Issuu on Google+

Ano II • Fevereiro • 2012

SANTANA DE PIRAPAMA/MG

BÁRBARA MENDONÇA

Lorena Nicácio

EXPEDIENTE

CENTRO URBANO DE SANTANA Fundador da edição original: João W. Perpétuo Assecon Comunicação Perpétuo Ltda opublicorevista@gmail.com Belo Horizonte Diretor Executivo: João W. Perpétuo Jornalista Responsável: João W. Perpétuo 09858JP Reportagem e Edição Final: Bárbara Mendonça e Regis Augusto Fotografia: Bárbara Mendonça Imagens cedidas pela prefeitura de Santana de Pirapama Projeto Gráfico e Diagramação: Rangel Sales Artes: Isaac Freitas

DE PIRAPAMA

sumário

08 20 34 48 60 70 110 114 126

Administração Educação

Saúde

Assitência Social Produção Rural Infraestrutura Esportes

Capa: Praça de Santos Reis Foto: Bárbara Mendonça

Cultura e turismo Seguraçna

3

fotos: BÁRBARA MENDONÇA

O POVO FALA “Amo Pirapama. Moro aqui há 33 anos e hoje não tenho do que reclamar. Tivemos melhorias na saúde, construção de pontes que ajudou demais a gente. O trabalho do prefeito está 100%. ” Elma Maria Pereira Araujo

José de Mattos Soares

“Antigamente se a pessoa viajasse por esses lados a noite ela corria o risco de cair em um buraco. Hoje não tem mais isso. Acho difícil entrar outro prefeito igual ao Albertinho.”

“Antes, se alguém adoecia tínhamos de pegar um carro longe para poder buscar remédio, sem nem mesmo ter um caminho para passar. O prefeito Albertinho fez um trabalho muito bom na cidade.”

Joaquim de Paula Costa

Terezinha Ribeiro de Miranda

“Há mais de 30 anos que moro na cidade. O prefeito ajudou demais com as inúmeras pontes que construiu e a manutenção das estradas. Contribuiu bastante para o crescimento da cidade.”

Asfalto Av Santana: “Moro aqui há 25 anos e peguei uma época que as ruas todas eram de terra. Eu falo com toda certeza que esse foi o melhor prefeito de Pirapama. E a prova está aí.”

Alberto Pereira dos Santos (Poeta)

Jubar Leite de Souza

“Moro aqui na região de extrema há 35 anos, mas moro em Santana de Pirapama há 64 anos. azia tempo que eu não via um prefeito bom que nem esse. Além da construção da ponte da Maru, que me ajudou muito, a cidade teve muitas melhorias. Esse prefeito está seguindo os passos do pai”

“Não tínhamos campo apropriado e nem eventos. Hoje, todas as sextas tem a nossa tradicional pelada com os veteranos. A prefeitura sempre libera o uso do estádio ou quadra quando precisamos.”

Luiz Barbosa Araujo “Notei que as estradas melhoraram muito. As construção das pontes também foi importante para o acesso de todos. Educação, saúde, obras. Acho que todas as áreas foram atendidas. A cidade melhorou 100%.” Joaquim José Marques Barbosa

4

“Moro bem depois do Retiro dos Mendes, uma região que ficava completamente isolada quando chovia, mesmo sendo aquela chuva fina. A ponte das Tibuna também resolveu bastante coisa. Sempre acompanhei o trabalho das outras gestões, o trabalho de Albertinho foi muito bom.”

Agnaldo Moreira da Cruz “Vim para cá em 1985 e voltei em 2004. Foi um salto muito grande que a cidade deu a nível de progresso nos últimos anos. Asfaltamento, reformas, qualidade da saúde. O Albertinho, de fato, é um prefeito de obras. Onde moro, por exemplo, era de terra. O asfalto melhorou e valorizou a área em 100%.” Paulo Claudino Avelar (Dr Paulo)

“Até bem pouco tempo, antes da ponte, quando chovia atolava gente demais aqui. Aqui a região é muito isolada e se não fosse pelo trabalho da prefeitura a gente ainda ia passar muita dificuldade.”

“Tubo Ármico Zé Luciano: Ficávamos isolado sem a ponte (Tubo Ármico do Zé Luciano). A escola também ajudou bastante gente aqui. O prefeito fez um trabalho muito bom.”

Mozaniel Marque Brandão sobre a PONTE DO MOZAR

Antônio Carlos Oliveira (Toti)

• Santana de Pirapama

“Eu falei com o Albertinho que ele está fazendo um ótimo trabalho. O povo aqui tá triste com o fim do mandato dele que nem ficou quando souberam que o Lula estava doente.”

“A nova UBS de Inhames ajudou demais a comunidade. Antes, para tomar uma injeção a gente tinha que ir até o centro. Hoje temos uma equipe e estrutura para atender a região. O asfalto foi um diferencial muito positivo para região.”

Geraldina Vieira de Oliveira

Arnaldo Pereira Lopes

“Melhorou demais. Tinha dias que voltando de Pirapama (centro) tínhamos de ficar até a meia noite esperando a agua do córrego baixar. Essa foi a época que o prefeito mais olhou para a nossa região.”

“Sou professora da Escola Municipal Dionel Barbosa de Oliveira, onde também estudei e digo que o lugar melhorou muito. As reformas, a qualidade da merenda e o material escolar oferecido aos alunos foram muito importantes para a educação local.”

Luzia Rodrigues Guerra (Dona Lu)

Janete da Silva Nunes

“A prefeitura ajudou muito a região de Fechados. O asfalto foi uma maravilha para nós. E a UBS que é um alívio pra gente também. O prefeito olhou muito pela nossa região.”

“Desde 1962 eu mantenho meu comércio aqui na cidade e percebi o quanto as coisas melhoraram em todos os sentidos. A cidade cresceu muito e a prefeitura soube acompanhar esse crescimento.”

Maria Lopes Brandão Oliveira (Deca)

Dirceu Gomes Oliveira

“Além de arrumar as estradas, construir as pontes que dão acesso à Inhames, Coberto e outros lugares, o prefeito também reformou a escola onde meus filhos estudam. Tô alegre porque a cidade tem melhorado bastante.”

“As estradas melhoraram muito. Facilito o acesso da via rural o que aumentou o movimento aqui na cidade. O crescimento do município puxa o comércio. E foi o que aconteceu nos últimos oito anos.”

Marcio Paulo Rodrigues (Paulinho)

Dirceu Ribeiro

“Mudei para cá em 1983. Na época não tinha energia elétrica, péssimas estradas e falta de transporte. Agora tem ônibus constantemente aqui. Ele fez bastante mata-burro, construiu pontes, reformou escolas. Está trabalhando que nem o pai.”

“Depois que o Albertinho entrou, Pirapama ganhou vida. Pouco se olhava para o produtor rural. Hoje é diferente, o progresso chegou até o campo e todos têm facilidade de acesso ao centro . Nunca vi um movimento tão grande. Pirapama ganhou muito com isso.”

Benedito Felizardo Neves

“A região de Pindobas melhorou muito. Quando era tempo seco, as estradas eram até boas, mas quando chovia a região inteira parava. Hoje, só Deus pra parar alguma coisa aqui.”

Geraldo Gomes Rio D’ouro

“Faço o controle do meu tratamento aqui e estou satisfeita com a qualidade da entrega dos medicamentos. Tenho segurança de que encontro o medicamento que preciso aqui na cidade.” Maria Lucia dos Santos Silva

Romualdo Pereira de Matos •

5

Santana de Pirapama - MG

murilo santos

Prefeitura de SANTANA DE PIRAPAMA

ALBERTINHO TAMEIRÃO COM AÉCIO E ANASTASIA, RELACIONAMENTO COM AUTORIDADES DA POLÍTICA MINEIRA

Administração 8

• Santana de Pirapama

fotos: arquivo prefeitura

Administração

com que o prefeito trabalha em conjunto com autoridades políticas remete à maneira com que seu pai administrou Pirapama no passado. “Lembro dele me dizendo que mais importante que ganhar a política é montar e conservar o grupo político. E assim eu mantenho até hoje o grupo de meu pai conservado”, disse. A coligação o DEM e o PMDB representada pela chapa de Albertinho Tameirão com o vice prefeito Joãozito pôs fim a quase meio século de rivalidade partidária. Santana de Pirapama foi beneficiada inúmeras vezes pelos contatos influentes do prefeito. A construção de várias pontes com o apoio do Deputado Dr Viana, várias obras de infraestrutura também possíveis somente com

PREFEITO ALBERTINHO TAMEIRÃO

Albertinho Tameirão Oito anos de dedicação à administração do município onde está fixada sua história. Pelo teor das obras executadas na gestão do prefeito Albertinho Tameirão, percebe-se todo o apreço que tem pela sua terra natal. Sua trajetória na gestão pública de Santana de Pirapama se confunde com a história política da cidade. Seguindo os passos de seu pai Alberto Gomes Tameirão, Albertinho já foi presidente do Democratas, partido fundado na cidade por seu pai, vereador até assumir a prefeitura vencendo a eleição contra o prefeito em exercício. Segundo Albertinho, sua inserção na política se deu por uma forte influência de seu pai. “Me deparei fazendo política já aos sete anos, segurando a foto de um sujeito careca durante a campanha para vereador de meu pai. Esse “careca” era o então candidato Magalhães Pinto. Da minha família eu fui o único que manifestou o interesse de seguir os passos de meu pai no trabalho político. Para mim, um momento marcante da minha história foi receber das mãos dele o meu diploma de vereador, o que marcou o começo de tudo.”, disse O cunho político na família Tameirão parece ser um fator genético. A forma

PREFEITO E VICE DE PIRAPAMA COM O DEPUTADO FERNANDO DINIZ QUE MUITO CONTRIBUIU PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIDADE

ALBERTINHO MANTÉM PARCERIA DE SUCESSO COM O DEPUTADO DR VIANA

9

Administração a ajuda do Deputado Tatico, recursos para o desenvolvimento através da intervenção de Patrus Ananias, então Ministro do Desenvolvimento social e Combate a Fome, além de um bom relacionamento com os governos Aécio e Anastasia. Porém, muito mais do que ser político, o prefeito é pirapamense. Não existe nada que separe o prefeito de qualquer cidadão de Santana de Pirapama. Médio produtor de leite, Albertinho Tameirão também passa pelos mesmos desafios que a comunidade rural enfrenta no dia-a-dia. Talvez essa semelhança com o povo seja o diferencial da administração de Santana. Um município administrado por um ser humano.

IMG_2285 - FOTO DE ARQUIVO DA PREFEITU fotos: arquivo prefeitura

ALBERTINHO COM PATRUS ANANIAS EM VISITA AO MINISTERIO DE COMBATE À FOME QUANDO CONSEGUIU RECURSOS PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL

ALBERTINHO CONSEGUIU BONS RESULTADOS EM PARCERIA COM O ESTADO DURANTE O GOVERNO DE AÉCIO NEVES

SECRETÁRIO ESTADUAL DE REFORMA AGRÁRIA MANUEL COSTA E ALBERTINHO TAMEIRÃO ASSINAM CONVÊNIO E DISTRIBUEM MAIS DE 300 TÍTULOS AGRÁRIOS EM PIRAPAMA

10

• Santana de Pirapama

URA.jpg

Administração

ALBERTINHO TAMEIRÃO COM O GOVERNADOR ANASTASIA, SEMPRE UM BOM RELACIONAMENTO COM O GOVERNO ESTADUAL

ASSIM COMO O POVO DE PIRAPAMA, O PREFEITO ALBERTINHO E SUA COMPANHEIRA CONSERVAM VALORES RELIGIOSOS

ALBERTINHO TAMEIRÃO RECEBEU O DIPLOMA DE PREFEITO DAS MÃOS DO JUIZ ELEITORAL DR JOSÉ ILCEU

11

Administração fotos: arquivo prefeitura

O PREFEITO ALBERTINHO TAMEIRÃO, O SECRETÁRIO DE OBRAS FUAD NAMAN E O DEPUTADO DR VIANA

OS PREFEITOS - (DA ESQUERDA P/ DIREITA) OS PREFEITOS MÁRIO DE PAPAGAIOS, CRIOLO DE JEQUITIBÁ, ZÉ DA GURITA DE FUNILÂNDIA, AGNALDO DE SANTANA DO RIACHO, ILTON REIS DE BALDIM, ALBERTINHO DE PIRAPAMA, GRACILIANO DE MARAVILHAS, JOÃOZITO O VICE DE PIRAPAMA, MURILO DE INHAUMA, LEONI MACIEL DE SETE LAGOAS. GESTÃO - 2005/2008

muito mais DO QUE SER POLÍTICO, O PREFEITO É PIRAPAMENSE

12

• Santana de Pirapama

Administração

HOMENAGENS 1.

2.

3.

COM ORGULHO O PREFEITO ENTREGA PARA A poPULAÇÃO UMA PÁ CARREGADEIRA NOVINHA

4.

1. HOMENAGEM DO JORNAL PRIMEIRA LINHA PELA REELEIÇÃO DO PREFEITO 2. CERTIFICADO DE ADMISSÃO DO PREFEITO NA ORDEM DO MÉRITO LEGISLATIVO

ALBERTINHO TAMEIRÃO E O DEPUTADO FEDERAL TATICO QUE MUITO TRABALHOU EM PROL DE PIRAPAMA

3. HONRA AO MÉRITO CONCEDIDA PELA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE PIRAPAMA EM 2009 4. TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO DE SETE LAGOAS CONCEDIDO PELA CÂMARA MUNICIPAL DA CIDADE

13

Administração arquivo prefeitura

INICIANDO SUA CARREIRA POLÍTICA ALBERTINHO RECEBEU SEU DIPLOMA DE VEREADOR DAS MÃOS DE SEU PAI

Influência Paterna Alberto Gomes Tameirão, pai do atual prefeito Albertinho Tameirão, foi responsável por várias ações que deram sustentação ao progresso de Santana de Pirapama. Foi vereador por muitos anos, até assumir o comando da prefeitura em 1993. Fundou o Democratas em Pirapama, quando o partido ainda era conhecido pela sigla UDN (União Democrática Nacional). No município é possível ver parte do seu legado na pavimentação asfáltica e saneamento em toda extensão do bairro Nova Cidade, antigo Coriano. Muitas foram às realizações do antigo prefeito, cuja memória será eternamente preservada na praça do conjunto habitacional, “Praça do Pai”. Uma homenagem singela que lembrará as gerações futuras do trabalho e dedicação do antigo prefeito. Alberto Gomes Tameirão foi um político da vontade absoluta do povo. Como agricultor e comerciante, tinha muita proximidade com a população do meio rural, que se identificava com ele. Deu muita atenção para a saúde, educação e a organização logiística do município. Sua influência no meio político foi benéfica para o município. Era amigo particular dos governadores Magalhães Pinto, Milton Campos, Francelino Pereira, Helio Garcia, Tancredo Neves, Aécio Cunha, Eduardo Azeredo.

