Page 1

Carta Mensal Distrito 4710 - Governadoria 2012 ~ 2013 - Número 09 - Março 2013

Mensagem do Governador do Distrito Meus companheiros(as)

O mês de Março é marcado pela alfabetização mundial e também dedicado ao Rotaract. O

analfabetismo é uma das causas da miséria e pobreza . Calcula-se que cerca de ¼ da população mundial não sabe ler e escrever. Alfabetizar essas pessoas é um dos desafios e uma das metas de Rotary International, para que elas tenham mais qualidade de vida. Desde 1985 que Rotary lançou o desafio de todos os clubes trabalharem para erradicar o analfabetismo em nossas comunidades como uma alavanca para conseguirmos a Paz. Milhares de clubes em todo o mundo oferecem cursos e treinamentos para professores (temos agora um exemplo em nosso Distrito, o Rotary Club Cambará, juntamente com o grupo Bourbon, do nosso querido Diretor Alceu Vezzozzo, em parceria com a Prefeitura de Cambará, está promovendo curso para capacitação dos professores do município no projeto de alfabetização). Parabenizamos o Rotaract na sua Semana Mundial do Rotaract de 7 a 13 de março. Esse programa foi iniciado em 1960 e somente aprovado como um programa de Rotary em 1968. Ele uma fonte inesgotável de jovens maravilhosos que se, bem acompanhados pelos seus clubes padrinho, virão a ser grandes rotarianos, aumentando assim os nossos quadros associativos. São Jovens de 18 a 30 anos presentes em 189 países, com cerca de 225.400 jovens, sendo no Brasil 16.700.(Fonte Rotary International). Portanto, caros presidentes, vamos cuidar com carinho dos nossos clubes de Rotaract já existentes e criar novos Rotaracts.

Lembramos aos presidentes que, por favor, devolvam até 30 de março o cartão do nosso Presidente

Tanaka com as suas metas realizadas para a Menção Presidencial.

Pedimos também o empenho de atender o pedido do nosso coordenador da Conferência no sentido

de mandar o material solicitado para a confecção do banner de seu clube.

Peço a Deus que abençoe e proteja todos os nossos clubes do distrito e que vocês continuem no

caminho da construção da paz sempre procurando a Paz através do Servir! Um forte e fraternal abraço. Antonio de Alencar Governador


Mensagem do Presidente Prezados companheiros Rotarianos,

Quando eu era jovem queria viajar o mundo, mas naquela época, viajar era

apenas um sonho. O mundo fora do Japão parecia distante, mas como todos os estudantes japoneses, eu estudava inglês. Me lembro de meu primeiro livro em inglês. A primeira página dizia: “This is a pen”. Isso foi há quase 50 anos e o mundo mudou muito desde então. Hoje, como presidente do Rotary, viajo mais do que nunca poderia imaginar.

Em cada lugar encontro um novo idioma, novas pessoas e novos costumes. Faço o melhor para

aprender com todos e creio que cada pessoa que conheço tem algo a me ensinar. Talvez seja por isso que agora entendo melhor os programas de intercâmbio e o extraordinário presente que o Rotary dá a seus participantes. O Intercâmbio de Jovens abre mentes, gera confiança e comunicação, reunindo pessoas de diferentes países e origens.

Todos os jovens que participam de um intercâmbio aprendem muito e comprovam que, mesmo

que as pessoas pareçam diferentes elas no fundo são iguais. O programa permite que adquiram um conhecimento mais profundo sobre o mundo e faz com que retornem a suas casas totalmente diferentes. Eles não apenas voltam conhecendo mais um idioma e cultura, como também possuem contato no país anfitrião e fazem muitas amizades nos países onde ficam. No final do intercâmbio eles fazem parte de suas famílias anfitriãs e da família rotária – a maior e mais internacional do mundo.

O programa Intercâmbio de Jovens do Rotary existe há mais de 40 anos e faz parte da Quinta

Avenida de Serviços do Rotary: Serviços às Novas Gerações, que também inclui Rotaract, Interact, RYLA e outras atividades de clubes e distritos que envolvem jovens de até 30 anos de idade.

