__MAIN_TEXT__
feature-image

Page 1

Revista

Vida saudável, mundo sustentável Ano 4 - Edição 11 - agosto 2012

Ricardo Pereira

O ator conta como mantém a saúde e a boa forma

25 anos de Mundo Verde Conheça histórias de quem ajudou a construir o sucesso da rede

Petrópolis imperial

Os atrativos da cidade sede da empresa

Nutrição Benefícios da espirulina e da musicoterapia


Ano 4 - Edição 11 - agosto 2012 Foto Capa: Rede Globo/divulgação

Editorial Revista

Expediente

Vida saudável, mundo sustentável Diretoria: Donato Ramos Mafaldo Gois Junior Marcos Leite Sérgio Bocayuva Edição: Dezoito Direção: Cléia Barros

É tempo de comemorar

Jornalista Responsável: Simone Tavares

Por uma vida mais saudável, a rede Mundo Verde abriu suas portas, há 25 anos. Dimensione isso a um Brasil que ainda conhecia muito pouco, ou quase nada, sobre alimentação saudável. Entendia-se um pouco de restrição alimentar, mas não havia a consciência em manter hábitos saudáveis em prol da qualidade de vida. A Mundo Verde atuou diretamente neste processo com ousadia e empreendedorismo daqueles que acreditavam na filosofia da responsabilidade social, cultural e ambiental. Estes sempre foram os princípios defendidos pelos fundadores Isabel Maria Antunes Joffe e o marido Elísio Joffe, desde 1987, quando criaram a primeira loja na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, depois de sentir a necessidade de alimentar as filhas com produtos saudáveis, e não encontrar onde comprá-los. O negócio conquistou inclusive os cariocas que subiam a serra em busca de uma melhor qualidade de vida na cidade que une encantos naturais, como a Serra dos Órgãos à majestosas construções imperiais, como nosso leitor poderá ler na seção “Ecoturismo” desta edição. Com seis anos de existência, a empresa optou pelo sistema de franquias e hoje contabiliza mais de 200 lojas, inclusive em Portugal. Todo esse sucesso, devemos a parcerias fortes, ao comprometimento de nossos franqueados, funcionários e aos mais de 150 mil clientes. E esse é só o começo desta história. Para saber mais, preparamos uma matéria especial na seção “Comportamento”. Ainda que 10 mil itens sejam oferecidos nas prateleiras, devemos ressaltar que sucesso também se deve a uma conscientização sobre o conceito de alimentação para uma vida saudável. Comemore conosco esta data tão importante para nossa história.

Projeto Gráfico e Direção de Arte: Adriano Frachetta Fagner Simplicio Revisão: Vinicius Zucon Willian Matos Colaboradores: Bruna Murta Flávia Figueiredo Flávia Morais Thayna Santos Thais Souza Viviane Pereira Publicidade: Equipe de Marketing Mundo Verde 24 2220-6300 Gráfica: Leograf - Gráfica e Editora Ltda. Tiragem: 80.000 exemplares Fale conosco: faleconosco@mundoverde.com.br

Aproveite mais esta edição.

Boa leitura! Equipe Mundo Verde

Caixa postal

Conhecer a opinião dos leitores é muito importante para a Mundo Verde, por isso, reservamos um espaço na revista para publicar cartas e e-mails. Escreva para nós! Mande as suas dúvidas e sugestões para: faleconosco@mundoverde.com.br Rua Visconde Souza Franco, 546 Centro - Petrópolis (RJ) - CEP: 25625-081

5


Sumário

06

Utilizado tanto na cozinha como nos cosméticos

06

Óleo de abacate à favor da saúde

08

5 sugestões de lanches noturnos

10

Espirulina Pacífica Havaiana

12

Música para o corpo e a alma

14

Academia para elas

18

Ricardo Pereira

22

Por um mundo mais verde

24

Receitas

26

Beleza que cabe no bolso

28

Petrópolis imperial

30

Acontece

18

A vida saudável de Ricardo Pereira

24

Receitas: Espaguete ao molho de tomate e alcachofra

26

Beleza que cabe no bolso


Nutrição

Óleo de abacate a favor da saúde Extraído da polpa da fruta madura, o óleo traz inúmeros benefícios para a saúde, quando associado a uma alimentação balanceada Com coloração verde escura, aroma característico forte e sabor intenso, o óleo de abacate (Persea americana Mill) é um forte aliado da alimentação saudável. Em pesquisas realizadas no UCLA (Centro de Nutrição Humana da Califórnia), especialistas constataram seu alto teor de vitamina E, um poderoso antioxidante. Desde então, o óleo de abacate vem sendo utilizado tanto na cozinha quanto nos cosméticos, por inibir a formação de radicais livres, entre outros benefícios, que você conhecerá a seguir:

Saúde do coração

Imunidade

O beta-sitosterol melhora a imunidade, por aumentar a atividade das células que matam micro-organismos invasores, sendo um aliado no tratamento de infecções e doenças como câncer e HIV.

Saúde dos olhos

O óleo de abacate contém um carotenóide chamado luteína, capaz de prevenir doenças nos olhos, como catarata e degeneração macular.

O óleo de abacate é constituído de 60 a 84% de ácidos graxos insaturados e se destaca pelo alto teor de ácido oléico, gordura monoinsaturada que colabora para a redução do LDL (colesterol ruim) e aumento do HDL (colesterol bom), auxiliando na prevenção de doenças cardiovasculares.

Saúde da pele e dos cabelos

Emagrecimento

Pode ser consumido puro ou em molhos para temperar saladas, regar hortaliças e finalizar pratos quentes. O óleo de abacate é mais estável a altas temperaturas do que outros óleos vegetais, por isso pode ser utilizado na preparação de refogados e frituras, sem alterar a sua estrutura química. Para o uso cosmético, basta aplicá-lo diretamente sobre a pele. Aplicar o óleo nos cabelos secos confere maciez aos fios.

O beta-sitosterol auxilia na redução dos níveis de cortisol, hormônio liberado em maior quantidade em situações de estresse, e que está relacionado ao aumento da compulsão alimentar e do acúmulo de gordura na região abdominal. Quando consumido junto às refeições, o óleo de abacate se associa às gorduras saturadas dos outros alimentos, bloqueando sua absorção pelo corpo. Este efeito ajuda na perda de peso.

Saúde da próstata

O beta-sitosterol auxilia no tratamento da hipertrofia prostática benigna. Há evidências de que os fitoesteróis reduzem o risco de câncer de próstata.

