Page 1

Informativo

Santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão | Quixadá - CE

OUTUBRO 2017

“Maria é a mãe que, com paciência e ternura, nos leva a Deus, para que Ele desate os nós da nossa alma.” (Papa Francisco)


Mensagem do

REITOR COM MARIA NO CENÁCULO, UM ENCONTRO DE AMOR COM A MÃE DE JESUS! Durante todos os meses deste ano, vivenciamos um tempo de graça em nossa Igreja! A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) proclamou o Ano Nacional Mariano em comemoração aos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nas águas do Rio Paraíba do Sul. Celebramos também os 100 anos das aparições de Nossa Senhora em Fátima, Portugal. Para todos nós, certamente, foram dias de bênçãos sob o colo protetor da Virgem Mãe que nos leva ao seu Filho Jesus Cristo. Com alegria, em sintonia com a Igreja de todo o Brasil, encerraremos o Ano Mariano neste mês de outubro, como ainda uma oportunidade de aprofundarmos nossa devoção a Santíssima Virgem Maria. No Santuário Rainha do Sertão, neste dia 12 de outubro, a partir das 08h, realizaremos o Com Maria no Cenáculo, uma manhã de espiritualidade mariana, honrando a nossa querida mãe, padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida. Maria, Mãe de Jesus, estava no cenáculo com os discípulos, aguardando a efusão do Espírito Santo no início da Igreja. Estejamos nós também reunidos, acompanhados pela Virgem Maria, aquela que disse “sim” ao projeto de Deus e nos ensina a sermos dóceis a voz do Senhor em nossas vidas. Organize sua caravana, traga sua família, venha celebrar conosco!

Padre David Peter, Cmop.

Reitor do Santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão Quixadá-CE

Nossa Senhora Aparecida: Jubileu de bênçãos para a Igreja! No ano de 1773, nas águas do Rio Paraíba do Sul, no Estado de São Paulo, foi encontrada por alguns pescadores a imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, que se tornou objeto de crescente devoção do povo brasileiro. Logo, com imenso carinho à Mãe de Deus, o povo mais simples a intitulou de “Nossa Senhora Aparecida”. Neste Ano Jubilar, a Igreja do Brasil celebra com alegria os 300 anos desse acontecimento. Desde o encontro da imagem até os nossos dias, muitos foram os milagres, sinais e graças alcançadas por uma incontável multidão de devotos que, acreditando na intercessão de Maria, a Mãe de Jesus, a Padroeira do Brasil, eleva as suas preces confiantes. Maria é figura eminente no Evangelho. É apresentada como aquela que ouviu de maneira exemplar a Palavra de Deus e, como serva do Senhor, respondeu prontamente o seu “sim”, como a cheia de graça que em si mesma nada é, mas que vê se realizar ao seu respeito todas as coisas, por bondade de Deus,

Todo-Poderoso, que a escolheu com predileção entre todas as mulheres. Assim, ela torna-se o modelo original da humanidade redimida, aberta à ação de Deus e que se deixa conduzir por Ele. Ela é o protótipo, o exemplar para toda a comunidade dos discípulos de Jesus que caminham, ainda hoje, nas estradas da vida. A piedade cristã genuína sempre revela alguns traços marianos. Maria constitui um modelo essencial para a realização da existência cristã. Que, a exemplo de nossa boa Mãe, a cheia de graça, possamos ser filhos mais amantes do Pai, que criou tudo com muito amor. Que olhando para Maria, a Virgem Aparecida, possamos olhar para o seu Filho Jesus, a fim de que cresça em nós um amor autêntico, verdadeiramente capaz de transformar nossas atitudes erradas, fazendo-nos homens e mulheres renovados neste Amor que não se cansa de amar. Confiemo-nos, então, à Mãe de Deus e nossa. Depositemos em suas mãos as nossas dores, alegrias, nossas esperanças, nossos sonhos, enfim, tudo o que somos e temos, na certeza de que, unidos à Mãe nessa filiação de Amor, seremos certamente aquilo que Deus quer para nós. Por fim, pedimos-te, ó Mãe de Deus, que nos abençoe e proteja sempre e em todo lugar, acolhendo toda nossa nação brasileira, com seus tão grandes e graves desafios, sob teu manto de amor e paz!