Quando dedicamos nosso trabalho nos jovens, estamos trabalhando pelo futuro do Rotary e por um

mundo mais pacífico; ajudamos a levar o ideal do Rotary a uma nova geração; espalhamos a compreensão entre as nações e culturas; mostramos a importância do servir aos outros e transmitimos nossos valores.

Fazendo isso, ajudamos a construir a paz.

O Intercâmbio de Jovens desempenha um papel fundamental em nossa missão de promoção da paz

que, possibilitando-nos a construir boas relações entre as nações. Sakuji Tanaka Presidente, Rotary International


Fala, Diretor “Candidatos à Governadoria, os clubes não indicaram”

Na segunda Carta mensal do Governador Alencar, abordei o assunto “Indicação de Governador”,

onde expus as qualificações que o Governador deve ter segundo nossa legislação e também sobre suas atribuições no cargo.

A indicação deve ser feita preferencialmente 36 meses antes do inicio do mandato. Cabe aos

clubes a indicação de nomes que são encaminhados a uma Comissão de Indicação devidamente regulamentada pelo Distrito. Na ausência de indicações pelos clubes, a comissão tem o dever estatutário de suprir essa lacuna.

Quero repetir o que escrevi na Carta de Agosto de 2012 e em seguida farei um comentário, diz

assim: “Compete ao clube e é de responsabilidade do Clube a indicação de candidatos com o perfil de governador. Não se deve apresentar alguém porque o clube nunca deu um Governador, ou então porque naquela região há muito não se tem governador, ou ainda porque o clube está celebrando seu cinqüentenário. Repito, com ênfase: O clube é o responsável pela indicação de um candidato, e corre o risco de ser criticado por ter indicado alguém sem qualificação para o cargo e também desagregador.

A comissão de indicação é co-responsável nessa seleção. O item 13.020.5 do artigo 13 do

Regimento Interno do Rotary International, diz: “A Comissão de Indicação para governador não deverá limitar sua seleção aos nomes que tiverem sido submetidos pelos clubes do distrito, mas escolher o rotariano melhor qualificado que estiver disponível para exercer as funções inerentes ao cargo de governador”.

Nossos futuros Governadores Antonio Ferreira dos Santos e Luiz Bachete foram selecionados

pela Comissão porque nenhum clube apresentou nomes.

Insto com os companheiros, em especial os presidentes de clube, estudem o Manual de

Procedimento que oferece 30 páginas sobre o Distrito e há detalhamento precioso sobre o cargo e função de um Governador. Temos excelentes companheiros com o perfil de governador, com um passado e relacionamentos que os recomendam, por que não indicá-los?

Volto ao assunto: Pelo terceiro ano consecutivo os clubes não se manifestaram, e, por conseqüência

a Comissão irá indicar ao Distrito um companheiro ou companheira para exercer a Governadoria no ano rotário 2015-2016.

Espero que isso não se torne uma regra e que continue como exceção. Um abraço Gerson Gonçalves


O que acontece no distrito Festiva do Rotary Club de Cambará com posse de companheiros.

Festiva do Rotary Club de Bandeirantes com posse de companheiros.

INFORMAÇÕES: Dólar Rotário para o mês de Março: R$ 1,97


RYLA 2013 Estimado e dinâmico Governador Antonio de Alencar. “Dar o máximo. Trabalhar sempre com alma e com toda a alma, quer se trate de conduzir às estrelas uma nave espacial ou de fazer uma simples ponta de lápis...” Dom Hélder Câmara do livro “Mil razões para viver”. Assim foi pensado e construído o projeto do RYLA 2013. Seguindo as orientações do Governador do Distrito 4710 ANTONIO DE ALENCAR, e o lema de SAKUJI TANAKA: “Paz através do Servir”, reunimos 50 Jovens de13 cidades , representando 22 Clubs de Rotary. Quantitativamente atingimos nossa meta. Nossa missão maior era criar e fortalecer amizades entre nossos talentosos jovens. Buscamos a excelência na indicação dos palestrantes, que selecionaram com nossa equipe temas atuais e de grande impacto nas vidas dos rylarianos e na atuação destes como cidadãos de um mundo cada vez mais globalizado, para atenderem às expectativas do século XXI. Nossa gratidão às famílias que confiaram na equipe e aos clubs de Rotary pelo empenho. Destacamos a efetiva participação das famílias Scandelae e Zanluchi. Para VIVER ROTARY e TRANSFORMAR PESSOAS conclamamos a todos os rotarianos e rotarianas do nosso distrito para o próximo RYLA.Nossos jovens merecem !!! A TODOS, NOSSA ETERNA GRATIDÃO E SAUDAÇÕES ROTÁRIAS. Jeane Tramontini Zanluchi Presidente RYLA/2013

