Issuu on Google+

#brandebook Digital Produçþes


A Marca - Introdução

C

onstruir uma marca é uma tarefa diária que requer a atenção de todos. Todos os colaboradores, parceiros e fornecedores são responsáveis pelo uso e aplicação correta da marca.

O segundo conceito-chave é a coerência. A marca possui uma linguagem visual e verbal introduzida na sua identidade e que irá guiar todo o estilo de comunicação da empresa. Tudo o que for criado deve estar alinhado com essa linguagem, para que possamos ter uma imagem consistente com o posicionamento planejado. O terceiro conceito-chave é o cuidado. É necessário zelar pela integridade da marca. Todo material da empresa precisa ter a marca e sua linguagem aplicados da maneira correta. Esses três conceitos formam a base para a construção de uma imagem forte, sendo o Manual de Identidade Visual sua ferramenta mais poderosa na construção da marca.

2

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

No processo de construção de uma marca existem alguns conceitos-chaves que devem ser respeitados. O primeiro deles é a percepção. É preciso que se tenha consciência de usar a marca, tomando cuidado para que os detalhes como cores tipologia e regras de aplicação não sejam alterados.


DIGITAL PRODUÇÕES - FOTO E VÍDEO é uma empresa do ramo de produção audio visual de eventos como casamentos, aniversários, bodas, etc.

Ela foi pensada para lembrar confiança, em resumo das qualidades que motivaram sua criação algo fundamental para fechamento de negócios nesse ramo tão concorrido.

A nova marca consiste em remeter suas idéias à tecnologia, futurismo, agilidade e qualidade. Alias Idéia também é um tema utilizado para o renascimento do seu novo corpo gráfico.

Com tipologia única do “D” e “P” fideliza ainda mais sua presença no mercado fazendo tornar-se exclusiva diante ao público quando procura acima de tudo uma referência em satisfação no serviço prestado.

3

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

A Marca - Memorial Descritivo


A Marca - Assinatura

Esta é a aplicação normal da marca DIGITAL PRODUÇÕES FOTO E VÍDEO.

As próximas páginas tratam dos diversos tipos de aplicação possíveis e regras previstas para tanto. Para a reprodução gráfica ou eletrônica da marca DIGITAL PRODUÇÕES utilize somente as originais digitais. Recomendamos a utilização do CD-Ron deste manual.

4

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

Seguindo as orientações deste manual e usando o bom senso é possível evitar erros e descaracterização da marca.


A Marca - Malha de Construção

Somente no caso de total impossibilidade de uso dos meios de reprodução eletrônica (pintura em grandes formatos, por exemplo) deverá ser utilizado em dos diagramas ao lado, no qual retícula de módulos quadrados orienta na construção do símbolo e espacejamento da marca. Quanto mais fina a malha, mais exata será a reprodução da marca.

5

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

9 X 5 módulos


A Marca - Versão Policromia

Para todas as aplicações onde for possível em fundo branco onde for correta a utilização das cores. (Principal)

Sempre que possível use a versão principal da marca nas cores Pantone Solid Coated. Quando por algum motivo não for possível a utilização em cores especiais Pantone, optime pela versão em policromia (impressa em 4 cores).

Para todas as aplicações color quando for possível em fundo escuro onde for correta a utilização das cores.

6

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

Estas são as versões de aplicação da marca DIGITAL PRODUÇÕES , por ordem de preferência de aplicação.


A Marca - Versão Monocromática

Para aplicações em que o tipo de impressão conter apenas o preto ou tons de cinza

Sempre que possível use a versão principal da marca nas cores Pantone Solid Coated.

Para todas as aplicações monocromática quando for possível em fundo escuro onde for correta a utilização das cores.

Observar a paleta de cores da marca.

7

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

Estas são as versões monocromáticas de aplicação da marca DIGITAL PRODUÇÕES . Elas devem ser utilizadas apenas em caso de impossibilidade de reprodução da versão em cores.


A Marca - Padrão Cromático A fidelidade na reprodução das cores é um item fundamental para garantir a consistência da Imagem Corporativa. Verifique a fidelidade das tonalidades comparando-as sempre com a escala Pantone Fórmula Guide.

outras referências de cores serão necessárias. Caso não exista uma especificação estabelecida, a conversão deve ser feita por aproximação, tomando-se a escala Pantone como base para a comparação. Na tabela a baixo estão as referências dos materiais usados com maior freqüência.

