Page 1

31 de Janeiro de 2014 • Timbó e Região

Jornal A Cidade

Timbó, 31 de Janeiro de 2014

Jornal A Cidade

31º Festa Pomerana reúne 83.526 pessoas ´ 23 Pag.

Ano XII • Edição 340

R$ 2,00

´ 21 Pag.

COLUNA DESPERTE

Mulher, você se conhece? Pág. 14

FRANCIELLE HARTMANN

1

Pizzolatti tem encontro com lideranças políticas

Página 3

Serginho é empossado presidente da Ammvi

Rotarianos comentam experiências nos EUA

Página 22


2

EDITORIAL

31 de Janeiro de 2014 • Timbó e Região

LEITURA DINÂMICA

Jornal A Cidade

Nos bastidores, a campanha política de 2014 já começou

Carlos A. Schroeder

Seguro Os malandros do Seguro-Desemprego vão agora ter menos chances de ficar ganhando dinheiro e coçando… Virou indústria e o governo sabe disso, tanto que mudou a regra. Antes, o “trabalhador” que pedisse o Seguro pela terceira vez em um período de 10 anos teria que se matricular e freqüentar um curso de qualificação profissional. Agora, a lei exige que esse curso seja feito já na segunda vez do pedido. Chega de mamata. Sim, porque quem paga o “seguro” é o operário que está na batalha, suando e produzindo com vontade.

Ponticelli faz prestação de contas na Assembléia O deputado Joares Ponticelli (PP) despede-se da presidência da Assembléia Legislativa ampliando a transparência do Poder. Em entrevista coletiva na ultima quarta-feira 29, o parlamentar falou sobre as principais ações de sua gestão e os objetivos que foram atingidos em um ano de atuação. O presidente da Assembléia anunciou a implantação do projeto “Parlamento Digital”, que permitirá ao cidadão ter mais acesso as informações sobre a tramitação das matérias, execução orçamentária e a ação dos deputados. Na entrevista coletiva, Ponticelli também falou sobre o seu projeto político para as eleições de 2014. “Pretendo ser candidato a senador”, disse ele.

► CHARGE

Estamos a poucos meses para os eleitores brasileiros escolherem os governadores, senadores, deputados estaduais e federais. Em Santa Catarina, os bastidores já estão movimentados. Partidos reforçam a base e buscam maior representatividade. PP e PMDB dizem que apoiarão o atual governo, mas não negam possuir munição para, se necessário, galgar o mais alto degrau do Executivo estadual. O deputado federal e presidente estadual do PP, João Alberto Pizzolatti, avalia que a sigla está mais forte. Nas 10 maiores cidades catarinenses, o partido elegeu três prefeitos. “Nosso partido cresceu muito e precisa passar por um processo de renovação.

Falta dizer Cuidado com essa correria, com essa pressa… Precisamos lembrar que somos neuroticamente ativos em coisas que não têm muita importância a longo prazo. O pior é que, não raro, vamos nos dar conta das tolices que fazemos e achamos importantes quando estivermos numa baita encrenca. Aí não adianta olhar para trás e dizer, ah, como fui burro, burra. Será tarde. Podemos ser muito mais leves e felizes cortando, no mínimo, 30% do que inutilmente fazemos todos os dias. Que tal? Vais para de fazer o quê?

TCE vai acompanhar obras em Blumenau A prefeitura de Blumenau e o TCE fecharam um acordo inédito. O órgão vai acompanhar e auditar as obras de pavimentação a serem realizadas com recursos do financiamento da prefeitura com o BID. A parceria resulta em uma economia de U$S 300 mil que seriam pagos uma auditoria particular. O prefeito Napoleão Bernardes (PSDB) assinou o acordo com o presidente Salomão Ribas Junior, junto com o secretário de Obras, Paulo França (PMDB). Com a parceria, teremos um acompanhamento e uma auditoria permanente, não só da contabilidade mas de todos os processos comuns a uma operação desta natureza — comemorou o prefeito.

Deuses e neuroses A cabeça é tudo, se a pessoa tem boa cabeça, irá longe. É a tendência. Os americanos, faz alguns anos, fizeram uma pesquisa interessante em seus maiores presídios. Para estudar a personalidade dos condenados, começaram a pesquisa pelas religiões. Deu de tudo um pouco, só não apareceram na pesquisa os ateus. Não foram encontrados ateus nos presídios. Não é interessante isso? Ateus não matam e não roubam? Quem não sabe que as religiões produzem neuróticos e pessoas com graves sentimentos de culpa? Daí para o crime é um pulo. Já os ateus, que não precisam temer as maldições dos deuses, são pessoas mais tranqüila, inteligentes e pacíficas. Só não vê isso os cegos das obviedades…

Copa Será? A senhora Dilma estava em destaque numa manchete do site MSN. Ela dizia nessa manchete que – Candidato à Presidência precisa “estudar muito”. Exatamente assim, estudar muito estava entre aspas. Será mesmo que para chegar à Presidência o candidato tem que estudar muito? Analfabeto não tem chances? Será mesmo? Será mesmo que nunca houve um analfabeto na Presidência?

Queixas

EXPEDIENTE

Cuidado com as queixas, elas se tornam vícios de difícil correção. Além disso, poucas são as queixas legítimas. E as legítimas só têm uma saída: enfrentá-las. Se vencíveis, vencê-las; se não, é dar de ombros e entreter-se. Ah, e não esquecer que as pessoas que têm esperanças na vida, no futuro, tendem a ser mais felizes e mais realizadas. Vivem mais. É por isso que a aposentadoria é o caminho mais curto para o embotamento “final”. Encerrado um ciclo de trabalho e sonhos, que venham outros. Ninguém gosta de queixosos por perto. É um saco.

Editor Responsável: Carlos A. Schroeder Edição: Gabriele Luize Schroeder Diagramação: Rafael David (47) 9157-3741 Comercial: Maicon Chaves (47) 8411-9984 Periodicidade: Semanal - Sábado Impressão: Press Alternativa Ltda (41) 3047-4511

Só alguém muito ingênuo para acreditar que “vão deixar”, ou que seria “tolerado”, o Brasil ser eliminado cedo da Copa do Mundo. Está mais do que “garantido” que o Brasil vai à final, aposto todos os dedos. Ganhar a final é outra questão, vai depender muito da força econômica e prestígio internacional do adversário. Quem achar que não é assim é muito ingênuo, não o quero chamar de burro. O “sucesso” da Copa depende muito de o Brasil estar na final… E os caras que promovem a Copa sabem disso. É meu “palpite”…

Amigos do rei (ou a farra dos juros) Tratava-se da taxa dos juros cobrados pela generalidade dos bancos que chega ao inacreditável, o cartão de crédito e o cheque especial, em regra, envolvendo pessoas de patrimônio modesto. Em se tratando do cartão de crédito o juro chega a 280% ao ano. Duzentos e oitenta por cento ao ano, por incrível que possa parecer. O cheque especial se aproxima da hipótese anterior, o juro anual chega a 256%. Alega-se que ambas as modalidades são destinadas a emergências graves e urgentes e ainda pela acentuada inadimplência; sob essa inspiração evangélica os bancos esquartejam as pessoas que, por esta ou aquela razão, caem em suas malhas, das quais só conseguem escapar, quando conseguem, mediante esforços gigantescos.

Circulação: Timbó, Indaial, Apiúna, Pomerode, Rio dos Cedros, Benedito Novo, Dr. Pedrinho, Rodeio, Ascurra e Blumenau Sede: Rua Duque de Caxias, nº 570 - Centro - Timbó Fone: (47) 3333-3524 Cep: 89120-000 E-mail: jacidade.timbo@gmail.com

* Matérias assinadas e publicidades dos clientes, são de total responsabilidade dos mesmos, não cabendo ao jornal qualquer cobrança judicial.


DESTAQUE

Jornal A Cidade

31 de Janeiro de 2014 • Timbó e Região

3

David Busarello e vereador Fabricio Dalcastagné realizam encontro do PMDB JAC/Divulgação

JAC/Divulgação

O

PMDB de Timbó promoveu na noite da ultima quinta-feira (30), através do ex-vereador e Consultor de Liderança de Governo David Busarello, juntamente com o Presidente da Executiva do PMDB de Timbó ex-prefeito Oscar Schneider e o vereador Fabricio Dalcastagné, um encontro de lideranças e simpatizantes do partido. O local escolhido para o encontro foi o Restaurante do senhor Orlando Milchert. Durante todo o decorrer do evento, diversas lideranças do PMDB usaram a palavra, falando das propostas visando às eleições de 2014, bem como um projeto de ter candidatura própria a prefeito em 2016, além de lançar uma grande nominata de candidatos a vereadores. O que seria apenas um encontro, se tornou um verdadeiro ato político numa demonstração de força dessa nova etapa do PMDB em Timbó. O encontro contou com uma expressiva quantidade de filiados e simpatizantes do PMDB no município. Estiveram presentes também o deputado federal Rogério Mendonça (Peninha), e o deputado estadual Aldo Schneider, vereador Fabricio Dalcastagné, Ex-vereadores, su-

plentes, vereador Guilherme Voigt Júnior (Tutti/PSDB), empresários, médicos, advogados, lideranças comunitárias, associativistas, profissionais liberais, entre outros. O Deputado Peninha fez a apresentação de todo o seu trabalho realizado nos últimos três anos em Brasília, destacando sua luta para trazer recursos para os municípios do Médio Vale do Itajaí e Alto Vale de Santa Catarina, bem como do seu empenho nos grandes debates

a nível nacional, além de várias frentes de trabalho em defesa dos direitos dos trabalhadores. Peninha foi escolhido como um dos melhores parlamentares em atividade, e como um dos deputados mais bem avaliados de Santa Catarina na oitava edição Prêmio Congresso em Foco, evento realizado em setembro de 2013. “É uma alegria muito grande ser reconhecido pelo trabalho que presto. Somando deputados e senadores, somos quase seis-

centos em Brasília. Destacar-se no meio de tantos nomes não é uma tarefa fácil”, comentou Peninha. O deputado também ficou entre os dez primeiros colocados nas categorias: “Defesa da Democracia” e “Combate ao Crime Organizado”. Ele atribui a boa posição no ranking ao PL 3722/12, de sua autoria, que revoga o Estatuto do Desarmamento e dá novas normas para a compra, posse e porte de armas de fogo no Brasil. Peninha

está na vida pública há 25 anos. Peninha já foi vice-prefeito e prefeito de Ituporanga, e foi deputado estadual por três mandatos consecutivos, e é deputado federal desde 2010. O deputado Aldo Schneider também fez uso da palavra falando do seu trabalho incansável nestes últimos três anos na ALESC. Por ser líder do Governo a sintonia entre o executivo facilitou principalmente nos pedidos dos municípios para o governo do estado. A sua agenda tem sido intensa na sua base eleitoral, no Vale e Alto Vale do Itajaí sempre acompanhando vereadores, prefeitos e lideranças políticas. São 50 municípios que o parlamentar representa na Assembléia. Aldo Schneider, foi eleito vereador por Ibirama, e em 1988 foi eleito 1º prefeito do Município de Vitor Meireles. No ano de 1992 elegeu seu sucessor. Em 1993 retornou à Secretaria de Estado da Fazenda. No ano de 1996 foi eleito novamente Prefeito de Vitor Meireles. E em 2000 reeleito Prefeito. Já em 2003 renunciou ao cargo de Prefeito, a pedido do então Governador Luiz Henrique, João Matos e Peninha, e assumiu como Secretário de Estado na SDR de Ibirama. Após o encontro, foi servido aos presentes um delicioso jantar.

Pizzolatti tem encontro com lideranças políticas JAC/Divulgação

N

o último dia 17/01 o PP de Indaial recebeu a visita do Presidente Estadual da sigla, Deputado Federal João Pizzolatti. Acompanhou o presidente o pré-candidato a Deputado Federal Joãozinho Pizzolatti. Ambos vieram manifestar seu total apoio ao pré-candidato a Deputado Estadual do PP pelo médio vale, o Vereador Anderson Batata, informando e garantindo que da região ele será o

único candidato do partido, o que lhe dará plenas chances de fazer uma boa votação. Após tomarem café, foram até a Câmara de Vereadores onde concederam entrevistas e ouviras as reivindicações do PP de Indaial. Os vereadores Batata e Pelé agradecem pelo apoio até aqui empregados na Cidade (ajuda na liberação dos 32 Milhões de Reais do PAC 2 no Ministério das Cidades, drenagem profunda do Bairro das Nações, até o momen-

to liberado 732.245,00 da primeira etapa a qual se encontra em fase de licitação, 200.000,00 para o Hospital Beatriz Ramos em 2012 e R$ 243.750,00 para Reforma do PAME para 2014). O vereadores pediram mais ajuda ao Hospital, liberação da segunda etapa da drenagem profunda do Bairro das Nações e uma Emenda Parlamentar para conclusão da Rua Kurt Ladevig, além de empenho para acelerar as reformas Política e Tributária.

Maicon Chaves


4

31 de Janeiro de 2014 • Timbó e Região

RODEIO

Jornal A Cidade

Prefeito recebe a visita de deputados Karina Beatrice Frainer

O objetivo é conhecer as necessidades do município e buscar recursos.

Karina Beatrice Frainer

Karina Beatrice Frainer

N

a tarde da última segunda-feira, dia 27 de janeiro, o prefeito de Rodeio Paulo Roberto Weiss recebeu a visita da Deputada Estadual Ana Paula Lima PT e do Deputado Federal Décio Lima PT acompanhados de seus assessores. Os vereadores Paulo Sérgio Floriano (Bili) PT, Airton Souza PT juntamente com a Presidente do PT de Rodeio Marilde Campregher e demais companheiros também participaram da visita. O objetivo é conhecer as necessidades do município e buscar recursos para dar encaminhamento aos projetos de Rodeio. No dia 28, terça-feira, o Deputado Estadual Jean Kuhlmann PSD visitou o gabinete do prefeito acompanho pelo assessor Raulino Schutze, para tratar de assuntos referentes a convênios e identificar as principais demandas do município em relação ao governo federal e estadual.