Taxa per capta A Taxa Per Capta da Governadoria, deverá ser depositada na seguinte conta bancária da Gestão 2012/13: Agência: 0768-4 Banco do Brasil - Cambé/Pr Número: 34.386-2 Nome: Antonio de Alencar e Antonio Ferrarini A efetivação dos depósitos, deve ser informada via e-mail para antonioferrarini@hotmail.com para controle de recebimento. O Valor da Taxa Per Capta na presente Gestão, continua a R$ 8,00 por sócio com vencimento no dia 10 de cada mês. Lembramos os companheiros sobre a importância da informação mensal do número de sócios à secretaria, juntamente com a frequência, para que consigamos fazer o processamento bancário em tempo hábil. Tesouraria do Distrito 4710 Tesoureiro: Antonio Ferrarini Rua Proclamação, 288 Jd. V.Rica Cambé/Pr Telefones: 43-3223-1343 e 9928-7245 - e-mail: antonioferrarini@hotmail.com


CONTINUAÇÃO DO NÚMERO ANTERIOR SEPARA-SE DO PARANÁ O ESTADO DE SANTA CATARINA. 1956/57 - Olavo Alberto de Carvalho, dentista, do RC de Ponta Grossa-PR. NOVO REDISTRITAMENTO, SURGE O DISTRITO 463 1957/58 - Newton Leopoldo da Câmara, médico do RC de Londrina PR. 1958/59 - Júlio Estrella Moreira, médico, professor do RC de Curitiba PR. 1959/60 - Severo de Rudin Canziani, cartorário do RC de Londrina PR. 1960/61 - João Ernani Bettega, médico e professor do RC de São José dos Pinhais PR. 1961/62 - Oscar Dantas, médico do RC de Cornélio Procópio PR. 1962/63 - Júlio Domingos Marchiori, industrial do RC de Irati PR. 1963/64 - Orlando C. Kuenzer, médico do RC de Rio Negro PR. 1964/65 - Guido Arzua, advogado e professor do RC de Curitiba Oeste PR. 1965/66 - Hellenton de Borba Cortes, médico e advogado do RC de Maringá PR. 1966/67 - Milton Munhoz, médico e professor do RC de Curitiba PR. 1967/68 - Mário Queiroz, advogado do RC de Curitiba Oeste PR. 1968/69 - Odésio Franciscon, bacharel, contabilista e professor do RC de Londrina Norte -PR. 1969/1970 - Caetano Gomes Corrêa, artes gráficas do RC de Paranaguá PR. 1970/71 - Alceu Antimo Vezozzo, engenheiro e empresário, representante de RI em conferências do RC de Londrina Norte PR. 1971/72 - Álvaro da Rocha Braga, imobiliarista do RC de Curitiba Norte PR. 1972/73 - Hilton Trevisan, engenheiro do RC de Curitiba Leste PR. 1973/74 - Carlos Alberto Pereira de Oliveira, empresário do RC de Curitiba PR. MAIS UM REDISTRITAMENTO DO 463- O PARANÁ FOI DIVIDIDO EM DOIS, NA ALTURA DO PARALELO 24. NORTE DO ESTADO CONSERVOU O 463 E O SUL PASSOU A SER 0 464. 