Issuu on Google+

Cabrobó-PE, 14 de setembro de 2013

http://www.facebook.com/notalivre

notalivre@hotmail.com - ano 7- número 36 - Distribuição Gratuita

NOTA LIVRE O jornalismo claro e objetivo a serviço da população

Auricélio e Zé Nilson: rompimento iminente

Ao que tudo indica, a bancada da situação na Câmara está sendo diminuída. O vereador Zé Nilson Novaes, eleito pelo PP, que no novo governo perdeu o comando da Secretaria de Agricultura, está seguindo o caminho da oposição, j u n t a m e n t e c o m o e x- p r e f e i t o E u d e s Caldas. O episódio, que teria acarretado o rompimento, ocorreu no último domingo (08/09), na cerimônia de inauguração da adutora do Murici. Zé Nilson, que tem atuação política bastante intensa na região, deixou claro, mesmo na presença de Auricélio, que o mérito daquela obra também era dele e de Eudes Caldas, além de creditar a paternidade de algumas obras que estavam sendo inauguradas nesse p e r í o d o n a c o n t a d o e x - g e s t o r. N a oportunidade, Auricélio não digeriu bem o pronunciamento do parlamentar e, inclusive, pôs em dúvida a sua atuação, questionando o porquê da não inauguração da adutora, ainda no ano passado. Realmente, a adutora do Murici foi uma

CFC

iniciativa do vereador que, inclusive, preteriu a realização do tradicional festejo do padroeiro do Murici Velho para a conversão dos recursos na execução da obra, através de emenda parlamentar municipal de sua autoria, contemplada pelo prefeito anterior. O que faltava para a sua conclusão eram pequenas instalações domiciliares, alvo de reportagem de nossa equipe que foi veiculada em edição anterior. No dia 10, em encontro promovido pela União dos Vereadores de Pernambuco na cidade, o prefeito voltou a tocar no assunto. Em seu discurso, mencionou que dos 12 integrantes do parlamento municipal, apenas dois são oposição, fazendo referência ao vereador Ramsés Sobreira e deixando claro que o episódio com o progressista Zé Nilson Novaes realmente chegou a um ponto de tamanha insatisfação que ele próprio prefere alardear o rompimento. Zé Nilson relata que não anda tão satisfeito com Auricélio, por descumprimento de acordos firmados na campanha, mas

AUTO ESCOLA CABROBÓ Centro de Formação de Condutores Cabrobó Contatos: (87) 3875.1856 /9627.6308 / 9115.5351

Ó ROB CAB Rua Dr. Antônio Novaes, 398 - Centro - Cabrobó-PE - Em frente à Casa Lotérica

a fir m a q u e t em a t u a d o c o m o a l i a d o , aprovando os projetos do executivo na Câmara. “Eu tenho feito minha parte, espero que ele cumpra a dele. O que não posso fazer é deixar de reconhecer o trabalho de Eudes Caldas e o meu próprio trabalho. Agora, se ele acha que deve romper comigo, como tem deixado nas entrelinhas em seus pronunciamentos, eu terei que rever minha condição de aliado. Espero que ele, ao menos, me comunique disso, para que eu possa me posicionar”.

PROMOÇÃO

INCRÍVEL

ATÉ M O C S O CALÇAD

TO N O C S E DE D Na Rua Treze de Maio, centro de Cabrobó-PE


Página 2

NOTA LIVRE

Cabrobó-PE, 14 de setembro de 2013

NOTINHAS Comemoração do

MORTE NO TRÂNSITO

Cabrobó também foi marcado de muito pesar pelo trágico falecimento de Erisvaldo Rodrigues da Silva. O técnico em enfermagem atuava no hospital municipal e foi vitima de um acidente com moto na amanhã do dia 8, ocorrido na BR 428 nas proximidades do bairro da Cohab.

11 de setembro

DESCONHECIMENTO DO PASSADO A Secretaria de Educação proibiu o desfile dos maçons no dia 11 de setembro. A motivação do impedimento foi a de que era obrigatória a abordagem de temas relacionados ao meioambiente. Só para esclarecer, a maçonaria teve e tem papel fundamental nos principais movimentos sociais no Brasil. Sempre buscando corrigir desigualdades, no processo de reemancipação de Cabrobó teve grande importância.

‘‘QUEM ROMPEU FOI ELE’’ O prefeito tem se especializado em utilizar a mídia a seu favor nos tratos com os seus novos desafetos. O último envolvido nesse processo foi o vereador Zé Nilson Novaes. Observando que o vereador caminha no sentido de seguir a liderança de Eudes Caldas, Auricélio tratou de jogar na mídia que o vereador tinha atuado como oposicionista, pondo na conta do parlamentar a culpa pelo rompimento.

