Page 1

Projeto de Criação Game Bible Orientador: Sérgio Nesteriuk

Trabalho de Conclusão do Semestre apresentado como exigência parcial para a obtenção de Graduação do Curso de Design de Games da Danillo Maia Marcel Martins Marcelo Tedesco Marcio Roberto Ralph Barbosa Thiago Silva Design de Games - MA6 1.

1


Conceitos High Concept Desenvolver um jogo de personagens zoomórficos em estilo cartunizado tratando sobre questões morais mais sérias como racismo e irmandade.

Público-Alvo Nosso público alvo primário são pessoas de 25 a 39 anos, fãs de desenhos antigos como Hanna Barbera e Warner, pais de família ou não, e que comprem jogos ocasionalmente. Como publico secundário temos jovens, com a mesma predileção por desenhos, que utilizem a internet e os vídeos games como parte de suas formações culturais.

Objetivo O jogador controla Bronco, um ex-soldado canino, em busca de seu melhor amigo, Billy, que foi seqüestrado por gatos indígenas. Para tanto ele conta com a companhia de Terry, um mestiço que tem muito a aprender e evoluir durante a busca dos dois.

Sinopse Comercial Ajude Bronco a salvar seu grande amigo Billy das garras dos gatos indígenas. Acompanha esta saga canina pelos intensos desertos e desafios. Passe por cidades, pelo inverno e por perseguições a cavalo nesta emocionante aventura de velho-oeste.

Sinopse Não-Comercial Billy e Bronco trata sobre valores sociais, que muitas vezes diferem de uma pessoa para outra. O racismo velado existente entre as três raças envolvidas (cães, gatos e peixes) servem como pano de fundo para as relações entre a formação de um caráter independente do mundo, como ocorre com o mestiço Terry; bem como para a fragilidade escondida pelo desacato de Bronco.


Interface A ilustração abaixo representa a interface durante o jogo, mostrando a quantidade de chápeus (vida), dólares, munição e arma. À direita ficam o mini mapa da fase, com bussola, além das outras armas possuidas pelo jogador naquele momento. Alguns elementos, como munição, mudam ao longo do jogo de acordo com as armas que o jogador passa a possuir. O ícone para selecionar armas muda para a seleção de itens para rastreio quando a perícia Rastrear está ativada.


Regras Regras O jogador pode andar, conversar, atirar, mirar, morder, cavalgar, pular, correr, farejar, cavar, brigar e laçar. Estas habilidades são as ferramentas dispostas para o jogador ao longo de todo o jogo. De modo sumário, estão a seguir os tipos de desafios do jogo e a descrição destas habilidades.

Desafios Como um todo, o jogo baseia-se em se movimentar pelo cenário e atirar nos oponentes existentes, sejam eles gatos, escorpiões, cobras ou lagartos. Na ausência destes inimigos o jogo possui dificuldades baseadas na movimentação do personagem, como encontrar caminhos por entre rastros e transpor plataformas e saltos. Como variação destas mecânicas o jogador por vezes deverá utilizar-se de suas armas para desmoronar pedras, formando escadas, e perseguições a cavalo.

Andar Bronco caminha livremente pelo cenário, apesar de existir uma trilha principal responsável pelo andamento do jogo. A velocidade de locomoção de Bronco é sempre a mesma, exceto quando ele usa as habilidades Cavalgar ou Correr.

Conversar Bronco pode falar com os outros personagens, contanto que eles saibam algum idioma comum. Essa limitação inclui a grande parte dos gatos indígenas comuns. Os principais diálogos ocorrem em animações, de modo que muitas vezes os diálogos restantes são responsáveis por objetivos paralelos ou na compra de itens em postos de troca.

Atirar Uma das habilidades chave de Bronco, Atirar inclui todo o grupo das quatro armas existentes ao longo do jogo: pistola, laço, espingarda, lã. Além de eliminar inimigos, esta habilidade também é utilizada em conjunto com a Mirar para derrubar itens ou partes do cenário.


Mirar Esta habilidade faz com que a câmera passe para uma perspectiva mais próxima da primeira pessoa, tornando o ato de mirar mais preciso em relação ao normal. Toda via a movimentação da tela neste modo é mais lenta, tornando-a menos útil em situações de combate, porém ele é extremamente útil em situações fora de combate, como para tiros precisos no cenário.

Morder Nas situações em que as balas de Bronco acabam o único modo de lutar é através do combate corpoa-corpo, através de mordidas. A quantidade de dano equivale a um disparo de pistola, porém o alcance desta habilidade é muito limitado a inimigos próximos, além de ela ser mais lenta do que o recarregar de uma pistola.

Cavalgar Esta habilidade permite que o jogador cavalgue com Bronco nos cavalos de pau. A jogabilidade essencialmente ainda é a mesma que na movimentação comum, porém a velocidade é maior. Também é possível usar Correr para aumentar a velocidade do cavalo.

Pular Bronco usufrui de certa altura que ele consegue transpor através de pulos. Combinada com a habilidade correr, permite saltos em distancia por cima de buracos maiores.

Correr Correr é aplicável tanto com Bronco a pé quanto cavalgando. Ela aumenta a velocidade de locomoção por um curto período de tempo, e depois fica inutilizável por outro período. Combinada com Pular permite saltos mais longos.

Farejar Com um item especifico em mãos, Bronco é capaz de encontrar pelo faro trilhas que possuam um cheiro familiar. Diferentes itens podem levar a diferentes trilhas.

Cavar A habilidade Cavar é de uso secundário ao longo do jogo, sendo requisitada em diversos objetivos opcionais. Quando Bronco cava existe uma chance remota dele encontrar algum item útil.

Brigar Esta habilidade é similar ao Morder em alguns aspectos, exceto pelo fato de que ela não é executada em tempo real, e sim numa disputa simples de turnos com três possibilidades de golpe, cada uma vencendo uma e perdendo de outra.

Laçar Esta habilidade estará disponível mais para o fim do jogo, onde algumas medidas pacificas são necessárias. Laçar permite derrubar oponentes de seus cavalos, ou torná-los vulneráveis a disparos posteriores. A habilidade pressupõem que o jogador disponha de um laço para utilizará. 1.

5


Ações à Pé/ Ações a Cavalo Andar = Direcional Analógico Esquerdo Câmera= Direcional Analógico Direito Botão X = Correr Botão A= Pular Botão B = Morder Botão Rt = Atirar Botão lt = Mirar Baixo no Direcional = Cavar Cima no Direcional = Farejar

Ações no Inventário Cima = Direcional / Analógico esquerdo Baixo = Direcional / Analógico esquerdo Direita = Direcional / Analógico esquerdo Esquerda = Direcional / Analógico esquerdo Sair= Botão Y / b Confirmar = Botão a Quest/Inventário = Botão lb / Rb

Esquerda/Direita no Direcional = Mudar de Arma Botão Start = Menu de Jogo

Ações no Menu Cima = direcional / Analógico esquerdo Baixo = direcional / Analógico esquerdo Direita = direcional / Analógico esquerdo Esquerda = direcional / Analógico esquerdo Sair = Botão Start 1.

6

Confirmar = Botão A


Itens Pistola

Arma de longo alcance, causa 1 dano quando o disparo atinge o alvo. Pode ser comprada ou encontrada. Também é a única arma que pode ser utilizada aos pares. Possui munição própria amarelada. Após seis disparos será recarregada.

Espingarda

Arma de curto alcance, causa 3 danos em uma aréa em formato de cone adjacente ao cano da arma. Pode ser comprada. Utiliza uma munição própria, avermelhada. Após dois disparos deve será recarregada.

