Page 1

Revista

Moment

1


2


Editorial Caro Leitor, Procurando apresentar informações de qualidade sobre assuntos que não são abrangidos na nossa cidade de Catalão, pensamos em trazer a “Moment” á vida. Nesta revista, você encontra matérias sobre moda, música voltada para os ouvintes de rock e sobre as polêmicas tatuagens. Com informações e curiosidades, a revista está recheada de boas reportagens; tudo para trazer a você um conteúdo de qualidade. Aproveite a revista e boa leitura!

Rayane Borges.

Moment Editor: Rayane Borges Repórter: Rayane Borges Fotógrafo: Rayane Borges Diagramador: Rayane Borges Capa: Today Only Thruth Foto: Divulgação 3


Menu História da Tatuagem

8

Capa: Today Only Truth

13

Maquiagem para o Verão

17

Ensaio Fotográfico: Guerra!

Opinião do Leitor 6

4

24

Curiosidades

Melhores guitarristas do mundo

30 e 33

38 Os shows mais esperados do semestre 35


Caráter Tatuado Outro dia eu estava andando de metrô com meu avô em São Paulo, um lugar de pessoas de inúmeros estilos. Meu avô, que sempre teve preconceitos com pessoas que tem tatuagem se viu numa situação de contradição com os conceitos dele. Entramos no metrô, que estava lotado e não havia um lugarzinho sequer para sentar. Mas havia um casal sentado e logo que entramos, o homem se levantou e deu lugar para o meu avô sentar. E adivinha? Sim, ele tinha tatuagens, e não eram poucas. Meu avô agradeceu ao homem e se sentou. Logo depois o casal desembarcou em uma das estações e acabei me sentando ao lado do meu avô. Foi quando ele comentou que o rapaz tinha várias tatuagens e eu, querendo fazer meu avô mudar de ideia, disse que apesar de ter tatuagens, o rapaz era muito educado. E eu ainda disse que a maioria das pessoas “normais” não iria ceder o lugar como aquele homem havia feito. Só então que meu avô foi analizar a situação e disse que de certa forma eu tinha razão. Na maioria das vezes, a aparência não transparece o caráter.

Rayane Borges

5


Opinião do Leitor Estampas de Frutas por Thiessa Woinbackk Passou o verão de 2014 e nós vimos que estampas de frutas foram “tendência” por aí. Agora onde as pessoas estão vendo que frutas em roupas são legais eu não sei, dá um visual muito carregado (e brega, rs) e não venham falar que é só saber combinar que dá certo que NÃO, pelo amor! Carmem Miranda estaria adorando estas estampas. Se você for usar, por favor, não exagere! Pegue uma peça dessas frutas e combine com algo mais simples pro look não ficar carregado. O look mais bonitinho/fofinho que já vi por aí com essas estampas é dessa foto. Ela soube combinar e não exagerou. Essas estampas são aquelas que você tem que tomar muito cuidado pra não sair por aí parecendo uma frutaria!

Música Atual por Victor

Gianelli

Muito se fala sobre a grande diferença do Rock de antigamente para o dos dias de hoje. Ouço constantemente criticas e constatações sobre o quanto, ao passar do tempo, foi se tornando de menor qualidade. Discordo plenamente! O que acho que vem acontecendo é que hoje em dia adotaram uma política de avaliação muitíssimo errada. A grande maioria das pessoas começaram a avaliar a banda de acordo com uma imagem ou foto que viu na Internet e nunca se quer ouviu um áudio da banda; se importam mais com a quantidade de lápis que o vocalista passa no olho, no estilo de corte do cabelo dele, nas roupas e não na sonoridade e qualidade individual de cada musico e isso acontece por preconceito. Engraçado, um estilo musical que sempre sofreu tanto por preconceito da massa ignorante e dominadora passou a usar o mesmo critério avaliativo. Posso citar varias bandas que tecnicamente são tão boas ou até melhores que muitos clássicos ovacionados mas, não estou aqui pra divulgar nenhuma, só quero dizer que há uma grande diferença entre musicas que você gosta e musica boa. A musica boa é universal, ela é acima dos seus hábitos metaleiros e atitudes punk rock, a musica boa é aquela que é bem feita, bem composta de letra e melodia e mais ela é composta por uma serie de influencias das antigas e conquista a sua geração. O rock se mantém vivo, e a boa musica bem tocada.