O ômega 3 e o ômega 6 são

Por conta do altíssimo teor de vitamina E (antioxidante), inibe a formação de radicais livres, o que ajuda a diminuir os sinais do envelhecimento.

ácidos graxos essenciais, ou seja, substâncias não

Como usar

produzidas naturalmente pelo organismo, que devem, portanto, ser adquiridas através da dieta.

Fonte: Bruna Murta nutricionista da rede Mundo Verde

Diabetes

Estudos mostram a ação do beta-sitosterol no controle da glicemia e dos níveis de insulina em pacientes diabéticos, sendo um coadjuvante no controle da doença.

8

www.revistaherbarium.com.br www.facebook.com/revistaherbarium www.facebook.com/Bioslim www.facebook.com/Bioslim


Nutrição

5

Sugestões de

lanches noturnos

Sentir fome a noite é bastante comum e você pode - e deve fazer uma refeição, desde que com escolhas inteligentes

Banana amassada com aveia – fontes de triptofa-

no, vitaminas do complexo B e magnésio, contém nutrientes necessários para a produção de serotonina e melatonina, o que resulta em uma boa noite de sono, e também ajuda no relaxamento muscular.

Iogurte com flocos de quinua – Dá a sensação de saciedade por ser fonte de carboidratos complexos. Enquanto o cálcio ajuda no relaxamento e induz ao sono. Ovo mexido ou omelete simples com torrada integral – os ovos são boas fontes de

proteína e de triptofano. Essa opção de refeição quente transmite uma maior sensação de conforto.

Smoothie de bebida de arroz, banana e cerejas – fontes de carboidratos e fibras, ao ingerir a

pessoa se sentirá saciada. Na cereja, temos a melatonina para neutralizar os efeitos da tensão muscular.

Abacate salpicado com cacau – uma opção de

Quando bater aquela fominha antes de dormir não hesite em ir até a cozinha e saciá-la. O que vai fazer a diferença, quando abrir os armários ou a geladeira, são suas escolhas. Alimentar-se errado pode influenciar não só na qualidade do sono, mas também no aumento de peso. Como regra geral, evite alimentos condimentados, gordurosos e açucarados, que causam indigestão, atrapalham o sono e fazem você se sentir fraco na manhã seguinte. Passe bem longe dos fast foods, bolos, biscoitos recheados e refrigerantes. Durante a noite, devemos optar por alimentos de fácil digestão e que induzem ao sono. Coma pouca gordura, prefira carboidratos integrais e alimentos fontes de triptofano. Confira cinco opções saudáveis de lanche da noite:

10

lanche com baixo índice glicêmico. O abacate contém beta-sitosterol, substância anti-inflamatória, que reduz a resistência a perda de peso, e também diminui o cortisol – hormônio responsável por atrapalhar a ação da melatonina, prejudicando a qualidade do sono. Para acompanhar qualquer um destes lanchinhos prepare uma xícara de chá de camomila quentinho. Durante a refeição, não se esqueça de adequar as quantidades. Coma pequenas porções, bem devagar, mastigando-as corretamente para facilitar a digestão.

Evite alimentos condimentados, gordurosos e açucarados, que causam indigestão e atrapalham o sono

Fonte: Flávia Morais Nutricionista da rede Mundo Verde

11


Nutrição

Espirulina Pacífica Havaiana Considerada um superalimento, a alga aumenta a imunidade e previne doenças cardíacas, oculares e cerebrais

Os nutrientes encontrados na espirulina são: Proteína – atua na construção, reparo e manutenção de todos os órgãos e tecidos do organismo. É um importante substrato para aumentar a imunidade. Clorofila – pigmento verde, de ação antioxidante, que auxilia na eliminação das toxinas do organismo.

Vitamina A e carotenóides – reconhecidos pela po-

tente ação antioxidante, neutralizam os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas, além de fortalecerem a imunidade. Importantes para a saúde dos olhos, auxiliam na prevenção da degeneração macular. A vitamina A é necessária, ainda, para o crescimento adequado e o desenvolvimento ósseo.

Vitamina K – importante para a coagulação sanguínea,

a saúde vascular e por atuar na prevenção e tratamento de osteoporose, pois evita o enrijecimento do endotélio vascular.

3.900% mais betacaroteno do que a cenoura; 2.300% mais ferro do que o espinafre; 300% mais cálcio do que o leite; 375% mais proteínas do que o tofu; 31 vezes mais antioxidantes do que o mirtilo.

12

Ferro – fundamental para o transporte de oxigênio por meio da hemoglobina. É necessário para a função imune e por atuar na produção do neurotransmissor serotonina, relacionado ao bem estar. Zeaxantina – antioxidante importante para a saúde ocu-

lar, por reduzir o risco de doenças oftalmológicas, como a catarata e a degeneração macular.

Ficocianina – pigmento azulado com propriedades

antioxidantes.

Fibras – promovem a saciedade, reduzindo o apetite e melhorando o funcionamento intestinal.

Cada porção de espirulina (3g) fornece, aproximadamente, os mesmos nutrientes de cinco porções de frutas e legumes, e ainda:

A espirulina é uma alga verde cultivada em área livre de pesticidas, herbicidas e poluentes industriais, em Kona, no Havaí (EUA). Cada tanque é abastecido com água potável extraída de aquíferos havaianos e água pura do oceano profundo, que apresenta cerca de 94 oligoelementos, daí o valor nutricional dessa alga. É considerada um superalimento, pois possui proteínas, ácidos graxos, clorofila, vitaminas, minerais e fitoquímicos, relacionados à saúde cardiovascular, dos olhos e cerebral, além de fortalecer a imunidade. Encontrada na forma de cápsulas, a recomendação é tomar de 2 a 3g ao dia.

Vitaminas do complexo B (B1, B2 e B6) – atuam em reações químicas que fornecem energia para o organismo. Por isso, é um alimento capaz de combater a fadiga e o cansaço físico. A vitamina B6 associada ao triptofano, também encontrado na espirulina, melhora a produção de serotonina, que minimiza sintomas de depressão e promove a sensação de bem estar..