O funcionamento dos novelos de lã são similares a granadas, mas afetam apenas gatos. Quando um novelo é arremeçado entre gatos, eles irão persegui-la, até que em um momento o novelo “explode”, emaranhando todos os gatos proximos a ela. estes gatos não mais escapam e somem, morrendo na hora.

Ração

Estes itens recuperam 1 chápeu inteiro de vida. Podem ser comprados ou encontrados.

Laço

Item adquirido com Clark, permite o uso da habilidade Laçar.

Cobertor / Cantil / Mochila / Trajes Indigenas

Estes itens servem para Bronco farejar rastros. Cada um deles apresenta uma trilha diferente quando a habilidade Farejar está ativada. São obtidos com o progresso do jogo.

Dólares

Moeda corrente do jogo, é utilizada para comprar itens em postos de troca, além de serem utilizadas em alguns objetivos opcionais.

1.

7


Tabelas de Habilidades, Itens e Inimigos por Level

1.

8


Personagens e Ambiente O Cenário O mundo onde se desenrolam as aventuras de Bronco e Terry é um deserto extenso, mascado por várias cadeias de montanhas e planaltos, além de formações de cactos e corpos d’água esporádicos. Este mundo estereotipado do estilo western norte americano foi construído com suas estruturas mais reais, apesar da coloração utilizar técnicas mais icônicas.


Cães Representam o homem civilizado do sul norte-americano. Os cães do mundo são de raças que possuem pouco ou nenhum pêlo, salvo os mestiços como Terry. Eles vivem em cidades pequenas e basicamente agrícolas. Às vezes convivem apenas com seu núcleo familiar. Apesar disso eles ainda possuem um comércio forte entre si. Todavia existem cães que preferem ganhar a vida por meios menos honestos tornando-se ladrões e mercenários. Nem todos os cães odeiam os gatos índios, mas isso antigamente não era verdade, principalmente nas épocas em que havia constantes conflitos territoriais entre as duas raças.

Gatos Representam os índios norte-americanos. Existem diversas tribos separadas pelas diferentes raças. A principal tribo é a do Chefe Rajado. Seus gatos são peludos acinzentados. O nome Rajado deriva do símbolo da tribo, que são listras pintadas horizontalmente em suas tendas e adornos. Existem ainda os gatos brancos e marrons, que consideram os rajados traidores e exilados, devido os modos do grupo.

Peixes Representam os ingleses, oriundos de outras terras que agora vivem neste continente. São dourados e de andar diferente. Vivem com um aquário em suas cabeças. Suas cidades são organizadas de modo circular, em torno de lagos artificiais criados para poderem se banhar. Nunca se afastam demais de suas cidades e para maiores viagens não utilizam cavalos, e sim trens.

1.

10


Bronco Bronco é um cão solitário, acompanhado apenas por seu amigo Billy. Seus modos por vezes são rudes, e ele guarda um ódio ancestral por gatos. Bronco foi soldado em outras épocas, e mantém essa postura até hoje. Obcecado, não desiste perante perigo algum, e é versado em diversas habilidades como luta, rastreio e sobrevivência.

Billy “a Bola” Billy é literalmente uma bola. Brinquedo de estimação de Bronco, Billy está com ele desde sua infância. Sua verdadeira identidade só é revelada no fim do jogo. Durante todo o decorrer ele é apenas mencionado como Billy, um grande amigo de Bronco. Esta revelação no fim trás a questão dos valores pessoais que temos que diferem dos de outras pessoas.

1.

11


Terry Neto de gatos, Terry é um mestiço. Por conta disso ele possui muitos traços felinos e é de uma raça de cães com muito pêlo, herança felina. Ele é pacato, nunca viajou pelo mundo e muitas vezes não tem iniciativa para agir. É o dono da estalagem onde Billy é seqüestrado, e é salvo por Bronco. Por conta disso Terry vive o seguindo. Com o tempo Terry passa a ser mais útil, e secretamente duvidar dos modos de Bronco. Ao longo de toda a jornada Terry amadurece, passando não só a lutar, como também a ter opinião própria sobre o mundo, chegando até mesmo a confrontar Bronco.

Edgar Edgar é um cão enlouquecido, obcecado por obter paz e descanso, mesmo que lute para isso. Seu maior sonho é ter um cavalo de balanço, e para tanto ele vive andando o mundo em busca de negociações nos postos de troca. Apesar de sua insanidade Edgar entende muito da região e é um exímio soldado. Sua aparência é relaxada, apesar dos trajes finos, mas que muitas vezes são de segunda mão.

1.

12


Rajado e Gatos da tribo Líder da tribo rajada, é o vilão do jogo. Rajado é selvagem e impetuoso. Comanda sua tribo com linha dura, atacando fazendas e cidades conforme a oportunidade. Ele é o responsável pelo sequestro de Billy.

1.

13


Minhoca Vendedora do Posto de Troca Mexicano

Relações de Tamanho

1.

14


Fases, Mapas e Walkthrough Nesta seção estão inclusas as descrições de cada fase, junto com suas respectivas habilidades e progressão do jogo. O conteúdo está separado por fases. Abaixo está o diagrama do jogo como um todo.


Cidade I 1. Cidade I (Início) Entardecer – Chefe (Gato Pequeno)

10 min. – A Pé

Objetivo: “Billy está em perigo, tenho que chegar à estalagem.” Bronco deve retornar ao seu quarto na estalagem, do outro lado da cidade.

Perícias: Atirar. Inimigos: Gato Gordo. Animações: Chegada de Bronco; Chefe do Hotel; Fuga dos Gatos.

Descrição: O jogador deve atravessar a cidade enquanto ela está sob ataque dos gatos comanches. Existem dois trajetos possíveis entre a estalagem e o estábulo. A via principal da cidade está bloqueada por uma parede. No fim Bronco encontrará Terry.


1.

17


PRÉ-RENDER - CHEGADA DE BRONCO FADE IN EXT. CIDADE I

ENTARDECER.

BRONCO é enquadrado chegando, parando no ESTÁBULO para amarrar seu CAVALO. Neste instante Bronco ouve um ESTRONDO e corre até a esquina, onde vê um GATO e um CÃO sendo arremessados. O gato esbarra em uma PAREDE pintada, enquanto o cão fica no meio da rua. Ambos vieram do SALOON, que está semidestruído. CUTSCENE - CHEFE DO HOTEL GATILHO: BRONCO ENTRA NO HOTEL. EXT. TERRAÇO DO HOTEL - CIDADE I

ENTARDECER.

Um GATO DE ESPINGARDA acaba de atirar na direção do balcão, de onde TERRY olha tremendo seu agressor. O gato então se vira na direção de BRONCO, preparando um novo tiro.

PRÉ-RENDER - FUGA DOS GATOS GATILHO: BRONCO ENTRA NO QUARTO. INT. QUARTO DO HOTEL - CIDADE I

ENTARDECER.

A cama de BILLY encontra-se vazia e desarrumada. Próxima a ela um RABO DE GATO foge pela janela. BRONCO volta correndo para rua, onde TERRY o encontra.

TERRY Obrigado senhor, muito obrigado senhor. Obrigado senhor, ...

1.

18


BRONCO Saia da frente gato!!! TERRY Calma! Não sou gato. Não de todo. Meus pais eram cães senhor. BRONCO Um mestiço...

EDGAR vem pela rua trazendo alguns cavalos, e Bronco rouba um e sai em direção aos gatos. TERRY parece vir atrás.

1.

19


Cavalgada 2. Cavalgada Entardecer – Básico

10 min. – A Cavalo

Objetivo: “Eles estão com o Billy, malditos!” Bronco deve perseguir os gatos até a chegada no lago.