Dependendo da peça a ser confeccionada e da sua natureza (papel, cartão, película adesiva, metal, etc.),

CMYK RGB PANTONE® solid coated

0 100 100 0

0

30

100

0

0

0

0

100

237 28 36

253 185 19

0 0 0

485 C

1235 C

1235 C

Obs.: A cores mostradas nesta página e no restante deste manual não são cores certificadas no padrão Pantone, e sim meras aproximações. Para a correta visualização da cor, consulte um catálogo de cores Pantone. Na escala

Pantone as cores da DIGITAL PRODUÇÕES são “solid coated”. Mesmo o papel sendo fosco, utilize o Pantone solid coated como referência de cor para que as cores finais sejam sempre as mesmas.

8

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

Policromia


A Marca - Aplicação Sobre Cores Institucionais

A identidade visual da DIGITAL PRODUÇÕES pode ser trabalhada explorando tanto a aplicação principal sobre fundo branco como as aplicações sobre fundo das cores vermelha e ou amarela da marca.

9

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

Observe as corretas aplicações.


A Marca - Controle de Fundo (Versão Monocromática)

Utilize sempre o controle de fundo para asegurar a melhor opção e as restrições de aplicação para cada tonalidade de fundo.

100%

90%

80%

70%

60%

50%

40%

30%

20%

10%

Versão monocromática negativa

100%

90%

80%

70%

60%

50%

40%

30%

20%

10%

10

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

Versão monocromática positiva


A Marca - Área de Proteção

Desta forma estabeleceu-se a medida que é igual a altura da base do “D” ou topo do “P” da marca. Essa medida é propositalmente extraída de um elemento da própria marca para garantir sempre uma área de proteção correta, independente do tamanho da aplicação. Para obter melhores resultados, recomenda-se utilizar, sempre que possível, uma reserva maior que o requisito mínimo.

11

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

Para garantir a integridade e a legibilidade da marca, a área em volta dela fica livre de qualquer elemento gráfico ou tipográfico. Por isso, deve ser reservada uma distância mínima das bordas externas da área ocupada pela marca. A esta distância atribuímos o nome de “área de proteção”.


A Marca - Redução Máxima

A redução demasiada de qualquer marca dificulta a sua leitura e o seu reconhecimento. No entanto, a determinação de limites de redução estará sujeita ao processo empregado, à qualidade do original utilizando e à qualidade de reprodução obtida.

12

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

Recomendamos como limite de redução da marca DIGITAL PRODUÇÕES , para impressões em off-set e ou laser, as medidas de base específicas ao lado. A redução além desse limite comprometerá a leitura da marca.


A Marca - Aplicação em boxes

Sempre que for necessário aplicar a marca sobre fundos que prejudiquem de alguma forma a sua leitura (fotos ou texturas complexas ou cores que não sejam institucionais, por exemplo) o melhor recurso será a utilização de um box ou tarja branca de forma a preservar a sua leitura. As dimensões de box obedecem às mesmas regras descritas na página 12, relativa à área de proteção.

13

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

Aplicação em boxe


A Marca - O que não fazer

Lembre-se que juntamente com este Manual foram entregues os CDs com os originais digitais da marca. Então, sempre que necessário, retire a marca pronta do CD. Essa é a forma mais rápida e segura de utilizar a marca DIGITAL PRODUÇÕES .

14

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

A marca não deve ser alterada, seja na suas cores, diagramação ou proporções. Ao lado figuram alguns dos erros mais comuns que podem ocorrer. Comparando com a marca original, verifique os usos incorretos e assegure-se de que a marca DIGITAL PRODUÇÕES nunca esteja alterada.


A Marca - Tipologia

O uso desse alfabeto está previsto para as aplicações em todos os materiais impressos da

DIGITAL PRODUÇÕES (anúncios publicitários, cartas, endereços de papelaria institucional, títulos, textos de formulários, etc.) É recomendada a instalação das fontes em todos os computadores da DIGITAL PRODUÇÕES , caso os mesmos não as tenham. Para isso recorra ao CD incluso no Manual de Identidade Visual.

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

abcdfghijklnopqrstuvwxyz - 0123456789

abcdfghijklnopqrstuvwxyz - 0123456789

MicrogrammaDBolExt

MicrogrammaDMedExt

15

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

A tipologia padrão escolhida para a Identidade Visual da DIGITAL PRODUÇÕES - Iluminação Profissional foi a MicrogrammaDBolExt e MicrogrammaDMedExt moderna e legível. A tipologia apresenta-se em quatro subversões: Regular e Italic para textos de longa extensão e Bold e Bold Italic para títulos, subtítulos e chamadas.