14

• Santana de Pirapama

O PREFEITO ALBERTINHO TAMEIRÃO E O VICE PREFEITO JOÃOZITO

Uma Parceria Que deu Certo

BÁRBARA MENDONÇA

Administração

O atual vice prefeito de Santana de Pirapama, Joãozito, tem uma experiência extensa na administração municipal da cidade. Já foi prefeito municipal de 89 a 92 e acumula em seu histórico 12 anos como vereador. Durante os dois últimos mandatos de Albertinho Tameirão, Joãozito ocupou o cargo de vice, o que rendeu uma parceria interessante para o município. “A administração pública atual é uma das mais organizadas. Com uma visão mais ampla, foi possível atender todas as áreas da cidade. Minha parceria com o Albertinho foi muito além da campanha. Trabalhamos constantemente para o progresso de Pirapama”, disse. Nascido e criado em Santana de Pirapama, Joãozito utiliza o conhecimento que tem da cidade e a experiência adquirida ao longo de sua carreira pública para auxiliar na administração de Albertinho. “Atualmente estamos buscando alternativas de arrecadação para estimular a economia municipal. O trabalho não para e só podemos concluí-lo se trabalharmos em equipe”, disse.

O SR GERLADO LOPES BRANDÃO (DODÔ)

BÁRBARA MENDONÇA

E ESPOSA AMÉLIA MARIA BRANDÃO

Lealdade Histórica Geraldo Lopes Brandão, Dodô dos Fechados, acompanha história política da família Tameirão desde a época do pai do prefeito atual. Ex-vereador, Dodô não mais se envolve diretamente com política, mas sempre procura ajudar a gestão administrativa do filho de seu velho amigo. “Considero uma questão de honra eu e minha família apoiar o Albertinho. Foi por insistência do pai dele que me candidatei como vereador na chapa que o “Tameirão velho” se candidatou para prefeito, indo contra o meu pai que apoiava o outro candidato. Era uma rivalidade forte a divisão do partido Arena 1 e Arena 2. Não ganhamos a eleição naquela época, mas serviu para eu criar gosto com política e foi assim que eu pude contribuir muito para a minha região”, disse.

15

Administração fotos: BÁRBARA MENDONÇA

PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL ADILACIR PERPÉTUO DOS SANTOS MARTINS

Câmara Municipal de Vereadores

arquivo prefeitura

A Câmara Municipal de Santana de Pirapama trabalha em total harmonia com o executivo. O resultado desta parceria é percebida no atendimento das demandas de Santana de Pirapama. Entretanto, o atual presidente da câmara, Adilacir Perpétuo dos Santos Martins, cobra um pouco mais a participação da comunidade para auxiliar o trabalho dos vereadores. “De fato a população de Pirapama cobra muito, mas sinto falta de reivindicações ou sugestões que atendam a toda comunidade. Por exemplo, é raro encontrar algum morador em nossas reuniões, que são abertas para todos que queriam participar”, disse. A importância de uma comunidade unida e participativa também é um fator determinante para o desenvolvimento de Pirapama, segundo o vereador Roque Falcão. Para ele, muito mais importante do que atender a todas as demandas da comunidade é a conscientização da sociedade em participar da administração do município. “Esse trabalho

16

• Santana de Pirapama

Administração

Organização Tributária Prevê Aumento de 10% na Arrecadação O VEREADOR ROQUE FALCÃO DEFENDE UM TRABALHO COM MAIOR PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE

em equipe deve se estender após as eleições. Na minha comunidade de Santa Bárbara, por exemplo, temos atingido bons resultados neste sentido. E com a proximidade que temos com o executivo, temos muito mais recursos e suporte para atender às demandas que surgem”, comentou.

FOTO DA CÂMARA MUNICIPAL COM O SAUDOSO VEREADOR ARNALDO MARQUES (ÚLTIMO A ESQUERDA)

O PROFESSOR JOSÉ AUGUSTO DE SÁ TRASNMITE SUA EXPERIÊNCIA PARA AS NOVAS REGRAS DA ARRECADAÇÃO TRIBUTÁRIA

Segundo o departamento de arrecadação tributária da prefeitura de Santana de Pirapama, a implantação da nova lei tributária prevista para o próximo ano pode aumentar a arrecadação do município em 10%. Segundo José Augusto de Sá, responsável pelo processo de atualização da legislação no município, com a nova lei a cidade como um todo será beneficiada pela nova organização. “O último instrumento de arrecadação data de 1966. A lei anterior passou por duas constituições e isso gerou uma deficiência nos meios de arrecadação. Com a atualização prevista para 2012 poderemos aplicar uma nova metodologia. Desde que iniciou o movimento da nova lei já foi possível perceber um impacto positivo”. Disse o profissional com mais de 50 anos de experiência em administração pública.

17

Administração

Organização de Pessoal na Administração de Pirapama fotos: BÁRBARA MENDONÇA

MARIA FRANCISCA DA SILVA GOMES, A DEDÉ, CHEFIA O DEPARTAMENTO PESSOAL DA PREFEITURA

Incluindo todos os setores e secretarias da administração municipal, hoje a prefeitura conta com aproximadamente 350 funcionários. Com a renovação das leis de cargos e funções em 2006, a gestão atual realizou um concurso público visando a nomeação de novos funcionários e a efetivação de antigos. Há 23 anos trabalhando na administração pública, a atual diretora do departamento pessoal da prefeitura, Maria Francisca da Silva Gomes, mais conhecida como Dedé, também foi efetivada no último concurso público, “Esse concurso foi muito importante porquê trouxe segurança para funcionários antigos como eu. Hoje temos 158 funcionários concursados, o que já um número significativo se comparado ao que era antes”, disse.

18

• Santana de Pirapama

Ainda de acordo com Dedé, apesar do concurso a prefeitura continua contratando, com recursos próprios, novos funcionários devido à alta demanda de cada área. “Para atender todo o território de Pirapama a administração contrata muita gente. Por exemplo, os recursos que o governo federal manda para os municípios implantarem a ESF (Estratégia de Saúde Familiar) garante a contratação de apenas 21 agentes de saúde, o que é insuficiente para Santana de Pirapama. Com recursos do município, a prefeitura arcou a contratação de mais sete agentes, o suficiente para montar mais uma equipe”, relatou.

Administração

A COMUNIDADE TRABALHANDO EM REDE PARA ATENDER AS DEMANDAS DA CIDADE GRAÇAS AO RAIC

Raic – Rede Ativa de Interdisciplinaridade e Cidadnia A iniciativa tem como proposta criar uma proximidade entre todos os setores envolvidos na administração e bem estar da sociedade de Santana de Pirapama. A ideia é a implantação de uma rede que cobrirá todo o território da cidade, otimizando os serviços prestados. A primeira reunião do RAIC aconteceu em setembro e envolveu autoridades de diferentes setores do município. Das secretarias municipais até entidades parceiras como Polícia Militar, Conselho Tutelar, Emater, entre outros. Segundo a psicóloga Rita de Cassia Moreira Braga, idealizadora do projeto, com a implantação desta rede será possível que o usuário tenha a

facilidade de recorrer a qualquer um dos setores ligados ao RAIC para solicitar a resolução de algum problema. “O processo consiste em uma análise, verificação e efetividade de um plano para a solução do problema. Também será possível realizar um estudo de caso através de um contato nas comunidades para detectar o que existe de potencial sustentável nas comunidades. Não apenas solucionar os problemas, mas criar meios de que a própria comunidade tenha condições de se organizar e ser autossuficiente”, disse. Para um território como o de Santana de Pirapama a ideia é fundamental.

19

Educação 20

• Santana de Pirapama

Educação fotos: BÁRBARA MENDONÇA

ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO APRECIAM A MERENDA ESCOLAR

Secretaria Municipal de Educação Sob a coordenação da secretaria municipal de educação consta 15 escolas, 14 na zona rural e uma localizada no centro urbano. Duas escolas estaduais que funcionavam nos distritos de Inhames e Campo Alegre foram transformadas em anexos de duas escolas do município. Hoje, elas fazem parte das Escolas Municipais Fidelis Ferreira e Francisco Gomes Oliveira. Para executar o trabalho com o nível de excelência que atenda a demanda educacional do município, o setor da educação foi reforçado com ações e iniciativas da administração pública que aprimoraram os trabalhos da secretaria. Foram contratados mais funcionários para lidar com as questões administrativas da secretaria. Outro investimento importante no setor foi a pós-graduação para os profissionais efetivos da educação, preparando novos gestores e trabalhadores aptos à atender as demandas da cidade. Hoje o município também conta com pedagogos que contribuem com intervenções pedagógicas que beneficiam o ensino. Uma nutricionista elabora o cardápio da alimentação das merendas escolares, que foram reforçadas com a contrapartida do município.

A gestão atual também implantou a educação infantil no município, que antes só era disponível na cidade através de escolas particulares, além de já estar preparada para a construção de uma nova creche que funcionará em frente à Escola Municipal José Maria Fonseca.

A MERENDA ESCOLAR É REFORÇADA E BALANCEADA COM AJUDA DE NUTRICIONISTA

CRECHE MUNICIPAL DO PRÓ INFÂNCIA • JÁ TEM LOCAL PARA SER CONSTRUÍDA

21

Educação

BÁRBARA MENDONÇA

ARQUIVO DA PREFEITURA

A DIRETORA DA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ MAIRA DA FONSECA É UMA DAS BENEFICIADAS DO PROGRAMA REPASSE DE ABONO AOS PROFESSORES

DE HABILITAÇÃO DO PROFESSOR

Valorização do Professor O município teve vários investimentos no setor. Mas segundo informações da secretaria municipal de educação a ação mais significativa foi a capacitação dos professores. Há sete anos, o município contava com boa parte dos professores sem a formação adequada para atender lecionar os alunos de Santana de Pirapama. Alguns, inclusive, tinham apenas a formação fundamental. Em 2005 a administração municipal trouxe o curso superior da Unimontes para capacitar estes profissionais da educação. O curso foi ministrado em um espaço da Escola Municipal José Maria Teixeira. A prefeitura contribuiu garantindo o transporte, alojamento e uma ajuda de custo no salário das professoras do meio rural que participaram desse empreendimento. A diretora da Escola Municipal José Maria Ferreira, Dilma da Cunha Pereira, foi uma das educadoras que aproveitaram a iniciativa. Além de concluir o curso superior durante o projeto, deu início à sua pós-graduação em educação infantil. Hoje já atua como diretora da principal Escola do Município, onde deu seus primeiros passos como professora. O investimento nos professores se estende à va-

22

• Santana de Pirapama

lorização dedicada pela administração pública no trabalho do profissional. Hoje os educadores contam com um plano de carreira e um aumento de 37% na remuneração dos profissionais da rede municipal que foi dada em Julho de 2011, ocasião em que os professores da rede estadual de Minas Gerais iniciavam a maior greve registrada no ensino mineiro, tendo como uma das reinvindicações o aumento salarial de acordo com suas atividades. Os profissionais com Pós Graduação também recebem uma gratificação de 10% no salário, uma forma de estimular a qualificação e especialização dos educadores. Cursos de especialização, seminários, congressos ou outras formas de aperfeiçoamento também são estimuladas através do apoio da prefeitura em liberar estes professores e ajudá-los no transporte. A administração municipal também faz questão de mencionar que o que resta dos recursos do FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) é repassado como um abono salarial ao fim do ano letivo.

Educação

Projetos Educacionais Hoje, um ensino de qualidade precisa superar as barreiras dos padrões pedagógicos antigos. A educação fundamental não mais se limita ao professor e o quadro negro. Em Santana de Pirapama intervenções pedagógicas que complementam o ensino em sala de aula foram fundamentais para o desenvolvimento escolar dos alunos.

PROJETO CAPOEIRA: Os meninos aprendem a gingar ca-

fotos: ARQUIVO DA PREFEITURA

poeira. A disciplina.

FLAUTA DOCE:

O projeto aconteceu em 2008 e 2009. Um professor de Sete Lagoas ministrava aulas extraclasse uma vez por semana. Em um período de quatro meses, os alunos já estavam capacitados a fazer pequenas apresentações na cidade. A prefeitura teve uma participação expressiva no projeto, desde o primeiro contato com o professor até a doação de algumas flautas e patrocínio.

SANITARISTA MIRIM: Em parceria com a EMATER e IMA,

COM APENAS QUATRO MESES DE CURSO ALUNOS JÁ PODIAM FAZER PEQUENAS APRESENTAÇÕES

esse projeto serviu para apresentar aos alunos o ambiente agropecuário. Realizado com os estudantes da Escola Municipal José Maria Fonseca, localizada no centro urbano, os participantes puderam assistir palestras, visitar algumas fazendas e presenciar o processo de vacinação de gado. Uma das fazendas onde as crianças visitaram era propriedade do prefeito. Transporte e alimentação garantidos pela prefeitura municipal.

PEIXES DE ÁGUA DOCE: Estimulou a conscientização das crianças quanto a preservação de peixes em água doce. Os alunos dos 3º e 4º ano participaram de palestras, oficinas, além de realizarem uma pesquisa com famílias que dependem da pesca.

REUNIÃO DE PREPARAÇÃO DO EDUCADORES PARA A EXECUÇÃO DO PROJETO SANITARISTAS MIRIM

ALUNOS DE PIRAPAMA DURANTE O PROJETO PEIXES DE ÁGUA DOCE

23

Educação

24

• Santana de Pirapama

Educação

fotos: ARQUIVO DA PREFEITURA

INTERCÂMBIO ESCOLAR: Com uma extensão territorial como a de Santana de Pirapama, é comum que muitos jovens do centro urbano passem boa parte da vida escolar sem conhecer a realidade de seus colegas da zona rural e vice versa. Tentando reverter este cenário, o Intercâmbio Escolar procura aproximar mais os estudantes fazendo com que cada um conte a realidade que vivem. Durante um período, os alunos das escolas do centro trocaram cartas com os das escolas rurais. No final do ano foi realizado o encontro destes jovens através de excursões nas escolas envolvidas. O transporte foi garantido pela prefeitura municipal.

25

Educação fotos: BÁRBARA MENDONÇA

Na educação, passos grandiosos estão sendo dados e muitos

ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ MARIA FONSECA GANHOU NOVAS SALAS NA GESTÃO ATUAL

Escola Municipal José Maria Fonseca A principal escola da rede municipal que atende alunos do ensino infantil e fundamental completo. A unidade também acolhe jovens provenientes da zona rural de Pirapama, reafirmando o compromisso do município de garantir educação a todos. São aproximadamente 600 estudantes matriculados nos turnos da manhã e tarde. A escola passou por várias reformas ao longo da gestão atual, sendo uma das mais importantes a construção de um novo pavilhão. Mais salas de NOVO PAVILHÃO CONSTRUÍDO NA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ MARIA FONSECA

26

• Santana de Pirapama

Educação

aula garantiram conforto para os alunos, melhores condições de trabalho para os professores e um número maior de jovens matriculados na unidade de ensino. Outro investimento na E.M. José Maria Fonseca foi a implantação da educação infantil, até então disponível no município apenas em escolas particulares. Inicialmente com duas turmas, hoje a unidade comporta sete turmas que atendem crianças de quatro e cinco anos. Há 11 meses atuando como diretora da Escola José Maria, mas com cinco anos de experiência como professora na unidade de ensino, Dilma da Cunha Pereira destaca outras ações que enriqueceram o ensino fundamental municipal. “Acredito que há um ritmo bom de melhorias na educação local. Hoje, temos professore bem qualificados, alguns com pós graduação. Uma merenda completa para os alunos com cardápio elaborado por uma nutricionista, maior cobertura do transporte escolar, entre outras várias ações positivas.” Disse a educadora enquanto acompanhava o início de mais uma reforma, desta vez no pátio escolar.