Prefeito e vice realizam transmissão de Cargo

N

o dia 27 de janeiro, segunda-feira, o Prefeito em exercício Valcir Ferrari entregou novamente o cargo ao Prefeito Paulo Roberto Weiss. Paulinho pegou férias no início de janeiro e embarcaria para uma viagem no dia 13. Por motivo das enxurradas que afetaram a cidade nos dias 12 e 13, ele desistiu da viagem e atuou normalmente na prefeitura para auxiliar a comunidade. Agora oficialmente voltou ao cargo na última segunda-feira.

Karina Beatrice Frainer


OPINIÃO

Jornal A Cidade

Presidente de um partido de Indaial ataca igrejas no facebook para defender vaquinha feita para pagar multas dos condenados pelo mensalão ...igreja não paga impostos, fiel doa até o que não tem pra igreja, esta igreja nada faz de bom pra sociedade e ninguém questiona isso, agora partido fazer vaquinha pra pagar multa de filiados é visto como um absurdo! Vão se catar, vistam uma cueca primeiro depois venham falar de moral! Com esse comentário esse dirigente partidário mostra que abre mão de ter evangélicos e religiosos militando em seu partido.

Em busca de apoio, Aécio marca presença em aniversário de Paulinho da Força O presidente do PSDB e possível candidato tucano à Presidência da República, senador Aécio Neves (MG), participou no ultimo sábado (25) da comemoração do aniversário do Deputado Federal e Presidente Nacional do Solidariedade, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força. Aécio quer contar com o apoio do Solidariedade na corrida ao Palácio do Planalto em 2014. Outro partido que luta para emplacar o sucessor de Dilma Rousseff (PT), o PSB, de Eduardo Campos, já selou a parceria com o PPS. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), também esteve na festa, realizada no clube Juventus, no bairro da Mooca, na zona leste de São Paulo. O líder do PSDB na Câmara, Deputado Federal Carlos Sampaio, também marcou presença na comemoração. Durante o evento, Paulinho afirmou que seu partido ajudará a compor a oposição ao governo da presidente Dilma na corrida sucessória deste ano.

Edinho Bez quer proibir novas vendas de celulares Presidente da Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara Federal, Deputado Edinho Bez(PMDB) anunciou que vai apresentar Projeto de Lei vedando as operadoras de telefonia celular de venderem mais telefones no Brasil. As reclamações de queda do sinal, deficiências técnicas e outros problemas decorrem de uma realidade: as operadoras só querem vender os telefones, sem garantir o produto.

31 de Janeiro de 2014 • Timbó e Região

5

PAPO SÉRIO Maicon Chaves

Prefeito em Exercício Mário Withoeft recebe Deputado Tebaldi O Prefeito em Exercício, Mário Withoeft, recebeu na ultima quinta-feira, 23 de janeiro, em seu gabinete a visita do Deputado Federal Marco Tebaldi do PSDB. Também estiveram presentes na reunião vereadores, secretários e lideranças partidárias do PSDB de Indaial e Região. O Deputado Federal destinou para o Município de Indaial uma emenda parlamentar no valor de R$200.000,00 (duzentos mil reais) para a compra de um trator para a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento de Indaial. Tebaldi também veio entregar um kit para o Conselho Tutelar da cidade, composto por um veículo Palio Weekend, geladeira, computadores, impressora e bebedouro, no valor de R$ 90.000,00. O Prefeito em Exercício Mário Withoeft, agradeceu a Tebaldi pelos recursos que trouxe para a cidade e salientou que com o apoio dos Deputados é possível promover o crescimento do município e melhorar a qualidade de vida da população.

Salário de estagiários cresceu 11,2% em 2013 Um estudo, realizado entre outubro e novembro do ano passado, envolveu 23 mil estagiários de diferentes níveis. A média salarial atual, segundo os resultados, é de R$ 859. O crescimento foi notado em todos os níveis. Estudantes de nível superior recebem agora R$ 964, antes R$ 879 em 2012. Quem está no superior tecnólogo recebe agora R$ 884 e recebia R$ 821. Os estudantes de ensino médio técnico, que recebiam R$ 623, recebem agora R$ 670. Por fim, quem frequenta o ensino médio e recebia R$ 486, ganha agora R$ 513. A pesquisa também mostrou a disparidade de valores entre os sexos. Os homens recebem R$ 915, uma melhora de 11% comparado ao ano anterior. Para as mulheres, o valor alcançou R$ 819, um crescimento de 11,7%

Secretaria da Agricultura de Indaial realiza melhorias no Horto Florestal Morgana Linhares

A

Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Indaial realizou melhorias no Horto Florestal que recebeu melhorias em sua estrutura e na quantidade de plantas através de um mutirão realizado pelos servidores da Secretaria. No local foi realizada a limpeza dos canteiros, construção de uma estufa para semeadura e transplantio de mudas. O Horto Florestal abriga mudas de árvores nativas,

Divulgação PMI

frutíferas, palmeiras, entre outras. Os interessados em adquirir mudas podem retirar a autorização na Secretaria de Agricultura e Abastecimento no horário 7:00 às 12:00 e das 13:00 às 16:00 e, em seguida, buscar a muda no Horto Florestal localizado na Rua Anna Bauer no Bairro Warnow proximo a antiga Cidasc no horario das 7:00 às 13:00 horas, lembrando que cada pessoa pode retirar até 20 mudas por ano.


6

31 de Janeiro de 2014 • Timbó e Região

MERCADO FINANCEIRO

MERCADO FINANCEIRO Você tem medo de investir seu dinheiro fora da poupança? Veja 5 opções A poupança bateu recorde de captação em 2013. Mas será que isso ocorre porque o investidor não conhece alternativas? A superintendente de investimentos do banco Santander Sinara Polycarpo acha que sim. “Muitas pessoas estão fazendo agora seu primeiro investimento e como não têm conhecimento de outra modalidade, acabam investindo na poupança mesmo porque ela é fácil”, diz. Miguel Ribeiro de Oliveira, executivo da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), diz que o fato de a poupança ser isenta de Imposto de Renda e taxa de administração é outro ponto que atrai. “A simplicidade é imbatível, e a rentabilidade não é ruim”, diz. Para o professor de Finanças do Insper Ricardo Humberto Rocha, a poupança não é mau negócio, mas não vai deixar ninguém rico. Ela pode ser um excelente meio de proteger da inflação aquele dinheiro que o investidor terá de usar rapidamente, afirma Rocha. Synara Policarpo afirma que as pessoas não largam a poupança porque não têm informação. “Há muitos investimentos que têm um rendimento melhor do que a poupança com risco muito semelhante”, diz. Ricardo Humberto Rocha concorda. A pedido do UOL, os três especialistas listaram 5 investimentos para quem quer alternativas à poupança. Todos são de renda fixa e com baixo risco: CDB – Não paga taxa de administração, mas paga Imposto de Renda (IR). Busque CDBs que remunerem com ao menos 90% do CDI. Há aplicações que pagam retornos crescentes à medida que o investidor deixa o dinheiro no banco. É possível obter uma rentabilidade interessante a partir de R$ 5.000. Como o CDB é um empréstimo do investidor ao banco que emite o papel, quanto maior o banco, mais “seguro” o empréstimo. O CDB tem proteção do Fundo Garantidor de Créditos de até R$ 250 mil por CPF e por banco (em caso de quebra da instituição). “Mantenha sempre o investimento dentro do limite do FGC”, diz Ricardo Humberto Rocha. O limite de R$ 250 mil é o de todas as aplicações feitos por aquele CPF e naquele banco (tem de somar tudo: CDB, poupança, LCI). Fundos de renda fixa – Para investir em fundos, a dica é olhar a taxa de administração. Para que o fundo ganhe da poupança, a taxa tem de ser menor que 1%, diz Miguel Ribeiro de Oliveira. Os fundos têm incidência de IR, que vai de 22,5% para aplicações com menos de 6 meses a 15% para períodos acima de 2 anos. Os fundos mais conservadores são os fundos DI. Fundos não têm garantia do Fundo Garantidor de Crédito, mas suas contas são mantidas separadas das instituições. Há incidência de imposto come-cotas, que é um desconto semestral de IR. Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) - São títulos de crédito que têm como garantia financiamentos imobiliários ou financiamentos agrícolas. Não há incidência de IR nem de taxa de administração e são garantidas pelo FGC (Fundo Garantidor de crédito) no valor de até R$ 250 mil. A desvantagem é que normalmente têm prazo para que o dinheiro permaneça aplicado, sendo impossível fazer a retirada enquanto não vencer a data do resgate. Previdência privada – “Para o dinheiro que terá como destino a aposentadoria ou outro objetivo de longo prazo, investir em previdência privada é praticamente imbatível”, diz Sinara Polycarpo. Atenção para a taxa de administração. “Uma taxa de 1,5% ao ano é viável, mas uma taxa de 3% ao ano vai retirar toda a rentabilidade do investidor”, diz. A previdência também tem a vantagem, segundo a executiva, de não ter a incidência do come-cotas. Tesouro Direto – o Tesouro Direto é a maneira de investir em títulos públicos emitidos pelo governo. Eles podem ser indexados à taxa Selic, à inflação ou ainda pagar uma taxa previamente acordada de juros (os chamados títulos prefixados). Podem ser um ótimo investimento, mas precisam de um pouco mais de conhecimento, declara Miguel Ribeiro de Oliveira. Precisam da intermediação de uma corretora ou banco para fazer a aplicação, cobram taxa de custódia de 0,3%, e não têm liquidez diária, ou seja, é preciso esperar as quartas-feiras para resgatar a aplicação, se assim desejar. É importante aplicar nos títulos que casem com a data que se deseja retirar a aplicação, porque aí o investidor terá certeza de que irá receber o valor que está contratando. Se vender o papel no meio do caminho, poderá perder dinheiro. (UOL)

Jornal A Cidade

Bradesco e Claro lançam ‘conta bancária’ pré-paga por celular O banco Bradesco e a operadora Claro, da América Móvil, lançaram nesta terça-feira (28), em todo o país, uma espécie de “conta bancária” pré-paga. As duas empresas testaram o serviço no ano passado em um projeto-piloto realizado em alguns municípios do Rio de Janeiro e em Goiânia (GO). O serviço Meu Dinheiro Claro é uma conta pré-paga que pode ser usada para compras, transferências, saques e recarga de celular da Claro. Ela funciona como uma tipo de conta corrente, mas com exigências legais diferentes. Se quiser, o consumidor pode pedir um cartão referente à conta pré-paga. Mesmo sem o cartão, porém, ela pode ser movimentada pelo celular. A conta pode ser carregada por meio do pagamento de boleto, por uma conta tradicional Bradesco, em dinheiro (na rede Bradesco Expresso, de correspondentes bancários), e por transferência de outro cliente da Meu Dinheiro Claro. O dinheiro disponível na conta poderá ser usado para compras em estabelecimentos de todo o Brasil. Se usar o celular, o consumidor deverá optar por estabelecimentos que aceitam a bandeira Cielo; caso tenha um cartão em mãos, deve ir a lojas que aceitem Visa. O cliente pode, também, fazer transferências para outros consumidores que tenham o mesmo serviço. Os saques podem ser realizados em terminais Bradesco Dia & Noite e Bradesco Expresso. (UOL)


POLICIAL

Jornal A Cidade

OCORRÊNCIAS POLICIAIS Eder Schvabe Canil de Jaraguá do Sul auxilia policiais de Blumenau na prisão de autor de tentativa de roubo No final da tarde do dia (21/01), no bairro Itoupava Central, um homem denunciou que um jovem de 19 anos, que bebia em seu bar, entrou em sua residência procurando algo. O jovem ao perceber o proprietário o ameaçou com uma faca e entrou em luta corporal com o mesmo, e em seguida fugiu sem levar nada para um matagal próximo. O policiamento com cães de Jaraguá do Sul, que estava nas proximidades auxiliou nas buscas localizando o fugitivo. Com ele foram encontradas uma faca e seis munições. Ele foi encaminhado à Central de Polícia Civil para os devidos procedimentos. (Polícia Militar de Santa Catarina)

Mulher morre após atropelamento na BR-470 Uma mulher de 60 anos morreu depois de ter sido atropelada na noite de terça-feira (21/01) no Km 72,3 da BR-470, em Indaial. M.P.M. chegou a ser hospitalizada, mas não resistiu aos ferimentos. O veículo que provocou o acidente abandonou o local. O atropelamento ocorreu por volta de 21h30min. Bombeiros Voluntários de Indaial foram acionados para a ocorrência e levaram a vítima em estado grave para o Hospital Beatriz Ramos. Maria acabou morrendo horas depois. Esta é a oitava morte na BR-470 em 2014. (Jornal de Santa Catarina)

