Issuu on Google+

“Missão: formar profissionais capacitados, socialmente responsáveis e aptos a promoverem as transformações futuras”

CENTRO UNIVERSITÁRIO DINÂMICA DAS CATARATAS PUBLICIDADE & PROPAGANDA

CAMPANHA: “FOZ É PRA FICAR”

ANDRÉ VILELA CLAYTON FERREIRA JÉSSICA PIASSETTO MAISA SCHIOCHET RAFAEL GUIMARÃES

FOZ DO IGUAÇU – PR 2013


“Missão: formar profissionais capacitados, socialmente responsáveis e aptos a promoverem as transformações futuras”

ANDRÉ VILELA CLAYTON FERREIRA JÉSSICA PIASSETTO MAISA SCHIOCHET RAFAEL GUIMARÃES

Trabalho elaborado como requisito de todas as disciplinas do Curso de Publicidade & Propaganda do Centro Universitário Dinâmica das Cataratas.


INTRODUÇÃO

Foz do Iguaçu, cidade reconhecida internacionalmente por possuir uma das 7 maravilhas do mundo e por fazer divisa com Argentina e Paraguai é considerada o segundo destino na preferência dos turistas estrangeiros que visitam o Brasil, segundo pesquisa da EMBRATUR. A cidade que hoje possui em torno de 300 mil habitantes, possui várias etnias, tais como Libaneses, Paraguaios, Argentinos entre outros. No próximo ano, Foz do Iguaçu completará 100 anos. Com isso, desenvolvemos uma campanha publicitária para a comemoração do centenário. A campanha aqui apresentada, intitulada por “Foz é pra ficar” foi desenvolvida a partir de um briefing específico elaborado pelo grupo a respeito do cliente Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu. Tendo como principal publico alvo, jovens, estudantes universitários e moradores de Foz do Iguaçu, desenvolvemos uma campanha com o foco na permanência daqueles que nasceram na cidade. A partir disto pretendemos mostrar ao cidadão que a cidade esta pronta para ele, que tudo que ele necessita encontrará permanecendo aqui.


PLANEJAMENTO DE MÍDIA

Briefing História Foz do Iguaçu é um município brasileiro do estado do Paraná, do qual é o sétimo mais populoso, com aproximadamente 300 mil habitantes, conforme estimativa do IBGE. É caracterizada pelo turismo e sua diversidade cultural. São 80 nacionalidades, sendo que as mais representativas são oriundas do Líbano, China, Paraguai e Argentina. A sede tem uma temperatura média anual de 20,4°C. A vegetação do município é de Mata Atlântica e cerrado. Com uma taxa de urbanização da ordem de 99,00%, o município contava no ultimo estudo feito, em 2009 com 55 estabelecimentos de saúde. O seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,751. Integrada à região trinacional, Foz do Iguaçu faz divisa com a cidade argentina de Puerto Iguazú e com a cidade paraguaia de Ciudad del Este. A cidade é considerada o segundo destino de turistas estrangeiros no país e o primeiro da região sul. A base da economia da cidade está no turismo, com destaque para o comércio e serviços. Conhecida internacionalmente pelas Cataratas do Iguaçu, uma das vencedoras do concurso que escolheu as 7 Maravilhas da Natureza e pela Usina Hidrelétrica de Itaipu, a segunda maior do mundo em tamanho e primeira em geração de energia , que em 1996 foi considerada uma das 7 Maravilhas do Mundo Moderno pela Sociedade Americana de Engenheiros Civis. De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR) e pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), em 2006, 2007 e 2008 Foz do Iguaçu foi considerado no segmento "Lazer" o 2º destino mais visitado por turistas estrangeiros, atrás apenas do Rio de Janeiro. Em 2010, ganhou do Ministério do Turismo 10 prêmios no Melhores Práticas e do Índice de Competitividade do Ministério do Turismo. O Destino Foz do Iguaçu ainda foi chancelado por vários veículos de comunicação internacional e nacional, como o Guia Quatro Rodas como o melhor atrativo do Brasil; Melhor destino estrangeiro para o Reino Unido (Journal The Guardian/Inglaterra); Um dos 14 destinos mais românticos do Mundo (Rede CNN EUA); TourFilm Brazil Art&Tur, em Barcelos/Portugal entre outros, e tudo isso somente nos últimos dois anos.