Perícias: Atirar; Mirar; Cavalgar. Inimigos: Gato Gordo; Gato Alto. Animações: Chegada no Lago.

Descrição: O jogador está a cavalo, atrás dos gatos, e pode atirar neles. Os gatos atiram de volta, mas sem precisão. O jogador pode esquivar-se das ocasionais pedras que vierem em sua direção. O cavalo fica constantemente na direção determinada, sendo possível forçá-lo a acelerar por um tempo. Terry vem seguindo a cavalo.


1.

21


CUTSCENE – CHEGADA NO LAGO GATILHO: BRONCO CHEGA AO LAGO. EXT. LAGO - CIDADE I

ENTARDECER.

Vários GATOS cruzam um lago. Cinco deles parecem receber uma ordem do LÍDER, um gato grande e forte. Estes cinco descem dos cavalos e preparam-se para a batalha. BRONCO e TERRY chegam à outra margem do lago e descem dos cavalos, que são afugentados com o barulho dos disparos realizados pelos gatos.

TERRY (tremendo) Estamos encrencados. BRONCO (Rosnando) Assim ficarei para trás!

1.

22


Lago 3. Lago Entardecer – Básico

10 min. – A Pé

Objetivo: “Arrrrrrg, preciso me livrar deles!” Bronco deve matar todos os gatos.

Perícias: Atirar; Mirar. Inimigos: Gato Gordo; Gato Alto. Animações: Derrota no Lago.

Descrição: O jogador encontra-se em uma das margens de um lago. Cada margem possui três grupos de pedras, que servem pare esconder-se. Na outra margem um grupo de gatos atira de volta, também se escondendo. Um grupo de pedras desmorona após receber 10 (dez) tiros. Terry ajuda informando quantos gatos resta e onde estão escondidos após muito tempo sem atirar. Ele só se moverá caso às pedras onde ele se esconde caiam.


1.

24


CUTSCENE – DERROTA NO LAGO GATILHO: MATAR TODOS OS GATOS DO LAGO. EXT. LAGO - CIDADE I

ENTARDECER.

SILÊNCIO por alguns segundos. Nenhum disparo é realizado. TERRY (tremendo) Você matou todos eles! BRONCO (Rosnando) Agora é tarde, sem cavalo e já anoitecendo é melhor voltar à cidade antes de seguir viagem. TERRY Eu irei com o senhor, senhor! BRONCO (Bufando) Ah! Que seja. TERRY A propósito, meu nome é Terry. BRONCO Bronco, e Billy está com os malditos índios. Vamos. Ambos os personagens caminham de volta para a cidade. BRONCO parece vai com a cabeça baixa e chutando pedras. TERRY vai atrás, mantendo sempre a mesma distância de Bronco até ambos saírem de cena.

1.

25


Cidade I 4. Cidade I (Retorno)

Noite – Básico

5 min. – A Pé

Objetivo: “Deve haver alguma informação boa nesse tal posto de troca...” Bronco precisa ir até o posto de troca indígena.

Perícias: Conversar. Inimigos: Nenhum. Animações: Retorno a Cidade.

Descrição: Desta vez a cidade está livre para circulação do jogador e exploração. Caso ele deseje é possível correr direto para o posto de troca indicado por Edgar.


PRÉ-RENDER – RETORNO A CIDADE. FADE-IN EXT. CIDADE I

NOITE.

BRONCO e TERRY entram pela mesma rua na qual roubaram os cavalos de EDGAR, que está sentado na porta da estalagem chorando. Ele levanta assim que os outros se aproximam. EDGAR (chorando) Meus cavalos! Eu ia trocá-los pelo meu cavalo de balanço! BRONCO Desculpe-me, mas os índios seqüestraram meu amigo Billy. EDGAR Os gatos, eu conheço alguns. Mas e meu cavalo de balanço? BRONCO O que eu tenho a ver? Bah, eu pago pelos cavalos perdidos. EDGAR Edgar aceita um cavalo de balanço como compensação. BRONCO Onde arranjo um cavalo de... Ah, lhe trarei um. TERRY Eu garanto que o senhor Bronco lhe pagará.

1.

27


EDGAR Está certo mestiço estaleiro. TERRY (virando-se para Bronco) Bronco, e Billy, o que faremos? BRONCO Eu vou atrás dele, só preciso farejá-los. EDGAR No posto do gato escaldado os índios costumam trocar coisas. Lá Bronco acha informação. TERRY Eu sei onde fica, levo senhor Bronco até lá. BRONCO Obrigado. Edgar atravessa a rua e entra em uma casa. Terry fica olhando para Bronco, como quem espera alguma decisão.

1.

28


Posto Indígena 5. Posto Indígena

Noite – Comércio

5 min. – A Pé

Objetivo: “Agora posso seguir viagem.” Bronco aprende a farejar. Ele deve seguir um dos rastros até o fim.

Perícias: Conversar; Farejar. Inimigos: Nenhum. Animações: Conversa com Vendedor Índio.

Descrição: Após receber um Cobertor, um Cantil e uma Pochete a loja está livre para negociação. Preços:

Ração $1 o Pacote

Pistola $15 unidade

Balas

Espingarda

$2 o Pacote

$20 unidade


1.

30


PRÉ-RENDER – VENDEDOR ÍNDIO. GATILHO: BRONCO ENTRA NO POSTO DE TROCA INT. POSTO DE TROCA INDÍGENA

NOITE.

EDGAR (Voz Off) Por aqui Bronco, já chegamos. BRONCO entra pela porta, seguido por TERRY. GATO ESCALDADO está sozinho no balcão, brincando com uma bolinha de lã. Sua aparência é de um gato velho sem pelos. Ele se assusta com a presença de Bronco, enrijecendo o corpo. BRONCO (Irritado) Eu procuro pelos gatos que atacaram a cidade hoje à tarde. GATO ESCALDADO Pois não. Gatos de tribo ruim atacam cães. Mim não gostar deles. BRONCO (Irritado) Eles seqüestraram meu amigo Billy. Você sabe para onde eles foram. GATO ESCALDADO Se cão quer caçar gatos traiçoeiros, coisas deles devem ter aqui. BRONCO Isso já me ajuda a farejá-los. Gato escaldado sai por uma porta atrás do balcão. Ruído de COISAS REMEXIDAS em off. Gato escaldado volta com uma pilha de coisas. Eles põem sobre a mesa um CANTIL, um COBERTOR e uma POCHETE. TERRY aproxima-se para examinar os itens.

1.

31


GATO ESCALDADO Gatos trocam aqui. Isto deles já foi. Leve tudo, mim não ter certeza sobre qual era deles. BRONCO E quanto fica tudo? GATO ESCALDADO Nada. Tribo sem pelo ser rival de gatos do Rajado. BRONCO Então o chefe da tribo se chama Rajado? GATO ESCALDADO Sim. Rajado ser expulso das tribos de gatos. Rajado perturba paz. Cão poder comprar o que quiser, mas itens com cheiro mim dar para cão valente e amigo mestiço. BRONCO Ele não é meu amigo. TERRY (quase miando) Como assim não? Eu irei com senhor. Bronco sal... Ah, senhor salvou minha vida. BRONCO Não espere que seja fácil. Sabe atirar? TERRY Aprendo senhor. BRONCO Que seja, vamos partir sem dormir.

1.

32

Gato escaldado volta a brincar com sua bolinha de lã.


Rastrear 6. Rastrear

Amanhecer – Básico

10min. – A Pé/A Cavalo

Objetivo: “Os gatos devem estar um dia à frente.” Bronco deve seguir o rastro certo (Cobertor ou Cantil) até o fim.

