A Arte de Enganar - Kevin Mitnick

Page 75

68

A Arte de Enganar

Obviamente, não apenas os curiosos ouviam. Os ladrões que roubavam uma loja no meio da noite podiam sintonizar e ouvir se um carro de polícia estava sendo enviado para o local. Os traficantes de drogas podiam verificar as atividades dos agentes da Delegacia de Narcóticos local. Um incendiário podia aumentar o seu prazer doentio acendendo uma chama e ouvindo todo o tráfego pelo rádio enquanto os bombeiros lutavam para apagar o incêndio. Nos últimos anos, o desenvolvimento da tecnologia dos computadores possibilitou a criptografia das mensagens por voz. A medida que os engenheiros encontravam maneiras de colocar cada vez mais poder de computação em um único microchip, eles começaram a criar pequenos rádios criptografados para os departamentos de polícia, os quais evitavam que os bandidos e os curiosos ouvissem.

Danny, o hacker benigno Um hacker entusiasmado e habilidoso que chamaremos de Danny resolveu descobrir um modo de colocar as mãos em um software de criptografia supersecreto — o código-fonte — de um dos principais fabricantes de sistemas de rádio de segurança. Ele esperava que um estudo do código o ensinasse como enganar a polícia e talvez também pudesse usar a tecnologia para que até mesmo os departamentos do governo mais poderosos tivessem dificuldades em monitorar as suas conversas com seus amigos. Os dannys do mundo sombrio dos hackers pertencem a uma categoria especial que se classifica em algum lugar entre os meramente curiosos, mas totalmente inofensivos, e os perigosos. Os dannys têm o conhecimento do especialista, combinado ao desejo maligno do hacker de invadir os sistemas e as redes pelo desafio intelectual e pelo prazer de descobrir como a tecnologia (funciona. Mas as suas acrobacias eletrônicas de invasão não passam disso — acrobacias. Esse pessoal, esses hackers benignos, entram ilegalmente nos sites simplesmente pela diversão e pelo prazer de provar que eles podem fazer isso. Eles não roubam nada, não ganham dinheiro com suas explorações. Não destroem nenhum arquivo, não interrompem as conexões de rede nem paralisam nenhum sistema de computadores. O simples fato de eles estarem lá pegando cópias de arquivos e pesquisando as mensagens de correio eletrônico em busca das senhas e de fazer isso pelas costas da segurança e dos administradores de rede torce os narizes das pessoas que são responsáveis por afastar os intrusos como eles. Grande parte da satisfação está no fato de fazerem isso sozinhos. Fiel ao seu perfil, o nosso Danny queria examinar os detalhes do produto mais guardado da sua empresa-alvo só para satisfazer a sua própria curiosidade e admirar as inovações que o fabricante estava para lançar. Nem é preciso dizer que os projetos de produto eram segredos comerciais cuidadosamente guardados, tão preciosos e protegidos quanto qualquer outra coisa que a empresa possuía. Danny sabia disso. E não ligava nem um pouco. Afinal de contas, essa era apenas uma empresa grande e sem nome. Mas como obter o código-fonte do software? Acontece que se apoderar das jóias da coroa do Grupo de Comunicações Seguras da empresa acabou sendo uma coisa muito fácil, muito embora a empresa fosse uma daquelas que usavam a autenticação de dois fatores, um método no qual as pessoas devem usar não um, mas dois identificadores separados para provar suas identidades. Este é um exemplo que talvez você já conhece. Quando chega a renovação do seu cartão de crédito, você tem de ligar para a administradora para informar que o cartão está nas mãos do cliente certo, e não nas mãos de alguém que roubou o envelope do correio. As instruções que vêm com o cartão hoje em dia geralmente dizem para você ligar de casa. Quando você liga, o software da administradora do


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.