentemente um badalado reencontro com amigas ex misses – noticiado, inclusive, na Revista Caras – Berla parou por uma tarde para teclar conosco – pasmem! – por WhatsApp. O resultado foi surpreendente! Como o ramo da beleza entrou em sua vida e como foi essa experiência? Em 1992, fui convidada por Josildo Albuquerque a participar do Miss PB daquele ano. A partir daí conheci a agência Espaço da Moda, de Ricardo Castro e Paulo de Tarso, que me levaram a ganhar outros concursos. Foi uma experiência inesquecível onde conheci pessoas maravilhosas com quem tenho contato até hoje. Atualmente, a novela global Verdades Secretas aborda a prostituição entre jovens da classe A e modelos em início de carreira (famoso Book Rosa). Muitos são os mitos sobre o assunto. O que tem a dizer sobre isso e o que acredita ser verdade ou ficção? Acredito que o Book Rosa sempre existiu. No entanto, isso depende dos princípios e escolhas que cada uma faz. No concurso de Miss Brasil eu nunca soube de nada parecido. Um assombroso índice de casos de intolerância religiosa por parte de bancadas fundamentalistas tem movimentado a mídia e as redes sociais. Na sua visão, como devemos lidar com tal extremismo e combater essas práticas? Estamos vivendo várias intolerâncias, religiosa, racial, social, moral... Caminhamos para um futuro nada animador nesse quesito. Precisamos praticar o que Jesus ensinou, saber amar o próximo e respeitar diferenças. Penso que as autoridades devem coibir essa violência com leis mais rígidas e que possamos acabar com a impunidade. A crise econômica brasileira é um fato inegável, exceto para minorias privilegiadas e o mercado de alto luxo. Na sua opinião, de quem seria a culpa e o que tem feito para dar conta da demanda que a vida contemporânea exige? Infelizmente o brasileiro ainda não aprendeu a votar. Escândalos, somados à falta de planejamento para enfrentar dificuldades na economia e a corrupção desenfreada, nos levaram à crise. Se políticos continuarem a privilegiar interesses próprios e partidários ao invés de priorizar necessidades do povo, dificilmente sairemos dessa. A crise é mundial, mas o governo não se preparou para ela. Dias difíceis virão e temos que criar alternativas para amenizar os efeitos no dia a dia.

14 14

RCVIPS RCVIPSMAGAZINE MAGAZINE


Foto: Carlos Magno

BER LA CHA CON RCVIPS MAGAZINE

15


CAPA

“Cada ser em si carrega o dom de ser capaz e ser feliz”. O belo trecho da canção ‘Tocando em frente’, de Renato Teixeira e Almir Sater, representa bem o espírito alegre e obstinado de Lucy Alves, uma das jovens artistas paraibanas mais talentosas e encantadoras de sua geração. Dona de um carisma ímpar, voz doce e poderosa de empatia imediata, Lucy conquista, seja em sua brilhante carreira solo ou ao lado de sua família, a banda Clã Brasil – onde ela se fez artista e com quem está preparando um novo (e incrível!) trabalho. Mesmo acostumada aos holofotes, por conta da divulgação constante de seu trabalho, neste ensaio nossa querida ‘flor do sertão’ fez uma conexão de sua alma transparente com universos admirados, mas, até então, pouco explorados por ela: a arte e a fotografia, campos onde lhe apetecem a destreza e a sensibilidade. “Sempre que preparo algum show, o figurino é peça fundamental.

16

RCVIPS MAGAZINE

LUCY ALVES

A PODEROSA FLOR DO SERTÃO QUE CANTA, ENCANTA E SEDUZ

fotos Thayse Gomes | texto Jo Oliveira


RCVIPS MAGAZINE

17


Ele está intimamente ligado ao que quero transmitir com minha música ao público. Saber captar momentos que só nossas retinas poderiam ver e imortalizá-los no imaginário de forma magistral é algo sublime”, conta Lucy. Nesta viagem aos encantos de uma objetiva fotográfica, Lucy assume a postura de uma musicista misteriosa, de poder e sensualidade latentes, numa espécie de ode artística a atemporal e indelével magia da música, com bem ela define. “Mantenho uma relação de muito amor e intimidade com meu instrumento. É fundamental para que consiga segurá-lo com certa elegância e prazer. Diante da câmera, me permiti viajar e me imaginar em alguma época romântica da história”. O resultado desse feliz encontro entre raízes, arte e fotografia, você confere agora.

18

RCVIPS MAGAZINE


RCVIPS MAGAZINE

19


20

RCVIPS MAGAZINE


RCVIPS MAGAZINE

21


22

RCVIPS MAGAZINE


Beleza: Renata Pinto @renatapintobelezaria Fotografia e Produção: Thayse Gomes @thaysegomes

RCVIPS MAGAZINE

23


24

RCVIPS MAGAZINE


RCVIPS MAGAZINE

25


ISTOÉVIP

JOÃO PESSOA RECEBE A ‘PERFORMATO HOME EXPERIENCE’: LOJA TRAZ ALTÍSSIMO PADRÃO EM PRODUTOS EXTRAORDINÁRIOS fotos Edson Matos | texto Jo Oliveira Uma super loja conceito, erguida em um galpão ultramoderno, cheio de personalidade e, o que é melhor, qualidade em seu mix de produtos. Esta é a PERFORMATO HOME EXPERIENCE, empresa do grupo Atacadão dos Eletros, gigante do varejo na região, e que já teve loja física no mesmo ponto. Para construir a nova Performato, o grupo convidou o arquiteto Leo Maia, que concebeu um novíssimo e amplo espaço de puro charme, distribuídos em 645m², com direito a acessibilidade, seja no elevador panorâmico e toilletes. O projeto de interiores e ambientação foi desenvolvido pela arquiteta Adriana Galvão e pela designer de interiores Ana Cláudia Wanderley. O conceito da loja visa atender um público diferente do usual, que busca produtos específicos. “A ideia de trabalhar eletros de alto padrão não é nova, mas nosso diferencial está justamente em nosso selecionado mix de produtos de funcionalidade direcionada, altíssima qualidade e durabilidade. Outro ponto alto é que, em João Pessoa, somos a única empresa do ramo com loja nesse porte. Nem em Natal ou em Recife existem lojas assim. O objetivo é induzir o cliente a não viajar para comprar nada. Temos tudo aqui”, diz Ana Cláudia Wanderley, que está à frente deste novo projeto.

26

RCVIPS MAGAZINE


RCVIPS MAGAZINE

27


Na equipe de colaboradores, a Performato investiu em capacitação e treinamento, ponto crucial na venda dos produtos. “Não temos vendedores, mas sim consultores especializados e com conhecimento técnico dos produtos e sua usabilidade. Há produtos tão elaborados que conseguem reproduzir o mesmo sabor que o carvão provoca nos alimentos, por exemplo. São profissionais preparados para fazer o cliente sentir paladares, só na apresentação”, explica Alberto Santos, coordenador comercial da Performato. Seguindo a linha smart de tecnologia, mais um ‘up’ da loja são as geladeiras informatizadas, que funcionam via smartphone. Outro exemplo são os materiais nobres usados na finalização de produtos, como os fogões que usam a mesma tinta da Ferrari. “São mais que produtos com valor agregado. São bens para a família, com durabilidade ilimitada, feitos especialmente para quem ama cozinhar e receber”, completa Ana Cláudia. A empresa oferece ainda todo o apoio técnico pós venda, desde a montagem e assistência técnica específica, indicada pela equipe Performato. Na extensa lista de itens estão cooktops, coifas, fornos elétricos, lava louças, portáteis, cervejeiras e linhas direcionadas ao público masculino, como adegas, churrasqueiras e TVs 84’’ de 4K dotados com sistemas integrados de som, tudo para proporcionar aos seus usuários uma “experiência excepcional”. Entre as marcas top de linha trabalhadas pela Performato estão Oster, Kenwood, Kitchen Aid, Fischer, Gorenje, Hamilton Beach, Whirlpool, Lofra, entre muitas outras.

28

RCVIPS MAGAZINE


RCVIPS MAGAZINE

29


30

RCVIPS MAGAZINE


RCVIPS MAGAZINE

31


32

RCVIPS MAGAZINE


Av. Epitรกcio Pessoa, 2960, Tambauzinho, Joรฃo Pessoa - PB

83 3214-7730 | 3214-7733

RCVIPS MAGAZINE

33


marketing por Simone Farret

LIÇÕES DA FÓRMULA 1 PARA

EMPREENDEDORES Em recente publicação no Portal Endeavor, o empresário Fábio Di Giacomo relacionou quatro lições que a Fórmula 1 oferece aos empreendedores. “Nenhum esporte no mundo é de tamanha alta performance quanto a Fórmula 1” enfatiza ele. Na prática, a comparação está nos itens e detalhes que fazem a diferença numa corrida e que, juntos, definem classificações, pódios e campeonatos. Mas a receita também recomenda olhar para a vida como um todo, que é fator fundamental para o sucesso. As quatro lições inspiradas na Fórmula 1 que ajudam o empreendedor a atuar em alta performance:

Aerodinâmica: assim como o veículo precisa ter os melhores acertos para conseguir as menores tomadas de tempo e o melhor desempenho, cada empreendedor deve estar bem consigo mesmo e isso depende do seu modelo mental, do autoconhecimento e do controle das interferências que, juntos, definem a performance. Segundo o pai do Coaching, Tim Gallwey, a matemática para o sucesso é “Performance = potencial – interferências”. Talento: assim como um piloto campeão tem um dom especial, cada empreendedor de sucesso tem o seu talento. Porém para atingirmos melhores resultados é fundamental transformar nosso potencial em ação. Para colocar o talento em uso e aprimorá-lo é necessário muita dedicação e treinamento. Como bem define Fábio Di Giacomo, “liderar é um desafio que precisa de treinamento constante e, principalmente, de muito autoconhecimento. Pit-stop: que nenhuma corrida é ganha sem ao menos uma parada no box, todos sabemos. Assim também é na carreira profissional e nos negócios, pois nas “paradas” podemos refletir, avaliar a performance, eliminar interferências, realinhar e corrigir rotas. E até mesmo economizar tempo. No conturbado cotidiano dos dias atuais, parar pode ser fator fundamental para a vitória. Regulamento: Na Fórmula 1 os 10 primeiros colocados em cada prova pontuam e o pódio final não é definido em uma única prova e sim num conjunto de desempenho. Assim como na competição pelo sucesso profissional e empresarial, o que vale são as pontuações conquistadas ao longo da “corrida”. Obedecer as regras da competição pode ser vital para não comprometer o resultado final ao longo do tempo e definir pódios de sucesso.

34

RCVIPS MAGAZINE


RCVIPS MAGAZINE

35


MULHERES CASUAIS

por Flora Agra

foto shutterstock

SOU MIMAD(X) E QUERO TUDO DE MÃOS BEIJADAS

Mas vamos lá. As crianças passam por processos de transformações, então podem, enquanto pequenas, ser disciplinadas e modificadas. E os adultos? Os adultos não sabem sobreviver aos “nãos”, muito menos às frustrações da vida. Agem com impulsividade, agressividade e certeza que o mundo e as pessoas são seus devedores. Não conseguem de maneira alguma perceber o valor do suor alheio. Acham que tudo e todos devem somente servi-los a todo instante. São seres que não fazem ideia do sabor da liberdade interior, pois para que isso aconteça é necessário que saibam construir suas finanças e vidas sozinhos, mas não querem, pois adoram facilidade e comodidades. São mimadas, nunca foram expostas a ralação. O dinheiro, os mimos, as melhores condições, os objetos e os afetos devem ser voltados somente para eles, para benefício de suas vontades e desejos. Não existe gratidão, pois acham que isso é obrigação. Se comportam com seus parceiros e amigos como se fossem filhos e cobram cada vez mais, porque a infelicidade é composta em não saber o “valor das coisas”. Nunca precisaram se esforçar, por isso elas apenas querem. O céu é o limite e o buraco do vazio é grande. E quem convive com essas pessoas? Geralmente ficam reféns delas. Se submetem e cedem às chantagens, reclamações, grosserias e dramas. Tentam a todo custo agradá-las, mas a técnica do outro lado é usar a insatisfação para garantir seus mimos. É um jogo imperceptível de manipulação e dependência. Um manipula e o outro fica dependente, querendo agradar. E o que fazer? Identificar desde cedo o perfil em que se envolve. Se afastar, não ceder e jamais colaborar com esse comportamento, seja com crianças ou adultos. Geralmente essas pessoas são sanguessugas, adoram um vampirismo e não sabem se manter sozinhas, procuram presas. O jeito é correr de pessoas assim!