Perícias: Atirar; Pular; Farejar. Inimigos: Escorpiões; Lagartos. Animações: Floresta de Cactos, Sem saída.

Descrição: O jogador possui três rastros disponíveis para seguir, sendo dois deles os certos (Cobertor e Cantil). O terceiro rastro leva a lugar algum. Pelo caminho alguns escorpiões podem atacar o personagem. Lagartos apenas aparecem para assustar. Terry acompanha.


1.

34


CUTSCENE – FLORESTA DE CACTOS. GATILHO: BRONCO ENTRA NA FLORESTA DE CACTOS. EXT. FLORESTA DE CACTOS

AMANHECER.

BRONCO entra na floresta com passos lentos . Olha à volta e pisa em um escorpião. Não há nada ali. TERRY fica olhando para os lados. BRONCO (Irritado) Este rastro termina aqui. Não é dos gatos. Bronco guarda a POCHETE e se vira.

CUTSCENE – SEM SAÍDA. GATILHO: BRONCO SEGUE O RASTRO SECUNDÁRIO ATÉ O FIM. EXT. PLANALTOS

AMANHECER.

BRONCO caminha com passos lentos . Olha à volta e fareja o ar. Não há nada ali. TERRY fica olhando para os lados. BRONCO (Irritado) Os gatos pararam aqui, mas seguiram pela outra trilha. Bronco se vira.

1.

35


Ex Acampamento 7. Ex-acampamento Dia – Básico

15min. – A Pé/A Cavalo

Objetivo: “Maldito gato, tenho que ir ao tal Xamã.” Bronco deve retornar ao gato com o remédio do Xamã.

Perícias: Conversar; Pular; Farejar; Cavar. Inimigos: Escorpiões; Cobras. Animações: Gato Abandonado; Xamã; Remédio Pronto; Água Sulfurosa; Gato Morto.

Descrição: O jogador encontra um gato em beira da morte em um acampamento abandonado. Ele se propõe ajudar. O jogador deve seguir as manchas da erva que o Xamã usa, para assim encontrar sua caverna. Escorpiões e lagartos ficam escondidos em rochas. O Xamã pede que seja colhida uma erva, que precisa ser cavada. Ele então auxilia a misturar a erva com outros itens para então entregar o remédio. De volta ao gato, que pedirá água. Terry segue, e caso o Xamã seja morto manifesta sua revolta. Objetivo: “Maldito gato, agora ele quer água!” Bronco deve retornar ao gato com a água.


Descrição: O jogador subirá em direção as montanhas pela qual a trilha do cantil passou anteriormente. Na subida alguns escorpiões e cobras podem atacar. O caminho também pede que alguns tiros sejam disparados, a fim de causar deslizamentos que sirvam como escadas. Com a água da nascente no cantil o jogador deve retornar para a tenda onde o gato e Terry aguardam.

1.

37


PRE-RENDER – GATO ABANDONADO. GATILHO: BRONCO ENTRA NA TENDA. INT. TENDA ABANDONADA

DIA.

BRONCO entra na tenda, onde um GATO MORRENDO está caído. Este gato está baleado, e tenta ROSNAR conforme Bronco entra na cabana. TERRY entra atrás, vigiando a porta. BRONCO (Rindo) Então o miserável ainda vive! GATO MORRENDO Miserável é meu chefe, que deixa mim pra morte. BRONCO Os fracos logo morrem. GATO MORRENDO (tentando sentar-se) Mim não fraco. Mim ajudar cão por vingança. BRONCO (apontando para Terry) Já me basta este encosto. TERRY (tentando sentar-se) Hum???

1.

38


GATO MORRENDO Mim saber onde Rajado mora e por onde anda. Cão ajuda que gato guia cão. BRONCO É uma proposta melhor do que a deste aqui. TERRY Ei! GATO MORRENDO Xamã anda por estas terras, colhe erva e faz remédios. Cão achando cura mim trai Rajado e traz refém. TERRY Billy? BRONCO Você viu Billy? GATO MORRENDO Refém Billy vivo com Rajado, mas só enquanto mim também for vivo. BRONCO Irei testar sua lealdade, gato moribundo. (virando-se para Terry) Não deixe o maldito fugir. TERRY Certo Bronco! Bronco sai da tenda farejando o ar.

1.

39


CUTSCENE – XAMÃ. GATILHO: BRONCO ENTRA NA CAVERNA. INT. CAVERNA

DIA.

BRONCO entra na caverna, onde o XAMÃ medita. Ao seu lado há uma gaiola com um PASSÁRO dentro. XAMÃ Cão procura cura pra gato vingativo. BRONCO Ah? Um gato adivinho? XAMÃ Erva azul Xamã precisa. Só então cão achará cura. BRONCO Que seja, vamos logo. Bronco para olhando para a saída da caverna. CUTSCENE – XAMÃ. GATILHO: REMÉDIO PRONTO. INT. CAVERNA

DIA.

BRONCO entra na caverna, onde o XAMÃ ainda medita. O PASSARO continua lá. XAMÃ Amasse erva azul em pote.

1.

40


Bronco vai até uma ESTANTE e faz como pedido. Então ele estende um POTE ao Xamã. O Xamã pega a mistura com a mão e SERVE AO PASSARO. BRONCO (gritando) O que!? Este não era o remédio??? XAMÃ Xamã disse que era? O Xamã pega um pote de REMÉDIO que estava atrás dele e entrega ao Bronco. XAMÃ Mim promete, mim cumpre. Bronco dispara contra a gaiola, que tomba. O passarinho aparece escondido,olhando sobre o furo aberto. Bronco se vira e sai da caverna guardando a arma.

CUTSCENE – ÁGUA SULFUROSA. GATILHO: VOLTAR A TENDA ABANDONADA COM REMÉDIO. INT. TENDA

ENTARDECER.

BRONCO entra na tenda, TERRY está sentado ao lado do GATO MORRENDO. TERRY Bronco! Você achou o Xamã? Bronco joga o REMÉDIO aos pés do gato, que pega o pote e prepara-se para tomá-lo, até que ele para e larga o pote no chão. GATO MORRENDO Onde está a água sulfurosa? Não posso tomar o remédio sem água! 1.

41


BRONCO Era só o que me faltava... GATO MORRENDO Cão pega água sulfurosa dos Montes Shots e então bando parte. BRONCO Falasse logo da maldita água! GATO MORRENDO Cão estúpido. Bronco sai novamente da tenda, e olha para os Montes Shots ao Leste.

PRE-RENDER – GATO MORTO. GATILHO: VOLTAR A TENDA ABANDONADA COM ÁGUA. INT. TENDA

NOITE.

BRONCO entra na tenda, TERRY está em pena porta. O GATO MORRENDO está caído de cara no chão. TERRY Ele morreu! Não havia o que fazer! BRONCO (refletindo) Se esse gato não serviu por bem servirá por mal. Bronco arranca o CINTO do gato morto e começa a farejar.

1.

42

BRONCO A trilha ainda deve estar forte, vamos!


TERRY Mas... E o gato. BRONCO De que importa. Ambos saem da tenda.

1.

43


Rastrear 8. Rastrear

Noite – Básico

5 min. – A Pé/A Cavalo

Objetivo: “Eles não devem estar muito além das montanhas.” Chegar até o pé dos picos.

Perícias: Atirar; Farejar. Inimigos: Escorpiões; Cobras; Lagartos. Animações: Bloqueio dos Picos.

Descrição: A trilha percebida pela roupa do gato comanche é predominantemente reta, e leva na direção dos picos que separam as cidades do jogo. Pelo percurso alguns animais podem atacar, e ocasionalmente o jogador não contará com balas.


