Issuu on Google+

Jornal a Cidade

Timbó, 30 de Novembro de 2013

Ano XI - Edição nº 337

garda Diego Men

Programação de Natal agita fim de semana

R$ 2,00

Pág. 13 Tainá Claudino

Polícias Civil e Militar de Timbó recebem oito viaturas do Governo

TIMBÓ

Oscar Schneider é eleito presidente do PMDB

Página 5

Pág. 3 TIMBÓ

Procon inicia fiscalização nos postos de gasolina Página 11 ANDERSON BATATA

Conheça o pré-candidato a deputado da região Página 14


2

EDITORIAL

30 de Novembro de 2013 | Timbó e Região

LEITURA DINÂMICA

Carlos A. Schroeder

TRE-SC desaprova contas do DEM O Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE) decidiu, por unanimidade, em sessão ordinária da quarta-feira (27), desaprovar as contas dos Democratas de Santa Catarina (DEM), referente ao exercício financeiro de 2009. A decisão completa está expressa no Acórdão n. 28.941. Conforme explicou o relator do processo, juiz Hélio do Valle Pereira, a Coordenadoria de Controle Interno (COCIN) se manifestou pela desaprovação das contas, apontando em seu Relatório Preliminar diversas irregularidades e solicitando que o partido apresentasse a integralidade dos documentos relativos aos desembolsos efetuados com recursos provenientes de uma conta bancária.

Treze políticos eleitos em 2012 foram cassados pelo TRE catarinense Um ano depois das Eleições 2012, a Justiça Eleitoral catarinense apresenta em seu saldo um total de seis prefeitos e sete vereadores cassados no estado. O número faz parte de um levantamento apurado no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) envolvendo candidatos eleitos no último pleito, e não inclui processos de cassação que tramitam nas Zonas Eleitorais. Dentre os 13 políticos que tiveram seus mandatos cassados, seis aguardam decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral); cinco processos tramitam no TRE-SC, Acusados de abuso de poder político, abuso de poder econômico ou compra de votos, prefeitos e vereadores muitas vezes conseguem permanecer em seus cargos, lançando mão de recursos eleitorais, até que o TSE julgue definitivamente os processos. Até o momento, dez municípios compõe a lista de prefeitos e vereadores cassados pelo TRE-SC. São eles: Bom Jesus, Forquilhinha, Brusque, Itaiópolis, São João Batista, Capinzal, Blumenau, Major Vieira, Chapecó e Timbó Grande.

CHARGE

Problemas com registros de candidatura Logo após as eleições de 2012, oito municípios apresentavam a possibilidade de realizar novas eleições, isso porque os candidatos eleitos obtiveram mais de 50% dos votos e concorreram sub judice –­ ou seja, ainda aguardavam a aprovação do registro de candidatura pela Justiça Eleitoral. Já ocorreram novas eleições em Ponte Serrada – realizada em 4 de agosto de 2013 -, e em Balneário Rincão, Campo Erê, Criciúma e Tangará – em 3 de março de 2013. Na cidade de Presidente Nereu, o prefeito teve seu registro deferido pelo TSE, e, por enquanto, apenas Benedito Novo aguarda decisão na última instância.

Geração perdida: Brasil tem 9,6 milhões de jovens que não trabalham nem estudam

Uma população de 9,6 milhões de jovens de 15 a 29 anos que não estuda nem trabalha, formada principalmente por mulheres, muitas delas com filhos, é motivo de preocupação quando se estudam as condições de vida dos brasileiros, mostra estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgado na sexta-feira, 29. A Síntese de Indicadores Sociais 2013, com dados de 2012, mostra que um em cada cinco brasileiros (19,6%) nesta faixa etária não trabalhava nem frequentava escola. Na faixa de 18 a 24 anos, o índice é ainda mais preocupante, de quase um quarto (23,4%). “Não significa que são encostados ou que são um bando, mas é um fator preocupante, porque não é possível que pessoas desta idade não estudem nem trabalhem”, diz a técnica do IBGE.

A agonia dos partidos Ainda que sem qualquer entendimento entre eles, os principais partidos vêm sonhando com um denominador comum, senão capaz de mudar os rumos políticos do país, ao menos em condições de tirá-los do precipício onde foram parar, tanto por conta de suas fraquezas quanto pelo risco que tem causado o personalismo exacerbado das últimas décadas. Traduzindo: ou os partidos acordam e enquadram seus candidatos, obrigando-os a um mínimo de fidelidade a seus desaparecidos programas e ideologias, ou somem sem deixar lembranças nem saudades. Não é de hoje a prevalência das pessoas sobre as legendas, mas de forma cada vez mais profunda, as pessoas estão a um passo de sufocar as legendas.

Vereadores progressistas fazem rodízio de cadeiras na Câmara de Indaial Os vereadores do PP - Partido Progressista de Indaial, vão fazer rodízio de cadeiras na Câmara de Vereadores. Conforme acordo firmado após as eleições de 2012 entre os dois vereadores progressistas Anderson Luz dos Santos (Batata) e Altair Brassiani (Pelé), ficou firmado que até o final da atual legislatura 2013/2016, que os dois vereadores titulares abririam a vaga de vereador por um período de 30 dias, para que até o oitavo suplente possa assumir uma cadeira na câmara de vereadores. Parabéns aos vereadores do Partido Progressista de Indaial, por este belíssimo exemplo de grandeza a serem seguido pelos demais partidos, os vereadores Batata e Pelé sabem que sem a ajuda dos votos dos demais suplentes, eles jamais teriam sido eleitos.

Enquanto os lucros de poucos crescem exponencialmente, os da maioria situam-se cada vez mais longe do bem-estar daquela minoria feliz. Tal desequilíbrio provém de ideologias que defendem a autonomia absoluta dos mercados e a especulação financeira. Por isso, negam o direito de controle dos Estados, encarregados de velar pela tutela do bem comum. Instaura-se uma nova tirania invisível, às vezes virtual, que impõe, de forma unilateral e implacável, as suas leis e as suas regras. Além disso, a dívida e os respectivos juros afastam os países das possibilidades viáveis da sua economia, e os cidadãos do seu real poder de compra. A tudo isto vem juntar-se uma corrupção ramificada e uma evasão fiscal egoísta, que assumiram dimensões mundiais. A ambição do poder e do ter não conhece limites. Neste sistema que tende a fagocitar tudo para aumentar os benefícios, qualquer realidade que seja frágil, como o meio ambiente, fica indefesa face aos interesses do mercado divinizado, transformados em regra absoluta.

Em recurso ajuizado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) contra decisão do Tribunal de Justiça catarinense, que permitiu ao Prefeito de Rio das Antas manter seu irmão no cargo de Secretário Municipal de Saúde, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceu que a nomeação de parentes para cargos políticos - como Secretários Municipais e de Estado e Ministros - pode configurar nepotismo. Na decisão, a Ministra Carmem Lúcia analisou o pedido de medida cautelar feito pela Coordenadoria de Recursos Cíveis do MPSC em Reclamação - como é denominado o recurso que questiona a não aplicação ou aplicação inadequada de súmula vinculante do STF para suspender a decisão de segundo grau e exonerar Selmir Bodanese, irmão do Prefeito Alcir José Bodanese, do cargo de Secretário Municipal de Saúde.

EXPEDIENTE

Não à nova idolatria do dinheiro

Nomeação de parentes para cargos políticos pode ser nepotismo, reconhece o STF

Editor Responsável: Carlos A. Schroeder Edição: Gabriele Luize Schroeder Diagramação: Rafael David (47) 9157-3741 Comercial: Luiz A. Schuster (47) 9161-5042 Periodicidade: Semanal - Sábado Impressão: Jornal de Santa Catarina

Circulação: Timbó, Indaial, Apiúna, Pomerode, Rio dos Cedros, Benedito Novo, Dr. Pedrinho, Rodeio, Ascurra e Blumenau Sede: Rua Duque de Caxias, nº 570 - Centro - Timbó Fone: (47) 3333-3524 Cep: 89120-000 E-mail: jacidade.timbo@gmail.com

* Matérias assinadas e publicidades dos clientes, são de total responsabilidade dos mesmos, não cabendo ao jornal qualquer cobrança judicial.


GERAL

30 de Novembro de 2013 | Timbó e Região

Colombo entrega viaturas para 38 municípios do Vale do Itajaí

3

Serão 97 viaturas para a PM, 23 para a PC, três para o Corpo de Bombeiros Militar e dois para o IGP. JAC/Divulgação

Neiva Daltrozo / Secom

O

governador Raimundo Colombo acompanhado do secretário de Estado da Segurança Pública, Cesar Augusto Grubba, entregou 125 viaturas que vão atender a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar e o Instituto Geral de Perícias (IGP). O ato ocorreu nesta terça-feira, 3, no Teatro Michelangelo da Uniasselvi, em Blumenau, no Vale do Itajaí. Serão 97 viaturas para a Polícia Militar, 23 para a Polícia Civil, três para o Corpo de Bombeiros Militar e dois para o IGP. Foram investidos R$ 5,6 milhões do Governo do Estado, por meio do Pacto Pela Segurança. “Esses veículos vão reforçar muito a atividade de segurança pública na região de Blumenau. Não teremos nenhum veículo com mais de três anos de uso, circulando no serviço de segurança. É um equipamento importante, que hoje entregamos aqui, mais 125”, destacou o governador. Dos 125 veículos, 49 são Fiat Palio Weekend (com cela), 54 Renault

Timbó recebe oito viaturas Para Timbó foram entregues seis viaturas para a Polícia Militar e mais duas para a Polícia Civil. A cerimônia de entrega aconteceu em Blumenau, no Teatro Michelangelo, da Uniasselvi. Estiveram presentes vários prefeitos e representantes municipais, além do governador Raimundo Colombo, do comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar de Timbó, Átila Tiago Royer e do prefeito de Timbó, Laércio Schuster Junior. (Sócrates Prado) Diogo Schimitz

Logan (caracterizado), duas caminhonetes Renault Duster, quatro Renault Logan (descaracterizado), 15 Ford Fiesta (descaracterizado) e uma caminhonete Chevrolet S10 (rabecão). Os municípios que receberão viaturas são: Agrolândia, Apiuna, Ascurra, Atalanta, Benedito Novo, Blumenau, Braço do Trombudo, Brusque, Chapadão do Lageado, Dona Emma, Doutor

Pedrinho, Gaspar, Ibirama, Ilhota, Imbuia, Indaial, Ituporanga, José Boiteux, Leoberto Leal, Mirim Doce, Petrolandia, Pomerode, Pouso Redondo, Presidente Getulio, Presidente Nereu, Rio do Campo, Rio do Oeste, Rio do Sul, Rio dos Cedros, Rodeio, Salete, Santa Terezinha, Taio, Timbó, Trombudo Central, Vidal Ramos, Vitor Merelles e Witmarsum.