DERMEVAL MENEZES PARA DEPUTADO Dermeval Menezes esteve em Cabrobó durante todo o dia 11, comemorando o aniversário da cidade. Acompanhou o desfile e os shows no pátio de eventos, mas procurou ficar distante dos espaços ocupados pelos políticos locais. A única exceção foi para se reunir com Ramsés Sobreira para se aprofundar mais sobre o cenário político da cidade. Tudo indica que será, realmente, candidato a deputado.

Ao longo de toda a semana foram realizadas várias atividades relacionadas à data magna de Cabrobó. Foram inaugurados o CRAS da Temperatura, o CRAS indígena, a adutora do Murici, as pavimentações das vias Azemira Vieira, Av. Mozenir Araújo, Rua Prefeito Pedro Sobrinho, Rua Prefeito Manoel Cassiano e Rua Antônio Sobreira de Aragão, além da sala do empreendedor. No dia 10, houve um evento especial para o público mais religioso. A cantora, gospel Eyshila conduziu um misto de apresentação artística e meditação religiosa. Os evangélicos lotaram o pátio de eventos. Muitas pessoas prestigiaram o desfile cívico no dia 11 de setembro. Escolas, além de grupos de outras cidades, como a filarmônica Santa Cecília de Água Branca, comandada por Dr. Adilson, desfilaram pelas avenidas principais da cidade, enaltecendo a relevância das questões ambientais, além de homenagear o sanfoneiro Dominguinhos, falecido recentemente.

Abriram o desfile o Exército Brasileiro e a Polícia Militar da 2ª Companhia Independente de Pernambuco. Ao longo da tarde e adentrando na noite, as diversas escolas públicas e privadas, sediadas no município desfilaram seus alunos e bandas marciais, com belas apresentações musicais, além de carros com alegorias direcionadas à proteção do meio ambiente. O palanque montado próximo à Praça João Freire de Carvalho no local destinado às apresentações contou com a presença de diversas autoridades, dentre elas o prefeito do município, vereadores, militares, deputados estaduais, além da prefeita de Floresta Rorró Maniçoba. O grande momento do dia foi a festa dançante realizada no complexo da Côncha Acústica com José Augusto, para um público mais tradicional, mas que agrada os jovens, e a grande atração da noite, a banda Garota Safada, com o forró estilizado. Os shows que contaram com grande público foram encerrados às 4 horas da manhã do dia 12..

GV Pneus Centro Automotivo

Serviços - Alinhamento - Balanceamento em 3D

MANOEL SANTOS VISITA CABROBÓ O deputado estadual e integrante da Fetape, Manoel Santos também esteve visitando a cidade no dia 11. Acompanhado por Antonio de Nestor. Ele caminhou no pátio da festa, cumprimentando as pessoas presentes.

IMPORTADOS

BR 428 - AO LADO DO POSTO LIMARQUES 2 - CABROBÓ-PE - FONE:(87)3875.1833

NOTA LIVRE

O jornalismo claro e objetivo a serviço da população. Fundado em 2005 Reestruturado em 2013

O Nota Livre é um noticiário impresso de veiculação semanal integrado a um sistema de informações virtual, denominado também de Nota Livre, tendo como primazia a discussão acerca dos acontecimentos envolvendo o poder público do município e os fatos envolvendo a cidade de Cabrobó-PE. Algumas imagens expostas no Nota Livre não são de nossa autoria, no entanto, agradecemos a disponibilização deste material aos brilhantes profissionais. Em retribuição expomos o crédito na própria imagem.

Contato: Direção - Ramsés Sobreira notalivre@hotmail.com Matérias - Ramsés Sobreira Reportagem - Ariacildo Gonçalves (87)9657.0649 Diagramação - Ramsés Sobreira Tiragem: 1.000 Exemplares Circulação: Cabrobó-PE ASSINATURAS, DIVULGAÇÃO E CONTRIBUIÇÕES: Geraldo Henrique e Marcelo Freire


Cabrobó-PE, 14 de setembro de 2013

NOTA LIVRE

Página 3

Prefeito ataca Fernando Filho Apesar de ter apoiado a candidatura do socialista

reeleição de Fernando Filho e marcham com o

Fernandinho para o cargo de deputado federal

deputado estadual do prefeito, Raimundo

nas eleições de 2006 e 2010, o prefeito de

Pimentel. Jorge estava na ocasião mas preferiu

Cabrobó, Auricélio Torres, anda desferindo duras

não realizar qualquer comentário. Procurada por

críticas contra ele. Os mais recentes ataques ao

nossa equipe de reportagem, a assessoria do

deputado ocorreram neste domingo, quando da

deputado relatou que diversas obras em

cerimônia de inauguração da adutora do Murici.