1.

45


CUTSCENE – BLOQUEIO DOS PICOS. GATILHO: CHEGAR PROXIMO DOS PICOS. EXT. DESERTO

NOITE.

BRONCO subitamente para de caminhar. Ele olha para frente e da um passo para o lado, depois para o outro. TERRY O que foi? BRONCO A passagem está bloqueada. Os gatos desenharam uma parede. TERRY Como assim? BRONCO O caminho está fechado, eles pintaram a parede para disfarçá-la e nos fazer perder tempo. TERRY Então não há como passar? BRONCO Por cima dos picos, deve haver um caminho. Bronco DESVIA o caminho que estava fazendo, indo em direção à montanha. TERRY vem logo atrás.

1.

46


Pico 9. Pico

Entardecer – Básico

15 min. – A Pé

Objetivo: “Do topo devo ver onde os gatos estão.” Bronco deve chegar ao cume da montanha.

Perícias: Mirar; Pular; Correr. Inimigos: Cobras; Lagartos. Animações: Topo do Pico.

Descrição: Abandonando os cavalos (se for o caso), Bronco e Terry sobem pela montanha, passando por saltos curtos e longos, além de novamente causarem deslizamentos em determinados pontos. Caso o jogador não possua balas Terry disparará em seu lugar.


PRE-RENDER – TOPO DO PICO. GATILHO: CHEGAR AO TOPO DO PICO. EXT. DESERTO

AMANHECER.

BRONCO observa a CIDADE II do topo da montanha. Os GATOS estão bem mais ao fundo, em outra direção. TERRY termina de escalar e entra em cena pouco depois.

1.

48


1.

49


Cidade II 10. Cidade II

Noite – Básico

15 min. – A Pé

Objetivo: “Ao amanhecer segurei viagem.” Bronco deve ficar na cidade até o amanhecer.

Perícias: Conversar; Brigar. Inimigos: Peixes. Animações: Chegada na Cidade II; Briga do Saloon; Fuga da Cadeia.

Descrição: O jogador tem um tempo livre para descansar e adquirir mais itens, além de explorar a cidade. Terry diz que estará no Saloon. Entrando lá Bronco vê a briga que Terry arrumou. O jogador aprende como funciona a perícia Brigar. Bronco é personagem é intimado a sair da cidade. Terry fica preso e será julgado. Ambos fogem pelo amanhecer. É possível obter Ração na cidade por $2 antes da briga, e por $5 após.


1.

51


PRE-RENDER – CHEGADA A CIDADE II. FADE IN EXT. CIDADE II

AMANHECER.

BRONCO e TERRY entram na cidade. PEIXES caminham por todos os lados, com aquários em suas cabeças. Ambos continuam caminhando cidade adentro, passando por construções maiores, até chegarem ao lago central. TERRY Estou faminto e exausto. Estarei no Saloon. BRONCO Está bem. Terry sai de cena.

PRE-RENDER – BRIGA NO SALOON. GATILHO: BRONCO ENTRA NO SALOON. INT. SALOON - CIDADE II

DIA.

BRONCO entra no Saloon. TERRY está no chão. Um grupo de peixes está ao seu redor. PEIXE I (gritando) Então gato, onde estão seus amigos agora? PEIXE II (gritando) Já não basta o estrago feito nessa semana? Bronco vai aproximando-se dos peixes. 1.

52


BRONCO Meu amigo causou algum mal? PEIXE I Então você está com ele? Malditos cães! PEIXE II avança sobre Bronco. Ocorre uma BRIGA INTERATIVA ensinando o jogador a usar a habilidade Brigar. Após derrubar alguns peixes a animação continua. PEIXE XERIFE (Entrando em Cena) PAREM!!! Sem mais brigas nesta cidade! TERRY (Machucado) Obrigado Xerife! PEIXE XERIFE Obrigado nada, você está preso, e deve boas respostas sobre os gatos indígenas. TERRY Não sou índio, nem gato, sou cão. Meus pais eram cães. PEIXE XERIFE Neste caso será liberto, mas apenas após provar sua teoria ao amanhecer. Terry é levado pelo Peixe Xerife. Bronco apenas assiste, enquanto todos os demais Peixes dissipam resmungando. O Peixe Xerife pára na porta. PEIXE XERIFE (dirigindo-se ao Bronco) E você forasteiro, arranjou encrenca muito cedo, e para defender um gato, inimigo comum de nossos povos. Espero que parta em breve. 1.

53


O Xerife enfim parte. Todos parecem olhar torto para Bronco agora.

PRE-RENDER – FUGA DA CADEIA. GATILHO: DORMIR NA ESTALAGEM. EXT.CIDADE II

AMANHECER.

BRONCO vai até o lago central da cidade, onde todos os PEIXES parecem estar reunidos. O Xerife esta dentro d’água, afundando TERRY enquanto grita. PEIXE XERIFE (gritando) Prove que não és um gato! TERRY (Afogando) Sou cão! Sou cão! Bronco vai aproximando do lago. O Xerife o encara por um instante. Bronco SACA AS ARMAS e ameaça o Xerife. TERRY sai da água TERRY Obrigado Bronco, eu sabia que você viria. PEIXE XERIFE Não precisa ser assim senhor. Ele é um prisioneiro. Bronco SE AFASTA junto com TERRY. Ambos não falam nada. A MULTIDÃO de peixes se afasta conforme Bronco aponta sua arma para eles. Após saírem dali tanto Bronco como Terry se viram e saem correndo. Os peixes os SEGUEM A CAVALO.

1.

54


Fuga 11. Fuga

Amanhecer – Básico

5 min. – A Pé

Objetivo: “Esse mestiço ainda me paga! Deve haver um jeito de fugir!” Escapar dos peixes chegando até a floresta de cactos.

Perícias: Conversar; Atirar; Mirar; Cavalgar; Correr; Farejar; Cavar; Brigar; Laçar Inimigos: Peixes. Animações: Floresta de Cactos avistada.

Descrição: O jogador deve correr, sem cavalo, dos seus perseguidores. Só é possível atirar depois de certa distância conquistada. Após determinado tempo uma floresta de cactos surge à direita. Terry às vezes passa a frente.


1.

56


CUTSCENE – FLORESTA DE CACTOS AVISTADA. GATILHO: FUGIR POR TRÊS MINUTOS. EXT.FLORESTA DE CACTOS

DIA.

BRONCO e TERRY continuam correndo dos PEIXES que os seguem a CAVALO. Mais a frente vários CACTOS aparecem. TERRY (gritando e correndo) Olhe! Os peixes não passarão pelos cactos! Ambos continuam a correr até alcançar os cactos. Eles somem em meio aos espinhos. Os PEIXES PARAM de correr, um não consegue parar e CAI NOS ESPINHOS. Vários gritos de “AI” ecoam.

1.

57


Rastrear

12. Rastrear

Amanhecer – Básico

5 min. – A Pé

Objetivo: “Tenho que voltar ao rastro sem esses peixes no meu encalço.” Bronco tem que voltar ao rastro farejado com a roupa do gato.

Perícias: Correr; Farejar; Brigar. Inimigos: Peixes; Escorpiões; Cobras; Lagartos. Animações: Neve.

Descrição: É preciso correr de volta ao rastro que a roupa do gato deixou. Alguns peixes estão à procura. É possível esconder-se atrás de rochas e derrubá-los com socos. Disparos alertaram os demais peixes. Terry apenas o segue.


1.

59


PRE-RENDER – NEVE. FADE IN EXT.DESERTO NEVADO

ENTARDECER.