Fonte: Thais Souza Nutricionista da rede Mundo Verde


Bem-estar

A NOVIDADE

Música para o corpo e a alma

QUE DEIXA VOCÊ

Alcançar o bem-estar e uma melhor qualidade de vida por meio da música e de seus elementos é a finalidade da musicoterapia e da musica terapêutica

Batimentos cardíacos controlados

A musicoterapia surgiu oficialmente na Segunda Guerra Mundial, como relata a musicoterapeuta e secretária geral da UBAM (União Brasileira das Associações de Musicoterapia), Magali Dias, com o propósito de usar a música no tratamento terapêutico e reabilitação dos soldados. Em busca de resultados científicos comprovados, muitos pesquisadores como Claudius Conrad, citado no início dessa reportagem, estão fazendo uso do recurso musical em seus pacientes e observando as

14

DENTRO

DA SUA BOLSA Nova linha de Balas de Colágeno Copra Coco

Por Thayna Santos

Médico da Universidade de Harvard, Claudius Conrad comprovou os efeitos sedativos e curativos da música. Durante um estudo, o especialista observou que ao ouvirem Mozart, pacientes em tratamento pós-cirúrgico tiveram redução na pressão sanguínea e nos batimentos cardíacos, e uma menor necessidade de tomar analgésicos. O trabalho com a música e seus elementos, ministrado por um profissional, pode auxiliar no processo de recuperação de problemas de saúde, como a esquizofrenia e a depressão. Existem duas formas de usar a música em prol da saúde: a musicoterapia e a música terapêutica. A musicoterapia é a chave para melhorar a qualidade de vida das pessoas doentes. Enquanto que a música terapêutica é direcionada a quem precisa apenas relaxar, proporcionando maior sensação de bem-estar e felicidade.

LINDA

CABE

O primeiro Óleo de Coco

reações. Lembrando que a musicoterapia é uma “ciência”, portanto exige o acompanhamento de profissionais especializados. “Os grupos de musicoterapia visam ao afloramento dos sentimentos e emoções por meio da prática musical e sua expressão, a socialização dos indivíduos, a melhora da auto-estima e a adequação da linguagem expressiva. Também trabalhamos na reabilitação cognitiva e motora de pessoas com necessidades especiais adquiridas ou congênitas”, conta Magali. O tratamento é realizado sempre em hospitais, e a musicoterapeuta destaca que no Paraná, há diferentes centros médicos. “Temos musicoterapeutas trabalhando no Hospital de Clínicas junto a neuropediatria, no Hospital de Reabilitação do Paraná, nos CAPS (Centro de Atendimento Psicossociais), no SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e em escolas especiais, como a APAE”, ressalta. O tratamento não tem um tempo determinado, segundo Magali, o paciente deve passar por uma avaliação, e o profissional estipulará um plano de trabalho de acordo com suas necessidades. Ainda segundo a especialista a música e a musicoterapia não possuem contra indicação: ela pode ser utilizada por qualquer tipo de pessoas, em qualquer idade e condição física ou psíquica”. Já a música terapêutica pode ser feita por qualquer pessoa. “É indicado um tratamento de 15 a 30 minutos, no qual a pessoa ficará bem consigo mesma, pois voltará os olhos para seu

interior”, explica Naire Siqueira, terapeuta musical. A música acalma, fazendo com que o coração permaneça em 60 batimentos por minuto, índice considerado ideal para quem busca a tranquilidade e o equilíbrio.

Natureza a seu favor

A música terapêutica é um processo que se enquadra nos padrões da sociedade moderna, na qual sintomas como tensões, dores nas costas e pescoço são recorrentes. Basta apenas um CD, para que a terapia se torne um grande aliado no alívio do estresse e da ansiedade. Os sons da natureza são os mais indicados. “Nós costumamos apreciar a música no sentido estético, com a terapia não é isso, os sons de cachoeira e pássaros, por exemplo, proporcionam uma verdadeira viagem mental”, diz o terapeuta. Como o tratamento relaxa bastante, Naire conta que as pessoas conseguem trabalhar o lado do hemisfério direito do cérebro, usado bem menos do que o esquerdo. Isso beneficia, pois o relaxamento está no equilíbrio entre os dois hemisférios.

Extra Virgem do Brasil lança um novo jeito de cuidar da pele. As Balas de Colágeno Hidrolisado Copra Coco melhoram a elasticidade e a firmeza da pele e ainda proporcionam uma maior sensação de saciedade que auxiliam na dieta. Tudo na praticidade de uma bala. Experimente a novidade que vai ajudar a manter sua beleza.

Nas versões: Óleo de Coco Extra Virgem e Óleo de Coco Extra Virgem com Cártamo.

A melodia perfeita

Antes de começar a terapia, o especialista aconselha que seja feita uma preparação. “Chegue em casa, tome um bom banho, coloque uma roupa confortável e depois deite-se ou sente-se para ouvir a música”, indica Naire. Controle a respiração. Este é o momento de se desconectar do mundo e ouvir apenas os elementos da natureza. Relaxe.

Copra Indústria Alimentícia Ltda. Av. Durval de Góes Monteiro, 4000-B Tabuleiro dos Martins - CEP: 57081-285 Maceió/AL - Brasil Fone: (82) 4009-4000 - sac@copracoco.com.br www.copracoco.com.br


Atividade física

Academia para elas

A atividade física regular, mesmo que express, é determinante para prevenir doenças comuns entre as mulheres Por Thayna Santos

16

Tornar os exercícios físiTreinos disciplinados Mesmo antes de fazer a matrícula, a cos algo prazeroso na romaioria delas já sabe exatamente o tina das mulheres é uma das que quer mudar no corpo. “A maiograndes preocupações das ria gosta de exercícios para a barriga, academias atualmente. Para bumbum e pernas. É por isso que a isso, elas buscam alternatipartir dos 20 anos, preferem frequenvas que caiam no gosto da tar aulas com exercícios direcionados ala feminina. Além da diverpara essas regiões”, observa a educasidade de modalidades, e das dora física. aulas mais leves e animadas, a De acordo com a especialista, mulher precisa passar a enxerqualquer tipo de treino pode ser feito gar a academia como um lugar pelas mulheres, mas ela ressalta a imonde todo o estresse do dia a portância de uma consulta médica andia será liberado. E mais do que tes de iniciar. “A liberação médica indica um corpo bonito e saudável, ela quais serão as práticas indicadas para estará cuidando do bem-estar e cada biotipo e limitação”, afirma. da saúde. Diferente dos homens, elas não gos“É importante praticar exercícios tam de treinar só musculação, a maiofísicos com frequência porque a muria quer um algo a mais, encontrado lher tende a ter osteoporose devido nas aulas de spinning, body combat e à menopausa. Além disso, existem dança. “Tem as que buscam primeiro outras doenças que podem ser preveos exercícios de força, como a muscunidas com exercícios regulares, como lação, para acelerar o metabolismo, e hipertensão, diabetes e até mesmo a partem para hidroginástica e alongadepressão”, explica a educadora física mento em busca de condicionar”, exHamabilis Machado, da academia plica a educadora. especializada em mulheres, a Curves.

