Page 1


Raphael Silva Gonรงalves

Rio de Janeiro Dezembro de 2012


Copyright © 2012 by Raphael Gonçalves Todos os direitos reservados Título original Natal Luz Projeto gráfico Raphael Gonçalves

Cólofon Este livro foi projetado no formato de 20cm x 15cm, impresso em papel couché 140 g/m² em quatro cores e a impressão digital a laser.

Dezembro de 2012 Impresso no Rio de Janeiro, Brasil

Não é permitida a reprodução total ou parcial desta obra por quaisquer meios sem a prévia autorização do autor.

“Tudo posso nAquele que me fortalece.” Filipenses 4:13

Quero expressar meu sincero e profundo agradecimento a Deus pela minha vida, à minha família pelo apoio e sugestões, ao incentivo da minha linda namorada e aos meus professores pelo auxílio e suporte técnico durante a construção deste trabalho tão singular.


apresentação O desenvolvimento deste livro foi elaborado como requisito de conclusão do sétimo ciclo do curso de graduação em designer gráfico do Instituto Infnet. O trabalho consistia em se fazer a divulgação de uma festa popular no Brasil, levando em consideração todos os seus aspectos culturais, regionais e históricos. A festa por mim escolhida foi o Natal Luz de Gramado, por ter se tornado ao longo de vários anos no maior Parque Temático de Natal. Esta festa encanta milhares de pessoas todos os anos por suas luzes multicoloridas, seus corais extraordinários e espetáculos grandiosos. Este livro tem como proposta apresentar toda a magia e encanto do Maior Natal do Brasil e da América Latina.


sumário capítulo 1 a cidade a colonização a natureza a gastronomia o turismo

8 10 11 12 15

capítulo 2 o evento a essência o começo as características o público as atrações conclusão

16 19 20 22 23 24 40


gramado capítulo 1 a cidade Uma exuberante cidade localizada na Serra. Um pequeno e harmonioso recanto ao sul do Brasil. Gramado surgiu como uma cidade de descanso para os tropeiros, e logo despontou como um local perfeito para o turismo. Quando os primeiros visitantes descobriram o ar fresco da Serra o veraneio se tornou um hábito em suas vidas.

Os habitantes desta cidade são cheios de vitalidade e amantes de sua terra. O frio favorece a aproximação das pessoas proporcionando momentos felizes em família ou amigos. Há flores por toda parte e a mesa é sempre farta. Uma cidade aprazível e cheio de surpresas. Venha experimentar toda a emoção deste lugar inesquecível.


10

gramado

gramado

11

a colonização

a natureza

Gramado está localizada na fascinante Serra Gaúcha. Existe uma perfeita junção de sua natureza mais que exuberante com o empreendedorismo de seus moradores.

A bela natureza da cidade está em perfeita harmonia com o homem, em meio a um cenário de imensos vales verdes. A fascinante cidade de Gramado tem uma beleza peculiar, capaz de seduzir seus visitantes que a visitam a cada ano.

Em primeiro lugar vieram os luso-açorianos e logo em seguida os imigrantes italianos e alemães no final do século XIX. Em sua vegetação ampla e verdejante seus visitantes podiam descansar à sombra das copas das árvores na subida do litoral para a Serra.

Suas magníficas belezas naturais contribuíram para firmar o turismo da região. A cidade com suas peculiaridades desenvolveu várias atrações e execelente infraestrutura suficiente para atrair diferentes públicos e idades. Os jardins, as cachoeiras, os campos já serviram até de cenário para filmes e seriados de TV.