BRONCO e TERRY caminham rumo a um descampado. Ambos andam pesadamente e com a cabeça caída. Eles parecem exaustos. Terry para olhando o pasto com Búfalos mais a frente, e subitamente cai Neve sobre tudo e todos. BRONCO é o primeiro a sair debaixo da neve. Ele procura os GRITOS ABAFADOS de Terry e o retira. BRONCO Bem vindo ao Inverno! Ambos caminham até uma rocha próxima. Atrás dela está EDGAR escondido. EDGAR Olá amigos! Bronco veio trazer meu cavalo de balanço? BRONCO (Assustado) Edgar!? O que está fazendo aqui. EDGAR Vim colher neve! TERRY Neve? Para que? EDGAR Ora bolas, para vender neve! BRONCO E quem compraria neve?

1.

60

EDGAR Ninguém agora. Também não sou louco.


(cochichando) Mas cá ente nós, vocês já viram alguém vender neve no Verão? TERRY E o que se faz com neve no verão??? EDGAR (rindo) Estoca até o Inverno! Ficarei rico e com cavalo de balanço! BRONCO Você viu os gatos passarem por aqui? EDGAR Não, mas há outro posto de troca aqui próximo, os cães de lá costumam caçar gatos também. Eu levo vocês. Edgar sai de seu monte de neve e vai saltando na frente, indicando o caminho.

1.

61


Posto Canino 13. Posto Canino

Dia – Comércio

5 min. – A Pé

Objetivo: “Não posso parar agora. Preciso de mais informações.” Bronco deve obter novas informações sobre os gatos.

Perícias: Conversar. Inimigos: Nenhum. Animações: Negociação.

Descrição: Após receber novas instruções a loja está livre para negociação. Preços:

Ração

$1 o Pacote

Pistola

$10 unidade

Bola de Lã

$30 unidade

Balas

Espingarda

$1 o Pacote

$15 unidade


PRE-RENDER – NEGOCIAÇÃO. FADE-IN INT. POSTO DE TROCA CANINO

DIA.

BRONCO entra no estabelecimento. Dois CÃES bebem, enquanto um terceiro os serve. Todos conversam distraidamente até TERRY entrar, quando o cão que servia olha na direção dele. BRONCO Pago por informação de valor sobre um gato chamado Rajado. CÃO I Rajado e sua tribo... Eu sei onde eles vivem. Nós os caçamos uma vez até a reserva. Quanto você paga. BRONCO O suficiente. Bronco joga algumas MOEDAS sobre o balcão. CÃO II Rajado tem armamento forte, você não chegará lá sozinho. Podemos ajudar. Caçamos índios por toda a região. TERRY Caçam a troco de quê?

1.

63


CÃO III Não lhe importa. TERRY Pois eu pago pela localização da tribo de Rajado. CÃO I Eles vivem reserva adentro, ao Noroeste, cercado por outras tribos e rochas. Eles são rejeitados até por outros gatos. Dou-lhe um mapa se pagar. BRONCO Vamos sós. Obrigado pela informação. Bronco RECOLHE as moedas sobre o balcão. CÃO II Este dinheiro é nosso. BRONCO Disse que pagaria por informação de valor. CÃO I (rosnando) Trapaceiro. Bronco se aproxima de Terry.

1.

64


Caminhada 14. Caminhada

Entardecer – Básico

5 min. – A Pé

Objetivo: “A reserva indígena fica ao Norte, e é para lá que vou.” Bronco deve caminhar rumo ao Norte até chegar às encostas.

Perícias: Mirar; Pular; Correr. Inimigos: Nenhum. Animações: Entardecer na Neve.

Descrição: O jogador encontra o caminho livre pela neve. Sempre que ele se desviar demais do caminho Terry irá relembrar o caminho certo.

PRE-RENDER – ANOITECER NA NEVE. GATILHO: BRONCO CHEGA A UMA CLAREIRA AO NORTE. EXT. CLAREIRA - DESERTO NEVADO

ENTARDECER.


BRONCO e TERRY caminham com passos pesados e curtos. BRONCO atrás, por vezes olhando para os lados. BRONCO Dormiremos aqui. TERRY Estes gravetos servirão como lenha. Terry começa a preparar uma FOGUEIRA. TRANSIÃO: Fusão EXT. CLAREIRA - DESERTO NEVADO

NOITE.

TERRY deita ao lado da fogueira. BRONCO está sentado do outro lado. TERRY Durma Bronco. Não descansamos bem há dias. BRONCO Já irei. Terry começa a RONCAR. Bronco o cutuca duas vezes com um GALHO, e então começa a preparar uma cama falsa. Bronco sai de cena.

1.

66


Emboscada 15. Emboscada

Noite – Básico

5 min. – A Pé

Objetivo: “Traidores. Vou acabar com todos e eles nem saberão o que aconteceu.” Derrotar todos os cachorros sem chamar atenção.

Perícias: Conversar; Atirar; Mirar; Cavalgar; Correr; Farejar; Cavar; Brigar; Laçar Inimigos: Cães. Animações: Contra-emboscada; Terry acorda.

Descrição: Ao todo três cães mercenários estão à espreita do acampamento montado. Eles devem ser eliminados sem alertar os demais. Caso o jogador demore os cães atacaram Terry e roubaram todos os itens do jogador.


PRE-RENDER – CONTRA-EMBOSCADA. FUSÃO EXT. ACAMPAMENTO RAJADO

NOITE.

Os TRÊS CÃES do posto de troca aparecem cada um em um ponto das proximidades. BRONCO (Sussurrando) Cães mercenários. Não terão meus dólares, nem meu Rajado. Bronco começa a esgueirar-se.

1.

68


Fazenda 16. Fazenda Amanhecer/2 dias inteiros/Noite – Chefe

15 min. – A Pé

Objetivo: “Tenho que ajudar estes moradores para cumprir meu plano secreto...” Bronco deve realizar algumas tarefas locais até atrair os gatos.

Perícias: Conversar; Atirar; Mirar; Cavalgar; Laçar. Inimigos: Gordo; Pequeno; Alto. Animações: Chegada a Fazenda; O Rebanho; Ataque dos Gatos; Interrogatório.

Descrição: A fazenda local é composta por uma família de cães com filha única. O patriarca desafia Bronco em uma competição de tiro, em caso de derrota o jogador poderá se hospedar. Em caso de vitória o jogador poderá hospedar-se na fazenda e aprenderá a usar a perícia Laçar, que facilitará o jogo mais a frente. O treinamento com laço é trazer o gado do pasto até a cerca na manhã seguinte. Terry fará esse serviço em caso de derrota no desafio de tiro. Durante toda a estadia o jogador tem sua vida recuperada, e terá tempo livre para explorar sozinho a região.

Objetivo: “Vou acabar com cada gato até encontrar seu líder.” Bronco deve derrotar todos os gatos.


Descrição: Após reunir o gado, os gatos aparecem à noite em um bando, para procurar por Bronco. No comando do bando está o chefe de guerra dos gatos, um gato gordo e ágil, utilizando arco e flecha, além de uma espingarda. O jogador será conduzido então ao posto de troca, recebendo dois cavalos junto à despedida da família.

1.

70


PRE-RENDER – CHEGADA A FAZENDA. FADE IN EXT. FAZENDA

AMANHECER.

BRONCO e TERRY chegam a uma fazenda. Um cão (CLARK) aparece para recebê-los. De fundo sua esposa MONA e filha DORA aguardam. BRONCO Saudações irmão. Estamos de viagem e cansados. CLARK Bem vindos viajantes. Sou Clark e esta é minha humilde fazenda. TERRY Muito bonita senhor. CLARK Obrigado estranho amigo. Venham comigo. (para Bronco) Vejo que é um atirador. Na minha juventude ninguém atirava melhor do que eu. Aceita um desafio de um velho? BRONCO Mas é claro. Clark conduz os dois até sua família, onde todos se cumprimentam. FUSÃO CLARK e BRONCO estão próximos a um arranjado de garrafas e latas, caminhando de costas para elas. CLARK Cinco tiros. Cinco alvos. Se vencer lhe ensino os truques que sei. BRONCO E se perder?

