Page 1

DISQUE AFTOSA


´ INDICE

O que é a febre aftosa?

3

Quais são os sintomas?

4

O que fazer se o seu animal apresentar os sintomas

5

Quando vacinar os animais contra febre aftosa

5

Onde é possível encontrar a vacina

6

Como deve ser feita a vacinação

7

Como comprovar na AGED que você vacinou seu rebanho

8

O que acontece se você não vacinar seu rebanho?

8

Por que é tão importante para o Maranhão acabar com a febre aftosa?

9

Como encontrar a AGED mais próxima da sua cidade

9

Como falar com a AGED, se tiver alguma dúvida

10

EXPEDIENTE: Cláudio D. Azevedo Secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima) Raimundo Coelho de Sousa Secretário Adjunto da Sagrima Fernando Mendonça Lima Diretor Geral da Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED) Margarida Prazeres Diretora de Inspeção e Defesa Animal da AGED Robson Claro Coordenador de Defesa Animal Fernanda Albuquerque Coordenadora da CESAC Coordenadoria de Educação Sanitária e Comunicação da AGED Adriano Mendes Moura Responsável pelo Setor de Febre Aftosa da AGED Raquel Araújo Medeiros Coordenadora de Comunicação da Sagrima

2

11


COMO FALAR COM A AGED, SE TIVER ALGUMA DUVIDA

Se você tiver dúvidas sobre a campanha ou quiser saber qual a unidade da AGED mais próxima da sua casa ligue gratuitamente para

10

O QUE E FEBRE

AFTOSA?

A febre aftosa é uma doença causada por um vírus e que pode ser transmitida de animal para animal pelo ar, água e alimentos. A doença não atinge seres humanos. Só afeta animais que tem o casco dividido em duas unhas, como bois, búfalos, cabras, ovelhas porcos e alguns animais silvestres, como antas, antílopes, capivaras e camelos.

3


~ QUAIS SAO OS SINTOMAS?

comprar a vacina em um fornecedor credenciado pelo MAPA, aplicar nos animais e comprovar a vacinação na AGED mais próxima.

Assim você estará protegendo seu rebanho, dos seus vizinhos, e ajudando o Maranhão a se livrar definitivamente da febre aftosa.

~

POR QUE E TAO IMPORTANTE ~ PARA O MARANHAO ACABAR COM A FEBRE AFTOSA? Quando estiver livre da febre aftosa, o Maranhão poderá vender seu gado, carne e derivados de leite para todos os estados brasileiros e países em todos os continentes. Isso fará com o que seu gado seja valorizado e passe a valer mais, aumentará as oportunidades do

Estado de gerar renda e empregos para sua população. O Maranhão tem o 2º maior rebanho de gado bovino do Nordeste e o 12º maior do Brasil. E esse número pode aumentar ainda mais quando tivermos um gado comprovadamente saudável.

Se os seus animais apresentarem febre alta, mancarem, perderem peso rapidamente, babarem intensamente, e, no caso de fêmeas, sofrerem aborto ou produzirem pouco leite, procure e notifique imediatamente a Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão – AGED-MA mais próxima. Geralmente, os sintomas aparecem entre o 2º e o 14º dia após a contaminação do animal. É preciso ficar atento, pois a febre aftosa pode matar animais adultos (cerca de 3% em média) e principalmente filhotes – até 85% morrem em decorrência da doença; ou causar danos irreversíveis como a infertilidade.

4

COMO ENCONTRAR A AGED MAIS PROXIMA DA SUA CIDADE

A AGED tem sede em São Luís, mais 18 unidades regionaise 196 escritórios de atendimento à comunidade nos municípios do Maranhão

9


COMO COMPROVAR NA AGED QUE VOCE VACINOU SEU REBANHO

O QUE FAZER SE O SEU ANIMAL APRESENTAR OS SINTOMAS Se você identificar um animal na sua propriedade ou de um vizinho com sintomas parecidos aos da febre aftosa informe à AGED mais próxima ou para o Ligue Aftosa: 0800 280 6006.

Ao comprar a vacina nas casas veterinárias da cidade, o criador recebe um formulário para comprovar a vacinação. O comprovante deve ser preenchido ao se aplicar a vacina.