Três assaltantes são presos em Blumenau Três homens foram presos em flagrante pela Polícia Militar na tarde de terça-feira (21/01) depois de terem assaltado um supermercado no Bairro Água Verde, em Blumenau. Um deles entrou armado com revólver calibre 38 no estabelecimento e anunciou o roubo. Ele chegou a sair levando dinheiro em uma sacola, mas acabou detido, com os demais membros do grupo, por uma viatura da PM que passava próximo ao local. O roubo ocorreu por volta de 15h30min, quando um deles entrou no Supermercado ordenando que os funcionários transferissem o dinheiro que estava nos caixas para uma sacola plástica. Do lado de fora, outros dois homens aguardavam o fim do assalto dentro de um carro. Segundo o proprietário do estabelecimento, o assaltante usava uma touca e óculos escuros. Ele estava tranqüilo. Parecia não ser novato. O comerciante disse que o criminoso havia ordenado que as vítimas não o encarassem. Caso contrário, poderia atirar contra elas. Enquanto isso, uma das funcionárias, que estava na padaria, escondeu-se atrás do balcão e avisou a Polícia Militar. Uma das viaturas passava perto dali e, logo em seguida, saiu no encalço do grupo, que foi encaminhado para a Central de Polícia. O dinheiro roubado já foi recuperado, mas o proprietário do supermercado preferiu não informar os valores. (Jornal de Santa Catarina)

31 de Janeiro de 2014 • Timbó e Região

7

Jovem escorrega de pedra e morre afogado em Dona Emma, no Alto Vale Um jovem de 19 morreu quarta-feira (22/01) ao meio-dia em um ribeirão na região de limite entre os municípios de Presidente Getúlio e Dona Emma. J.F.E., de 19 anos, teria tentado pular entre duas pedras quando escorregou. Ele caiu e acabou preso no fundo, por conta da correnteza. Ele estava sozinho no momento do acidente, era funcionário da empreiteira que está construindo uma usina hidrelétrica na localidade. Apesar de o acidente ter ocorrido por volta das 12hs., os colegas sentiram falta do jovem e foram procurá-lo no fim do dia. As buscas começaram pelas áreas onde os trabalhadores costumavam descansar durante o horário de almoço. Ao perceber a marca do escorregão na pedra e entrar no ribeirão, um deles pisou na mão do jovem. Os Bombeiros Voluntários de Presidente Getúlio foram acionados. Os bombeiros de Ibirama ajudaram na remoção do corpo, que foi levado ao Instituto Médico Legal de Rio do Sul. (Jornal de Santa Catarina)

Dupla assalta posto de combustíveis às margens da BR-470 em Rio do Sul, no Alto Vale O posto de combustíveis Pinheiro, às margens da BR-470, em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, foi assaltado na noite de quinta-feira (23/01), por volta das 19hs. O frentista foi rendido por dois homens que estavam armados com uma garrucha. Foram roubados R$ 800,00. Os criminosos ainda tentaram quebrar o monitor do computador do posto. Eles fugiram em seguida e não foram localizados em rondas feitas pela Polícia Militar. (Jornal de Santa Catarina)

Viatura da Polícia Militar e carro são incendiados em concessionária Dois veículos foram incendiados, um deles uma viatura da Polícia Militar, na madrugada desta quinta-feira (30) na cidade de Itajaí. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, que foi acionado para combater o incêndio, o fato aconteceu por volta das 0h20 no pátio de uma concessionária, na avenida Vereador Abrahão João Francisco. O Sandero e a viatura ficaram completamente destruídos. De acordo com o sargento Sedrez, quando a equipe dos bombeiros chegou ao local, as chamas já atingiam o escritório, na parte interna do estabelecimento. Ele acredita que o incêndio possa ser criminoso, pois no interior da viatura foi encontrado um pedaço de pedra, que segundo ele, teria sido utilizado para quebrar o vidro do veículo. Também foi verificado que uma grade que dá acesso ao pátio havia sido danificada, o que reforça a hipótese. Para conseguir acesso ao local, foi preciso cortar o cadeado do portão e iniciar o combate às chamas. No total, foram necessários três mil litros de água. O incêndio ocasionou ainda danos na parte externa e interna da edificação. Na manhã desta quinta (30), os bombeiros retornaram ao local para monitoramento. O Instituto Geral de Perícias (IGP) e a Polícia Militar estiveram no local para auxiliar as investigações.


8

31 de Janeiro de 2014 • Timbó e Região

GERAL

ARTIGO DO SENADOR Luiz Henrique da Silveira

Jornal A Cidade

Prefeito em Exercício vistoria obras na cidade Divulgação/PMI

A logística dos Portos No Governo do Estado, desenvolvi a política poli-portuária, ou seja, a viabilização de vários portos. Dentro dessa diretriz, concedi incentivos financeiros e tributários à construção dos modernos terminais da Babitonga, de Navegantes e Itapoá. Intervi na modernização de Imbituba, e participei, com o Governo Federal, das reformas modernizadoras que foram feitas em Itajaí e São Francisco do Sul. Com isso, colocamos Santa Catarina à frente dos demais estados da Federação. Em geral, cada estado tem um porto. Nós temos seis ancoradouros marítimos, cada qual com sua característica. No que diz respeito ao calado, que é o ítem mais impoprtante para o transporte marítimo dos nossos dias, Itapoá lidera com 14,5 metros de profundidade, seguido de Imbituba, com 14,2 metros; São Francisco do Sul, com 13; e Itajaí, com 11,4. Esse requisito é muito importante, porque são cada vez maiores os navios que vem sendo fabricados para disporem de maior volume de carga. Isso tem relação direta com a redução do custo do frete, principalmente nas exportações e importações para o Oriente e outras regiões mais distantes. Quanto maior o calado do porto, maior é a chance de receber navios de maior porte, como os post-panamax (aqueles que superam a profundidade do Canal do Panamá). Quando o Senado aprovou, contra os nossos votos (Casildo Maldaner, Paulo Bauer e eu) o Projeto de Resolução número 72, igualando em 4% a alíquiota do ICMS nas transferências interestaduais de produtos importados, achamos que isso iria conduzir a uma concentração, ainda mais brutal, no Porto de Santos. Aquela resolução foi aprovada por pressão de lideranças políticas, empresariais e laborais de São Paulo com esse objetivo. Sob a falsa alegação de que os incentivos que concedemos às importações estava provocando a desindustrialização do país, criaram uma clima exorcizante de uma pseudo “guerra dos portos”, que levou uma maioria esmagadora dos senadores a aprovarem a resolução. O tempo demonstrou que as reais causas do fraco desempenho da indústria nacional são outras: elevada carga fiscal; alta burocracia; juros ainda muito altos; corredores de transporte; ciclotimia do câmbio e baixo inventimento na infrra-estrutura e na inovação. Congestionado como nenhum, o Porto de Santos não está resistindo à nova demanda criada pela citada resolução. E como nos preparamos melhor do que qualquer outro estado, nossos seis terminais não sofreram tanto como se imaginava. Pois em termos de movimentação, outros fatores acabam anulando a vantagem fiscal de que desfrutará, a partir de 1º de janeiro de 2014, o Estado de São Paulo, cujos reflexos já se fizeram sentir. A nosso favor, militam a modernidade dos nossos portos, sua profundidade e capacidade de carregar e descarregar os navios mais rapidamente, pois a estadia das embarcações nos portos, esperando para atracar, receber e desovar a carga custa, no mínimo, 50 mil dólares norte-americanos, ao dia. Dependendo do tamanho do navio, pode chegar a 200 mil. É verdade que temos portos de modernidade avançada, mas carecemos, ainda, de corredores de transporte eficientes, como a duplicação das BRs 280 e 470, que o governo da presidente Dilma Rousseff está por licitar, e a duplicação da BR 282, ainda distante de acontecer. Além disso, temos que partir para a infraestrutura ferroviária, ligando São Francisco do Sul a Imbituba (a Ferocia Inter-Portos); entre Dourados e Chapecó (a Ferrovia do Grão); e entre o litoral e o Oeste Catarinense (a Ferrovia do Frango). As exportações e importações triplicaram nos oito anos do meu Governo. E vão continuar crescendo. Precisamos desses seis atuais e de mais portos. E de rodovias duplicadas e trens velozes, correndo em trilhos de bitola larga.

Morgana Linhares

O

Prefeito em Exercício de Indaial, Mário Withoeft, realizou a vistoria em obras na cidade. Entre os locais acompanhados estão a rua Conquista, que recebe serviços de preparação de cancha da Secretaria de Obras para pavimentação asfáltica. Na rua São Gabriel acompanhou serviços de implantação de tubulação. As vistorias tem como intuito acompanhar de perto as obras e garantir a qualidade dos serviços prestados pelo executivo e assim, dar mais qualidade de vida aos moradores.

Rua Conquista recebe base para asfalto

A

pós os problemas enfrentados as fortes chuvas que prejudicaram o serviço de cancha que já havia sido feito, o trabalho para pavimentação da rua Conquista, no bairro Benedito, começa a avançar. Nesta semana a rua começou a receber base para implantação do asfalto no trecho já preparado pela Secretaria de Obras, e esta dá continuidade à preparação da cancha no restante da via. A rua Conquista receberá asfalto por meio do Sistema Mutirão, que já pavimentou mais de 80 ruas na cidade desde 2009. Para poder participar os interessados devem entrar em contato com a Secretaria de Planejamento e Habitação a fim de agendar uma reunião. Na reunião é verificado o interesse do moradores e são oferecidos três tipos de pavimentação: asfalto, pedra e tijolão. Logo após o encontro é feita a adesão, que deve ser de pelo menos 80%.


Jornal A Cidade

SOCIAL

31 de Janeiro de 2014 • Timbó e Região

, r e c s a n a r p o ã ç n a c a t . n r a e t v i v m e e t d a o ç ã n z a a i r r c e a e d m a u t e n o d v r , o a ç m n a a o fi n N carinho e co

9


10

31 de Janeiro de 2014 • Timbó e Região

SOCIAL

RODO COTIDIANO

Jornal A Cidade

Diego Mengarda

Futuro pode estar nas mãos que menos esperamos, acredite nas crianças.

Sorriso de uma criança sempre será intenso e verdadeiro!

Sempre vale a pena adoçar a vida mas sem exageros!

Amizades entres irmãs sempre belo vai ser!

Momento que diz sim para nova vida!


Jornal A Cidade

CIDADANIA

31 de Janeiro de 2014 • Timbó e Região

11

CULTURA!

FALA CIDADÃO!!!

Anderson Batata

Trecho de acostamento da SC-477 pede socorro! JAC/Divulgação

A

manutenção das vias publicas é tema importante e deve, a todo instante, ser reavaliado. As ruas e rodovias mal cuidadas causam desde meros desconfortos a acidentes com vitimas fatais. Os acostamentos de uma rodovia exercem funções importantes, como a segurança viária, desempenho dos pavimentos, proteção à pista principal, melhorias nas condições de drenagem, entre outras. Neste contexto, verifica-se que os acostamentos da Rodovia SC-477 aos trechos entre Timbó/Benedito Novo, precisam de manutenção urgente. Visando o reparo e a manutenção do acostamento da Rodovia, onde que já foram feitas varias indicações por parte de vereadores ao DEINFRA, mas que até o momento nada foi feito. O acostamento não tem mais asfalto, dificultando a passagem de ciclistas e pedestres. O pleito se justifica pela necessidade urgente de recuperação da referida estrada, tendo em vista que apesar da rodovia apresenta inúmeros buracos, o que acaba motivando a ocorrência de acidentes. O tráfego é intenso na SC-477, e vem aumentando todos os dias, além de veículos leves, são vários os veículos pesados que a utilizam diariamente, tais como: ônibus, trator e carretas. Assim, com o inicio da operação tapa-buracos, a melhoria contribuirá para o aumento da qualidade de vida da população que anseia por benefícios nas áreas do transporte, saúde, educação e desenvolvimento regional de uma forma geral. O Secretario de Infraestrutura Valdir Cobalchini, recebeu inúmeras fotos no ano passado por diversas autoridades e entidades de Timbó e região, onde são mostrados os problemas existentes neste trecho da SC- 477. Esperamos que esta reivindicação seja efetuada com “urgência”, bem como adotar medidas necessárias para viabilizar a manutenção de acostamentos nas demais rodovias de nossa região, que liga os municípios que fazem divisa com Timbó. A resposta que o povo quer por parte do DEINFRA - Departamento Estadual de Infra-Estrutura, é que este órgão realize estes reparos o mais rápido possível, para que assim, os que por ali transitam diariamente, voltem a gozar de seus direitos como cidadãos, proporcionando melhor qualidade de vida e segurança aos moradores dessa região, como também as pessoas que precisam trafegar por esta Rodovia diariamente. JAC/Divulgação

Universo O Universo tem, segundo a astrofísica, mais de 15 bilhões de anos. A teoria mais aceita é a de que foi originado por uma grande explosão chamada big-bang. A Via Láctea tem uma extensão aproximada de 100 mil anos-luz (algo em torno de 950 quatrilhões de quilômetros). Os cientistas calculam a existência de mais de 100 bilhões de galáxias como a Via Láctea. A Agência Espacial Americana (Nasa) fez com a ajuda do telescópio Hubble, em 2004, a imagem mais profunda do Universo já produzida pelo homem. As fotos mostraram 10 mil galáxias. Em 10 de setembro de 2004, os cientistas divulgaram à imprensa que acreditavam ter feito a primeira imagem de um planeta fora do Sistema Solar. Ela foi captada pelo telescópio Yepun, que fica no Deserto de Atacama (Chile), e mostra um corpo orbitando ao redor da estrela anã marrom 2M1207. A Terra é apenas uma pequena parte de um conjunto muito maior: o espaço. Podemos dizer que ele começa 150 quilômetros acima do nível do solo, onde a atmosfera se rarefaz. Isso quer dizer que o espaço não fica muito longe - seria uma viagem de 1,5 hora se os automóveis pudessem andar na vertical. Parece fácil, mas não é bem assim. Primeiro, a força da gravidade puxa tudo para baixo. Seria preciso viajar à velocidade de 11 km/s (40.000 km/h), para poder sair do planeta. Além disso, o espaço não tem ar. Quando se chega lá, é necessário um veículo que não o utilize para se deslocar. Os grandes foguetes conseguem viajar no vácuo do espaço a uma velocidade suficiente para vencer as resistências da gravidade da Terra. A força da gravidade pode nos deixar mais leves ou mais pesados em outras partes do espaço. Veja quanto uma pessoa de 70 kg pesaria em: Lua: 10 kg Marte: 23 kg Mercúrio: 23 kg Vênus: 53 kg Saturno: 64,5 kg Júpiter: 160 kg Sol: 1680 kg Quando um corpo atinge sua menor distância possível do Sol, ele atinge o periélio. Quando um corpo se encontra no periélio, ele tem a maior velocidade de translação (o movimento de um objeto em relação a outro) de toda a sua órbita. A Terra atinge o periélio todo ano, em torno do dia 4 de janeiro. Nesse ponto, a distância entre o planeta e o astro é de 147,1 milhões de quilômetros. O último periélio do cometa Halley aconteceu em 27 de novembro de 1985. Os astrônomos calculam o próximo para 28 de Julho de 2061. O oposto do periélio é o afélio, ponto em que um corpo atinge sua maior distância possível do Sol. Quando a Terra atinge seu ponto de afélio, sua distância do Sol é de cerca de 152,1 milhões de quilômetros. Isso acontece uma vez por ano, em torno do dia 4 de julho. No afélio, o corpo atinge a menor velocidade de translação de toda a sua órbita.