MATERIAL DIDÁDITO CONTRIBUI PARA UM MELHOR DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO

ENSINO FUNDAMENTAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS GARANTEM ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS DAS COMUNIDADES RURAIS E MEIO URBANO

PREFEITURA FAZ MAIS UMA MELHORIA NO PÁTIO DA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ MARIA DA FONSECA

27

Educação

fotos: BÁRBARA MENDONÇA

Material escolar gratuito: Em Santana de Pirapama os pais dos alunos não precisam se preocupar muito com os materiais didático e escolar utilizado em sala de aula. A prefeitura disponibiliza para os estudantes todo material necessário para o desenvolvimento do ano letivo. Para as crianças do ensino infantil é entregue um kit específico utilizado durante o processo de alfabetização, sendo estes de acordo com a idade dos alunos. Para os estudantes do ensino fundamental, o material básico como lápis, borracha, caderno, cola, entre outros, também é oferecido, havendo a reposição ao longo do ano. KIT DE MATERIAL DIDÁTICO OFERECIDO PARA OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL (topt) O MATERIAL OFERECIDO É ADEQUADO À FAIXA ETÁRIA DAS CRIANÇAS (abaixo) PARA OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL É OFERECIDO MATERIAL ESCOLAR BÁSICO (direita)

28

• Santana de Pirapama

Educação fotos: BÁRBARA MENDONÇA

PROFESSORAS E ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL JOÃO CAMILO DE MOURA COMEMORAM A CONSTRUÇÃO DO NOVO ANEXO

Educação da Zona Rural Uma cidade com mais de 1.220.985 Km2 de extensão territorial, sendo boa parte deste território pertencente à zona rural do município, tem como um considerável desafio a prestação de serviço às regiões mais afastadas. Logo, garantir educação de qualidade para todos os jovens de Santana de Pirapama foi uma das prioridades da administração atual. Constantemente essas escolas passam por reformas, como no caso da E.M. Antônio Martins de Oliveira, em Duas Barras, que teve um espaço ampliado e a construção de dois banheiros. A professora Maria José Gomes da Silva fala das facilidades proporcionadas pelos investimentos

REFORMA E AMPLIAÇÃO DA ESCOLA MUNICIPAL JOÃO CAMILO DE MOURA

29

Educação fotos: BÁRBARA MENDONÇA

ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO MARTINS DE OLIVEIRA DE DUAS BARRAS

REFORMA DA ESCOLA DIONEL BARBOSA DE OLIVEIRA

na educação. “Não somente pela reforma da escola, que melhorou muito nosso trabalho, mas também por outras ações que contribuíram indiretamente para o desenvolvimento da educação, como a acessibilidade graças às boas condições das estradas”, disse. Outra reforma importante foi a da Escola Municipal João Camilo de Moura, localizada na comunidade de São José dos Moreiras. Na recente

30

• Santana de Pirapama

ampliação, a unidade teve construída mais três salas de aula que, segundo a professora Loyola Elena Borges, vieram em momento mais que oportuno. “Antes trabalhávamos com algumas turmas em uma despensa, local bem apertado e abafado. As vezes também utilizávamos o salão da igreja. As melhorias foram grandes porque atenderam as condições mínimas que precisávamos”, disse a educadora.

Educação fotos: BÁRBARA MENDONÇA

NOVOS ÔNIBUS QUE VÃO MELHORAR O TRASPORTE DOS ALUNOS

Transporte Escolar

Um dos fatores determinantes para o desenvolvimento da educação de Santana de Pirapama foi o investimento no transporte escolar. Mensalmente, a prefeitura investe R$73.212,00 no transporte diário dos alunos. Nos 2.800 km de estradas vicinais do município, os 16 ônibus da frota da educação percorre um total de 2.124km diariamente; o que faz de Santana de Pirapama a cidade com o maior percurso escolar do estado. O município também conta com uma sprinter e dois micro-ônibus no reforço do transporte escolar.

ÔNIBUS ESCOLARES BUSCAM ALUNOS DAS COMUNIDADES RURAIS

31

Educação

fotos: BÁRBARA MENDONÇA

Através de uma parceria com a Secretaria Estadual de Educação, o município também adquiriu mais dois ônibus escolares do programa Caminhos da Escola, que irão priorizar alunos da zona rural. Dona Neide das Graças Soares, moradora do bairro Caiçara, confirma a garantia de acesso dos jovens estudantes de Pirapama. “Hoje os garotos podem estudar com certeza. O ônibus escolar busca meus netos todos os dias. Mesmo quando chove, o que era impossível antigamente”, disse.

DONA NEIDE DAS GRAÇAS SOARES COMEMORA A FREQUENCIA DOS NESTOS NA ESCOLA GRAÇAS AO TRASPORTE OFERECIDO PELa PREFEITURA

A FROTA DA EDUCAÇÃO PERCORRE 2.124 KM TODOS OS DIAS

32

• Santana de Pirapama

Educação

fotos: BÁRBARA MENDONÇA

TELECENTRO E BIBLIOTECA MUNICIPAL JUNTOS DÃO SUPORTE DE PESQUISA AOS ESTUDANTES DE PIRAPAMA

Centros de Pesquisa

A formação educacional muitas vezes deve ultrapassar as barreiras da sala de aula. Com esta perspectiva, a administração mantém acessível para a população a Biblioteca Municipal e o Telecentro. Com um acervo de aproximadamente seis mil livros, a biblioteca oferece uma rica fonte de informação que é complementada pelo acesso gratuito à internet através do Telecentro. Funcionando no mesmo prédio, as duas unidades servem como uma referência de pesquisa para toda a população.

APROXIMADAMENTE 6 MIL LIVROS COMPÕEM O ACERVO DA BIBLIOTECA MUNICIPAL

33

Educação Saúde 34

• Santana de Pirapama

Saúde

Unidade Mista de Saúde Nos últimos oito anos, o setor de saúde teve um aumento considerável na qualidade do atendimento oferecido para a população. Hoje, Santana de Pirapama tem um plantão 24h na Unidade Mista de Saúde, principal referência no atendimento médico da cidade. Segundo o secretário de saúde, Ilacir Almeira, os esforços da prefeitura foram necessários para atender a demanda de atendimento da população. “Essa unidade é a única da região com atendimento 24h, então recebemos muita demanda de cidades circunvizinhas. Isso graças aos esforços da prefeitura em arcar com recursos próprios o plantão noturno. Além disso temos em atividade três equipes de saúde familiar e estamos em processo de implantação de uma quarta. Tudo isso é necessário para o atendimento de Santana de Pirapama”, disse. A unidade também passou por reformas que contribuíram para a estrutura e qualidade do atendimento. A aquisição de materiais que contribuem

35

Saúde

SAÚDE - REALIZAÇÃO DO EXAME DE TELECÁRDIO

para a qualidade do atendimento também foi o foco da atenção da administração. Os investimentos na equipe médica e assistêncial também foram priorizados. Além da contratação de mais clínicos para o plantão noturno, também houve um acréscimo no número de especialidades oferecidas na Unidade Mista. Hoje, o reforço da saúde conta com ginecologia, cardiologia, psiquiatria e ortopedia. O atual coordenador técnico da unidade mista e da unidade de ESF Santana, Roger RodriDR. ROGER RODRIGUES ALVARENGA É RESPONSÁVEL TÉCNICO PELA UNIDADE MISTA DE SAÚDE E PELA UBS DE SANTANA

36

• Santana de Pirapama

Saúde fotos: BÁRBARA MENDONÇA

O POSTO DE ENFERMAGEM CONTA COM PROFISSIONAIS QUALIFICADAS

A TÉCNICA DE ENFERMAGEM VANDA LÚCIA DEDICADA NO TRATO DO PACIENTE JOSÁ ANTÔNIO DA ROÇA FALCÃO

gues Alvarenga, atesta a evolução positiva da saúde de Pirapama. “Tenho experiência na cidade desde 1997. Tive um tempo fora mas retornei recentemente e pude perceber o quanto as condições de atendimento e estrutura foram melhoradas. Diferente de outras épocas, a cidade finalmente pode contar com um plantão 24h além das três equipes de saúde familiar que cobrem todo o município. Hoje a cidade de fato está assistida pela saúde”, afirmou. DR ILACIR ALMEIDA SECRETÁRIO DE SAÚDE DE SANTANA DE PIRAPAMA

37

Saúde fotos: BÁRBARA MENDONÇA

AUXILIAR DE ENFERMAGEM MÍRIAN DE LIMA SOUZA

DEPOIS DE PROCEDIMENTO BÁSICOS A GESTANTE FÁTIMA FAZ

INICIANDO O PRÉ NATAL DE FÁTIMA FERREIRA DE ALMEIDA

UMA CONSULTA COM A ENFERMEIRA

Estratégia de Saúde Familiar UBS MARTA APARECIDA GOMES TAMEIRÃO FOI CONTRUÍDA PARA ABRIGAR A ESF RESPONSÁVEL PELOS PACIENTES DA ÁREA URBANA DA CIDADE

O serviço preventivo da Estratégia de Saúde Familiar (ESF) executado em Santana de Pirapama foi uma das prioridades da Administração Municipal. Isso porque gerir a saúde de um município com a maior extensão territorial de Minas Gerais é uma tarefa possível somente se houver um planejamento capaz de atender desde a sede urbana até os povoados mais distantes como Inhames.

PREDIO CONSTRUÍDO PARA ABRIGAR NOVA EQUIPE DE PSF

38

• Santana de Pirapama

Saúde

ATENDIMENTO DENTÁRIO COM A DRA LUCIANA SALVADOR

UBSE DE SÃO JOSÉ DAS CACHOEIRA VAI REFORÇAR O

ROCHA CÂMARA

ATENDIMENTO MÉDICO DA POPULAÇÃO DA REGIÃO

Ao todo são três ESF em atividade na cidade, sendo três prédios de UBS construídos na gestão do prefeito Albertinho Tameirão. Em cada unidade trabalham sete agentes de saúde, mas para atender toda a demanda e cobrir o extenso território de Santana de Pirapama, a prefeitura contratou mais sete agentes que são mantidos com recursos próprios do município. Esses profissionais tem um papel fundamental no acompanhamento dos moradores de Santana de Pirapama. Sempre próximos dos usuários, os agentes acompanham vários aspectos relacionados à saúde, como marcação de consultas, uso correto dos medicamentos de controle, orientações, até mesmo a pesagem de crianças de 0 a 5 anos para o SISVAN (Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional, atualmente vinculado ao programa Bolsa Família).

UBS DE INHAMES ATENDE TODAS ÀS QUINTAS FEIRAS

UBS DE FECHADOS FACILITA O ATENDIMENTO DA REGIÃO

39

Saúde fotos: BÁRBARA MENDONÇA

SÃO MAIS DE 100 TIPOS DE MEDICAMENTOS OFERECIDOS NA FARMÁCIA BÁSICA

FÁRMACIA BÁSICA OFERECE MAIS DE 160 TIPOS DE MEDICAMENTOS PARA A POPULAÇÃO DE SANTANA DE PIRAPAMA

40

• Santana de Pirapama

Farmácia Básica

Em Santana de Pirapama a distribuição gratuita de medicamentos funciona no protocolo da Farmácia Básica. O serviço é ministrado no prédio da Unidade Mista de Saúde, onde é oferecido à população a dispensação de remédios para as mais variadas patologias. Com o apoio da administração municipal, a seleção de fármacos cobre desde a demanda básica (medicamentos de controle, anti-inflamatórios, anti-alérgicos) até os mais complexos, considerados de alto custo. Segundo o secretário de saúde, são mais de 100 tipos de medicamentos disponíveis na farmácia. O farmacêutico responsável, Alessandro Carlos Teixeira Costa conta que além da dispensação, a farmácia também presta orientações à população quanto à posologia dos medicamentos, forma de uso, dosagem, horários etc. Ainda de acordo com Alessandro, existe uma sinergia entre a equipe médica e os profissionais da farmácia. “A gente acompanha de perto cada caso. Se necessário, procuramos o médico que receitou o medicamento para maiores esclarecimentos para não haver dificuldades e nem dúvida para o usuário”, disse. A cidade já foi contemplada com o programa Farmácia de Minas, que prevê a construção de um prédio maior, oferecendo mais estrutura e melhores condições de atendimento à população.

Saúde

A experiência de Eder Mendes, morador do centro de Santana de Pirapama, demonstra como a preocupação do município em oferecer uma seleção de medicamentos completa surpreende até mesmo profissionais de outras regiões. “Já faz algum tempo que isso aconteceu. Tive um problema de saúde de difícil diagnóstico. O médico que me acompanhava fazia meu tratamento em outra cidade e me receitou um antibiótico que, segundo ele, eu só conseguiria em uma farmácia particular. Quando eu disse que era possível conseguir o mesmo remédio em Santana de Pirapama de graça, o médico assustou. Segundo ele, nas cidades onde trabalhava os profissionais costumavam nem receitar tal medicamento devido o preço. Saber que na minha cidade era possível gratuitamente o deixou impressionado”, contou.

Especialidades Médicas

CLINICO GERAL EM CONSULTA DO PLANTÃO 24H DA UNIDADE MISTA DE SAÚDE

ÉDER MENDES CONFIA NO SERVIÇO FARMACÊUTICO OFERECIDO NA CIDADE

Em Santana de Pirapama é oferecido atendimento nas áreas de cardiologia, pediatria, ginecologia, psiquiatria e clínica médica. Pelo menos uma vez por semana, um destes profissionais atende em uma das unidades de saúde da cidade, lembrando que o clínico geral sempre está disponível no plantão 24h. Atualmente, a demanda por um cardiologista em Santana tem sido maior que as demais especialidades. O médico especialista em cardiologia, Celso Reinaldo, fala um pouco sobre o trabalho realizado na área médica da cidade. “Eu considero o trabalho desenvolvido aqui de excelente qualidade, tanto a nível de estrutura quanto de profissionais. Trabalho aqui desde 2005 e posso falar da evolução positiva da saúde do município. Gosto de trabalhar aqui.” Afirma o médico, que também atribui parte de sua satisfação à educação e humildade dos habitantes de Santana “A aceitação da população daqui é excelente. Eles valorizam o esforço da saúde, o que torna nosso trabalho mais gratificante”.

41

Saúde fotos: BÁRBARA MENDONÇA

O CARDIOLOGISTA DR CELSO REINALDO É UM DOS ESPECIALISTAS QUE ATENDE NA UNIDADE MISTA DE SAÚDE

As palavras do médico são confirmadas por Maria Geralda, avó do pequeno paciente Pedro Augusto. A acompanhante dá sua opinião após o atendimento de risco cirúrgico do neto. “Moro aqui há bastante tempo e posso dizer que o setor da saúde melhorou muito. Acho ótimo o atendimento do hospital, dos médicos e de toda a equipe.”