Rotina agitada

O tempo é outro ponto importante. Como muitas mulheres têm uma jornada atribulada, com trabalho, filhos etc., uma das soluções para a prática de exercícios são as academias, a Curves é uma delas. O método começa com um aquecimento seguido de um circuito de atividades aeróbicas para o fortalecimento muscular, em aparelhos desenvolvidos especialmente para minimizar o risco de lesões. Por fim, exercícios de resfriamento e alongamento. Indo à academia 30 minutos, três vezes por semana, já basta para manter a forma. “Como o tempo é curto, as mulheres buscam academias e resultados rápidos. Tudo isso com um horário flexível, que pode se adequar à sua agenda, sem se preocupar em marcar aulas”, defende Hamabilis. Independente do tempo e do estímulo, elas precisam ter em mente que o exercício físico deve fazer parte de sua vida, em todas as idades.


C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K


Em Foco

A vida de Ricardo Pereira O português apaixonado pelo Brasil fala sobre sua alimentação saudável e o hábito de praticar esportes em busca de uma rotina equilibrada Por Beatriz Salles

20

Português de nascimento e brasileiro de coração. Há oito no Brasil, Ricardo Pereira perdeu o sotaque lusitano, torce pelo Flamengo e não dispensa as caminhadas pela orla de Copacabana. Nos tempos de modelo, chegou a morar em Milão, Barcelona e Paris, mas nunca se sentiu tão em casa quanto no Rio. Aqui, o ator aprendeu a valorizar as peculiaridades da alimentação dos brasileiros, incluindo no cardápio frutas, legumes e muita água de coco. Ricardo estreou nas telinhas em Portugal, na rede de TV SIC, e só passou a ser conhecido pelo público brasileiro em 2004, na novela “Como Uma Onda”, da Rede Globo, de onde não saiu mais. Hoje, soma sete novelas brasileiras em seu currículo, a última foi “Aquele Beijo”, no papel de Vicente. Obstinado pelo trabalho, o personagem pedia de Ricardo um corpo esbelto e malhado. Mas, isso não é problema, afinal a preocupação com a alimentação e a saúde sempre estiveram na vida do ator. Aulas de spinning todas as manhãs, muita proteína e corridas ajudaram a entrar em forma. Adepto de produtos naturais até quando se rende a uma de suas maiores paixões: cozinhar, Ricardo admira o sucesso das lojas da rede Mundo Verde em Portugal, na região do Porto e na Vila Nova de Gaia. “Lá é o lugar certo para encontrar uma vida saudável em todos os aspectos”, observa. Aos 34 anos, o ator esbanja saúde e preza por uma vida equilibrada ao lado da mulher Francisca, pesquisadora de arte, com quem está casado há cinco anos, e do filho Vicente, prestes a completar seu primeiro aniversário. Um verdadeiro homem de família.

Mundo Verde: Você costuma incluir alimentos saudáveis no cardápio? Quais? Ricardo Pereira: Sim, principalmente frutas e legumes. Também gosto de água de coco para hidratar e frutos secos, como noz e damasco, entre as refeições. MV: Quando está em Portugal sua alimentação é diferente de quando está no Brasil? Acredita que os portugueses têm hábitos alimentares mais saudáveis? RP: Acho que são culinárias diferentes, mas ambas muito ricas e gostosas. A dieta mediterrânea do português é exemplar. À base de frutas, cereais, azeite de oliva e peixes, o cardápio é conhecido como o segredo para uma vida longa. No entanto, as vitaminas contidas nas frutas e legumes da alimentação brasileira também são super importantes. MV: Já precisou fazer alguma dieta para viver um personagem? RP: Tenho uma preocupação constante com a alimentação, não só para me sentir bem fisicamente, mas porque influência no meu bem-estar. Como ator, o corpo é minha ferramenta de trabalho, preciso estar sempre bem comigo mesmo e disposto a mudá-lo quando necessário, como aconteceu recentemente, quando interpretei o vilão Henrique, em “Insensato Coração”, da Rede Globo. Ele tinha que ser mais seco, até no rosto, por conta da vida ativa e de estar sempre no limite das emoções. Para isso, fui a uma nutricionista e ela indicou a dieta das proteínas. MV: A prática de exercícios faz parte da sua rotina? RP: Pratico esportes, como musculação e corrida, diariamente. Já não sei mais viver sem atividades físicas, elas fazem bem para o meu corpo e mente. MV: Para você o que é ter qualidade de vida? RP: Dormir o suficiente para se sentir bem, ter uma alimentação balanceada, praticar esportes regularmente e levar uma vida regrada e sem estresse.

21


Em Foco MV: Como manter a paz interior diante de uma rotina tão atribulada? É adepto de alguma terapia alternativa? RP: Concilio os compromissos profissionais às aulas de ioga e massagens relaxantes. Aliás, sou um grande fã de spas, sempre que posso passo algumas horinhas relaxando. MV: O que acha de homens que cuidam da beleza? Você segue algum ritual específico? RP: Acho ótimo, hoje em dia existem milhares de tratamentos e produtos de beleza masculinos. Esfoliação, massagens, uso vários porque considero importante a pessoa se cuidar. MV: Quando se casou com Francisca, ficou evidente que você é um homem romântico. Como faz para cultivar o amor? RP: Sendo natural, não existe uma receita certeira para tudo dar certo, o casamento deve ser vivido com muita alegria e compreensão. Tento que ele, seja todos os dias, surpreendente para nós dois. Isso faz a paixão florescer.