12

ESPORTES

31 de Janeiro de 2014 • Timbó e Região

Futsal

SOBRE ESPORTE

Segunda fase do Torneio de Verão promete

UMA VISÃO MAIS GLOBAL!

Luiz Angelo Schuster jacidade.esporte@gmail.com

Sou o Luiz e não Juiz Azedou a salada!!!! Depois da vergonha em não acabar o Brasileirão 2013 no campo, em que rebaixado no gramado conseguem permanecer na série A via justiça desportiva, vale ressaltar que aqui não estou julgando só constatando os fatos. E agora depois de uma chuva de processos colocados na justiça comum por torcedores de clubes envolvidos, uma série de liminares que hoje um clube está rebaixado amanhã outro é que está e nada se resolve, vem uma pista de que um suposto suborno entre um membro da Portuguesa e outros com interesses em se safarem da série B isso tudo na véspera do final do campeonato 2013, e repito nada de concreto ainda só mais um capitulo dessa que parece ser uma demorada novela.

Brasileirão 2014???? O Campeonato Brasileiro de 2014 já está em xeque mate. Rege a lei que a CBF tem que divulgar a tabela do torneio 60 dia antes da bola rolar do Brasileirão 2014, como fazer isso se nem sequer sabemos quantos times e quais estarão habilitados para começar o campeonato desse ano. Fontes dizem que a tabela será antecipada sem a presença da Portuguesa, ou seja mais um pouco de pano para a manga. Vergonha para o país que tem o mundo do futebol mundial voltado para si nesse ano.

Fez História

Jornal A Cidade

Iniciaram na última segunda-feira, 27 de janeiro, a segunda fase do 29º Torneio de Verão de Indaial. A primeira partida da noite no ginásio Sérgio Luiz Petters foi a disputa da semifinal na categoria Sub 18 entre Loes/HLS Ferragens/FMD Rio do Sul 1 X 2 Fercical Futsal. Logo após inicio a disputa nas quartas de final da categoria Federados entre Cachorrões/Gráfica 3 de Maio/Benvetex 7 X 2 Orbi Imóveis e FPL/ Fercical 6 X 3 Clima Vale/Energético Storm/Benex, sendo que todos os jogos foram eliminatórios. Também aconteceram jogos na Associação dos Funcionários da Albany. A primeira partida, marcada para 19 horas, foi a semifinal da categoria Sub 16, entre Loes/HLS Ferragens/Fortelev 4 X 3 FPL/ Futsal Rodeio. A segunda disputa será entre Apama/La Popina/Grande Velha X Fercical Futsal, também na categoria Sub 16. Os demais resultados e o que de mais de quente no Torneio de Verão de Indaial acontecer, nas próximas edições. Timbó

Voleibol Erwin Prade / FME timbó retorna as atividades A Escolinha de Voleibol Erwin Prade / FME Timbó retorna as atividades visando a temporada de 2014. Os garotos da escolinha começaram a preparação física com treinos de musculação na academia Aqua Fitness com o professor e personal trainer Laércio Anacleto e com prática de vôlei de praia na quadra pública da Praça Central de Timbó. Segundo Guilherme Stein, capitão da equipe sub 14 da EVEP/FME Timbó, este será um ano de superação pois nossa equipe tem muitas limitações físicas e técnicas mas mesmo assim vamos nos esforçar muito e prova disso é que em pleno período de ferias estamos iniciando treinos antes das 7 horas da manhã e assim vai ser até a volta as aulas. Quem também esta firme no ritmo de treinos são Hendreo Schwartz e Edrian Stiz que estão no Centro de Excelência da seleção brasileira de voleibol em Saquarema no Rio de Janeiro e no próximo dia 3 de fevereiro mais dois atletas da EVEP / Timbó Thiago e André estarão durante uma semana no Rio de Janeiro para participar de treinamentos e testes com o grupo de selecionados brasileiros da categoria sub 14. A Fundação municipal de esporte de Timbó realizou reunião com dirigentes da EVEP para confirmar a parceria entre as duas entidades e o presidente da FME/Timbó Sr. Martinho de Souza Filho destacou a intenção de reativar o voleibol adulto masculino bem como elogiou a organização da EVEP que em 2013 conquistaram vários títulos. (Suely Marschner) Basquete

Uniceub/BRB/Brasília volta à quadra depois da derrota para o Flamengo

Nessa edição,vamos homenagear o Campeonato Catarinense que começou, representando todos os times de 2014, vamos com o primeiro clube de Santa Catarina no Campeonato Nacional,o Figueirense Futebol Clube, foto do título Catarinense de 1974. Ainda destacamos o timboense Nelson Weege na foto, o loiro em pé, esse fez história. Obs: Você que gosta da coluna “Fez História” e gostaria de mandar foto de qualquer esporte ou momento esportivo, pode enviar para o e-mail: jacidade.esporte@gmail.com.

O UniCEUB/BRB/Brasília teve sua sequência de sete vitórias seguidas quebrada pelo seu rival Flamengo, na última rodada. Agora, a equipe da capital federal terá a chance de se recuperar e voltar a vencer no NBB 2013/2014 em mais um clássico, nesta terça-feira, diante do Vivo/ Franca, no Ginásio da ASCEB, em Brasília (DF), às 20h00, em confronto válido pela 23ª rodada e antecipado devido à participação da agremiação candanga na Liga das Américas, no mês de fevereiro. Ao ser derrotado pelos rubro-negros cariocas, os comandados de Sergio Hernandez permaneceram na quinta posição, com 11 vitórias em 18 partidas (61,1% de aproveitamento), mas se distanciaram do grupo dos quatro primeiros colocados que avançam direto às quartas de final do NBB. Os francanos, por sua vez, vêm de um imponente triunfo sobre o SKY/Basquete Cearense, no último sábado, no Ginásio Pedrocão, por 73 a 61. A equipe dirigida por Lula Ferreira ocupa a nona colocação na atual temporada, com oito resultados positivos em 17 partidas (47,1% de aproveitamento). Até o fechamento da coluna não tínhamos o resultado da partida. (Net)


Jornal A Cidade

SAÚDE E BEM ESTAR

Os temperos naturais e os seus benefícios Na hora de fazer aquela receita especial ou até mesmo nas suas preparações diárias, nada melhor do que um toque de temperos para dar aquele gostinho. Porém na hora de escolher os temperos devemos ficar atentos as suas propriedades naturais e os seus componentes. Os temperos prontos industrializados contém grandes quantidades de sódio, além de aditivos alimentares que em excesso podem prejudicar a saúde, causando doenças crônicas não transmissíveis como a hipertensão arterial. Sendo assim, fique atento na hora de temperar as suas preparações e procure utilizar os temperos naturais que trazem inúmeros benéficos à saúde, diminuindo a quantidade de sal utilizada na preparação. Confira agora alguns dos temperos mais utilizados e os seus benefícios ao organismo. O alecrim possui características pungente e picante e pode ser utilizado em berinjela, patês, batatas, couve-flor ou tomates, omeletes, ovos recheados, cozido de carne, assado de porco, frango, peixes grelhados e cozidos, marinadas, molho branco para legumes, molho a bolonhesa. O alecrim é chamado de erva da lembrança por revigorar a memória. Melhora a circulação, estimula a digestão e possui um efeito levemente diurético, além de ser digestivo, antioxidante e ajudar a combater a gripe. A alfavaca possui como características cheiro forte e ardente. As folhas são usadas para o cozimento de legumes e recheio de aves. Peixes ficam deliciosos se deixados descansando em molho de limão, alfavaca, cebolas e salsa, além de temperar bem carnes assadas. Usa-se também no molho pesto e para aromatizar vinagres e para adicionar no último minuto a pratos cozidos. As folhas são ricas em vitamina A e C, além de ter vitaminas B1, B2 e B3. Fonte de minerais como o cálcio, fósforo e ferro. A cebolinha possui a característica acebolada. É utilizada em patês, macarrão, salada de batatas, omeletes, carnes vermelhas, frango, peixes, molhos em geral. Possui propriedades bactericidas, ajuda a controlar a pressão arterial, a combater as doenças cardiovasculares e facilita a digestão. Contém as vitaminas A e C e o seu cheiro estimula a liberação de sucos digestivos, além de auxiliar também no combate à gripe e às doenças respiratórias. O coentro possui como características: fina, pungente e picante. É utilizado para peixes e frutos do mar, sopas, legumes, feijão, ervilha, carnes e aves, marinadas e molhos. Contém três flavonóides antioxidantes e óleos essenciais que ajudam na digestão e possuem propriedades bactericida e fungicida. A semente de coentro

31 de Janeiro de 2014 • Timbó e Região

13

ANA CHRISTINA GUERRA é rica em vitamina C, vitaminas do complexo B e cálcio. O manjericão possui como característica uma erva perfumada. Tempera muito bem carnes, assados e alguns tipos de conserva. Genial em peixes e camarões, ovos, queijos e tomates recheados. Planta rica em ferro, cálcio, potássio, magnésio e vitamina C. A presença de magnésio ajuda a melhorar a saúde do sistema cardiovascular, melhorando o fluxo sanguíneo e reduzindo o risco de arritmias cardíacas. Ela também contém monoterpenos com propriedades antioxidantes e ajuda na digestão, aliviam cólicas e diminui a formação de gases. A manjerona, uma erva pungente e picante é usada semelhantemente ao orégano, tempera carnes, aves, peixes, molhos, tomates, berinjelas, cogumelos, massas, sanduíches e pastas. Casa-se bem com o próprio orégano, com o tomilho, o alecrim e o manjericão. Tem propriedade digestiva e expectorante e é boa para tratar asma, resfriados e tosse, além de, hidratar a pele e revigorar os cabelos. O orégano com característica pungente e picante vai muito bem a carnes, pizzas, molhos para bifes, ovos, queijos, cebolas, aves, peixes, frutos do mar e saladas. Pode ser usado seco ou fresco. Contém antioxidantes, muito cálcio e um óleo essencial com propriedade fungicida. Ele estimula o sistema imunológico, melhora a digestão e o trato respiratório. A salsinha é uma erva fina e suave, utilizada em molhos, pastas e patês, saladas e legumes. Pode ser usada também em temperos de carnes de toda a espécie, em sopas, refogados, pratos de forno, farofas e pastas de queijo. É usada tanto no preparo, como picadinha e salpicada por cima depois. Fortalece o sistema imunológico, além de proteger o organismo contra os coliformes, fungos e bactérias. Por isso na hora de preparar as suas refeições, faça uso destes temperos naturais que além de dar um gosto especial aos pratos, beneficiam e muito o organismo. Coloque primeiro as ervas e deixe para adicionar o sal por último, se necessário. Ana Christina Guerra, Nutricionista, CRN/SC 4390 acg.nutri@gmail.com / (47) 8495-7078


14

31 de Janeiro de 2014 • Timbó e Região

COMPORTAMENTO

DESPERTE

Francielle Hartmann Mulher, você se conhece? Olá leitor(a)! Já faz um tempo que venho refletindo sobre o comportamento das mulheres nos dias atuais. O fato de atender um número mais expressivo de homens no consultório de Psicologia tem me chamado muita atenção. Alguns podem achar que as mulheres estão “resolvidas” e que os homens estão em “crise”, mas não. Estou falando de homens que buscam o autoconhecimento. Por onde andam as mulheres? Desligue a televisão, desinteresse-se pela vida dos outros, não seja escrava do seu corpo e da moda. Não seja alienada. Há um mundo e uma humanidade esperando que você se desperte. Acredito que o maior medo da mulher seja descobrir quem ela é. Já dizia Mandela: “nosso maior medo não é de sermos inadequados, mas de não saber que somos poderosos, além do que podemos imaginar. É a nossa luz, não a nossa escuridão que mais nos assusta.” Leia um livro, volte a estudar, reúna-se com outras mulheres para filosofar, vá para o jardim, desligue o som e escute os pássaros cantar, faça artesanato, crie algo novo e pratique uma atividade física. Inspire e expire. Liberte-se dos padrões, programações, comportamentos e do negativismo. Pare de reclamar, mulher! Visite um asilo, o Conselho Tutelar, a APAE, as escolas, as creches e as famílias carentes e vulneráveis da cidade. A cidade precisa de você e da sua ajuda. Desperte. Transforme-se. Recomece. Como dizia Cecília Meirelles: “ser livre é ir mais além; é buscar outro espaço, outras dimensões.

