Page 1


2

Foi escolhida como tema, a série animada de ação e comédia “Cow and Chicken”, criada por David Feiss. Produzida pelo Cartoon Network, a série foi exibida de 1997 a 1999 e apresentou uma audiência expressiva, o que garantiu alguns fãs fiéis e sua reexibição até 2006. A série apresenta um bom número de personagens que poderão ser explorados e atribuídos, cada um a sua respectiva carta de equivalência, além de elementos icônicos auxiliares como objetos e figuras de estilo que serão responsáveis pela identidade do baralho. A história gira em torno dos personagens Vaca e Frango, irmãos, filhos de pais humanos. Os dois são crianças e apresentam uma rotina atípica a sua faixa etária. Acontecimento bizarros e exagerados e situações inusitadas, beirando o surreal e o nonsense são recorrentes durante as 4 temporadas.

O tema escolhido, me permitiu adequar o baralho convencional de 52 cartas com : - 3 figuras reais - Números de 2 ao 10

- Ás - Adição de 2 coringas (jokers) Aos personagens da série animada resultando em um montante final de 54 cartas, considerando os quatro naipes convencionais: - Copas, Espadas, Ouros e Paus

3


Com o baralho completo , diversos jogos podem ser jogados como: Poker, buraco, paciência, copo d’água, dentre outros. As cartaz possuem uma organização simples, não há espelhamento das ilustrações, cada carta possui uma ilustração única e um esquema de cores que a identifica quanto a sua figura de valor e seu naipe correspondente.

A cartas apresentam uma dimensão de 10x6 cm, um tamanho atípico para um baralho. Esse formato torna as cartas um pouco mais verticalizadas, o que a meu ver valoriza as ilustrações e torna o modo de jogo e acomodação das cartas na mão, um pouco mais confortável.

Exemplos: Rei e rainha de copas. 4

Frente e verso de uma carta

O fundo das cartas ainda não está definido porém a escolha prevalece de um degradê azul , referente ao fundo utilizado em aberturas e transicoes da série, prevalece.

5


O estilo escolhido para as ilustrações que compõe o baralho é bem fiel às orginais do craidor, David Feiss. Por se tratarem de personagens muito icônicos não julguei interessante nenhum tipo de estilização para os personagens e elementos da série. Essas são feitas com base em muitas referências. E o processo se dá de forma que durante a vetorização consigo ir adequando os personagens as posições desejadas para as cartas e também acabo por acrescentar alguns elementos que julgo mais interessantes.

6

Line art do personagen Bum-de-fora e de alguns outros elementos da série.

Como anteriormente citado, a caracterização dos personagens é fácil por se tratarem de personagens muito bem demarcados. As cores e os elementos complementares atribuidos pelo criador, deixam extremamente evidente uma certa despreocupação com cores e formas o que torna o desenho ainda mais característico.

Vitor Diégues Meuren DIn/Unb

7


Cow & Chicken  

Manual de CGA - DIn/UnB

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you