Câmara Municipal de Timbó Passou pela Câmara... Apresentação de Parecer da Comissão de Legislação, Justiça e Redação: Projeto de Lei n.º 71/2013 – Altera a Lei n.º 2.415/09 que dispõe sobre o auxílio-alimentação concedido aos servidores da Câmara Municipal de Timbó; Projeto de Lei n.º 72/2013 – Autoriza a concessão de “Benefício Natalino” aos servidores do Poder Legislativo Municipal. Indicações: n.º 439/2013, de iniciativa do Vereador John Adriano Schwartz. n.º 440/2013, de iniciativa do Vereador Ivonir Schrer. n.º 441/2013, de iniciativa do Vereador Guilherme Voigt Júnior. n.º 442/2013, de iniciativa do Vereador Carlos Adriano Krüger. n.º 443/2013, de iniciativa do Vereador Marcelo Luiz Ferrari. Ordem do Dia: Projeto de Lei n.º70/2013 – Autoria anulação e suplementação de

Pauta da 43º Sessão Ordinária de 26/11/2013 valores em dotações orçamentárias, no Orçamento-Programa 2013, da Administração Direta. Requerimento n.º 78/2013, de autoria do Vereador John Adriano Schwartz. Moção n.º 36/2013, de autoria do Vereador Ivonir José Schrer e subscrito pelos vereadores Carlos Adriano Krüger, Douglas Emanuel Marchetti, Guilherme Voigt Júnior, John Adriano Schwartz, Jorge Augusto Krüger, Marcelo Luiz Ferrari, Reimar Raddatz e Rubens Borchardt. Moções n.º 37 e 38/2013, de autoria do Vereador Guilherme Voigt Júnior e subscrito pelos vereadores Carlos Adriano Krüger, Douglas Emanuel Marchetti, Ivonir José Schrer, John Adriano Schwartz, Jorge Augusto Krüger, Marcelo Luiz Ferrari, Reimar Raddatz e Rubens Borchardt.


4

30 de Novembro de 2013 | Timbó e Região

TIMBÓ

Rotary Club de Timbó recebe Moção de Aplausos da Câmara de Vereadores

A proposição deste reconhecimento foi do vereador Tutti e teve o apoio de todos os vereadores da casa. Patricia Xavier

Rotary Club de Timbó.

Na mesma sessão do dia 26 de novembro, a Academia Ippon Evolution recebeu Moção de Aplauso na Câmara de Vereadores de Timbó. O professor Luiz Carlos da Silva foi parabenizado pelo Projeto “Timbó 100 Drogas”, que atende crianças, adolescentes, jovens e adultos na prevenção contra as drogas. Este projeto nasceu no coração do professor Luiz Carlos em 1997 e até hoje atende este publico independente de cor, raça, religião ou situação financeira, todos são recebidos com muito amor e dedicação por parte do professor. O Projeto “Timbó 100 Drogas” tem como objetivo principal contribuir para formação pessoal e desenvolve a prática do judô como prevenção contribuindo assim com a redução do índice de usuários de drogas na região com foco na diminuição de crimes contra a vida.

E

m sessão especial da Câmara de Vereadores de Timbó realizada na terça-feira 26/11/2013 o Rotary Club de Timbó foi homenageado com uma Moção de Aplausos pela iniciativa do Novembro Azul. A proposição deste reconhecimento foi do vereador Guilherme Voigt Jr (Tutti) e teve o apoio de todos os vereadores da casa. Tutti em sua justificativa de indicação, citou a necessidade de despertar na população masculina a preocupação com a saúde, pois muitos homens ainda não tem o costume de ir ao médico regularmente. O Presidente do Rotary Club de Timbó Gilmar José Lenzi após receber a moção, dirigiu-se ao púlpito para agradecer a homenagem, registrar as ações do Rotary no mundo e falar da Campanha Novembro Azul Timbó que superou todas as expectativas da comissão organizadora. Gilmar Lenzi falou que os números finais da campanha somente serão conheci-

Ippon Evolution recebe Moção pelo Projeto “Timbó 100 Drogas”

dos em meados de dezembro, pois muitos exames ainda não retornaram às Unidades de Saúde, mas números extraoficias indicam que foram realizados mais de 1.000 exames de PSA, superando em muito a meta de 450 inicialmente

estabelecida e que este resultado foi conquistado graças ao envolvimento da comunidade, empresas, veículos de comunicação, Agentes de Saúde, Laboratórios e toda equipe da Secretaria Municipal da Saúde.


POLÍTICA

Ex-prefeito Oscar Schneider é eleito presidente do PMDB A novidade do evento foi à reformulação da JPMDB, o PMDB Jovem, cujo diretório foi eleito no mesmo dia. Carlos Schroeder/JAC

Carlos Schroeder/JAC

O

ex-prefeito de Timbó Oscar Schneider é o novo Presidente do Diretório Municipal do PMDB de Timbó. A convenção municipal do partido ocorreu no sábado dia 23/11, no auditório da Câmara de Vereadores, oportunidade em que elegeu o novo diretório do partido para os próximos dois anos. O ex-prefeito de Timbó Oscar Schneider, foi eleito por unanimidade, pois somente uma chapa foi apresentada pelo partido, aos filiados presentes no evento. A partir de agora, o ex-prefeito Oscar Schneider presidirá o PMDB oficialmente ao lado dos vice-presidentes Ditmar Krambeck e Alidor Hass e de toda a comissão executiva. Segundo Schneider, a novidade do evento foi à reformulação da JPMDB, o PMDB Jovem, cujo diretório foi eleito no mesmo dia. “O novo diretório da JPMDB tem Rafael Ruthmann como presidente, Cassiano Schneider como vice-presidente, sendo que o atual vereador e líder da bancada na

Câmara, Fabricio Dalcastagné, o ex-vereador David Busarello, ex-candidatos a vereador, como a jornalista Viviana Borchardt entre os jovens participantes da JPMDB, estão dispostos a auxiliar o fortalecimento do PMDB municipal com o objetivo de trabalhar pelo desenvolvimento da cidade de Timbó” relata Oscar. O vereador Fabricio Dalcastagné, enalteceu a presença dos jovens na política dizendo que a juventude representa a renovação do partido e que no futuro é ela quem estará à frente das ações sociais. O presidente complementou, lembrando as palavras do Papa Francisco: “O futuro será construído com a sabedoria dos mais velhos e com a força dos mais jovens.” No final da convenção, o ex-prefeito Alidor Pieritz proferiu um discurso destacando a importância desta convenção para a eleição de 2016. Disse que o fortalecimento e a preparação do partido para 2016 acontecerá precisamente nestes dois próximos anos, e que esta será a grande missão dos novos inte-

grantes eleitos. As convenções municipais contaram com as presenças do Deputado Federal Rogério (Peninha) Mendonça, do Deputado Estadual e Líder de Governo, Aldo Schneider, do Suplente de Deputado Estadual e Presidente do PMDB de Blumenau, Paulo França, do Coordenador Regional do PMDB, Miguel Angelo Soar e do Presidente da JPMDB de Blumenau e vice-presidente da JPMDB de SC, Daniel Hostin. Oscar demonstrou desenvoltura e fôlego de candidato, não necessariamente em 2014, mas com certeza está animado com a possibilidade de voltar a disputar a Prefeitura de Timbó em 2016, cargo que já ocupou de 2005 a 2008. “Acho que a militância deu o recado de que quer mudança, que quer a volta às origens do velho MDB”. Como agora ninguém mais tem maioria absoluta dentro do PMDB, isto vai obrigar a haver muito debate, o que é bom para o partido, diz Schneider.

30 de Novembro de 2013 | Timbó e Região

5

ARTIGO DO SENADOR Luiz Henrique da Silveira

Nióbio: Mineral estratégico Foi num 26 de Novembro, há 212 anos, que o químico inglês Charles Hatchett identificou um novo mineral, a que deu o nome de colômbio, em homenagem aos Estados Unidos, de onde recebera as amostras sobre as quais fez a pesquisa. Tempos depois, o cientista sueco Anders Gustaf Ekeberg, pesquisando sobre material rochoso finlandês, isolou outro novo elemento, a que deu o nome de Tântalo, o filho de Zeus, que na mitologia grega, desobedeceu aos deuses e foi condenado a viver sem comer nem beber, mergulhado de joelho com água até o pescoço, sob uma árvore carregada de frutos. Como o novo material não era afetado pela ação de reagentes químicos, Ekeberg deu-lhe o nome de tântalo, porque tanto a água quanto os frutos o evitavam Tântalo, enquanto o filho de Zeus tinha que viver eternamente naquela situação. A descoberta do tântalo gerou muita polêmica. Estudando-o, muitos cientistas achavam que era o mesmo colômbio revelado por Hatchett, até que o mineralogista e químico alemão, Heinrich Rose, distinguiu-o do elemento achado por Ekeberg, dando-lhe um novo nome: nióbio, em referência a Niobe, filha de Tântalo. O nióbio é raríssimo na crosta terrestre. E, para justificar o ditado de que Deus é brasileiro, 98% das jazidas desse mineral estratégico são encontrados no Brasil, fazendo-nos responsáveis por mais de 95% de toda a produção mundial. Os países que mais o consomem são Estados Unidos, Japão, Japão, Alemanha, Inglaterra, França e outros integrantes da União Europeia. A cada dia que passa, aumentam as aplicações desse mineral, começando pelas mais avançadas ligas metálicas, principalmente aquelas que exigem do aço a mais alta resistência, consumidas pelas indústrias automobilísticas, e de construção de pontes, navios e plataformas petrolíferas. As indústrias aérea e espacial o utilizam massivamente, em superligas resistentes a altas temperaturas, indispensáveis nos motores de aviões supersônicos, de utilização civil ou militar. Outras ligas, supercondutoras, são reclamadas pela indústria eletroeletrônica, sobretudo para a produção de aparelhos de ressonância magnética nuclear; filmes finos, eletrovoltáicos; lentes óticas; cerâmicas avançadas, filtros especiais para receptores de TV, etc. Diferentemente de outros minerais, o Nióbio tem sofrido crescente agregação de valor, em pesquisas realizadas, em Araxá (onde se concentram as maiores reservas), pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM). Mas, como o Brasil tem praticamente o monopólio na exploração e produção desse mineral, ele sofre o interesse dos países desenvolvidos, que tem necessidade crescente dos insumos que ele propicia. Em 2010, um relatório secreto do Departamento de Estado norte-americano incluiu as minas brasileiras de nióbio na lista de locais cujos recursos e infraestrutura é considerado estratégico e imprescindível aos Estados Unidos. Por outro lado, capitais asiáticos adquiriram, recentemente, 30% das ações da CBMM, certamente para assegurarem o fornecimento de mercadoria tão rara e estratégica. Por isso, mais até do que em relação ao Petróleo, devemos alardear: o Nióbio é nosso.