Cabrobó tem a autoria de Fernando Filho, como

Motivado pela importância da obra hídrica e

a perfuração e instalação de poços artesianos,

tentando tomar para si o discurso proferido pelo

quatro barragens de grande porte e a adutora da

vereador Zé Nilson Novaes que, na oportunidade,

Manguinha, que está para ser inaugurada ainda

mencionou ter realizado cobranças sobre a

esse mês. “Todas essas ações são de iniciativa

necessidade de investimentos para a formação

de Fernandinho e algumas através de emenda

do perímetro irrigado Maria Preta, em encontro

parlamentar dele próprio. Agora, se o prefeito fez

com o senador Armando Monteiro, Auricélio

compromisso com outros candidatos, sem que

atacou duramente os ex-aliados petrolinenses

houvesse qualquer benefício para a população,

nos seguintes termos: “Eu, inclusive, não apoio

aí é algo que ele tem que esclarecer para o povo

esse rapaizinho (referindo-se a Fernando Filho)

e não atacar quem está trabalhando”, esclareceu

porque ele não tem compromisso com Cabrobó.

Pedro Brandão, assessor do parlamentar. O

O projeto da Maria Preta eu já tentei de toda

federal que Auricélio apoiará no próximo pleito

forma com o Ministro Fernando Bezerra Coelho,

também é filiado ao PSB. Trata-se do atual

seu pai, mas eles não querem fazer nada por

deputado estadual João Fernando Coutinho que

nossa cidade”. O que chama atenção nesse

tem sua base política na Mata Sul do Estado e a

cenário é que os vereadores Avanildo Lili, Jorge

sua aproximação com o prefeito ocorreu na

de Jacó, Marcos de Neuma e Barná Russo,

eleição de 2012, quando João Fernando teria

todos da base governista, já declararam apoio à

dado grande suporte à candidatura de Auricélio.

Reforma na Rodoviária tem previsão de término esse mês O Terminal Rodoviário de Cabrobó está com previsão de reestabelecer suas atividades normais de embarque e desembarque no prédio sede no próximo mês. Desde o início do ano está ocorrendo uma profunda reforma em suas instalações, com foco principal à acessibilidade. Isso tudo fruto da aplicação da legislação atinente à acessibilidade. Rampas suavemente inclinadas e banheiros especiais irão favorecer o acesso a cadeirantes e idosos. A obra é iniciativa exclusiva do Governo do Estado de Pernambuco com dispêndio de aproximadamente R$ 300 mil. O projeto, que

prevê o revestimento cerâmico de todo o complexo, além da reconstrução de todo seu piso em granilite, conta com um estacionamento onde antes havia uma pequena praça, além de jardins em outros locais. Questionado por nossa equipe de reportagem, sobre uma possível participação do poder público municipal na obra, já que a prefeitura tem mostrado em suas propagandas institucionais a reforma do Terminal como de sua iniciativa, o responsável pela execução da obra e técnico em edificação, o senhor Silvano, respondeu que a ação não tem qualquer participação do ente

SALDANHA MOTO PEÇAS

municipal e que, até mesmo, um amontoado de aterro, que precisa ser retirado do local onde será o estacionamento, está sendo custeado pela empresa. Ele mencionou que todos os terminais rodoviários do estado estão passando por reformas. “É uma política de recuperação de estrutura implementada pelo Governo do Estado que, após isso, discutirá a administração de cada Terminal. Acredito que aqui em Cabrobó a administração do prédio passe para o município, mas a obra e a sua iniciativa não têm vinculação alguma com a prefeitura”, esclareceu Silvano.