MV: Depois do nascimento de Vicente, o que mudou em sua vida? Como é o Ricardo pai? RP: Tudo. Hoje sou um pai babão e apaixonado por minha nova função na família. O Vicente me ensina todos os dias, é uma troca tão gratificante de experiências que nem sei como explicar. Entendi o significado de amor incondicional e isso muda o interior de um ser humano. MV: Ainda está na ponte aérea entre Brasil e Portugal por conta do trabalho? Quais seus próximos projetos profissionais? RP: Vivo em constantes pontes aéreas. Hoje, trabalho não só no Brasil e em Portugal, mas também na França e nos Estados Unidos. Digo que minha base é o Rio de Janeiro, de lá parto de avião para cumprir a agenda profissional pelo resto do mundo. Estou na peça chamada “Um sonho para dois, com Fernanda Souza no Brasil, e que logo vai para Portugal. Também tenho dois filmes para gravar, antes do começar a atuar em outra novela da Rede Globo, no final deste ano.

Tenho uma preocupação constante com a alimentação, não só para me sentir bem fisicamente, mas porque influencia no meu bem-estar

22


Comportamento

VERDADEIROS COLABORADORES

Pensar na loja como um todo, e valorizar cada um dos que a integram, seja atendente, gerente ou franqueado, está entre os segredos desses 25 anos de sucesso. Ao ser contratado, todo funcionário passa por um treinamento específico, conhece as particularidades dos produtos, da loja e entende melhor os princípios da alimentação saudável. Para manutenção do aprendizado profissional, há cursos virtuais gratuitos disponíveis, durante o ano todo, na Universidade Mundo Verde. Trabalhar no Mundo Verde tornou-se, então, motivo de orgulho. Como contam alguns daqueles que ajudaram a edificar a rede:

Ao longo dos seus 25 anos, a rede Mundo Verde apresentou ao Brasil o conceito de alimentação saudável, conquistando cada vez mais clientes

A PRIMEIRA FRANQUIA

Por Thayna Santos

Por um mundo mais verde “Divulgar a alimentação natural e orgânica e fortalecer a educação para a saúde e as terapias complementares”. Esses são os princípios da rede Mundo Verde, segundo Jorge Antunes, um de seus fundadores. A pequena loja, de 25m2, que abriu suas portas em Petrópolis, no ano de 1987, motivada pela preocupação de Isabel Joffe em criar suas filhas com uma alimentação saudável, ganhou o mundo com a proposta de alimentos naturais e a busca pela qualidade de vida. Ao lado dos irmãos Isabel e Arlindo e do cunhado Elísio, Jorge acreditava em um mundo mais verde. Não demorou muito para que o número de clientes crescesse e a empresa, com seis anos de existência, passasse a aderir ao sistema de franquias. A primeira instalada em Nova Friburgo, também na região serrana. Hoje, referência em alimentação saudável no País, a Mundo Verde completou 25 anos. “A palavra mundo representa o universo dos produtos naturais e o nosso planeta. Já o verde simboliza a natureza e a esperança de um mundo melhor”, explica

24

Jorge sobre o nome da empresa. Mais do que prateleiras repletas de produtos naturais, que no total somam de 3 a 6 mil itens, em 19 segmentos, a rede fornece informações aos seus consumidores por meio de canais criados exclusivamente para isso, e capacita funcionários a atender com excelência todos os que entram em suas mais de 200 lojas no Brasil e duas em Portugal.

Clientes em primeiro lugar

A jornalista Christiane Aguiar, cliente há um ano, sente-se bem ao entrar em uma das lojas. “Frequento a unidade de Moema (SP). Lá as atendentes são muito atenciosas, quando tenho dúvidas, ou não encontro alguma coisa, elas estão sempre por perto para ajudar”, conta. Christiane destaca o ambiente da loja, que a tranquiliza pelas cores, a organização e a música ambiente. Pessoas com restrições alimentares também encontram o que procuram. “Vou a Mundo Verde porque tenho alergia a praticamente tudo, e lá encontrei produtos que posso consumir tranquilamente”, conta a administradora de empresa, Fran-

cisca Elaine Fiusa, que conhece a loja desde 2002 e atualmente frequenta da loja de Ribeirão Preto.

Visão de futuro

“Desde o início sabíamos que preço e variedade, isoladamente, não eram suficientes para fidelizar clientes. Tivemos espírito aberto, um novo jeito e disposição para criar uma empresa que representasse o novo milênio, com missão e valores bem definidos”, comenta Jorge. O resultado desses 25 anos de empenho está refletido nos prêmio que a empresa recebeu, tanto em reconhecimento aos projetos sociais quanto o de “Melhor Franquia do Brasil”, promovido pela revista Pequenas Empresas Grandes Negócios. Crescendo em ritmo acelerado, a Mundo Verde acaba de dar outro passo importante. “Transferimos o controle acionário para a Axxon – Private Equity, empresa de excelente reputação e experiência comprovada”, informa Jorge. Ao concretizar esse projeto, a família se prepara para conquistar outros mundos.

Antes de ser franqueado, Fernando Rodrigues Reis trabalhava com a irmã, e agora sócia, Luciana Rodrigues Reis, na padaria e minimercado do pai. O aumento do público fez os empresários procurarem produtos específicos para surpreender e agradar os que faziam compras em seu negócio. “Identifiquei pessoas interessadas em produtos naturais, diet, light. Eu também estava à procura deste tipo de alimentação, porque fazia academia e consumia suplementos”, lembra. Em uma conversa com um representante de produtos diet, Fernando expôs a vontade de montar uma loja só com produtos naturais. Ele lhe informou sobre a existência de um comércio em Petrópolis, chamado Mundo Verde. Foram visitar e a loja os conquistou pela diversidade de produtos. “Jorge e Elísio (os donos na época) me atenderam muito bem. E ao perceber nosso interesse, perguntaram: “Quer ser o nosso primeiro franqueado?”, conta Jorge. Em setembro de 1993, após diversas pesquisas, é inaugurada a primeira filial da Mundo Verde, em Nova Friburgo (RJ).

SINTONIA DE IDEAIS

“Os paulistas não tinham a menor familiaridade com a marca e, quando eu dizia sou vendedor da Mundo Verde, todos me perguntavam se era alguma loja de plantas”, lembra Waldemar Rinaldi, que em 2003, começou a trabalhar na terceira loja da rede, na Alameda Santos, em São Paulo. Waldemar ficou fascinado pela proposta da Mundo Verde. “Comecei a me aprofundar no assunto alimentação, acompanhado de uma lista de dúvidas que um autodidata pode ter. Foi quando Flavia Morais, hoje coordenadora da equipe de nutrição da franqueadora, respondeu a todos os meus por quês. Não tive duvidas, quis beber da mesma fonte e fui estudar nutrição”, recorda Rinaldi. Unindo vocação e paixão, viajou para a Espanha, onde cursou a especialização em Marketing de Alimentos.