Jornal A Cidade

É ampliar a órbita da vida. É não estar acorrentado. É não viver obrigatoriamente entre quatro paredes”. O Papa Francisco recentemente anunciou que quer maior presença da mulher na Igreja e na família. E você, o que pensa sobre isso? Volte mulher; volte a se encontrar. Sinto falta de ter mulheres para conversar. Papo-cabeça sabe? É disso que sinto falta. Atualmente as mulheres só falam sobre a vida dos outros, facebook, roupas, doenças, novela ou Big Brother Brasil. Não é disso que eu sinto falta. Ainda sonho com um grupo de mulheres se autoconhecendo, fazendo caminhadas na rua, dialogando, trocando ideias sobre filmes, livros, comportamento dos filhos e relacionamentos, crescendo e evoluindo. Vejo mulheres em busca da paz, saudáveis, espiritualizadas, harmoniosas, positivas e prósperas. Espero que não seja apenas imaginação. Está comprovado cientificamente que a amizade entre as mulheres é benéfica para saúde física e mental. Para a sua saúde, crie um grupo de mulheres em que possa compartilhar; cooperar; curar; resgatar; nutrir; cuidar; integrar a luz e a sombra, assim como as polaridades feminina e masculina. Desperte o feminino sagrado que há em você, mulher! Para finalizar, recomendo quatro excelentes livros: - Mulheres que correm com lobos, de Clarissa Pinkola; - Mulheres sob todas as luzes, de Patrícia Rocha; - Complexo de perfeição, de Colette Dowling; - Complexo de Cinderela, de Colette Dowling; - Maria, a maior educadora que já existiu, de Augusto Cury. Boa leitura e reflexões. Abraços e até a próxima! Sugestão de Olho: Inspire e expire. Liberte-se dos padrões, programações, comportamentos e do negativismo. Pare de reclamar, mulher!

Francielle Hartmann é Bacharel em Comunicação Social – habilitação em Publicidade e Propaganda. Bacharel em Psicologia, especialista em Psicopedagogia e em Educação a Distância: Gestão e Tutoria. Atualmente cursa Psicologia Transpessoal e atua como Psicóloga Clínica no Consultório em Timbó, além de ser Supervisora de Educação a Distância na UNIASSELVI.

O amor é o imperfeito A

s pessoas buscam nas outras não o que as outras são. As pessoas buscam nas outras o que elas querem encontrar. Então quando existe algum encantamento, e os encantamentos, por vezes, são rituais naturais que os seres humanos usam para suas conquistas, apenas uma parte fica exposta. É o natural! A tática da natureza para dar continuidade a espécie! Todos os animais tem seu rituais para conseguir o companheiro ou a companheira. Mas nós, humanos, temos o

prazer, temos o ego, temos a vaidade, o orgulho, a paixão e a irracionalidade - como elementos associados a conquista. Até que se torne amor, tendemos a expor somente nossas qualidades! Por que tendemos? Por maldade? Por má intenção? Não!!!! Mais cedo ou mais tarde aquele que se transformou em algo apenas para agradar os outros, acaba não conseguindo sustentar esses módulos! Então a quem espera dos outros o que eles não são, e aque-

les que vivem para os outros o que não é, estão ambos condenados ao inferno da alma! Pois não há amor de verdade onde não se aceita os defeitos e as qualidades do outro! Não há amor de verdade onde há competição! E não há amor de verdade onde um não

sabe pedir ajuda quando precisa ou o outro não sabe ajudar quando vê em apuros aquele com quem compartilha seus dias! Não existe amor perfeito! Pois não existe perfeição! Quem busca perfeição, busca mentiras apenas! Essa é a verdade! Por : Tico Sta Cruz


UNIVERSO FEMININO

Jornal A Cidade

TOQUE DE CEREJA Fran Cherry Semana da Moda em Paris Que mulher nunca se imaginou em Paris??? Imagine então estar em Paris e ainda assistir a Semana de Moda mais esperada do mundo?? Seria tão perfeito né? Mas vamos voltar a nossa simples e bela realidade, e daqui podemos conferir um pouco do que rolou nos Desfiles. Quando todos esperavam muito luxo e sofisticação foram surpreendidos pela ousadia dos estilistas, e é claro com certeza tudo vai virar tendência não e mesmo? Karl Lagerfeld trouxe inovação no desfile da Chanel aonde as modelos de vestidos glamorosos e extravagantes estavam de Tênis mesmo quando usavam echarpes brilhantes. E ele não foi o único a sugerir a novidade, Christian Dior usou tênis com vestidos elegantes, porém os seus mais pareciam sapatênis bordados. Versace trouxe para as passarelas os calçados com transparência que voltam com tudo, também seus glamorosos vestidos e macacões lindos e extravagantes . No primeiro dia de desfile só deu nó nas passarelas, amarrações de tecidos altamente elaborados apareceram nos modelos como vestidos, saias, entre outras peças, provavelmente essa é uma tendência que vai sair das passarelas para as ruas. Outra tendência fortíssima vista nos desfiles e vai despontar na minha opinião são o estilo cultura de inspiração nos países da Ásia Central, no melhor estilo de vestimenta do Aladim, ou com inspiração chinesa no conjuntinho de túnica e calça na Chanel A transparência continua em alta, se você ainda não aderiu a essa moda, vai reservando um espacinho no seu armário e adquira uma peça transparente que pode ser usada tanto de dia ou à noite. As franjas que já fizeram muito sucesso aparecem em vários looks desde os mais despojados como nos mais glamorosos... em uma onda meio hippie chique ela vem pra ficar por um tempinho, então melhor adquirir uma peça né? rsrs Acessórios que estão em alta são as mochilas pelo visto as bolsas vão ficar de lado e o estilo old school vem pra ficar. Bjus até a próxima

31 de Janeiro de 2014 • Timbó e Região

15

SAIA DO SÉRIO! Fernanda Adrieli da Silva Curso de sensualidade é uma ótima opção para renovar o relacionamento No geral os cursos de sensualidade trabalham muito a automotivação, o autoconhecimento e a desinibição, mostram que é possível ser sensual se estiver de bem consigo mesma, independente da idade, condição social ou padrões de beleza. Hoje em dia não só as mulheres, mas os homens também têm procurado muito por esses cursos, afinal eles sabem o quão importante é manter o relacionamento saudável. Afinal a vida é maravilhosa, porém se ela não está como gostaríamos temos que mudar de atitude, esquecer os velhos medos e tentar algo diferente para renovar a relação. Através do curso de sensualidade nós mulheres aprendemos que existem maneiras divertidas e alternativas de seduzir, saindo do tradicional. E mais, ainda descobrimos a nossa sensualidade natural, aquela que queremos mostrar, mas não sabemos como. É um momento muito prático e dinâmico, onde a profissional que dá essa aula ensina diversos truques para sairmos da rotina, como uma dança diferente, uma massagem provocante, enfim nos dá várias dicas para apimentarmos nossa vida amorosa. A Amazing Sensual Store está promovendo a 3° edição do Curso de Sensualidade, e eu como proprietária faço questão de convidar todas vocês minhas leitoras a participarem do nosso encontro, que será realizado no dia 27/02 pela consultora de sensualidade Andressa Sabrina, uma profissional super divertida. Mais informações através do telefone 3394.3115. E gostaria ainda de dizer, que eu acredito que toda mulher tem em si a sensualidade, e que a beleza têm várias formas, cores e curvas e todas devem ser valorizadas e admiradas. Abraços, até mais leitores(as)!


16

31 de Janeiro de 2014 • Timbó e Região

VARIEDADES

Jornal A Cidade

Receitas à prova do calor para você se ► PIADA refrescar sem se preocupar com a balança!

Um homem sentado na varanda de sua casa com a esposa, diz: — Eu te amo! Ela pergunta: — Esse é você ou já é a cerveja falando? Ele responde: — Esse sou eu... falando com a cerveja.

C

reme de iogurte com romã; Ingredientes: 3 copos (170 g cada um ) de iogurte natural; 1/2 xícara de leite em pó; 6 colheres (sopa) de açúcar; Casca ralada de 1 limão; 2 romãs debulhadas; 8 colheres (chá) de xarope de romã (grenadine). Modo de preparo: Em uma tigela pequena, misture bem com uma espátu la o iogurte, o leite em pó, o açúcar e a casca de limão até obter um creme homogêneo. Entre quatro taças, distribua as sementes de romã, reservando um pouco para decorar. Regue cada taça com 2 colheres (chá) do xarope. Disponha por cima o creme de iogurte e cubra com o restante do xarope. Sirva decorado com a romã reservada. Rende 4 taças.

_______________________ O chefe de departamento de pessoal da empresa justificando para o jovem solteiro porque não vai contratá-lo. — Desculpe, mas nossa empresa só trabalha com homens casados. — Por quê? Por acaso são mais inteligentes e competentes que os solteiros? — Não, mas estão mais acostumados a obedecer.

► HENRI SCHUTZE

________________________ No dia de Bodas de Ouro, a mulher diz ao marido: — Querido, hoje faz 50 anos que a gente se casou! Quer que eu mande matar uma galinha ou um porco, pra comemorar? — Nem um, nem outro! — responde o marido — Que culpa os bichos têm da merda que a gente fez?

´ ► HOROSCOPO ÁRIES (21/3 a 20/4)

TOURO (21/4 a 20/5)

GÊMEOS (21/5 a 20/6)

CÂNCER (21/6 a 20/7)

LEÃO (21/7 a 22/8)

VIRGEM (23/8 a 22/9)

Este é um excelente momento para você compreender o que tem valor e que não está centrado apenas nas suas questões ou objetivos profissionais, mas no crescimento que está ocorrendo em família e na vida emocional. E esta semana será caracterizada pela Lua Nova, um momento oportuno para novas ações junto a amigos e grupos, ariano.

Dois acontecimentos astrológicos muito significativos marcam esta semana. Teremos a finalização do movimento retrógrado do seu planeta regente, Vênus, indicando esta reavalia-ção que vem ocorrendo em relação à sua filosofia de vida, princípios e a questões que envol-vem viagens e estudos. E também teremos a Lua Nova, que ocorrerá no alto da mandala taurina, indicando um excelente momento para novas iniciativas profissionais, taurino.

Questões materiais, afetivas e que envolvem a intimidade estão enfatizadas nesta semana, em que teremos a conclusão do movimento retrógrado do planeta Vênus, uma excelente oportunidade para você compreender o que é realmente valioso na vida, que depende de aspectos emocionais e de compartilhar mais. A Lua Nova estimulará novas situações, ligadas a viagens, conhecimento e espiritualidade, geminiano.

A Lua, regente canceriano, estará na fase Nova nesta semana. É uma oportunidade de renovação emocional e de mudanças e surpresas que farão muito bem aos cancerianos e que compreendem um processo de libertação de condições anteriores. E o novo movimento do planeta Vênus que ocorrerá no final da semana indica a oportunidade de novas energias e situações nos seus relacionamentos, depois de um período de muitas reavaliações, canceriano.

Nesta semana, teremos a Lua Nova, que ocorrerá no setor de relacionamentos leoninos, enfatizando a oportunidade de novas atitudes em suas relações e parcerias. É um momento muito interessante para você perceber a importância da individualidade, da singularidade e do espaço de cada pessoa num relacionamento, leonino.

O período atual tem sido caracterizado por uma intensa reavaliação emocional, afeti-va e que envolve também sua ligação com crianças e filhos. Nesta semana teremos também a Lua Nova, que indica um momento oportuno para novas iniciativas profissionais, em relação à saúde e à qualidade de vida, virginiano.

LIBRA (23/9 a 22/10)

ESCORPIÃO (23/10 a 21/11)

SAGITÁRIO (22/11 a 21/12)

CAPRICÓRNIO (22/12 a 20/1)

AQUÁRIO (21/1 a 19/2)

PEIXES (20/2 a 20/3)

Nesta semana, o seu planeta regente, Vênus, finalizará o movimento retrógrado, sendo um momento importante de reavaliações em relação à casa, à família, a imóveis e aspectos emocionais. O que você esteve reconsiderando durante o mês de janeiro, passará agora a colocar em prática. E é também a semana da Lua Nova, que enfatiza uma nova energia afetiva e criativa, libriano.

A fase lunar Nova, que ocorre nesta semana, pede dos escorpianos uma nova atitude em relação à família e à vida privada. É um momento oportuno para olhar mais para si e ter essa energia de renovação. É também um momento importante para reconsiderar a sua atitude nos relacionamentos, dentro de uma nova forma de se expressar e se comunicar.

Esta é uma semana interessante para os sagitarianos refletirem sobre as reconside-rações que fizeram durante o mês de janeiro, em relação ao dinheiro, aos seus potenciais e recursos. Perceberão uma nova energia e fluência em relação a esses assuntos e é importante colocar em prática o que estiveram refletindo. A Lua Nova propõe uma nova maneira de se relacionar e de se expressar, que enfatizará novos contatos e possibilidades de negociação, sagitariano.

É nesta semana que o planeta do amor e dos relacionamentos, Vênus, finalizará o movimento retrógrado em seu signo, que vem caracterizando ao longo do mês de janeiro uma época de grandes reavaliações e reconsiderações sobre suas relações e atitudes emocionais. Você perceberá uma nova energia, mais fluente do que nas semanas anteriores. E a Lua Nova pede uma nova forma de expressar os seus potenciais e habilidades.

Nesta semana, teremos a Lua Nova em seu signo, aquariano, caracterizando uma nova etapa de desenvolvimento, novas atitudes e situações, que vêm com o propósito de renovação, com maior inventividade e criatividade. E teremos também a conclusão do movimento retrógrado do planeta Vênus, que indica maior espontaneidade e fluência nas questões afetivas e de relação.

