Page 1

GE ER RACAO Informativo Quinzenal Interno * Ano 07 * Edição 04 * 16/04/2010

FOCAS EM AÇÃO

SUPERLIGA DE VÔLEI Comunidade escolar assiste a jogo de famosos No dia 27 de março (sábado), os alunos, familiares e professores do Colégio passaram por uma experiência enriquecedora: foram assistir ao jogo de voleibol entre PINHEIROS /SKY X SESI/SP. Saíram do Colégio às 7h45 da manhã rumo ao Ginásio Henrique Villaboin, mais conhecido como Clube Pinheiros. Todos estavam animadíssimos, não era para menos, cento e cinquenta pessoas... Lá ficaram próximos dos "maiores" nomes do voleibol mundial, entre eles Giovanni, medalha de ouro em 1992, medalhista Olímpico de 2004 e hoje técnico da equipe do Sesi. Giba, Rodrigão, Gustavo, Anderson, Murilo, Filipe, Sidão entre outros que ainda fazem parte da seleção brasileira. Foi o jogo de nº 253 pela 16º rodada da Superliga Masculina de Voleibol. Os alunos ficaram encantados com a estrutura, organização e principalmente pela altura daqueles jogadores. O árbitro apitou o começo de jogo e a torcida não parvaa, ninguém conseguia ficar sentado, a euforia era grande, todos vibravam a cada ponto e lamentavam a cada erro. Uma nova visão de Voleibol para estes alunos, pena que o jogo teve apenas 3 sets. Após o jogo, os alunos conseguiram autógrafos e fotos dos jogadores e, por um instante, ficaram bem perto de seus “grandes” ídolos. Foi uma experiência com gostinho de quero mais.


Aniversariantes PÁSCOA NA EDU

Coelhinho traz ovos e mu

ABRIL 18 - Giulia de O Cassini 18 - Manuela T Cremasco 18 - Júlia Petitto 19 - Giovanni M Trento 21 - Nathalia S Silva 22 - Luiz da Silva A Junior 22 - Nicole P Rossini 22 - Nícolas A Latância 23 - Gabriela C Piato

23 - Tereza B R Barroso 25 - Gabriel de C Maduro 25 - Pedro A de Castro 26 - Eduardo H P Silva 26 - Yan Costa Oliveira 28 - Nathália L Guiducci 28 - Marcella G Miranda 29 - Julia Viana Silva 29 - Amanda Turchetti

FUNCIONÁRIOS

22 - Luiz Agessi (Senai) 23 - Stella Baraybar 26 - Daiana Cansian

29 - Patrícia Bertoli 29 - Tarcila Biston

No dia primeiro deste mês, os alunos da Educação Infantil receberam uma visita bastante esperada: a do coelho da Páscoa. Após realizarem várias atividades que incluiu até conhecer galinhas e ovos de verdade, o coelho veio entregar os tão aguardados ovos de chocolate. As crianças ficaram encantadas com a visita e se deliciaram com o chocolate.

PARABÉNS

DESAFIO DE PÁSCOA FOCAS FAZE ...............

10

Seção: Nota

Nome: Alexandre e Juliana Abade

Série: 5º ano B

Trabalho Infantil O Trabalho infantil, infelizmente, ainda é uma dura realidade no Brasil. Os alunos do 5°ano estudaram esse problema histórico – pois este é um problema antigo no Brasil e no mundo e analisaram as dificuldades pelas quais as crianças operárias passavam. Cabia a eles escrever uma carta ao dono da fábrica, solicitando que as crianças tivessem seus direitos garantidos e não fossem submetidas a exploração e trabalho:

Caro Senhor, Nós crianças temos direito de ser gente, sem ser explorado no trabalho, poder ir à escola, brincar, estudar, ter convívio e harmonia. Não queremos ser agredidos, tanto emocional, como fisicamente. Não ter tanta responsabilidade, poder ser livre, ter uma boa saúde, poder ter amigos, poder ter superiores dignos e muito mais… Estamos escrevendo esta carta para que quando crescermos tenhamos a oportunidade de ter uma boa vida. De coração, Alexandre e Juliana A.

Neste ano, o desafio de Páscoa para os alunos do Fundamental II foi bastante inusitado: adivinhar quantas sementes tem um mamão formosa de mais ou menos 1 kg. As dicas foram dadas durante a semana de 29 a 01 de abril. No intervalo do dia primeiro, o mamão foi exposto e os alunos puderam fazer suas previsões. O professor Beto e a Orientadora Vânia se incumbiram de contar as sementes. Os alunos que mais se aproximaram do valor foram os ganhadores. No período da manhã, o aluno Neto, do 8°A levou o “ovão” de Páscoa e a felizarda do período da Os alunos do 1º ano, da tarde foi a aluna Ana Luísa do Professora Marielle, estão 8°B. Parabéns aos dois! muito interessados pelo projeto de leitura que está sendo desenvolvido neste ano. Os alunos retiram o livro da biblioteca e o levam para casa. Então, registram informações e criam diferentes estratégias, juntamente com os pais, para contar a história para os amigos da classe. É um momento muito esperado pela turma. O objetivo de desenvolver a comunicação oral está sendo atingido e parabenizamos a parceria das famílias.

MUITAS HIST

Projeto de Leitur


UCAÇÃO INFANTIL

uita diversão para os alunos

^^

RATO DE

B IBLIOTEC A

“PERCY JACKSON E A MALDIÇÃO DO TITÔ (de Rick Riordan – Intrínseca – 1ª edição)

EM PAUTA NO SHOPPING No dia primeiro de abril, as focas do nosso jornal, acompanhadas da Professora Marilena, foram realizar a pauta desta edição no shopping de Valinhos. O objetivo foi integrar a equipe e trabalhar de forma mais agradável e descontraída. As meninas puderam, depois do “trabalho”, trocar ideias, tomar um delicioso lanche do MCDonald's e se divertir nos jogos eletrônicos. Realmente foi uma tarde muito gostosa.