Formato: A4 (210x297 mm) Papel: AP 90 g Impressão: Offset, 4x0 cor

Av. Desembargador Moreira, 2001 sala 403 - Edifício Novais Center, Dionísio Torres, Fortaleza-CE www.digitalfotoevideo.com.br - digitalfotoevideo@hotmail.com

16

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

Impressos Institucionais - Timbrado Impresso


Impressos Institucionais - Envelope Saco

Verso

Av. Desembargador Moreira, 2001 sala 403 Edifício Novais Center, Dionísio Torres, Fortaleza-CE www.digitalfotoevideo.com.br - digitalfotoevideo@hotmail.com

17

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

Frente

Formato: Envelope saco (240x330 mm - fechado) Papel: Couchê fosco 180g Impressão: Offset, 4x0 cor


Impressos Institucionais - Envelope Ofício

Formato: Envelope ofício (230x115 mm - fechado) Papel: Off-set 90g Impressão: Offset, 4x0 cor

Verso Av. Desembargador Moreira, 2001 sala 403 Edifício Novais Center, Dionísio Torres, Fortaleza-CE www.digitalfotoevideo.com.br - digitalfotoevideo@hotmail.com

18

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

Frente


Impressos Institucionais - Pasta Formatura - com bolso

19

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

Formato: Pasta A4 (225x330 mm - fechado); Papel: Triplex - cor branca 180g; Acabamento: Aplicação de verniz localizado nas marcas formas geométricas e textos sobre laminação fosca 4x0; Impressão: Offset, 4x0 cor.

w w E w d A .d ifíc v. ig io D ita N e lfo o se to va mb ev is C ar id e ga eo nt d .c er or om , D M .b io or r nís e - d io ira ig T , 2 ita o 0 lfo rre 0 to s, 1 s ev Fo a id rt la 4 eo a 0 @ lez 3 ho atm CE ai l.c om

Frente


Impressos Institucionais - Cartão Comercial

Formato: 90x55 mm; Papel: Couchê fosco 80 kg; Impressão: Laser, 4x4 cores; Acabamento: Laminação fosca 4x4; Obs.: A impressão do verso é opcional. Verso

ROGÉRIO FELIPE 85 3087.4880 8755.0124 9118.4483

Desembargador Moreira, 2001 - SL 403 Edifício Novais Center Dionísio Torres, Fortaleza-CE www.digitalfotoevideo.com.br digitalfotoevideo@hotmail.com

20

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

Frente


Impressos Institucionais - Adesivo Selo

Av. Desembargador Moreira, 2001 sala 403 Edifício Novais Center, Dionísio Torres, Fortaleza-CE www.digitalfotoevideo.com.br - digitalfotoevideo@hotmail.com

21

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

Formato: 3,5x3,5 cm; Papel: Adesivo 90g; Impressão: Offset;


Impressos Institucionais - Adesivo Identificador

MERCADORIA ENDEREÇO:

IDENTIFICADA

___________________________________________

BAIRRO:

_______________________________________________

CIDADE:

_______________________________________________

ESTADO:

_______________________________________________

Para a identificação de envelopes e volumes não timbrados. Deve sempre vir aplicado junto a borda esquerda do volume.

PAIS:

Formato: 14x10 cm; Papel: Adesivo 90g; Impressão: Laser.

___________________________________________________________

FONE: CEP.:

___________________________________________________ __________________________________________________ ____________________________________________________

___________________________________________________________

DIGITAL PRODUÇÕES - FOTO E VÍDEO Desembargador Moreira, 2262 - SL 06 Dionísio Torres, Fortaleza-CE Fones: 85 3087.4880 - 8755.0124 - 9118.4483 www.digitalfotoevideo.com.br - digitalfotoevideo@hotmail.com

22

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

___________________________________________________________


Impressos Institucionais - Adesivo CD/DVD

ifíci o N o v ai s C

en

te

r,

D

io

o

20

0

1

sa

la

40

3Ed

n

ís i

to e

vid e o.c o m .b r

-d

m b argado ese .D

l

23

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

i

lf o

ta i gi

Av

om .d

ta

fo

w

to

w

ev

-w

i deo

@ h o t m a il . c

, F o r t ale z a- C E gi

re r Mo

ir a

,

To rre s

Formato: 12x12 cm Papel: Adesivo etiqueta


Impressos Institucionais - Caixa de CD/DVD

Formato: 13x13 cm (montado); Papel: Triplex 180 g; Impressão: Laser, 4x4 cores.

Data: ________/________/____________

_____________________________________________

Conteúdo:

__________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

_______________________________________________________

DIGITAL PRODUÇÕES - FOTO E VÍDEO

Av. Desembargador Moreira, 2001 sala 403 Edifício Novais Center, Dionísio Torres, Fortaleza-CE www.digitalfotoevideo.com.br - digitalfotoevideo@hotmail.com

24

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

Título:


Impressos Institucionais - Folha de Rosto

Destino Departamento

Departamento

Empresa

Nº de páginas (incluíndo esta)

Nº do fax

Observação

Formato: A4 (21 X 29,7 cm). Papel: AP 75g. Impressão: Jato de Tinta.