O fato da Lua Nova, nesta semana, ocorrer no signo anterior ao seu, caracteriza um período mais introspectivo, onde você perceberá o que deve ser concluído, finalizado, com importantes lições espirituais e emocionais. E perceberá também que haverá uma maior fluência nas questões que envolvem amigos, empresas e instituições, pisciano.


REFLEXÃO

Jornal A Cidade

“... Almas vendidas, você não quer nem saber. Por tanta indiferença não entendo sua omissão. Mas porque não agir se é você mesmo que sofre e finge não ver por pura distração. Você não quer se unir não sabe o que é cooperação, me diga porque este sorriso então! Assinar o ponto, seu transporte esta lotado! Não há companheiros, ninguém esta ao seu lado! Só a fome a miséria, o circo e o pão. Você acha arriscado fazer a revolução e então deve aceitar o seu patrão. Seria demais dividir as coisas que você já tem, cerveja, um par de tênis e um cão. Vamos sorrir e viver assim, aceitar tudo como fomos instruídos e então!! Viver em paz sem olhar pra traz, não reagir, sempre se omitir. A culpa não será em vão apagada em álcool e alcatrão. Por séculos e para todo sempre, seremos o Cidadão Padrão...” Dead Fish – Cidadão Padrão Escolhi essa música para fazer alguns comentários sobre minha vivência na área da Educação, acho necessário expor para ser debatida, refletida, pois acredito ser a única maneira de haver melhorias. Nosso modelo escolar foi inspirado em

O amor tem final? V

ocês trocaram mensagens bobas pelo celular, dividiram brigadeiros de panela, assistiram TV juntos largados na poltrona e dormiram de conchinha. Foram, enfim, o centro da vida um do outro. Mas agora é cada um para o seu lado. E sempre fica um enorme ponto de interrogação: se era tão bom, por que acabou? Para entender, é preciso voltar no tempo e fazer um passeio pelas savanas africanas, 3 milhões de anos atrás. O homem caçava e protegia a família. A mulher cuidava dos filhotes. Mas, em determinado momento, os casais se separavam. O objetivo da família nuclear - nome

17

PARABÓLICA

Vida de Gado – Parte 1

JAC/Divulgação

31 de Janeiro de 2014 • Timbó e Região

técnico que os antropólogos dão ao conjunto de pai, mãe e filhos - era garantir que o homem ficasse por perto tempo suficiente para criar o filhote. Somente isso. Quando o filhote já estava crescidinho e não exigia atenção integral da mãe (que por isso podia voltar a se virar sozinha), o pai estava livre para ir embora e procurar outras fêmeas para procriar. É daí que vem a chamada crise dos 7 anos. Esse é o período necessário para que uma criança se torne minimamente independente. Um estudo da ONU revelou que o número de separações vai aumentando a partir do 3o ano dos relacionamentos e atinge o pico no 7o ano - quando começa a declinar. Ou seja: o 7o ano realmente é a hora da ver-

Marcos Rock

dois ideais: o prisional e o industrial. Você já notou com as edificações da escola são idênticas a de uma prisão? Salas em torno e um pátio aberto no meio? A hora do recreio é o banho de sol ! Parece brincadeira, mas não é, tanto que as matérias a serem estudadas são denominadas no meio escolar de DISCIPLINA e fazem parte da GRADE curricular. Isso é muito sério, pois o ser humano que institivamente era curioso para descobrir o Mundo por si só, de forma empírica (através dos sentidos), logo é podado e “educado”, primeiramente através dos familiares, qualquer que seja seu arranjo. E essa primeira educação é estruturada através de laços sentimentais, ou seja, muitas vezes os filhos querem, desejam, mas negam isso, com medo de decepcionar ou desobedecer aos pais. E ao adentrar na Escola, lugar onde eu denomino de Cemitério da Curiosidade, o aluno é obrigado a se padronizar (uniforme, militarismo), a seguir a GRADE curricular, e entra o idealismo fabril, através dos horários de aula, que nada mais é do que o aluno ter que PRODUZIR (estudar uma determinada disciplina) e no tempo estabelecido pela INSTITUIÇÃO é tocado um SINAL SONORO para ser realizada (estudada) outra matéria. Não há liberdade, apenas controle e obrigação. Em cerca de 5 horas de forma obrigatória o aluno tem 05 disciplinas diferentes, é algo muito amplo, cruel e pouco produtivo. E nesse processo o aluno não tem liberdade de escolha e nem é preparado para sua vocação, apenas lhe é cobrado a se encaixar no modelo pronto. Imagina um menino que é um artista adora desenhar e se expressar através de sua arte, na escola ele é obrigado a decorar números, fórmulas, produzir textos, senão ele reprova, ele se torna um desqualificado diante da sociedade. É justo? E aliada a essas questões temos a classe de trabalhadores mais desunida que existe, dos Professores, os quais muitos se digladiam entre si, como fofoquinhas, e um querendo aparecer mais que o outro, a única reivindicação pela qual todos se unem é pelo próprio salário, que é uma luta importante e não discuto, professor precisa ser valorizado, mas não lutam por Hora Atividade (tempo remunerado para o docente planejar e organizar seu ensino), não lutam por um Ensino vocacionado, mais livre, onde o saber é recíproco e não imposto goela a baixo. Continua na próxima que acabou meu espaço.

dade da relação. No filme O Pecado Mora ao Lado, de 1955, Marilyn Monroe faz o papel de uma mulher que se relaciona com um homem casado. Sabe qual é o nome original do filme, em inglês? The Seven Year Itch, ou “A Coceira dos 7 Anos”. Porque é justamente nesse momento que a relação está mais ameaçada - pela comichão de trair. As estatísticas variam, mas entre 50 e 60% dos homens têm sexo fora do casamento, contra 45 a 55% das mulheres. O aumento da infidelidade tem a ver com a independência delas, que já são quase metade da força de trabalho e estão diminuindo rapidamente a distância financeira para os homens (nos EUA, 22% das esposas já ganham mais do que os maridos). Mas as raízes disso estão dentro do cérebro. Lembra-se de quando dissemos, na primeira reportagem desta série, que os sistemas cerebrais (luxúria, paixão/amor e ligação) eram independentes?

Isso tem um motivo - e não é complicar os relacionamentos. Pelo contrário: surgiu para que nossos ancestrais pudessem buscar estratégias reprodutivas diferentes. A mulher poderia ter um parceiro para protegê-la enquanto gerava os filhos de outro, enquanto o homem poderia espalhar seus genes alegremente por aí, com outras mulheres. A natureza não queria o ideal romântico de amor eterno. Ela queria que tivéssemos um backup reprodutivo, um plano B genético, e nos meteu nessa confusão. O mais engraçado é que esse monstro de olhos verdes, como chamou Shakespeare, surgiu com o objetivo oposto - preservar a relação monogâmica. Ao primeiro sinal de infidelidade, soa o alarme e a pessoa fica atenta. E, como homens e mulheres desenvolveram estratégias distintas de reprodução, também sentem ciúmes de coisas diferentes.


18

31 de Janeiro de 2014 • Timbó e Região

ENTRETENIMENTO

Mundo da Música

GAMES E SÉRIES Gregory Lian

The Sims 3 The Sims 3 (em Portugal Os Sims 3) é o terceiro título da franquia The Sims, lançado nos Estados Unidos em 2 de junho de 2009, 5 de junho naEuropa (em geral) e no Brasil. O jogo The Sims 3 vendeu 1,4 milhão de cópias na sua primeira semana nas lojas, tornando-se o jogo com o melhor lançamento na história da empresa distribuidora. The Sims 3 foi produzido pela The Sims Studio no Windows e pela Visceral Games no Mac OS X. O lançamento das versões para PC, Mac, iPhone, iPod touch e celulares convencionais foi feita simultaneamente no início de junho de 2009 porém, a última versão estável foi lançada em janeiro de 2010. A versões para N-Gage e smartphones com Android e Windows Mobile chegaram pouco tempo depois. A versão para Blackberry, porém, já estava disponível na Blackberry App Store desde abril. A versão para o celular Palm Pre só chegou no final do mesmo ano, mas teve a vantagem de ser em 3D, assim como as versões para iPhone, iPod touch e Android (a versão para Blackberry, Windows Mobile, N-Gage e celulares convencionais são em 2D). A versão para Wii, Nintendo DS, Xbox 360 e PlayStation 3 chegou em Outubro de 2010.

Eu, a Patroa e as Crianças My Wife and Kids (Eu, a Patroa e as Crianças ou Patriarca com Estilo) foi uma série de televisão norte-americana transmitida pela ABC entre Março de 2001 e Maio de 2005. No Brasil ele é transmitido pelo SBT com o título adaptado Eu, a Patroa e as Crianças desde 7 de Novembro de 2002 e saiu do ar em maio de 2011, e em 2012 voltou ao ar substituindo a série: Chapolin às 1:45 da tarde. Atualmente, a série é transmitida às 18:30 da tarde no SBT substituindo o SBT Notícias. Em Portugal a série foi transmitida na FOX:NEXTcom o título adaptado Patriarca com Estilo.

Jornal A Cidade

JAC/Divulgação

L

orde, é a artista que logo virá para o Brasil se apresentar, e está tendo o maior sucesso no Mundo. Ela tem apenas 17 anos e vem da Nova Zelândia, o seu diferencial são as letras inteligentes e a batida pop com estilo retrô. Confira um trecho da música Royals que já teve 163 milhões de visualizações no canal Youtube: “...Realezas Eu nunca vi um diamante ao vivo Eu ranjo os dentes ao ver anéis de casamento nos filmes E não tenho orgulho do meu endereço no subúrbio assolado Que nenhum outro CEP inveja Mas toda música fala sobre dentes de ouro, vodka Usar drogas no banheiro Manchas de sangue, vestidos de festa Destruir quartos de hotel Nós não ligamos Dirigimos cadillacs nos nossos sonhos Mas todo mundo só fala de champanhe, carrões Diamantes em seus relógios Jatinhos, ilhas, tigres em coleiras de ouro Nós não ligamos Não estamos envolvidos no seu caso amoroso E nunca seremos realezas Isso não corre no nosso sangue Esse tipo de luxo não é pra gente Nós desejamos outro tipo de agitação...”

► NOVELAS

SEGUNDA - Ernest conta para Amélia o que descobriu de Manfred e pede para morar um tempo no cortiço. Laura e Tavinho saem de casa e vão morar na pensão. Lola conta para Amélia, Gaia, Toni e Mundo que ajudou Manfred a botá-los na cadeia a mando de Ernest.

SEGUNDA - William cuida de Celina. Olívia se declara para André e o beija no momento em que Júlia entra na delegacia. Álvaro convence Inês a levá-lo para sua casa. Rafa dispensa Paulinha. Heloísa se encontra com LC. William e Celina se beijam.

SEGUNDA - Ordália flagra Herbert com Edith. Aline tenta acabar com a vida de Ninho. Mesmo ferido, Ninho consegue fugir do galpão e pedir ajuda. Paloma descobre que Aline vai para a Bélgica e avisa à polícia. Aline embarca em um avião.

TERÇA - Sílvia vê no jornal que Viktor procura uma babá e pede que Bibiana se candidate à vaga. Ernest chega à mansão com o delegado e Manfred queima as provas da morte de Catarina para que ninguém as encontre.

TERÇA - Fátima decide se inscrever no concurso depois de saber o prêmio da vencedora. Marlon e Lili levam flores para o suposto túmulo de William. André leva William para visitar Tereza. Heloísa e Thomaz se beijam. Tereza se surpreende com a visita de William.

TERÇA - Os peritos encontram o corpo de Mariah enterrado no jardim. Ordália conta a Herbert que estava com ele para mantê-lo longe de Gina. Félix conta para César o que aconteceu com Mariah, mas o médico defende Aline. Félix se encontra com Niko.

QUARTA - Jampa distribui sorvetes para crianças que não têm dinheiro para pagar e é demitido. Manfred vai ao cortiço e ameaça Ernest, mas Mundo o defende. Artur e Laura passam a noite juntos. Bibiana leva Heitor para ver Sílvia, que se emociona ao pegar o filho no colo.

QUARTA - André conta para William o que descobriu sobre Lili e Marlon. Bigode entrega a Hermes o número de sua conta bancária. Flávio e Heloísa se beijam. Thomaz sofre por Heloísa. Celina conforta William, e os dois acabam ficando juntos. Marlon beija Lili.

QUARTA - Guto proíbe Silvia de tentar prejudicar a vida de Patrícia e Michel. Atílio abandona Vega e vai atrás de Márcia. Michel surpreende Patrícia e consegue se reaproximar dela. Assis coloca Ninho frente a frente com Aline para uma acareação.

QUINTA - Serena recusa a sobremesa e todos na pensão estranham. Volpina e Arlindo se beijam. Viktor estranha ao ver um fio de cabelo ruivo na manta de Heitor. Gertrude chega à mansão, vê Cristina vestida como Amélia e a manda embora, deixando Manfred furioso.

QUINTA - Heloísa convida Flávio para ir com ela à premiação. Inês e Priscila se desentendem durante o jantar em família. Começa o desfile em Tapiré. Marlon se surpreende com o que encontra no suposto túmulo de William.

QUINTA - A emissora não forneceu o resumo do capítulo.

SEXTA - Amélia pede que Julieta conte apara o delegado sobre as atitudes violentas de Manfred contra Ernest. Toni procura Hilda. Pérola pede que Franz vá à casa de Eufrásio e, lá, ele encontra um anel de Sílvia e recortes de jornal sobre os Hauser.

SEXTA - Fátima e Keila são as finalistas do concurso de Miss Tapiré. William e Celina se beijam. Keila pensa no próximo evento de Tapiré, e Kleber se irrita. Kléber e seus capangas interceptam Celina e seu grupo.

