Issuu on Google+

Escola Básica Integrada de Angra do Heroísmo

TU D E C I D E S ! An o Le cti vo 2 0 1 0 /2 0 1 1

Francisco 7º1

Raquel Martins 7º3

Turma: 7º4

Beatriz Marques 7º3

Diogo/Duarte7º1

No âmbito do Programa "Tu Decides" queremos partilhar convosco alguns trabalhos que foram realizados ao longo do programa.


N

TU DECIDES ! a unidade 1 falámos sobre drogas psicoactivas, o seu consumo e o seu risco .

Tipo de drogas: O álcool, o tabaco, a cafeína.

Bárbara/Manuel 7º4

Medicamentos sujeitos a receita médica que consumidos abusivamente provocam dependência como: Opióides / analgésicos, anti – depressivos, estimulantes.

Factores de risco no consumo de substâncias: - Falta de autonomia - Baixa auto – estima - Dificuldades de comunicação - Dificuldade em funcionar ou participar na vida em grupo - Falta ou fraco sentido critico - Sistema de valor negativo - Pouca tolerância á frustração - Alternativas ao ócio - Dificuldade em resolver conflitos ou tomar decisões - Dificuldade em controlar a ansiedade - Falta de limites. 2


N

TU DECIDES !

a unidade 2 falámos das dependências das Novas Tecnologias como por exemplo os Computadores; Telemóveis; Ipad/Ipod; Nintendos; Mp3/Mp4; Consolas. Os vícios são defeito ou imperfeição, prática frequente de acto considerado pecaminoso, hábito ou mania, dependência do consumo de uma substância (ex.: vício do álcool). Podem causar doenças como cancro, doenças cerebrais, doenças de visão, anorexia, bulimia, entre outras. Pode ter como consequências ficar isolado da população, não comer, falar com as pessoas só por mensagem.

3


N

TU DECIDES !

a unidade 3 do programa “ Tu decides”, falámos sobre as decisões que devemos tomar em determinadas situações e aprender a responder “sim” ou “não”. Esta unidade ajudounos a perceber que as decisões na nossa vida, dependem só de nós e não das influências dos outros. Por vezes, quando estamos em grupos de amigos e todos dizem “ sim” torna-se difícil não aceitar e por isso dizemos “ sim” mesmo com dúvidas. Mas neste programa, aprendemos a usar a nossa liberdade e vontade própria para ver o que está certo ou errado.Aprendemos a aconselhar e a sugerir os melhores caminhos a todos os que nos rodeiam.

4


N

TU DECIDES ! a unidade 4 do programa “ Tu decides”,falámos de lugares onde podemos passar os tempos livres.Falámos também do que podemos fazer nesses lugares.

Apresentaremos sugestões interessantes para passar os tempos livres: Fazer um concerto de música na praça de touros. Montar uma tenda e acampar no estádio João Paulo II. Fazer uma festa de pijamas no Porto de Pipas. Fazer jogos Olímpicos no relvão. Fazer uma corrida de cavalos na rua da Sé. Fazer uma corrida de carros na Serra da Ribeirinha.

Estas sugestões para passar os tempos livres podem ser utilizadas de modo a variar as actividades que costumamos praticar. 5


N

TU DECIDES !

a unidade 5 do programa “ Tu decides”, falámos sobre as regras que os pais deveriam impor aos seus filhos, ajudá-los a enfrentar os problemas da vida, controlar as saídas, ajudálos a escolher as boas amizades, saber com quem eles vão sair e não lhes fazer as vontades todas. Turma: 7º3

Há noite.........

6


Tu Decides