Page 1

ESCOLA SECUNDÁRIA DE PENICHE

Curso EFA – S -Tipo C Ficha de Trabalho n.º 5 Área: Sociedade, Tecnologia e Ciência UFCD: Redes de Informação e comunicação (STC – 5) Data: 21/05/2013 Nome: Marisa Gomes nº: 16 Nome: Rafael Dourado nº: 21

Visita de Estudo ao forte de Peniche 3ª Parte Ficha Trabalho 4  Devem, individualmente, escolher uma fotografia “artística” da visita, alterá-la digitalmente (mostrando a original e a alterada) e dar-lhe um nome e/ou significado.

Museu e Novas TIC 1. Procure na internet informação sobre o museu municipal de Peniche. Indique o(s) endereço(s) electrónico(s) que encontrou. Faça uma reflexão sobre o que encontrou. Por exemplo se a informação é suficiente, se é acessivel, atraente, etc. 2. Faça uma reflexão de como utilizar as Novas TIC na dinamização do museu municipal de Peniche. Exponha algumas ideias que possam permitir uma maior empatia com o público (cada elemento de grupo deve sugerir pelo menos 5 ideias). Pode dar exemplos que conhece de ter visitado outros museus. 3. Pocure sites de divulgação de museus em Portugal (5 museus) e no estrangeiro (5 museus) e cada elemento do grupo descreve uma página que lhe tenha chamado mais a atenção. 4. Refleta sobre as vantagens e desvantagens de se conhecer um museu “ao vivo” ou por via da net.


ESCOLA SECUNDÁRIA DE PENICHE

Museu e Novas TIC 1- Endereços electrónicos: http://www.cmpeniche.pt/custompages/showpage.aspx?pageid=929bebc7-b244-47a08779-091fe1736281&m=a30 http://www.lifecooler.com/Portugal/patrimonio/MuseuMunicipaldePenich e

Reflexão Relativamente à informação encontrada, de modo geral, é um pouco insuficiente, encontrámos poucos sites que revelem informação importante acerca do Museu de Peniche. Por outro lado a carência de imagens ou vídeos atractivos deixa qualquer visitante pouco receptivo a visitar o museu. Podemos também constatar que a informação disponível se encontra um pouco desorganizada e pouco perceptível.

2- Novas TIC na dinamização do Museu de Peniche As Novas TIC são muito importantes na dinamização de qualquer museu, pois torna uma visita muito mais atractiva e agradável, na medida em que o visitante poderá estar muito mais envolvido e interessado, mesmo que não tenha o acompanhamento de um guia. Poderá assim ficar a conhecer toda a história do que se encontra no museu e com uma visão mais enriquecedora e que não esteja limitada a um simples passeio sem interiorização do conteúdo. Algumas ideias… (Rafael Dourado)  Renovação das infra-estruturas, ou seja, melhorar o exterior e interior do museu que se encontra um pouco degradado;  Demonstrações ao vivo, sala de teatro que mostre um pouco da história do museu;  Exposições interactivas no computador;  Eu por exemplo quando visitei o museu Louvre tive à minha disposição um mecanismo que me permitiu perceber um pouco de cada obra através de um auricular, podia também ser implementado algo do género no Museu de Peniche;  Construção de loja de souvenirs, permitiria também maior entrada de recursos económicos.


ESCOLA SECUNDÁRIA DE PENICHE

Algumas ideias… (Marisa Gomes)     

Parque temático para crianças; Abertura de mais um edifício, por exemplo o do recreio, para que os visitantes pudessem interagir com o espaço; Melhoria da caracterização das celas (um pouco mais realista); Criação de uma biblioteca com livros relacionados com a história de Peniche e onde o visitante pudesse adquirir as respectivas obras; Criação de um espaço de lazer (café/esplanada no exterior).

3- Museus em Portugal: Museu Colecção Berardo: http://pt.museuberardo.pt/

Museu do brinquedo: http://www.museu-do-brinquedo.pt/


ESCOLA SECUNDÁRIA DE PENICHE

Museu Nacional dos coches: http://www.museudoscoches.pt/

Museu da Cera: http://www.mucefa.pt/


ESCOLA SECUNDĂ RIA DE PENICHE

Museu Bordalo Pinheiro: http://www.museubordalopinheiro.pt/

Museus no Estrangeiro: National Gallery (Londres): http://www.nationalgallery.org.uk/


ESCOLA SECUNDĂ RIA DE PENICHE

Tate Modern (Londres): http://www.tate.org.uk/visit/tatemodern

Louvre (Paris): http://www.louvre.fr/


ESCOLA SECUNDĂ RIA DE PENICHE

Museu da Cera (Londres): http://www.madametussauds.com/

Metropolitan Museum (Nova Iorque): http://www.metmuseum.org/


ESCOLA SECUNDÁRIA DE PENICHE

Museu Louvre (Rafael Dourado) Gostei muito desta página, encontra-se muito bem elaborada, está muita apelativa ao público e demonstra de forma sintetizada algumas das obras possíveis de encontrar neste museu. Como visitei este museu é normal ter ficado mais interessado por esta página em questão, foi me possível assim ficar com a noção que muito do que visionei ao vivo é possível consultar assim nesta página online.

Museu Nacional dos Coches (Marisa Gomes) Foi a página que me cativou, desde logo pela sua magnífica apresentação através de um pequeno vídeo em que podemos visionar toda a entrada do museu. Foi um museu que já visitei pessoalmente e que adorei e acho que se nunca lá tivesse estado, esta página certamente suscitaria em mim bastante interesse em visitá-lo.

4É através da internet que os museus actuais têm entrado nas casas e escolas, para que sejam conhecidos por todos aqueles que, talvez nunca, teriam condições de conhecê-los pessoalmente. Mas, a intenção não é apenas essa, o museu virtual não é um concorrente do museu físico e tradicional, mas sim uma ferramenta complementar que o auxilia. Como tal, apesar de um museu online não ser o mais pormenorizado possível, é para muitos, que por vezes não têm posses económicas para visitar estes locais, uma forma de ficar a conhecer (minimamente) os aspectos principais destes espaços. Podemos considerar esta última informação também como uma desvantagem, uma vez que cada cidadão ao visitar este tipo de páginas estará a contribuir para a diminuição das receitas dos museus, uma vez que já não os irão visitar pessoalmente. Por outro lado quem está interessado em conhecer, este tipo de páginas suscita ainda mais interesse.

Ficha de trabalho nº5  

Museu e novas TIC

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you