6

TIMBÓ

30 de Novembro de 2013 | Timbó e Região

Vereador Chinha fiscaliza obras da Ponte do Binário Central O Binário Central de Timbó faz parte do Complexo Viário da Área Central Rolando Mueller. Carlos Schroeder/JAC

Carlos Schroeder/JAC

O

vereador de Timbó John Adriano Schwartz (Chinha), esteve dias atrás, acompanhando as obras de instalação das tubulações de drenagem pluvial, onde está sendo construída a Ponte do Binário Central. A obra consiste na colocação de tubos de drenagem pluvial para facilitar o escoamento das águas da chuva e minimizar os riscos de alagamento. O vereador Chinha conversou com o responsável pela colocação dos tubos, e mostrou o desnível dos tubos que estão sendo colocados, e que muitos deles estão fora de alinhamento, tanto na horizontal como na vertical, e que não estão sendo seguido o alinhamento das demarcações exigidas para um melhor escoamento das aguas. Chinha acha que lá na frente, pode ocorrer algum imprevis-

to em tempos de chuvas fortes, e pede para que o setor competente da prefeitura que está responsável

para a fiscalização e o andamento desta obra, faça uma vistoria no decorrer do termino dos trabalhos. “Nesta obra está sendo depositado o dinheiro do contribuinte timboense que paga os seus impostos” diz Chinha. O vereador falou ainda que estes tubos poderiam ser de um diâmetro maior, pensando em uma melhor vazão das aguas. O parlamentar acha que deveriam ser colocados uma tubulação adequada, que no futuro venha a ser ligada junto de outra que liga com a Avenida Sete de Setembro, isto quando a prefeitura começar a implantar o saneamento básico do município. Segundo ele, é uma situação que preocupa, uma vez que toda a água das chuvas desemboca na Avenida Sete de Setembro, e muitos comércios e famílias poderão ter prejuízos com futuros alagamentos”, explanou o vereador. Chinha é a

Carlos Schroeder/JAC

favor de que seja implantado no município o tão sonhado Saneamento Básico, pois o município

está crescendo em grandes proporções, e este Projeto tem que sair do papel o mais rápido possível. O Binário Central de Timbó faz parte do Complexo Viário da Área Central Rolando Mueller. O vereador ressalta ainda que foi feito um empréstimo de R$ 5 milhões de reais para a execução desta obra, e que os serviços devem ser feitos da melhor forma possível, para que no futuro não posso a ver mais algum custo adicional com esta obra. Chinha também constatou in loco conforme (foto), que existem debaixo da ponte em construção, muitos pedaços de madeiras e entulhos, ao lado do leito do rio Benedito, e que estes objetos podem causar algum prejuízo a comunidade como um todo, ou danos ao meio ambiente, como alagamentos e outros problemas que possam ocorrer.


GERAL

30 de Novembro de 2013 | Timbó e Região

PAPO SÉRIO

Suplente Evandro Bieger assume vereança por um mês Em solenidade informal ocorrida no dia 14/11 nas dependências do Legislativo Municipal e na presença de vereadores e servidores, o presidente da Câmara, Antônio Carlos Fink, deu posse ao suplente do PP/Partido Progressista, Evandro Bieger, que permanecerá na titularidade do cargo até o próximo dia 14/12, em substituição ao vereador Anderson Luz dos Santos (Batata), legalmente licenciado no período. Bieger prestou o compromisso formal e apresentou a documentação na forma legal exigida, habilitando-se a participar da sua primeira reunião como vereador titular, agendada para 18/11. Historicamente, Evandro Bieger, que é policial militar da ativa, transformou-se no primeiro representante da classe à atuar como vereador, numa Câmara que tem também o primeiro representante da Polícia Civil eleito para o cargo em Indaial, delegado José Klock, que cumpre seu segundo mandato.

Isolamento O ex-deputado Cláudio Vignatti assume sábado, dia 7, a presidência do Diretório Estadual do PT. Venceu as eleições diretas com a tese de candidatura própria ao governo em 2014. Participou em São Paulo numa reunião nacional com o presidente Rui Falcão e com o ex-presidente Lula. Tema prioritário: política de alianças para 2014. Vignatti tem agendada uma conversa particular com Lula para aprofundar o exame do cenário catarinense. Dessa reunião poderão resultar definições do PT catarinense para 2014. A tendência neste momento é de candidatura ao governo com Cláudio Vignatti. O sonho dourado do PT é uma coligação com o PMDB. Seus líderes sabem, contudo, que o PMDB ficará com Colombo, porque está com Dilma, que está com Colombo. Agora, a noiva predileta do PT é o PP. Acha que petistas e progressistas unidos criariam uma nova força politico-eleitoral, gerariam um fato politico e ofereceriam outra opção de governo aos catarinenses. O primeiro problema é que o PP caminha para fechar com Colombo. O segundo é que a própria Dilma desestimularia esta aliança, para não prejudicar o amigo e aliado Colombo. Terceiro: para o PP, o PT não é confiável. Há muitas conversações nos bastidores. A festiva visita da presidente Dilma ao Estado e o pacto com Colombo revelaram um esquema de isolamento do PT e do novo presidente Cláudio Vignatti. Ele não teve sequer o direito

Maicon Chaves

de cumprimentar a presidente aqui em Santa Catarina.

Fim da Violência Foi lançado, na Assembleia Legislativa de SC, a Frente Parlamentar Catarinense dos Homens Pelo Fim da Violência Contra a Mulher. Lages, Mafra, Criciúma, Balneário Camboriú e Chapecó lideram o número de casos no Estado. Em SC, são 3,5 homicídios para cada 100 mil mulheres. A cada 46 minutos, uma mulher é vítima de algum tipo de agressão em SC.

Ação na Justiça contesta intervenção humana na recuperação do Faxinal do Bepe, em Indaial O Instituto Parque das Nascentes entrou com uma ação na Justiça contestando um projeto da Furb para recuperar uma área de 500 hectares que equivalem a cerca de 463 campos de futebol do Faxinal do Bepe, em Indaial, com a saída da última família que vivia no local. O processo está no Tribunal Regional Federal da 4ª Região, em Porto Alegre (RS).

Agricultores de Indaial conhecem Programa de Habitação Rural Os agricultores de Indaial tiveram a oportunidade de conhecer na quarta-feira, 27 de novembro, o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR). O assunto foi tratado em uma reunião realizada na Câmara de Vereadores com a presença de autoridades, representantes da Caixa Econômica Federal e agricultores da cidade.

Ivan Naatz cria Projeto que institui a Semana de Conscientização Política A

Câmara de Vereadores de Blumenau aprovou, na semana passada, projeto de lei que institui a “Semana de Conscientização Política”. A proposta, de autoria do vereador Ivan Naatz (PDT), tem o objetivo de conscientizar e instruir à comunidade sobre política. O parlamentar justificou a iniciativa afirmando que a sociedade vive atualmente um momento especial, exigindo reformas, realizando manifestações, entre outras

reivindicações. “É importante que as pessoas entendam os limites constitucionais, quais as atribuições da Prefeitura, da Câmara para poder exigir as ações necessárias a quem de direito”, explicou. Na opinião de Naatz, a base do processo político é o povo, pois é quem vota e escolhe os representantes. “A população deve ser capacitada para associar o conhecimento à necessidade de trans-

7

formar”, enfatiza, destacando a Educação como o principal instrumento para o exercício da cidadania e da política. Pensando na importância dos jovens no futuro da sociedade, o vereador sugeriu a segunda semana de agosto para realizar debates sobre o assunto, quando se comemora o Dia Nacional da Juventude, devido a grande importância que o jovem tem para o futuro da sociedade.


8

POLICIAIS

30 de Novembro de 2013 | Timbó e Região

OCORRÊNCIAS POLICIAIS Eder Schvabe Cooperativa de crédito em Indaial é assaltada na última segunda-feira A agência da cooperativa de crédito Viacredi, na Rua Doutor Blumenau, Bairro Encano Baixo, em Indaial, foi assaltada na manhã de segunda-feira (02/12). O crime foi comunicado à Polícia Militar pouco antes das 9hs. O assalto teria sido praticado por quatro homens que estavam em um Tempra. O veículo teria sido furtado no mesmo dia. Os assaltantes estavam armados e entraram no local depois de quebrar um dos vidros da agência. Eles fugiram com um malote e a arma e o colete balístico do segurança. Até o fim da manhã de segunda-feira, nenhum suspeito havia sido preso. A Polícia Militar fez rondas na região. (Jornal de Santa Catarina)

Drogas são apreendidas com homem e adolescente em Blumenau Na manhã de domingo (01/12), policiais militares em rondas pela rua Denis Diderot, bairro Fidélis, em Blumenau, avistaram um homem e um adolescente em atitude suspeita. Após abordagem e busca pessoal foram localizadas com os abordados 23 pedras de crack e R$ 152,00 em dinheiro. Diante da situação os envolvidos foram encaminhados à delegacia para procedimentos. (Jornal de Santa Catarina)

Arma de fogo é localizada pela PM em Blumenau Na noite de segunda-feira (02/12), a Polícia Militar recebeu denúncia de um homem ameaçando sua esposa com arma de fogo na rua Divinópolis, bairro Velha Central, em Blumenau. Os policiais da radiopatrulha do 10º Batalhão de Polícia Militar (BPM) foram até o endereço e localizaram o veículo Fiat Pálio com placas de Blumenau, que foi utilizado pelo suspeito. No momento da abordagem, o suspeito já havia saído e em busca veicular foi localizado um revólver calibre 22 de marca Rossi, 13 munições intactas e 6 munições deflagradas, duas placas de colete balístico da marca CBC e aproximadamente 5 gramas de maconha. Todo o material foi recolhido e encaminhado à delegacia para procedimentos. (Jornal de Santa Catarina)

Carro cai de barranco na BR-280, em Jaraguá do Sul Carro teria caído ao tentar desviar de um automóvel que cortou a frente Um carro caiu num barranco na BR-280 no bairro Ribeirão Cavalo, em Jaraguá do Sul, por volta das 9 horas de sábado (30/11). Os ocupantes, um homem de 24 anos e uma mulher de 22, conseguiram sair sozinhos do veículo e não se feriram, segundo os bombeiros. Testemunhas disseram que ele caíram no barranco ao tentar desviar de um um automóvel que cortou a frente deles. O casal acompanhava uma excursão à Rota das Cachoeiras, em Corupá. (Jornal de Santa Catarina)

CONVITE O vereador John Adriano Schwartz (Chinha) convida a todos para sua festa de confraternização de fim de ano, que irá realizar no dia 15/12/2013. Local: Sociedade Desportiva Clube Esporte Água verde, situada na Rua Alwin Schumann s/n, fundos. PROGRAMAÇÃO DO DIA: Crianças: Início as 11:00hrs até as 18:00hrs. Haverá pula-pula, escorregador inflável e piscina de bolinha. Ás 15hrs haverá presença do Papai Noel. Acesso gratuito para todas as crianças. Terceira idade: Início as 13:00hrs até as 17:00hrs. Haverá tarde dançante com a Banda Trio Pomerano. Entrada franca para todos. Público em geral: Início as 17:00hrs até as 21:00hrs. Haverá baile com a Banda Musical Novo Som. Entrada franca para todos.

A partir das 11:30hrs as 13:00hrs haverá venda de churrasco (filé simples) no valor de R$10,00 e das 16:00hrs as 18:00hrs haverá venda de um delicioso café colonial, no valor de R$5,00. Haverá venda de cerveja, refrigerante, pastel e sorvete durante toda programação. Contamos com sua presença!


GERAL

30 de Novembro de 2013 | Timbó e Região

9

Sócrates Prado

ANA CHRISTINA GUERRA

Crn/Sc 4390 O verão e a alimentação

O dermatoscópio digital serve para o registro fotográfico no diagnóstico de três patologias: neoplasia de pele, psoríase e hanseníase.

Aparelho otimiza gastos na saúde No Estado apenas 66 municípios possuem o aparelho, mas poucos estão em pleno funcionamento como em Timbó. Sócrates Prado

Sócrates Prado

A

Prefeitura de Timbó, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem utilizando desde o início do ano o dermatoscópio digital. O aparelho realiza registros fotográficos de lesões na pele que são encaminhados para análise em Florianópolis pelo site do Sistema Catarinense de Telemedicina. Com a aquisição do aparelho foram otimizados os gastos na saúde pública e evitada a exposição de pacientes aos riscos da cansativa e perigosa viagem até a capital. O dermatoscópio digital funciona através de um novo sistema conhecido como telemedicina - quando as imagens são encaminhadas via computador para um especialista em dermatologia. No Estado apenas 66 municípios possuem o aparelho, mas poucos estão em pleno funcionamento como em Timbó. De acordo com a Coordenadora da Policlínica de Timbó, Joice Stollmeier Kroenke, o aparelho serve para o registro fotográfico no diagnóstico de três patologias: neoplasia de

pele, psoríase e hanseníase. “O aparelho foi adquirido em convênio com o Governo do Estado após comprovarmos, via projeto, que o município tem uma etnia essencialmente europeia e que possui um número expressivo de casos de câncer de pele”. Dentro de um mês o município já chegou a registrar quatro casos de câncer de pele (melanoma) através do exame de dermatoscopia.Ainda se-

gundo Joice, o objetivo principal ao adquirir o dermatoscópio foi o de concentrar nas próprias Unidades de Saúde da Família a captação das imagens. “Aos poucos o aparelho vem sendo utilizado por todas as Unidades de Saúde, conforme solicitação médica”. Desde o início do ano foram registrados em média 10 a 15 exames com o dermatoscópio por mês.