1974/75 - João Dias Ayres, médico sanitarista do RC de Londrina PR 1975/76 - Ivaldo Borges Horta, médico do RC de Maringá PR. 1976/77 - João Batista Gomes Gatti, médico do RC de Cornélio Procópio PR. 1977/78 - Ary Nogueira da Silva, advogado e professor do RC de Rolandia PR. 1978/79 - Gerson Gonçalves, agricultor e comerciante, Diretor de RI do RC de Londrina Norte PR. 1979/80 - Mário Dal-Ry, comerciante do RC de Santo Antônio da Platina PR. 1980/81 - Ludovico Axel Surjus, engenheiro agrônomo do RC de Paranavai-PR. 1981/82 - Emílio Germani, industrial do RC de Maringá PR. 1982/83 - Nelson Teixeira de Barros, médico do RC de Goioerê PR. 1983/84 - João Soares Caldas, advogado, do RC de Londrina Nordeste PR. 1984/85 - Rubens Costa Monteiro, do RC de Paranavaí PR. 1985/86 - Roberto de Araújo Bessa, advogado do RC de Arapongas PR. 1986/87 - Amaury Antônio Meller do RC de Maringá Leste PR. 1987/88 - Joaquim Domingos Martins, médico do RC de Londrina Sudeste PR. 1987/88 - João Soares Caldas, (interino) do RC de Londrina Nordeste PR. NOVO REDISTRITAMENTO, SURGE O DISTRITO 471 1988/89 - José Renato Castanheira, do RC de Siqueira Campos PR. 1989/90 - Severo de Rudin Canziani Filho, médico do RC de Londrina PR. 1990/91 - Jurio Koguishi, avicultor e cafeicultor do RC de Assai PR. É ACRESCENTADO UM NÚMERO NO 471 E SURGE O 4710 1991/92 - Jacy Carvalho de Mendonça, promotor público, do RC de Londrina Sudeste PR. 1992/93 - Heber Soares Vargas, médico e professor do RC de Londrina Alvorada PR. 1993/94 - Peter Joachim Moser, securitário do RC de Rolândia Caviuna PR. 1944/95 - Naylor André das Chagas Lima, promotor público do RC de Londrina Sul PR. 1995/96 - Fahed Daher, médico do RC de Apucarana PR. 1996/97 - Mauro Ticianelli, advogado do RC de Londrina Cinqüentenário PR. 1997/98 - Moacir Veras, cartorário do RC de Londrina Sul PR. 1998/99 – Antonio Celso Costa, advogado e empresário do RC de Londrina. 1999/2000- Tertulino Aires Neto, médico do RC de Rolândia. 2000/2001- Antonio Pedro Marquezi, advogado do RC de Cambe N.Dantzig. 2001/2002- Alexandre Rachid Chueiri, comerciante do RC de Ibati. 2002/2003- José Pelayo Sanchez, joalheiro do RC de Londrina. 2003/2004- Reynaldo de Paula Martins, comerciante do RC de Apucarana 2004/2005- Otávio Frederico Scandelae, imobiliarista do RC de Londrina Sul 2005/2006- Álvaro Cláudio de Amorim Brochado, professor do RC de Londrina Nordeste 2006/2007- Oswaldo Aparecido Fávaro, dentista do Rotary Club de Bela Vista do Paraíso. 2007/2008- Reinaldo Seleti, médico do Rotary Club de Cornélio Procópio 2008/2009- Pilar Alvares Gonzaga, cartoraria do Rotary Club de Londrina` 2009/2010- José Machado Botelho, aposentado do Banco do Brasil do Rotary Club Londrina Norte. 2010/2011- Claudinei de Oliveira, médico pediatra do Rotary Club de Santo Antonio da Platina. 2011/2012- João Pedroso Filho, advogado do Rotary Club de Arapongas Maracanã. 2012/2013- Antonio de Alencar, químico do Rotary Club de Cambé. 2013/2014- Antonio Ferreira dos Santos, advogado do Rotary Club Londrina Sudeste Colaboração do Governador 98/99 Antonio Celso Costa