Objetivos Comemorar o centenário de Foz do Iguaçu, Incentivar a permanência dos habitantes, diminuir a evasão, mostras os pontos positivos e melhorar a imagem da cidade.

SWOT Pontos fortes: Rede hoteleira em crescimento, cidade turística, diversidade de etnias, países vizinhos que contribuem para o desenvolvimento econômico da cidade. Pontos fracos: Falta de pontos de informação para turistas, fronteira (contrabando). Ameaças: Má interpretação e aceitação da campanha.

Publico alvo: Jovens habitantes de foz do Iguaçu e região com idade entre 16 e 35 anos, classes média e baixa.

Tema: “Foz é pra ficar”

Estratégia de comunicação: A estratégia que será utilizada na campanha é de posicionamento porque temos a necessidade de criar uma nova imagem na cabeça dos habitantes mostrando através da campanha: pontos positivos, estrutura, tudo que a cidade contribui para a qualidade de vida, passando a mensagem de que não há necessidade de sair de foz já que ela possui tudo que os moradores precisam além de estar em crescimento.

Tipo de campanha: Utilizaremos campanha Institucional, já que o foco é a imagem de Foz do Iguaçu, queremos vender uma ideia e não produtos.


Ações: - TV (VT 30’’) - Internet - Rádio - Outdoor

Planejamento de Mídia Objetivos de Mídia - Alcance: 80 % - Pelo fato de ser uma campanha em comemoração ao centenário de Foz do Iguaçu precisamos atingir grande parte do publico, por isso optamos por alto alcance. - Frequência: 8 – queremos que as pessoas sejam atingidas varias vezes e consequentemente lembrem-se da campanha por isso escolhemos alta frequência. GRP: 640 - Continuidade: Concentrada

Estratégias de Mídia

 Meio básicos: - TV (VT 30’’) - Internet  Meios complementares: - Outdoor - Rádio


JUSTIFICATIVA DOS MEIOS

Rádio - É considerado o segundo meio de maior alcance. Com 72% de penetração. - Não exige instrução e nem renda para ser consumido. - Ágil, por permitir a veiculação do comercial. - Flexível, por permitir a participação do anunciante. - Acompanha o ouvinte em qualquer local e momento. - Possui um dos menores custos de veiculação em comparação com os demais meios, permitindo a compra de várias inserções por emissoras. TV - Proporciona lazer e entretenimento. - Fonte de referencia e de informação para a maioria da população. - É o meio de maior penetração em qualquer classe social. Tendo a variação de 94 a 98%. - Permite a veiculação do comercial em mercado nacional, regional e local. - É um meio instantâneo. Internet - Destina-se a um publico mais exigente, critico formador de opinião e receptivo a novidades. - É a maior difusora de conhecimento, por que permite o acesso a informação e a pesquisa sobre qualquer assunto, de qualquer lugar e a qualquer momento. - Promove a interatividade entre os usuários, com conexão local e internacional. - Moderna e associada à tecnologia. - Permite a liberdade de expressão. - É instantânea. Outdoor - Mídia de alto impacto


- Meio de Apoio

Tática de veiculação

- TV: VT 30” veiculados nos seguintes programas: Conexão, Destaque, programa do Ratinho, Tribuna da Massa 1ª ed e Programa Raul Gil.

- Outdoor: Última quinzena de Maio e primeira de Junho

- Rádio: Rádio 97,7 FM, durante todo o mês de Maio

- Internet: Facebook, Instagram, Twiter e E-mail Marketing


PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA

1 – OBJETIVOS 1.1 – Objetivos primários Esta pesquisa objetiva analisar a opinião do público com relação a cidade de Foz do Iguaçu 1.2 - Objetivos secundários; - Analisar características demográficas desde público. - Analisar como os moradores avaliam a qualidade de vida na cidade. - Analisar o que as pessoas pensam com relação a oportunidades de emprego em Foz do Iguaçu - Analisar quais motivos relevantes para deixar a cidade. 2 - Tipo de Pesquisa; Pesquisa do comportamento do consumidor 3 - Método de pesquisa; Quantitativa 4 - Amostragem; O tipo de amostragem utilizado é probabilístico. 5 - Método de coleta de dados; O método utilizado para realização dessa pesquisa foi interativo, elaborado pelo sistema online do Google Docs.