SEXTA - A emissora não forneceu o resumo do capítulo.

SÁBADO - Franz diz a Amélia e Pérola que Sílvia deve mesmo estar viva e conta o que encontrou na casa de Eufrásio. wAurora procura Fabricio no bar e os dois conversam. Viktor leva Sílvia ao hotel de Franz e ela prefere esperar na rua. Manfred sai da fundição e vê Sílvia parada na calçada.

SÁBADO - Álvaro se oferece para ajudar Inês em seu divórcio. LC repreende Marlon ao vê-lo falar com os seguranças sobre William. Heloísa se incomoda com a desenvoltura de Flávio em seu programa. LC disfarça a falta de paciência com Lili. Kléber tenta obrigar Romildo a libertar seus capangas, mas André aparece para enfrentar o vilão.

SÁBADO - A emissora não forneceu o resumo do capítulo.


VIDA

Jornal A Cidade

31 de Janeiro de 2014 • Timbó e Região

19

Dicas para a cólica do bebê JAC/Divulgação

P

oucos bebês conseguem passar os primeiros três meses de vida sem ter cólicas. Mas não é nada grave e o problema desaparece sozinho. Elas são resultado da imaturidade do intestino. Enquanto parte do órgão faz um movimento, chamado peristáltico, para expelir o cocô, outra parte realiza um movimento contrário, realizando uma espécie de bloqueio. Sem conseguir evacuar, a criança fica incomodada e com dor, principalmente com a formação de gases. As cólicas aparecem por volta da terceira semana –antes disso, a quantidade de leite ingerida é muito pequena– e duram até os três meses. “Depois disso, o intestino já atingiu maturidade suficiente para funcionar de forma sincronizada na hora de eliminar as fezes”, explica o pediatra Fábio Ancona, do departamento de pediatria da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo). Por mais incômodo que pareça, é preciso saber que não se trata de uma doença, é parte natural do amadurecimento. “A primeira coisa que

os pais têm de fazer é manter a calma”, diz a gastroenterologista pediátrica Maraci Rodrigues, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. “É comum a mãe se desesperar com o choro porque ainda está sob efeito dos hormônios pós-gestação, que afetam o emocional”, diz Ancona. Mas tudo bebê não precisa de pais angustiados nesse momen-

to. “Não adianta ficar passando a criança de um colo para outro para fazê-lo parar de chorar, como se fosse uma granada pronta para explodir”, diz o médico. Algumas dicas para esses casos: Para ajudar o bebê. O mais difícil é ficar parado, esperando a crise passar, mas há algumas atitu-

des que podem ajudar: Ofereça o peito: “A sucção ajuda a diminuir a dor”, diz a pediatra Alessandra Cavalcante Fernandes, do Hospital e Maternidade Rede D´Or São Luiz, em São Paulo. Mas tome cuidado para que o bebê engula ar enquanto estiver mamando, o que aumenta a formação dos gases. Para tanto, a boca deve estar bem posicionada no bico do seio; Tire

sua roupa e a do bebê e encoste-o no peito: o contato com a pele do pai ou da mãe ajuda a acalmar a criança; Massageie a barriguinha do bebê: faça movimentos circulares, suaves e no sentido horário; Coloque compressas mornas: pode ser uma bolsa de água quente ou uma fralda de pano aquecida no micro-ondas. Mas cuidado para que a temperatura não esteja muito alta; Flexione as perninhas do bebê: faça movimentos suaves em direção à barriga. Esse movimento ajuda a eliminar gases; Amamente: o leite materno tem proteínas que são melhor assimiladas pelo sistema digestivo imaturo do bebê. Deixe o ambiente calmo: mantenha a luz baixa e o local livre de ruídos. O conforto ajuda a reduzir a irritação; A mãe pode tomar cuidado com a própria alimentação. Não há estudos que comprovem que o que a mãe come provoca cólicas no bebê. Mas muitos pediatras recomendam que a lactante evite peixes, chocolates, feijão, pimenta, alho e café durante a amamentação, pois esses alimentos poderiam colaborar com a formação de gases no bebê.

NASCIMENTOS - HOSPITAL E MATERNIDADE OASE DATA NASC 24/01/2014 25/01/2014 25/01/2014 25/01/2014 25/01/2014 25/01/2014 26/01/2014 27/01/2014 27/01/2014 27/01/2014 29/01/2014 29/01/2014 29/01/2014

NOME DOS FILHOS

NOME DOS PAIS SOLANGE DA CRUZ LANGA E MARCOS LANGA DANIELA PIRES DE MORAES E MICHEL PERPETO FONTOURA SILVANA TESKE E VANDERLEY SILVERIO FERNANDA TAIS SANTIAGO E FERNANDO SANTIAGO CHARLINI DE JESUS CLEN E FAGNER DA SILVEIRA CIBELE RODRIGUES E EDUARDO HEINERT AMERICO ANA PAULA MARAFIGO E DANIEL GONÇALVES MARA ITTNER LUY E LAURI LUY JULIANA RIBEIRO E ROBERTO KLITZKE MARCIA HEINERT E VILMAR RICARDO GRAZYELLY CRISTINA WITTER E MARIO ALFONSO GUENTHER JANICE CARDOSO E LEONIR PRUSSECK SANDRA NUNES DALMASO E RUDIMAR ALVES DUARTE

GABRIEL OTAVIO LANGA MIKAELL DAV FONTOURA RODRIGO SILVERIO EVELYN SANTIAGO NICOLAS DA SILVEIRA NICOLAS IAN HEINERT YAN CALEBE MARAFIGO GONÇALVES ISABELE SOFIA LUY EMILIN KAROL KLITZKE MARIA YASMIN RICARDO MARIA LUIZA GUENTHER NATALY EMANUELEN PRUSSECK EMELY VITÓRIA DUARTE

SEXO

CIDADE

MASCULINO MASCULINO MASCULINO FEMININO MASCULINO MASCULINO MASCULINO FEMININO FEMININO FEMININO FEMININO FEMININO FEMININO

TIMBÓ RODEIO BENEDITO NOVO TIMBÓ TIMBÓ TIMBÓ RODEIO RIO DOS CEDROS RIO DOS CEDROS RIO DOS CEDROS TIMBÓ RIO DOS CEDROS RODEIO

IVONETE - Faturamento/Coordenação Hops. E Mat. OASE

Portanto, irmãos, sejam pacientes até a vinda do Senhor. Vejam como o agricultor aguarda que a terra produza a preciosa colheita e como espera com paciência até virem as chuvas do outono e da primavera. Tiago 5:7

´ BUTZKE ´ OBITOS - FUNERARIA Faleceu no dia 24/01 com 67 anos o senhor Natanael Ribeiro Lopes. Deixa enlutados 2 filhas, 2 genros, 3 netos, irmãos.Sepultado no Cemitério Municipal Jardim da Paz em Timbó. Faleceu no dia 26/01 com 93 anos a senhora Geltrudes Mazzi Salvador. Deixa enlutados 3 filhos, 3 noras, 2 filhas, 2 genros, 18 netos, 6 bisnetos, irmãs e cunhados. Sepultada no Cemitério Municipal de Tiroleses em Timbó (Tiroleses). Faleceu no dia 26/01 com 86 anos o senhor Edgar Gessner. Deixa enlutados a esposa, Wally, 1 filho, 1 nora, 2 netos, 1 bisneto, 1 irmã. Sepultado no Cemitério Municipal do Centro em Timbó.


20

31 de Janeiro de 2014 • Timbó e Região

CURIOSIDADES

Jornal A Cidade

Estamos sozinhos no universo? Veja duas declarações interessantes sobre o assunto JAC/Divulgação

T

odos os dias centenas de pessoas dizem ter visto objetos incomuns no céu. Entretanto, a maior parte das autoridades desmente estes argumentos, sugerindo que são produtos da imaginação ou, simplesmente, mentira. Mas, quando a afirmação é feita por um astronauta experiente, a situação muda de figura. O astronauta Edwin Aldrin, integrante da missão Apolo 11, que levou o homem à Lua pela primeira vez, concedeu a seguinte declaração: “Havia algo do lado de fora, próximo o bastante para ser observado... o que poderia ser”? Ele disse também que na época os astronautas fizeram um pacto de não reportar o testemunho com medo de receberem instruções para fazer contato. Por outro lado, Edgar Mitchell, integrante da missão Apolo 14, de 1971, disse que, depois de ir ao espaço, teve certeza de que somos observados por alienígenas. “Não sei quantos ou como atuam, mas estou seguro de que estão nos observando; vimos naves o tempo inteiro”. Mitchell ressaltou que a NASA possui diversos relatos dos integrantes da missão Apolo 11 sobre esse tipo de

acontecimento. Entre os relatos, o de Neil Armstrong impressiona: “As naves eram imensas... Não podíamos acreditar. Fomos advertidos para nos afastar”, teria declarado o astronauta. Tempos depois, o próprio Armstrong voltou ao assunto: “Não posso entrar em detalhes, exceto para dizer que essas naves eram muito superiores às nossas, tanto em tamanho como em tecnologia. Eram grandes e ameaça-

doras”. Apesar dos depoimentos, a NASA, oficialmente, desmente qualquer encontro com supostos alienígenas ou outras espaçonaves. No entanto, quem fez a viagem foram os astronautas... E outra declaração foi do ex-ministro da defesa do Canadá na década de 60, Paul Heyller, os alienígenas consideram as armas nucleares presentes na Terra uma verdadeira ameaça para o cosmos. Durante uma controversa entrevis-

ta à televisão russa, o ex-funcionário do governo canadense disse que o número de extraterrestres na Terra aumentou significativamente nas últimas décadas por causa da invenção da bomba nuclear. “Eles temem muito que possamos ser estúpidos o suficiente para voltar a usar armas nucleares, e isso causaria um grande dano, tanto para nós quanto para eles”, afirmou Heyller. “Nós gastamos muito tempo lutando entre nós mesmos, temos

muitos gastos militares e não fazemos o suficiente para alimentar os pobres e cuidar dos desabrigados e doentes”, disse ele. “Estamos derrubando florestas e poluindo nossos rios e nossos lagos. Estamos despejando esgoto nos oceanos. Estamos fazendo todos os tipos de coisas que não deveríamos como administradores e eles (aliens) não gostam disso”. O ex-político de 90 anos assegurou que os alienígenas nos visitam há milhares de anos, e é cada vez maior o número de pessoas que denunciam o fato, mas os governos preferem ocultar esse tipo de informação. As declarações de Heyller não são uma novidade: há anos ele sustenta a teoria da existência de extraterrestres no nosso planeta. “Faz tempo que me relaciono com a temática extraterrestre”, justifica Heyller. Ele afirma também que, de todas as espécies alienígenas que nos visitam, apenas duas podem ser perigosas. Heyller garante que eles estão entre nós e que os humanos só aprenderam sobre tecnologia graças à intervenção alienígena. Entre outras invenções, ele mencionou o colete à prova de bala Kevlar, as luzes LED e os circuitos integrados.

Os rolezinhos nos acusam: somos uma sociedade injusta e segregacionista

O

fenômeno dos centenas de rolezinhos que ocuparam shoppings centers no Rio e em São Paulo suscitou as mais disparatadas interpretações. Algumas, dos acólitos da sociedade neoliberal do consumo que identificam cidadania com capacidade de consumir, geralmente nos jornalões da mídia comercial, nem merecem consideração. São de uma indigência analítica de fazer vergonha. (...) Eu por minha parte interpreto da seguinte forma tal irrupção:

Em primeiro lugar, são jovens pobres, das grandes periferias, sem espaços de lazer e de cultura, penalizados por serviços públicos ausentes ou muito ruins como saúde, escola, infra-estrutura sanitária, transporte, lazer e segurança. Veem televisão cujas propagandas os seduzem para um consumo que nunca vão poder realizar. E sabem manejar computadores e entrar nas redes sociais para articular encontros. Seria ridículo exigir deles que teoricamente tematizem sua insatisfação. Mas sentem na pele o quanto nossa sociedade é malvada porque exclui, despreza e mantém

os filhos e filhas da pobreza na invisibilidade forçada. O que se esconde por trás de sua irrupção? O fato de não serem incluidos no contrato social. Não adianta termos uma “constituição cidadã” que neste aspecto é apenas retórica, pois implementou muito pouco do que prometeu em vista da inclusão social. Eles estão fora, não contam, nem sequer servem de carvão para o consumo de nossa fábrica social (Darcy Ribeiro). EO “Atlas da Exclusão Social” de Márcio Poschmann (Cortez 2004) nos mostra que há cerca de 60 milhões de famílias, das quais cinco mil fa-

mílias extensas detém 45% da riqueza nacional. “Os novos bárbaros”: os marginalizados do mundo inteiro estão saindo da margem e indo rumo ao centro para suscitar a má consciência dos “consumidores felizes” e lhes dizer: esta ordem é ordem na desordem. Ela os faz frustrados e infelizes, tomados de medo, medo dos próprios semelhantes que somos nós. Por fim, os rolezinhos não querem apenas consumir. Não são animaizinhos famintos. Eles tem fome sim, mas fome de reconhecimento, de acolhida na sociedade, de lazer, de cultura e de mostrar o

que sabem: cantar, dançar, criar poemas críticos, celebrar a convivência humana. E querem trabalhar para ganhar sua vida. Tudo isso lhes é negado, porque, por serem pobres, negros, mestiços sem olhos azuis e cabelos loiros, são desperezados e mantidos longe, na margem. Esse tipo de sociedade pode ser chamada ainda de humana e civilizada? Ou é uma forma travestida de barbárie? Esta última lhe convem mais. Os rolezinhos mexeram numa pedra que começou a rolar. Só parará se houver mudanças.