1.

71


CLARK (Rindo) Você é quem lavará a louça. Clark realiza o primeiro disparo, depois é a vez de Bronco.

PRE-RENDER – O REBANHO. FADE IN EXT. FAZENDA

ENTARDECER.

CLARK está ao lado de BRONCO, ambos a CAVALO. CLARK Agora gire o laço assim, e arremesse. Bronco obedece, laçando uma tora presa ao chão. BRONCO Não gostaria que eu trouxesse o gado do pasto para a cerca antes do anoitecer? CLARK Não se incomode, pois o gado se cuida. BRONCO Alguns gatos índios andam a solta fora da reserva senhor. CLARK Neste caso, então aceito a gentileza. Estarei lá dentro. BRONCO Claro senhor. 1.

72


Clark se retira, enquanto Bronco caminha rumo ao gado. PRE-RENDER – ATAQUE DOS GATOS. FUSÃO EXT. FAZENDA

NOITE.

BARULHOS são ouvidos. BRONCO, TERRY e CLARK estão na sacada da casa. Um GATO é avistado. Os dois últimos entram para pegar armas. BRONCO (gritando aos ventos) QUE VENHAM GATOS MALDITOS! Bronco sai em disparada na direção dos gatos.

PRE-RENDER – INTERROGATÓRIO. GATILHO: BRONCO DERROTA CHEFE DE GUERRA. EXT. FAZENDA

NOITE.

O CHEFE DE GUERRA cai no chão com as mãos sobre o peito. BRONCO se aproxima lentamente de seu corpo. BRONCO Diga-me se Billy vive! CHEFE DE GUERRA Mim morrer com honra! Chefe Rajado agora saber que cão... caça índios... ainda. O Chefe de Guerra morre. Bronco levanta e efetua mais dois disparos. Apenas uma ALMA sai. TERRY aproxima-se atrás de Bronco.

1.

73


TERRY Ele já estava morto. BRONCO Os gatos acreditam ter várias vidas, só me asseguro de tirar todas elas. TERRY Estou farto de tanta brutalidade senhor! BRONCO Então fique e viva uma vida normal. Bronco sai andando e passa por Terry. TERRY Só após eu pagar minha divida com o senhor. BRONCO Então vamos partir. OS gatos não vieram atrás do gado, e sim de nós. Temos que atacar. CLARK (Entrando em cena) Levem dois dos meus cavalos. Todo o armamento que tenho já está com Terry, mas no posto mexicano existe uma minhoca que trafica armas. Fica na direção da reserva. Todos andam até os cavalos. Terry verifica suas pistolas. BRONCO Mais uma vez obrigado Clark. Adeus. Os dois somem pelo horizonte. 1.

74


Posto Mexicano 17. Posto Mexicano

Noite – Comércio

5 min. – A Cavalo

Objetivo: “A reserva esta ouço mais a Oeste.” Bronco deve obter novas informações sobre os gatos.

Perícias: Conversar. Inimigos: Nenhum. Animações: Tequila.

Descrição: Após receber novas instruções a loja está livre para negociação. Preços:

Ração

$3 o Pacote

Pistola

$10 unidade

Bola de Lã

$20 unidade

Balas

Espingarda

$1 o Pacote

$10 unidade


PRE-RENDER – TEQUILA. GATILHO: BRONCO ENTRA NO POSTO MEXICANO. INT. POSTO MEXICANO

AMANHECER.

Uma GALINHA passa dançando pelo salão. Alguns CÃES estão sentados em mesas comendo. BRONCO e TERRY entram, dirigindo-se até o balcão, onde uma MINHOCA canta alegremente em espanhol. BRONCO Uma bebida, das fortes. MINHOCA Hola, mas é claro que si. Um COPO DE TEQUILA é posta no balcão pela calda da minhoca. Bronco analisa o copo. BRONCO Que tequila barata é essa? MINHOCA Perdón. A minhoca enfia a cara no copo de tequila. Depois de alguns segundos ela se levanta sorridente e pingando bebida pelos bigodes. MINHOCA Como estás? Bronco pega o copo e bebe GRUNINDO. TERRY ri. BRONCO Precisamos de armas. Vamos caçar gatos Rajados.

1.

76

EDGAR (em Off)


Por culpa de Rajados Edgar não tem cavalo de balanço! TERRY (voltando-se para o lado) Edgar! EDGAR entra em cena com um prato de sopa em mãos. EDGAR Se velho amigo Bronco vai até Rajado Edgar leva vocês. Edgar lutar bem. BRONCO Que seja. Pode vir conosco. A GALINHA passa novamente dançando e cantando. MINHOCA Armas? Que tal? A minhoca bate na parede em suas costas, que roda, revelando um pequeno arsenal.

1.

77


Reserva 18. Reserva Indígena

Noite – Básico

15 min. – A Cavalo

Objetivo: “A tribo do Rajado fica mais a frente.” Passar por todas as tribos de gatos.

Perícias: Cavalgar; Brigar; Laçar. Inimigos: Gordo; Alto. Animações: Edgar junto ao grupo, Mais gatos.

Descrição: O jogador deve correr pela reserva indígena sem causar muitos problemas, eliminando os gatos que o seguir com o laço ou com Brigar. Caso o jogador mate algum gato mais três aparecerão para cada gato morto. Terry e Edgar não atacarão os gatos em hipótese alguma. A perseguição termina quanto o grupo cruzar a fronteira da tribo do Rajado.


1.

79


PRE-RENDER – EDGAR JUNTO AO GRUPO. GATILHO: BRONCO SAI DO POSTO MEXICANO. EXT. POSTO MEXICANO

DIA.

BRONCO e TERRY estão montando em seus cavalos. EDGAR sai correndo atrás deles e monta num pulo só em um terceiro cavalo. BRONCO Está pronto Edgar? EDGAR (Mostrando sua arma) Edgar levar todos até tribo rajada e depois Bronco pagar divida com Edgar. BRONCO Sim Edgar, você terá seu cavalo de balanço. Os três saem a toda disparada. PRE-RENDER – MAIS GATOS. GATILHO: MATAR UM GATO NA RESERVA. EXT. RESERVA

DIA.

Um GATO é alvejado e cai do cavalo. TERRY Estes gatos não são do Rajado. Porque matá-los? EDGAR Se Bronco matar gatos mais gatos virão. Outros TRÊS GATOS aparecem seguindo o grupo. 1.

80


Acampamento do Rajado


19. Acampamento do Rajado Noite – Chefe

20min. – A Cavalo/A Pé

Objetivo: “Rajado está com Billy em algum lugar.” Chegar até a tenda central da tribo.

Perícias: Cavalgar; Atirar; Mirar. Inimigos: Gordo; Pequeno; Alto. Animações: Tribo Rajada; Descer do Cavalo; Trapaça.

Descrição: Neste ponto tanto Terry quanto Edgar começa a atirar, seguindo os passos de Bronco. Em meio ao combate os cavalos fugirão. Existem dois caminho a pé. Ambos levam a uma casa, na qual Terry irá disfarçar-se de gato e levar Bronco até Rajado. Edgar some por um tempo.

Objetivo: “Finalmente estou frente a frente com Rajado.” Bronco deve derrotar o chefe Rajado.

