Issuu on Google+

UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas FEC – Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo AU909- Modelos no Estudo de Formas Tridimensional

Rafael O. Yamashita

063884

Projeto Final

COBERTURA CINÉTICA

Campinas, 2010.


Objetivo

ď ś O objetivo deste projeto consiste da elaboração de uma cobertura que possa ser reproduzida em escala industrial, para uso tanto como equipamento urbano quanto para arquitetura.


Referência projetual

 A idéia inicial do projeto era modelar uma construção existente, utilizando-se da cortadora laser e técnicas de origami arquitetônico. O objeto de estudo seria o Estádio de Zagreb, do arquiteto Santiago Calatrava, pois apresentava uma modulação interessante, mas esta foi abandonada por não apresentar nível de dificuldade aceitável. Cogitou-se a idéia de modelar o Estádio Moses Mabhida, na África do Sul, do mesmo aruqiteto referido, porém o mesmo não articulava os conceitos e estudos realizados em sala de aula. Optou-se por partir para a elaboração de um elemento arquitetônico novo, com inspiração em um estudo realizado pelo Calatrava para uma cobertura cinética, Spitafields Gallery, 1990.


Conceito do projeto Estudo 1

Primeiramente foi especulado que o projeto Spitafields, do Calatrava, poderia ser reproduzido alterando-se a forma de articulação das “pás”, que ao invés de retraírem, transladariam sobre seu próprio eixo, e essas “pás” estariam interconectadas por um sistema de engrenagem. Porém esta possibilidade ficou somente nos estudos preliminares, sendo descartada por apenas apresentar o sistema de engrenagens como interessante.


Conceito do projeto Estudo 2

Foi pensado então numa estrutura que mesclasse dodecaedros e triângulos que agrupados formassem uma nova forma como mostra as seguintes fotos. A intenção era passar a idéia da movimentação da cobertura, porém sua reprodução em pequena escala já se mostrou prejudicada devido às inúmeras dobras, mesmo com material fino.


Conceito do projeto Estudo 3

Observando algumas idéias para a movimentação da estrutura, pensou-se no mesmo conceito da luminária com articulação. E para a cobertura, a partir de uma face chapada, dobrar de acordo com a estrutura articulada para formar a cobertura Desta forma quando a estrutura estivesse esticada a cobertura também estaria e quando retraída a cobertura seria compactada. Sua execução foi descartada pois assemelhava a um projeto já existente que foi observado após o início do estudo.


Conceito do projeto Estudo 4

Optou-se então, após os estudos que a cobertura seria plana, porém seria possível controlar e movimentar-se, então pensou-se num triângulo, que ao eliminar os vértices e arquear as arestas, os pontos de conexão seriam os vértices e a fresta para o deslocamento na região arqueada


Conceito do projeto Estudo 4

Com a movimentação das peças, o objeto pode expandir a sua área ou retrair-se. Como um elemento de sombra este poderia tanto aumentá-la quanto diminuí-la. Com base na estrutura totalmente retraída, ao proporcionar o máximo de afastamento entre as peças, consegue-se 1,76 vezes a área inicial.

100%=1,76x

50%=1,45x

0%=1x


Conceito do projeto Estudo 4


O projeto Prot贸tipo


O projeto Prot贸tipo


O projeto Prot贸tipo


O projeto Prot贸tipo


Disciplina AU909- Modelos tridimensionais