TÓRIAS PARA CONTAR...

ra motiva alunos e famílias do 1° ano

Depois de Annabeth, Thalia, Grover e Percy encontrarem novos meios-sangues, Nico e Bianca di Ângelo lutam contra um manticore, um monstro grego que lança espinhos venenosos, e Annabeth acaba caindo de um penhasco e desaparecendo. As Caçadoras de Ártemis os salvam, mas Ártemis confirma a morte de Annabeth. Percy continua acreditando que ela está viva e começa a ter sonhos com ela correndo perigo. Depois de voltarem para o Acampamento Meio Sangue, recebem a notícia que a deusa da caça fora raptada pelos seguidores do rei dos Titãs, Cronos. Após receberem a profecia, decidem que apenas dois campistas e três caçadoras irão em busca da deusa. Percy fica bravo por não poder ir, pois ficou decidido que os dois campistas que iriam seriam Thalia, que é filha de Zeus, e Grover, um sátiro. Será que Percy vai ficar fora dessa? Leia a obra e se divirta com mais aventura desse novo herói. “FEITIÇOS E SUTIÃS” (de Sarah Mlynowski - Editora Record - Edição de 2006)

Rachel sempre quis ser popular, ao descobrir que sua irmã herdou o dom da feitiçaria de sua mãe, ela deseja usar os dons para realizar seu desejo. Tudo dá certo: ela entra para o desfile da escola, se torna do grupo A (popular), tem como quase-namorado, Raf, o garoto mais bonito da escola e ele será seu par no baile de outono. Só há um problema, esse baile será no dia do casamento do seu pai com sua nova madrasta. Rachel tem que acabar com o casamento, para encontrar-se com Raf e impedir que seu pai seja “infeliz” para sempre. “A BÚSSOLA DE OURO” (de Pullman Philip - Editora Ponto de Leitura)

Neste livro, Pullman conduz o leitor a um mundo mágico. Acompanhando a jovem Lyra, que se lança numa busca desesperada e enfrenta terríveis obstáculos quando seu amigo Roger desaparece, o escritor nos apresenta um universo de fantasias onde os daemons correm pelas ruas de Oxford e Londres... onde um redemoinho de poeira misteriosa está por toda parte, tornando possível às crianças conhecerem segredos que os adultos dariam tudo para desvendar.


DESAFIO ACADÊMICO

?

Você vai bem em Matemática? Então leia esta história.

?

?

?

?

?

? ?

?

?

?

?

VOCÊ SABIA ? ?

?

?

?

?

?

?

?

? ?

As primeiras tentativas de divulgar notícia por escrito aconteceram na Antiguidade.

Um aluno se gabava por saber Matemática. Seu professor, certa vez, resolveu lhe pregar uma peça. Pediu que imaginasse um número de 0 a 10 e o anotasse em um papel para não esquecer. - Agora, some esse número com 2 – disse o professor – e, em seguida, pegue o resultado e coloque mais 3. Pensou quanto deu? Então coloque mais 5. Pronto? Para terminar, diminua esse resultado pelo número que você anotou no papel. Deu 10, não deu? O garoto não acreditou que o professor havia adivinhado o número e pediu que repetisse o truque. Incrível! Todas as vezes o resultado dava 10! O aluno até hoje não conseguiu compreender por quê.

Um exemplo é a placa informativa criada pelo imperador Júlio César, no ano 59 antes de Cristo. Por volta do século 15, a impressão em papel se aperfeiçoou e surgiram os primeiros jornais com algumas notícias sobre guerras. A partir daí, os jornais se desenvolveram até chegarem a um modelo mais parecido com o atual. O primeiro jornal nesse estilo foi o francês La Gazette, publicado em 1631.

E você? É capaz de desvendar esse enigma? Resposta do desafio anterior: As questões corretas seriam: 2, 3 e 5.

VAMOS COLORIR COLORIR VAMOS

21 DE ABRIL

* Feriado - Tiradentes

AGENDA

22 DE ABRIL

* Estudo do Meio - 9º Ano BOVESPA e Show de Física 23 DE ABRIL

* Avaliação Substitutiva (6º ao 9º) 24 DE ABRIL

* Workshop de Educação Física (6º ao 9º) * Passeio ao Zoo de Sorocaba (2º ao 5º) 26 DE ABRIL

* Festa da Caneta - 4º Ano

Em Cartaz ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS Alice, aos 17 anos, vai a uma festa vitoriana e descobre que está prestes a ser pedida em casamento perante centenas de socialites. Ela então foge, seguindo um coelho branco, e vai parar no País das Maravilhas, um local que ela visitou há dez anos, mas não se lembrava. Data Prevista: 21/04/2010 Elenco: Mia Wasikowska / Johnny Depp Distribuidora: Disney

EQUIPE

GE ER RACAO

Redação Ana Luíza Juliato Torrezin Cecília Sochiarelli da Costa Gabriela Brumatti Ribeiro

PATROCINADOR:

Produção Nathália Macedo Gravalos Valquíria de Andrade Berardi

Raphael Rocha Dias

Supervisão Geral Laura Mendonça Pimenta Agessi

Coordenação Profª Marilena Amaral Martins Cunha

Rua Carlos Manarini, 76 - Centro - Valinhos - Fone: (19)3869-5754

Geração 04  

Edição 04 do Jornal Interno do Colégio Fundamentum de Valinhos - SP

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you