Perícias: Atirar; Mirar; Farejar; Laçar. Inimigos: Gordo; Pequeno; Alto. Animações: Rajado I; Rajado II; Rajado III; Desfecho.

Descrição: Terry e Edgar estão cuidando dos últimos gatos. Diversas mulheres e crianças ficam paradas assistindo a luta final. Rajado é grande e ágil, atacando com duas pistolas. Após levar dez tiros ele entra na tenda. Ao redor Bronco pode recolher mais munição nos destroços de outras tendas. Após a segunda animação o jogador estará dentro da tenda escura, tendo que usar o faro para localizar Rajado, que agora ataca com as mãos, se esgueirando. É possível laçá-lo e derrubá-lo, porém Rajado fica vulnerável por um curto período. Após seis tiros ou mordidas ocorre nova animação e Rajado ataca mais lento com o totem da tribo, dando estocadas, golpes verticais e horizontais. Golpes verticais podem destruir mais tendas, onde há ração e munição. Tiros fazem rajado defender-se sem levar dano. É preciso esperar ele preparar um golpe vertical para atingi-lo. O laço utilizado pelos flancos de Rajado ainda o tornam vulnerável, mas por menos tempo. Ele é morto com mais seis tiros, finalizando assim o jogo.

1.

82


CUTSCENE – TRIBO RAJADA. GATILHO: BRONCO CHEGA ATÉ O ACAMPAMENTO DE RAJADO. EXT. ACAMPAMENTO RAJADO

ENTARDECER.

BRONCO, TERRY e EDGAR passam correndo por um grande totem de gato rajado. Os demais gatos para de persegui-los e voltam de onde vieram. EDGAR Este solo é profano para gatos. Rajado vive exilado aqui. Todos passam a trotar mais lentamente, até avistarem o acampamento da tribo rajada. BRONCO Bem homens. Billy está lá. Será bom lutar com vocês. Obrigado. Bronco sai em disparada na direção da tribo. Os outros dois seguem atrás. CUTSCENE – DESCER DO CAVALO. GATILHO: BRONCO CHEGA ATÉ O CENTRO DO ACAMPAMENTO DE RAJADO. EXT. ACAMPAMENTO RAJADO

ENTARDECER.

TERRY, BRONCO e EDGAR saltam de seus cavalos. Edgar pega todos e os AMARRA em um totem da tribo.

CUTSCENE – TRAPAÇA. GATILHO: BRONCO CHEGA ATÉ A TENDA VAZIA COM TERRY. EXT. ACAMPAMENTO RAJADO

ENTARDECER.

TERRY entra em uma TENDA. Bronco para na porta. 1.

83


BRONCO Isso não é hora para esconder-se seu cão. Terry sai com ROUPAS DE GATO. TERRY Não mais cão senhor. Venha comigo. Assim chegaremos até o Rajado sem nem mais um tiro. BRONCO Finalmente algo de útil vindo de você. TERRY Com licença senhor. 1.

84


Terry FINGE RENDER Bronco e começa a guiá-lo para o centro do acampamento, outros gatos não mais o atacam. TERRY (cochichando) Aquela tenda maior tem que ser a do Rajado, vamos lá. Ambos seguem caminho.

PRE-RENDER – RAJADO I. GATILHO: BRONCO É CONDUZIDO ATÉ RAJADO POR TERRY. EXT. ACAMPAMENTO RAJADO

NOITE.

RAJADO sai de sua tenda. BRONCO corre em sua direção e saca suas armas. RAJADO assusta-se e saca duas pistolas. Ambos se encaram durante um tempo. TERRY corre atrás de outros gatos, saindo de cena. BRONCO Por Billy. Começa o duelo. CUTSCENE – RAJADO II. GATILHO: ATINGIR RAJADO DEZ VEZES. INT. TENDA - ACAMPAMENTO RAJADO

NOITE.

RAJADO solta um GRUNIDO alto. Uma ALMA sai de seu corpo, que cai sobre quatro patas e entra para a tenda. Bronco corre atrás. Dentro da tenda está muito escuro. BRONCO Não o vejo, mas posso farejá-lo! O duelo continua.

1.

85


CUTSCENE – RAJADO III. GATILHO: FUGIR POR TRÊS MINUTOS. EXT. ACAMPAMENTO RAJADO

NOITE.

RAJADO cai sobre uma das varas de sustentação da tenda. BRONCO sai de dentro a tempo. Uma ALMA sobe dos destroços da tenda. Silêncio. Somente um TOTEM de gato fica em pé dentro dos restos da tenda. RAJADO se ERGUE e pega o totem, agitando-o no ar como uma arma e saindo dos escombros. TERRY (gritando e correndo) Olhe! Os peixes não passarão pelos cactos! Ambos continuam a correr até alcançar os cactos. Eles somem em meio aos espinhos. Os PEIXES PARAM de correr, um não consegue parar e CAI NOS ESPINHOS. Vários gritos de “AI” ecoam.

PRE-RENDER – DESFECHO. GATILHO: MATAR RAJADO. EXT. ACAMPAMENTO RAJADO

NOITE.

RAJADO cai inerte. Outra ALMA sai de seu corpo. BRONCO cai sentado, exausto. Logo Bronco se ergue e corre até os destroços da tenda, escavando em quatro patas. BRONCO (gritando e cavando) Billy! Billy! Billy! Sobre as costas de Bronco RAJADO se ergue, mas TERRY o derruba com uma voadora de dois pés. RAJADO cai, e uma última ALMA sai praguejando miados. BRONCO 1.

86

Obrigado Terry. Muito obrigado.


Bronco continua cavando. BRONCO Billy! Você está bem! Veja só!

Bronco parece agarrar algo. TERRY aproxima-se, bem como EDGAR. Bronco está agarrado a BILLY, A BOLA, e começa a rolar pelo chão de felicidade com o amigo em mãos. TERRY Mas... Mas... É uma bola! O tempo todo era só uma bola! EDGAR Nunca foi só uma bola. É Billy, o melhor amigo de infância de Bronco. E agora terei meu cavalo de balanço! TERRY (Pensativo) Você deve ter razão. Quem sabe. Todos caminham então rumo ao horizonte, sob a luz do luar. CRÉDITOS FIM

1.

87


Música Nos filmes western as musicas custumavam contar uma parte da historia em sua letra, descrever a personalidade dos personagens ou até mesmo em algums casos a historia inteira (resumida) do filme. O ritimo da musica acompanhava a situaçao na qual era apresentada, podendo ser uma musica mais agitada para uma cena de perseguiçao ou uma musica mais lenta para uma cena tragica. Na obra analisada tambem há essas características, como por exemplo na cena de perseguiçao a cavalo, em que a musica Indians Surround the Posse de Max Steiner é mais agitada do que a musica Brad Dies, porque as situaçoes tem um clima diferente, em uma Ethan persegue os indios que destruiram a casa de sua familia , na outra Brad sai em busca de uma pista falsa e acaba morto pelos indios. No jogo seguimos a linha de usar o ritimo da musica para reforçar o sentido ao cenario e resaltar as cenas em caso de humor ou contrapor as cenas de racismo e violência.


Documento Técnico Plataforma Final: Live para Xbox 360. Número de Jogadores: Um. Plataforma de Desenvolvimento do Demo: Unity Indie. Fase Implementada: Cidade I. Resolução de Tela: 1280 x 800 Poligonos dos Personagens: Em média 3.000 Poligonos do Cenário: 20.000 por cenário. Shaders: Diffuse Tércnicas de Inteligência Artificial: Máquina de Estados Finita. Som: Formato Mp3.

Billy & Bronco  

Plataform game made for PC.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you