A cada estação do ano o nosso corpo sente as mudanças e reage de acordo com o clima, buscando se adaptar ao meio e tentando manter o nosso organismo em equilíbrio. Com a chegada do verão, a estação mais esperada do ano, a alimentação merece um cuidado todo especial e a escolha certa dos alimentos é fundamental para garantir um verão com tranquilidade, saúde e disposição. A estação mais quente do ano é marcada por altas temperaturas e dias prolongados que exigem muito mais do organismo e, as mudanças fisiológicas que ocorrem devem ser ajustadas com uma alimentação especial. Algumas destas mudanças são: a diminuição do metabolismo basal (energia gasta para manter as funções vitais do organismo) e a perda de líquidos e minerais devido ao aumento da temperatura corporal e à transpiração excessiva. Para isso, o cardápio nesta época do ano deve sempre contar com alimentos ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e água como as frutas, verduras e legumes, além de eletrólitos como o sódio e o potássio, presentes também nas frutas e legumes. Para garantir a hidratação do corpo, a ingestão de líquidos, como água, sucos de frutas naturais e água de coco deve ser aumentada e o ideal é não esperar o corpo sinalizar com a sede, já que esse já é um sinal de desidratação. Além disto, o verão exige uma maior disposição para a realização das nossas tarefas diárias, portanto aliar uma dieta equilibrada com a prática de exercícios físicos garante mais disposição e aumentam o ritmo metabólico auxiliando no gasto calórico e na manutenção do peso. Devemos tomar cuidado também com a ingestão calórica, que não deve ser muito alta e não deve ultrapassar as necessidades diárias de cada indivíduo, já que o metabolismo fica mais lento a digestão também nesta época do ano. Alguns alimentos que devem estar em destaque nesta estação do ano para garantir mais saúde, são os alimentos hidratantes, devido à quantidade de vitaminas, minerais, e água que possuem importantes nesta fase do ano. Confira agora o top 10 dos alimentos hidratantes: melancia, pepino, alface, pêssego, abacaxi, morango, framboesa, tomate, cenoura e abobrinha. Do mesmo modo, ficar atento a estas dicas nutricionais também vão auxiliar em um verão melhor: evite a alta ingestão de refrigerantes e álcool, diminua a quantidade de sal nas preparações, evite alimentos gordurosos, prefira sempre frutas, verduras e legumes frescos, substitua o sorvete pelo picolé de frutas e na hora do churrasco e do consumo de carnes, dê preferência para as carnes magras e sem gordura aparente. Portanto, fique atento a estas dicas e às suas escolhas alimentares e garanta um ótimo verão, desfrutando de tudo que esta época tem para lhe oferecer com muito mais saúde e disposição!


10

30 de Novembro de 2013 | Timbó e Região

SOCIAL

Jessica Tainara Bloedron, na sua confirmação realizada dia 16/11/2013 em Benedito Novo.

Jessica, na decoração feita pela decoradora Dany Debacher de Benedito Novo.

Jessica para as lentes da fotografa Lilian.

Jessica com seu pai Matias Bloedorn.

Jessica Tainara Bloedorn com sua mãe Rosane Z. Bloedorn.


GERAL

Procon de Timbó inicia fiscalização nos postos de gasolina A multa aplicada pelo Procon pode chegar a R$ 64 mil. Sócrates Prado

O

Procon de Timbó vai iniciar na sexta-feira, dia 06, uma fiscalização em todos os postos de combustíveis do município, visando levantar os preços praticados na cidade. De acordo com a política de preços anunciada na semana passada pela estatal Petrobras - após apreciação pelo Conselho de Administração - aplicada desde o dia 30 de novembro, o reajuste médio seria de 4% para a gasolina e 8% para o óleo diesel. Segundo o coordenador-geral do Procon de Timbó, Sérgio Barreto, o órgão fiscalizará os valo-

res repassados aos consumidores, evitando a prática de possíveis abusos nos preços: “Iremos avaliar e comparar os preços. Em caso de abuso no repasse ao consumidor, tomaremos as medidas legais cabíveis, com a instauração de processo e aplicação de multa”. Barreto explica que a multa aplicada pelo Procon pode chegar a R$ 64 mil por denúncia. Ainda segundo o coordenador o Procon poderá, a qualquer momento, iniciar um trabalho mensal de levantamento de preços dos combustíveis, com o objetivo de acompanhar os valores que estão sendo repassados aos consumidores finais.

Um ano sem Xuxa Pois é um ano inteiro se passou desde a partida de nosso saudoso amigo Robson (Xuxa), não tenho palavras para descrever o que estou sentindo, mas posso tentar explicar, mas nunca vou conseguir. Tenho tantas saudades do amigo e parceiro, e é uma palavra que bate forte em meu peito, parece que me tiraram um pedaço há exatamente um ano atrás. Xuxa, saiba que serei grato eternamente pela amizade sempre sincera que você me ofereceu, sem pedir nada em troca. E olha cara que eu te vi crescer, também presenciei chegar a tua maioridade, e quantas festas e muitas bagunças, e você sempre alegre e sorridente, difícil achar alguém que não simpatizasse com seu jeito amigo. Para mim você era como se fosse meu filho, de tanto que te chamava de meu menino de ouro e você foi, e sempre será, e nunca sairá da minha memória. Foi um amigo sincero para todas as horas, cara como eu queria te abraçar e relembrar fatos e fatos, escutar você dizer ai Bolla, vamos tocar o terror, pois é você foi especial, é especial e sempre será um cara fenomenal. Tento descrever quem foi Robson Sandro Bublitz, é difícil e complicado, pois tantas eram as suas qualidades que falta palavras para descrever. Xuxa onde você estiver meu amigo, saiba que eu e minha família te amamos incondicionalmente, difícil lembrar de você sem conter as lágrimas, mas eu queria que esse dia não tivesse acontecido pode ter certeza. Xuxa será eterno! Uma singela homenagem de seu amigo Bolla, de sua amiga Xelly e do seu amiguinho Kaue.

30 de Novembro de 2013 | Timbó e Região

11

CULTURA! Anderson Batata

Escravidão no Brasil Em 1823, d. Pedro I escreveu uma carta defendendo o fim da escravidão no Brasil, que só ocorreria 65 anos depois, com a Lei Áurea. “Ninguém ignora que o cancro que rói o Brasil é a escravatura, e é mister extingui-la”, escreveu. Foram publicados textos do imperador na imprensa da época, assinados sempre com pseudônimos, como o “Piolho Viajante”. Em 1850, a Lei Eusébio de Queirós aboliu o tráfico de escravos para o Brasil, mas eles continuaram a ser trazidos clandestinamente. Em 1871, a Lei do Ventre Livre prometeu libertar os filhos de mulheres escravas nascidos a partir de 28 de setembro. Na verdade, as crianças ficavam sob o poder dos senhores. Ao completar 8 anos, eles decidiam se as manteriam como escravas até os 21, ou se receberiam uma indenização do Estado pela sua libertação. Em 1885, a Lei dos Sexagenários, também conhecida como Lei Saraiva-Cotegipe, libertou os escravos com mais de 60 anos, idade que raramente alcançavam. Mesmo assim, a lei ainda determinava que os escravos deveriam trabalhar gratuitamente por mais três anos para o seu proprietário. Os principais nomes da campanha abolicionista foram Castro Alves (poeta), Tobias Barreto (intelectual), José do Patrocínio (jornalista) e Joaquim Nabuco (político). Em 1887, um ano antes da Lei Aúrea, o Brasil tinha 723.419 escravos. Quando a princesa Isabel - filha de D. Pedro II - acabou com o cativeiro, os próprios escravos já tinham se libertado por si mesmos. Eles fugiram em massa, sem esperar pela lei oficial. O Brasil foi o último país da América a abolir a escravidão. Entre a segunda metade do século XVI e 1850, ano em que acabou o comércio de escravos, mais de 3,6 milhões de africanos foram capturados e trazidos para o Brasil. Foi tanta gente que, até o século XVIII, 80% da população brasileira era negra, e trabalho era sinônimo de escravidão. A Lei Áurea foi assinada pela princesa Isabel, a Redentora (1841-1921), com sua caneta de ouro, no dia 13 de maio de 1888, depois de aprovada no Senado, com apenas um voto contra. Na Câmara, apresentado em 7 de maio de 1888, o projeto de abolição obteve 83 dos 92 votos a favor. É a lei mais concisa que o país já teve: “Art. 1º: É declarada extinta a escravidão no Brasil; 2º: Revogam-se as disposições em contrário”. No dia 13, aproximadamente 10 mil pessoas rodeavam o Paço palácio do governo no Rio de Janeiro à espera da princesa Isabel. Ela chegou perto das 3 horas da tarde, e usava um vestido de seda de cor pérola com rendas. Um ano depois do fim da escravidão, Rui Barbosa disse que “queria acabar com o nosso passado negro”, e queimou todos os documentos sobre escravidão que encontrou.


12

30 de Novembro de 2013 | Timbó e Região

ECONOMIA

MERCADO FINANCEIRO Impacto da alta da gasolina será de 2% a 2,5% nos postos, afirma Mantega O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que o reajuste do preço da gasolina anunciado na última sexta-feira deverá ter um impacto de 2% a 2,5% na bomba dos postos de combustíveis. Segundo Mantega, o governo busca a convergência dos preços dos combustíveis pela Petrobrás, mas ressaltou que esse processo deve ocorrer num horizonte de longo prazo, dado que altas substanciais em períodos curtos de tempo podem trazer impactos indesejáveis à inflação. “Buscamos a convergência dos preços internacionais (dos combustíveis). Demos mais de 30% de reajuste combustível nos últimos anos, com inflação de menos 15%”, ponderou. “Apesar de buscar convergência dos combustíveis, a inflação não pode ficar em 2º plano”, disse. Mantega também destacou que o preço mundial do barril do petróleo registrou aumentos expressivos neste ano em função de várias questões envolvendo o Oriente Médio, especialmente as relativas à Síria, Irã e Líbia. O ministro da Fazenda afirmou que “gostaria muito” que a Petrobrás tivesse lucros maiores, pois isso iria gerar dividendos ainda mais expressivos ao governo. Mantega destacou que o setor produtor de etanol passa por problemas conjunturais e que o governo avalia que é um segmento muito importante para o País e que deverá continuar expandindo nos próximos anos. “Vamos resolver esse problema no futuro próximo, com preços de gasolina mais elevados, o que vai ajudar na questão do etanol”, ponderou. Mantega ressaltou que o preço do gás precisa baixar, o que está diretamente relacionado com as revendedoras do produto, que têm margens de lucro elevadas. O ministro fez os comentários durante palestra proferida num evento com empresários em São Paulo, realizado pela Corpora Estratégia e Comunicação. (Estado S. Paulo)