A AGED poderá confirmar ou não a doença e tomará as medidas corretas de acordo com as orientações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - MAPA.

Você deve se dirigir à AGED mais próxima de sua casa de posse da nota fiscal de compra da vacina, a Folha de Classificação Etária ou Comprovação da Vacina (documento de comprovação da AGED). Apresente a documentação e faça a atualização do seu cadastro.

O QUE ACONTECE SE VOCE NAO VACINAR SEU REBANHO?

QUANDO VACINAR OS ANIMAIS CONTRA FEBRE AFTOSA

~

Como a vacinação é obrigatória, quem não vacinar o gado será multado por cabeça não vacinada. Mesmo quem já tenha vacinado, se não comprovar com a documentação será multado. Mas o Maranhão conta com seu apoio. Para acabar com a aftosa é preciso que todo mundo colabore vacinando seu rebanho. Não importa se você tem uma, dez ou 50 mil cabeças de gado. É preciso

8

Durante o ano, você deve vacinar seu rebanho em dois períodos: de 01 a 31 de maio (1ª etapa) e de 01 a 30 de novembro (2ª etapa). É muito importante vacinar o rebanho duas vezes por ano, seguindo o calendário do Ministério da Agricultura e da AGED.

Essa documentação é também importante para impedir a entrada de animais, produtos e subprodutos infectados pelo vírus da febre aftosa, no Estado do Maranhão.

Outra medida importante, além da vacinação, é exigir o Guia de Trânsito Animal (GTA) e todas as documentações zoosanitárias sempre que comprar um animal e movimentá-lo. É a sua garantia da origem e da saúde do animal.

5


ONDE E POSSIVEL ENCONTRAR A VACINA Você encontra a vacina contra a febre aftosa em lojas agropecuárias cadastradas na AGED. Informe-se sobre a loja mais perto da sua casa.

O Governo do Estado não fornece vacinas para os criadores. Essa é uma responsabilidade e obrigação de cada proprietário.

Ao comprar a vacina o criador deve verificar: A data de fabricação e a validade da vacina; Se o lacre da vacina está intacto; Se a vacina está sendo mantida sob refrigeração; A temperatura de conservação da vacina que varia de 2º a 8º C positivos. As temperaturas fora desse intervalo produzem congelamento ou aquecimento, causando danos à sua eficiência; A localização da vacina dentro do refrigerador (a vacina deve ser colocada sobre a grade, nunca no congelador).

COMO DEVE SER ~ FEITA A VACINACAO Antes de vacinar é necessário separar todo o material que será utilizado: algodão, álcool iodado, agulhas com calibre 15x15 ou 15x18 para aplicação subcutânea (SC) ou agulhas com calibre 20x20, para aplicação intramuscular (IM). É recomendável utilizar uma agulha para cada 10 animais.

Não esqueça de exigir a nota fiscal de compra da vacina e a Folha de Classificação Etária ou Comprovação da Vacina (documento de comprovação da AGED) que devem ser entregues em um dos escritórios da AGEDMA em até 15 dias após a compra da vacina.

6

Não esqueça de verificar a temperatura de conservação da vacina. Durante a aplicação coloque a vacina e a pistola ou seringa dentro da caixa de isopor com gelo, protegida do sol. A manipulação do frasco da vacina deverá ser feita sempre à sombra e em horários de temperatura mais amena. Aplique a vacina em doses de 5 ml por animal, independente da idade e do peso, na região da tábua do pescoço, por via subcutânea (SC) ou intramuscular (IM).

O transporte também é muito importante. As vacinas devem ser transportadas dentro de caixas de isopor com gelo. O ideal é colocar três partes de gelo para uma parte de vacina e lacrar o isopor com fita adesiva.

Importante!

Limpe e esterilize com água fervente, por um tempo mínimo de 10 minutos, as agulhas, pistolas e/ou seringas. Evite usar outros produtos, como álcool, cachaça, desinfetante para fazer a esterilização.

Depois da vacinação, os frascos usados devem ser destinados à reciclagem ou queimados e enterrados, para evitar a contaminação ambiental.

7

Cartilha de Orientação sobre Febre Aftosa  

Cartilha educativa que esclarece sobre a febre aftosa, formas de prevenção e importância da vacinação anual.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you