Farmácia

Central CABROBÓ

Mais de 1.000 remédios gratuitos ou com até 90% de desconto

Av. Nilo Coelho, em frente à Rodoviária

Serviços em geral em motos de todas as montadoras Serviço Autorizado

Asma Diabetes Dislipidemia Doença de Parkinson Anticoncepção

Glaucoma Hipertensão Incontinência Osteoporose Rinite


Página 4

NOTA LIVRE

Cabrobó-PE, 14 de setembro de 2013

O Significado do 11 de Setembro

Em 1 1 de s etemb r o , c o memo r a - s e o processo de reemancipação política e administrativa de Cabrobó. As festas, os desfiles, tudo foi muito bonito, mas o que ficou de lado foi a nossa história, o verdadeiro acontecimento histórico e a lembrança de quem se esforça parar fazer dessa comunidade um local próspero. Iremos tentar fazer um breve resumo da história de nossa cidade. Os registros mais remotos de Cabrobó nos remete ao século XVII, quando aqui havia uma fazenda de criação de gado, propriedade de Garcia d'Ávila, da Casa da Torre, com o povoado que acompanhava o criatório, ao lado da comunidade nativa aqui já presente, os índios Cariris, a atual triboTruká. Com o passar do tempo a comunidade se desenvolveu e teve papel preponderante para a expansão econômica do nordeste, servindo como centro comercial, além de ponto de recebimento de produtos oriundos de toda a Bahia e de Recife, que se destinavam para o oeste e para o norte. Em 1770 Cabrobó já apresentava judicatura própria com juiz ordinário, escrivão e comando militar, algo que havia em poucas localidades no interior. Em 14 de novembro de 1786, foi alçada a condição de Distrito de Pernambuco. Diferente do conceito atual, o distrito

daquela época era mais semelhante à idéia de município, já que detinha relativa autonomia administrativa. Através da Lei Provincial nº 345, de 13 de maio de 1854, Cabrobó contraiu o status de Vila, havendo a eleição da primeira Câmara Municipal. Apenas em 1892, já na era republicana, por força da Lei Estadual nº 52 de 31 de agosto, Cabrobó conquistou a prerrogativa de cidade, tendo como seu primeiro prefeito o tenente coronel Jerônimo de Carvalho Trapiá. Entretanto, poucos anos após essa conquista, em 1903, a sua autonomia administrativa foi transferida à cidade de Belém, retornando Cabrobó à condição de Vila. Os registros apontam tal fato aos aspectos políticos de então. Foi a Lei Estadual 1931, aprovada em 11 de setembro de 1928 que reemancipou o município de Cabrobó, reestabelecendo a sua autonomia administrativa e, consequentemente, política. Essa é a data que comemoramos como a data magna de Cabrobó. É a história de um povo dedicado ao desenvolvimento regional, de luta e independência que, lamentavelmente, os governantes insistem em omitir. Parabéns à verdadeira Cabrobó e ao seu espírito lutador e desenvolvimentista presente em cada um que aqui vive.

Suicídio marca dia 7

Contatos: (87) 9613.8616 9995.7529 9632.8397

FARMÁCIA

VIA HOTEL C A B R O B Ó Fones: 3875-3090 /1289 ou 9924-0150

Aberta todos os dias das 7 às 23 horas, inclusive aos domingos e feriados

Rua Cândido Florentino Cavalcante, 113 No último sábado (07/09) próximo ao meio comemoração à Independência do Brasil, BR 428 - Km 11- COHAB - Cabrobó-PE

dia, o índio da tribo Truká Welio Pedro para tentar evitar a tragédia. Verbino da Luz se lançou do alto da torre de O s a p e l o s , n o e n t a n t o , n ã o f o r a m telefonia móvel, situada ao lado do suficientes e por volta das 11h30m, C I R E T R A N , n o c e n t r o d a c i d a d e , quando o corpo de bombeiros já estava se cometendo suicídio.

aproximando da cidade, o jovem e se

A o i n i c i a r a e s c a l a d a d a t o r r e , projetou no ar, atingindo o solo com muita Imediatamente, pessoas perceberam o força .

LM

ar-condicionados

perigo e acionaram a polícia e o corpo de Ele teve fraturas exposta pelo corpo (braço B o m b e i r o s s e d i a d o n a c i d a d e d e e perna) e hemorragia interna. Apesar do Salgueiro. O efetivo da Companhia de socorro imediato, em poucos minutos Polícia fez o isolamento da área e tentou, a Welio faleceu. Segundo informações de todo momento, demover o intuito suicida familiares ele estava com problemas do jovem. Participaram das negociações conjugais com a companheira e, além dois pastores evangélicos, uma psicóloga disso, tinha histórico de tratamento junto e, inclusive, o Juiz Marcus Gadelha que ao CAPS local, em virtude de problemas d e i x o u o d e s fi l e d e c í v i c o e m psiquiátricos.

compra, venda manutenção e instalação de ar-condicionados CONTATO: (87)9952.2626 / 3875.1164 Org.: Luciano Marieta


Nota Livre - nº 36 de 14 de setembro de 2013