12

gramado

a gastronomia Estar em Gramado significa estar num lugar cheio de delícias. A cidade oferece a possibilidade de se escolher entre uma enorme variedade de restaurantes, casas de café colonial, fondues, entre outros estabelecimentos gastronômicos de dar água na boca. Um roteiro variado leva o visitante para se deliciar em verdadeiros banquetes, porque em Gramado o simples ato de comer não é considerado mera necessidade, mas um verdadeiro prazer sem limites basta querer.


gramado

o turismo Gramado tem a maior infraestrutura receptiva do Rio Grande do Sul, com aproximadamente 11 mil leitos, distribuídos em 145 hotéis e pousadas; cerca de 1.140 estabelecimentos comerciais e mais de 120 bares e restaurantes, atendem mais de de 11 mil pessoas A vocação excepcional para o turismo faz de Gramado um dos endereços turísticos mais procurados do país, reunindo uma diversidade gastronômica, a qualidade da hotelaria e lugares incríveis que já são considerados cartões postais. A decoração das avenidas, casas e a firme determinação de se manter um amplo calendário de eventos, tornam Gramado ainda mais fascinante e surpreendente.

Voltada totalmente para o turismo, ao longo dos anos a cidade soube crescer para o turista, seja ele de lazer ou de negócios. Por ser uma cidade que tem 80% de sua economia concentrada nesta atividade, não pode ficar esperando apenas pelo frio para atrair turistas. Gramado é conhecida pela referência em turismo, movimentando a cidade durante o ano inteiro. Desta forma descreveremos o evento mais importante do ano em Gramado: o grandioso Natal Luz que acontece todos os anos para o deleite e satisfação de milhares de expectadores.

15


natal luz capítulo 2 o evento O Natal Luz de Gramado foi desenvolvido para ser o maior parque temático de Natal do Brasil, transmitindo toda a magia e o encanto no período em que se comemora o Natal.

Foto: Cleiton Thiele

Neste momento passaremos a desvendar todo o encantamento e magia deste evento grandioso para que o nosso leitor possa ter um dislumbre do que é o Natal Luz em Gramado.


Foto: Cleiton Thiele

natal luz

19

a essência O Natal Luz tem como essência despertar emoções em milhares de pessoas que todos os anos procuram a cidade de Gramado para festejar com suas famílias e amigos o encantamento do natal. O Natal Luz é o elo que une a todos e que nos move a cada ano superar as expectativas de um evento grandioso.


20

natal luz

natal luz

o começo Desde sete de julho de 1961 em Gramado, era realizada a festa das Hortênsias, devido a cidade ser rodeada por todos os lados por essas flores, tendo se tornado uma tradição na cidade. A hortênsia é considerada uma das características que motivaram o desenvolvimento do turismo em Gramado. Porém em 1986, após várias análises, foi constatada a necessidade de dar uma nova roupagem, fazer uma renovação nesta festa, com o intuito de atrair mais turistas nesta época. Foi então que surgiu a ideia de aproveitar o Natal com toda a sua magia e encantamento para despertar o interesse das pessoas em visitar a cidade.

Porém havia uma preocupação por a comunidade ser bem tradicional, com descendência ítalo-germânica, era costume das famílias passarem o natal em suas casas e nas igrejas. O prefeito em gestão na época juntamente com sua equipe estudaram várias formas de incrementar o turismo, daí tiveram a ideia de iluminar a cidade com luzes e enfeitar as casas com temas próprios de natal. O Natal Luz de Gramado conta com um grande diferencial que é proporcionar momentos de puro entretenimento, magia e emoção a todas as gerações que todo ano assistem a este espetáculo tão grandioso e surpreendente.

Primeira comissão do Natal Luz Luciano/Marlene Peccin - José Carlos Silveira/ Denise Lindofer Ricardo/Dida Volk - Laurence/Kika Peccin - João Mirron/Angela Kuln

21


22

natal luz

natal luz

as características Uma das características mais predominante da festa é a união de todos os moradores que durante todo o ano arrecadam garrafas pet para a confecção dos enfeites e luzes que serão utilizadas na decoração do Natal Luz. Outra característica é que os próprios moradores são os artesãos e também são empregados na realização dos espetáculos. A cidade é bem receptiva com os visitantes, dando-lhes uma atenção especial. A união perfeita do encanto, da magia e da emoção retratados em vários espetáculos surpreendentes.