36 36

RCVIPSMAGAZINE MAGAZINE RCVIPS

foto Gilles Koffmann

Eu sou mimad(x) e daí? E daí que isso deveria ser abolido dos círculos familiares e profissionais. O mundo não permite mais piti. Sejam eles de crianças, muito menos de adultos. Em plena modernidade vejo adultos que se comportam como crianças mimadas e vejo crianças que são mimadas por falta de orientação, disposição e experiência dos pais. O mundo é corrido, a culpa é grande, por isso mimam e tudo permitem.

Publicitária, pós graduanda em Psicanálise , que foge de estereótipos e faz o caminho inverso da ditadura da beleza, filha de professores universitários , sendo exatamente o oposto desse padrão. Esta coluna contém o supra-sumo do acervo atemporal de postagens de seu blog Mulheres Casuais e de seu Facebook, que não seguem periodicidade precisa, mas o fluxo intuitivo de uma vida pautada pelo almejado equilíbrio entre o emocional e o racional.


RCVIPS MAGAZINE

37


FRESCOR C VERÃO FRES CANDYCOLO FRESCOR C VERÃO FRES CANDYCOLO Falando de... por

Mayrinne Meira

VERÃO 2016 E O FRESCOR DO CANDY COLOR

Cores suaves, em tons pastel, que nos levam a um universo de romantismo, com memórias de uma infância vivida ou apenas sonhada e um perfume de conto de fadas. São elas que invadem, suave e elegantemente, as coleções primavera/verão 2016. Lembram os docinhos como balinhas de goma, macarons, cupcakes, sorvetes e marshmallows. Na arte, se inspiram nas cores do Rococó, que marcou bastante a estética do filme Maria Antonieta, de Sofia Copolla.

Nos tons mais claros de rosa, azul, verde, laranja, amarelo e lilás, o CANDY COLOR chega com uma aura ultrarromântica, pois as décadas que mais influenciaram as passarelas foram 50, 60 e 70. A primeira nos presenteia com saia rodada (inspiração no “new look” de Dior), cinturinha marcada pelo próprio cós ou cinto, óculos engatinhados e blusas de botão, com poás, essas bolinhas que podem ser micro, mídi ou macro. A segunda nos traz saias mais curtas, o couro (que em cores pastel expressam delicadeza), vestidos tubinho, calças encurtadas e estampas geométricas. Os anos 1970 trazem o espírito da liberdade daqueles tempos, com calças flare, estampas florais (“flower power”), vestidos esvoaçantes, looks monocromáticos e mix de bijuterias. O guarda roupa masculino também será inundado pela avalanche Candy Color. Camisas de botão e camisetas chegam monocromáticas ou com combinações pastel. Excelente para as altas temperaturas do verão e para a silhueta slim dos ternos, que continuará em alta, embora no casual day as peças sejam mais soltas. A alfaiataria e as sobreposições são pontos fortes, rememorando os anos 50. É essa qualidade que a moda tem de ser retrospectiva sem ser repetitiva, de constituir esse “museu de grandes novidades”, nos fazendo rever a história nas vitrines e nos nossos corpos, que a torna tão apaixonante, surpreendente e sublime. E, em tempos de crise, nada mais acalentador do que lançar o olhar para as décadas do pós-guerra, do hasteamento de bandeiras de liberdade e amor e da contracultura. De certa forma e ao seu modo, a moda dá exemplos históricos de que não se pode perder a leveza.

38

RCVIPS MAGAZINE


C S O C S O RCVIPS MAGAZINE

39


40

RCVIPS MAGAZINE


RCVIPS MAGAZINE

41


CASA VIP

REFÚGIO PRAIANO As arquitetas Aline Montenegro e Carolina Vieira homenageiam a cultura local com conforto e muita luz

Aquela casa na praia também pode ser uma morada confortável e cheia de personalidade, trazendo a sensação de lar ainda que mantenha a estética de casa de verão. Com a intenção de ser e morar leve e aconchegante um jovem casal convidou as arquitetas Aline Montenegro e Carolina Vieira para concretizar este sonho, na praia do Seixas, em João Pessoa. O resultado foi um cenário integrado e de fácil manutenção. Os cômodos livres permitem uma boa iluminação natural de dia, ventilação agradável e uma maravilhosa vista. O terraço não ficou de fora. As esquadrias que se abrem para o exterior trazem a oportunidade de um grande espaço perfeito para receber os amigos. Vidros, madeiras, revestimentos rústicos e detalhes em ladrilhos coloridos montam a personalidade da casa. O arremate de sofisticação está nas peças de decoração e nas exclusivas obras de arte de artistas locais. O jardim de inverno permite o contato com verde, mesmo em dias mais chuvosos e traz um charme a mais. Os diferentes pisos ajudaram na setorização sem o uso de paredes, uma solução elegante e original. “Pensamos em um espaço que fosse alegre e convidativo, com um toque de rusticidade. Valorizando traços culturais, com nossos materiais, como o barro e a cerâmica. Toda essa concepção, claro, seguindo os gostos pessoais de quem mora na casa”, explicou Aline.

42

RCVIPS MAGAZINE

fotos: Edson Matos texto: Layse Veloso


RCVIPS MAGAZINE

43


LUZ E FORMA A iluminação, assinada pelas arquitetas e com peças da B&M Iluminação, é um show a parte. Cada ponto de luz foi pensado para valorizar as peças de decoração, e claro, transmitir sensações de conforto e bem-estar, conforme a atividade desenvolvida em cada cômodo. Assim, foram trabalhados dois sistemas: o geral e o pontual. “Contemplando as áreas de maior permanência, no setor social, foi trabalhada uma luz intimista. A coloração amarela, de temperatura de cor baixa, para que quando eles chegassem em casa tivessem essa sensação de acolhimento e de abrigo. Já nos espaços de atividades mais laborativas, como cozinha, área de serviço, escritório e banheiro, a iluminação trabalhada foi com temperatura de cor alta, para estimular essas atividades”, concluiu Carolina.

44

RCVIPS MAGAZINE


RCVIPS MAGAZINE

45


Pisos: Portobello Objetos de Decoração: Artness Revestimentos: Grupo Vivento Iluminação: B&M Iluminação Esquadrias: Oficina da Madeira Artista plástico das peças: Chico Ferreira

46

RCVIPS MAGAZINE


RCVIPS MAGAZINE

47


48

RCVIPS MAGAZINE


RCVIPS MAGAZINE

49


SHOWROOM

Mac Móveis chega em João Pessoa

Marca referência nacional em móveis externos surpreende pela qualidade e matéria prima de seus produtos por Jo Oliveira | fotos Edson Matos | Thomas Paiva João Pessoa ganhou uma filial da Mac Móveis, marca referência nacional em mobiliário para áreas externas, seja para casa, hotelaria ou ambientes corporativos. Sinônimo de beleza, originalidade e qualidade, a Mac é reconhecida pelo uso na fabricação de matérias primas como fibras sintéticas, alumínio e madeira Cumaru – certificada pelo IBAMA. Inaugurada na capital no último dia 10 de junho, sob o comando da empresária Cristiane Vitalino, a Mac, empresa fundada em Uberaba/MG, há 35 anos, pelos irmãos Márcio e Mauro Assunção Cecílio, surgiu do desejo por um estilo absoluto, único e eterno e que tivesse alta resistência a ações climáticas. Para isso, a marca inovou ao trazer da Alemanha a, até então inédita no país, fibra sintética e a técnica de trançagem apropriada, que hoje tornou-se o material mais usado nesse estilo de móveis. A loja paraibana da Mac, exclusiva na região, é a 18ª da franquia do país. Sua sólida trajetória de sucesso se traduz em móveis que inspiram a pura arte de viver bem, aliada ao requinte e design harmônico e funcional.

Ambiente: Viviane Sanguinetti

50

RCVIPS MAGAZINE


RCVIPS MAGAZINE

51


Ambiente: Marília Souto Maior, Laise Ponce, Camilla Bonifácio e Giovanna Dias

Ambiente: Marília Souto Maior, Laise Ponce, Camilla Bonifácio e Giovanna Dias

Ambiente: Karla Barros e Annelise Lacerda

52

Ambiente: Juli Morais e Anne Furtado RCVIPS MAGAZINE


Ambiente: Valéria Simões, Marcos Nóbrega, Gianna Barretto e Daniella Barretto

Ambiente: Márcia Barreiros e Silvana Freitas RCVIPS MAGAZINE

53


Ambiente: Jo達o Coura, Taty Travasso, Raphael Barbosa, Gesiel Soares e Suellen Figueiredo Ambiente: Fernanda Barros e Rosane Oliveira

54 54

RCVIPS RCVIPS MAGAZINE MAGAZINE


Ambiente: Iris Galvão, Maiara Amorim e Larissa Gadelha Ambiente: Allysandra Delmas e Kaline Tomé

RCVIPS MAGAZINE

55


Ambiente: Juliana Caldas, Sabrina Nogueira , Giovana Formiga e Larissa Ramalho

Ambiente: Viviane Sanguinetti

Ambiente: Viviane Sanguinetti

Ambiente: Viviane Sanguinetti

56

RCVIPS MAGAZINE

Ambiente: Viviane Sanguinetti


Ambiente: Bertilon Licarião,Leandro Maranhão e Germana Gonçalves

Av. Pres. Epitácio Pessoa, 2414 - Tambauzinho, João Pessoa (83) 3244-9058

RCVIPS MAGAZINE

57


GUIANUTRICIONAL GUIA NUTRICIONAL

EMAGREÇA foto Edson Matos

Uma conduta nutricional visando redução dos estoques de gorduras armazenados no tecido adiposo, pela ingestão excessiva de calorias, não significa abstenção de uma ou mais refeições, ou utilizar, de forma indiscriminada, determinados tipos de fármaco, considerados redutores do apetite, como fazem algumas pessoas que se encontram com massa corporal acima da considerada normal. Em primeiro lugar, a visita ao nutricionista deve ser feita para que o indivíduo tenha um conhecimento de sua real situação nutricional. Ou seja, identificar o percentual de gordura atual e conhecer o ideal para o gênero, estatura e idade, quantidade de gordura corporal em quilogramas, como também a massa magra total, verificando se há necessidade ou não de se aumentar o volume muscular para que a composição corporal fique em harmonia. Essa forma pode equilibrar o Índice de Massa Corporal (IMC), que representa a relação peso/altura. Muitas vezes, o desequilíbrio do IMC pode resultar no aparecimento de doenças, como aumento de colesterol e triglicérides no sangue, como também aumento da glicemia, podendo até desencadear um quadro de hipertensão arterial pelo fato da massa corporal estar muito elevada, quando comparado com a estatura. Faz-se também necessário um trabalho de reeducação alimentar, ou seja, aprender a fazer a seleção de alimentos saudáveis para que a refeição nutricional esteja equilibrada, respeitando-se os princípios naturais e as leis da alimentação, com o objetivo de se conseguir um padrão alimentar adequado. Somente assim, consegue-se equilibrar o peso

