Cenários para o futuro das livrarias

Page 38

37

Para Di Luccio (2005), a economia passou da dinâmica produtiva do Fordismo a aquela do pós-fordismo, chamada “economia do conhecimento”, o qual se insere como principal recurso para uma vantagem competitiva sustentável. O design deve, neste sistema, ser catalisador e decodificador dos diversos sinais socioculturais que possam transformar-se em valor para o usuário e vantagem competitiva para a empresa. O analista simbólico, a figura que opera nesse contexto, deve mediante a elaboração intelectual dos símbolos, simplificar a realidade em imagens abstratas, as quais possam ser reordenadas, sujeitas a verificação experimental, relatadas a outros especialistas e ao final transformadas novamente em realidade. (...) Esta capacidade pode ser desenvolvida quando a formação do analista simbólico é voltada ao aperfeiçoamento de quatro habilidades fundamentais: abstração, pensamento sistêmico, 23 experimentação e colaboração. (Di Lucchio, 2005, p. 147)

Segundo a autora, na dinâmica pós-fordista não é mais a oferta que cria a demanda, mas a demanda é quem cria a própria oferta. No pós-fordismo, o tipo de força de trabalho ideal é polioperativa, com alto grau de adaptabilidade às mudanças de ritmo, capaz de ler o fluxo das informações. É nesse sistema de oferta e demanda, convergência de sistemas e divergência de consumidores, que devem-se buscar alternativas que resolvam os problemas de produção não-massificada. Segundo Celaschi e Deserti (2007), a inovação se dá em 3 diferentes dimensões: de produto, de processo e de sistema. A inovação de produto se dá principalmente em torno da forma do bem (seja ele tangível ou intangível). A inovação em processos ocorre quando há mudanças na comunicação, distribuição, interface imaterial, entre outros, e há alterações relativas aos atores envolvidos no processo, mudando o fluxo dos bens e dos fatores de produção necessários para a concretização e fruição. A inovação em sistemas opera através de operações na cadeia de valores, que acabam por modificar o comportamento de produção, troca e consumo de um sistema complexo. O reposicionamento estratégico é uma atitude que influencia necessariamente os 3 níveis de inovação.

23

Tradução livre do autor, do original em italiano.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.