Issuu on Google+

Sua pele agradece! Benefícios e problemas da exposição ao sol A luz solar contribui para produção de vitamina D, age como fixador de cálcio e é antidepressivo natural, pois promove a liberação de endorfina. O problema está no excesso e na forma inadequada de se expor que pode causar queimaduras, desidratação e melanoma (câncer de pele).

Que cuidados devemos ter? O horário de maior radiação solar é entre 10 e 16 horas. É nesse período que o sol causa mais danos ao nosso organismo, e por isso, a exposição ao sol deve ser bastante restrita durante esse horário. A roupa também nos protege das radiações solares. As que mais protegem são as de tecido com cor escura e que tem trama mais apertada, ou seja, aquele tecido que é menos transparente. O chapéu também nos da uma certa proteção e quanto maior a aba maior será a proteção. A sombra protege um pouco dos problemas causados pela exposição excessiva ao sol. No entanto, a radiação pode ser refletida pelas superfícies brancas, então não adianta pensar que ficar em baixo do guarda sol, ou na sombra, seja o suficiente para evitar problemas causados pelo sol. Não podemos nos esquecer dos lábios, orelhas, pés mãos e dos olhos que tem que ser protegido pelo uso dos óculos de sol. Os calvos não podem se esquecer do uso de protetor solar no couro cabeludo.

Como escolher um protetor solar? Na hora de fazer as compras para ir à praia,o protetor solar ideal é aquele que possui proteção contra os raios UVA UVB, seja fácil de aplicar, se espalhe uniformemente, não irrite, não sensibilize a pele e não tenha cheiro. Existem protetores que são a prova de água, ou seja, aderem mais a pele, mas não podemos garantir que não saiam na água, então devem ser reaplicados com a mesma freqüência de a cada 2 horas.

LEMBRE - SE No dia a dia, devemos aplicar o protetor solar pela manha, na hora do almoço e no meio da tarde. O filtro solar deve ser usado em todas as épocas de ano, e não apenas no dias ensolarados, isso também inclui os dias nublados e chuvosos. Dê mais atenção às regiões que ficam mais expostas como rosto, pescoço, orelhas, colo, braços e mãos.


Verdades e mentiras do protetor solar Protetor solar sai na água?Os dermatologistas são categóricos ao dizer que protetores solares saem na água, sim. Existem protetores que são mais resistentes, mas sempre é preciso repassar o filtro depois de molhar o corpo. Mas faça isso com a pele seca. Com que intervalo é necessário reaplicar o produto?Passar o bloqueador uma única vez ao dia não é o suficiente para garantir proteção. A recomendação oficial é reaplicar a cada duas horas, quando na praia ou piscina. Mas quem transpira muito deve pensar num intervalo mais curto, de acordo com o suor. Sempre que sentir aumento na transpiração, é momento de repassar o produto. Protetor solar dá espinha?Alguns produtos, se não forem usados corretamente, podem causar espinhas. O principal é você descobrir qual o seu tipo de pele, para assim comprar o protetor mais adequado, que não interfira na produção de oleosidade. A regra é: - Peles oleosas: protetor em gel - Peles mistas: protetor em gel ou serum - Peles normais: protetor em loção - Peles secas: protetor em creme Em dias nublados o fator de proteção pode ser menor? Não. O problema é que o fator de risco não se encontra só no sol, mas também na luz. Cerca de 80% dos raios ultravioletas conseguem ultrapassar as nuvens. O bronzeador oferece algum tipo de proteção? Todos os bronzeadores apresentam um fator de proteção, que pode variar de FPS 3 FPS a 10, mas os dermatologistas afirmam que isso não é suficiente para proteger a pele das agressões solares. Deixar o protetor aparecendo no nariz aumenta o fator de proteção? Cansamos de observar surfistas com o nariz e até mesmo com o rosto todo branco. Algumas mães também costumam fazer isso nas crianças. Os dermatologistas afirmam que deixar uma camada mais grossa de protetor na pele aumenta o nível de proteção do produto. "Se o filtro for branco, além da ação química própria da fórmula, forma-se uma barreira física ao sol (como a que uma camiseta oferece, por exemplo). O branco reflete a radiação solar e aumenta a proteção ao sol.


Dica Bem Estar