58

RCVIPS MAGAZINE

COM SAÚDE E SEM ESTRESSE

SEBASTIÃO FILHO Nutricionista Clínico e Esportivo | CRN 0615 Av. Flávio Ribeiro Coutinho 400/309, Manaíra (83)3245-8155/8880-8769

corporal de uma forma constante dentro do aspecto estético desejado e, como recompensa, a saúde estará preservada. É preciso ter muita precaução quando se faz uso de moderadores de apetite, que trabalham o equilíbrio do apetite. Porém, dependendo da sensibilidade do organismo, essa moderação se dá de uma maneira muito intensa e, por se sentirem sem fome e na ânsia de perder peso, as pessoas não procuram os alimentos, ficando por muito em jejum o que leva ao catabolismo (degradação) das proteínas da musculação, culminando com uma perda de massa muscular que, geralmente, em mulheres pós-menopausa, leva a uma osteogenia e futura osteoporose. Sem um aporte de alimentos fornecedores de energia, o organismo começa a padecer pela falta de nutrientes essenciais e o indivíduo torna-se apático, sem ânimo, sem energia para suas atividades cotidianas. Deve-se fazer um programa de emagrecimento com um profissional da área médica e da nutrição. Evite dietas de revistas, ou curiosos. Procure fazer de sua alimentação um prazer a mais e nunca um castigo. Faça variações e prepare os pratos de baixa caloria com amor. Outro ponto importante para quem segue uma conduta alimentar para emagrecimento é não se proibir de comer todas as coisas. Utilize de tudo um pouco: os alimentos mais calóricos devem ser consumidos moderadamente. Nunca desabafe sua tensão nervosa com os alimentos e caso o faça, coma bem devagar, lembre-se de que a digestão inicia-se na boca. Aconselha-se, também, um programa de atividades físicas rotineiro, seja ela qual for, para complementar seu programa de emagrecimento, e aqueles quilinhos indesejáveis logo irão desaparecer. Descubra seu potencial, não se considere um rosto na multidão por estar com o peso corporal excessivo, somos todos seres humanos e iguais. Dentre todas as pessoas do mundo, a criatura mais importante é você. Por isso, preserve sua saúde mantendo a boa forma, mas, para que isto aconteça, uma alimentação saudável e equilibrada em parceria com um programa de atividades física compatível com sua situação de saúde são imprescindíveis.


12 ANOS de Inovação

e Credibilidade

Centro de Laser Dermatológico equipado com alta tecnologia , todos os dias da semana Plataforma Etherea: 1)Laser Nd-YAg 1064: microvasos, olheiras, rejuvenescimento não ablativo, remoção tatuagem preta, micose de unha, depilação e foliculites 2)Luz Pulsada de Alta Energia: manchas escuras e vermelhas, rosácea, fotorejuvenescimento, depilação para redução definitiva de pelos 3)Luz Infravermelha Alta energia: tratamento de flacidez facial e corporal pela estimulação de fibras colágenas e elásticas , poucas sessões, sem afastamento das atividades 4)Laser Erbium 2940 fracionado e ablativo: rejuvenescimento profundo, estrias, cicatrizes, recuperação rápida Siberian : Analgesia por resfriamento, conforto para tratamentos à laser e peelings Multiwaves: Fototerapia por laser de baixa frequência (LEDS) para queda de cabelo, manchas brancas, acne , manchas e cicatrização S-LIPO: Lipolaser ou laserlipólise não invasiva. A mais avançada tecnologia para redução da gordura localizada. A alternativa inteligente e segura à lipoaspiração.

www.viviannearaujo.com

(83) 3225-6706 | 9 9115-8530

RCVIPS MAGAZINE

59


Nossos Direitos

Certificação

Digital: foto Thomas Paiva

O mundo atual é, em quase sua totalidade, integrado com a Internet, o que faz com que muitas das transações (bancárias, comerciais, etc) ocorram diariamente por meio da rede. Entretanto, para assegurar a garantia e a robustez das informações transmitidas, restou necessária a criação de mecanismos de segurança que propiciassem e que fossem capazes de garantir a confidencialidade, autenticidade e a integridade dos documentos assinados através de algum meio eletrônico, identificando assim os reais contratantes sem deixar dúvidas quanto a quem os celebrou. Daí, surgiu a certificação digital, mecanismo tecnológico que possibilita esta segurança no meio eletrônico. Esta ferramenta foi instituída no Brasil através da MP 2200-2/2001 que criou a ICP-Brasil, Infraestrutura de Chaves Públicas do Brasil que está sob tutela do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI, vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. De modo resumido, pode ser dito que o certificado digital da ICPBrasil, além de identificar o cidadão na Internet, garante, com fulcro na medida provisória supra mencionada, validade jurídica aos atos praticados por meio eletrônico que se utilizem desta ferramenta tecnológica. A certificação digital nada mais é que um arquivo eletrônico que funciona como uma verdadeira identidade virtual, e por assim ser, possibilita que aplicações realizadas na Internet em diversas aplicações como no

60

RCVIPS MAGAZINE

Segurança para as negociações virtuais

WILSON FURTADO ROBERTO Administrador de Empresas, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, advogado militante, especialista e mestre em Direito Internacional e Doutorando em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Fundador do escritório Wilson Roberto Consultoria e Assessoria Jurídica.

comércio eletrônico, assinatura de contratos, operações bancárias, iniciativas de governo eletrônico, entre outras, sejam concretizadas com total validade e eficácia jurídica, afastando assim qualquer dúvida quanto a identidade das partes ora envolvidas nestas operações. A certificação digital pode ser utilizada em todas as transações realizadas de forma eletrônica, ou melhor, sem a presença física de qualquer uma das partes envolvidas na transação eletrônica, entretanto que obriga a realização de identificação clara e objetiva da parte que a está realizando por meio de rede mundial de internet. Na prática, segundo o ITI, “o certificado digital ICP-Brasil funciona como uma identidade virtual que permite a identificação segura e inequívoca do autor de uma mensagem ou transação feita em meios eletrônicos, como a web. Esse documento eletrônico é gerado e assinado por uma terceira parte confiável, ou seja, uma Autoridade Certificadora (AC) que, seguindo regras estabelecidas pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil, associa uma entidade (pessoa, processo, servidor) a um par de chaves criptográficas. Os certificados contem os dados de seu titular conforme detalhado na Política de Segurança de cada Autoridade Certificadora. Os certificados contem os dados de seu titular, como nome, número do registro civil, assinatura da Autoridade Certificadora que o emitiu, entre outros, conforme especificado na Política de Segurança de cada Autoridade Certificadora.” O Certificado digital pode ser aplicado para a assinatura de petições por advogados, promotores, juízes e peritos em processos judiciais eletrônicos, entrega do SPED Contábil e Fiscal, emissão de notas fiscais eletrônicas, procurações eletrônicas, assinatura de prontuário eletrônico por médicos e enfermeiros, entre outras aplicações.


RCVIPS MAGAZINE

61


TRIBUTOS

enconomia

TRIBUTÁRIA para você:

O ano de 2015 vem sendo um período de grandes desafios para o Brasil, pois o cenário desenhado não está nada favorável. Inflação, ajustes fiscais e a valorização do dólar são apenas alguns dos fatores que afetam diretamente a vida dos brasileiros. A crise que atingiu o país e vem assustando todos os brasileiros é fortalecida pela alta carga tributária e a ausência de benefícios que a arrecadação desses tributos deveriam proporcionar a população. O Brasil tem a maior carga de impostos da América Latina e também supera a dos países ricos na média. O retorno desse dinheiro pago pela população não é visível, nem satisfatório. Minimizar os gastos com tributos é uma das soluções que buscamos para diminuir a sensação de revolta com a má gestão de nossos recursos. A melhor forma para diminuir os tributos pagos é através do planejamento tributário. Planejar-se tributariamente é a melhor maneira de se pagar impostos usando a lei a seu favor. Ao se planejar o contribuinte não está sonegando ou se programando para pagar seus impostos. Ele está usando a lei ou a ausência dela para pagar menos tributos. Um planejamento tributário muito comum é a gestão entre os impostos pagos pelo profissional liberal e a sua pessoa jurídica. Assim, o médico, dentista, fisioterapeuta, educador físico, advogados, entres outros que estão pagando seus impostos à alíquota de 27,5% poderão reduzi-la em no mínimo 10,6%.

62

RCVIPS MAGAZINE

POLYANA ARNAUD Contadora especialista em Contabilidade e Direito Tributário

Para que isso seja possível se faz necessária a atuação de profissionais especializados no assunto, exige um estudo da atividade da empresa e do profissional, a fim de verificar caminhos legais para obter benefícios fiscais, pagando menos impostos, mas de forma correta e legal. O planejamento tributário deve ser executado durante todo o ano e não na Declaração de Ajustes do Imposto sobre a Renda de Pessoa Física como muitos pensam. A Declaração de IRPF serve apenas ajustar o que se pagou durante o ano anterior, complementando que foi recolhido à menor ou recebendo o que foi pago a maior. Outra vantagem do planejamento é a regularização dos rendimentos auferidos durante o ano corrente, dado que ao deixar para fazer essa regularização na Declaração do IRPF o contribuinte acabará pagando mais tributos ou sonegando seus rendimentos reais. A sonegação dificulta o aumento patrimonial do cidadão, bem como a oportunidade de geração de crédito em instituições financeiras, entre outras desvantagens. Como podemos perceber a ausência de um planejamento tributário não é vantajosa para ninguém. A crise econômica instalada no país é a oportunidade para eliminarmos o “s” do substantivo cri(s)e e transformá-lo no verbo criar. E a criatividade do profissional de Planejamento Tributário é a principal matéria prima dos benefícios que nós trazemos para você e a sua empresa. Criar oportunidades de redução dos tributos é a especialidade da Pontual Assessoria Empresarial a mais de 17 anos, contando com profissionais qualificados atendemos com satisfação mais de 100 empresas com serviços de contabilidade em geral, planejamento tributário, abertura de empresas, treinamentos, etc.


RCVIPS MAGAZINE

63


BUSINESS

victor

barretTO:

empreendedor de oportunidades por Layse Veloso | foto Graça Moura

Jovem empresário lança marca Allumix, uma verdadeira promessa de sucesso no mercado paraibano Um verdadeiro empreendedor já nasce com um espírito cheio de energia e uma mente criativa, repleta de ideias. Victor Barretto é um forte exemplo de homem de negócios: desde criança já “fazia dinheiro” como podia e com muito carisma. Aos 17 anos vendeu o seu único bem, um carro que foi presente dos pais, montou seu primeiro negócio no ramo da construção civil com mais dois amigos. Cresceu e, hoje, com 23 anos, já tem seu próprio negócio: a Allumix Esquadrias em Alumínio, surgida há dois anos, quando Victor percebeu uma brecha no mercado local. Enquanto consumidor direto, o empresário não ficava satisfeito com a qualidade, instalação e manutenção dos produtos de fornecedores locais. Hoje a Allumix supre essa necessidade, fornecendo

64

RCVIPS MAGAZINE

vidros, alumínios e espelhos nas suas mais variadas formas aplicados em esquadrias, boxes, mobiliários e personalizados com a garantia de produtos de qualidade, instalações feitas com mão de obra altamente qualificada. A Allumix traz nos seu plano de negócios prioridades, como alto padrão de seus produtos e o cumprimento rígido dos prazos, mantendo um relacionamento de confiança e interação com seus clientes. “Começamos fornecendo para imobiliárias. Crescemos e agora também atendemos o cliente final. Uma meta que planejamos e alcançamos com muito sucesso”, comenta Victor sobre o rápido crescimento e aceitação da marca no mercado. Para continuar mantendo o padrão de qualidade e atendimento, Victor precisou reforçar o time e convidou seu pai, Ricardo Morais, para uma sociedade. Agora, juntos planejam voos ainda maiores para elevar a Allumix ao status de marca referência no ramo de vidraçaria, alumínios e serralharia na cidade. “Quando trabalhamos com afinco, determinação e o desejo de satisfazer nossos clientes o sucesso é uma consequência e um alimento para manter o padrão”, concluiu Victor.

