Page 1

Projeto de Saúde Bucal Rotary Club RJ Rio Comprido – D4570

www.canaldasaudebucal.com.br

Elaboração e Coordenação: Dra. Cristiane Couto Tavares Consultora em Saúde Bucal Graduada pela USP Rotary RJ Rio Comprido Presidente Período: 2012/2013 e-mail: dracristianetavares@gmail.com

“ENVELHECER SORRINDO, A SAÚDE COMEÇA PELA BOCA”


Introdução: O presente projeto apresenta uma proposta enriquecedora e planejada buscando através da educação, conscientização e motivação levar crianças, adultos e idosos à plena saúde bucal. Este projeto busca ainda promover a boa vontade, paz e harmonia, por meio de iniciativas que proporcionem a melhoria da saúde geral, da educação e do combate à pobreza da comunidade, conectando-se a ações cívico sociais que tenham como objetivo o tratamento preventivo ou curativo de doenças. Atualmente a grande preocupação da sociedade é com a qualidade de vida, porém não se consegue qualidade de vida sendo portador de alguma doença. Podemos afirmar que com medidas preventivas é possível envelhecimento saudável e a preservação dos dentes naturais.

o

Estudos a partir de 1990 mostram a doença da gengiva como fator de risco para doenças cardíacas, infecções respiratórias, diabetes, nascimento de bebês prematuros e de baixo peso, etc. Nos Estados Unidos algumas companhias seguradoras estão expandindo seus planos de saúde para tratamentos odontológicos adicionais e serviços preventivos para pacientes grávidas, diabéticos e cardíacos, o que significa uma importante economia nos gastos da saúde. Ex. de seguradoras: Aetna Inc.,Blue Cross Blue Shield of Michigan,Cigna Corp,MetLife Inc.,Guardian Life Insurance Co. of American,etc.

Dados Relevantes: Fonte : Ministério da Saúde: # 80% da população brasileira sofre de doença periodontal (gengiva) # 60% das crianças possuem dentes cariados # 27% das crianças entre 1 e meio e 3 anos possuem pelo menos 1 dente cariado # 45% dos brasileiros entre 15 e 19 anos já perderam pelo menos 1 dente e o principal motivo é a cárie # 1/3 da população nunca foi ao dentista # 58% dos brasileiros não escovam os dentes # 30 milhões de brasileiros são desdentados

Fonte: Associação Brasileira de Estudos de Odores da Boca: # 40% da população tem mau hálito crônico ( 90 % das causas estão na boca)

2


Avaliação de Necessidades: - Informar e mobilizar comunidades sobre a importância da adoção de medidas preventivas para o resgate da saúde bucal e da qualidade de vida. - Promover fóruns e apoiar estudos ligados à prevenção e ao tratamento de doenças correlacionadas a saúde bucal. - Estabelecer parcerias que possam contribuir para a melhoria da saúde de comunidades locais.

Objetivos do Projeto: 01 – Conscientização de todos sobre a importância da Saúde Bucal. 02 – Promover a criação da Cultura de Saúde Preventiva. 2.1 – Demonstrar que o custo com a prevenção é inferior ao custo com o tratamento corretivo. 03 – Demonstrar que educar e motivar o cidadão é eficaz na prevenção de cáries e doenças de gengiva. 04 – Informar sobre conteúdos importantes para saúde bucal: 4.1 – A importância da higiene bucal. 4.2 – Qual a função primordial dos dentes. 4.3 – Os efeitos do cigarro na Saúde Bucal. 4.4 – A importância da Saúde Bucal para a Saúde Geral. 4.5 – A influência dos alimentos na saúde dos dentes. 4.6 – Métodos de prevenção de doenças nos dentes. 4.7 – Métodos de prevenção de doenças na gengiva. 05 – Melhorar a capacitação dos pais e responsáveis no cuidado com a saúde bucal das crianças. 06 – Realizar ações cívico sociais que contribuam para a melhoria da saúde bucal , saúde geral e resgate da autoestima e cidadania.

3


Metodologia : A - Ciclo de 10 Palestras de meia hora cada abordando os seguintes temas:

01-Saúde bucal & Qualidade de vida 02 - Mau hálito 03 - Os reflexos da alimentação na saúde bucal 04 - Erosão ácida 05 - Prevenção das cáries 06 - Prevenção das doenças da gengiva 07 - Saúde bucal & Tabagismo 08 - Doenças da boca & Doenças gerais 09 - Saúde bucal & Terceira idade 10 - Mitos e verdades na odontologia B - Orientação prática de técnicas de higiene bucal ( escovação, uso do fio dental e limpador de língua ) com macromodelos e macro escovas. C - Distribuição de material informativo D - Distribuição de kits de higiene bucal E – Promover a sustentabilidade do projeto 01 - Estabelecer uma comissão formada por líderes da comunidade e do Clube de Rotary local (comunidades não pertencentes ao clube de origem) para gerenciar os aspectos contínuos do projeto. 02 - Identificar parceiros na região da comunidade acolhida e buscar patrocinadores 2.1 – Convidar potenciais parceiros para assistir palestras dentro do clube que acolhe a comunidade. 03 – Divulgar o ciclo de palestras para empresários e líderes comunitários locais buscando alianças para este projeto. 04 – Promover atividades recorrentes e relacionadas a datas relevantes. F – Ações Cívico Sociais em parceria com outras entidades.

4

Projeto de Saúde Bucal do RCRJ Rio Comprido  

Projeto de Saúde Bucal do RCRJ Rio Comprido Coordenação: Dra. Cristiane Tavares. Presidente 2012/2013

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you