Promoção de Natal

Dado Premiado Venha nos visitar e tente a sua sorte. Descubra qual o super desconto que a sorte lhe proporcionou. Turmas abertas para 2014: Auxiliar Administrativo - Secretariado Manutenção de Microcomputadores Technology Course AutoCad 2D e 3D Designer Gráfico Inglês - Válido até dia 21/12/2013 - Pague a primeira mensalidade no início do curso em 2014

Maiores informações: 3382-2504

Aumento da expectativa de vida do brasileiro reduz valor da aposentadoria

Com o aumento da expectativa de vida do brasileiro, haverá uma redução média de 1,67% no benefício do trabalhador que se aposentar a partir desta segunda-feira por tempo de contribuição. De acordo com os dados da tábua de mortalidade projetada para o ano de 2012, divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a expectativa de vida ao nascer passou de 74,1 anos, em 2011, para 74,6 anos, com acréscimo de 5 meses e 12 dias. A diminuição se deve ao fator previdenciário, mecanismo utilizado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para tentar adiar a aposentadoria dos trabalhadores mais jovens, penalizando quem se aposenta mais cedo, já que esse segurado, teoricamente, vai receber o benefício por mais tempo. O cálculo leva em conta a idade ao se aposentar, o tempo de contribuição para a Previdência Social e a expectativa de sobrevida, ou seja, quanto tempo o trabalhador deve viver a mais considerando a idade que tem agora. A nova tabela do fator previdenciário vale até 30 de novembro de 2014. Newton Conde, atuário especializado em previdência, diretor da Conde Consultoria e professor da Fipecafi-FEA USP, estima que, no período de idade em que se concedem aposentadorias, dos 40 aos 80 anos, a expectativa de vida dos segurados aumentou, em média, 144 dias entre 2011 e 2012, que corresponde à perda média de 1,67%. (UOL)

Governo de SC quer criar marca que caracterize produtos agrícolas familiares O Governo do Estado pretende criar em 2014 uma marca que caracterize e valorize os produtos agroalimentares da agricultura familiar catarinense, garantindo sua qualidade e ao mesmo tempo divulgando Santa Catarina. O projeto será desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca após a missão técnica internacional, realizada de 23 a 29 de novembro, na Itália e na Espanha, onde foram visitados propriedades e organismos controladores de indicação geográfica. Nesta quinta-feira, dia 28, penúltimo dia da viagem, a comitiva liderada pelo presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Enori Barbieri, visitou a Galícia Calidade, que certifica 50 produtos da agricultura familiar como o selo de procedência e de suas qualidades. A proposta do secretário da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, que antecipou seu retorno ao Brasil na quarta-feira, explica o presidente da Cidasc, é de apoiar o desenvolvimento de produtos regionais que recebam selo de qualidade e de procedência, como, por exemplo, o queijo serrano que seria uma marca catarinense e que somente quem reside na região poderia produzir de acordo com as características definidas. Durante a viagem foi discutido a possibilidade de cooperação técnica entre a Secretaria e as instituições da Itália e da Província da Galícia, na Espanha. Na Itália ficou definido que ainda no início de 2014 será formalizado um documento possibilitando o recebimento de produtos de origem controlada da Itália no Brasil e ao mesmo tempo promover cursos para técnicos, agricultores e industriais de valorização dos produtos regionais característicos de Santa Catarina. A Secretaria vai analisar qual o centro de treinamento da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) que poderá receber investimentos para instalação de equipamentos e cursos para fabricação de presuntos e embutidos em geral. (Economiasc)


GERAL

30 de Novembro de 2013 | Timbó e Região

Programação de Natal agita Timbó O Parque Central foi tomado pelo público, que se encantou com as apresentações e a decoração natalina. Diego Mengarda

Carolina Sperb

N

o último sábado, dia 30, aconteceu a abertura oficial do Natal Mais Encantado, no Parque Central. A noite começou com o tradicional Passeio de Lanternas e a chegada do Papai Noel. Após isso, o palco foi comandado pelo Coral Vozes do Vale, de Pomerode. No domingo, a programação continuou com a apresentação da Orquestra de Câmara de Municipal e Coral Leopoldo Kurtz da Sociedade Recreativa e Cultural Timbó. Durante todo o fim de semana, o Parque Central foi tomado pelo público, que se encantou com as apresentações e a decoração natalina. Na quarta-feira, dia 04, a Orquestra Intermezzo será responsável pela programação da noite, a partir das 20h. A programação completa está no site www.culturatimbo.com.br. O Natal Mais Encantado é uma promoção da Prefeitura de Timbó, com realização da Fundação Cultural e CDL Timbó.

Tainá Claudino

Tainá Claudino

13

GAMES E SÉRIES Gregory Lian

The Last Of Us The Last of Us é um jogo eletrónico na terceira pessoa de aventura/ acção com elementos de sobrevivência e de horror. Desenvolvido pela Naughty Dog e lançado no dia 14 de Junho de 2013 em exclusividade para a PlayStation 3. Foi anunciado oficialmente em 10 de Dezembro de 2011 durante os Spike TV Video Game Awards. O jogador controla Joel (voz de Troy Baker), a percorrer os Estados Unidos num ambiente pós-apocalíptico em 2033 e que tem como missão escoltar a jovem Ellie (voz e movimentos de Ashley Johnson) até um grupo de resistentes amigáveis, os Fireflies. O jogador tem de se defender contra criaturas do género zombies infectadas com o fungo cordyceps, bem como bandidos e canibais humanos hostis, usando armas de fogo e métodos de infiltração melhoradas com capacidades como representações visuais de som para conseguir ouvir as localizações dos inimigos. O jogador também pode fabricar armas e recursos médicos combinando itens encontrados pelo mundo. Antes do lançamento do jogo, The Last of Us recebeu aclamação universal. Actualmente detém uma pontuação de 95 no Metacritic e de 94.58% no GameRankings. Recebeu pontuações perfeitas de várias publicações. Os criticos elogiaram vários dos aspectos do jogo, incluindo a jogabilidade baseada em escolhas, acção realista, profundidade emocional e som. Várias publicações declararam o jogo como uma obra-prima, e um titulo muito significativo para a sétima geração de consolas.

Terra Nova

Tainá Claudino

Tainá Claudino

Terra Nova é uma série estadunidense de ficção científica e drama. Criada por Kelly Marcel e Craig Silverstein, a primeira exibição foi ao ar em 26 de setembro de 2011 pela FOX. No Brasil, estreou no dia 10 de outubro de 2011 na FOX Brasil e no início de 2013 foi ao ar pela Rede Globo. Em Portugal estreou na TVI, a 6 de novembro do mesmo ano. Apesar de ter recebido boas críticas, a série não chegou a alcançar níveis favoráveis de audiência e no início de 2012, a FOX revelou que a série não teria uma segunda temporada.


14

30 de Novembro de 2013 | Timbó e Região

ENTREVISTA

Conheça o pré-candidato a deputado da região

O

Partido Progressista de Indaial já havia indicado o nome do Vereador Anderson Batata para a lista de pré-candidatos a Dep. Estadual da Região do Médio Vale. Em meados de outubro, após o prazo de novas filiações, o Presidente Microrregional do PP e Prefeito de Timbó, Laércio S. Junior, anunciou seu apoio e de outros progressistas ao Vereador Anderson Batata, de Indaial. Muito se especulava em uma possível renúncia do prefeito de Timbó em março de 2014, para concorrer a Deputado Estadual. Mas após esse anúncio, tal fato não deve ocorrer, e Batata cresce em densidade eleitoral dentro de seu Partido. Jornal A Cidade – Fale-nos de sua história pessoal. Sou filho de Jorge Luiz dos Santos (Jorginho) e Marilse Gonçalves da Luz. Ingressei com 17 anos, em 1997, no curso de Direito na FURB. Em 2000, após ser aprovado em concurso público, iniciei minha carreira no Poder Judiciário Catarinense. Hoje sou chefe do Juizado Especial Cível e Criminal na Comarca de Pomerode. Sempre amei arqueologia, mas como aqui no Sul não temos essa opção de formação, em janeiro de 2005, com o objetivo de aprimorar os conhecimentos, iniciei o curso de Licenciatura em História pela UNIASSELVI e fiz Especialização (Pós-Graduação) em Patrimônio e Cultura, encerrando mais uma etapa acadêmica em 2007, com a publicação do livro “Indayal da Colonização à Emancipação” (Editora ASSELVI), que fala sobre a colonização do município de Indaial e as dificuldades dos primeiros moradores de nossa querida cidade. Nesse mesmo período lecionou na E.E.B Federico Hardt. Em 2008 e 2009 me aprofundei nos estudos do Direito e fiz Pós-Graduação em Direito Processual Civil. Hoje, com 34 anos, sou casado com uma pessoa sensacional, amiga, parceira, confidente: Geórgea Gabriela Bertoldi dos Santos. Teremos um filho ainda este ano: Heitor Bertoldi dos Santos. Sou o que sou sempre, em casa, no trabalho, nas festas, enfim, no dia a dia. Aprendi isso com os meus pais, que amo com todo o meu coração e agradeço pelo exemplo de vida que foram e são. Espero poder fazer o mesmo pelo meu filho, que deve nasceu no último dia 06 de novembro. Adoro fazer amigos e ser prestativo quando posso, pois tenho certeza que estamos nesta existência para evoluirmos e ajudar aos outros. Quando tenho algum problema para resolver a alguém, fico sempre angustiado até que tudo fique bem, mas já aprendi também que não podemos resolver tudo. A paciência é

um exercício constante. Jornal A Cidade – Como você ingressou na política? Desde criança (6 ou 7 anos) sempre participei ativamente da vida política. Na época tinha dois tios envolvidos e por eles fui influenciado a gostar e a praticar a política do bem e do social acima de tudo. São eles Silvio Gonçalves da Luz (quatro vezes vereador e duas vice-prefeito) e Serginho (três vezes vereador e duas prefeito). Sempre participava dos comícios e entregava santinhos pelas ruas depois da aula. Mas minha filiação partidária veio por influência de minha madrinha na Política e querida amiga, Ângela Amin. Em 1996 ela abonou minha filiação ao PP e desde então nunca mudei de partido. Tenho consciência que política é coisa séria. A história mostra isso. Uma das razões pelas quais o ser humano dominou o planeta foi a percepção de que a força do grupo é maior que a individual. Da convivência grupal surgiu à necessidade da administração dos bens comuns. Para o exercício de sua coordenação não se escolheu uma determinada pessoa, mas um determinado perfil – o líder ou político. Assim, no contexto que a política está inserida atualmente, o verdadeiro líder, o político sério, busca construir uma vida melhor e fazer o bem para os seus semelhantes e sua cidade, e é nisso que acredito e, mesmo que muitos não gostem tudo em nossas vidas tem relação com a política. Jornal A Cidade – Na sua visão, você tem reais chances de Vitória? Isso vai realmente depender da população do Médio Vale. Sempre falamos que precisamos ter um representante para ajudar na busca de recursos e melhorias para as cidades, e o momento de fazer isso será no ano que vem. No caso do meu partido (PP) nas eleições de 2010, tivemos nosso último deputado eleito com 24.198 votos. Vejamos os últimos eleitos em outros partidos: PMDB 35.732 votos. PSDB 34.667 votos. DEM/PSD 34.596 votos. PT 29.494 votos e PPS 24.202 votos. Claro que tudo muda de uma eleição para outra, mas a expectativa é que com 25.000 votos um candidato consiga se eleger no PP. Portanto, vou fornecer alguns números: Indaial conta com 39.796 eleitores. Ascurra, Apiúna e Rodeio juntos têm 22.634 eleitores. Timbó, Rio dos Cedros, Benedito Novo e Doutor Pedrinho têm 47.227 eleitores. Nossa microrregião totaliza 109.657 eleitores, o que daria pra eleger três deputados estaduais.