DR. ALEXANDRE MAGNUS MENDES DURANTE O ATENDIMENTO DA PEQUENA ANA GABRIELE. à direita, VILMA ALVES DA CRUZ TRAZ A FILHA PARA A PRIMEIRA CONSULTA PEDIÁTRICA

42

• Santana de Pirapama

Saúde

FISIOTERAPEUTA SIMONE FERREIRA ATENDE A PACIENTE ROSANA BASTOS TEIXEIRA

Suporte de Fisioterapia Para a População Através de um convênio firmado com a prefeitura, a clínica Fsio Clio oferece gratuitamente para a população assistência fisioterápica para diversos tipos de atendimento. Através de um encaminhamento médico e mediante aprovação da Secretaria Municipal de Saúde, os usuários do serviço têm disponíveis fisioterapia motora, respiratória, neurológica, prescrição de órtese prótese e, inclusive, tratamento postural, um tipo de atendimento não disponível pelo SUS. A clínica atende gratuitamente pelo convênio com a prefeitura 30 pacientes por dia, inclusive de cidades próximas de Santana de Pirapama, como Presidente Juscelino e Cordisburgo. Há dois anos e meio Rosana Bastos Teixeira sofreu um acidente de moto e atribui parte de sua recuperação ao trabalho da clínica. “Tive uma melhora desde que fui encaminhada aqui para a clínica. Estou muito satisfeita com o atendimento das equipes e pela assistência que recebo. A iniciativa valeu muito a pena”, disse.

CLÍNICA TERCEIRIZADA PELE PREFEITURA ASSISTE GRATUITAMENTE CERCA DE 30 PACIENTES POR DIA

43

Saúde fotos: BÁRBARA MENDONÇA

A EDUCADORA EM SAÚDE PATRICIA E A COORDENADORA EPIDEMIOLOGIA ELCIMARA EXPÕEM RESILTADOS POSITIVOS NO COMBATE À DENGUE

Ações Epidemiológicas Preventivas e Ostensivas No combate a doenças como a leishmaniose, chagas, dengue, entre outras de notificação compulsória, é necessário um trabalho que busque o equilíbrio entre a prevenção e o tratamento destas doenças. Sendo assim, o setor de epidemiologia busca desenvolver ações que neutralizem o desenvolvimento de endemias mantendo a repreensão dos fatores de risco. Segundo a Coordenadora Municipal de Epidemiologia, Elcimary Fátima Moreira Marques, o setor não era capaz de atender as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde pelas dificuldades de gestão decorrente da falta de profissionais. “O agente Benilton, atual coordenador de campo dos agentes de endemias, atuava anteriormente exercendo duas funções, o que prejudicava o trabalho desenvolvido na área onde era responsável”, disse. Ainda de acordo com a Coordenação Municipal de Epidemiologia, a contratação de profissionais capacita-

44

• Santana de Pirapama

dos foi o fator que permitiu uma gestão organizada. A contratação da educadora de saúde Patrícia Aparecida Silva Pereira acarretou em iniciativas importantes no combate a dengue com um resultado expressivamente rápido.“A melhoria no entendimento da população quanto aos cuidados que devem adotar em relação à Dengue, animais peçonhentos e Chagas foi graças à uma mobilização social bem planejada. Somente neste ano já realizamos dois mutirões de limpeza, o que, sem a presença de um educador, seria impossível. Gosto de destacar, também, nosso empenho em aprimorar o trabalho que desenvolvemos no município. Participamos da XXVII Reunião de Pesquisa Aplicada em Chagas. Marcamos a presença de Santana de Pirapama em um evento de nível internacional, o que reafirma nosso compromisso em garantir uma melhor qualidade de vida para a população, no contexto epidemiológico”, disse.

Saúde O departamento de epidemiologia de Santana de Pirapama trabalha com a prevenção de doenças de notificação compulsória. Ou seja, aqueles casos isolados que se não forem erradicados a tempo pode se tornar uma epidemia. O investimento no setor tem demonstrado resultados positivos no combate a essas endemias. Este ano foram confirmados apenas três casos de dengue na cidade, em contrapartida ao ano anterior que foi detectado 117 o que representa uma queda de 99,8% de casos do município. Este resultado foi fruto do investimento na logística de trabalho e o aprimoramento setorial do setor de epidemiologia. Foi contratado um coordenador de endemias, uma educadora em saúde e mais dois agentes de endemias, sendo um designado para o combate à dengue e outro para chagas. A aquisição de equipamentos que facilitam o trabalho administrativo das coordenações também foi fundamental para a realização de um trabalho ostensivo na prevenção dessas doenças. Foi adquirido um computador e duas impressoras e uma câmara fria para a sala de vacina.

Cobertura de Vacinação Completa em Santa de Pirapama

CERCA DE 1600 CRIANÇAS MENORES DE CINCO ANOS FORAM VACINADAS EM 2010

Passeata de combate a dengue promovida nas escolas foi uma das ações possíveis com o

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, entre campanhas de vacinações e vacinação rotineira realizadas em 2010, foram vacinadas 1656 crianças com menos de cinco anos, além de 426 crianças da mesma faixa etária que moram em municípios vizinhos. O número de pessoas atendidas entre 12 e 49 anos foi ainda maior, 2528 moradores de Santana de Pirapama foram vacinados e 232 de outros municípios. O atendimento também alcança os mais velhos. 1285 idosos pirapamenses com 60 anos ou mais foram vacinados e 462 das cidades circunvizinhas.

aperfeiçoamento do setor epidemiológico

45

Saúde fotos: BÁRBARA MENDONÇA

UMA DAS AMBULÂNCIAS QUE GARANTE O TRANSPORTE DE PACIENTES NECESSITADOS

Tratamento Fora do Domicílio (TFD)

INTERIOR TODO EQUIPADO DE UMA DAS AMBULÂNCIAS

46

• Santana de Pirapama

Instituído pelo Ministério da Saúde, o Tratamento Fora do Domicílio visa garantir aos pacientes portadores de patologias não tratáveis no município de origem o transporte para cidades onde receberá o tratamento necessário. Dessa forma, a prefeitura garante o acompanhamento hospitalar de todos os usuários do SUS em Pirapama garantido a locomo��ão destes cidadãos. Com os investimentos no transporte provenientes de iniciativas da prefeitura municipal, que também foi responsável pelas boas

Saúde

A SRA MARIA ALVES MOREIRA SOARES RECORRE À CENTRAL DE MARCAÇÃO DE CONSULTAS DO TFD

condições das estradas rurais do município, o TFD tem a execução facilitada em Pirapama. Hoje a Secretaria Municipal de Saúde tem a sua disposição duas ambulâncias, três carros de pequeno porte e um ônibus, além de outros veículos que podem ser empregados no atendimento à saúde. Dona Maria Alves Moreira atesta a funcionalidade do serviço em Pirapama “Eu acompanho as marcações e a realização das consultas do meu marido em Belo Horizonte. Nunca deixamos de ser atendidos aqui em Pirapama. A saúde de fato melhorou muito aqui”, disse.

O TRABALHO DAS EQUIPES DE SAÚDE É FACILITADO COM VEÍCULOS QUE A PREFEITURA ADQUIRE E CUIDA

47

bárbara mendonça

Assistência Social 48

• Santana de Pirapama

Social

CRAS – Desde 2006 Promovendo a Inclusão Social

fotos: BÁRBARA MENDONÇA

CRAS - CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

Desde 2006 já funciona em Santana de Pirapama o Centro de Referência à Assistência Social (CRAS). A unidade, que funciona como um dispositivo central do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) atua como um polo das ações de atenção social básica desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Os projetos executados pelo centro são destinados às famílias ou indivíduos que se encontram em vulnerabilidade social. Privação de renda, fragilidade de vínculos familiares, beneficiários SECRETÁRIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL MARCIANA

49

Assistência do Bolsa Família, discriminações relacionais de pertencimento social, favorecidos do Benefício de Prestação Continuada e da proteção social à pessoa com deficiência. Mas, de um modo geral, o CRAS está de portas abertas para todos que tenham o interesse em participar e desenvolver ações que fomentem o desenvolvimento social das comunidades de Santana de Pirapama. Psicólogos, assistentes sociais, educadores e outros profissionais se revezam entre um número considerável de serviços oferecidos à população. A usuária Isabel Rosa Teixeira aprendeu a técnica de pintura em tecido na instituição. Para ela, que sofre de distrofia muscular, os cursos do CRAS também tem uma finalidade terapêutica. “Segundo recomendação médica eu não posso ficar parada, então o curso funciona como uma terapia. Alguns familiares já notaram uma certa melhora nos meus movimentos depois que passei a frequentar o curso.” Relata Isabel que hoje ajuda ensinando outros usuários no CRAS.

DONA MARÍLIA EXPÕE OS TRABALHOS QUE APRENDEU NO CRAS

50

• Santana de Pirapama

Social fotos: BÁRBARA MENDONÇA

AULAS DE PINTURA DO CRAS RENDEM LINDAS PEÇAS DECORATIVAS

TRABALHO INFANTIL ERRADICADO EM SANTANA DE PIRAPAMA EX ALUNA DO CRAS, ISABEL, SE VOLUNTARIOU PARA ENSINAR PINTURA A OUTRAS COLEGAS

AS PROFISSIONAIS DO CRAS (DA ESQUERDA PARA DIREITA) MARIA IONE, GIZA, MARCIANA, LUCIMAR, SILMARA, JAQUELINE

Como já de comum conhecimento, lugar de criança é na escola. Sendo assim, erradicar a exploração de mão de obra infantil é uma das preocupações da gestão municipal. Em Santana de Pirapama o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) foi desenvolvido sob a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Governo Federal. Hoje, a cidade pode comemorar o fato de não haver mais nenhum registro de exploração de mão de obra infantil. Para tal resultado, as ações do PETI foram fundamentais. O programa realizava atividades sócio-educativas com crianças e adolescentes, afastando-os do trabalho precoce. Ligado ao Bolsa Família, o PETI busca melhor qualidade de vida para os jovens e suas famílias.

e MARINA

51

Assistência

Descontração, lazer e responsabilidade social

fotos: ARQUIVO DA PREFEITURA

A FESTA DA FAMÍLIA PRPPORCIONOU DIVERSÃO PARA TODAS AS IDADES

Nos últimos anos a Secretaria Municipal de Assistência Social tem investido em ações que estimulam a alto-estima da população de Santana de Pirapama. Por exemplo:

Festa da Família: Oficinas de pintura, teatro, chaveiro, além de guloseimas como pipoca, refrigerante e algodão doce resumem o que se pode encontrar na festa da família, realizada anualmente. Com o intuito de promover ações de cunho social, como as oficinas, o evento também serve como uma alternativa de descontração para os moradores.

52

Social

fotos: ARQUIVO DA PREFEITURA

CRIANÇAS APROVEITAM AS OFICINAS NA FESTA DA FAMÍLIA

MUITA ALEGRIA DURANTE AS ATIVIDADES DA FESTA

FORAM DISTRIBUIDAS GULOSEIMAS DIVERSAS DURANTE A FESTA

53

Assistência

DIA DA BELEZA INVADIU O CRAS

Dia da Beleza: Um dos eventos mais aguardados pelas mulheres de Santana de Pirapama. Um dia inteiro dedicado às mulheres que querem dar uma “repaginada” no visual. Cabelo, unhas, maquiagem além de vários outros cuidados estéticos são oferecidos gratuitamente para as pirapamenses. Segundo a secretaria de assistência social, está sendo repensada a logística de atendimento para a realização da próxima edição, já que são muitas mulheres interessadas em participar de todos os serviços disponíveis no evento. Os homens de Pirapama apoiam a iniciativa.

IOLANDA AGUARDA SUA VEZ DE SE EMBELEZAR

NO DIA DA BELEZA IOLANDA SE DEIXOU PRODUZIR PELAS VOLUNTÁRIAS DO ISABEL

CRAS (acima) e ficou

TAMBÉM

SATISFEITA COM

APROVEITOU

O RESULTADO

O DIA DA BELEZA PARA SE CUIDAR

54

• Santana de Pirapama

Social

Natal 2011 Em dezembro último, a Secretaria Municipal de Assistência Social promoveu a festa de Natal 2011. Aberto a toda população, o evento teve uma estrutura com brinquedos, apresentações, distribuição de guloseimas, entre outras atividades. Adultos e crianças puderam aproveitar a festa que teve toda a estrutura custeada pela prefeitura e planejada pelo CRAS.

55

Assistência fotos: BÁRBARA MENDONÇA

LAR DOS IDOSOS JOAQUIM CÂNDIDO RIBEIRO OFERECE MELHOR QUALIDADE DE VIDA PARA SEUS MORADORES

Lar dos Idosos Joaquim Cândido Ribeiro Na educação, passos grandiosos estão sendo dados e muitos avanços já foram constatados. A Secretaria Municipal de Educação desenvolve projetos de melhoria da educação no Município. A maioria das escolas Municipais foram reformadas, outras construídas e ampliadas ganhando um novo visual em sua rede física. A integração com a coMORADORA DO LAR DOS IDOSOS CANTA PARA ANIMAR O AMBIENTE

56

• Santana de Pirapama

Social

munidade e a oferta de um ensino de qualidade possibilitou a valorização dos profissionais do magistério investindo em cursos de capacitação para mais de 900 profissionais da região. Santana de Pirapama foi contemplada 135 computadores com impressoras e 27 escolas da zona rural já receberam os computadores. Com o crescimento do número de alunos, que ultrapassa os 06 mil, a prefeitura investiu na segurança e no conforto dos estudantes, novos veículos foram adquiridos e outros reformados garantindo a cobertura de 100% do transporte escolar de todas as comunidades. Toas as ações feitas revelam que o trabalho integrado pautado na responsabilidade social possibilita um ensino de qualidade e a construção de uma Santana de Pirapama melhor pra se viver.

ALÉM DE TODO O CARINHO OS IDOSOS TAMBÉM ENCONTRAM UM LAR LIMPO E ORGANIZADO

MUITAS HISTÓRIAS SÃO COMPARTILHADAS NO LAR

“RESPEITAR AS PREFERÊNCIAS ADEQUANDO À REALIDADE. A NECESSIDADE NUTRICIONAL ÁS VEZES ESTÁ A FRENTE DA PREFERÊNCIA.”

57

O Verdadeiro Lar é Onde o Coração Está Há cinco anos trabalhando no lar dos idosos Joaquim Cândido Ribeiro, Madalena Oliveira Silva dedicou boa parte deste tempo tornando a vida dos internos bem mais agradável e feliz. Para ela, tentar amenizar a sensação de abandono é uma tarefa que a equipe do lar realiza naturalmente. “Quando vim trabalhar aqui, percebi que era preciso dar atenção a eles. E eu aprendi tanto fazendo algo bem simples: ouvir o que tinham para dizer. O caso da Luz Divina, por exemplo. Para diminuir a ansiedade que ela tinha devido o vício de fumar, eu dei a ela papel e lápis e me surpreendi com as histórias que ela escrevia sobre sua família. Uma riqueza de detalhes que mostrou como sua mente ainda está ativa. Outro caso que gosto de mencionar é o da dona Maria de Lourdes. Que tem uma técnica e precisão invejável em costura, que só percebi quando fiz uma experiência de emprestar um material e observá-la costurando”, disse. Madalena procura desfazer a distância do lar dos idosos causada por pré-julgamentos. Sempre que possível, ela convida moradores da cidade para

DONA LUZ DIVINA SE DISTRAI COM OS DESENHOS QUE FAZ PARA OS VISITANTES DO LAR

58

fotos: BÁRBARA MENDONÇA

Assistência

Social UM SORRISO TÍMIDO MOSTRA A ALEGRIA DE VIVER ENTRE AMIGOS

OS DESENHOS DE DONA LUZ DIVINA A AJUDARAM A DIMINUIR O VÍCIO DO CIGARRO

MADALENA OLIVEIRA SILVA DEMONSTRA SEU CARINHO POR UMA DAS INTERNAS DO LAR DOS IDOSOS DONA MARIA DE LOURDES

fazer uma visita à casa. “Eles ainda estão vivos e têm o direito de uma qualidade de vida digna. É visível como eles ficam satisfeitos quando aparece alguém de fora para conhecê-los, como foi quando alunos de uma escola local visitaram o lar”, comentou. A lição que a casa de amparo transmite de uma maneira tão natural é que uma vida não deve ser desconsiderara apenas pela idade. Mesmo com estrutura e condições que garantem a sobrevivência dos idosos, nada disso valeria a pena se eles não recebessem o carinho e a confirmação de que ainda estão vivos.