Para ver alguns projetos já executados, vale seguir a Allumix nas redes sociais: allumix

@allumixjp


RCVIPS MAGAZINE

65


À MESA

PÃO TO GO PÃO QUENTINHO, À MÃO, EM 2 MINUTOS! ASSIM É A PRIMEIRA PADARIA DRIVE THRU DE JOÃO PESSOA por Jo Oliveira | fotos Thomas Paiva

66 66

RCVIPS MAGAZINE RCVIPS MAGAZINE


Rápido, prático, cômodo, gostoso. Quem acha que essas qualidades cabem apenas aos ‘Fast Foods’, ainda não conhece a Pão To Go, a primeira padaria Drive Thru de João Pessoa. Isso mesmo! Agora ficou simples passar na padaria, sobretudo para quem tem pouco tempo. São pães fresquinhos e toda uma gama de produtos, num piscar de olhos. Passou, pegou, levou. Quem traz a novidade para a cidade verde é o empresário Joullyson Rodrigues. No local, instalado há pouco mais de um mês, na praia do Bessa (*) – ponto eleito pela franquia como o de maior fluxo de pessoas, segundo pesquisa prévia – funciona também uma delicatessen, com mais de 140 opções de produtos, desde pães aos mais diversos tipos de bolos, com opções tradicionais, integrais, até frios, e cafés (e em breve, itens sem glúten e sem lactose). E tudo sem sair do carro, se assim o cliente preferir. A Pão To Go pessoense é a segunda – e a maior loja – da rede a abrir no Nordeste. Além do Drive, a padaria também atende no balcão, com lanchonete. Dado o sucesso da proposta, Joullyson já pensa em abrir outras unidades na capital, iniciando pela zona sul, assim como também no interior do estado. “Já pesquisei a Paraíba e vi que Campina Grande, Sousa, Patos e Cajazeiras são regiões que aceitariam facilmente o serviço oferecido pela Pão To Go”, explicou o empresário. O ponto alto da franquia é o padrão de atendimento. “Nossa meta é que em no máximo 2 minutos o cliente entre, pague e pegue o produto. É um conforto a mais, que vai economizar o tempo de muita gente. Pretendemos, em breve, trabalhar ainda com planos de assinatura para entrega em domicílio e com opções para coffee breaks, cafés da manhã e lanches para empresas”, esclarece Joullyson. Para quem ainda não conhecia a Pão To Go, no Brasil a marca é pioneira no conceito padaria drive-thru, com mais de 30 unidades espalhadas país afora e ainda 110 em processo de implantação. E parece ser só o começo, uma vez que a empresa começou, recentemente, expansão internacional, com pontos em Nova York, Miami, Angola e Argentina. É pão na hora, além mar! Sem dúvida, o negócio vai longe. PÃO TO GO – Rua. Francisco Leocádio Ribeiro Coutinho, 353. Aeroclube (próximo ao Bessa Shopping), Telefone (83) 3031-1999

RCVIPSMAGAZINE MAGAZINE RCVIPS

67 67


68

RCVIPS MAGAZINE


RCVIPS MAGAZINE

69


Rápido, prático, cômodo, gostoso. Rua. Francisco Leocádio Ribeiro Coutinho, 353. Aeroclube (próximo ao Bessa Shopping),

(83) 3031-1999

70

RCVIPS MAGAZINE


RCVIPS MAGAZINE

71


geeks

por Paulo Cavalcanti

O ano era 1985 e, na cidade de Hill Valley, Califórina, o jovem Marty McFly era apresentado pelo doutor Emmet Brown a um veículo capaz de realizar viagens no tempo ao atingir a velocidade de 88 milhas por hora. Este é o início do filme ‘De Volta para o Futuro’, que comemorou 30 anos de lançamento no início do mês de julho. O enredo leva Marty para o ano de 1955, onde ele encontra seus pais adolescentes e, como diria o narrador nas chamadas da TV, se envolve em altas aventuras. O sucesso do filme produzido por Steven Spielberg rendeu quase US$ 400 milhões de dólares ao estúdio Universal, um Oscar e duas sequências lançadas 4 anos depois. Mas este texto não é apenas a comemoração do aniversário de um blockbuster dos anos 80. Vamos falar de previsões do futuro. Afinal, de acordo com o segundo filme da trilogia, no próximo dia 21 de outubro, o personagem interpretado por Michael J. Fox vai desembarcar no futuro em seu veículo DeLorean DMC-12. Um futuro assustadoramente semelhante ao nosso presente. Não pelas gravatas com nós duplos, roupas coloridas ou pelo dispositivo portátil de fusão nuclear, mas pelas novas tecnologias apresentadas que já fazem parte do nosso cotidiano e não passavam de sonho em 1989. Em uma época onde computadores pessoais eram privilégio de poucos, o filme mostrou 2015 com máquinas operadas por voz, videogames sem joysticks, chamadas de videoconferência e óculos com telas inteligentes. A produção também mostrou câmeras fotográficas portáteis, monitores de tela plana e identificação biométrica, tudo muito distante dos trambolhos que tínhamos na época do seu lançamento. Computadores em todos os cantos da casa dividiam espaço na tela com drones, máquinas de pagamento portátil e tablets. Algumas pessoas podem argumentar que ‘De Volta para o Futuro 2’ passou do ponto ao mostrar carros voadores, skates flutuantes, ou roupas que secam em segundos e se ajustam ao corpo automaticamente. Outros podem alegar que os diretores passaram longe de celulares e e-mails na película, abusando da importância de orelhões e aparelhos de fax. Talvez até questionem a imersão das salas de cinemas do nosso presente perto da experiência holográfica daquele futuro. Quer saber? Este texto realmente é apenas a comemoração do aniversário de um blockbuster dos anos 80. Celebrando três produtos de entretenimento que acabaram ajudando a idealizar a tecnologia presente no nosso futuro 21 de outubro de 2015.

72 72

RCVIPS MAGAZINE

foto divulgação

VOLTAMOS PARA O FUTURO


programarcvips

TODOS OS SÁBADOS AS 19:20H PROGRAMA

SEU ESTILO DE SER

Programa LÍDER em audiência em seu horário, segundo recente pesquisa do IBOPE

SOCIEDADE TURISMO GASTRONOMIA AGENDA CELEBRIDADES MODA BELEZA DECORAÇÃO ARQUITETURA

RCVIPS MAGAZINE

73


BEMVIVER

MAMOPLASTIA:

Mitos e verdades sobre o famoso aumento da mama

por Dr. Antônio de Aracoeli Ramalho CRM: 3490

A Mamoplastia de aumento é a cirurgia em que usamos uma prótese de silicone para aumentarmos o volume das mamas, que pode ser realizada com anestesia local e uma pequena sedação, tornando-se uma cirurgia com risco mínimo para a paciente que recebe alta no mesmo dia do procedimento. Para a mamoplastia, solicitamos alguns exames laboratoriais, uma ultrassonografia das mamas e uma avaliação cardiológica, conhecida como ‘Risco Cirúrgico’. Em alguns casos em que a paciente apresenta excesso de pele nas mamas e há também o desejo de aumentá-las, pode-se realizar a cirurgia de ‘Suspensão das mamas’ (Pexia), retirando esse excesso e colocando a prótese no mesmo ato. Uma novidade no uso das próteses tem sido a associação da colocação das mesmas com a cirurgia de diminuição e suspensão das mamas, com o intuito de deixar as mamas mais firmes. As próteses apresentam vários perfis e formas e a escolha delas deve ser feita em conjunto com a paciente e o cirurgião, que deve ter a experiência suficiente para indicar o perfil e o tamanho ideais para a paciente. Nesta ocasião, vários aspectos devem ser analisados, tais como, largura do tórax, das mamas, dos ombros e altura da paciente. Nem sempre um maior volume da prótese significa um resultado mais bonito. Nesses casos, a harmonia deve ser mais importante. Vários mitos e questionamentos são feitos sobre esta cirurgia. Portanto, é importante esclarecer algumas questões: •As próteses não causam câncer em nenhuma parte do organismo. Até hoje nenhum estudo científico evidenciou qualquer correlação; •As pacientes que fazem a cirurgia apenas para aumentar as mamas não têm qualquer problema de amamentação, pelo contrário, amamentam melhor depois da colocação da prótese; •A sensibilidade da mama pode sofrer alterações temporárias, voltando ao normal com a evolução;

DR. ANTÔNIO DE ARACOELI RAMALHO Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Membro da Comissão Avaliadora do Título de Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica Membro Efetivo da ISAPS

(Sociedade Internacional de Cirurgia de Cirugia Estética)

Ministrador de Cursos Internacionais de Cirugia Estetica da ISAPS. Staff do Serviço de Cirurgia Plástica do HU- UFPB Diretor da Aesthetic Day Clinic João Pessoa/PB

Rua Silvio Almeida, 653 – Expedicionários – João Pessoa/PB

(83) 3224.8056

www.aestheticdayclinic.com.br

74 74

RCVIPS MAGAZINE RCVIPS MAGAZINE

A escolha da via de acesso, se pelo sulco da mama, pela aréola ou pela axila deve ser feita de acordo com a característica de cada mama e normalmente são apenas pequenas cicatrizes. O plano de colocação da prótese , se na frente do músculo (retro glândular), ou por baixo do músculo (retro muscular), depende também da estrutura física da paciente, pois apenas pacientes muito magras têm obrigatoriamente a necessidade de colocar as próteses por baixo do músculo peitoral, já em mais de 95% dos casos a prótese pode ser colocada na frente do músculo. Nesses casos a cirurgia é bem mais indolor e de uma recuperação mais rápida. Como na grande maioria dos casos colocamos a prótese à frente do músculo não precisamos usar drenos, eliminando este incômodo no pós operatório. Para finalizar é sempre bom termos em mente que, como em tudo na vida, a beleza está na harmonia, no equilíbrio. Dessa forma, não poderia ser diferente na cirurgia de Mamoplastia de aumento, onde além do importante ganho estético existe um ganho ainda maior que é a auto estima da mulher.


RCVIPS MAGAZINE

75


VIDA SAUDÁVEL

MEDICINA

A FAVOR DA VIDA O conceito pró-longevidade engloba uma série de procedimentos que visam melhorar o funcionamento celular e orgânico, aumentar o nível de energia e obter uma aparência mais jovem. O avanço nas pesquisas sobre a bioquímica funcional apresentou fundamentos para se entender os mecanismos de envelhecimento, a produção de radicais livres, as mutações no DNA celular, o processo de reparação de estruturas orgânicas ou de produção dos inúmeros hormônios que regem o nosso corpo. A medicina pró-longevidade se baseia nas reações bioquímicas para prevenir o desgaste orgânico e tratar desequilíbrios metabólicos que levam às doenças e ao envelhecimento precoce. Após um diagnóstico geral, partimos para a correção dos erros alimentares, administração de suplementos, vitaminas, minerais e antioxidantes, sempre de acordo com as necessidades e deficiências específicas de cada pessoa. Como o tratamento é individual o paciente só repõe o que realmente necessita. A adoção de hábitos de vida saudáveis e uma reeducação alimentar caminham juntas para devolver o bem estar, a disposição e a qualidade de vida.