INDAIAL

Jornal A Cidade

31 de Janeiro de 2014 • Timbó e Região

21

Sergio Almir dos Santos é empossado presidente da Ammvi para 2014 Divulgação/Ammvi

Michele Prada

O

prefeito de Indaial, Sergio Almir dos Santos, tomou posse do cargo de presidente da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) nesta quinta-feira, 30, durante assembleia geral ordinária da entidade, realizada em Blumenau. O novo presidente foi eleito por aclamação no dia 11 de dezembro do ano passado e conduzirá as atividades em 2014. Ele vai suceder o prefeito de Timbó, Laércio Schuster Junior. Durante a primeira assembleia do ano foram empossados também os prefeitos membros da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da Ammvi. Na gestão de 2014, o presidente terá o apoio do

1º e 2º vice-presidentes assumidos pelos prefeitos José Luiz Colombi, de Botuverá e Schuster, de Timbó. Sergio Almir confirmou que

dará continuidade às iniciativas em andamento da entidade, perseguindo as prioridades regionais e trabalhando em prol da integração dos

14 municípios. “Vamos trabalhar juntos e construir agendas importantes que venham ao encontro das demandas apontadas em nosso pla-

nejamento. Será um ano de grandes desafios”, declarou. Em seu discurso de transmissão de posse, o prefeito Schuster fez uma retrospectiva das ações de 2013, destacando conquistas em que a entidade esteve envolvida nas áreas de infraestrutura, planejamento urbano, educação e saneamento, como duplicação da BR-470, Ferrovia da Integração, complexo penitenciário, campus da Universidade Federal de Santa Catarina em Blumenau, planos municipais de saneamento e plano diretor. Durante a assembleia a Ammvi apresentou ainda aos prefeitos o relatório de atividades do ano passado. O próximo encontro dos prefeitos será realizado no mês de fevereiro.

Educação de Indaial recebe um ônibus para transporte de estudantes Divulgação/PMI

Morgana Linhares

A

Secretaria de Educação de Indaial recebeu nesta semana um ônibus Modelo Volksbus 15-190 para auxiliar no transporte de quase três mil crianças do município. O veículo irá incrementar a frota da secretaria que agora conta com um total de cinco ônibus. O veículo de carroceria Marcopolo

possui rampa semiautomática, espaço para o transporte de um cadeirante e capacidade para 42 pessoas. O ônibus foi reivindicado e aprovado no Plano de Ações Articuladas (PAR) com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no valor de R$ 237.780,00 com o intuito de garantir a segurança e a qualidade no transporte dos estudantes.


22

31 de Janeiro de 2014 • Timbó e Região

TIMBÓ

Jornal A Cidade

Rotarianos comentam experiências em viagens aos Estados Unidos Rotary Club de Timbó

Rotary Club de Timbó

Rotary Club de Timbó

Rotary Club de Timbó

Rotary Club de Timbó

O

s Rotarianos Unírio Dalpiaz e Unírio Jr. apresentaram um relato sobre suas experiências nas duas oportunidades em que estiveram nos EUA. Na primeira viagem, realizada em 2011, percorreram os EUA de costa à costa, incluindo a passagem pela lendária Rota 66. Falaram sobre a importância histórica da estrada no desenvolvimento dos EUA, seus principais atrativos e sobre a passagem por uma cidade vítima de um tornado acontecido dias antes da viagem. Na segunda oportunidade, ocorrida no final do último ano, puderam percorrer o litoral da Califórnia, região dos vinhedos, e o deserto de Nevada até Las Vegas. Por fim, foram tratados também alguns aspectos econômicos dos EUA, como a recente redução da dependência americana do petróleo importado, e também algumas curiosidades à respeito do trânsito, suas peculiaridades e diferenças c om o Brasil.

Vasco e São Paulo confirmam presença na Copa Brasil Caixa de Cross Country N

esta semana foram confirmados dois dos principais clubes da região sudeste na Copa Brasil Caixa de Cross Country, que será disputada no dia 9 de fevereiro, no Parque Municipal Jardim Botânico - Franz Damm, em Timbó. As delegações de Vasco da Gama e São Paulo chegam no dia 7 de fevereiro e ficam alojadas no Colégio Ruy Barbosa. Serão disputadas seis provas nas categorias adulto, juvenil e menores, nos naipes masculino e feminino. Vasco virá com 37 atletas

Divulgação

e São Paulo 27. Os clubes interessados em participar da competição deverão inscrever seus atletas até o dia 02 de fevereiro, via on-line, na intranet da Confederação Brasileira de Atletismo. Segundo o presidente da Fundação Municipal de Esportes de Timbó, Martinho de Souza Filho, o Kinho, o município está trabalhando forte para se candidatar como sede do Campeonato Sul-Americano de Cross Coutry em 2015 ou 2016. “Para isso precisamos realizar um bom evento este ano”, frisou. (Sócrates Prado)


GERAL

Jornal A Cidade

31 de Janeiro de 2014 • Timbó e Região

23

Festa Pomerana reúne 83.526 pessoas

Mais de 161 mil copos de chope foram consumidos. Números agradaram a organização, que já marcou a data da edição de 2015. Daniel Zimmermann

JAC/Divulgação

Daniel Zimmermann

T

erminou a 31ª Festa Pomerana. O evento ocorreu de 10 a 21 de janeiro no Parque Municipal de Eventos de Pomerode (SC) e reuniu 83.526 pessoas. Mais de 161 mil copos de chope foram consumidos. O evento terminou com a visita do vice-governador de Santa Catarina, Eduardo Pinho Moreira, que participou de três atividades no último dia: o desfile pelas ruas de Pomerode, a premiação do Torneio de Tiro e Vogelstechen (Pássaro ao alvo) e o show de fogos de 15 minutos que encantou o público. Também na última noite aconteceram as finais e entrega dos prêmios das competições típicas. Marcos Küster, presidente da Comissão Central Organizadora da 31ª Festa Pomerana, aponta que a edição de 2014 ficou marcada pela quantidade de famílias que visitaram o evento. “A Festa Pomerana tem essa característica, de ter muito público durante o dia, especialmente aos fins de semana”, comenta. A valorização das pessoas que fazem o evento acontecer também foi marcante para ele.

A 32ª Festa Pomerana já tem data. Ocorre de 16 a 25 de janeiro de 2015. Destaque para a gastronomia Uma das principais atrações da festa, a gastronomia também se destacou nos números fi-

nais. O buffet típico, no restaurante do Pavilhão Principal, recebeu 14.923 pessoas e 4.358 pratos típicos a la carte foram vendidos nos restaurantes do Pavilhão Cultural e Biergarten. Na Casa da Gastronomia, 3.511 cucas foram comercializadas. Também foram 1.427 vendidas unidades de pães.

Viacredi presente também em Pomerode

F

oi concluída com sucesso a transição da gestão dos Postos de Atendimento da Acredicoop para a Viacredi, nas cidades de Pomerode e Blumenau, ocorrida a partir de 1º janeiro. A transferência das estruturas de atendimento, incluindo as 15 mil contas de cooperados e as equipes de colaboradores, se deve à reorganização geográfica das coo-

perativas do Sistema CECRED, na qual a Acredicoop passa a atuar na Região do Litoral Norte Catarinense, com sede em Joinville. A mudança está prevista no Planejamento Estratégico do Sistema CECRED e das cooperativas, com o objetivo de evitar a sobreposição entre cooperativas de livre admissão de um mesmo sistema, conforme recomendação do Banco Central. Com isso, a Acredicoop

terá mais oportunidades de expansão na Região Norte, que representa o maior potencial econômico e populacional do Estado e aonde há grande número de comunidades ainda desassistidas pelo sistema financeiro e pelo cooperativismo de crédito. A Viacredi, por sua vez, permanece no Vale do Itajaí, agora presente em 17 cidades, com uma estrutura de 72 Postos de Atendi-

CLASSIFICADOS VENDO TERRENO NO BAIRRO TIROLESES COM 776,53 M². TRATAR FONE: 8428-8384. __________________________________________________________________________ VENDO TERRENO 490 METROS QUADRADOS, LIVRE DE ENCHENTE, PRÓXIMO DE ESQUINA NO BAIRRO ESTAÇÃO, EM ASCURRA. R$ 45 MIL REAIS. ACEITA PROPOSTA. MOTIVO DA VENDA: AQUISIÇÃO DE OUTRO IMÓVEL. 47 9678-6676 COM JEFFERSON. __________________________________________________________________________ ADMITE-SE ATENDENTE DE CONSULTÓRIO (C/ EXPERIÊNCIA) E MAIS UMA ESTAGIÁRIA ( CURSANDO 2° GRAU) INF: RUA GERMANO BRANDES, 594 CENTRO TIMBÓ/SC – 3382-0444 OBS: TRAZER CURRÍCULO COM FOTO.

mento e quadro social com mais de 270 mil cooperados. A Viacredi é a maior cooperativa de crédito do Brasil em número de cooperados e a terceira maior em volume de ativos (recursos administrados pela cooperativa). Tem experiência de 62 anos no cooperativismo de crédito e exerce um importante papel econômico e social nas comunidades em que atua.

Publicações Legais com Ordem Judicial a pedido do Escritório de Advocacia de Cícero Pompeu Conti Buzzi OAB/SC 11.353, telefone 47 3382 1106, Timbó/SC ESTADO DE SANTA CATARINA / PODER JUDICIÁRIO Comarca de Blumenau / 4ª Vara Cível Rua Zenaide Santos de Souza, 363, Fórum Central, Velha - CEP 89.036-260, Blumenau-SC - E-mail: blumenau.civel4@tjsc.jus.br Juiz de Direito: Emmanuel Schenkel do Amaral e Silva Chefe de Cartório: Elaine Cristina Martins Schröder EDITAL DE CITAÇÃO - MONITÓRIA - COM PRAZO DE 20 DIAS Ação Monitória nº 008.11.021355-3 Autor: Loja Dallagnolo Móveis e Eletrodomésticos Ltda EPP Réu: Renato Howe Citando(a)(s): Renato Howe, brasileiro(a), nascido em 15/08/1980, RG 3.774.897, CPF 003.712.829-93, mãe Iracema Howe, Rua Otto Wille, 532, Velha - CEP 89.040-070, Blumenau-SC. Valor do Débito / Descrição do(s) Bem(ns): R$ 2.979,74. Data do Cálculo: 26/09/2011. Por intermédio do presente, a(s) pessoa(s) acima identificada(s), atualmente em local incerto ou não sabido, fica(m) ciente(s) de que, neste Juízo de Direito, tramitam os autos do processo epigrafado, bem como CITADA(S) para efetuar(em) o pagamento do montante exigido ou a entrega da coisa reclamada ou oferecer(em) embargos, em 15 dias, contados do transcurso do prazo deste edital. Em caso de cumprimento ficará o réu isento do pagamento de custas e honorários advocatícios (art. 1.102-c, § 1º, do CPC). ADVERTÊNCIA: Não sendo oferecidos os embargos no prazo marcado constituir-se-á de pleno direito, o título executivo judicial (art. 1.102-c, do CPC). E, para que chegue ao conhecimento de todos, partes e terceiros, foi expedido o presente edital, o qual será afixado no local de costume e publicado 1 vez, na forma da lei. Blumenau (SC), 14 de novembro de 2013.


24

AVENTURA

31 de Janeiro de 2014 • Timbó e Região

Jornal A Cidade

Jaraguá do Sul receberá a final do 6º Rally Transcatarina “Afirmo que os participantes se sentirão acolhidos em Jaraguá do Sul”, declarou o Presidente da Fundação Municipal de Esporte & Turismo, Jean Carlo Leutprecht. Isis Moretti

N

este ano, o Rally Transcatarina chegará a sua sexta edição e a organização do evento, a SC Racing, já anunciou novidades. A primeira é a mudança do destino desta aventura de aproximadamente 800 quilômetros. Depois de terminar por cinco anos em Balneário Camboriú, é momento de inovar e testar novos horizontes, por isso, a última cidade sede da competição de 2014 será Jaraguá do Sul, SC. “O deslocamento do último dia de prova sempre foi longo, por isso, recebemos várias solicitações para mudar o formato atual, afinal, perdia-se bastante tempo na estrada”, explicou o diretor geral do evento, Edson João da Costa. “Desta forma, resolvemos inovar a partir desta solicitação e aliamos algumas alterações, como a festa de encerramento, por exemplo. Então, escolhemos Jaraguá do Sul como a melhor solução para todas estas questões”, completou Costa. Para as autoridades de Jaraguá do Sul, a passagem da caravana do rali é especial e trará ótimos resultados. “Sabemos que trata-se de uma prova de grande porte, consolidada na modalidade a nível nacional. Tenho certeza de que a região terá um retorno positivo. Nós temos uma ótima infraestrutura voltada ao turismo, com hotelaria e restaurantes. Afirmo que os participantes se sentirão acolhidos em Jaraguá do Sul”, declarou o Presidente da Fundação Municipal de Esporte & Turismo, Jean Carlo Leutprecht. Ainda de acordo com Leutprecht, a prefeitura planejará uma recepção especial às equipes. “No mês de julho, celebramos o aniversário do município e temos uma série de cerimônias, portanto, o Rally Transcatarina será uma importante atração. Estaremos empenhados para proporcionar uma festa agradável aos competidores”, acrescentou. Para se inscrever, basta acessar o site: www.transcatarina.com.br e escolher uma das seis categorias: Super Máster, Graduados, Júnior, Adventure, Jeep ou Passeio. Faltam 166 dias para a disputa e 96 duplas já estão confirmadas.

JORNAL A CIDADE Edição 340  

Diagramação: Rafael David (rafa0975@hotmail.com)

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you