DIGITAL PRODUÇÕES - FOTO E VÍDEO Desembargador Moreira, 2262 - SL 06 Dionísio Torres, Fortaleza-CE Fones: 85 3087.4880 - 8755.0124 - 9118.4483 www.digitalfotoevideo.com.br - digitalfotoevideo@hotmail.com

25

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

A folha de rosto para fax serve para identificar a procedência e o destino de documentos diversos não-timbrados enviados por fax.

Data De


Impressos Institucionais - Recibo

RECIBO R$ DIGITAL PRODUÇÕES - FOTO E VÍDEO

Av. Desembargador Moreira, 2001 sala 403 Edifício Novais Center, Dionísio Torres, Fortaleza-CE www.digitalfotoevideo.com.br - digitalfotoevideo@hotmail.com

Recebi(emos) do(s) Sr.(s): ________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________ A importância de: ________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________Referênte

a

_____________________________________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________________________________ ______________________ pelo que firmamos o presente recibo para os devidos fins e efeitos legais.

____________________________________________

Fortaleza, _____ de ___________________ de _________

ASSINATURA

26

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

Formato: 14x10 cm; Papel: AP 90 g; Impressão: Offset 1 x 0 ou a jato de tinta.


Impressos Institucionais - Assinatura Digital

A fonte padrão utilizada no e-mail será a Arial tamanho 10 e de cor preta, por ser universal. A instalação desta assinatura de e-mails conssiste na cópia de diversos arquivos para a pasta “Papel de Carta” do Microsoft Outlook. Estes arquivos estão incluídos no CD que acompanha o manual.

27

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

Todo e-mail enviado pela DIGITAL PRODUÇÕES deverá ser formatado pelo seguinte padrão como mostra a figura ao lado que funcionará em programas de serviços de e-mail instalados com Microsoft Outlook Express.


Impressos Institucionais - Assinatura Digital

Formato: 100 X 200 cm;

Suporte: Lona night-and-day; Acabamento: Hastes de madeira, grampo e cordão.

DIGITAL PRODUÇÕES - FOTO E VÍDEO

Av. Desembargador Moreira, 2001 sala 403 Edifício Novais Center, Dionísio Torres, Fortaleza-CE www.digitalfotoevideo.com.br - digitalfotoevideo@hotmail.com

28

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

Impressão: A jato de tinta com acabamento em verniz;


Sinalização - Placas de Indentificação de Setor

Tamanho: 600x110mm

FIN A N CEIR O

Placas de PVC brancas 2 mm de espessura, com aplicação de adesivo de recorte.

DIRETORIA

RECU RSO S HU MA NO S

No caso das placas serem fixadas em paredes ou divisórias, ela também deverá vir sempre com base a 1,60 metros do chão.

1,60 m

A placa deverá sempre estar alinhado da esquerda para a direita do canto da porta, com sua base à 1,60 metros do chão.

29

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

EDIÇÃO


Sinalização - Placas de advertência

Tamanho: 350x110mm

No caso das placas serem fixadas em paredes ou divisórias, ela também deverá vir sempre com base a 1,60 metros do chão.

1,60 m

A placa deverá sempre estar alinhado da esquerda para a direita do canto da porta, com sua base à 1,60 metros do chão.

30

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

Placas de PVC brancas, com aplicação de adesivo de recorte.


Diretoria

Call Center

Comercial

Operacional

Dep. Pessoal

Financeiro

Tamanho: 80 x 20 cm; Placa de PVC com aplicação de adesivo de recorte. Fonte padrão: MicrogrammaDBolExt

Verificar padrão cromático na página 07.

31

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

Sinalização - Placa indicativa de parede


O plano de fundo para desktop é o papel de parede da área de trabalho do computador. Deve ser instalado em todos os computadores da empresa. Disponível nas resoluções 800x600 px a 1280x1024 px.

32

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

Sinalização - Plano de fundo para desktop


Padronização do Staff - Crachá

Crachá em cartão plástico de PVC flexível impresso em processo termográfico. Cordão em nylon tubulado de cor preta, com a marca DIGITAL PRODUÇÕES silkada repetidas vezes de cor verde de tom mais claro do seu padrão.

PAULO RAFAEL CARVALHO DE SÁ RG: 0000000000000000000 N INSC. 00000000000000000 CPF: 00000000000000000000

RAFAEL SÁ

33

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

Tamanho: 8,5x5, 4 cm.


Brindes - Botom

Especificações: Botom estampado em 1 cor de esmalte, banho dourado e pino fecho borboleta. Tamanho: 3 cm de base x proporção.

34

MANUAL DE IDENTIDADE VISUAL

30 mm


Brandbook digital produções