Issuu on Google+

b

Brassai ´´O fotográfo da noite``


Suรกrio

Sumรกrio

Biografia Obras Estilo


Biografia Nome : Gyula Halász, o pseudônimo Brassai foi tirado do local de nascimento do fotógrafo (Brasvo, Brassó). Data e local de nascimento: 9 de setembro de 1899, Brașov, Romênia Transilvânia, Hungria, hoje Brasvo, Romênia. Lugares onde já trabalhou: Harper’s Bazaar, Lilliput, Picture Post, Labyrinthe e Réalités. Desenhista de balé em Paris, entre 1945-1950. Em Tem livros lançados? Quais? Ao todo foram 17 mais os principais Histoire de Marie, Brassaï abandona a fotografia em 1961,


Obras Em suas obras Brassai retrata momentos simples e despretensiosos da vida parisiense: um casal de namorados, um parque de diversões, um vendedor de jornais… todos fotografados em preto e branco e apenas com a iluminação natural que o local oferecia no momento da foto. Nada de Photoshop, técnicas mirabolantes ou lentes cheias de efeitos: apenas uma câmera, a sensibilidade do fotógrafo e um momento no tempo. Outra característica que torna Brassai tão interessante é a sua disposição em “erguer o tapete” e se aprofundar na realidade de sua época sem qualquer preconceito. Além das fotografias de cenas cotidianas ele se dedicou a retratar a vida noturna de Paris, incluindo todos os personagens que faziam parte dela: prostitutas e seus clientes, bailes de encontros de homossexuais, casais gays, cafetinas e outros. As fotos evidenciam a curiosidade e neutralidade com que o fotógrafo observava estes personagens e resultam num trabalho belo, sincero e intrigante.


Estilo Sua relação com a câmera começou quando trabalhou como jornalista em Berlin e, posteriormente, em Paris. O fato de ter começado a frequentar as rodas de artistas e escritores, o inspirou a ver a vida enquadrada. Sua fotografia é essencialmente urbana. Percebe-se a paixão de Brassai pelo movimento, pelas faces desavisadas e pelos passos errantes nas ruas da cidade. Sua coleção fotográfica, publicada em 1933 sob o título "Paris de Nuit"(Paris à Noite)- é a prova de sua paixão notívaga.


CrĂŠditos Autor (a) : Raphaela A. Hubert Fontes :fotografiasde-george-brassai.html Data: 30/10/2016


Brassaï - Raphaela