Page 1

Japão Uma nação, uma historia, um mundo


O Japão é um arquipelago com cerca de 6852 ilhas, onde 400 são habitadas. Encontra-se no Continente asiático, Tem como aréa 378. 000 km² Em 2007 o Japão tinha cerca de 127milhões de habitantes.


Foi no século XVI que os Portugueses chegaram ao Japão. António da Mota, António Peixoto e Francisco Zeimoto foram os três mercadores portugueses que, em 1543, desembarcaram pela primeira vez naquele arquipélago, numa ilha a Sul, chamada de Tanegashima.

Na época os japoneses viviam isolados, pelo fato do país não ter ligação por terra com nenhum outro país, e só tinham contato com a China e Coréia, de onde receberam fortes influências culturais, como a escrita, o cultivo do arroz e o budismo.


Em 1540, as informações sobre o Japão estão mais claras, barcos japoneses ancoravam nas pequenas ilhas de Liampo (Ning-po), na costa chinesa, e lá tinham contato com mercadores portugueses. Ancoravam ali também barcos chineses.

ões foi ç a z i l i v i c du a s s a e r t n nças e e r o e t f c i a d t s n à o Oc evido d e t n a c r a hoje, a d n i a e deveras m lturas u c s a u d entre as passados quase 500 anos, a história dos dois povos faz referência a este contacto.


Os primeiros contactos… Os japoneses surpreenderam os portugueses pelos seus delicados hábitos, falavam baixinho e com muitas vénias; vestiam túnicas de sedas coloridas; habitavam em casas leves de madeira e papel, com pouca mobília e os biombos serviam de paredes deslizantes.

Os portugueses, por outro lado, impressionaram os japoneses, com as suas barbas, os seus grandes narizes e olhos redondos, vestiam-se de maneira diferente com camisa e calças largas com botões, golas e punhos brancos.


Europeu– Século XVI


Japones– Século XVI


As relações Portugueses e Japoneses estabeleceram relações tanto comerciais como culturais.

Os portugueses passaram a viajar para o Japão com uma frequência anual, obtendo sedas, ouro, prata, espadas e biombos que iriam ser comercializados em Portugal e depois para o resto da Europa.


Influências… Apesar da hostilidade entre os povos, os portugueses introduziram no Japão, os botões, o chá e as armas de fogo, novos conhecimentos nos domínios da medicina, astronomia, matemática e da arte de navegação dos portugueses foram transmitidos à cultura japonesa.

A língua portuguesa foi o meio de comunicação entre os dois povos. No princípio era difícil a comunicação entre eles, no entanto, com o tempo, os portugueses tinham já ensinado muito aos japoneses e vice-versa. Foi com os portugueses que entrou no Japão a imprensa de tipos metálicos, sendo um missionário português quem escreveu a primeira gramática da língua japonesa.


Nagasaki, Japão

A cidade de Nagasaki - que significa “cabo” em japonês – não deve a sua estruturação enquanto núcleo urbano à presença portuguesa. Com a chegada e consequente implantação dos portugueses e dos missionários europeus esta cidade era importante como porto pois ficava a sudoeste da Ilha de Kyûshû


O ano de 1571 marca a chegada da primeira nau portuguesa a Nagasaki. Este porto agregava várias condições satisfatórias, era uma baía bem resguardada o que protegia o porto dos ventos.

A sua importância económica enquanto entreposto mercantil permaneceu intacta durante muitos anos. Era fora da cidade, no porto, com um único acesso, permanentemente controlado, que em 1639 os portugueses foram expulsos, passou a acolher os holandeses, que entretanto já se encontravam no território desde 1600. Esta cidade tinha uma identidade distinta, porque na sua origem estiveram reunidos vários estrangeiros. Esta pequena vila de pescadores tornou‐se no primeiro ponto de intercâmbio entre o Japão e o Ocidente, o que fez de Nagasaki uma cidade cosmopolita com uma personalidade muito própria.


