Page 6

Projetos Educacionais: Pedagogia de Projetos

Uma vez que abordamos questões referentes ao currículo escolar, trataremos agora de um assunto muito importante: a pedagogia de projetos e a integração das tecnologias da informação e da comunicação às atividades curriculares. Quando falamos em projetos, o que lhe ocorre? Com certeza, você já ouviu falar em vários tipos de projetos. Esta palavra também contém em si a idéia de futuro, daquilo que ainda será realizado, do “vir a ser”. Segundo o Dicionário Aurélio:

Para Saber Mais (Clique aqui para abrir)

Currículo, escola e ensino são coisas diferentes, mas são tão interligadas que chega a ser difícil traçar uma linha divisória para demarcá-las. Vivem uma em função da outra. O estabelecimento de um currículo depende do tipo de ensino que se quer adotar e da escola que se deseja. Tem sido assim ao longo da história. O currículo tem estado orientado em função do saber válido socialmente e digno de ser transmitido. Trata-se de uma seleção intencional deste mesmo saber, e de forma organizada, objetivando que o aluno alcance resultados. É, então, muito mais que uma grade curricular, pois abarca todo o envolvimento escolar para propiciar o dinamismo do processo educacional.

Os projetos são inerentes à condição humana, desejosa de recriar, reinventar, reiniciar. Em termos de práticas pedagógicas, o projeto está ligado a novas formas de ensinar e de aprender, introduzindo novos conceitos, novas formas de pensar, de agir e de se relacionar, afetando todos os sujeitos do processo educativo. Com a pedagogia de projetos, o aluno aprende a “fazer, fazendo”, aprende à medida em que produz e que reelabora conceitos e cria relações. Neste processo, como fica o professor? Este se torna o mediador que faz o acompanhamento do processo e guia o aluno, dando-lhe segurança. Cabe ao professor criar situações de aprendizagem que propiciem diferentes tipos de conhecimentos e que motivem as relações interpessoais. Quanto aos projetos, não há um modelo ideal. O importante é que estejam adequados à realidade dos alunos, tratem de problemáticas de seu interesse e que levem à compreensão, sistematização, formalização e reelaboração de conceitos, numa proposta de trabalho construcionista. Os projetos pedagógicos devem contribuir para aprendizagens significativas.

Parada Obrigatória (Clique aqui para abrir)

A aprendizagem humana é um processo que se realiza no confronto sócio-histórico e não se limita à mera estocagem de conteúdos, de informações, pois o conhecimento não é linear e nem tampouco compartimentado. A aprendizagem, embora ocorra de maneira diferenciada em cada indivíduo, não pode ser tomada como um processo meramente

Módulo TV e Vídeo  

Módulo TV e Vídeo

Módulo TV e Vídeo  

Módulo TV e Vídeo

Advertisement