Beto/Foto Rex

Sabendo que nenhum candidato será unanimidade, os números mostram que um candidato que fizesse 20% dos votos na nossa região se elegeria com facilidade. Jornal A Cidade – Qual a força do seu partido na região? O Partido Progressista é um dos mais fortes do Vale do Itajaí. Temos o vice-prefeito de Indaial, prefeito de Timbó, prefeito de Rio dos Cedros, prefeito e vice de Doutor Pedrinho, além de 15 vereadores, ou seja, um time de peso que ajudaria em muito qualquer candidato. Jornal A Cidade – Você se preocupa com os candidatos que vêm de outras regiões? Isso é natural e sempre vai acontecer, por uma questão pessoal de cada candidato. Não me preocupo com isso, como já vimos, temos votos para todos, e respeito todos os candidatos de todos os partidos e regiões. Mas defendo uma reforma política ampla, com a introdução do sistema de voto distrital, quer dizer, podemos votar apenas nos candidatos da região. Jornal A Cidade – Você acredita em algo superior que rege o Universo? Tenho muita fé em Deus e tenho Jesus como modelo e guia. Acho que a religiosidade é fundamental para sermos pessoas de bem. Defendo a qualidade de vida em primeiro lugar, e ela deve fazer-se presente em todos os segmentos que sustentam a vida em sociedade: no social (melhor qualidade de vida para todos), na economia (equilíbrio e bom senso), na consciência ecológica (preservar a vida e a natureza), na cultura (respeito às diferenças), na política (autonomia e participação), na questão ambiental (equilíbrio de ecossistemas) e na sustentabilidade espacial (equilíbrio entre o rural e o urbano, das migrações e manejo sustentado da terra e das florestas) e na moral religiosa (amor e respeito acima de tudo). Jornal A Cidade – Qual sua participação comunitária? Tudo começa na família e continuou na escola. Viver em comunidade sempre foi algo recorrente em minha vida (praticando esporte principalmente). Acompanhar a família e amigos nos eventos e festejos sociais e esportivos é algo que gosto de fazer. Fui integrante do Interact Club e Leo Club de Indaial. Gosto muito do tiro esportivo (sou contra a caça), e

por isso me associei a todos os clubes de Caça e Tiro de Indaial que fazem festas de Rei (são 8). Hoje, quando possível, dou minhas pedaladas por aí e jogo um basquete também. No período em que estudei na UNIASSELVI, fui presidente da Associação Cultural e Desportiva (ACD), tendo revolucionado o modo de administrar a entidade. Formamos uma diretoria composta por alunos de vários cursos e cidades e desenvolvemos inúmeras atividades culturais (peças de teatro e palestras), esportivas (torneiros de xadrez, futsal, etc.) e sociais (campanhas do agasalho e alimentos – para distribuição na comunidade). Além disso, meus pais sempre praticaram esportes e me incentivaram a isso. Amante dos esportes atuei como jogador de basquete e futebol (campo e salão), sendo escolhido o melhor goleiro do Torneio de Verão de Indaial, em 1997. Parei de jogar futebol quando no Torneio de Verão de 1998 sofri um grave acidente durante uma partida

contra o time do Tanto Faz, quebrei a perna e rompi os ligamentos do joelho. Sempre por onde passo, procuro fazer amigos e nesses setores (esporte, cultura e música) as pessoas são receptivas, desde que você seja sincero em suas ações. Minha ligação nasceu pelo puro e simples prazer de estar nos lugares com as pessoas. Adoro uma festa de rei, uma partida de futebol ou mesmo uma apresentação de coral. Sem contar que minha mãe e minha esposa são professoras de Educação Física e meu pai um grande atleta do futebol, já viu filho dizer que pai joga mal? (risos). E devido a minha formação em Direito, tenho prestado assessoria jurídica para muitas entidades do município e região. Jornal A Cidade – E nas horas de folga, o que faz? Gosto de ler, escrever, assistir TV (filmes e jogos) e cozinhar, sempre na companhia de amigos e da família.


SOCIAL

30 de Novembro de 2013 | Timbó e Região

RODO COTIDIANO

15

Diego Mengarda

Mesa dos sonhos das crianças pequenas e das crianças “grandes”.

O momento que menina se transforma em uma mulher linda.

Celebrar todos por uma razão engradece a vida.

A igreja não importa o formato e sim sua importância!

A criança sempre seu olhar desconfiado sobre o que é novo pra ela...

Um jovem emocionado pela exposição da fé numa peça teatral.

Lançamento

O primeiro Home Club de Timbó. 3382-2376 47 9981-0056

47


16

GERAL

30 de Novembro de 2013 | Timbó e Região

Rua Fritz Lorenz coloca motoristas, pedestres e ciclistas em perigo

FALA CIDADÃO!!!

P

avimentações asfálticas novas fazem com que motoristas imprudentes aumentem a velocidade. E em vias sem acostamento, o perigo aumenta para pedestres e ciclistas que não têm onde se refugiar. Foi o caso do pedreiro Augusto, 46 anos, que caiu recentemente com sua bicicleta em uma das bocas de lobo na Rua Fritz Lorenz no Bairro Industrial, e consequentemente quebrou um braço, em outubro deste ano quando se dirigia ao trabalho. O pedreiro diz que as bocas de lobos (grelhas), estão com uma elevação de nível baixo, conforme (foto), onde na maioria das existentes no percurso entre a Empresa Benecke e a Metisa, podem chegar a um total de mais de 10 bocas de lobos com profundas elevações, onde muitas delas parecem com um buraco. Esta rodovia é bastante movimentada em virtude das empresas instaladas nesta área, onde que esta via liga com o município de Indaial. A rua Fritz Lorenz foi asfaltada no ano passado, as vésperas das eleições municipais, e não possui acostamento em toda a sua extensão. Os ciclistas e motoristas enfrentam um grande risco. Na semana passada um motorista proprietário de um automóvel Gol, teve que desviar para o acostamento, evitando bater em outro veiculo, onde que acabou caindo com a roda dianteira em uma das bocas de lobo, danificando o amortecedor dianteiro de seu automóvel. “Tive alguns prejuízos pequenos de ordem pessoal, que foram sanados, mas não podemos ficar de braços cruzados esperando que algum acidente mais grave possa ocorrer, com algum ciclista ou motoqueiro, que por ventura venham cair nestas armadilhas profundas que são as bocas de lobos” diz o motorista do Gol que não quis se identificar com medo de represálias. Este problema ocorre em outras estradas pela cidade. Esperamos que a Secretaria de Planejamento Trânsito e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Timbó, notifique a empreiteira responsável pelo asfaltamento desta referida rua, para que faça os devidos reparos nas bocas de lobo. Incumbe à imprensa permitir à sociedade acompanhar, com severidade de fiscal, aquilo que os Governos fazem em seu nome e, supostamente, em seu benefício.

NASCIMENTOS - HOSPITAL E MATERNIDADE OASE DATA NASC

NOME DOS PAIS

21/11/2013 21/11/2013 22/11/2013 22/11/2013 22/11/2013 25/11/2013 27/11/2013 27/11/2013

MIKAELLA FERNANDA BUSARELLO E VANDERLEI ROPELATO ROSEMERI V. DE ABREU E ALEXANDRE ALFONSO ROEDEL BRUNA PERINI F. DE LIMA E CESAR AUGUSTO FERREIRA DE LIMA THAYS SCHROEDER E GIOVANNI LAGINSKI JÉSSYCA R. SILVA DE CARVALHO E ALTEMIR DOS SANTOS XAVIER TAIS CRISTINA CARDOSO E SANDRO RODRIGO WEISS LUANA MORAUER DA SILVA CÉSAR E ADRIANO LOES LARISSA BONA E CRISTIANO ANDRÉ ROEDER

NOME DOS FILHOS ERICK EDUARDO ROPELATO EMILY DAIANE ROEDEL JOÃO AUGUSTO FERREIRA DE LIMA ANA BEATRIZ LAGINSKI BRENDA VITÓRIA DE CARVALHO XAVIER ADRIAN RODRIGO WEISS ADRYAN LUAN LORES ARTHUR ROEDER

IVONETE - Faturamento/Coordenação Hops. E Mat. OASE

ÓBITOS - FUNERÁRIA BUTZKE Faleceu no dia 20/11 com 85 anos o senhor a senhora Elly Schley. Deixa enlutados 2 filhos, 2 noras, 2 filhas, 2 genros, 5 netos, 1 bisneto, 2 irmãos, 2 irmãs, 1 cunhado, 1 cunhada. Sepultada no Cemitério do Centro em Timbó. Faleceu no dia 28/11 com 63 anos o senhor Bruno Roedel. Deixa enlutados a esposa Rovena, 2 filhos, 1 nora, 3 filhas, 3 genros, 4 netos, 4 irmãs, 4 cunhados, 1 cunhada. Sepultado no Cemitério Municipal São Roque.

SEXO

CIDADE

MASCULINO FEMININO MASCULINO FEMININO FEMININO MASCULINO MASCULINO MASCULINO

TIMBÓ BENEDITO NOVO TIMBÓ TIMBÓ TIMBÓ BENEDITO NOVO TIMBÓ TIMBÓ


GERAL Nesta edição de Parabólica, vou expor dois textos, ambos de heróis pessoais, e são ideais que levo comigo e tento aplicar a minha realidade. Um dos textos é do Alex Supertramp, que inclusive irei postar a foto dele, e há um filme que foi escrito a partir dos diários de sua viagem, Na Natureza Selvagem, é sensacional e profundo. “... Fazer uma mudança radical em seu estilo de vida e começar a fazer as coisas com coragem que você pode nunca ter pensado em fazer, ou foi muito hesitante para tentar. Assim, muitas pessoas vivem dentro de circunstâncias infelizes e ainda não vai tomar a iniciativa de mudar sua situação porque está condicionada a uma vida de segurança, conformidade, e conservação, as quais podem aparecer para dar uma paz de espírito, mas na realidade nada é mais prejudicial para o espírito aventureiro dentro de um homem que um futuro seguro. O núcleo básico de espírito de um homem vivo é a sua paixão pela aventura. A alegria da vida vem de nossos encontros com novas experiências e, portanto, não há maior alegria do que ter um horizonte sem fim alterando, para cada dia para ter um sol novo e diferente. Se você deseja obter mais da vida, você deve perder a sua inclinação para a segurança monótona e adotar um estilo de atabalhoadamente de vida que a princípio parece que você seja louco. Mas uma vez que você se acostumar com uma vida que você vai ver o seu sentido pleno e sua beleza incrível...” Alexander Supertramp “... Nada pertence a ninguém!!! A gente se apega ao passado. Se apega e fica desejando que previsivelmente o que venha a acontecer seja exatamente como acontecia. É mais fácil lidar com o que já conhecemos e isso não é nenhuma novidade. E vem alguém e diz: “Mas você não faz mais o que fazia antes”, “Você anda tão diferente, mudou tanto, sinto falta das coisas que me falava, das flores que me mandava, dos bilhetes que escrevia”. Tem vezes que agimos de maneira tão egoísta que sem querer acabamos cobrando dos outros aqueles velhos presentes de volta com pequenas colocações numa disputa onde nos mostramos mais conhecedores da pessoa que estamos experimentando do que a própria pessoa. Não permitir que a primavera realce as cores da natureza é o mesmo que fundamentar uma nuvem de carbono e acabar com as sutis diferenças entre as estações do ano. É desejar que a aquarela não ouse misturar outras marcas de tintas para colorir novas paisagens com novas influências, outras visões, outros olhares. Ao querer que o que nos cerca seja sempre igual ao que era quando conhecemos, sem querer, demonstramos nossa incapacidade de lidar com as transformações. Transformações estas que supostamente estimulamos e assim acabamos assumindo o papel do agente que agora condena seu objeto de admiração ao gelo. Congelamento. Não gostaria de amar uma estátua de cera. Nem ter apenas um livro disponível na minha biblioteca. O mesmo programa de TV todo domingo. A mesma música que fala das mesmas ilusões ou desilusões. Ainda é pior quando não somos capazes de assumir o protagonismo daquilo que queremos no mundo. Sinto saudades, sinto falta, recordo quando... Expressões que jogam o peso do saco sem fundo nas costas do outro. Por que não faço o que espero daquele que me inspirava? Por que não sou capaz de plantar e semear uma nova safra de ideias e ideais? Quando a gente se apega ao passado e não se permite entender que alguns seres sofrem mutações profundas, o tempo vai passando e entupindo a esperança, como se fosse o canal auditivo lotado de uma secreção surda. “Espero que ele (ela) volte