Foto: Cleiton Thiele

Foto: Cleiton Thiele

o público O Natal Luz de Gramado é o maior Parque Temático de Natal do Brasil e da América Latina, atraindo pessoas de todas as faixas sociais e culturais. A festa encanta e mexe com o imaginário de todas as pessoas. Crianças, jovens, adultos e pessoas de mais idade têm motivos de sobra para desejar visitar a cidade e participar do maior natal do Brasil. Até mesmo o visitante que nunca veio a Gramado é tratado pelos moradores como velho conhecido, a recepção é fantástica. Pessoas de diferentes locais do Brasil e até do exterior escolhem a festa do Natal Luz como a sua viagem dos sonhos e desejam sempre retornar.

23


24

natal luz

natal luz

25

as atrações

nativitaten

O Natal Luz é composto por uma gama variada de espetáculos ricos em detalhes surpreendentes e grandiosos, capazes de fascinar pessoas de todas as idades. Vale a pena assistir a cada um deles e experimentar momentos de pura emoção.

Um evento espetacular e surpreendente que consiste em uma ópera que tem como performances uma sequência de chamas de fogo, chafarizes de água, raios lasers, fogos de artifícios. Para dar mais brilho a grandiosidade do evento, um belo coral composto de 100 vozes se une a 40 atores com danças fascinantes. Este evento acontece às margens do Lago Joaquina Rita Bier.

Foto: Cleiton Thiele


26

natal luz

natal luz

grande desfile de natal

Foto: Cleiton Thiele

fantástica fábrica de natal

Este desfile se dá na Rua das Hortênsias, sendo dividido em dois atos: o primeiro conta a história do nascimento do menino Jesus e o segundo ato narra a história do mágico natal com a figura carismática do Papai Noel. Este grande espetáculo é formado por atores, bailarinos, patinadores e moradores da localidade.

O espetáculo narra à história de uma menina chamada Sofia, que não acreditava que os seus sonhos poderiam se tornar realidade até ser levada em sonho por um anjo para uma fábrica mágica. Chegando a esta fábrica descobriu que é possível ter fé e acreditar que nossos sonhos podem se tornar realidade. Foto: Cleiton Thiele

27


Foto: Cleiton Thiele natal luz

29

árvore cantante Um dos espetáculos mais tradicionais da programação do Natal Luz de Gramado tem como ponto principal um coro de aproximadamente 40 vozes, formado por alunos da Escola das Artes, que se apresenta com o acompanhamento de bailarinas de sapateado.


30

natal luz

natal luz

31

show de acendimento

Foto: Cleiton Thiele

natal campeiro um sonho de guri

Milhares de pessoas superlotam todas as noites as avenidas Hortênsias e Borges de Medeiros durante uma cerimônia espetacular onde sons juntamente com efeitos especiais iluminam a grande e majestosa árvore de natal culminando com o acendimento de todas as luzes da cidade. Após o acendimento total das luzes acontece um grande e extraordinário show.

É um espetáculo emocionante que narra a história da vida campestre e dos desejos de um garoto campeiro às vésperas do Natal. Os expectadores farão uma profunda viagem de volta ao passado e muitos recordarão a simples e pacata vida no campo quando eram crianças assim como o menino da história.

Foto: Cleiton Thiele


32

natal luz

vila de natal A Vila de Natal além de uma variada e gratuita programação, também organiza uma exposição de 25 artesãos da própria cidade que oferecem seus produtos natalinos. Existem seis diferentes espetáculos com a participação de artistas, corais e o tão esperado Papai Noel que fascinam os expectadores. Oferece também atrações como o Parquinho de Diversões e a Casa do Papai Noel.

Foto: Cleiton Thiele


34

natal luz

natal luz

tannenbaumfest

Foto: Cleiton Thiele

au au, uma aventura de natal

O Tannenbaumfest reúne a comunidade gramadense e turistas para colorirem ainda mais a cidade. Empresas, hotéis e restaurantes são os responsáveis por enfeitar pinheirinhos ao longo da Avenida Borges de Medeiros, principal avenida da cidade de Gramado. Para enfatizar ainda mais o espírito natalino acontece uma linda parada de natal.

