Issuu on Google+

Universidade Jorge Amado

Carlos Augusto Gonzalez Peterson Almeida Rafael Souza Ramon Assis

Projeto Animação

Salvador, Bahia 2013


Sumário de conteúdos Objetivo

3

Argumento

4

Roteiro

5

Storyboard

6

Decupagem técnica

7

Cenários

8

Personagens

9

Cronograma

10

Sets 3D

11

Conclusão

12


Objetivo Desenvolver uma animação 3D contendo um cenário caótico e mostrando a solução da respectiva solução. Nossa missão com o projeto é usar a animação como uma ferramenta para informar e divulgar a mensagem (porque a rua não existe apenas coisas ruins) com a divulgação dessa mensagem juntamente com a interação da animação, pretendemos conscientizar a população a olhar as ruas com outros olhos.


Argumento Responsabilidade social, preocupação com o próximo, a maior importância neste projeto é a conscientização da população, fazer com que vejamos a rua como uma forma de oportunidades e não apenas como um senário onde ocorrem apenas coisas ruins. Ao abrirmos os olhos e deixarmos um pouco de lado o preconceito e a visão disseminada pela mídia, de que a rua é lugar de coisas ruins, e prestarmos mais atenção nas possibilidades positivas que existem na mesma, com isso abre-se um leque de possibilidades infinitas, tanto para diversão, crescimento pessoal e intelectual e etc.


Roteiro Cena 1. PAREDE SEM REBOCO / EXT / DIA Close numa parede sem reboco. Câmera se afastando, até mostrar todo um bairro periférico de Salvador. Pés de um rapaz negro, usando chinelos. Cena 2. CARRO DE POLÍCIA /EXT/DIA Extensão da parede sem reboco. Luzes vermelhas e azuis alternando-se. Os mesmos pés de um rapaz negro, movendo-se rapidamente, apressado. Trilha sonora: Sons da sirene da polícia. Cena 3. PERSEGUIÇÃO/ EXT/ DIA Takes rápidos alternando entre os pés do garoto e as rodas do carro, com o som da sirene ainda como fundo, e as luzes vermelhas e azuis alternando-se. Cena mostrando ambas as partes de lado. Em seguida, close na bermuda do garoto. Close na lateral do carro da polícia. Close na camiseta do garoto. Close na sirene do carro. Cena aberta, mostrando todo o garoto negro correndo de bermuda, chinelos, cabelos trançados, e uma mochila nas costas. Cena aberta mostrando o carro da polícia em alta velocidade, na esma direção do garoto. Sirene ligada, luzes alternando-se rapidamente. Trilha sonora: Apenas o som da sirene da polícia, cada vez mais alto. Cena 4. ENCONTRO/ EXT/ DIA Cena mostrada de trás do carro da polícia, mostrando o garoto e a parte traseira do carro. Carro da polícia para bruscamente ao lado do garoto. Garoto se assusta e para de costas para a parede, olhando para os policiais. Trilha sonora: Sirene da polícia se torna mais baixa, até se extinguir bruscamente. Cena 5. SEPARAÇÃO/ EXT/ DIA Janela do carro se abre. Mãos brancas saem, segurando duas baquetas de percussão. Garoto olha aliviado, e estende a mão. Pega as baquetas. Policia segue. Cena 6. OLODUM/ EXT/ DIA Cena mostra o pelourinho. Várias pessoas vestidas com as mesmas roupas do Olodum, tocando percussão. Trilha sonora: Música do Olodum.


StoryBoard


Decupagem Técnica Cenário Prédios, a partir de primitivas (cubos) texturizadas e coloridos, agrupados para formar um condomíonio ou bairro. Chão a partir de uma primitiva (plano) texturizado e colorido para dar a impressão de calçada e asfalto. Carro Montado a partir de primitivas coloridas e texturizadas, para dar a impressão de um carro da polícia com suas devidas cores e proporção com o personagem e cenário. Personagem Personagem orgânico.


Cenário

Descrição de cenário O curta se passa numa das ruas de um bairro periférico, a caminho da Instituição Olodum, onde tem seu desfecho. O cenário é composto de prédios construídos a partir de primitivas e texturizados, com o fundo escuro, para dar a impressão de um lugar ruim, sombrio e assustador.


Personagem

Descrição da personagem. A personagem é um garoto negro de aproximadamente 18 anos, que mora em um bairro periférico e violento de Salvador. Porém, ao invés de seguir o caminho que se espera de um jovem com sua vida, o rapaz se destaca na música, tocando na banda de percussão Afro, Olodum.


Cronograma executivo


Sets 3D


Conclusão Concluimos que o desenvolvimento da animação fvoi um processo relativamente longo pois o tempo necessário para concluir de forma satisfatória foi pequeno para o nível de complexidade do projeto. Mesmo com os obstáculos citados, podemos dizer que o projeto ocorreu de forma proveitosa já que conseguimos estruturar e absorver o conteúdo dado em sala de aula. No futuro, pretendendo aperfeiçoar os aspéctos visiaus do nosso projeto, aplicando técnicas mais avançadas que aprenderemos posteriormente.


Integrador