Page 1

Trabalho de Ed. Física – 1º bimestre Turma 3L

Levantamento de Peso Olímpico


O Levantamento de Peso Olímpico (“olimpic wheightlifting“) talvez seja o esporte de força menos conhecido pelo público. Frequentemente confundido com o Levantamento Básico (“powerlifting“) ou com o popular Fisiculturismo (“bodybuilding“) , o LPO é uma das modalidades mais antigas do quadro olímpico, tendo sua participação iniciada nos Jogos de 1890! O objetivo do LPO é levantar a maior quantidade de peso acima da cabeça em dois movimentos: o arranco (“snatch“) e o arremesso(“clean and jerk“) . Em cada uma das provas os atletas dispõem de três tentativas para levantar a maior carga possível. O aumento de carga após qualquer tentativa bem sucedida para o mesmo atleta deve ser no mínimo 2 kg, entre a primeira e a segunda tentativa e no mínimo 1 kg entre a segunda e a terceira tentativa. O somatório dos maiores pesos levantados, em cada uma das duas provas, determina o total combinado ou total olímpico e quem levantar mais peso, ganha. Em caso de empate, a vitória cabe ao atleta que pesar menos. Se mesmo assim o empate persistir, ganha aquele que tiver levantado primeiro. A competição é realizada numa plataforma (tablado) de quatro metros quadrados e três árbitros julgam se os levantamentos foram válidos ou não, acionando um sistema de luzes: branca para levantamento válido e vermelho para nulo. Os equipamentos são uma barra de aço, discos (ou anilhas) e colares (ou presilhas), para fixar os discos na barra. Para a prova masculina, a barra deve medir 2,20 m de comprimento, pesar 20 kg e possuir 28 mm de diâmetro; para a prova feminina, a barra deve possuir 2,01 m, 15 kg e 25 mm de diâmetro. Os colares devem pesar 2,5 kg cada um para os homens e mulheres. Os discos são feitos de metal e o peso varia conforme a coloração: • vermelho: 25,0 e 2,5 kg; • azul: 20,0 e 2,0 kg; •

amarelo: 15,0 e 1,5 kg;

verde: 10,0 e 1,0 kg;

branco: 5,0 e 0,5 kg.

As competições são organizadas para homens e mulheres. Os atletas competem em classes de peso, de acordo com a sua massa corporal: sete categorias femininas (até 48, 53, 58, 63, 69, 75 e acima de 75 kg) e oito masculinas (até 56, 62, 69, 77, 85, 94, 105 e acima de 105 kg).


Arrancada

O Arranco (“snatch”) é a primeira prova da competição de LPO e consiste em levantar a barra em um só movimento desde o tablado até a completa extensão dos braços acima da cabeça. Para executá-lo o atleta pega a barra e a levanta à maior altura possível. Em seguida agacha completamente posicionando a barra acima da cabeça com os braços estendidos e finalmente se coloca de pé imóvel até o sinal dos árbitros para baixar a barra (figura). Essa é a técnica executada pelos levantadores de peso em competição, fazendo o agachamento profundo para pegar a barra acima da cabeça, sendo conhecido como “arranco clássico” ou “competitivo”.

Arremesso


O Arremesso (“clean and jerk”) na sua forma “clássica” ou “competitiva” consiste em levantar a barra em dois tempos: desde o tablado até o peito – primeiro tempo (“clean”). E desde o peito até a completa extensão dos braços acima da cabeça – segundo tempo (“jerk). Para executar o primeiro tempo o atleta pega a barra na plataforma, levanta à maior altura possível e em seguida agacha profundamente para colocá-la sobre os ombros (figura). A puxada do arremesso é praticamente idêntica a do arranco, sendo possível erguer mais peso em função da pegada das mãos na barra mais próxima. O apoio da barra nos ombros acorre com a rápida rotação dos cotovelos embaixo da barra. Após levantar as barra até o ombro o atleta se posiciona para lançá-la acima da cabeça. O segundo tempo(“jerk”) consiste numa pequena flexão seguida de uma poderosa extensão das pernas para lançar a barra acima da cabeça. Para posicionar a barra acima, o levantador executa a “tesoura”, posicionando uma perna à frente e a outra mais atrás. Uma vez que a barra está controlada acima da cabeça, o atleta recupera o posicionamento paralelo das pernas.

Levantamento de peso