59

Produção Rural 60

• Santana de Pirapama

O município de Santana de Pirapama tem como principal atividade rural a produção de leite. O município é conhecido como uma bacia leiteira que produz aproximadamente 100 mil litros do produto mensalmente, quantidade calculada entre pequenos e médios produtores de leite. Hoje, o cálculo que determina a venda do leite não mede apenas os litros de leite, mas também a qualidade do produto. O leite geralmente é entregue à Perdigão , Nestlé, Itambé e Trevinho por meio de associações, cooperativas, sindicatos ou mesmo produtores independentes. A agricultura local é focada na sub-existência das famílias, ou seja, basicamente o que é produzido é consumido na manutenção dos pastos e do gado, ou mesmo para uma pequena complementação da renda familiar.

fotos: BÁRBARA MENDONÇA

Social

ANIMAIS CRIADOS PARA PRODUÇÃO DE LEITE

VACAS, NOVILHAS E BEZERROS SÃO CUIDADOS COM MUITO ZELO PARA GARANTIR A ALTA PRODUÇÃO LEITEIRA

O USO DO TANQUE DE LEITE É UMA FORMA DE CONSERVAR O LEITE E GARANTIR SUA QUALIDADE

O QUEIJO É UMA ALTERNATIVA PARA OS PRODUTORES DE LEITE

LEITE SENDO RETIRADO DAS VACAS COM AJUDA DE ORDENHADEIRA •

61

Produção fotos: BÁRBARA MENDONÇA

ARQUIVO DA EMATER

O SR JOSÉ GERALDO GONÇALVES (GERALDO GALO)

Não são muitos os agricultores como José Geraldo Gonçalves, conhecido como Geraldo Galo, que tem uma produção expressiva como a que é possível encontrar em sua propriedade. Em época de safra a plantação de tomate de Geraldo chega a oito mil pés. “Na safra eu costumo encher umas 70 caixas que vendo no Ceasa. Tenho mais uns oito hectares de terra bem produtiva onde também planto quiabo. Aqui eu vou alternando entre milho, quiabo e tomate, dependendo da época.”, disse. Tentando reverter esse cenário e criar uma cultura agrícola mais forte a EMATER (Empresa de Assistência Técnica Rural) e a prefeitura municipal desenvolvem ações que estimulam a prática da agricultura local.

O QUIABO É DOS PRODUTOS MAIS DESENVOLVIDOS EM SANTANA DE PIRAPAMA

62

• Santana de Pirapama

Rural

No ponto de vista da agricultura, o município destaca-se pela produção de tomate, quiabo e repolho. Com a assistência da EMATER, a implantação do PRONAF estimula a cultura agrícola através do custeamento do plantio de quiabo e abóbora para os agricultores familiar. Além de outras ações como o Jovem Rural, que tenta fomentar a agricultura familiar com os jovens. A prefeitura disponibiliza o maquinário agrícola para ajudar na gradeação das lavouras. A única exigência é que os usuários paguem o óleo utilizado, o que fica mais em conta se comparado ao preço do aluguel de um trator.

TOMATE É UM DOS PRODUTOS DE DESTAQUEM EM PIRAPAMA

O PLANTIO DE CANA TAMBÉM É COMUM NA REGIÃO PARA ALIMENTAR O GADO

É COMUM AS PLANTAÇÕES DE MILHO NA REGIÃO PARA FAZER A RAÇÃO DE GADO

63

Produção fotos: ARQUIVOS EMATER

UM DOS CURSOS OFERECIDOS PELA EMATER FOI PARA

ESTUFA CONSTRUÍDA NO CURSO DO MINAS SEM FOME MINISTRADO PARA PRODUTORES RURAIS

ENSINAR A CONSTRUIR ESTUFAS QUE PROTEGEM FRUTAS E HORTALIÇAS DA CHUVA

Parceria da Emater no Desenvolvimento da Agricultura Através da EMATER é executado em Santana de Pirapama o programa Minas Sem Fome. A iniciativa funciona como uma forma de estimular a agricultura familiar do município com ações como distribuição de sementes, alternativas de agricultura, técnicas de plantio, entre outros. Outra ação vinculada ao programa foi a doação de pintinhos e ração para a criação dos mesmos visando estimular a avicultura no município. A assistência prestada pela EMATER se estende à outras iniciativas e projetos que indiretamente fomentam o desenvolvimento

64

• Santana de Pirapama

de diferentes culturas agrícolas no município. Aquost la volectet quiatio tem as aut esequame volupiet ut ent iur? Untem cuptatur, temolup tatemqui to modi veni officil is nobit, omnis apienditas sequunt, tecte odi raes di alitate ssimus maximin nus ex etur remos enda quam voluptatiae dolentiunt. Reperen daest, ommolo qui id estrum quae pa aut ad maio consequia core perum harcilis ant, quosto consed utatur? Fuga. Aboreria simolupic tecum, cus alitatum delenist expeliqui utem nost, cum velenima aris

Rural

ENTREGA DE SEMENTES PELA EMATER

PRONAF: O Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, que financia projetos individuais ou coletivos ligados à agricultura familiar, é executado em Santana de Pirapama com a mediação da EMATER. Com o apoio da Emater e Prefeitura Municipal, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) funciona em Santana de Pirapama. A iniciativa, ligada ao Fome Zero, promove o acesso a alimentos às camadas mais carentes da população através do fortalecimento da agricultura familiar. O programa permite aos produtores rurais a possiblidade de estocar a sua produção e comercializalas a preços mais justos no mercado institucional. Com a isenção de licitação, o programa propicia a aquisição de alimentos proveniente da agricultura familiar com preços mais compatíveis.

DENTRE OS PRODUTOS DESTINADOS AO PAA ESTÃO A MANDIOCA E A ABÓBORA (ACIMA) DENTRE OUTROS PRODUTOS (AO LADO) PRODUÇÃO RURAL - - FOTO DE ARQUIVO DA EMATER.jpg •

65

Produção fotos: ARQUIVOS EMATER

Jovem Rural: Projeto que busca manter os jovens de Pirapama no campo, estimulando-os a considerar o trabalho rural como uma alternativa segura para fonte de renda. Com o acompanhamento da equipe da EMATER, os jovens participam de palestras, visitas técnicas, experiências práticas, etc. Os jovens têm disponíveis toda estrutura necessária para pôr em prática o que é aprendido na teoria.

Agroecologia:

A equipe da Emater apresenta para os produtores rurais alternativas de agrotóxicos cuja composição utiliza produtos naturais que não agridem o solo e o meio ambiente. O agricultor familiar que participa do projeto aprende a desenvolver os químicos, proporcionando uma economia interessante para o produtor.

A EMATER INCENTIVA O JOVEM RURAL A PERMANECER NO CAMPO

PARTICIPANTES DO PROGRAMA JOVEM RURAL REALIZAM VISITAS DE CAMPO PARA CONHECER NOVAS TÉCNICAS DE CULTIVO

CURSO DE PREPARAÇÃO DE CALDAS ALTERNATIVAS

PROJETO JOVEM RURAL CONSISTE TAMBÉM EM LEVAR OS JOVENS A CONHCEREM VÁRIOS PRODUTOS QUE PODEM SER CULTIVADOS COMO O MORANGO

66

• Santana de Pirapama

Rural

Visão Empreendedora

fotos: BÁRBARA MENDONÇA

VISÃO EMPREENDEDORA PERMITIU JOSÉ GUILHERME DE OLIVEIRA PEREIRA INICIAR A AVICULTURA NO MUNICÍPIO

Hoje o município de Santana de Pirapama tem um potencial de avicultura bem desenvolvido graças a persistência de produtores como José Guilherme de Oliveira, dono da primeira granja da cidade. Através do Sistema de Integração o avicultor investiu na construção e manutenção do aviário. Hoje, José Guilherme tem dois dos 30 galpões especializados na criação de pintinhos na cidade. Ao todo, cada galpão tem suporte para 23 mil aves. Após um período de 42 dias os pintinhos estão em condições de serem fornecidos para as empresas que darão continuidade à criação. A qualidade dos galpões garante mortalidade de apenas 3%, sendo que o tolerável pelos órgãos fiscalizadores é 10%. Uma iniciativa que tem movimentado a economia da cidade e contribuído para o desenvolvimento da cultura aviária de Santana de Pirapama.

23 MIL AVES POPULAM A GRANJA DE JOSÉ GUILHERME

67

Produção fotos: ARQUIVOS EMATER

O PRIMEIRO ENCONTRO DA MULHER RURAL REUNIU GRANDE PARTE DA POPULAÇÃO FEMININA DE SANTANA DE PIRAPAMA

Encontro Municipal da Mulher Rural A equipe local da EMATER de Santana de Pirapama realizou em junho de 2010 o I° Encontro Municipal da Mulher Rural. Um dia dedicado às mulheres que vivem na zona rural onde as opções de lazer são um pouco limitadas. Além trabalhar a alto estima, o encontro também serviu para valorizar o trabalho desenvolvido por elas perante a sociedade. O evento contou com a participação de 481 mulheres. O evento foi composto de duas partes distintas, sendo a primeira cultural e informativa, com palestras sobre o PRONAF Mulher, Saúde da Mulher e Previdência Social para mulheres rurais. Já a segunda parte foi mais voltada para o lazer e recreação, com manifestações culturais características de cada comunidade e o quadro “Transformação”, quando cada participante passou por um retoque estético no salão de beleza do evento.

O PRIMEIRO ENCONTRO DA MULHER RURAL CONTOU COM A PRESENÇA DE PALESTRANTES E AUTORIDADES DE SANTANA DE PIRAPAMA

Sindicato dos produtores rurais O pequeno e médio produtor de Santana de Pirapama podem contar com o apoio do Sindicato rural para várias questões dos diferentes setores que engloba a produção rural. Desde questões burocráticas, como documentações e contratos de associados, até a realização de cursos de promoção social, voltado para as famílias de produtores rurais, associados ou não.

68

• Santana de Pirapama

É importante ressaltar que as ações do sindicato não se limita ao trabalho dos produtores rurais associados. Vários cursos de geração de renda, alternativas de produção agrícolas, manutenção de maquinário agrícola, entre outros, estão disponíveis gratuitamente os interessados em participar, sem precisar ser associado. Atualmente são mais de 300 cursos disponíveis aguardando a demanda dos agricultores locais.

Rural

Despolpadeira de tomate

DESPOUPADEIRA DE TOMATES

Promovendo a inclusão produtiva, a prefeitura de Santana de Pirapama disponibilizou para os produtores rurais um local onde será possível fazer a extração da poupa dos tomates que não são utilizados para comercio. A iniciativa tem o potencial de agregar valor à produção rural através de alternativas de produtos feitos com a polpa do fruto.

GENTILEZA REENVIAR RENOMEADA

IMG_3859

DESPOUPADEIRA DE TOMATES AGUARDA INAUGURAÇÃO

ALÉM DO MAQUINÁRIO DA DESPOUPADEIRA DE TOMATES A PREFEITURA TAMBÉM CONSTRUIU O PRÉDIO ONDE ELA VAI FUNCIONAR

Centro de Apoio Rural Em Santana de Pirapama o pequeno e médio produtor tem a assistência do Centro de Apoio Rural. No local funciona a sede da EMATER, INCRA, IMA e Sindicato dos Produtores Rurais, facilitando o acesso e a assistência rural oferecida aos agricultores pirapamenses. A facilidade de serviços oferecidos por essas instituições contribuem para o progresso contínuo da agricultura local.

IMA: Órgão responsável pelo acompanhamento da criação de animais do município. Atualmente a

equipe consiste em uma veterinária e um funcionário administrativo da prefeitura. O instituto foi responsável, por exemplo, pela vacinação de mais de 24 mil cabeças de gado durante a campanha contra a febre aftose e brucelose realizada em maio de 2011.

INCRA: O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária é um órgão ligado ao Governo Federal responsável pelas questões agrárias do Brasil. Uma das atribuições do instituto junto é a emissão do certificado do cadastro rural.

69

Infraestrutura Educação 70

• Santana de Pirapama

fotos: bárbara mendonça

Educação

Pontes

Banhado por cinco grandes rios e com mais de 50 córregos afluentes, o município de Santana de Pirapama por muitos anos sofreu com a acessibilidade. Sensibilizado com o clamor da população, o prefeito Albertinho Tameirão, filho de Pirapama, sabia que a construção de pontes era uma necessidade imediata, fazendo deste investimento o foco da sua primeira gestão. Foram mais de 40 pontes instaladas em regiões críticas que contribuíram para o acesso e transporte dessas localidades. Áreas que, quando chovia, ficavam completamente isoladas do resto da civilização. O investimento pôs fim a uma era de dificuldades para a comunidade urbana e rural, além de promover o progresso de Pirapama.

strutura

71

Infraestrutura

fotos: bárbara mendonça

PONTE SOBRE O CÓRREGO DO QUEIJO

PONTE DO QUEIJO: A primeira Ponte construída na gestão atual. Escolhida pelo córrego estar localizado entre a sede urbana e o distrito de fechados. Quando chovia era necessário aguardar o rio baixar, impedindo o acesso entre as regiões. A prefeitura não entende o porquê de a obra não ter sido realizada pelas gestões anteriores.

72

• Santana de Pirapama

Infraestrutura

PONTE DO BREJINHO

PONTE DO BREJINHO: Acesso entre Capão do Inocêncio e Brejinho. Atendendo o apelo dos produtores rurais da região que tinham a produção do leite comprometida por falta de acesso na região. As crianças que também dependiam do transporte escolar precisavam caminhar vários quilômetros para pegar o ônibus.

73

Infraestrutura

fotos: bárbara mendonça

PONTE SOBRE O CÓRREGO DE FURNAS ANTES DA PONTE O SR. JOSÉ SEVERINO TINHA QUE PEGAR UM LONGO DESVIO PARA CHEGAR AO SEU DESTINO

PONTE DE FURNAS: As localidades de Varginha, Furnas, Boa Vista, Catitu e Mangues ficavam completamente isoladas em período chuvoso. Através de um convênio firmado com a Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (SETOP), a prefeitura construiu a ponte na localidade de Furnas. Antes da construção, o retorno que tinham de fazer para chegar ao centro do município era de 30 km. A obra também aumentou a produção de leite e hortifrute da região, promovendo o progresso das localidades citadas.

74

• Santana de Pirapama

Morador antigo da região, José Severino, também conhecido como Zé do Afonso, fala dos benefícios obtidos através da ação da prefeitura. “A ponte me ajudou demais. Antes eu tinha que dar um desvio pegando uma estrada que seguia em direção para Curvelo. Além disso, o prefeito fez estrada, melhorou a passagem de ônibus. E eu falo isso com sinceridade, porque não sou de ficar no pé de prefeito nenhum pedindo coisas. Mas quando precisei ele me ajudou a buscar um material que eu precisava para construir minha casa”, disse.