Dr. Bruno Cosme – Médico pós graduado em Nutrologia e Medicina do Esporte CRM SP 146781 | CRM PB 7426 drbruno.nutrologia@gmail.com

76 76RCVIPS MAGAZINE


Auxilio no combate da obesidade infantil

Aulas lúdicas e funcionais

Academia Infantil

Treinamento físico para crianças

Exercícios que ajudam a criar hábitos saudáveis

Academia Infantil

para crianças de 2 - 10 anos

Av. Frutuoso Dantas, nº126 – Cabo Branco, (dentro da Superação Academia)

(83) 3247-5040 (83) 98765-9490 (83) 98809-6626 (83) 98804-4768

RCVIPS MAGAZINE

77


#PAPOBELEZA

MICROPIGMENTAÇÂO CAPILAR

CARECA BRILHANTE

NUNCA MAIS! Já pensou melhorar seu visual com um resultado natural? A micropigmentação capilar é uma técnica que vem mudando a vida de homens que sofrem com a calvície, sendo também indicada para escurecer o couro cabeludo, corrigindo cabelos ralos e até mesmo cicatrizes decorrentes de transplante capilar. O procedimento resulta num aspecto natural e, ao final, proporciona aparência de cabelo raspado, pois em cada folículo é depositado o pigmento para que haja uniformidade por todo o couro cabeludo, sendo imperceptível no dia a dia. A micropigmentação capilar tem durabilidade em torno de cinco anos, levando em conta a absorção do pigmento, que depende de cada organismo, havendo necessidade de um retoque a cada um ano e meio aproximadamente, uma vez que pode ocorrer desbotamento, devido agentes externos. Durante o procedimento o cliente pode sentir desde um leve ardor ou nada além disso, pois é usado um anestésico tópico na região a ser trabalhada. Geralmente são necessárias três sessões para o tratamento, de aproximadamente 3 horas cada uma. A cicatrização ocorre entre 7 e 15 dias, observando as orientações pós procedimento, podendo retornar às atividades habituais após cada sessão sem nenhuma restrição. A micropigmentação não deixa cicatrizes ou marcas, não sendo necessário uso de medicamentos. Recomenda-se ao paciente, apenas, o uso de um shampoo neutro.

Marisol Rodrigues Micropigmentação e Estética

Av. Pará, 136, sala 103, Bairro dos Estados - João Pessoa (esquina com Av. Rio Grande do Sul) CEP: 58030-200

(83) 3566-4260

Foto: shutterstock

marisolmicropigmentacao@hotmail.com

RCVIPS MAGAZINE RCVIPS MAGAZINE 78 78


RCVIPS MAGAZINE

79


SAÚDE BUCAL

O PRF (Platelet-rich Fibrin) A REVOLUÇÃO DA ERA DE CIRURGIAS SEM INCHAÇOS E CICATRIZAÇÕES RÁPIDAS Tratamento a partir de células tronco do próprio paciente permite pós operatórios menos doloridos e mais eficientes O PRF (Platelet-rich Fibrin) é uma fibrina rica em plaquetas e leucócitos, técnica avançada desenvolvida pelo médico anestesista francês Joseph Choukroun, em 2001, que oferece ao paciente uma cicatrização mais rápida e maior tranquilidade no processo pós-operatório de cirurgias odontológicas, principalmente em enxertos ósseos e implantes dentários. Num futuro próximo a técnica também será aplicada em vários tipos de cirurgias na medicina e área estética, acelerando a cicatrização. O PRF é obtido por meio do sangue do próprio paciente, que é submetido a uma centrífuga especial, de movimento controlado, que libera fatores de crescimento que otimizam o processo de regeneração dos tecidos, auxiliando na prevenção da infecção da lesão. Além disso, promovem a angiogênese e facilitam o acesso ao local lesionado com importante papel na cicatrização tecidual. Esta membrana constituída pela fibrina vai permitir uma liberação prolongada de fatores de crescimento. Estudos recentes desenvolvidos pelo Professor Joseph Choukroun têm demonstrado o potencial das células brancas na cascata inflamatória, como corolário, ação de destaque nos primeiros dias de estimulação das células progenitoras-osseo. (Omar & Thomsen, Biomateriais, 2012, Kawazoe T, celular. Transplante de 2012). Era, portanto, natural tentar capturar a totalidade do montante de monócitos na PRF, para torná-lo mais ativo na estimulação de enxertos ósseos, mas também para ligar a uma mais rápida transformação de monócitos em macrófagos para aumentar o efeito de estimulação do osso. Isto é feito com a A-PRF ™ ou Advanced PRF-™. Também já está em desenvolvimento a pesquisa da i-PRF (“i”como injetável), dirigida a obtenção de um concentrado de sangue com conteúdo muito alto de leucócitos, mas que coagula alguns minutos após o fim da rodada. Este “super PRF” é produzido com tubos específicos. O uso de i-PRF está em sua infância, mas os resultados das duas cirurgias orais na medicina regenerativa são promissores na injeção no tecido macio para aumentar a vascularização e talvez melhorar o biótipo, injeção nas partículas de enxerto ósseo (biomateriais) para coagular e obter um “sólido” livre de todos os movimentos granulares. O interesse do coágulo enxerto também reside na forma como a esculpir um enxerto ósseo e dar-lhe uma forma compacta. O protocolo i-PRF é uma inovação científica e clínica real e permitirá que muitos implantodontistas e cirurgiões melhorem resultados em enxertos ósseos.

80

RCVIPS MAGAZINE

Dra Claurênia Pinto com Prof. Joseph Choukroun

R. Wandick Pinto Filgueiras, 119 - Tambauzinho, João Pessoa - PB, 58042-110 (83) 4141-2020


RCVIPS MAGAZINE

81


82

RCVIPS MAGAZINE


Nova técnica de mechas “luminouslight” desenvolvida para a mulher moderna e prática, que quer ter um efeito natural e sem danificar os fios, deixando o cabelo após o processo químico ainda com efeito natural! Esse processo pode ser feito também em mechas mais platinadas, vai depender do protocolo da técnica desenvolvida para cada caso. Kamilla usou os produtos da Schwarzkopf.

Kamilla Alexandre cosmetóloga, visagista, maquiadora e cabeleireira especialista em loiras. Instagram:@makehairbykamilla (83) 99969-9610.

RCVIPS MAGAZINE

83


O Boticário Amores Inesquecíveis

#fica adica por Layse Veloso

Le plat du Jour Youtube Paris é uma cidade que encanta turistas do mundo inteiro. Conhecendo ou não, ela é um sonho romântico de muitos. Que tal aprender um pouco mais sobre os segredos da sua confeitaria, sua cultura, história e paisagens através da sua gastronomia? Essa é a proposta do canal da jornalista brasileira Uiara Araújo, brasileira que mora no país desde 2011. São pequenas delícias da culinária francesa, com um toque brasileiro e o passo a passo de receitas simples, com dicas para adaptar aos ingredientes que você encontra no Brasil. Confira o canal Le plat du Jour, no Youtube.

QOY CAFETERIA E RESTAURANTE A ‘Qoy Chocolates & Querubins Cafeteria e Restaurante’, além de seus chocolates também surpreende com pratos deliciosos. Foi uma grata surpresa provar o Camarão do Mel, acompanhado de arroz com brócolis e batata soutê, uma explosão de sabores em um prato leve, que satisfaz a fome e o paladar, humm... Essa dica despertou o desejo de provar todos os pratos do menu. A Chocolateria/ Restaurante/Cafeteira fica na Av. Edson Ramalho e funciona de terça a sábado, a partir das 17h. Para almoço abres aos sábados e domingos, a partir das 9h.

84

RCVIPS MAGAZINE

A memória olfativa faz de alguns perfumes o protagonista de muitas histórias felizes. Pensando nisto, O Boticário se inspirou e relançou algumas fragrâncias de muito sucesso nos anos 80, 90 e 2000. Atendendo a inúmeros pedidos, os clássicos Crazy Feelings, Innamorata, Insensatez, Femme.com, Rhea, Annete e North Wind estão de volta. As fragrâncias serão vendidas exclusivamente pelo e-commerce – www.boticario.com.br – ou pelo televendas 0800 729 9060. Em uma roupagem especial para o projeto, todos os frascos estarão em formato ânfora, ícone da marca. Os frascos das fragrâncias femininas estarão disponíveis na cor cobre metalizado e as masculinas, em verde metalizado.

Spectra – PELE

Dermatologia & Estética A Spectra é um equipamento a laser dermatológico com resultados impressionantes e eficazes no tratamento de manchas, olheiras e especificamente do melasma. O procedimento é eficiente, indolor, sem descamação e preserva a pele saudável. A Food and Drug Administration (FDA), orgão estadunidense que controla alimentos e medicamentos, classificou a Spectra como padrão ouro em tecnologia e excelência. Você encontra esse serviço na PELE Dermatologia & Estética, em João Pessoa (83) 3578-4748 e em Campina Grande (83) 3341-4420.


Fotolia

RCVIPS MAGAZINE

85


Onde Encontrar BEBIBAS Casa Valduga Bento Gonçalves-RS 54 2105.3122 RCVIPS Espumante e Vinho www.rcvips.com.br 83 99971.1787

