Issuu on Google+

VX

Fique por dentro... Faxina ou teatro?

Para a oposição, atitude de Dilma não passa de uma faxina encenada. A queda na popularidade do governo da presidente Dilma Rousseff é um reflexo das denúncias realizadas sobre diversos ministérios e órgãos da administração pública, afirmaram líderes da oposição. Pesquisa CNI/Ibope, divulgada no dia 17 de agosto, aponta queda na avaliação positiva do governo e na aprovação pessoal de Dilma. “A presidente não pode querer passar para a opinião pública a ideia de que está fazendo uma grande limpeza, quando não está fazendo. Olha a pesquisa. Já mostra isso”, disse o presidente nacional do PSDB, deputado Sérgio Guerra (PE). Assim, a oposição acredita que a Dilma não pode agir mais rigorosamente, em relação às acusações, pelo fato de existir uma dependência do governo de sua base (PT) na aliança com o Congresso. 'O governo até admite a existência das irregularidades, dos ilícitos praticados, dos crimes e da prática da corrupção. Mas procura esconder os protagonistas essenciais de tudo isso. Encena uma espécie de faxina, mas não passa da encenação, porque esbarra nas forças partidárias que apoiam', disse o líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR). Para o partido da oposição, a atitude de Dilma não passou de uma encenação existente apenas para esconder os verdadeiros protagonistas das irregularidades cometidas.

Por Priscila Ap. Piccinini

Mais um pouco... Escândalo?! Oito meses com a presidente Dilma, governo em crise. Ao contrário do que a oposição diz, a culpa da escolha dos ministérios não foi diretamente da presidente. Ela escolheu os ministros que confiava, mas pela falta

Alumni A VOZ DOS ALUNOS

Informativo Mensal Interno * Ano 01 * Edição 03 * 09/09/2011

ENSINO

MÉDIO EM DIA ESTUDO ALÉM DA ESCOLA Os alunos André Mazzeto, Lucas Albano, Lucas Hypólito, Maria Rita Favareto e Sarah Uliano, depois de organizarem e sistematizarem todas as doações para a Barraca Solídária do Ensino Médio, que teve como objetivo ajudar o Asilo dos Velhinhos de Valinhos, foram até o local para entregar os 643 itens arrecadados. Lá, visitaram o estabelecimento e conheceram alguns dos 54 pacientes, os quais conheceram melhor. O lugar é dotado de sala de criação, para estimular a imaginação dos pacientes; há produção de artesanatos; e até salão de beleza, que depende exclusivamente de voluntários para fazer cabelos e unhas das senhoras; academia, com equipamentos e aparelhos ao ar livre; dois pátios de alimentação; e os dormitórios podem ser individuais ou de duas pessoas.

Por Maria Rita Favareto

Editorial

Caros leitores, Nesta edição falaremos sobre como estudar melhor. Daremos algumas dicas para ajudá-los a se prepararem para as provas que virão. Muita gente acha que estudar é algo difícil e complicado. Às vezes a falta de concentração, o horário, o nervosismo e até o ambiente acabam nos atrapalhando na hora de aprender. Para evitar todos esses imprevistos, abaixo estão algumas dicas: -Ambiente calmo, bem ventilado e claro. Associamos o conteúdo estudado ao lugar que estamos. Jamais estude deitado, é importante manter a postura ereta; -Divida suas horas de estudo ao longo da semana. Afinal, duas horas por dia é mais produtivo que doze seguidas; -Comece estudando as matérias mais difíceis ou as que você menos goste; -Tente relembrar a matéria sem consulta, com isso, o cérebro arquivará a informação desejada. -Durma bem. O ideal de tempo para o sono é oito horas diárias; -Esteja saudável: não estude com fome, pois prejudica o raciocínio, a concentração e a compreensão do conteúdo. . Agora que você já sabe disso tudo, bom estudo! Por Gabrielle Thomazi

de consciência e atitudes particulares de cada um, a culpa cai sobre os ministros. A única alternativa restante é a faxina no governo, podendo-se, posteriormente, convocar outros candidatos para ocupar Dilma Rousseff, tais ministérios. Presidenta da Em números, já foram exonerados três República. ministros e estão quase por exonerar mais dois. Antônio Palocci (PT), da Casa Civil, Alfredo Nascimento (PR), do Ministério dos Transportes e Nelson Jobim (PMDB), do Ministério da Defesa, já foram demitidos. Wagner Rossi, do Ministério da Agricultura e Pedro Novais, do Ministério do Turismo, ambos do PMDB, são os ministros que Nelson Jobin, exMinistro da Defesa. estão por exonerar. Por Lucas Albano


F

CONHECENDO...