Mensagem do Diretor de RI 2011~13 e Governador do Distrito 4610 – 1997/98 Tivemos a felicidade de recepcionarmos, de 20 a 24 de fevereiro último, o nosso carismático Presidente Sakuji Tanaka. Fomos recepcionas pelos treis distritos de São Paulo, 4420, 4430 e 4610, que nos deram a oportunidade de conhecermos diversos projetos que estão sendo desenvolvidos pelos rotarianos de São Paulo. Visitamos e inauguramos Parque Ecológico, salas de aulas, centros de atendimento a jovens, de famílias de baixa renda, que estão sendo

profissionalizados. Estivemos também na antiga casa do imigrante hoje atendendo moradores de rua. Inauguramos os marcos rotários na Praça da Liberdade, e recepcionados pela colônia japonesa em sua Associação, bem como nos ofertaram uma magnífica reunião jantar com a presença de rotarianos, convidados, deputados, vereadores e boa parte da representatividade da colônia liderada pelo Consul do Japão em São Paulo e pelo Rotary Clube São Paulo Liberdade. Fomos distinguidos pela Fundação de Rotarianos de São Paulo, mantenedora dos Colégios e Faculdades Rio Branco. Visitando as treis unidades em especial a Escola para crianças surdas e mudas e o Centro de Profissionalização para jovens. No período noturno o Presidente foi o orador principal da 33ª Reunião da Insterclubes Waldis Delamanha, patrocinada pelo Rotary Clube São Paulo Sumaré, com a presença de aproximadamente 700 convidados. Visitamos também a Sociedade Beneficente Jaguaré, que com projetos da Fundação Rotária atende aproximadamente 1700 crianças de famílias de baixa renda. Finalizando, estivemos no Hospital das Clínicas e visitamos o laboratório de microcirurgia, para treinamento de médicos, na ortopedia e traumatologia, projeto este realizado com recursos da Fundação Rotária e que já treinou mais de 1.000 médicos nessa especialização. Antes da partida do Presidente Tanaka, fomos a São Caetano, na Fundação de Rotarianos que mantém o Colégio Eduardo Gomes, e fomos brindados com um excelente Fórum da Paz, que tem sido a bandeira Presidencial deste ano. Quero agradecer a todos que participaram dessa visita em especial os governadores Marcos Zanardo, Ademil Andrade Martin, Reinaldo Franco, dos Distritos 4420, 4430 e 4610 respectivamente e o Presidente Eduardo de Barros Pimentel da Fundação de Rotarianos de São Paulo, que foram os verdadeiros artífices dessa visita e que emocionaram a todos e em especial o Presidente Sakuji Tanaka.

É hora de treinarmos as Equipes 2013/14

Começamos nesses próximos meses a orientar os nossos voluntários para viver Rotary e transformar vidas no próximo Ano Rotario. Chegou o momento de revigorarmos os nossos conhecimentos através dos PETS, GATS e Assembleias Distritais. Será muito importante e dignificante se conseguirmos mostrar o que é a nossa organização, como poderemos atuar, com eficiência, capacidade respeitando a cada um dos nossos colaboradores. É importante que pensemos mais na essência do Rotary, priorizando ações rotárias de excelência, deixando de nos preocupar com suntuosismos. Vamos procurar planejar e programar o nosso próximo ano, mostrando aos nossos companheiros, cônjuges, jovens do Interact, Rotaract, Intercambio de Jovens para a real proposta de Rotary. Assim viveremos Rotary com mais entusiasmo e transformaremos vidas, buscando “A Paz através do Servir”. José Antonio Figueiredo Antiório Diretor de Rotary International


Convidamos os(as) companheiros(as) do Distrito 4710 para participarem da

XXV CONFERÊNCIA DISTRITAL “CONFERÊNCIA DA PAZ” 17 / 18 e 19 de Maio de 2013 Casa da Amizade - Londrina - PR