DADOS DA PESQUISA


DIREÇÃO DE ARTE

O LOGO Para sua criação buscamos elementos que identificassem o que foz tem para oferecer para os jovens no seu centenário. Como Foz do Iguaçu é uma cidade de fronteira, decidimos usar no logotipo duas pontes de referencia, a Amizade e da Fraternidade, pois sem elas não teríamos ligação com os países vizinhos. Além das pontes, colocamos um dos pontos turísticos principais de Foz do Iguaçu, as Cataratas do Iguaçu uma das 7 maravilhas da natureza.

OS SIMBOLOS DO LOGOTIPO Casa - Usamos como forma de demonstrar que Foz disponibiliza tudo que uma família necessita para se estruturar e viver na cidade. A entrada da casa tem por função demonstrar que “a casa” sempre estará aberta para acolhê-lo;

Pontes – Usamos como o principal ícone do logo, pois ela tem por objetivo demonstrar que Foz do Iguaçu possui forte influencia e ligação com os países vizinhos, além de ter referencia por ser uma tríplice fronteira, fazendo divisa com Paraguai e Argentina;

Cataratas – Quando se fala em Foz do Iguaçu, a primeira coisa que vem à cabeça é são as Cataratas. Conhecida como um dos principais pontos Turístico do Mundo;

Decidimos usa-la como ícone de fundo para que o público alvo crie uma identificação com o logo, pois assim ela demonstra o quanto é importante para Foz, no turismo, logo também importante no crescimento da cidade;

Prédios – Os prédios têm como objetivo mostrar crescimento de Foz do Iguaçu. Hoje grandes empresas estão se estruturando na cidade, um exemplo é o Hotel Bourbon, que está construindo um prédio em frente ao Cataratas JL Shopping, ao final da construção este será o mais alto prédio de Foz.


SIGNIFICADO DAS CORES UTILIZADAS:

LARANJA - Cor ativa que significa movimento e espontaneidade, além disso, é um símbolo de prosperidade;

AZUL - O azul é uma cor que transmite aconchego, a combinação com o verde que remete as cores da bandeira de Foz do Iguaçu;

VERDE - O verde é uma cor calmante que harmoniza e equilibra traz paz e segurança;

VIOLETA - O violeta significa nobreza e poder;


PEÇAS: OUTDOOR 1:

OUTDOOR 2:


PEÇA - FACEBOOK POST:

PEÇA – FACEBOOK POST GRANDE:

PADRÃO DE POSTAGENS COM SELO PARA FACEBOOK:


RCTV

ROTEIRO SPOT

Anunciante: Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu Material: Spot Duração: 30” Título: Foz me faz tão bem Veículo: Rádio 88,1 FM Período: 05 de Maio a 05 de Junho/2014 Início da Veiculação: 05/Maio/2014 Criação: André Vilela, Rafael Guimarães Data: 25/11/2013 Téc.: • Voz e violão cantando o refrão da música Tão Bem – Lulu Santos:

ELA ME FAZ TÃO BEM, ELA ME FAZ TÃO BEM QUE EU TAMBÉM QUERO FAZER ISSO POR ELA Téc.: • Entra instrumental da música • Locução masculina forte em tom poético em Off:

AS DIVERSAS CULTURAS AQUI EXISTENTES TRAZEM COM ELAS UM PEDAÇO DO MUNDO. A CADA GERAÇÃO QUE NASCE NESSA CIDADE, AS ESPERANÇAS SE RENOVAM, NOVOS TALENTOS SURGEM E UMA NOVA IDENTIDADE SE ESTABELECE. FOZ DO IGUAÇU, PRONTA PRA VOCÊ! Téc.: • Voz e violão com a trilha de fundo cantando o trecho final:

ELA ME FAZ TÃO BEM!


JUSTIFICATIVA VT Trabalhando nessa veiculação escolhemos 5 programas: Conexão, Destaque, Tribuna da Massa 1a Edição, Programa do Ratinho e Programa do Raul Gil. Escolhemos esses programas pela relação com o nosso público e também sua audiência atende com alta frequência.

Tema: Ela me faz tão bem

A ideia veio em um brainstorming com nossos professores Guedes e Cleo, onde falamos sobre como Foz é um lugar bom de viver, que as pessas não precisam sair em busca de melhores condições de vida, mas sim permanecer e ajudar a cidade crescer, já que ela fez tanto por seus moradores além de ser ótima para se viver.