Este espetáculo é uma comédia infantil que narra a história da uma cachorrinha chamada Princesa que para manter o espírito do natal na terra tem que enfrentar vários inimigos que querem destruir todo o encanto desta data tão especial. O espetáculo emociona com suas luzes, cenários ricos e cheios de atrações. Foto: Cleiton Thiele

35


36

natal luz

concertos de natal Os concertos de natal sempre dão um glamour à programação do Natal Luz. Com a Orquestra Sinfônica de Gramado entre as atrações, a rua Coberta será ainda mais um espaço de requinte e de bons momentos para curtir música clássica ao som de temas natalinos.

Foto: Cleiton Thiele


38

natal luz

natal luz

39

christmas rock

Foto: Cleiton Thiele

parada de natal

O show do guitarrista Rafa Schuler com toda a sua energia, contagia e anima o natal dos visitantes que gostam de dançar ao som de muito rock’n roll durante o espetáculo Christians Rock. O músico se inspira na magia das canções de Natal americanas para criar a atmosfera do espetáculo musical que encanta pelo repertório, cenário e envolvimento com o público.

Imagine você ter a honra de ser convidado pelos próprios Papai e Mamãe Noel para participar de uma Parada de Natal. Pois é exatamente essa magia que se dá todas as tardes durante o Natal Luz. Uma parada composta por personagens caminha pelas ruas da cidade contagiando a todos com sua alegria e animação.

Foto: Cleiton Thiele


40

natal luz

natal luz

ações sociais e culturais

41

escola de artes Para fazer frente à demanda de profissionais qualificados para a realização dos espetáculos, foi criada a Escola de Artes que visa descobrir talentos na própria comunidade, tendo sido investidos R$ 200 mil na formação de 230 crianças e adultos, distribuídos em 7 modalidades artísticas. Desses alunos, 90% serão empregados nas atrações do evento.

Para movimentar e atrair ainda mais os visitantes durante o Natal Luz, serão colocadas em prática várias atividades sociais, sustentáveis e culturais que passaremos a descrever.

Foto: Cleiton Thiele


42

natal luz

natal luz

projeto pet Desde cedo as escolas de Gramado conscientizam seus alunos a ajudar a preservar o meio ambiente e os projetos sustentáveis, arrecadando garrafas pet para serem utilizadas pelos artesãos na confecção dos enfeites que irão decorar a cidade durante o Natal Luz. È uma forma dinâmica de unir toda a comunidade neste projeto, contando com todas as escolas da comunidade. As escolas que mais arrecadaram serão premiadas pelo seu empenho e dedicação à este projeto tão especial.

Foto: Cleiton Thiele

projeto iluminar Tendo em vista o grande movimento de visitantes neste período de natal surgiu a ideia de conseguirmos angariar recursos financeiros para serem doados ao Instituto Infantil de Câncer do Rio Grande do Sul que tem seu trabalho voltado para cuidar de crianças com esta doença. Pedimos a colaboração de vários estabelecimentos comerciais de Gramado para que façam uma intensa mobilização em benefício deste importante hospital.

43


natal luz

45

doações de alimentos Durante todo o período dos eventos do Natal Luz as pessoas são incentivadas a doarem alimentos que posteriormente serão distribuídos entre as famílias carentes da comunidade.È uma maneira de aproximar mais as pessoas com os moradores, colocando em prática o bondoso e verdadeiro espírito de natal.

Foto: Cleiton Thiele


conclusão Esperamos através deste livro, ter contribuído para lhe apresentar de uma forma sucinta toda a grandiosidade da cidade de Gramado, porém ressaltando o magnífico e iluminado Natal Luz. O Natal Luz nada mais é do que um espetáculo extraordinário, que emociona e cativa pessoas de todas as línguas, credos e cores. Quando surgir uma oportunidade, faça planos de visitar este lugar incrível e também se emocionar passando momentos inesquecíveis com sua família nesta cidade tão cheia de magia.


Natal Luz  

Livro Acadêmico - Natal Luz de Gramado

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you