Joao Pessoa-PB: 83 3031.4941 Coulisse Campina Grande-PB: 83 3341.5655 Av. Flávio Ribeiro Coutinho, 115 / 14 Ximenes Dantas Manaira - João Pessoa - Mag Shopping Av. Pres. Nilo Peçanha, 1001 83 3048.1074 Bessa, João Pessoa-PB Instagram: coulisse_jp 83 3031.5081 Essencialli Enxovais Av.Edson Ramalho, 645 - Manaíra João Pessoa-PB | 83 3226.8034 MODA E BELEZA Evviva Bertolini CONSTRUTORAS Bioextratus Av. Pres. Epitácio Pessoa, 830 - Torre PLANC 83 3231.5209 | 3021.2507 João Pessoa-PB | 83 3244.5000 Av. Esperança, 976 - Manaíra Instagram: @bioextratusjoaopessoa evvivajp@gmail.com João Pessoa-PB | 83 3219.7740 Face: Bioextratusjoaopessoa Fecimal Arte & Madeira Cia do Pelo 83 3246.5297 FOTOGRAFIA Av. Edson Ramalho, 140 | Lj 104 www.fecimalarteemadeira.com.br Danilo Borges Empr. Esquina da Praça (ao lado da contato@fecimalarteemadeira.com.br Rua Cláudio Soares, 72 - Sala 117 Quadra de Manaira) Gazebo Bagno Pinheiros - São Paulo - SP Manaíra | João Pessoa-PB Av. Tancredo Neves, 178 11 3813.1749 83 3512.7010 | 98721.7308 João Pessoa-PB |83 3244.5776 www.daniloborges.com.br Kamilla Alexandre www.gazebopb.com.br Edson Matos Cosmetóloga, Visagista, Grupo Vivento 83 98873.6400 | 99639.7995 Maquiadora e Cabeleireira Av. Presidente Epitácio Pessoa, 2668–A, edsonmatosfotos@gmail.com Instagram:@makehairbykamilla Tambauzinho Fernando Bronzeado Studio 83 99969.9610 João Pessoa–PB: 83 3244.7503 83 3226.8934 | 98831.2061 Marisol Rodrigues Ibraildo – Cozinhas & Banheiros www.fernandobronzeado.com.br Micropigmentação e Esteticista R. Maciel Pinheiro, 148 - Centro Jewerton Almeida Av. Pará, 136, sala 103, Bairro dos Estados João Pessoa-PB | 3222.8205 83 98714-0009 (esquina com Av. Rio Grande do Sul) www.ibraildo.com.br Pedro Ivo João Pessoa PB | 83 3566.4260 Leo Madeiras 83 99611.9321 marisolmicropigmentação@hotmail.com Praça São Pedro Gonçalves, 21 Ricardo Ayala Nova Pele Varadouro, João Pessoa 83 3244.5096 | 99987.7360 | 99382.0504 Av. Edson Ramalho, 1287 | Lj 101 83 3222.2605 contato@ricardoaialla.com. Manaíra | João Pessoa-PB Les Parfums Thayse Gomes Photography 83 98732.7043 | 3246.5585 R. João Câncio, 580 - Loja 4 83 99952.2025 Studio Hair Dimensional Home service - Manaíra, sg.thayse@gmail.com Av Edson Ramalho, 1084 João Pessoa-PB @taysegomes.com Manaira | João pessoa-PB 83 3023.2168 Thomas Paiva 83 3245.8800 Mac Móveis 83 98885.7999 | 99831.3239 Renata Pinto Av. Pres. Epitácio Pessoa, 2414 - Tambauzinho Vilmar Costa Studio de Beleza e Estética João Pessoa-PB | 83 3244.9058 83 99656.5563 83 98895.4061 | 99611.6666 Mundo das Tintas renatapinto@hotmail.com R. Maciel Pinheiro, 110/118, Centro Vivianne Araújo Dermatologia Av. Edson Ramalho, 889 - Manaira LOJAS R. Wandick Filgueiras, 514 83 3208.4700 | 3031.4402 Aprimore Eletros Tambauzinho | João Pessoa-PB www.mundodastintas.com.br Av. Edson Ramalho, 372 83 3225.6706 | 99115.8530 Facebook: mundodastintas Manaira - João Pessoa-PB: www.viviannearaujo.com 83 3031.6552 Performato Artness RESTAURANTES E PADARIAS HOME EXPERIENCE Av. Epitácio Pessoa, 2414 , Tambauzinho Arte da Pizza Av. Epitácio Pessoa, 2960 João Pessoa-PB |83 3244.9058 R. Bancário Sérgio Guerra, 90 - Bancários Tambauzinho, João Pessoa-PB Bontempo 83 3042.2022 | 3235.8347 83 3214.7730 | 3214.7733 R. Prof. Severina S. Souto, 207 - Bessa artedapizzajp@hotmail.com Portobello Shop João Pessoa-PB | 3244.7075 www.artedapizza.com.br Av. Epitácio Pessoa, 2.302 joaopessoa@bontempo.com.br Facebook:artedapizzajp | Twitter:@ Tambauzinho, João Pessoa-PB B&M Iluminação artedapizzajp 83 3043.6038 | 3244.2610 Av. Epitácio Pessoa, 2876, Tambauzinho Instagram: artedapizza | Whatsapp: 83 Tok de Casa João Pessoa-PB | 83 3244.2628 98780.3761

86

RCVIPS MAGAZINE


Palace Grill Av. Epitácio Pessoa, 5000 | Tambaú Flat Cabo Branco | João Pessoa-PB | 83 3247.2032 Pão To Go Rua Francisco Leocádio Ribeiro Coutinho, 263, Bessa 83 3031.1999 Qoy Chocolateria, Bistrô e Restaurante Av. General Edson Ramalho, 396 Manaíra | João Pessoa-PB 83 3247.2632 www.qoy.com.br

manuvasconcelos.arq@gmail. com 83. 99630.8641 | 98612.5883 Mob Ambientes 83 3224.9174 | 98804.0427 www.mobambiente.com.br jailson@mobambientes.com.br Oficina da Madeira R. Antônio Francisco de Melo Cabedelo- PB Telefone:83 98640.8301 Pele – Dermatologia e Estética R. Silvino Olavo, 17 – Expedicionários João Pessoa-PB | 83 3578.4748 Peke Fitnesse Av. Frutuoso Dantas, 126 – Cabo Branco (dentro da Academia Superação) 3247.5040 | 98765.9490 98804.4768 | 98809.6626 República Vidros & Climatização BR-230, 10827 - KM 12 Jardim América Cabedelo-PB 83 3248.5020 SAG - Segurança Eletrônica 83 3244.7329 | 98832.7526 www.sagseguranca.com.br TV Tambaú Tambiá - João Pessoa-PB 83 3015.3700 Vitor Barretto - Empresário 83 98797.4484 | 99992.8338

SERVIÇOS Allumix – Esquadrias de Alumínio 83 98797.4484 | 83 99992.8338 3191.8883 Facebook: /allumix Instagram: @allumixjp Ana Karenina Cerimonial 83 98859.3160 | 3226.8934 annakareninacerimonial. blogspot.com.br Escritório de Arquitetura e Iluminação Aline Montenegro - Arquiteta Carolina Vieira - Arquiteta 83 3246.3683 | 99127.5090 | 8869.1017 montenegro.vieira@yahoo.com.br Centro de Convenções – João Pessoa Av. Panorâmica, 5150 – PB 08 SERVIÇOS PARA EVENTOS, João Pessoa-PB FESTAS, DECORAÇÕES E Centro Gastrobariátrico da Paraíba PRESENTES R. Antonio Rabelo Junior, 170, Sala Gasper – Alpinismo Industrial 1901 - Miramar - Eco Medical Center Av. João Câncio da Silva, 922 83 99390.2473 | 3318.7001 | Manaira - João Pessoa-PB 3318.7002 83 99600.0045 Certificado Digital - Portal Juristas www.gasperalpinismoindustrial.com.br Av. Júlia Freire, 1200 | Sl 904 gasperalpinismoindustrial@gmail.com Expedicionários | João Pessoa-PB Grupo Overture 83 99382.6000 83 99616.0443 | 98610.0412 Galeria Archid Picado contato@grupoverture.com.br Espaço Cultural Êxito Projeções e Eventos R. Abdias Gomes de Almeida, 800 Av. Epitácio Pessoa, 3280, João Pessoa-PB | 83 3211.6230 Loja 211 Gráfica Santa Marta 83 3247.2552 | 98817.3019 João Pessoa-PB: 83 2106.2200 98620.6292 comercial.pb@graficasantamarta.com.br www.exitoprojecoes.com.br Manu Vasconcelos - Arquiteta Floricultura Toque de Amor R. Monteiro da Franca, 957, Sala B Andre Luiz Manaira – João Pessoa-PB 83 3221-1687 | 3241.1906 |

99103.9091 www.floristaandre.com.br INTERATIVA Eventos (83) 9 8610-9522 / 9 8700-2623 Se Ligue Geradores R. Antônio Justino de Andrade, 74 Oceania | João Pessoa-PB 83 3246.4441 | 99981.9601 www.seliguegeradores.com COLABORADORES NESTA EDIÇÃO Dr. Antônio de Aracoeli Ramalho – Cirurgião Plástico Rua Silvio Almeida, 653 Expedicionários - João Pessoa-PB 83 3224.8056 www.aestheticdayclinic.com.br Bruno Cosme – Médico Pós graduado em Nutrologia e Medicina do Esporte drbruno.nutrologia@gmail.com COMINF Dra. Claurênia Henrique Pinto Cirurgiã Dentista Av. Wandick Filgueiras, 119 Tambauzinho João Pessoa-PB | 83 4141-2020 Flora Agra - Publicitária Mulherescasuais www.mulherescasuais.blospot.com.br Katiana Guimarães – Arquitetura e Interiores Moriah Shopping - Sala 118 Tambauzinho, João Pessoa-PB 83 98846.6929 | 3042.1607 Mayrinne Meira Doutora em Moda 83 98878.6860 Paulo Cavalcanti - Jornalista 83 98884.3932 Polyana Arnaud - Contadora Pontual Assessoria Empresarial BR 230, Km 12 - Casa Nova Center, 11034/ Sala 101 João Pessoa-PB 3513.7005 | 99139.1995 pontual@pontual.cnt.br Sebastião Filho - Nutricionista 83 3245.8155 | 8808.8769 Simone Farret - Jornalista 84 99981.4880 simone.farret@gmail.com Wilson Furtado Roberto Advogado

RCVIPS MAGAZINE

87


LADO B >> 88

RCVIPS MAGAZINE


RCVIPS MAGAZINE

89


90

RCVIPS MAGAZINE


RCVIPS MAGAZINE

91

StockPhoto | gfxtra


verticecom.com.br

92

RCVIPS MAGAZINE


A primeira cozinha planejada com portas e tamponamentos de aço inox do Brasil. Inspirada nas cozinhas industriais, cria uma atmosfera gourmet que combina a sofisticação do inox com o aconchego da madeira. Com a Linha INO você pode criar ambientes incríveis e autênticos, como a sua casa deve ser!

Ambientes Personalizados 60 lojas exclusivas em todo o Brasil 0800 702 8500 . www.evviva.com.br Av. Pres. Epitácio Pessoa, 830 - Torre T (83) 3244.5000 - João Pessoa - PB

RCVIPS MAGAZINE

93


94

RCVIPS MAGAZINE


RCVIPS MAGAZINE

95


ÍNDICE

72

10 22

CAPA 10

Gianne Albertoni, por Danilo Borges

WEDDING 22

Germana Mariz e Bruno Lacerda

VIDA SOCIAL 32

15 anos Isabel Cristina

VIDA SOCIAL 38

Les Parfums lança nova fragrância

VIDA SOCIAL 44

RCVIPS MAG celebra 2 anos

VIDA SOCIAL 52

PLANC entrega Residencial Anita Malfatti

58 62 66 68 72

96

RCVIPS MAGAZINE

BLITZ

38

por Tulio Alves

VIDA SOCIAL

Centro Gastrobariátrico da Paraíba

VIDA SOCIAL

Acqua Restolounge promove jantar harmonizado

AGENDA VIP

por Ana Karenina Bronzeado

ISTO É VIP

por Katiana Guimarães


RCVIPS MAGAZINE

97


Gianne ALBERTONI

A MENINA VENENO DO STUDIO 54

Top encarna todo o excesso, ostentação e glamour da saudosa e divertida era oitentista

fotos Danilo Borges texto Jo Oliveira

fotos Thayse Gomes texto Jo Oliveira

A transição do movimento hippie da era 70 para a opulência dos anos 80 fez história e até hoje pincela a moda com suas referências. Cansado da aura zen de modelagens amplas, o mundo assimilou o boom do rock, da música eletrônica e das discotecas, encarnando a atmosfera de filmes ícones da época, como Studio 54, entre tantos outros. O resultado foi explosivo. Logo o brilho dos paetês/lamês/vinis, roupas justas, transparências, botas, maxi-acessórios e excessos de volume – seja nos cabelos ou nos ombros – tomaram conta de tudo, deixando aquela década divertida e irreverente, justamente pelo exagero e ostentação, presentes também nas cores vibrantes, denotando claramente a necessidade da autoafirmação através da roupa, imprimindo com personalidade suas marcas e assumindo a atitude daqueles novos tempos. Num clima de saudosismo frenético e, claro, encarnando a ostentação em forma de maxi cabelos, brincos, pulseiras, anéis e uma beleza super dramática, a top Gianne Albertoni emprestou todo seu sex appeal para este editorial feito especialmente para a edição #11 da RCVIPS Magazine, onde algumas das palavras de ordem foram excesso, loucura e muito glamour.