7


A História da T atuagem

Você sabia que alguns povos antigos usavam a tatuagem como uma espécie de tratamento médico? Ou que durante as cruzadas, a tatuagem foi usada para identificar soldados de Jerusalém? Confira a história da tatuagem no artigo a seguir. mulherbeleza.com.br

A Origem

8

imguol.com

Não se sabe ao certo como surgiram as tatuagens. Aparentemente pode-se constatar que não ouve uma origem única. O primeiro registro que temos conhecimento vem de restos mortais de um homem congelado descoberto em 1991 na região dos Alpes. O corpo, com cerca de 5.300 anos, apresentava diversas linhas na região dos punhos, tornozelos, costas, joelhos e pés. Acredita-se que os desenhos foram criados a partir do atrito do carvão com a pele, formando cortes verticais. Cientistas que estudaram a “múmia” consideram o fato de tais linhas terem decorrido de tratamentos medicinais contra dores. No Egito Antigo, cerca do ano de 2.000 antes de Cristo, foram achados traços e pontos abstratos na região abdominal em múmias do sexo feminino, dando correspondência a Bes, deusa egípcia da fertilidade e da proteção dos lares.

Você Sabia? Em 2009, estimou-se que 1 em cada 3 americanos têm, pelo menos, uma tatuagem. Fonte: dicastatuagem.com


Outros Povos do Mundo A tatuagem se espalhou no mundo todo e com os mais diversos significados. Técnicas foram inventadas e outras aperfeiçoadas de várias maneiras. Mas, em algumas regiões, fazer desenhos na pele era apenas para criminosos, como no caso dos antigos romanos. Em Roma, as tatuagens eram banidas em virtude das pessoas acreditarem na pureza da forma humana, sendo assim, elas eram reservadas às pessoas impuras como criminosos e condenados. Com o tempo, soldados romanos passaram a admirar outros guerreiros, como os bretões, que tatuavam insígnias de honra recebidas pela bravura. Na época das famosas Cruzadas, durante os séculos XI e XII, os soldados de Jerusalém eram identificados com um desenho de cruz em seus corpos para que, se caso fossem mortos em batalha, pudessem ser identificados como cristãos e assim receberem um enterro aos modos da religião.

9


Tatuagem Na região sul do Oceano Pacífico, onde atualmente é o Havaí, no século XVIII, europeus tiveram contato com povos que usavam a tatuagem de maneira cultural. Quando estavam de luto, faziam três pontos na língua. Em Borneo, era costume gravar a imagem de um olho na palma da mão do falecido, representando um guia espiritual para levar a outra vida. Na Nova Zelândia, os famosos desenhos Maoris eram tatuados no rosto por guerreiros quando voltavam vitoriosos de uma batalha. Acredita-se que o nome Tatuagem teve sua origem no Taiti, onde a palavra “tatau” era usada para designar a maneira com que a tatuagem era feita. A partir daí surgiu o termo “tattoo”, um dos nomes usados atualmente para se referir aos desenhos na pele.

10


tintanapele.com

No Oriente Em alguns povos orientais, como no Japão por exemplo, a prática de desenhos na pele vem desde o século V antes de Cristo e chegando a ser proibida em 1870. A Yakuza, que é uma das principais referencias em tatuagem no Japão, usa uma técnica chamada “tebori”, que é mais rudimentar, e cobrem seus corpos, com exceção das mãos e dos pés, com desenhos de dragões, carpas, tigres e alguns tipos de flores.

tintanapele.com

A Tatuagem Atual Com a invenção da máquina elétrica de tatuar em 1891, patenteado pelo americano Samuel O’Reilly, o hábito de fazer desenhos na pele se tornou popular. Nos anos seguintes marinheiros, presidiários e até veteranos de guerra entraram na moda. Ao contrário do que ocorria no passado, atualmente as pessoas não pertencem a um determinado grupo. Os desenhos são vistos como uma expressão individual, apesar de ainda existir algum tipo de preconceito. Na época atual, podemos ver a popularização da prática da tatuagem em feiras e eventos. Na rua, muitas pessoas possuem algum desenho na pele, seja por estética, por representar algum significado pessoal ou geral. 11


12


Today Only Truth Foto: Divulgação A banda, que surgiu em 2013, conta um pouco da sua história. Com Guilherme no vocal, Pedro e João na guitarra, Michel por conta do baixo e Lucas na bateria, apresento a você a banda de Hardcore, Today Only Truth. Rayane Borges

Moment – Como surgiu a banda? TOT – Surgiu a partir da vontade de fazer o que queríamos como as bandas que curtimos fazem. Moment – Até onde vocês pretendem chegar? TOT – Não temos pretenção nenhuma, além de satisfazer nossa sede de hardcore que dura até quando quisermos.