De volta ao Brasil, foi convidado a integrar a equipe de gestão da Mundo Verde, e hoje atua como gestor operacional da franqueadora. “A trajetória profissional me faz acreditar que a válvula de propulsão que me levou de vendedor a gestor foi o brilho nos olhos, o comprometimento, a paixão pelo conceito envolvido com a marca, e a alegria de ver o quanto ela cresceu”, complementa.

VALORES NUTRICIONAIS

Receber o currículo de uma nutricionista recém-formada fez a empresa pensar sobre a importância de ter uma equipe de orientação nutricional. Esta jovem é Flávia Morais, aual coordenadora de nutrição da rede. “Era um campo ainda pouco explorado, no qual tive a oportunidade de desenvolver meu trabalho. Hoje, temos mais de 60 nutricionistas contratadas pela rede. Agregamos valor e passamos credibilidade aos clientes por meio de treinamentos e do serviço Alô Nutricionista”, explica Flávia. A coordenadora valoriza a preocupação da empresa em fornecer informação de qualidade em prol da vida e do bem-estar. Há 11 anos, Flavia faz parte da Mundo Verde.. Ela ressalta que a filosofia da empresa também a ajudou a somar valores. “O trabalho reforça a importância das práticas que eu já tinha. Cuidado com a alimentação, a prática de atividade física e a escolha de um hobby, para melhorar a qualidade de vida”, conclui.

IDENTIFICAÇÃO DE IDEAIS

Trabalhar há 19 anos com algo que a realiza como pessoa e profissional. Esse é o sentimento de Simone Fonseca, gerente de operações da rede Mundo Verde. Simone iniciou sua trajetória trabalhando três horas por dia como vendedora da primeira loja, em 1998. Diante do empenho, surgiu a proposta de ocupar o cargo de gerente da segunda loja, onde ficou por cinco anos, até integrar projetos na área de alimentação e chegar ao cargo atual. “Fazer parte de uma empresa que transmite algo a mais para as pessoas, se preocupa com o meio ambiente e introduz práticas sustentáveis é meu motivo de orgulho”, destaca a gerente. Respirando o ambiente Mundo Verde, Simone lembra que ela, o marido e os dois filhos, foram diretamente influenciadas pela filosofia da empresa. “Tornei-me vegetariana há 15 anos e pratico atividade física regularmente”, diz. Junto a identificação com os ideais da rede, chegou o crescimento profissional. Simone sente-se motivada ao receber o reconhecimento dos clientes. Tanto que hoje, ela faz da Mundo Verde o seu estilo de vida.

25


Receitas

Máscara caseira com óleo de abacate para hidratar os cabelos Ingredientes ½ abacate 1 colher (café) de óleo de abacate 2 colheres (sopa) de iogurte natural

Modo de preparo

Bata no liquidificador o abacate, o óleo de abacate e o iogurte até ficar homogêneo. Passe nos cabelos lavados e úmidos. Deixe agir por 30 minutos. Enxague e espere secar naturalmente. Essa hidratação pode ser repetida a cada 15 dias, para revitalizar os fios.

Salada marinada de Ingredientes

Espaguete ao molho de tomate e alcachofra

Molho

Ingredientes

brotos com abacate

4 colheres (sopa) de óleo de abacate 3 colheres (sopa) de shoyu 2 colheres (sopa) de cebola em pó 2 colheres (sopa) de alho em pó 1 colher (sopa) de suco de lima Ervas picadas a gosto

Salada

2 xícaras (chá) de brotos de alfafa 1 xícara (chá) de brotos de rabanete Folhas de alface lisa para forrar o prato 1/2 abacate em fatia 1/2 xícara (chá) de tomate-cereja

Modo de preparo Molho

Em uma tigela pequena, misture todos os ingredientes do molho.

Salada

Misture os dois tipos de brotos, em uma tigela média, e acrescente o molho. Mexa bem. Tampe e deixe descansar por uma hora. Forre uma saladeira com folhas de alface. Disponha o restante da salada e distribua as fatias de abacate e tomate-cereja por cima. Sirva em seguida.

Rendimento: 4 porções Valor calórico por porção: 248 Kcal Tanto a fruta quanto o óleo de abacate são fontes de antioxidantes, que retardam o processo de envelhecimento e previnem doenças cardiovasculares ao reduzir o colesterol. Outro ponto positivo é o aumento da sensação de saciedade provocado pela gordura presente no abacate, que retarda o esvaziamento gástrico.

Flavia Figueiredo,

nutricionista da rede Mundo Verde

4 minialcachofras 100g de espaguete integral 2 dentes de alho picados 1/4 de xícara (chá) de óleo de canola 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem 1 tomate sem pele e sem sementes picado 1/4 de xícara (chá) de folhas de manjericão 1/4 de xícara (chá) de salsa picada Sal marinho e pimenta-do-reino a gosto Ramos de alecrim

Modo de preparo

Lave as minialcachofras e retire as folhas externas mais duras. Corte-as ao meio e cozinhe em água fervente por 20 minutos ou até ficarem macias. Escorra e reserve. Numa panela, ferva dois litros de água com o sal marinho e cozinhe o espaguete al dente, de acordo com as instruções da embalagem. Escorra e reserve. À parte, coloque uma frigideira em fogo médio, refogue o alho no óleo de canola por um minuto. Junte a alcachofra, o tomate, o manjericão e a salsa. Cozinhe por 3 minutos ou até esquentar bem, mexa às vezes. Tempere com sal marinho e pimenta. Disponha o espaguete numa travessa e acrescente o molho. Misture bem e regue com o óleo de abacate no momento de servir. Decore com o alecrim.

Smoothie de banana e cereja Ingredientes 1 banana congelada 5 cerejas frescas sem caroço 200 ml de bebida vegetal de arroz 3 pedras de gelo

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva.

Rendimento: 1 porção Valor calórico por porção: aproximadamente 100 calorias Fonte de carboidratos, fibras e triptofano – nutriente necessário para a produção de serotonina – a banana ajuda a ter boas noites de sono. Assim como a cereja, que tem melatonina e neutraliza os efeitos da tensão muscular.