ALA AÍ

A Mestra

EINSTEIN!

Entrevista de Marcela Rodrigues por Carlos Magalhães Carlos: Professora Marcela, onde você se formou? Marcela: Formei-me em Licenciatura Plena em Letras, Licenciatura Noturna na Unicamp, em 2008, em 9 semestres e não 8 como o normal. Carlos: Como você encontrou o Colégio Fundamentum? Marcela: Eu trabalhava no COC em Campinas com uma coordenadora que veio fazer entrevista com a Laura para o emprego no Ensino Médio. Laura perguntou se conhecia alguma professora de Redação e me indicou. Na verdade, ela acabou indicando o Roni e a Juliana também.

Carlos: Qual foi a sua primeira impressão do primeiro ano? E ela se mantém? Marcela: Eu não sou uma das pessoas que acha que a 1ª impressão é a que conta. Na primeira aula eu trouxe uma música do Cazuza, e a sala ficou olhando de cara feia para mim (risos). Achei que não fosse dar certo, que o trabalho que eu fazia em outros lugares eu iria ter que mudar e dar uma aula mais tradicional, porque a turma não gostou. Mas depois tudo se alterou, tanto que agora as aulas não tem nada de tradicional:conversamos e não só produzimos, como numa aula formal. Então a primeira impressão não ficou. Cadu: Ainda bem! (Risos)

Possível saída de Kadafi do governo da Líbia Kadafi, a frente da Líbia a 42 anos, entrou em uma de suas piores crises durante todo o seu mandato. Pessoas manifestam em praças, lugares públicos e privados, quartéis, ruas e seu palácio. Todos querem que ele seja deposto, para poderem ter uma sociedade e um país mais livre. Essa temática foi discutida nas sulas de atualidades e o s a l u n o s produziram textos em que se posicionaram sobre o assunto. Veja no nosso site alguns deles na íntegra.

Por Vinicius Perseghetti

DE OLHO NO FUTUR Jornalismo: Estamos vivendo em uma época em que a informação é essencial para se manter atualizado. A todo o momento recebemos notícias de todos os cantos do mundo. Usamos a internet como principal ferramenta de acesso a acontecimentos, tanto brasileiros quanto estrangeiros. Mesmo virtualmente, há a necessidade do jornalismo para o desenvolvimento e divulgação da notícia para o alvo. Além do jornalismo nacional, acontecendo no nosso próprio país, temos também a categoria internacional, englobando o resto do mundo. Esse ramo está em constante crescimento, e é apreciado pela maioria dos jornais apresentados na televisão. Vemos constantemente enviados especiais para outros países, e sem dúvida, essa profissão está em alta.

Por Fabio Spanholeto

INTERAÇÃO

!

Ria

se puder...

Blog: www.filosofaremsociedade.blogspo t.com Profª Érica Frau, Filosofia/ Sociologia. Livro: Neste mês, sugerimos os livros de Milton Hautoun: · Relato de um certo Oriente; · Dois irmãos; · A Cidade Ilhada.

Por Gabrielle Thomazi

Vox Alumni Redação Lucas Albano EQUIPE

Carlos Eduardo Magalhães Gabrielle Rosa Thomazi Fabio Spanholeto

Maria Rita Favareto Priscila Piccinini

Produção Maria Rita Favareto Priscila Piccinini

Por Carlos Magalhães e Vinicius Perseghetti Supervisão Geral Profª Marilena Amaral Martins Cunha Laura Mendonça Pimenta Agessi


Vox_03_11