98

RCVIPS MAGAZINE


Lu Ribeiro para Zetha / Anel: Rodrigo Potechi / Bracelete e brinco: Cosmopolitan By Nadia Gimenes

RCVIPS MAGAZINE

99


Lu Ribeiro para Zetha / Anel: Rodrigo Potechi / Bracelete e brinco: Cosmopolitan By Nadia Gimenes

100

RCVIPS MAGAZINE


O Lapidador by Felipe Fonseca/ Ombreira de Cobre: Nalini Castro/ Bota: Fernando Pires

RCVIPS MAGAZINE

101


Rober Dognani/ Brincos e anel: Rodrigo Potechi

102

RCVIPS MAGAZINE


Terno em tweed, camisa, gravata borboleta e sapato em verniz / Vestido em renda bordada com armação – Vert Rouge Sophistiqué Cadeira Milla – Jader Almeida

103

RCVIPS MAGAZINE

Rober Dognani/ Brincos e anel: Rodrigo Potechi RCVIPS MAGAZINE

103


Rober Dognani / Bota: Fernando Pires / Bracelete: Michelly Saori

104

RCVIPS MAGAZINE


Modelo: Gianne Albertoni @albertonigianne Fotografia: Danilo Borges @daniloborgesfoto Beleza: Max Weber @maxwevertotalbeauty Estilo: Felipe Santos @oh_felipe Produção executiva: Elian Gallardo @eliangallardo Direção geral: Alexandre Piva @pivalexandre Agradecimentos: Liana Rangel @studiocakeoficial / Piva Assessoria @pivaassessoria / RR Produções @renataribeiro_vieirademoares RCVIPS MAGAZINE

105


106

RCVIPS MAGAZINE


www.ximenesdantas.com.br RCVIPS MAGAZINE

107


108

RCVIPS MAGAZINE


RCVIPS MAGAZINE

109


WEDDING

QUANDO O AMOR FALA MAIS ALTO

Germana Mariz e Bruno Lacerda selam união em cerimônia inesquecível fotos Thomas Paiva texto Jo Oliveira

Ele, Bruno Lacerda Moura, médico psiquiatra. Ela, Germana Mariz Queiroga Veras Pinto, médica residente em oftalmologia. No último dia 18 de julho de 2015, este jovem e belo casal uniu-se em matrimônio, protagonizando um rito de passagem difícil de esquecer. Sobretudo para os pais do casal, Williams Lacerda e Arlete Moura, José Vicente de Oliveira Neto e Rejeane Mariz Queiroga Veras Pinto, que, visivelmente emocionados, abençoaram o destino dessa nova família. O casamento teve como cenário a Casa Roccia, que foi utilizada em sua totalidade para receber o evento. O jardim foi transformado em uma belíssima nave para o ato religioso, unida ao anexo da casa de recepções por um poético túnel, onde todo o cortejo de padrinhos e pajens passou, emocionando todos os presentes e anunciando o enlace. Um dos pontos altos da noite foi a participação de Kaynan Mariz, primo da

110

RCVIPS MAGAZINE

noiva, que emprestou sua bela voz a alguns cânticos entoados pela banda que embalou a cerimônia. Na decoração desse momento inesquecível, rosas e tons de branco e verde, coroados com o azul tiffany dos pufs. Já no salão principal, que abrigou os festejos pós troca de alianças, imperou o rosa pink, muitas flores e, claro muita emoção e alegria. Após uma comemoração pra ficar na história dos familiares e amigos do casal, os recém casados partiram para a noite de núpcias, no Hotel Village Premium, onde selaram a união e, logo depois embarcarem rumo a tão sonhada lua de mel, que teve no roteiro Paris (França), Atenas, Mykonos, Santorini (Grécia) e Veneza (Itália). Sem mais delongas, seguem alguns recortes dessa noite incrível, cheia de cores, amor e magia.


RCVIPS MAGAZINE MAGAZINE RCVIPS

1111 11


112

RCVIPS MAGAZINE


RCVIPS MAGAZINE

113


RCVIPS MAGAZINE RCVIPS MAGAZINE 114 114


Fotos: Julio Vasconcelos Beleza: André Nascimento Vestido da noiva: Alessandra Sobreira Tiara: Maria José Sobreira Sapatos: Peep Shoes Terno do noivo: Hugo Boss Bolo: Maria Helena Moura Celebrante: Pastor Rômulo Pinheiro Banda da cerimônia: Quinteto Sonare Cerimonial: Ana Karenina Bronzeado Decoração: André Luiz Estruturas: Fernando Pereira Filme: DVD Studio Lembranças: Rasteiras da Sú Bem-casados: Maria Ângela Atração da festa: Vinícius e Sobral, Rita de Cássia e DJ Hallen

115115

RCVIPSRCVIPS MAGAZINE MAGAZINE


116

RCVIPS MAGAZINE


RCVIPS MAGAZINE

117


118

RCVIPS MAGAZINE


RCVIPS MAGAZINE

119


VIDA SOCIAL

O PARAÍSO AZUL DE

isabel Cristina TORRES ALVES DE JESUS cobertura: Thomas Paiva por Jo Oliveira Em meio a um lindo mar de hortências e decoração com pegada tradicional, tendo como base a calma e a sobriedade da cor azul, a bela debutante Isabel Cristina Torres Alves de Jesus viu o sonho da festa de seus 15 anos se tornar realidade. Os responsáveis pelo brilho no olhar da linda Isabel Cristina – que estava ainda mais bonita, nesta noite especial – foram seus pais, o empresário Ivalney de Jesus e a professora universitária de Direito na UEPB, Adriana Torres Alves de Jesus. A emoção radiante do casal, por poderem presentear a filha com tamanha alegria, era nítida e contagiante. A festa, ocorrida no último dia 4 de julho, teve como cenário a Sonho Doce Recepções – totalmente repaginada. Um detalhe que tornou a comemoração super pessoal e exclusiva é que a própria aniversariante escolheu pessoalmente todos os profissionais que abrilhantaram sua festa. Entre as escolhas certeiras, esteve presente o espumante RCVIPS Rosé Casa Valduga, em sua versão especial com Swarovski, que foi usado para o brinde após os parabéns e o corte do bolo. Confira, a seguir, alguns recortes dessa super comemoração. Fotos: Ramon Diniz Produção de moda da debutante: GN Empório Vestido da debutante: acervo retrô de família Decoração: Tony Ramerson Beleza: Inara Duarte Cerimonial: Beka Produções Projeções mapeadas: Interativa Fotos para projeção: Rozeane Fialho Filmagens: DVídeo Coquetéis: Mix Atrações: Samba da Elite e DJ Nando Du B Convites e Piso: Opus Editorial

120

RCVIPS MAGAZINE


RCVIPS MAGAZINE

121


122

RCVIPS MAGAZINE


RCVIPS MAGAZINE

123


124

RCVIPS MAGAZINE


RCVIPS MAGAZINE

125


VIDA SOCIAL

LES PARFUMS

LANÇA FRAGRÂNCIAS DE ELIE SAAB E ISSEY MIYAKE EM NOITE SUPER CONCORRIDA

por Jo Oliveira | fotos Pedro Ivo A loja Les Parfums, localizada na João Câncio, em Manaíra, liderada pela empresária Sônia Faheina, recebeu convidados vips na noite deste último 11 de junho. Tudo para conferirem o lançamento exclusivo de duas fragrâncias mundialmente aclamadas, Elie Saab e Issey Miyake, ambas trazendo novidades exclusivas. Issey chega com Nuit D’Issey, perfume para homens, que vem para concorrer com o Bleu de Chanel, sendo da mesma família olfativa. Já Elie, além da fragrância original, usada pela Rainha Rania, da Jordânia, apresenta a Resort Collection, perfume inspirado nos resorts de Dubai, antecipando um lançamento que só aconteceria em setembro. “Como Elie Saab é libanês, radicado em Londres, sempre vai buscar no Líbano ou em alguma paragem do oriente próximo as inspirações para suas fragrâncias”, esclarece Judson Faheina, filho de Sônia, estudioso em perfumaria há 16 anos. Confira alguns momentos desse lançamento pra lá de animado.

126 126

RCVIPS RCVIPSMAGAZINE MAGAZINE


RCVIPS RCVIPS MAGAZINE MAGAZINE

1127 27


RCVIPS MAGAZINE RCVIPS MAGAZINE 128 128


129129

RCVIPSRCVIPS MAGAZINE MAGAZINE


VITRINE T OK

D E

C A S A

A loja Tok de Casa apresenta a nova coleção ‘Estrela’, assinada pelos irmãos Campana, referência internacional em design brasileiro, em parceria com a Lot of Brasil. Feitas em aço e cortadas a laser em um delicado processo, as peças da coleção uniram as características do trabalho artesanal com um processo industrial, democratizando o design da dupla, tornando-o mais acessível. Para assinar esta vitrine especial a Tok de Casa convidou a arquiteta Bethania Tejo. “Para destacar essas peças inusitadas inspiradas nas estrelas do mar, pensei em um ambiente despojado que transparecesse essa atmosfera marítima, resultando em um espaço clean e ao mesmo tempo sofisticado, onde as peças dos Campana se encarregam de impressionar o olhar por sua beleza e perfeição”, explicou a arquiteta.

130

RCVIPS MAGAZINE


Av. Edson Ramalho, 465, Manaíra João Pessoa - PB (83) 3031-4941 RCVIPS MAGAZINE

131


VIDA SOCIAL

FESTA ‘LOVE IS IT’ CELEBRA DOIS ANOS DA REVISTA E LANÇAMENTO DE SUA EDIÇÃO #10 O point da vez na capital paraibana, o Chopp Time, na praia do Bessa, esteve repleto de personalidades locais, cores, brilho, glamour e muita badalação, no último dia 27 de maio. O motivo de tanta nobreza reunida era a festa ‘Love is it’, comemoração oficial do aniversário do multimídia Ricardo Castro, junto com os 2 anos no mercado da RCVIPS Magazine, assim como o décimo número da revista, que foi apresentado ao seu público leitor em meio ao lançamento de mais uma marca de sucesso com o selo Ricardo Castro, o rótulo de vinho RCVIPS Raízes Premium Casa Valduga. Com tantos bons motivos para celebrar, foi fácil para Ricardo Castro, mentor de todo esse arsenal de produtos, reunir convidados especiais para festejar esta data tão significativa. Para embalar essa festa, que demorou pra acabar, dada animação sem fim dos presentes no evento, atrações escolhidas a dedo. Após a apresentação da revista – que chegou ao palco pelo ar, a bordo de um drone, para a surpresa de todos! – era dada a largada para a balada festiva, que teve como atrações estrelas da música pessoense, como a dupla sertaneja Vinicius e Sobral, que fez um show memorável com participação do eletrizante Ramon Schnayder. Logo depois, abrilhantaram a festa, artistas como Renata Arruda, a vocalista da banda Magníficos, Samya Maia, o DJ Bruno Martins e a dupla de música eletrônica ao vivo, Tuntz & Rebekka. Confira a seguir algumas imagens dessa festa incrível!