Flavia Morais, nutricionista da rede Mundo Verde

Rendimento: 1 porção Valor calórico por porção: 387 Kcal A alcachofra é rica em fibras - frutooligossacarídeos (FOS) - que ajudam na regularização do trânsito intestinal, na diminuição dos níveis de colesterol e triglicérides sanguíneos. O tomate é fonte de licopeno, um potente antioxidante, relacionado à prevenção do câncer e envelhecimento, além de fortalecer a saúde do coração, porque reduz a oxidação da gordura e a formação de placas de colesterol que entopem os vasos sanguíneos.

Flavia Figueiredo,

nutricionista da rede Mundo Verde

26

27


Beleza

Beleza que cabe no seu bolso Conheça seis tratamentos para a pele, cabelos e rosto que podem ser feitos em casa com produtos naturais Por Thayna Santos

Para estar sempre bonita, não é preciso desembolsar altas quantias em salões de beleza ou clínicas de estética. Há cuidados simples, que podem ser feitos por homens e mulheres dentro da própria casa, economizando tempo e dinheiro. Os tratamentos feitos em casa são eficientes, mas precisam ser feitos regularmente para que os efeitos sejam sentidos tanto na pele, quanto nos cabelos. Aquela típica cena das rodelas de pepino nos olhos está ultrapassada, agora os tratamentos seguem métodos específicos, e exigem cuidados. Não use produtos que estejam há muito tempo guardados, verifique os prazos de validade e nunca coloque quantidades a mais do que as indicadas na receita. Também evite a substituição de ingredientes e manipule as misturas só com utensílios de louça ou vidro. De acordo com a diretora e esteticista da clínica Lakshimi Spa & Beauty, Rosana Giancaterino, o ambiente é fundamental. “Preparar o espaço onde serão feitos os procedimentos, deixando sempre à mão os utensílios e cosméticos a serem usados, dá um resultado mais efetivo. Acender velas aromáticas e colocar uma música relaxante, criando um momento como se estivesse realmente em um SPA, também ajuda”, indica a especialista. Seguindo a proposta de baixo custo e ótimos resultados, Rosana indica tratamentos que podem ser feitos em casa com produtos naturais.

Esfoliação corporal

Renovar as células da pele é o objetivo da esfoliação que deve ser feita uma vez por semana, com cremes à base de frutas, como apricot (damasco) e morango. Para preparar uma receita caseira, a esteticista sugere misturar fubá e mel, até chegar a uma textura pastosa. Espalhe fazendo movimentos circulares. Assim que terminar, passe no corpo todo, lave e sentirá a textura aveludada. No rosto, por ser mais sensível, acrescente o iogurte natural à mistura e siga os mesmos procedimentos.

Hidratação da pele

Abuse dos óleos vegetais, principalmente o de amêndoas, para pele e cabelos secos. Coloque um pouco de óleo sobre a palma das mãos e massageie o corpo fazendo movimentos circulares. Não precisa encharcar a pele. Outra indicação de Rosana são os cremes à base de oligoelementos, pequenas quantias de minerais responsáveis por assegurar o equilíbrio das funções orgânicas do corpo, como o crescimento dos ossos, cabelos etc.; e a althéia, planta dotada de propriedades calmantes e descongestionantes. Ambos, indicados para todos os tipos de pele por serem hidratantes e regeneradores. Uma receita de máscara facial é a mistura de azeite e óleo de coco. Coloque uma parte de azeite, duas de água morna, três de óleo de coco e aplique no rosto. Deixe agir por 15 minutos, depois enxague.

Massagem relaxante

Quando quiser aliviar as tensões renda-se a automassagem com óleos essenciais. Procure o ambiente mais calmo da casa, sente-se e inicie. Faça uma ligeira pressão na sola, no dorso e nos dedos. Despeje mais óleo essencial nas mãos e massageie a batata das pernas, fazendo movimentos de amassamento com os polegares. Passe para a cabeça. Com as pontas dos dedos médio e indicador pressione ligeiramente as têmporas.

Amenizar olheiras e marcas de expressão

O chá de camomila é o grande aliado nesta missão. Prepare o chá, espere esfriar ou deixe por algumas horas na geladeira e umedeça um algodão. Inicie as compressas com movimentos circulares de dentro para fora dos olhos, a erva ajuda a melhorar a circulação. Se repetido uma vez por semana, o procedimento ajuda inclusive, a amenizar as tão indesejadas marcas de expressão.

Contra estrias e celulites

Dois dos problemas mais temidos pelas mulheres: as estrias e as celulites, também podem ser amenizadas com medidas simples. Tomar chá verde ajuda o organismo a eliminar toxinas e melhora a circulação da pele. As estrias podem melhorar com óleo de rosa-mosqueta. Pingue algumas gotas do óleo sobre a região e massageie por cerca de três minutos. Isso facilita

28

a absorção dos ativos que regeneram a pele, suavizam as manchas e reduzem cicatrizes. Contra as celulites, a argila verde é bastante eficaz. Misturar gotas de óleo essencial de menta com 20g de argila verde e água mineral dá origem a uma pasta cremosa, que deve ser aplicada na região – duas vezes por semana –, deixe agir por trinta minutos e retire com água.

Cabelos bem tratados

De acordo com a esteticista Rosana Giancaterino, a argila também tem efeito poderoso na saúde e manutenção dos cabelos. Preta, branca ou verde – escolha que varia conforme as características dos fios – o produto eliminas impurezas e células mortas logo nas primeiras aplicações. Três colheres de sopa de argila misturadas a 30 ml de água filtrada e sem cloro devem ser aplicadas com um pincel no couro cabeludo. Deixe agir por 15 minutos. Remova com água morna. Lave o cabelo com shampoo antirresíduos, em seguida, aplique uma máscara hidratante. Nas prateleiras, procure shampoos ou cremes à base de óleo de gérmen de trigo, eles criam uma película externa que dificulta o ressecamento dos fios; colágeno, capaz de proporcionar maciez; e karité, para reduzir os arrepiados.


