Page 1

Informativo quinzenal do Campus Universitário de Tucuruí — CAMTUC | Ano 1 Ed. 00 Dez / 2013

F i q u e p o r d e n t r o. . .

“Não é o ângulo reto que me atrai. Nem

a linha reta, dura, inflexível, criada pelo

Avaliações do MEC O ano de 2013 consolidou um processo de avaliação institucional externa iniciado em 2012. As ações exitosas em busca da melhoria da qualidade acadêmica implementadas pelo CAMTUC, resultaram no reconhecimento dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica pelo MEC/INEP com conceitos 3, 4 e 4, respectivamente, numa escala de 1 à 5 com indicadores e referenciais de qualidade de “desempenhos fortes” seguindo critérios de avaliação adotados pelo próprio MEC/INEP.

18 Vagas para Prof. Doutor Foram lançados os Editais Nº 183 de 14/11/2013 e N° 186 de 27/11/2013 que disponibilizam 18 vagas para professores doutores no Campus Universitário de Tucuruí, nas áreas de Matemática, Física, Construção Civil, Química Geral, Saneamento, Desenho Técnico, Hidráulica, Transportes/ Topografia, Fundamentos de Computação, Eletrônica, Engenharia de Software e Banco de Dados, Rede de Computadores, Matérias e Processos de Fabricação e Mecânica e Sistemas Mecânicos. Maiores informações no nosso site.

CAMTUC Solidário O CAMTUC Solidário é uma ação espontânea e de caráter social, que tem como intuito despertar o sentimento solidário em todo corpo acadêmico do Campus Universitário de Tucuruí. Todos que, de qualquer forma, fazem parte desta academia, sejam alunos, professores, técnicos e colaboradores podem contribuir com a doação de alimentos não perecíveis. Esta arrecadação será entregue à Creche Bento Teixeira e à Casa do Idoso. Ajudar é bom, ajudar a quem precisa é melhor ainda.

homem. O que me atrai é a curva livre e sensual. A curva que encontro nas montanhas do meu País, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, nas nuvens do céu, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o Universo. o Universo curvo de Einstein.” Oscar Niemeyer

Você sabia? Ler faz bem à saúde Biblioterapia é um termo criado por médicos norte-americanos durante a Segunda Guerra Mundial. Nessa época psiquiatras que acompanhavam as tropas americanas notaram que os soldados feridos, que tinham acesso à leitura, e liam muito durante sua recuperação no hospital, tinham uma evolução melhor, em diferentes tipos de problemas de saúde.


Na Beira do Lago...

III Campeonato de Pontes de Macarrão Sob a direção dos professores Marcelo Rassy Teixeira e Aarão Ferreira Neto e contando com o suporte dos bolsistas do Projeto de P & D + i, Grazielle Tigre e Renan Torquato (alunos do curso de Engenharia Civil e membros da comissão organizadora), o Campeonato de Pontes de Macarrão está aberto a todos os acadêmicos do curso de Engenharia Civil do Campus Universitário de Tucuruí – CAMTUC e para qualquer membro da comunidade local.

trução.

A competição visa testar e ampliar os conhecimentos dos futuros engenheiros civis focando na parte estrutural de uma cons-

Espelhado em campeonatos extra estaduais o III Campeonato de Pontes de Macarrão tem a finalidade de fazer com que os alunos apliquem os conhecimentos adquiridos em sala de aula, incentivando o trabalho em equipe na execução de tarefas e projetos. Conforme especificado no regulamento da competição, a tarefa proposta é a construção e o teste de carga de uma ponte treliçada, utilizando macarrão do tipo espaguete e cola, a ponte deve ser capaz de vencer um vão livre de 1 m, com peso máximo de 1000g. A construção do protótipo deverá ser precedida da análise estrutural de algumas opções possíveis de tipos de pontes e do projeto detalhado do modelo escolhido, com o diagrama de esforços e a estimativa da carga de colapso. Serão premiados os quesitos: Capacidade de carga e Eficiência estrutural. Data para entrega das pontes: 11/12/2013 (das 9h às 18h, no LAEM). Data e local da competição: 13/12/2013 (às 14 horas no Auditório da Universidade).

Espaço do Egress o Abner Vieira Martins Abner curso

entrou

de

Engª

no Civil

no ano de 2005 e concluiu o mesmo no ano de 2010. Atualmente

trabalha

na

área de cálculo estrutural, especifica-

mente em estruturas metálicas. Trabalhando em uma das maiores empresas especializada em torres metálicas para telecomunicações

e energia do país,

na função de Coordenador de Engenharia.

Chaira Lacerda Nepomuceno Chaira entrou no curso de Engª Civil no ano de 2005 e concluiu em 2010, logo ingressando no mestrado na UNB. Atualmente trabalha na construção pesada em uma grande empresa do setor, especificamente na duplicação da BR-101 no estado de Alagoas.

Débora Dias Costa Moreira Débora ingressou no curso de Engª Civil no ano de 2007 e se formou em 2011. Atualmente é mestranda no Núcleo de Meio Ambiente na UFPA de Belém no curso de Gestão de Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia e é professora substituta na UFPA/CAMTUC.

Editorial Colaboradores: Augusto Ferreira, Bethânia Tuma, Adna Gadelha, Juliane Gomes, Raquel Costa. Imagens: Acervo CAMTUC.

Informativo quinzenal do Campus Universitário de Tucuruí — CAMTUC | Ano 1 Ed. 00 Dez / 2013

Informativo 0  

Na beira do Lago...