Japão Moderno Teatro. O Kabuki é a forma teatral mais conhecida. Foi criado no século XVII, é uma forma teatral muito dramática, com muita ação, com danças, musica e lutas de espada. So é praticada por homens que se mascaram de mulheres quando preciso; e os cenários são lindissimos


Cultura e tradições Templos. Os templos fazem parte da cultura japonesa. Os guias turísticos defendem que existem mais de 3.600 templos em Quioto. O templo xintoísta de Huan é famoso por seu laqueado vermelho e bonito jardim de cerejeiras. o Ryoanji, é um jardim Zen, formado por rochas de areia próprio à meditação. O templo de Kyomizu, além de sua arquitetura e jardins, tem uma alta plataforma que permite uma vista panorâmica de Quioto


Arquitetura. A arquitetura nipônica é reconhecida como uma das maiores contribuições do mundo japonês, revelando-se muito influente.

Artesanato. O Japão é como um museu onde tesouros artisticos, de valor inestimável e monumentos históricos de civilizações antigas são ainda preservados. Quioto, Nara e Kamakura são os maiores centralizadores de arte histórica do mundo.


Cozinha. O Japão é considerado, por alguns, um paraíso gastronomico. Os restaurantes servem uma grande variedade de alimentos do mundo inteiro., sendo os pratos tipicos japoneses o sukiyaki,sushi, sashimi.

Desportos. Os desportos tradicionais sao o sumô ( luta livre ), kendo ( esgrime ), judô e Karatê ; mas desportos considerados ocidentais como, como baseball, futebol, hóquei, tênis, golfe.


Compras. As compras são um prazer no Japão. Com as suas antigas tradições, o Japão oferece uma grande variedade de opções aos clientes, desde artigos tradicionais a produtos ultramodernos. Estrangeiros podem comprar artigos isentos de impostos, abrangendo itens populares como máquinas fotográficas, aparelhos óticos, rádios transistores, aparelhos elétricos e pérolas.


Locais a Visitar no Japão 

Naritasan Sh inshō-ji Temple


Hachiman-gū Shrine :Tóquio 

Hachiman-gū Shrine :Tóquio


ParqueYamashita


Castelo de Nagoya


NijĹ? Castle: Kyoto


Itsukushima Shrine Miyajima


Kinkaku-ji


Jardins do Pal谩cio Imperial T贸quio


Curiosidades O número quatro é uma das superstições mais populares. Devido a ter a mesma pronuncia que a palavra morte é comum ser um numero evitado 

Japoneses consideram falta de educação falar com uma pessoa com as maos nos bolsos;

O Grande Buda, em Nara, foi construído no século VII. Tem 16,2 metros de altura e é a maior estátua de metal fundido do mundo;

Considera-se falta de educação abrir um presente à frente de quem o ofereçeu;

Os Japoneses para se referirem à namorada, levantam o dedo mindinho;

Os taxistas conduzem de luvas brancas;

Os Japoneses têm três alfabetos: Um mais simplificado para as crianças; outro só para nomes estrangeiros; e por fim o principal com mais de dois mil caracteres;


Biografia 

http://www.academia.edu/253436/ Presenca_portuguesa_no_Japao_no_sec.XVI

Infópedia Portugal

Wikipédia Portugal

http://armandomartinsjaneira.net/downloads/ A_Influencia_Portuguesa_na_Civilizacao_Japonesa__Primeira_Parte.pdf http://www.cultuga.com.br/2013/02/influenciasportuguesas-no-japao.html http://www.culturajaponesa.com.br/htm/ quandoportugueses.html

Trabalho realizado para a disciplina de Historia. Beatriz Carvalho nº3 Catarina Fonseca nº7 Raquel Mira nº28


Trabalho de Historia 10º C  

Beatriz Carvalho Catarina Fonseca Raquel Mira

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you