Ecoturismo

Petrópolis Imperial Nascida do sonho do imperador D. Pedro II, a cidade une traços do passado e do presente na arquitetura imperial e nos parques característicos da região montanhosa Por Simone Tavares

30

Do alto da Serra Verde Imperial do Rio de Janeiro, já dá para admirar a beleza natural do lugar que inspira à tranquilidade, e leva o visitante a um passeio pela história do Brasil. Não à toa, Petrópolis, situada a 68 km da cidade do Rio de Janeiro, encantou escritores, pintores e até o imperador Dom Pedro II, que se hospedou na cidade pela primeira vez em 1822 e mandou construir ali um palácio de veraneio para a família fugir do calor da capital. Por entre a cadeia montanhosa e as nascentes cristalinas, estão construções de época, resquícios do período do império brasileiro. A entrada da cidade pelo bairro Quitandinha leva direto ao Palácio Quitandinha, atual SESC Petrópolis, construído no estilo “hollywoodiano”, por Joaquim Rolla, em 1944, para ser o maior cassino hotel da América do Sul. Por lá, peças e exposições ficam em cartaz durante o ano todo. Passear a pé, observando a arquitetura local, é a melhor forma de conhecer a cidade. No Centro Histórico, estão as maravilhas que mais encantam os olhos dos visitantes. Entre elas, o famoso Museu Imperial — construído a pedido do imperador D. Pedro II, em 1845. Parte da decoração interna ainda preserva os ambientes originais, com pedras e mobiliário nobres. No acervo, há documentos históricos e objetos pessoais da família imperial, inclusive, as joias e a coroa usada por D. Pedro II. Os melhores restaurantes e pontos de encontro também ficam no centro, próximos à Rua Tereza, um shopping de dois quilômetros a céu aberto, com lojas de vestuário e acessórios, reflexo da tradição da indústria têxtil na cidade. Não dá para ir embora sem visitar o Palácio de Cristal, com estrutura transparente sustentada por metais, inaugurado em 1884, o palácio veio da França como presente do Conde d´Eu para a princesa Isabel. Hoje, além de receber os turistas, o espaço é cenário de shows e eventos com apresentações da

Serenata Imperial, toda última quinta-feira do mês. Tratando ainda de palácios, o Rio Negro, um imponente casarão amarelo e branco, foi comprado pelo barão de Rio Negro, em 1889, e em 1903 passou ao governo federal como residência oficial dos presidentes, recebendo diversos presidentes do Brasil e autoridades internacionais.

Parques e construções exuberantes

Em estilo neogótico, a Catedral São Pedro de Alcântara, inspirada nos templos religiosos do norte da França abriga os túmulos da família real, uma atração à parte. A Igreja Luterana, o Mosteiro da Virgem e a Casa Ipiranga também merecem visita. Outro dos locais mais admirados é a Casa de Santos Dumont, a residência chamada de Encantada foi planejada e construída pelo “pai da aviação”. Além da oficina e do laboratório, há aspectos curiosos como o fato de não haver cozinha, e da escada que dá acesso a entrada ser recortada em formato de raquete, para os visitantes entrarem com o pé direito. Ir ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos é outro dos principais passeios, principalmente para os apaixonados pela natureza, que podem praticar rapel na cachoeira do Véu da Noiva, uma queda d´água de 35m e fazer trilha pelo Poço do Paraíso, Poço das Bromélias e Poço dos Primatas, onde há uma rica fauna e flora com 465 espécies de aves, 105 de mamíferos e 101 de anfíbios. Os íngremes paredões da Pedra do Sino (2263 m) e o Dedo de Deus (1692 m) compõem o cenário propício para momentos de introspecção em meio à natureza. Durante o inverno, os festivais movimentam a cidade. Típico de uma cidade serrana, o clima superúmido, com temperatura média anual de 19º, convida ao aconchego. Passar as noites no distrito de Itaipava e visitar o Parque Municipal de Petrópolis, onde há opções gastronômicas, feira de artesanatos e receptiva estrutura hoteleira podem ser incluídasno roteiro da viagem.

31


Acontece

O superalimento dos Andes Acaba de chegar às lojas da rede Mundo Verde um superalimento dos Andes, a Maca Peruana, que possui alto teor de carboidratos, fibras, proteínas, lipídeos (ácido linolênico, ácido palmítico e ácido oléico), minerais como cálcio, magnésio, fósforo, potássio, zinco selênio e ferro, além de vitaminas B1, B2, C e E. Com a aparência de um rabanete, a Maca é nativa do ponto mais alto da Cordilheira dos Andes, onde há variação extremas de temperatura e pouco oxigênio. Considerada pelos especialistas um dos alimentos mais nutritivos que existe, atua na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares e a regularização dos níveis de colesterol. A farinha de maca pode ser consumida em sucos, vitaminas e frutas picadas.

Óleo de chia em cápsulas As sementes de chia faziam parte da dieta dos povos andinos na era pré-colombiana (Astecas e Maias), juntamente com o feijão, o milho e o amaranto. Fonte de ômega 3 e ácido graxo, elementos essenciais para a saúde, o óleo desta semente é 100% natural. A sua composição rica em antioxidantes naturais, com baixo teor de gorduras saturadas e ácidos graxos mono e poli-insaturados, são eficazes na diminuição das taxas de colesterol.

Verdano Fresh Food: refeição saudável Com o propósito de oferecer alimentação de qualidade, em meio ao ritmo acelerado do dia a dia, o Verdano Fresh Food, nova franquia do grupo Mundo Verde, inicia seu projeto de expansão no Rio de Janeiro. A segunda unidade acaba de ser inaugurada no Shopping Nova América e a terceira já está em processo de montagem, com inauguração prevista para o final de agosto, no Barra Shopping. Acesse e saiba mais sobre esse novo projeto: www.verdano.com.br

32

Como os homens podem cuidar de sua saúde?

Os homens também precisam de cuidados especiais com a saúde, e isso pode ser feito com a inclusão de certos alimentos no cardápio, a fim de prevenir doenças, como as do coração, o câncer de próstata, a hipertensão, entre outras. Conheça substâncias importantes para o bom funcionamento do organismo masculino:

Licopeno: antioxidante que atua na prevenção do câncer de próstata, pulmão e estômago. É o responsável pela coloração avermelhada do tomate, melancia e pimentão. Também é encontrado na forma de cápsulas. Óleo de abacate: rico em beta-sitosterol e fitosterol, a dupla colabora para a saúde do coração, equilibrando os níveis de colesterol. O beta-sitosterol auxilia no tratamento da hipertrofia prostática benigna, e os fitoesteróis podem reduzir o risco de câncer de próstata. Cálcio, magnésio e vitamina D:

nutrientes relacionados à garantia e manutenção da saúde óssea. Níveis adequados de magnésio estão relacionados ao controle da pressão arterial. Viviane Pereira Nutricionista da rede Mundo Verde


Profile for Mundo Verde

Revista Mundo Verde 11  

Revista Mundo Verde 11

Revista Mundo Verde 11  

Revista Mundo Verde 11

Advertisement