Page 1

Por dentro da Rui Cadete com a palavra...

Líder Y para a geração Y Tudo ao mesmo tempo. Esse é o lema da geração Y, composta por jovens de até 30 anos, geralmente muito responsáveis, adoram tecnologia, não gostam ou não têm paciência para trabalhos muito longos ou demorados, trabalham sempre com alegria e espírito de equipe, enfrentando os desafios com serenidade. Acreditam também que é possível existir uma relação de amizade entre os colaboradores que vestem a camisa da empresa, acreditando que as metas e todos os desafios podem ser superados. Por isso, os líderes dessa geração têm um papel muito importante: a função de multiplicadores e formadores. Um líder, independente da sua geração, deve ser acessível e capaz de conversar com todos, da copeira ao diretor-presidente, com o mesmo empenho e respeito. Todos têm uma lição para passar e o líder deve sempre estar disponível a ouvir, saber tratar a equipe como um grupo e, ao mesmo tempo, analisar cada profissional de forma singular. Para liderar na geração Y, deve-se entender que o autoritarismo ficou no passado e o que funciona agora é a colaboração, o trabalho em conjunto, no qual o gestor compartilha conhecimento com seus subordinados que, por sua vez, contribuem com o que sabem. O Líder Y, por fazer parte dessa geração, tem mais facilidade para lidar e entender seus liderados. Ele será aquele que segura o prego para o companheiro martelar e, dessa forma, buscarem juntos o resultado desejado. Ele dá o exemplo para a sua equipe fazendo, agindo. Acredita que pode sempre fazer melhor. O gosto pelos riscos e pelos desafios faz desse líder um profissional que tenta todos os caminhos para se ter sucesso. Para ele, o que importa é o resultado, desde que respeitando os limites éticos de sua profissão. Em suma, o Líder Y não se satisfaz em cumprir metas, resultados, em comandar seguidores e pessoas obedientes e nem em fazer apenas o combinado. Ele está disposto a desenvolver causas e levantar bandeiras, cria oportunidades para que possa cuidar do todo e anseia por extrapolar, surpreender e se diferenciar da multidão. Daniel Carvalho Gerente da Unidade de Indústria (Contábil I)

Assunto essencial para o melhor desempenho dos colaboradores, a inteligência emocional foi tema de reuniões promovidas pelos gerentes com suas equipes. Cada gestor distribuiu textos e abordou o assunto de maneiras diferentes: alguns realizaram café da manhã e distribuíram brindes, outros promoveram mesas redondas ou apresentações de slides e vídeos. Independente de como foram as discussões, eles conseguiram passar a importância do controle das emoções para garantir a produtividade e a superação de desafios.

Balancetes

Motivar para crescer Dentro do planejamento para o fechamento dos balancetes, as diretorias das Unidades promovem ações semanais para motivar os colaboradores: após a exposição dos resultados, os que tiveram melhor rendimento participam de sorteios de brindes. Nas Unidades de Comércio e Serviço, o momento conta com apitaço e muita animação. Na Unidade de Indústria, além dos

brindes entregues, um cacho de bolas é adicionado ao ambiente a cada cinco balancetes fechados. Em complemento à motivação, está a disponibilidade dos gestores. “Gosto de acompanhar todos de perto para ajudá-los a encontrar a melhor maneira de conduzir o trabalho”, cita a gerente Fátima Marques (Unidade de Comércio – Contábil II).

O Mc Dia Feliz 2012, realizado no dia 25 de agosto, repetiu o sucesso dos anos anteriores e a equipe da Rui Cadete Consultores deu uma força especial nessa campanha. Todos os 120 tickets disponíveis na empresa foram trocados por três quilos de arroz, feijão ou açúcar. Os resultados são os melhores possíveis: além de ajudar a Casa Durval Paiva, vocês ainda levarão mais alegria à Comunidade Santa Fé, que vai receber os 300 quilos de alimentos arrecadados. Aos que participaram da iniciativa, o nosso muito obrigado!

Nilson recebe apoio dos colaboradores para montar programação com a cara da empresa

O radialista Nilson Pinheiro é o locutor e programador musical e traz sua experiência de 22 anos de carreira para garantir a qualidade da rádio. Ele já recebeu ajuda de alguns colaboradores para fornecer a melhor música para o público-alvo e espera contar com os demais na busca constante pelo aperfeiçoamento dessa ferramenta de comunicação. No ar, a rádio Rui Cadete!

Qualidade de vida

Saúde, bem-estar e relacionamento O começo de outubro será marcado pela V Semana da Qualidade de Vida da Rui Cadete Consultores, que acontecerá entre os dias 01 e 05 com uma programação preparada especialmente para os colaboradores da empresa. Em parceria com o SESI, o evento contará com atividades lúdicas, avaliação nutricional e física, vacinação, além de palestras ministradas por especialistas que abordarão os pilares saúde, bem-estar e re-

Congresso Todos obtiveram boa receptividade das equipes, com a participação e o compartilhamento de situações que acontecem em suas vidas, seja no âmbito pessoal ou profissional. Dessa forma, os colaboradores entenderam que é preciso manter a calma e sempre buscar a solução, por maior que pareça o problema. “Minha equipe gostou da iniciativa e elogiou bastante, sinal de que está apta a colocar em prática o que foi proposto”, exemplifica a gerente Wildney Dantas (Unidade de Serviço – Pessoal).