Padre Rafael Maria, Cmop.

Comunidade Mariana Oásis da Paz

Todo Teu, Maria! “Caminhar com Maria para conhecer Jesus. A mulher do grande “sim”.Ela caminha sempre conosco e nos convida a meditar a palavra do Senhor e rezar com o coração cheio de Esperança”. Joana D’arc Dias


Aconteceu no

SANTUÁRIO

FÉ E ESPIRITUALIDADE MARIANA MARCAM OITAVA EDIÇÃO DO FESTIVAL DE JOVENS “Tu és Pedro e sobre essa pedra edificarei a minha Igreja” (Mt 16,18). Este foi o tema que conduziu a oitava edição do Festival de Jovens, que aconteceu entre os dias 08 e 10 de setembro. O evento reuniu jovens de todas as idades no Santuário Rainha do Sertão em uma programação diversificada que teve como principal objetivo levar cada jovem a ter um encontro de amor com Deus e, de forma especial, com a Virgem Maria neste ano dedicado a ela.

Quem participa do Festival não deixa de voltar para reviver essa linda experiência de amor. Pelo menos duas vezes ao ano, o Santuário promove este encontro, que a cada edição tem atraído um número maior de jovens. Momentos de fraternidade, oração, louvor, apresentações artísticas, testemunhos, pregações, missa, atendimento de confissão, oficinas e Adoração ao Santíssimo Sacramento foram os pontos altos desta edição. Confira alguns momentos nesta galeria que preparamos para você!

UNIÃO QUE PROPAGA O AMOR! Uma campanha é constituída de coletivo. Sim, muitas pessoas se unem em campanha em prol da evangelização sem limites! E você faz parte dessa unidade chamada a anunciar o amor de Deus pelas mãos de Maria. A sua doação espontânea é o impulso para realizar a manutenção de todo este espaço de fé e também permite que a Palavra seja semeada nos lares de milhares de romeiros, peregrinos e visitantes do Santuário. Esta Campanha semeia o amor! Você é chamado a ser missionário aí em sua casa, na sua comunidade! Convide mais pessoas para participarem desta família de fé e para peregrinar ao Santuário de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão! Organize já a sua caravana ou romaria e participe das nossas celebrações. Assim, toda sua família e amigos também serão missionários divulgadores do Santuário da Rainha do Sertão. Conto com você!

Informativo Rainha do Sertão | Outubro de 2017


Acompanhe diariamente a Santa Missa no nosso site santuariorainhadosertao.com.br

Casa de Retiros Rainha do Sertão

Agenda

Se você procura um local agradável e acolhedor para seu retiro, oração, romaria ou descanso, faça sua reserva na Casa de Retiro, no Santuário Nossa Senhora Rainha do Sertão.

12 de outubro

“Com Maria no Cenáculo” uma manhã com Nossa Senhora 31 de dezembro

Vigília de Ano Novo

(88) 3402-2760 / (88) 9968-1400 www.santuariorainhadosertao.com.br

(88) 9855-5715 Faça parte dos nossos grupos “Amigos do Santuário” e “Festival de Jovens”

Expediente Informativo Santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão Fundado em outubro de 2013 Distribuição gratuita e dirigida Coordenação: Pe. David Peter cmop Diagramação: Daniel Ramos (Amex) Jornalista: Ingrid Monteiro DRT 3595/CE (Amex) Colaboradores: Angela Santos, Rosilene Rodrigues, Dom Angelo Pignoli (Bispo Diocesano de Quixadá-CE). Fotos: Arquivo do Santuário, Rosilene Rodrigues, Ingrid Monteiro, Alan Braun. Gráfica: Arte Com. Assessoria de Marketing Executivo: (Amex) - (12) 3133-2890

Outubro/2017  

Nossa Senhora Aparecida: Jubileu de bênçãos para a Igreja!