Infraestrutura

R. JOSÉ ILÁRIO DA SILVA NASCIDO E CRIADO NA REGIÃO SE ORGULHA DA PONTE QUE LEVA O NOME DE SUA MÃE

PONTE MARIA VALGAS DA SILVA MOREIRA (MARU)

PONTE DA MARU: A Ponte da Maru foi uma construção que substituiu a ponte anterior, destruída há mais de 20 anos pelas chuvas na região. Com o apoio do falecido Deputado Federal Fernando Diniz, a prefeitura municipal buscou recursos junto ao Ministério da Integração Nacional para a realização da obra. José Ilário da Silva, apelidado de Lalim, agradece a iniciativa da prefeitura em atender a região que ficou mais de 20 anos sem os devidos investimentos. “Sou

nascido e criado aqui em Pirapama. A ponte que tinha antes foi construída muito “baixa” então qualquer chuvinha o rio já cobria tudo, até ser completamente destruída. Além do prefeito Albertinho ter construído a ponte nova ele também abriu mais a estrada, que era muito estreita. E essa ponte tem um significado especial para mim porque minha falecida mãe foi homenageada com a construção. Maru era o apelido dela”, disse.

75

Infraestrutura fotos: bárbara mendonça

O SR. JOAUIM LIMA TEIXEIRA CONTOU QUE UMA VIAGEM QUE DURAVA UM DIA HOJE FAZ EM UMA HORA

PONTE JOSÉ LUIZ TEIXEIRA SOBREO O CÓRREGO MORRO GRANDE

PONTE DO MORRO GRANDE: Com o apoio da SETOP, que providenciou os tubos ármicos utilizados na construção, a prefeitura pôde construir a ponte sobre o Córrego do Morro Grande. A obra possibilitou um acesso importante entre as localidades de Carambola, Mel de Tanque e Tibuna, região com um forte potencial de produção de leite e hortifrúti. De acordo com Joaquim Lima Teixeira, morador da região, a construção da ponte foi a re-

76

• Santana de Pirapama

alização de um sonho antigo da comunidade. “Uma viagem que levava um dia inteiro hoje leva apenas uma hora. Essa ponte foi importante demais pra nossa região. As condições das estradas também melhoraram demais. Antes tinha lugares que até com cavalo era difícil. Agora temos transporte e condições de buscar atendimentos em outras áreas como saúde, por exemplo”, conta.

Infraestrutura O SR. JAIME GOULART ROSA

PONTE ADÃO VÍTOR ROSA (ADÃOZINHO)

PONTE DO ADÃOZINHO: Através do convênio firmado com a SETOP, a prefeitura de Santana pôde construir a primeira ponte sobre o córrego das gerais. Investimento importante, já que a obra permitiu acesso à várias localidades, como Chuvinha, Riacho Dantas, Capotinho, Irapetinga, Lages, Campo Alegre de Baixo, Rio Preto, Várzea da Quina, Fechados e Tabocao. O investimento não se limitou apenas à constru-

ção da ponte. 30 km de estradas vicinais foram revitalizados, facilitando o desenvolvimento da produção agrícola e, principalmente, o transporte escolar, que não atendia a região antes da ponte. Jaime Goulart Rosa, “Essa ponte foi a salvação da região. Moro aqui desde pequeno e sei como nossa comunidade dependia demais dela. Nem carro pequeno passava direito aqui.”

77

Infraestrutura

fotos: bárbara mendonça

PONTE ADÃO VÍTOR ROSA (ADÃOZINHO)

PONTE DAS PINDOBAS: A construção da ponte que liga as localidades de Santa Bárbara e Retiro dos Mendes foi possível com a parceria da SETOP, que forneceu as vigas para a obra. Durante a inauguração da obra o senhor Cotacílio Pereira Cramer, Lico, morador que possui uma propriedade na localidade de Santa Bárbara, disse emocionado: “Foi preciso o Albertinho nascer, crescer e virar prefeito para que essa

78

• Santana de Pirapama

PONTE DAS PINDOBAS SOBRE O CÓRREGO QUILOMBO

ponte fosse construída. Porque ninguém mais teve coragem de encarar essa obra”. Hoje, Lico mantém firme sua opinião “A prefeitura acabou com dois problemas históricos da nossa região, o fornecimento de água e a falta de uma ponte. O prefeito Albertinho foi o diferencial necessário para que a comunidade de Santa Bárbara fosse desenvolvida”, disse.

Infraestrutura

NAGIB GALEPPE FARAH CONSTRUTOR DA PONTE

PONTE DO NAGIB

PONTE DO NAGIB: Ponte que tem uma importância histórica para o município de Pirapama. Fugindo da guerra do Líbano, Nagib Galleppe Farah se aventurou pelas terras de Santana de Pirapama buscando investir no minério. Para facilitar o trabalho, construiu com a ajuda de mão de obra local a ponte que mantém a mesma estrutura até hoje. Nagib Galleppe criou raízes na região, onde seus descendentes ainda moram.

O resultado da última avaliação de danos feito pela Defesa Civil constatou que a ponte foi parcialmente destruída pelas enchentes do rio, obrigando a administração a desenvolver o projeto de revitalização, cujo recurso pra a realização da reforma foi adquirido junto ao Ministério de Integração Nacional. Atendendo ao apelo da comunidade, foi decidido manter a estrutura original de madeira, preservando a história local.

79

Infraestrutura fotos: bárbara mendonça

ZOÉ BRAGA

PONTE DA TIBUNA: Por mais de 20 anos a ponte que dá acesso à metade das localidades do município ficou em ruínas. Na gestão atual, uma nova ponte foi construída através de convênio com a SETOP, sendo hoje considerada a maior na história do município. Uma ponte importante para o escoamento de minério, por ser utilizada por empresas do setor. Além de cobrir as comunidades de Santana de Pirapama, também atende os municípios de Santana do Riacho e Baldim. A produção agrícola da região também foi be-

80

• Santana de Pirapama

neficiada pela obra. O produtor rural, Zoé Braga, fala como os investimentos na região contribuíram para o desenvolvimento local “Como produtor, a Ponte da Tibuna foi essencial para a minha produção. Foi o elo que ligou a região de Santa Bárbara à outras localidades. Uma ação importante também foi a implantação do poço artesiano na comunidade. Aqui é realizada uma das festas mais tradicionais da cidade, a Festa de Santa Bárbara. Antes os participantes não tinham um local onde conseguir água limpa.”

Infraestrutura

CHAFARIZ DE SANTA BÁRBARA TROUXE ÁGUA LIMPA PARA A COMUNIDADE

PONTE ANTÔNIO MARTINS DA ROCHA SOBRE O CÓRREGO TIBUNA

POÇO ARTESIANO COM CHAFARIZ FACILITAM A VIDA DA COMUNIDADE DE SANTA BÁRBARA

81

Infraestrutura

MARIA DA PENHA fotos: bárbara mendonça

TUBO ÁRMICO DE GROTA SECA PERMITE A TRAVESSIA DOS MORADORES DE INHAMES PARA A SEDE DO MUNICÍPIO

PONTE DA GROTA SECA: Ponte entre o município de Santana do Riacho e a comunidade de Inhames. Antes era impossível fazer a travessia do rio em período chuvoso. O convênio firmado com a SETOP para essa obra garantiu os tubos ármicos utilizados na construção. O resto do investimento foi arcado pela administração municipal. Maria da Penha, moradora da região de Grota Seca aprovou a obra na região. “A ponte ajudou bastante mesmo, não vou negar. Antigamente

82

• Santana de Pirapama

quando chovia no alto da serra era impossível. Era um dia ou uma noite inteira para o rio baixar. Eu acompanho de perto o trabalho do prefeito aqui na região. E eu olho direitinho, então se eu falo que melhorou é porque melhorou mesmo. Também acho que melhorou muito a construção do posto de saúde de Inhames, que atende a gente aqui, mas eu também uso o hospital de Pirapama (Unidade Mista) que atende na hora”, disse.

Infraestrutura

ADERALDO GOMES PEREIRA, PONTE DA GUARIBA (abaixo)

PONTE DA GUARIBA: Essa ponte também tinha sido parcialmente destruída, segundo a avaliação de danos da Defesa Civil. A estrada da região ficou desativada por muitos anos devido ao fato. Com recursos adquiridos junto ao Ministério da Integração Nacional foi possível iniciar a reconstrução. O produtor rural Aderaldo Gomes Pereira era especialmente prejudicado pela falta de uma ponte na estrada que

também passa por sua propriedade. “A ponte foi fundamental para mim porque quando chovia eu não conseguia nem me comunicar com minha irmã que mora a poucos metros da minha fazenda, já que o rio que separa nossas terras impedia a passagem. E com a ponte veio outras coisas boas. Nas estradas da região nem carro passava direito, hoje deu uma melhorada boa.”

83

Infraestrutura

PONTE DA GABIROBA

PONTE DA GABIROBA: Entre as localidades de Campo Alegre de Cima e Gabiroba, essa ponte foi construída sob o Rio Cipó, em um investimento realizado em parceria com a SETOP. Sem a obra, os moradores das duas localidades tinham de fazer um desvio de aproximadamente 150 km. O agricultor familiar Luiz Gomes Costa, assim como os demais moradores da região, dependia

84

• Santana de Pirapama

dos investimentos em infraestrutura realizados na sua comunidade nessa última gestão “Essa ponte facilitou demais nosso caminho pra Gabiroba. E gostei mais porque depois da ponte veio mais obras que nem a manutenção das estradas, o transporte escolar e outras coisas. Eu planto milho, cana e crio um pouco de gado. Sem essa obra do prefeito eu não teria condições de trabalhar.”

Infraestrutura GENERAL

fotos: bárbara mendonça

SOARES DA MATA

PONTE DA CARAÍBA

PONTE DA CARAÍBA: Apesar de pequena em tamanho, foi a ponte que trouxe o desenvolvimento para a região. Após a realização da obra, 100 km de estradas vicinais foram revitalizadas, permitindo melhores condições de acesso às localidades de Gabiroba, Landim, Noronha, assim como o centro da cidade. O agricultor, General Soares da Mata, confirma a in-

formação, “Essa ponte melhorou bastante o acesso pra qualquer lugar. Antes dela, a gente tinha que andar uns seis quilômetros para pegar um ônibus. Nossa comunidade quase não tinha acesso. E gostei demais do posto de saúde que construíram em Inhames, também. Até hoje foi o prefeito que mais atendeu a nossa região.”

85

Infraestrutura fotos: bárbara mendonça

MOZANIEL MARQUES BRANDÃO (MOZAR)

PONTE DO MOZART

PONTE DO MOZAR: Através de um convênio firmado entre a prefeitura municipal e o DEOP-MG (Departamento de Obras Públicas do Estado de Minas Gerais) foi possível construir a ponte sobre o Ribeirão de Fechados, córrego mais volumoso em água do município. Além de trazer o desenvolvimento para mais de 300km2 de extensão territorial, o investimento vai de encontro ao potencial turístico de Pirapama, uma vez que a ponte dá acesso

86

• Santana de Pirapama

à região serrana da cidade. Mozaniel Marques Brandão, morador do Vale do Paiol, comemora os investimentos na estrutura do local. “Quando as pessoas tentavam viajar pela estrada que passa por dentro da minha propriedade em época de chuva, ficavam atolados. A solução era ter que passar a noite na minha casa esperando a chuva diminuir. Aqui era muito isolado e não tinha condições de buscar ajuda”, disse.

Infraestrutura ARMANDO LÚCIO GUERRA, PONTE SOBRE O CÓRREGO DA CAIÇARA (abaixo)

PONTE DO CAIÇARA: A ponte foi construída sobre o Córrego da Caiçara, um dos mais volumosos em água do município. A região foi completamente ignorada ao longo de anos, sem nenhum acesso. Sendo assim, a revitalização de vários quilômetros de estradas vicinais foi uma necessidade imediata após a inauguração da obra. O morador Armando Lúcio Guerra demonstra a

sua completa satisfação ao ver sua região finalmente ser desenvolvida. “A ponte foi o que mais ajudou a gente aqui. Era preciso uma obra para fazer toda a diferença. Aqui era isolado até em tempo seco. O transporte aqui só no lombo de burro. E eu fiquei feliz, também, por que meu pai, Oscar Mendes Guerra, foi um dos homenageados com a obra”, disse.

87

Infraestrutura

PONTE DO BARREIRO: Não havia essa ponte que permite o acesso entre Tabocao e Duas Barras. Antes, era necessário um desvio de aproximadamente 19 km, o que se tornava inviável quando chovia. O morador Sebastião Maria Neto lembra de uma época complicada de se viver na região. “Teve um dia que tive de receber 16 pessoas para dormir em casa, porque ficaram atolados na estrada. Isso era um absurdo, eu e minha dona levamos o maior susto com aquele pessoal todo. Mas agora a gente está ficando satisfeito. A ponte ajudou muito e teve bastante coisa que melhorou no município”, conta.

88

• Santana de Pirapama

SEBASTIÃO MARIA NETO E ESPOSA GERALDINA VIEIRA DE OLIVEIRA

Infraestrutura fotos: bárbara mendonça

DELCI GERALDO DE SOUZA (DELCINHO)

PONTE DE DUAS BARRAS

PONTE DUAS BARRAS: Há mais de 70 km distante da sede urbana, já quase na divisa com o município de Presidente Juscelino, a construção dessa ponte foi importante para garantir o acesso entre a região de Tabocao e Duas Barras. Antes isolada, a região teve um desenvolvimento importante após a conclusão da obra. O morador Delci Geraldo de Souza, Delcinho, é nascido e criado na região. Sempre atento ao desenvolvimento local, fala da importância que os

investimentos da última gestão proporcionaram para a comunidade onde mora. “Santana de Pirapama passa pelo desafio de ser administrada com uma verba que não é suficiente para atender todo o nosso território. A nossa comunidade pertence a uma região leiteira que traz benefícios importantes para o município, então era importante que um investimento desse fosse realizado. Algo que só aconteceu agora”, disse.

89

Infraestrutura

outras pontes: bárbara mendonça

arquivo prefeitura

PONTE SOBRE O CÓRREGO DO CABOCLO

CONSTRUÇÃO DA GALERIA CARRINHO LERINO

90

• Santana de Pirapama

arquivo prefeitura

Infraestrutura

TUBO ARMICO BREJO GRANDE

arquivo prefeitura

CONSTRUÇÃO DA GALERIA DO CURRALINHO

91

Infraestrutura fotos: bárbara mendonça

CONSTANTE LIMPEZA DA CIDADE GARANTE BEM ESTAR DA POPULAÇÃO

Obras e Ações de Infraestrutura Os investimentos da secretaria de Obras e Infraestrutura procuraram atender todos os departamentos da cidade. Habitação, educação, saúde, transporte, infraestrutura, entre vários outros. Setores negligenciados por muito tempo que foram atendidos graças aos esforços da gestão administrativa atual. Reforma de casas no meio rural, cascalhamento constante de estradas rurais, construção de módulos sanitários, fornecimento de água, pavimentação asfáltica, reforma de escolas, construção de unidades de saúde, etc. Obras fundamentais que alavancaram o progresso de Santana de Pirapama nos últimos oito anos.

