MOD_2_M_Barbara_Garcia

Page 18

PORTFÓLIO Contratado pela revista Glamour, começou por dese-

Em 1963 começou a filmar, realizando filmes experimentais, propositada-

nhar sapatos, mas os primeiros desenhos apresentados

mente muito simples e bastante aborrecidos, como um dos seus primeiros

tiveram de ser refeitos devido às suas claras sugestões

- Sleep (Dormir) - que se resumia à filmagem durante oito horas seguidas

sexuais. Passou a desenhar anúncios - atualmente ainda

um homem a dormir, ou Empire (Império), que filmou o Empire State Building

muito normais na publicidade de moda nos EUA - para

do nascer ao pôr do sol. Mas os filmes foram tornando-se mais sofisticados,

revistas como a Vogue e a Harper’s Bazaar, assim como

começando a incluir som e argumento. O filme Chelsea Girls, de 1966, que

capas de livros e cartões de agradecimento.

mostra duas fitas lado a lado documentando a vida na Factory, foi o primeiro filme underground a ser apresentado numa sala de cinema comercial.

Em 1952 a sua mãe foi com ele a Nova Iorque. Em Junho desse ano realizou a sua primeira exposição na Hugo Gallery: 15 Desenhos baseados nos escritos de Truman Capote. A exposição foi um sucesso não só comercial como artística, que lhe permitiu viajar pela Europa e Ásia em 1956. Em 1961 realizou a sua primeira obra em série usando as latas da sopa Campbell’s como tema, continuando com as garrafas de Coca-Cola e as notas de Dólar, reproduzindo continuamente as suas obras, com diferenças entre as várias séries, tentando tornar a sua arte o mais industrial possível, usando métodos de produção em massa. Em 1963 a sua tentativa de viver como uma máquina teve uma primeira aproximação com a inauguração do seu estúdio permanente - The Factory - A Fábrica. Andy Warhol passou então a usar pessoas universalmente conhecidas, em vez de objetos de uso massificado, como fontes do seu trabalho. De Jacqueline Kennedy a Marilyn Monroe, passando por Mao Tse-tung, Che Guevara ou Elvis Presley. A técnica baseava-se em pintar grandes telas com fundos, lábios, sobrancelhas, cabelo, etc. berrantes, transferindo por serigrafia fotografias para a tela. Estas obras foram um enorme sucesso, o que já não aconteceu com a sua série Death and Disaster (Morte e Desastre), que consistia em reproduções monocromáticas de desastres de automóvel brutais, assim como de uma cadeira elétrica.

18


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.