PLANTÃO DE VENDAS

47 3382-2376 47 9981-0056

30 de Novembro de 2013 | Timbó e Região

17

PARABÓLICA Marcos Rock

a ser como era antes”, “Tenho esperança de que me atraia como me atraiu naquele dia em que fez uma surpresa tão linda quando despertei pela manhã”. Preciso dar o direito da pessoa que admiro, que gosto, que tenho apreço de ter suas frustrações, seus sofrimentos internos, suas desilusões graves, deslumbramentos, seus vícios, suas loucuras e até suas previsibilidades irritantes. Preciso dar-lhes o direito de se expandirem, se retraírem, de se perderem, se encontrarem numa nova, numa antiga, numa boa, numa má, na vibração de Deus ou do Diabo. Moldar alguém é como escravizar a alma desse mesmo alguém que te fez feliz um dia. Eu posso ficar o dia todo chorando ou reclamando que o que acontece atualmente não me apetece mais como antes. “Ah como eu gostava de tudo aquilo e hoje não é mais o mesmo” O que não deveria é fincar estacas para que as raízes parem de crescer, pois tirar o direito alheio de forjar, mentir, vomitar, se expressar como bem quiser e até vir a melhorar para si mesmo, não necessariamente para mim, é o desejo estéril de inutilizar e cristalizar a evolução da alma e do espírito alheio. Eu posso até tecer minhas críticas a ele. Posso não gostar, posso discordar, mas devo aceitar que tem o direito de ir onde quiser como quiser, com quem quiser, a hora que for, sem que para isso precise de minha autorização. Deem liberdade aos pássaros ou contentem-se com os corações empalhados. No fim, isso é só medo. Medo de não se sentir mais tão familiar com que antes poderia chamar de seu. Nada pertence a ninguém. NADA...” Tico Santa Cruz Espero que tenham gostado e reflitam sobre o assunto.


18

ESPORTES

30 de Novembro de 2013 | Timbó e Região

SOBRE ESPORTE UMA VISÃO MAIS GLOBAL!

Luiz Angelo Schuster jacidade.esporte@gmail.com Futebol

Catarinenses em alta Com o fim do brasileiro da série B, 2 times da nossa terra confirmaram a presença em 2014 na elite do futebol brasileiro Chapecoense e o Figueirense, tendo a possibilidade de fazer história se o Criciuma permanecer na sére A, coisa que só depende de suas próprias pernas na última rodada. Caso isso ocorra será um feito histórico, levando em conta outros estados que tem seu futebol mais prestigiado, como os gaúcho com 2 times, paranaense também com 2 e até mesmo se os dois cariocas Vasco e Fluminense cairem, terão somente 2 prepresentantes, é o futebol barriga verde está em alta. Não podemos deixar de mencionar a bela atuação do Joinville(6º) e Avaí(10º) na série B, quase que implacamos 3 da B para a A. Timbó

Equipe Timbó Net/FME de Ciclismo encerra o ano no 7º Desafio Márcio May Neste domingo, dia 1º, os atletas do Timbó Net participaram do 7º Desafio Márcio May, prova que foi realizada na cidade de Rio do Sul, no tradicional percurso entre Rio do Sul, Lontras, Presidente Nereu e retornando novamente a Rio do Sul. Foi um percurso misto, sendo que iniciou e terminou em terreno plano, incluindo trechos em montanha, totalizando 84 quilômetros para Ciclismo, 60 quilômetros para o Mountain Bike e 46 quilômetros para as categorias Ciclismo e Mountain Bike Light. A equipe participou com os seguintes atletas: Léo W. Cristofolini – 7° no Speed 84KM MASTER 35-39 (anos), João Carlos Luiz – 1° no Speed 84KM MASTER 55-59 (anos), David Henkels – 33° no Speed 84KM MASTER 35-39 (anos), Fernando da Silva - 19° no Speed 84KM MASTER 30-34 (anos), Alexandre Tonolli – 3° no MTB 60KM MASTER 40-44 (anos), Luiz C. Doege – 7° no MTB 60KM MASTER 35-39 (anos), Rodrigo Zoboli - 13° no MTB 60KM MASTER 30-34 (anos) e Daiana E. Henkels Moreira - 3ª no MTB 60KM MASTER FEMININO (30 anos +). Com essa participação a equipe Timbó Net/FME de Ciclismo encerrou o ano de 2013 nas competições. Assim, agradece a todos que deram incentivo, apoio e que torceram pela equipe. A equipe Timbó Net de Ciclismo conta com o apoio da FME de Timbó, Loja SOS Bikes, Loja Giro 29, Academia Menfis, Manobra Radical, MedicalCor, Krieger Fórmulas, Maga Modas e T&K Meias. (Viviana Borchardt)

Basquete

Uniceub/BRB/Brasília, é campeão! O título da Liga Sul-Americana 2013 é do Uniceub/BRB/Brasília. Na noite desta sexta-feira, a equipe da capital federal teve um- Uniceub/BRB a atuação ofensiva incrível e conseguiu superar o Atlético Aguada, do Uruguai, na decisão do torneio, por 93 a 81, mesmo diante de muito barulho da fanática torcida local que lotou completamente as dependências do Palácio Peñarol, em Montevidéu. Este foi o segundo título da equipe do Centro-Oeste do país no torneio sul-americano. Em 2010, no Rio de Janeiro, a equipe na época comandada por José Vidal levou a melhor sobre o Flamengo, também em decisão fora de casa, e levantou seu primeiro troféu da competição continental. Estado

Blumenau, pela 40ª vez leva os Jogos Abertos Blumenau volta, após 10 anos, a ser o centro das atenções do esporte amador catarinense, além de sediar a competição em 2013, também levou no geral os Jogos Abertos de Santa Catariana 2013. Como cidade-sede, participa com maior delegação, com mais 500 atletas em todas as 27 modalidades. No fim, 312 pontos para os campeões contra 266 de Itajaí. Florianópolis foi a terceira colocada (147), Joinville terminou em quarto lugar (137) e Chapecó em quinto, com 104 pontos. Timbó esteve presente e ficou com a 13ª colocação no geral melhorando seu desepenho de 2012 que foi de 18º. Já faz algum tempo que Timbó não ultrapassa a barreira dos 10 melhores colocados. Mais o que vale é a participação.

Fez História

Sou o Luiz e não Juiz Decepção do Brasileirão

O melhor lateral do século 20, reinventou a posição e ídolo do Botafogo e da seleção brasileira Nilton Santos morreu às 15h50 na quarta-feira dia 27 de novembro, aos 88 anos. Essa é nossa homenagem. Obs: Você que gosta da coluna “Fez História” e queira mandar foto de qualquer esporte ou momento esportivo, pode enviar para o e-mail: jacidade.esporte@gmail.com.

Para mim o jogador que foi a decepção no Brasileirão 2013 é o argentino Walter Montillo, que depois de ser extremamente assediado no mercado da bola, alvo da disputa entre muitos clubes do Brasil e ser negociado do Cruzeiro para o Santos por uma baita de uma grana (recorde na história do Peixe), ele vinha com tudo para arrebentar no futebol brasileiro em 2013. Mas foi exatamente o contrário! Pra mim esse gringo foi o maior fiasco dessa temporada. Já o time, claro isso entre 10 e 10 corneteiros falam, o time que leva esse rótulo é o Fluminense, pois o time no papel é muito bom, ainda mais que foi o último campeão nacional e agora vem se arrastando juntamente com o Vasco. Isso não é decepcionante????


Senai de Timbó visita Ancionato

JAC/Divulgação

N

o último dia 30/11/2013, foram realizados, na cidade de Timbó, um desfile e a entrega de vinte e quatro pijamas, confeccionados pelas alunas do curso de Aprendizagem Industrial em Confeccionador de Moldes e Roupas do SENAI da cidade. O curso visa o desenvolvimento em modelagem, risco e corte, confecção

GERAL

de peças, além de outras áreas do conhecimento. A equipe SENAI está realizada e satisfeita com a visita ao Ancionato Elze Benz, no último sábado. Visto que boas ações são recompensadoras e aquecem a alma. Agradecem a excelente recepção dos moradores dessa instituição, com certeza cada um deles tem um lugar especial nos corações de toda equipe SENAI que participou do projeto.

12 anos de Credibilidade!