ASFALTO DA RUA PEPEU GOMES

92

• Santana de Pirapama

Infraestrutura

ASFALTO DA RUA RENATO AZEREDO (ALTO), ASFALTO DE MAIS UM TRECHO DA AVENIDA SANTANA (AO LADO) E COLETA DE LIXO EM PIRAPAMA É DIÁRIA (A BAIXO)

93

Infraestrutura fotos: bárbara mendonça

ASFALTO DA RUA PEPEU GOMES

INFRAES

CONSTRUÇÃO DO CENTRO DE ARTESANATO

ASFALTO DA AV JOSÉ MARQUES PEREIRA

94

• Santana de Pirapama

Infraestrutura

ASFALTO DA RUA JOÃO CÂNDIDO DOS SANTOS

STRUTURA - ASFALTO DA RUA PADRE CASTANHEIRA - FOTO DE BÁRBARA MENDONÇA

ASFALTO DO BAIRRO DONA AMERES

ASFALTO DA RUA JOSÉ GUILHERME

FORAM INÚMERAS BARRAGINHAS CONSTRUÍDAS NAS COMUNIDADES RURAIS ASFLATO DA RUA OSÓRIO JOAQUIM RIBEIRO •

95

Infraestrutura

ARQUIVO PREFEITURA

PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA NA COMUNIDADE DE INHAMES

MÓDULO SANITÁRIO FEMININO (acima), e masculino (ao lado) CONSTRUÍDO NA PRAÇA CENTRAL PELA PREFEITURA

96

• Santana de Pirapama

ARQUIVO PREFEITURA

bárbara mendonça

Infraestrutura bárbara mendonça

CONSTRUÇÃO E INSTALAÇÃO DE REDE DE ÁGUA E CAIXA D’ÁGUA EM CAPÃO DO INOCÊNCIO

bárbara mendonça

A CAPELA VELÓRIO PROPORCIONA CONFORTO NOS MOMENTOS DIFÍCEIS

97

Infraestrutura

REFORM DA ROTATÓRIA

PREFEITURA TRABALHA EM OPERAÇÃO TAPA BURACOS PARA MELHORAR AS RUAS DA CIDADE

Infraestrutura ARQUIVO PREFEITURA

MANUTENÇÃO DO DEPÓSITO DE LIXO

REFORMA DA DELEGACIA AJUDA NO TRABALHO DA SEGURANÇA DA CIDADE

99

Poço Artesiano Comunidade de Chuvinha

fotos: bárbara mendonça

Infraestrutura

“Moro nessa região há 14 anos, nove deles eu vivi sem água. Lembrar da minha rotina antes é até um pouco traumático. Para lavar roupa eu tinha que ir até uma fazenda mais ou menos perto daqui. E tinha que ser tudo na mão mesmo. Muitas vezes eu enxaguava essa roupa até as 23h. Finalmente eu recebi a autorização para utilizar a água de uma escola perto da minha casa. Mas essa era a parte tolerável. O que não dava para suportar era ver meus filhos irem dormir sem comer nada porque não tinha água para cozinhar. Finalmente pude ter um pouco de esperança quando o prefeito mandou uma equipe escavar um poço aqui na região, mas na primeira tentativa eles nos avisaram que não foi possível encontrar água aqui. Entrei em desespero. Em prantos eu liguei para o telefone pessoal do prefeito e contei a minha história. Não aceitaria mais essas condições de vida. Ele disse que não iria deixar as máquinas irem embora e deu nova ordem para os operários. Graças a Deus na segunda tentativa encontraram água em um terreno da minha sogra, que doou para a prefeitura fazer a perfuração. Hoje, 21 famílias da comunidade são atendidas pelo poço que funciona perfeitamente há cinco anos. Encontrar água aqui foi uma das coisas mais maravilhosas da minha vida.” Ana Célia da Silva Pereira, moradora da comunidade de Chuvinha. POÇO ARTESIANO DE CHUVINHA

Instalação de Guaritas de Proteção em Pontos de Ônibus 100

• Santana de Pirapama

Mais conforto e segurança para quem depende dos transportes coletivos disponíveis em Pirapama após a instalação de pontos de ônibus em toda a malha viária do município. Mais dignidade, conforto e segurança para os moradores, como confirmado por Daniel Alves Moreira, conhecido como Daniel da Nica. “A dificuldade era demais. A gente não tinha proteção quando chovia e com sol era complicado.” Afirma o morador da região de Mel de Tanque.

Infraestrutura

Mais de 200 Mataburros Instalados Na zona rural de Pirapama foram instalados mais de 200 mataburros que beneficiaram não apenas os agricultores, mas, também, os moradores das regiões rurais. Com o auxilio da SETOP, a administração pôde elaborar projetos que auxiliam a vida no campo.

MATERIAL DE VÁRIOS MATA BURROS CEDIDOS PELA PREFEITURA

DANIEL DA NICA UTILIZA O PONTO DE ÔNIBUS INSTALADO EM UMA DAS RODOVIAS DE ACESSO DA CIDADE PARA ESPERAR A CONDUÇÃO

101

Infraestrutura fotos: bárbara mendonça

Implantação de Telefonia Celular Em Santana de Pirapama basicamente não havia nenhum sinal para celular. Para reverter esse cenário, a administração doou algumas áreas no território municipal para instalação das primeiras torres de telefonia móvel da cidade. Como experiência, a Vivo e a Claro foram as primeiras operadoras que disponibilizaram o serviço. Após o retorno positivo, a Oi já manifestou interesse em investir na cidade, que cada vez mais amplia o alcance do sinal.

GENTILEZA REENVIAR RENOMEADA

IMG_2130

Mais de 800 Famílias Atendidas pelo Luz Para Todos Santana de Pirapama é um dos municípios com o maior número de famílias atendidas pelo programa do governo federal Luz Para Todos. Atualmente, mais de 800 famílias tiveram energia elétrica ligada em suas casas e, segundo a administração, a previsão é que esse 1000 famílias sejam atendidas em breve. Edmeia da Silva Fonseca, moradora da comunidade de Duas Barras, fala como sua rotina mudou

102

• Santana de Pirapama

para melhor depois de ser beneficiada pelo programa. “Dia 16 de novembro de 2011 que ligaram a energia. Não vou esquecer essa data. Antes eu utilizava a casa da minha sogra para ter um pouco de energia elétrica, mas não era suficiente para minha família. A primeira coisa que eu fiz quando fui contemplada pelo programa foi comprar uma geladeira. Melhorou muito a minha vida”, disse.

Infraestrutura

Casas Populares: Desenvolvimento e valorização Santana de Pirapama é um dos municípios com o maior número de famílias atendidas pelo programa do governo federal Luz Para Todos. Atualmente, mais de 800 famílias tiveram energia elétrica ligada em suas casas e, segundo a administração, a previsão é que esse 1000 famílias sejam atendidas em breve. Edmeia da Silva Fonseca, moradora da comunidade de Duas Barras, fala como sua rotina mudou

CASAS POPULARES TIRARAM MUITAS FAMÍLIAS CARENTES DO ALUGUEL

CLÁUDIA APARECIDA OLIVEIRA

EDMÉIA DA SILVA FONSECA

MARIA LÚCIA RIBEIRO COSTA (TIA LÚCIA), CONSTRUÇÃO DA PRAÇA DO PAI

NILO EUSTÁQUIO DA COSTA E JOÃO PAULO

103

Infraestrutura fotos: bárbara mendonça

UBS DE SÃO JOSÉ DAS CACHOEIRA VAI REFORÇAR O ATENDIMENTO MÉDICO DA POPULAÇÃO DA REGIÃO

GENTILEZA REENVIAR RENOMEADA

IMG_3641

Posto de Saúde São José das Cachoeiras

“Era importante uma unidade de saúde mais próxima da nossa região, então a expectativa é grande quanto a inauguração do novo posto de Saúde. Antes o atendimento era feito na escola da região ou na igreja. As pessoas não tinham o mínimo de privacidade e nem condições de atendimento. Hoje, para casos mais simples podemos recorrer à unidade e com as condições das estradas também temos mais acesso à unidade mista no centro”. Contou o professor Leontino.

Fechados

PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA DA COMUNIDADE DE FECHADOS

104

• Santana de Pirapama

Uma das localidades mais distantes da sede urbana de Santana de Pirapama, por muito tempo foi negligenciada pelas gestões anteriores. Hoje, mesmo distante, o distrito Fechados representa um das regiões que mais receberam investimentos da administração atual. Além da construção da ponte do Queijo e do Adãozinho, que permitiram melhores condições de acesso, a comunidade também recebeu a construção de uma UBS. Também vale destacar a pavimentação asfáltica das ruas do distrito. Moradora antiga de Fechados, dona Amélia Maria Brandão relembra uma época que as más condições de acesso quase custaram a vida de seu filho. “Estava na ambulância voltando com meu filho que tinha acabado de fazer uma cirurgia. Quando o rio, onde hoje tem a ponte do queijo, encheu. Tive de passar a noite com ele dentro da ambulância porque não tinha jeito nem de voltar. Graças a Deus deu tudo certo, mas antes da construção da ponte, situações assim eram comuns aqui”, disse.

Infraestrutura

Santos Reis O bairro Santo Reis, próximo de uma das entradas da cidade, teve investimentos importantes no ponto de vista estrutural. Todas as ruas foram calçadas e asfaltadas melhorando a qualidade de vida local. Morador antigo, Abilio Gesse da Silva, Tantinho, é grato à prefeitura quanto aos investimentos no local. “O bairro mudou muito e foi para melhor. Tínhamos dificuldade de andar com as ruas de terra. Carro não passava. Era um local muito ruim. Hoje, parece outro lugar. A igreja de Santos Reis também ficou muito boa com o calçamento no local”, disse. Mas o calçamento no entorno da igreja de Santos Reis não foi o único investimento que valorizou o templo religioso. Com recursos próprios, a prefeitura construiu em granito estátuas dos três reis magos. Quem se sentiu extremamente feliz com a iniciativa foi Levi Teixeira Barbosa. “Acompanhei a história dessa igreja desde a sua construção. Aqui tem “esmola” de muita gente que ajudou a erguê-la. Mas o prefeito Albertinho foi um dos prefeitos que mais ajudaram na igreja. Tiveram outros antes dele que também ajudaram, mas o Albertinho bateu o recorde. E continua dando duro!”, confirmou.

O SR. LEVI TEIXEIRA BARBOSA ZELA PELA CAPELA E PELO ESPAÇO DA CAPELA DE SANTOS REIS

ABÍLIO JESSÉ DA SILVA (TANTINHO)

BLOQUETE DA RUA JOAQUIM MACHADO DE BARROS

O ENTORNO DA PRAÇA DE SANTOS REIS FOI TODO CALÇADO ASFALTO DA RUA VITALINO DA SILVA LOPES BAIRRO SANTOS REIS

ASFALTO DA RUA DO CRUZEIRO

ALÉM DO CALÇAMENTO A PREFEITURA TAMBÉM PROVIDENCIOU A CONSTRUÇÃO DAS ESTÁTUAS DOS REIS

UMA DAS RUAS ASFALTADAS NO BAIRRO SANTOS REIS •

105

Infraestrutura

fotos: bárbara mendonça

ELSON DE ALMEIDA CÂMARA

LIDEMARCOS GOMES DA ROCHA (MARQUINHOS)

Desenvolvimento da economia local Os investimentos em infraestrutura impulsionaram a economia em Santana de Pirapama. Como consequência das obras que melhoraram as condições de acesso dos moradores das localidades rurais, o número de consumidores provenientes do próprio município fez aumentar a demanda do comercio local. Um dos proprietários da Asselaria Câmara, Elson de Almeida Câmara, empresa de artigos para montaria com aproximadamente 90 anos de atuação no mercado da cidade, afirma que nos últimos anos foi possível notar que o crescimento do município representou uma melhora para a empresa “O progresso da cidade favoreceu muito nosso trabalho. 95% da nossa pro-

106

• Santana de Pirapama

dução é vendida fora do município, trabalho que foi facilitado com a construção das pontes e a melhora nas condições da estrada.”, disse. Outro estabelecimento também favorecido pelos investimentos em infraestrutura foi a Santana Couros, que funciona há 14 anos no mercado de calçados. Lidemarcos Gomes da Rocha, um dos prorietários, fala o quanto a produção foi beneficiada pelas melhorias da cidade. “O comércio em si melhorou muito nos últimos anos. No meu estabelecimento a produção e clientela aumenta a cada ano. Atendemos toda a região em um raio de 400 km o que só é possível se houver uma infraestrutura desenvolvida no município”, relatou.

Infraestrutura

Transporte São 1310km2 de extensão territorial que fazem de Santana de Pirapama a quinta maior cidade do estado de Minas Gerais. Atender um território tão extenso praticamente obriga a administração municipal a direcionar sua atenção à acessibilidade do município. Somando às obras de infraestrutura nos mais de 2.800km de estradas vicinais do município, seguiu-se um investimento maciço no transporte municipal. Um total de 28 veículos percorrem 2.450 km atendendo os alunos de todas as comunidades do município, o que representa hoje o maior percurso escolar de Minas Gerais. A frota agrícola conta com três tratores disponíveis para os agricultores no auxílio à produção rural. Já a manutenção das estradas rurais é garantida com duas moto niveladoras, uma pá carregadeira e um caminhão para serviços gerais. Já a saúde conta com três ambulâncias e mais três veículos de pequeno porte. Além dos setores citados acima, a secretaria municipal de transporte conta com vários outros veículos que se encontram sempre disponíveis para a demanda municipal. Inclusive alguns moradores que, dependendo da necessidade, recebem o suporte da administração.

CASCALHAMENTO CONSTANTE DAS VIAS RURAIS DO MUNICÍPIO

GENTILEZA REENVIAR RENOMEADA

IMG_3946

TRATORES DÃO SUPERTE AOS PRODUTORES RURAIS DE PIRAPAMA

MANUTENÇÃO DE MAIS DE 2800KM DE ESTRADAS VISCINAIS

107

Infraestrutura

fotos: bรกrbara mendonรงa

108

โ€ข Santana de Pirapama

Infraestrutura

•

109

fotos: bรกrbara mendonรงa

Esportes 110

โ€ข Santana de Pirapama

Esportes

O SECRETÁRIO DE ESPORTES, JOSÉ MARIA

O apoio da administração municipal no esporte da cidade é constante. Os investimentos não são apenas em nível de estrutura. Além das reformas das quadras poliesportivas, iluminação do estádio de futebol e a construção de um novo, a prefeitura promove atividades esportivas para crianças e adolescentes, utilizando o futebol como ferramenta importante no auxilio à educação e inclusão social. Segundo o Secretário Municipal de Esportes, José Maria, essa gestão foi a primeira a valorizar a prática esportiva como prioridade administrativa. “Antes de me tornar secretário, as atividades esportivas eram realizadas por iniciativa da própria comunidade. O Albertinho foi o primeiro prefeito a dar a atenção necessária para esta área. São várias as ações que promovem o esporte no município provenientes da prefeitura. Competições, os investimentos nos estádios, transporte e etc, tudo com o apoio da administração municipal”, disse.