Rayane Borges

Moment - Quais são as influências? TOT – Nossas influências se resumem nas bandas de hardcore melódico dos anos 90.

13


Moment – De onde surgiu o nome? TOT – Iniciamos como From Bad To Worse, como não soava agradável pra todos da banda, decidimos mudar pra Today Only Truth, soando algo positivo desde o nome. Moment – Apesar do pouco tempo que a banda tem, qual foi o melhor show que fizeram? TOT – Nunca pensamos em um “melhor show”, cada gig é a mesma energia de sempre que nós mesmos proporcionamos, resumindo nós que fazemos o show, e cada show procuramos fazer o melhor possível. Moment – Quais são os planos para o futuro? TOT – Aperfeiçoar cada vez mais e assim que tiver ok pra todos, entrar em estúdio e tocar excessivamente onde formos convocados.

? s ouvem e l e e u Oq

ogic Grip - L m qualquer g n i s o oe Atlas L Sozinh o g i m O Ini lugar. one ver. ish - Vi - Minority of F d a e D ne Unseen ty of O Minori - A Hope for od Dogwo

14

Moment - Porque a banda escolheu compor músicas em inglês? TOT - Escolhemos compor em inglês pelo mesmo motivo que toda banda escolhe, a facilidade da fonética e métricas, e talvez por querermos chamar uma atenção além do nosso território nacional, rs


15


16


Maquiagem para o verão

Por Rayane Borgesv

Há quem pense que os desfiles famosos de moda, ocorridos pelo mundo, servem apenas para nos orientar ou até impor tendências de roupas. Na verdade, além de as semanas de moda apresentarem ao público uma vasta coleção de roupas, elas também ditam linhas de maquiagens e acessórios. Na edição Verão 2015 do SPFW, que aconteceu no final de março, foram apresentadas muitas novidades na maquiagem. As grandes marcas apostaram nos batons de cores claras, olhos bem marcados nas cores preto e marrom, pele com aparência saudável e cílios volumosos. Com a finalidade de ajudar a leitora, trazemos alguns exemplos. Inspire-se nas nossas dicas e aproveite o verão! Fotos: mdemulher.abril.com.br

17


18


19


20


21


22


23


Guerra

“Somos a favor da abolição da guerra, não queremos a guerra. Mas a guerra só pode ser abolida com a guerra. Para que não existam mais fuzis, é preciso empunhar o fuzil.” - Mao Tse-Tung “A humanidade tem de acabar com a guerra antes que a guerra acabe com a humanidade.” - John Kennedy

24

Foto e produção: Rayane Borges. Modelo: Maysa Martini.


25


Guerra! Armas. Fogo. Destruição. Dor! Morte, vida.

Guerra! Avanços culturais. Tecnologia! arte, fotografia.

26


Guerra! mudanças moda, música. sociedade.

27


28


Enquanto houver guerra ainda existirรก a esperanรงa de um mundo melhor!

Rayane Borges

29


? a i b a S ê Voc

1- Na língua inglesa, a palavra “tattoo” é uma das palavras que mais vezes se escreve de forma errada, sendo confundida com “tatoo” ou “tatto”. 2- Existem cerca de 100 cores diferentes no que toca à tinta para tatuagem. 3- O equipamento de tatuagem foi concebido com base no design da campainha de porta moderna. 4- Apenas 16% das pessoas com tatuagens arrependemse de as terem feito e os top 3 motivos para esse arrependimento são: “era demasiado novo quando o fez”, “é demasiado permanente, sinto-me marcado para a vida”, “já não gosto da tatuagem”. 5- Remover uma tatuagem pode custar até três vezes mais o preço da tatuagem em si. 6-As mulheres são quem mais recorre à remoção de tatuagens. 7- 20% das mulheres tatuadas têm uma tatuagem na zona lombar.

tatuagem.com 30

No mês de Maio foi o aniversário de 10 anos do episódio final da série “Friends”. Quem ouve a música “I’ll be there for you” dos Rembrandts sempre tem como referência a série que foi sucesso nos anos 90 e 2000.