Mc Amigos 2012

“Rádio Rui Cadete, associada e sintonizada com você”

Inteligência emocional

Pensar e agir

Galeria

destaque

Desde o dia sete de agosto, quem anda pelos ambientes comuns da Rui Cadete Consultores pode ouvir uma programação musical com a cara da empresa: é a Rádio Rui Cadete, planejada especialmente para otimizar o fluxo de informações e tornar o ambiente de trabalho muito mais agradável. O novo meio de comunicação divulga novidades internas diariamente e oferece uma programação musical personalizada. O colaborador pode participar ativamente da programação por meio de promoções como o “Top Ten”, em que ele envia suas dez músicas favoritas que entram na programação da sexta-feira, já caracterizada como o Casual Day. A “Frase da Semana” é outro recurso que permite o envio de frases próprias ou de autores conhecidos para serem divulgadas no decorrer da semana.

Exemplo de sucesso

O modelo de gestão da Rui Cadete Consultores foi destaque no 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade, realizado de 26 a 29 de agosto em Belém, Pará. Rui Cadete apresentou um painel no dia 28 com o tema “Governança e processo sucessório nos escritórios brasileiros de contabilidade”. Na ocasião, Rui expôs os fatos e decisões que levaram a Rui Cadete Consultores à profissionalização da gestão, a exemplo da implantação do Acordo de Quotistas, das Unidades de Negócios e do Conselho de Administração. Além disso, o empresário falou sobre as vantagens da governança corporativa para as empresas familiares.

Rua Apodi, 209. Cidade Alta. Natal/RN - CEP 59025-170 (84) 3616-5500 - ouvidoria@ruicadete.com.br www.ruicadete.com.br

ANO II - Nº 17 NATAL - RN Setembro - 2012

lacionamento. O feriado do dia 03 terá uma atividade ao ar livre, aberta aos colaboradores e seus familiares, que aproveitarão a folga para cuidar da saúde. A programação completa da V Semana da Qualidade de Vida será divulgada ainda neste mês e a equipe da Rui Cadete Consultores é convidada a participar de todas as atividades. Fique por dentro e aproveite!

Questor

Avanços para a gestão A introdução do módulo organizacional no Questor traz várias novidades para a gestão da Rui Cadete Consultores, que passa a administrar mais claramente os custos gerados pelos clientes e a produtividade dos colaboradores. Entre as inovações, está o maior controle de alguns processos: certidões negativas, controles societários e todos os contratos e aditivos das empresas ficam registrados no sistema para serem impressos ou visualizados a qualquer momento. Além disso, o Questor permite a apuração detalhada dos custos reais de cada cliente a partir da avaliação do tempo de trabalho despendido, da quantidade de lançamentos, dos materiais aplicados, das folhas impressas, entre outros fatores. “Assim, podemos comparar o valor recebido com as despesas geradas pelo cliente. De início, usaremos essas informações apenas internamente, mas futuramente as repassaremos aos clientes para garantir maior transparência por parte da nossa empresa”, explica Ethel Mesquita, diretora administrativo-financeira. O sistema ainda permite a melhor administração do planejamento de cada colaborador, para avaliar o tempo que gasta com os clientes e a produtividade em geral.

Participe do Por dentro da Rui Cadete. Envie sua sugestão para: rh@ruicadete.com.br

Alessandra

Ana Lídia

Cláudia Regina e a filha Gabriela

Delma e Karenina

Doações dos colaboradores

Gilmar (marido) e Ana Morena, filha de Ana Lídia

Ivan

Jamila e Rafaella Lisboa

Karla Darliane, o marido Bruno e as filhas Bia e Gaby

Conhecimento

Entendendo sua empresa A Rui Cadete realiza mais um treinamento para seus clientes e neste mês o tema proposto é “Entenda melhor sua empresa”. A instrutora será a gerente do setor Paralegal, Nayla Frota, que irá discutir sobre os vários tipos de empresas e suas características, abordando ainda as principais dúvidas na hora de abrir ou mudar uma empresa. O treinamento está previsto para o dia 20 de setembro, das 15h às 16h30.

dica de viagem

Clima agradável na Serra de Martins Quem acha que o RN só possui praia, sol e mar precisa conhecer a Serra de Martins, escolhida pelo gerente William Araújo (Unidade de Indústria – Contábil IV) para uns dias de descanso e contato com a natureza. Localizado no Alto Oeste potiguar, o município de Martins é conhecido pela boa gastronomia e pelo clima agradável com temperatura que pode chegar até a 13°C no inverno. “Os visitantes podem conhecer os mirantes da Carranca e do Canto, os museus, a Casa de Pedra com pinturas rupestres e a cachocheirinha”, recomenda William. O gerente adiciona que a partir da sexta-feira à noite os mirantes têm música ao vivo para deixar o jantar a dois ainda mais romântico, e no mirante do Canto é possível ter uma visão privilegiada das outras cidades

próximas. “Tudo em Martins é lindo! Até o hotel é atração à parte, pois nos transmite a sensação de tranquilidade da vida no campo”, finaliza.

William e a esposa Margarete aproveitam o hotel e as atrações turísticas da cidade

Produção: Siga-nos no Twitter: @RuiCadete_

Curta nossa Fan Page: facebook.com/ruicadetecaa

Por Dentro da Rui Cadete  

Informativo Por Dentro da Rui Cadete do mês de Setembro 2012

Advertisement