A conferência é o fechamento de ouro do ano rotário. Momentos de companheirismo, troca de experiências e a grande oportunidade dos clubes e do distrito avaliarem o que ocorreu durante o ano rotário. A pessoa mais importante deste evento distrital é você, sua presença é que fará a diferença. Contamos com sua participação. Estamos ansiosos em recebê-los! Antonio de Alencar - Governador José Machado Botelho - Coordenador Notícias da Coordenadoria das Entidades de senhoras de Rotarianos. As companheiras da ASr de Londrina,O Colegiado da Coordenadoria Distrital e as ASR do Distrito 4710,organizaram um encontro para receber a visita da Coordenadora nacional das Entidades de Senhoras de Rotarianos,Ester Trentini. Ester veio conhecer o Distrito,Sede Oficial da Coordenadoria Nacional e participou das comemorações dos 25 anos da CESR do Distrito 4710. Na sexta-feira,dia 15 de março as Companheiras do Colegiado Nacional e Distrital,reuniram-se na Sede da Coordenadoria Nacional,onde agilizaram alguns assuntos de interesse dos trabalhos da Gestão. As visitantes conheceram a Sede onde está instalada a Galeria de fotos das Coordenadoras Nacionais e Distritais. No sábado dia 16 de março,sob o Lema “Integrara para Fortalecer”,estivemos reunidas na Casa Maria de Souza melo da ASR de Londrina,com a presença da 1° Coordenadora Nacional,Maria do Carmo Gouveia de Moraes.Também tivemos a presença das Coordenadoras Distritais,Orientadoras de Setores,Embaixadoras da Coordenadoria,Presidentes de ASR e demais companheiras. Presentes também no evento o Governador atual Antonio De Alencar acompanhado de sua esposa Eunice de Alencar. O Encontro foi muito valorozo e de grande sucesso! Ancila Boer Coordenadora Distrital 2012/2013 Distrito 4710 EXPEDIENTE • CEDAC Av. Paraná, 71 – Sala 108 - Tel: (43) 3344-0563 Londrina - Paraná gov.distrito4710@sercomtel.com.br • Escritório RI One Rotary Center – 1560 Sherman Avenue Evanston, Illinois – USA • Governador do Distrito Antonio de Alencar Rua Abolição, 67 - J. Vila Rica - 86192-520 Cambé - PR - Tel: (43) 9151-0311 / 3254-3898 e-mail: darcalen@gmail.com • Governador Eleito 2013/14 Antonio Ferreira dos Santos Rotary Club Londrina Sudeste tanuz@sercomtel.com.br • Governador Indicado 2014/15 Luiz Bachete – Rotary Club Califórnia luizbachete@yahoo.com.br Administração do Distrito • Instrutor Distrital – José Peláyo Sanches • Secretária Geral- Maria Olivia Moreno Alves de Paula • Tesoureiro – Antonio Ferrarini

• Diretora de Protocolo – Neiva Moser / Emersson Fransson • Desenv. Quadro Associativo- José Pelayo Sanches • Novas Gerações/Interact/Rotaract/Ryla- Otavio Frederico Scandelae • Conferência Distrital- José Machado Botelho • Fundação Rotária- Reinaldo Seleti • Relações Públicas/Imagem Pública de Rotary- Severo de Rudin Canziani Filho • Promoção da Convenção de Rotary InternationalAntonio Celso Costa • Intercâmbio de Grupo de Estudos- Milton Vizoni • Bolsas Rotary pela Paz mundial- Peter Moser • Intercâmbio de Jovens – Antonio Benedito Guirro • Serviços Profissionais- Claudinei Oliveira • Serviços à Comunidade – Pilar Alvares Gonzaga Vieira • Serviços à Comunidade Mundial- Reynaldo de Paula Martins • Bolsas Educacionais- Oswaldo Apareciso Favaro • Assessoria Geral de Informática-Fabricio Rodrigues Formigoni • Carta Mensal da Governadoria – Emersson Fransson • Comissão de Prevenção de Abuso e Assédio-Tertulino Aires Neto • Captação de Recursos e Eventos- Salete Maria Gastaldi • Conselheiros do Governador – Gerson GonçalvesTertulino Aires Neto-Moacir Veras • Serviços Internacionais/NRDCs/Apoio ao Intercâmbio de Jovens.- Peter Joachim Moser • Fundação de Novos Clubes - Rosângela Khater

Carta Mensal - 09 - 03/2013  

Carta Mensal 09

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you