Fique atento!

Se você for fazer tatuagem, fique de olho na marca da tinta. As tintas da marca Supreme não tem autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para comercialização por conter presença de metais pesados e outros agentes prejudiciais a saúde.


31


32


Você S a bi a?

vogue.globo.com

Meia com Sandália?

Foi como os pés das modelos apareceram nos desfiles de moda verão 2014 de grifes famosas como Chanel e Saint Laurent Paris. Você sairia assim?

Saint Laurent Paris - Verão 2014

Primeira mulher branca tatuada do Ocidente. tattootatuagem.com.br

Olive Oatman nasceu em 1837 e é considerada a primeira mulher branca na história dos Estados Unidos a ter uma tatuagem: 5 listras azuis verticais e 4 pequenos traços horizontais em seu queixo. Ela também teve os braços tatuados, mas os mantinha cobertos, usando sempre vestidos de mangas compridas. Obteve as tatuagens após ser capturada por índios e mantida como escrava.

1. O estilista brasileiro Alexandre Herchcovitch chocou a plateia em um desfile enquanto ainda era estudante de moda, ao vestir uma noiva de diabinha. 2. A bermuda foi batizada com o nome de sua terra natal, as ilhas Bermudas, localizadas no Caribe. Ela surgiu entre os anos 30 e 40 como uma forma de driblar as leis locais, que impediam as mulheres de mostrar as pernas. 3. O famoso perfume Chanel nº 5, inventado pela estilista francesa Coco Chanel em 1921, foi eleito o mais “emblemático” dos perfumes. A fragrância de jasmim perfumou mulheres como a atriz Marilyn Monroe — que ajudou a criar a mística do Chanel ao afirmar que dormia vestindo apenas “algumas gotas de Chanel número 5”. Estima-se que um vidro do perfume é vendido a cada 55 segundos ao redor do mundo. guiadoscuriosos.com.br

33


34


Os showsw Pop-Rock mais esperados do semestre Guns’n Roses

Acervo Pessoal

Avril Lavigne A cantora canadense passou pelo Brasil com a sua turnê entre Abril e Maio, The Avril Lavigne Tour. Sua última apresentação no país aconteceu em 2011 com a turnê The Black Star Tour.

Com a turnê do álbum “Hail to the King”, a banda californiana veio ao Brasil no mês de Março para apresentações em cinco cidades. Esta foi a quinta vez que a banda se apresentou no país.

billboard.com

Avenged Sevenfold

g1.globo.com

gunsnrosesbrasil.com

O grupo de rock se apresentou no Brasil entre Março e Abril em sete capitais do país. Liderados pelo vocalista Axl Rose, a banda volta ao Brasil após apresentação conturbada no Rock in Rio em 2011

Demi Lovato A cantora e atriz norte-americana retornou ao país para apresentar a sua turnê, “The Neon Lights Tour”. Os shows acontecerem em cinco cidades brasileiras e teve direito até de um tombo no palco. 30 Seconds To Mars sidneyrezende.com

A banda californiana traz a sua turnê para a América do Sul com apresentações em três cidades brasileiras. Esta é a quarta vez que o grupo vem ao Brasil, sendo a última no Rock in Rio em 2013.

35


36


37


Os 10 melhores guitarristas do mundo

photobucket.com

bg.buddyguy.com

Segundo a revista “Rolling Stone�

B. B. King chuckberry.com

pt.wikipedia.org

Jimi Hendrix

Eddie Van Halen

cotonete.iol.pt

soundonsound.com

Jimmy Page - Led Zeppelin

Duane Allman

wordpress.com

nrgm.fi

Keith Richards - The Rolling Stones

Jeff Beck 38

Chuck Berry lokaos.net

guitarnoise.com

Eric Clapton

Pete Townshend - The Who


39


40

Revista Moment  

Portifólio - Trabalho da Faculdade de Jornalismo. Unitri - Uberlândia. Rayane Borges

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you