111

Esportes fotos: bárbara mendonça

ATUALMENTE SÃO MAIS DE 270 ALUNOS MATRICULADOS NA ESCOLINHA DE FUTEBOL ALUNOS DA ESCOLINHA DE FUTEBOL RECEBEM ORIENTAÇÃO DO TÉCNICO PIAZA

Escolinha de Futebol

Realizada no principal estádio do município, as aulas de futebol são gratuitas e voltadas para crianças e adolescentes que se encontram matriculados e frequentes no ensino fundamental e médio. O treinador recém-contratado para dar o suporte técnico aos jovens é o ex-ídolo da nação cruzeirense, Piaza.

Iluminação do Estádio A prefeitura instalou a nova iluminação do estádio de futebol do município. A reforma permite a realização de eventos esportivos noturnos, garantindo a segurança e melhores condições de jogo.

ILUMINAÇÃO DO ESTÁDIO JOÃO VOLGAS DA SILVA

112

• Santana de Pirapama

Esportes

Construção do Estádio Novo recursos próprios, a prefeitura de Santana de Pirapama construiu um novo estádio inaugurado em dezembro de 2010. Para a ocasião a equipe juvenil do Atlético Mineiro foi convidada para uma partida contra o time da mesma categoria na cidade.

CONSTRUÇÃO DO GINÁSIO POLIESPORTIVO ESTIMULA A PRÁTICA DO ESPORTE NA CIDADE

113

Cultura e Turismo 114

• Santana de Pirapama

Cultura arquivo prefeitura

Festa do Trabalhador

JOSÉ BASÍLIO DA SILVA IDEALIZADOR DA FESTA DE 1º DE MAIO

arquivo prefeitura

A principal festividade do município é a festa do trabalhador. Em respeito e comemoração aos trabalhadores responsáveis pelo progresso de Santana de Pirapama, a prefeitura municipal produz o evento. Nele é realizado um desfile onde é possível conferir várias manifestações populares que abarcam todo o folclore local. Folia de Reis,

bárbara mendonça

O PREFEITO ALBERTINHO COM GINO E GENO QUE SE APRESENTARAM NA FESTA DO TRABALHADOR DE 2011

APRESENTAÇÃO DO GRUPO DE CAPINA NA FESTA DO TRABALHADOR

115

Cultura fotos:arquivo prefeitura

XITÃOZINHO E XORORÓ TAMBÉM

FOLIA DE REIS É UMA DAS APRESENTAÇÕES QUE COMPÕEM A MAIOR FESTA DA CIDADE

PRESTIGIARAM A FESTA QUE ALBERTINHO TAMEIRÃO OFERECE AO TRABALHADOR

Congado, Contradança e grupo de capina são alguns exemplos do que se pode esperar do evento. Representantes de todas as comunidades do município são convidados pela prefeitura que também contribui com o transporte. Cada um mostra o que mais destaca na cultura local. O prefeito Albertinho Tameirão também participa da festa. Durante o evento, o prefeito faz questão de falar o nome e sobrenome das pessoas que passam diante dele da multidão. Albertinho se orgulha de falar que conhece o nome de 99% das pessoas que moram em sua cidade. Já inserida na cultura de Pirapama, a festa ocorre há 19 anos. Seu idealizador, José Basilio da Silva lembra como o evento iniciou de maneira modesta. “Era só uma missa que pedi para o padre da época celebrar em homenagem aos trabalhadores no dia primeiro de maio. No ano seguinte

PROMESSA CUMPRIDA, SHOW DO CALCINHA PRETA NA FESTA DO FRANGO

Educação Saúde 116

• Santana de Pirapama

Cultura

Na educação, passos grandioso

MOTOCANDO AGITA FESTA DO TRABALHADOR

A BANDA VESPERATA, DE DIAMANTINA, DURANTE A INAUGURAÇÃO DA FONTE LUMINOSA

APRESENTAÇÃO TÍPICA DE VIOLEIROS

BANDA CONEXÃO BRASIL SEMPRE

O CANTOR

ANIMA AS FESTAS DE PIRAPAMA

ARMANDO LOPES E O PREFEITO FAZENDO MAIS UMA FESTA EM PIRAPAMA

117

Cultura FOTOS: arquivo prefeitura

FOLIA DE REIS NA FESTA TRABALHADOR

APRESENTAÇÃO DE REIS NA FESTA DO TRABALHADOR

O TRABALHADOR PARTICIPA DA FESTA À SUA MANEIRA

as pessoas pediram para repetir, mas ao invés da missa foi organizada uma procissão e a cada ano era acrescentado algum tipo de atração. O prefeito atual já participava desde antes assumir a prefeitura. Após tomar posse, o evento ganhou novas proporções com shows e a participação de toda a população de Santana de Pirapama. Hoje, o evento atrai um aproximadamente 40 mil pessoas durante os quatro dias de festa, inclusive com a cobertura da imprensa, em especial o apoio do jornal Primeira Linha.

118

• Santana de Pirapama

NA FESTA DO TRABALHADOR A AVENIDA VIRA PALCO

Cultura

ALBERTINHO TAMEIRÃO E A DUPLA SERTANEJA DANY E DÊNIS

ANDERSON E ALYSON UMA DAS DUPLAS QUE AGITARAM EM PIRAPAMA

119

Cultura BÁRBARA MENDONÇA

OS PADROEIROS DA CIDADE, SÃO JOAQUIM E SANTA ANA

arquivo prefeitura

O JUBILEU DE SANTA É A PRINCIPAL FESTA RELIGIOSA DA CIDADE

Festas Religiosas O município de Santana de Pirapama tem uma religiosidade muito forte e uma forma de manifestar toda essa fé é através do tradicional Jubileu de Santa Ana e São Joaquim, padroeiros da cidade. Este evento atrai aproximadamente 15 mil pessoas todos os anos. Mesmo sendo um evento religioso, a prefeitura municipal apoia as festividades contribuindo com a logística e estrutura como a montagem das barracas. Outra comemoração religiosa importante para o município é a tradicional Festa de Santa Bárbara, realizada na comunidade rural de mesmo nome. São três dias de festividades com comidas típicas, celebração de missa com um Diácono e participação do Coral São José da Cachoeira e Coral Santa Bárbara. O evento é finalizado com a procissão de Santa Bárbara e a benção especial do Padre. Segundo o Padre Jésus Waner Lopes, os habitantes

120

• Santana de Pirapama

arquivo prefeitura

de Pirapama têm a característica de conservar os valores religiosos de antigamente. “A comunidade de Pirapama ainda preserva aquela tradição religiosa na qual a fé tem uma importância fundamental para a vida das pessoas. E esses valores são passados de família. Uma devoção muito grande.” Disse.

APRESENTAÇÃO DE CONTRA DANÇA EM FESTIVIDADE RELIGIOSA DA CIDADE

Cultura arquivo prefeitura

bárbara mendonça

O CAVALEIRO JOAQUIM BONIFÁCIO (JOAQUINHÃO)

CAVALGADA

A Tradicional Cavalgada de Santana de Pirapama Uma das tradições mais expressivas de Santana de Pirapama é a cavalgada. Marcando presença em grande parte dos eventos da cidade, em 2011 foram mais de mil cavaleiros na Festa do Trabalhador. Com 68 anos, Joaquinhão, o mais antigo cavaleiro em atividade e um dos responsáveis pela manifestação, fala que esse número já foi superado em outras ocasiões. “Já fizemos cavalgadas longas, de levar mais de quatro dias até Conceição do Mato Dentro, quando reunimos cerca de 3.200 cavaleiros que íamos encontrando pelo caminho. É uma tradição muito bonita que todos gostam de participar.” Disse o veterano que participa da festividade desde os 12 anos.

arquivo prefeitura

Saúde Educação CAVALGADA NA FESTA TRABALHADOR

121

Cultura

As Beldades de Pirapama Uma das tradições mais expressivas de Santana de Pirapama é a cavalgada. Marcando presença em grande parte dos eventos da cidade, em 2011 foram mais de mil cavaleiros na Festa do Trabalhador. Com 68 anos, Joaquinhão, o mais antigo cavaleiro em atividade e um dos responsáveis pela manifestação, fala que esse número já foi superado em outras ocasiões. “Já fizemos cavalgadas longas, de levar mais de quatro dias até Conceição do Mato Dentro, quando reunimos cerca de 3.200 cavaleiros que íamos encontrando pelo caminho. É uma tradição muito bonita que todos gostam de participar.” Disse o veterano que participa da festividade desde os 12 anos. fotos:arquivo prefeitura

ALBERTINHO TAMEIRÃO SATISFEITO COM O PRIMEIRO LUGAR DE UMA PIRAPAMENSE NO CONCURSO PRIMEIRA LINHA

ALBERTINHO TAMEIRÃO E MARAN, EDITOR DO JORNAL PRIMEIRA LINHA

122

• Santana de Pirapama

MODELO VILMARA DE ARAÚJO AMORIM GANHADORA DO CONCURSO GAROTA PRIMEIRA LINHA

Cultura GLEICE GAROTA 1ª LINHA 2011

TRADICIONAL ORQUESTRA DE SANTANA DE PIRAPAMA VALORIZAM OS EVENTOS MAIS SIGNIFICATIVOS DA CIDADE

123

Turismo arquivo prefeitura

SANTANA DE PIRAPAMA INCLUÍDA NO CIRCUITO DAS GRUTAS

Turismo O turismo de Santana de Pirapama se divide entre as belezas naturais do município e os grandes eventos na cidade. Além de ser o principal despoluidor do rio São Francisco com um grande número de mananciais de água, Pirapama também possui 550km2 da Serra do Cipó, que representa um potencial significativo do turismo ecológico. Constantemente a comunidade se torna palco de grande eventos, com shows de consagrados artistas da cena sertaneja, como Rio Negro e Solimões, Xitãosinho e Xororó, Gino & Geno, entre outros. A comunidade local também contribui com uma grande manifestação cultural proveniente das diversas localidades espalhadas pelo município, sendo a maior festividade de Santana de Pirapama, a Festa do Trabalhador, idealizada por um morador. Folias de Reis, Congado, Grupo de capina, procissões e várias outras manifestações que remetem à religiosidade e folclore local são prestigiadas no evento do dia primeiro de maio. A cada ano, a administração se surpreende com o número de visitantes que marcam presença nas festas da região.

124

• Santana de Pirapama

Turismo bárbara mendonça

arquivo prefeitura

CACHOEIRA EM RIO PRETO

bárbara mendonça

PIRAPAMA FAZ PARTE DA ESTRADA REAL E DO CIRCUITO DAS GRUTA

bárbara mendonça

bárbara mendonça

AREIA BRANCA ÀS MARGENS DO RIO PRETO ENCANTA TODOS QUE VISITAM O LOCAL

A PRAINHA DO RIO PRETO, COMO É CONHECIDA, APRESENTA O CONTRASTE DAS ÁGUAS ESCURAS COM A AREIA BRANCA

125

fotos: bárbara mendonça

Segurança Educação 126

• Santana de Pirapama

Educação Segurança

Na educação, passos grandiosos estão sendo dados e muitos

Reestruturação

Na educação, passos grandioso POLÍCIA MILITAR DE SANTANA DE PIRAPAMA LUTA CONTRA A CRIMINALIDADE DO MUNICÍPIO

127

Segurança

Dificuldades na segurança pública amenizadas pela prefeitura O destacamento da Polícia Militar de Santana de Pirapama enfrenta diariamente o desafio de manter a segurança de um dos maiores territórios municipais de Minas Gerais. Segundo o Sargento Carlos Roberto Martins, o principal obstáculo da força policial é a falta de efetivo e condições de trabalho “Comandar somente nove policiais para atender todo o município é inviável. Temos ciência que a falta de efetivo policial acomete todo o estado. Mas os impactos sentidos aqui são grandes. Quando a criminalidade percebe a deficiência no número de policiais, enfrentamos problemas”, disse. Outra dificuldade apontada pelo Sargento Martins foi a questão de logística. “Aqui tem localidades que levamos duas horas para chegar, indo em alta velocidade para atender uma ocorrência. O que nos leva a outro empecilho, o transporte. Temos somente uma caminhonete para cobrir mais de 2800km de estradas vicinais. Sem recursos humanos e logísticos fica difícil atender as comunidades mais remotas do município”, conta. Para lidar com os desafios e promover a segurança do município, a participação da prefeitura foi fundamental para o desenvolvimento do trabalho. Com o apoio do prefeito, dois novos policiais somaram ao efetivo policial, além da aquisição da caminhonete utilizada pela corporação. “Sem o apoio da prefeitura nosso trabalho passaria de inviável para impossível. Da manutenção da caminhonete até a disponibilidade de uma secretária para atender ao 190. Em praticamente todos os setores a prefeitura nos auxiliou nessa gestão”, disse.

128

• Santana de Pirapama

Segurança

Polícia Civil também enfrenta desafios fotos: bárbara mendonça

PROFISSIONAIS DO CONSELHO TUTELAR TRABALHA

O BEM ESTAR DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENT MUNICÍPIO

Segundo o escrivão da Polícia Civil, Rodrigo Alberto de Almeida, o trabalho da polícia civil também enfrenta as mesmas condições citadas pela polícia militar. Mas com um agravante, não há policiais fixos na delegacia. Uma vez por semana, o delegado Helton Aparecido Costa, que também atende Jequitibá e Sete Lagoas, vai até a delegacia para atender as ocorrências policiais que necessitam de sua presença. Quando há a necessidade de alguma investigação, é deslocado investigadores do Município de Sete Lagoas. Segundo Rodrigo, o serviço da Polícia Civil não seria possível sem o suporte da prefeitura. “Pelo convênio, a prefeitura é obrigada a manter o prédio e a estrutura. Mas aqui a administração municipal faz muito mais. Se não fosse a prefeitura a delegacia poderia fechar”, disse.

CONSEP – Conselho de Segurança Pública O Conselho de Segurança Pública atua de forma preventiva na manutenção da segurança do município. No entanto, o atual presidente do conselho, Emérito Ribeiro da Silveira, alerta a comunidade quanto a importância de participarem das reuniões do CONSEP, “Por um lado temos a sorte da comunidade de Santana ser tranquila, mas por outro precisávamos de ter maior participação da população. Um município que tem um CONSEP atuante tem mais facilidade de conseguir investimentos para a segurança, além de inibir a criminalidade através da troca de informação”, disse. As reuniões do Conselho de Segurança Pública acontecem uma vez por mês no prédio da Câmara Municipal.

129

Segurança

O ESCRIVÃO RODRIGO ALBERTO fotos: bárbara mendonça

Conselho Tutelar O município de Santana de Pirapama tem a segurança e o bem estar dos jovens pirapamenses assegurada pelo Conselho Tutelar. O conselho trabalha bem próximo com a polícia militar e os órgãos da prefeitura como o CRAS na repreensão de casos que representem uma ameaça para as crianças e adolescentes da cidade. Os casos encaminhados para o conselho tutelar variam muito de procedência e níveis de gravida-

130

• Santana de Pirapama

de. Desde evasão escolar registrada pelas escolas até denúncias mais graves envolvendo a polícia militar. O conselho também trabalha com medidas sócio-educativas com a família dos envolvidos, para certificar que os pais ou responsável pelos jovens tenham condições de oferecer uma base para a criação da criança ou adolescente. O conselho funciona na Rua Padre Castanheira, 144 das 08h às 16h. O telefone para contato é (31)9887-3335


Revista O Público - Santana de Pirapama