132

RCVIPS MAGAZINE


RCVIPS MAGAZINE

133


134

RCVIPS MAGAZINE


RCVIPS MAGAZINE

135


136

RCVIPS MAGAZINE


RCVIPS MAGAZINE

137


138

RCVIPS MAGAZINE


PARCEIROS QUE BRINDARAM ESTA CELEBRAÇÃO

RCVIPS MAGAZINE

139


VIDA SOCIAL

PLANC ENTREGA COM SUCESSO o Residencial Anita Malfatti por Jo Oliveira | fotos Edson Matos | Thomas Paiva No último dia 19 de junho, a Construtora PLANC apresentou seu empreendimento de número 80. Erguido no bairro praiano do Bessa, o Residencial Anita Malfatti foi apresentado aos seus primeiros condôminos em meio a badaladíssimo coquetel. Tudo para inaugurar, em grande estilo as instalações do Anita, imponente edificação com 30 andares e 120 apartamentos de alto padrão, localizado a apenas 500 metros da praia. O diretor comercial da Planc, Marcos Antônio, confirmou a alegria da empresa em entregar a obra aos seus novos moradores. “Trata-se de um empreendimento singular e que nos deixa orgulhosos, pelo trabalho

140

RCVIPS RCVIPS MAGAZINE MAGAZINE


feito com a responsabilidade e esmero de toda uma equipe engajada e preocupada em oferecer sempre os melhores equipamentos para seus clientes”, disse Marcos. Dirigida pelos empresários Clóvis Cavalcanti Filho, Constantino Cartaxo Júnior e Marcos Antonio Batista Ramos, a Planc, que atua há 27 anos no segmento da construção civil, reuniu os anos de experiência de mercado desse poderoso grupo de sócios, para idealizar e concretizar o Anita, edificação que agrega itens que resultam num prédio perfeito. O Anita Malfatti tem projeto arquitetônico e de decoração assinados pela dupla Ricardo Nogueira e Cristiano Rolim. Já o paisagismo do edifício foi concebido pela arquiteta Patrícia Lago. Confira, a seguir, como foi a prestigiada entrega do A nita Malfatti, da Construtora PLANC. RCVIPS MAGAZINE

141


RCVIPS MAGAZINE RCVIPS MAGAZINE 142 142


143

143143

RCVIPSRCVIPS MAGAZINE MAGAZINE


Pensando na necessidade de entender a fundo o cliente os empreendedores Verônica Mesquita e Bruno Martins, da Interativa Eventos, se especializaram em um segmento em ascensão no mercado: eventos. Existente desde 2008, a empresa teve início com Bruno, que já trabalhava nas noites de João Pessoa, como DJ. A partir daí, eles perceberam que ali se encontrava uma grande oportunidade de negócio. “Foi quando vimos a grande importância de nos profissionalizarmos, não oferecer apenas o produto DJ, mas, sim, toda estrutura para todos os tipos de eventos”, conta Bruno. A Interativa Eventos faz, hoje, desde coorporativos a grandes formaturas e casamentos, tendo todos os produtos para garantir excelência no serviço. Sempre trabalhando com muita ética e seriedade, a Interativa tem como foco o cliente e trabalha não só o pré-atendimento, como o pós. “Com

a dinâmica do atual cenário mercadológico, mais forte atualmente com a evolução social, tecnológica e mental das pessoas, as empresas que concorrem por mercados maiores, vencem a competição aquelas que sabem ter o cliente como o foco principal de qualquer organização e que a qualidade dos serviços e de seu atendimento é determinante no momento da escolha do cliente”, explica Verônica. Para isso, a Interativa Eventos, busca atender seus clientes como únicos e especiais, acompanhando desde o primeiro contato e estando presentes até depois do evento. Segundo eles, é importante esclarecer e tirar todas as dúvidas de seus clientes, sempre passando segurança e tranquilidade. “Temos como meta principal a satisfação dos nossos clientes e os seus sorrisos são nossa maior recompensa”, concluem.

Informações:

(83) 9 8610-9522 / 9 8700-2623

144

RCVIPS MAGAZINE


RCVIPS MAGAZINE

145


Blitz 01

Arquiteta Camila Toscano festejou nova idade com festa

02

Christiane Vitalino com Eduardo Cecílio, um dos proprietários da marca MAC Móveis no coquetel de inauguração da franquia em João Pessoa

03

Jessica Alba marcou presença na festa de abertura da flagship Tory Burch em Paris

04

Tiago Ângelo Souza, filho de Huck e Iran Souza, foi batizado na Paróquia Nossa Senhora de Fátima. Festa aconteceu no Bellagio Recepções

146 146

RCVIPS RCVIPSMAGAZINE MAGAZINE

por Túlio Alves

05

A Gerente de Maketing da Veuve Clicquot Brasil, Adriana Celes Uemura; Helena Bordon e a diretora da Vueve Cliquot Brasil, na festa da VC Rich, no Brasil, em mansão no Morumbi, Rio de Janeiro

06

Empresário paraibano Leonarco Coutinho reuniu familiares e amigos para celebrar seu aniversário no Recife

07

Os arquitetos Giovani Andrade e Andreína Fernandes brindaram o primeiro ano de sucesso da 360 Arquitetura


01

02

03

04

05

06

07

01

RCVIPS MAGAZINE

147


148

RCVIPS MAGAZINE


RCVIPS MAGAZINE

149


VIDA SOCIAL

Centro Gastrobariátrico da Paraíba inaugura em João Pessoa Clínica tem como especialidade o tratamento multidisciplinar da obesidade por Jo Oliveira | fotos Thomas Paiva Com foco na qualidade de vida e bem-estar dos pacientes, o Centro Gastrobariátrico da Paraíba foi inaugurado com sucesso na noite do dia 29 de julho. Localizado no Eco Medical Center, empresarial conhecido por reunir variados serviços de saúde em um único lugar, a clínica, especializada no tratamento multidisciplinar da obesidade, surge com um projeto inovador que envolve o cuidado com o paciente em longo prazo, garantindo acompanhamento contínuo e atendimento personalizado. Muitos convidados marcaram presença e conferiram de perto as novíssimas instalações.

150

RCVIPS MAGAZINE


RCVIPS MAGAZINE

151


152

RCVIPS MAGAZINE


153 R. Antonio Rabelo Jr., 170, Sl 1901 - Miramar, Jo達o Pessoa - PB (83)99390-2473 (83) 3318-7001 (83) 3318-7002 RCVIPS MAGAZINE

153


VIDA SOCIAL

JANTAR HARMONIZADO NO ACQUA RESTOLOUNGE ATRAI AMANTES DA ALTA GASTRONOMIA por Jo Oliveira | fotos Thomas Paiva Um requintado jantar de menu impecável, harmonizado com os espumantes RCVIPS Casa Valduga Brut e Brut Rosé e o vinho RCVIPS Raízes Premium Casa Valduga marcou o último dia 17 de julho, no badalado restaurante Acqua Restolounge, no Bessa. A noite de sabores apurados, que reuniu um seleto time de vinte apreciadores da alta gastronomia, teve participação do executivo Luiz Carlos Queiroz, nome forte da Casa Valduga na Paraíba e Rio Grande do Norte e do sommelier internacional Rafael Pires de Sá. O sucesso desta edição do jantar já deixou no ar um gosto de quero mais, o que, sem dúvida, levará a outras edições do encontro. Confira, a seguir, alguns momentos dessa noite especial.

154

RCVIPS MAGAZINE


RCVIPS MAGAZINE

155


AGENDA V I P por

Ana Karenina Bronzeado

22/08 Gabriela Chianca e Bernard Lins Cerimônia: Basílica de Nossa Senhora das Neves Recepção: Sonho Doce Fotos: Fernando Bronzeado Atração: Vinicius e Sobral, Banda Bereguedê e DJ Bruno Martins

29/08

18/07

Louenn Rezende

18/07

15 anos Recepção: Paço dos Leões Foto:Fernando Bronzeado Banda: Bossa e Jazz e Ramon Schnayder Pais: Fabiana e Alfredo Rezende

156

RCVIPS MAGAZINE

11/09

04/09

Renata Ramalho e Alexandre Sabino Meira

Ana Paula Queiroga e Erick Levay

Cerimônia: Mosteiro de São Bento Recepção: Casa Roccia Fotos: Julio vasconcelos Atração: Black Tie e Vinicius e Sobral

Cerimônia e Recepção: Casa Roccia Fotos: Daniel Victor Atração: Baile.com, Banda Expresso Folia (Recife) e DJ Bruno Martins


12/09 Caroline Albuquerque e Thiago Lima Cerimônia: Nave Central Igreja de São Francisco Recepção: PousadaVila dos Ventos Fotos: Fernando Bronzeado Atração: Beto Movimento e Osmidio Neto

19/09

19/09

Larissa Pires e Caio Lucena

Andrezza Coelho e Rodrigo Teixeira Cerimônia: Catedral de Nossa Senhora das Neves Recepção: Hípica Tuane Fotos: Fernando Bronzeado Atração: Flor de Liz

Cerimônia: Nave Central Igreja de São Francisco Recepção: Casa Roccia Fotos: Photo A2 Atração: Baile.com e Felipe Lemos

26/09 Ana Adelaide Vasconcelos e Roberto Guerra Cerimônia e recepção: Casa Roccia Fotos: Fernando Bronzeado Atração: DJ Well e Banda Black Tie

26/09 Laryssa Pinto e Albergio Pinto Cerimônia: Capela de São Francisco Recepção: Sonho Doce Fotos: Fernando Bronzeado Atração: Dj Bruno Martins e Banda Bereguedê

Nossa tradicional Agenda VIP, mais uma vez, faz um mapeamento minucioso dos eventos mais concorridos do próximo bimestre. Cada uma dessas comemorações são fortes candidatos a figurar as páginas da seção Vida Social, em nossas próximas edições. Enquanto as coberturas não chegam, confira quem movimenta a badalada indústria de sonhos, nos próximos meses.

RCVIPS MAGAZINE

157


158

RCVIPS MAGAZINE


RCVIPS MAGAZINE

159


ISTOÉVIP

Menos é mais Qualidade da marca é

o ponto alto do novo projeto da arquiteta Katiana Guimarães foto Vilmar Costa | texto Jô Oliveira

160

RCVIPS MAGAZINE


Um projeto residencial de interiores de pegada sóbria, atemporal, com funcionalidade, que inspira aconchego, calor humano, cheio de leveza e, acima de tudo, a beleza e qualidade impecáveis dos modulados MOB. A escolha assertiva da marca foi da arquiteta Katiana Guimarães, profissional respeitada no mercado pessoense, com quem a MOB possui parceria há algum tempo. “A escolha da MOB se deu pelo fato dela ser uma marca competente, que dispõe de uma marcenaria e maquinário com um nível muito bom, primando sempre pela qualidade nos acabamento”, atestou Katiana. A presença da madeira na fachada da residência – que teve projeto arquitetônico assinado pelo arquiteto Jailton Jales –, induziu Katiana a usar uma cartela de cores similares na concepção da ambientação em tons de bege, off white e toda uma variada paleta de marrons, também presentes no enxoval e demais detalhes da Essencialli Enxovais. No uso de matérias primas, o escritório de Katiana optou pelo uso de madeiras naturais, ao exemplo da escada, algumas portas e detalhes executados pela Fecimal Arte e Madeira, esquadrias, em alumínio e vidro, e espelhos de tamanhos generosos executados pela República Vidros e Esquadrias. Nos detalhes de mobiliários, o uso da laca brilho, associada ao vidro arrematou tudo com o glamour necessário . O conjunto harmônico, seja na composição de ambientes ou no exterior da casa, que também teve paisagismo orientado por Katiana, imprimiu uma atmosfera indiscutível de elegância ao projeto. O ponto de destaque de tudo ficou ao encargo da iluminação desenvolvida em parceria com a Della’s Iluminação que deu vida e brilho tanto dentro como fora da edificação. RCVIPS MAGAZINE

161


RCVIPS MAGAZINE RCVIPS MAGAZINE 162 162


RCVIPS RCVIPS MAGAZINE MAGAZINE

163


164

RCVIPS MAGAZINE


RCVIPS MAGAZINE

165

RCVips Magazine #11  

Lucy Alves - O poder da encantadora Flor do Sertão. por Thayse Gomes

RCVips Magazine #11  

Lucy Alves - O poder da encantadora Flor do Sertão. por Thayse Gomes