Para interpretar a música utilizamos da figuração de um adolescente, para mostrar que Foz é bom para mostrar aos nossos jovens que eles não precisarão sair daqui para estudar, trabalhar e que possui espaço para crescer. Ele está na primeira e última parte do VT.

Usamos o trecho da música do Lulu Santos, que se chama Tão bem e fizemos a analogia desse trecho com a ideia principal.

Na primeira parte do VT se passa em dois pontos aqui na cidade, que são referências de lazer e movimento. E são eles:

-

Gramadão da Vila A, onde os cidadãos vão para relaxar, praticar esportes, estar com a família e bem referencial aqui na cidade; O outro ponto é a Avenida Paraná próximo a Ono Music Hall , onde é referência de saúde, onde pessoas vão lá para correr, praticar exercícios e também é uma Avenida onde passa muitos carros, que liga regiões da cidade, que dá a ideia de movimento.

Na segunda parte do VT possui uma imagens aéreas, mostrando a dimensão da cidade, pontos turísticos como Itaipu e Cataratas do Iguaçu.


Utilizamos tambĂŠm imagens do centro da cidade (Avenida Brasil e Avenida JK), da BR, mostrando o movimento de pessoas e carros. Utilizamos esse pontos para mostrar a estrutura da cidade, seus pontos positivos, para que as pessoas ao assistirem, lembrem-se o quando Foz ĂŠ linda e quantas coisas maravilhosas ela oferece a seus moradores.

Sobre as cores no VT, falaremos sobre os efeitos e filtros. Foi trabalhado um efeito em cima do vĂ­deo para poder dinamizar a entrada de luz, aumentar o contraste e diminuir o brilho. O filtro utilizado ĂŠ o Looks dentro do programa Premiere Pro.


ROTEIRO VT


COMUNICAÇÃO NA ERA DIGITAL

OBJETIVOS DAS MÍDIAS SOCIAIS - Criar público para o Facebook – Atingir dois mil likes no primeiro mês; - Conseguir 500 seguidores no Twitter no primeiro mês, promovendo ações diferenciadas, como sorteios e outros; - Criar público para o Instagram – Alcançar a meta de 200 seguidores no primeiro mês.

JUSTIFICATIVAS A internet foi escolhida como mídia principal para essa campanha publicitária, por que de acordo com o perfil dos entrevistados ela é um dos principais meios utilizados para a obtenção de informações.

Facebook - O Facebook será a 'peça-chave' de todas as ações, como a campanha não terá um site ou blog, o Facebook centralizará todas as informações. Este canal foi escolhido, pois a concentração do público-alvo neste meio é bastante grande na faixa etária entre 16 e 34 anos; A escolha do horário das postagens foi feita de acordo com o relatório “Horários Nobres do Facebook - 2012 do SCUP Ideas - Monitoramento de Mídias Sociais”.


Twitter - O twitter foi escolhido por ter um grande número de acessos do público jovem, que é o alvo da campanha. Esta rede social foi definida como o meio secundário para as ações na internet. A escolha do horário das postagens foi feita de acordo com o relatório “Horários Nobres do Twitter - 2012 | SCUP Ideas - Monitoramento de Mídias Sociais”.

Instagram - A plataforma do instagram foi escolhida pelo alto potencial que apresenta para a divulgação de imagens com o público jovem. Nesta rede social, serão ressaltadas em imagem as belezas de Foz do Iguaçu e de seu povo;


CONCLUSÃO

Em vista da campanha apresentada nomeada como “Foz é pra ficar” referente ao centenário de Foz do Iguaçu que será comemorado no ano de 2014, concluímos que a cidade está pronta para o cidadão. Que tudo que é necessário à cidade possui além de estar em constante crescimento. A campanha tem como público-alvo, jovens, estudantes universitários e moradores de Foz do Iguaçu. Possui como objetivo principal incentivar a permanência do cidadão na cidade e diminuir a evasão. A estratégia de campanha usada foi a de posicionamento, pois desejamos criar uma nova imagem da cidade, mostrando os pontos positivos, a boa estrutura entre outras qualidades que a cidade possui para uma boa qualidade de vida. Como queremos vender uma ideia, nosso tipo de campanha será institucional, tendo ações em TV, Internet, rádio e outdoor.


Foz é pra ficar!