30 de Novembro de 2013 | Timbó e Região

19

ELITA DE MEDEIROS Professora de Inglês, tradutora e

revisora de textos na Wizard e Unisul

O alfaiate valente (Das Tapfere Schneiderlein) – Parte II O gigante disse: “Se você é um sujeito tão valente, venha comigo para a nossa caverna e passe a noite com a gente”. O pequeno alfaiate estava disposto, e seguiu o gigante. Quando eles entraram na caverna, outros gigantes estavam sentados perto do fogo, e cada um deles tinha uma ovelha assada na mão, e estava comendo. O pequeno alfaiate olhou em volta e pensou: “É muito mais espaçoso do que aqui do que na minha oficina”. O gigante mostrou uma cama para o alfaiate e disse que ele podia deitar e dormir nela. Mas a cama era grande demais para o pequeno alfaiate, e ele não conseguia deitar nela, então se arrastou para um canto. Quando chegou a meia-noite, o gigante pensou que o alfaiate estava em um sono profundo, ele se levantou, pegou uma grande barra de ferro, cortou a cama com um só golpe e pensou que tinha esmagado o alfaiate como se fosse um gafanhoto. Com o romper da aurora, os gigantes entraram na floresta e já tinham esquecido completamente o pequeno alfaiate, quando de repente ele estava muito alegre e corajosamente atrás deles. Os gigantes ficaram aterrorizados, e ficaram com medo de que o alfaiate os atacasse e matasse, então fugiram com muita pressa. O pequeno alfaiate continuou seu caminho, sempre seguindo seu próprio nariz pontudo. Depois de caminhar por um longo tempo, o alfaiate chegou ao pátio de um palácio real, e como ele se sentia cansado, deitou na relva e adormeceu. Enquanto ele estava lá, várias pessoas vieram inspecioná-lo, e leram em seu cinto, “Sete de um só golpe”. “Ah”, eles disseram, “o que faz um grande guerreiro aqui, em tempo de paz? Ele deve ser um poderoso senhor”. Eles correram e anunciaram ao rei, e disseram a ele que, se uma guerra estourasse, aquele seria um homem importante e útil, e que não deveriam permitir que ele partisse, de maneira nenhuma. O conselho agradou ao rei, e ele enviou um dos seus cortesãos até o alfaiate para lhe oferecer o serviço militar, quando ele acordasse. O embaixador permaneceu de pé onde o alfaiate estava deitado, esperou até que ele esticasse as pernas e abrisse os olhos e, em seguida, encaminhou a proposta. “Por esta razão eu vim para cá”, respondeu o alfaiate, “Eu estou pronto para entrar a serviço do rei”. Então ele foi recebido com honrarias e uma habitação especial foi atribuída a ele. Mas os soldados não gostaram nada da ideia, e desejaram que o alfaiate estivesse a milhares de quilômetros de distância. “Qual será o fim disto”? Perguntavam uns aos outros. “Se brigarmos com ele, e ele atacar, sete de nós cairão a cada golpe. Nenhum de nós poderá ficar contra ele”. Então eles decidiram procurar todos juntos o Rei, e pedir a dispensa, “Não estamos preparados”, eles disseram, “para ficar com um homem que pode matar sete com apenas um golpe”. O Rei estava arrependido que, por causa do alfaiate, perderia todos os seus servos fiéis, desejou que nunca tivesse posto os olhos no alfaiate, e de bom grado teria se livrado dele novamente. Mas ele não poderia se aventurar a mandá-lo embora, pois temia que o alfaiate os atacasse e se apoderasse do trono real. O que fará o Rei? Muitas vezes, o que pensamos ser proteção é, na verdade, uma ameaça. Outras, tememos o que não temos certeza de nos ameaçar... Na próxima semana descobriremos...

48 Apartamentos já entregues.

PLANTÃO DE VENDAS

47 47

3382-2376 9981-0056

Pórtico/Guarita - Vagas de Garagem - Playground - Salão de Festas Gourmet - Sala de Jogos - Academia - Estacionamento para Visitantes Área de Festas Rústica - Pista de Caminhada


20

30 de Novembro de 2013 | Timbó e Região

ENTRETENIMENTO

Alzheimer: perguntas e respostas

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que provoca a morte dos neurônios em todas as regiões do cérebro.

Q

ual a causa da doença? Não se sabe ao certo a origem do problema. Estudos apontam que algumas mudanças nas células cerebrais poderiam interferir nas funções cognitivas do paciente, mas não há nada concreto. A idade seria um dos grandes fatores de risco para desenvolver o Alzheimer, mas a predisposição genética também, o que pode justificar casos de desenvolvimento precoce. Pelo que se sabe até aqui, a doença começa quando há erros no metabolismo de proteínas, como o beta-amiloide, o que provoca acúmulo de placas tóxicas. Também pode haver alterações na proteína tau, o que destrói o esqueleto celular. Ambos os processos levam a uma morte acentuada de células nervosas no cérebro. Quais são os principais sintomas? O primeiro deles é a perda da memória recente - como os eventos vividos horas antes. É importante apontar que um esquecimento ocasional não deve ser entendido como sinal da doença. Lapsos de memória só sinalizam a doença quando interferem nas atividades diárias da pessoa. Além

CULINÁRIA Sorvete Fácil e prático de fazer Ingredientes 1 lata de leite condensado 1 lata de creme de leite 1 gelatina do sabor que você escolher Modo de preparo: Faça a gelatina normalmente e não leve a geladeira. Depois de pronta, ainda quente, coloque no liquidificador junto com o leite condensado e o creme de leite. Bata bem. Depois leve ao congelador em um refratário tampado para não formar blocos de gelo Depois de congelado, retire do congelador e bata na batedeira para ficar cremoso. Volte para o congelador. Está pronto o seu sorvete. Obs.: acrescente cobertura se quiser.

da perda da memória progressiva, o paciente também começa a ter dificuldade para raciocinar, se planejar e, com o tempo, até se comunicar e se locomover. Como é feito o diagnóstico? Não há um exame específico capaz de apontar o Alzheimer. O médico costuma diagnosticar o mal após realizar testes neurológicos e cognitivos para descartar outras doenças. O profissional também leva em conta informações sobre as mudanças de comportamento do paciente, colhidas em entrevis-

tas com ele e com sua família. Há tratamento para o Alzheimer? Sim. Existem medicamentos que ajudam a impedir o avanço rápido da doença em seus primeiros anos, mas não há cura. Após o diagnóstico e a orientação médica, o tratamento é iniciado com doses baixas, de modo a diminuir os efeitos colaterais que podem surgir. Os familiares também passam por um processo de orientação em que aprendem mais sobre o que é a doença e como lidar com o paciente.

NOVELAS SEGUNDA - Viktor diz a Hilda que Manfred odeia a família Hauser. Toni conta para Gaia que está casado com outra mulher. Franz se desentende com Manfred ao vê-lo se declarar para Amélia e o chama de traidor.

SEGUNDA - Zélia guarda comida em sua bolsa. Marlon tenta disfarçar seu incômodo com LC. Celina acredita que pode conseguir respostas com Matias sobre as noites de blecaute. Matias surpreende Celina, e os dois se beijam. William, Lili e Rafa iniciam a prova final.

SEGUNDA - Bruno conversa com Paloma sobre Ordália. Jacques pede para Pilar ajudá-lo a ser promovido no hospital, e ela fica surpresa. Thales prepara um jantar romântico para Natasha. César se surpreende com algumas atitudes de Aline.

TERÇA - Cícero avisa Gertrude que Sílvia esteve em seu bar fazendo perguntas sobre Catarina. Gaia deixa Hilda assustada ao avisá-la de que vai lutar por Toni. Franz pergunta a Manfred por que ele o odeia tanto.

TERÇA - Sandra pede para Osvaldo tentar descobrir algo sobre o trabalho de William. Rita e Selma brigam com Fátima por causa de João e José. Kléber não deixa Keila se aproximar dele. Berenice e Lili também chegam a linha final dentro do prazo.

TERÇA - Amarilys e Eron saem escondidos levando Fabrício, e Adriana avisa a Niko. Silvia não aceita o caso de Aline e indica Jonas para cuidar do pedido dela. Lutero comenta com Paloma que acredita que Glauce pode ter causado a morte de Luana. Niko procura Eron no hospital.

QUARTA - Viktor estranha o interesse de Sílvia em saber sobre o assassinato de Catarina. Ernest fica arrasado ao saber que a única solução para evitar a falência é vender parte da empresa. Manfred planeja comprar as ações da Hauser com a ajuda de um intermediário.

QUARTA - Keila pede para Vó Tita fazer um remédio para Kléber. Lili assiste à gravação do programa de Heloísa e se emociona. Marcelo discute com Thomaz, e Álvaro aproveita para manipular o amigo. Paulinha percebe o temor que Zélia tem de Tereza. Marcelo segue Lili.

QUARTA - Pérsio não conta para Rebeca por que não quer mais ficar com ela. Carlito é convidado para cantar no programa de Luciano Huck. Bruno conta para Glauce que o prontuário de Luana foi encontrado. Mariah diz a Aline que elas não podem mais se vingar de César.

QUINTA - Décio é preso. Tenpa vê o carro de Valter e diz a Sonan que foi aquele que o atropelou. Arthur se encanta por Laura. Amélia confronta Zefinha. Sílvia procura Salvador, conta que é filha de Heitor e pergunta por que ele mentiu para a polícia.

QUINTA - Thomaz critica Marcelo ao vê-lo chegar de pijama em casa com Inês. Sandra e William se surpreendem com o trabalho de Osvaldo. Hermes mostra a LC o depoimento de Lili defendendo William e pede que ele decida quem eliminar.

QUINTA - Glauce conta para Félix que Lutero está com o prontuário de Luana. Mariah pede para a sobrinha parar com os planos contra César. Maciel beija Pilar. Mariah morre após uma briga com Aline e Ninho. César ouve vozes e questiona Aline sobre uma possível discussão.

SEXTA - Sílvia sente contrações, e Viktor a leva para o hospital. Depois de interrogar Valter, o delegado chega à conclusão de que Tenpa se enganou sobre o carro. Davi pergunta a Aurora se ela gostaria de ser mãe. Nasce o filho de Sílvia, e Franz a ouve dizer que Viktor é o pai.

SEXTA - Paulinha segue Tereza até o centro de comunicações. Zélia guarda um aparelho em sua bolsa e procura um abrigo ao perceber alguém se aproximando. Zélia e Vitória planejam fuga da Comunidade. André aparece na casa de William.

SEXTA - Lutero encontra o cardiologista que pode ter cuidado de Luana. Bruno exige que Paloma conte o que sabe sobre a morte de sua ex-esposa. Aline transfere parte do dinheiro de César para sua conta. César cai na piscina, e Ninho observa o médico se afogar.

SÁBADO - Marta faz Salvador lhe prometer que contará para Sílvia a verdade sobre a morte de Catarina. Franz faz um exame de sangue e confirma que o bebê não é seu. Dr. Silveira diz a Toni e Hilda que, com a volta de Gaia, seu casamento será anulado. Manfred procura Amélia e ela o expulsa do cortiço.

SÁBADO - Flávio pede para Júlia ser menos controladora quando encontrar com Rafa e Lili na festa. Sandra discute com William. Guto prepara um GPS para o amigo levar na jornada. Marlon sai para o encontro com Angelique e discute com Paulinha. Sandra decide ligar para André.

SÁBADO - Rafael ajuda Linda a montar a árvore de natal. Valdirene não aceita ir embora com Carlito. Félix vai à casa de Niko. Eron afirma a Amarilys que eles não podem perder a guarda de Fabrício. Patrícia e Michel encontram Silvia e Guto. Félix diz que Fabrício pode ser filho de Niko e sugere que ele peça um exame de DNA.


ENTRETENIMENTO

30 de Novembro de 2013 | Timbó e Região

HENRI SCHUTZE

21

PIADA O freguês: - Garçom, tem um cabelo na minha feijoada!!! - Ah, o senhor me desculpe, mas tenho certeza que é do saco do feijão. - Tudo bem, então. Passado um tempo e o freguês: Garçom, tem outro cabelo na minha feijoada. - Fique tranqüilo, senhor, tenho certeza que é do saco do feijão de novo... - ô, garçom, car**ho! Tem um monte de cabelo na minha feijoada!!! - Tudo bem, senhor, vou trocar seu prato, mas tenho certeza que é do saco do feijão. - ótimo, melhor assim. - ô feijão! Vem aqui trocar o prato do cavalheiro!!!

HORÓSCOPO ÁRIES (21/3 a 20/4)

TOURO (21/4 a 20/5)

GÊMEOS (21/5 a 20/6)

CÂNCER (21/6 a 20/7)

LEÃO (21/7 a 22/8)

VIRGEM (23/8 a 22/9)

Nesta semana, temos a Lua Nova, que ocorre no setor astrológico relacionado ao conhecimento, às viagens e à ampliação de horizontes men-tais e culturais, favorecendo uma atitude mais expansiva, otimista e confiante, ariano. É tam-bém a semana em que o seu planeta regente, Marte, mudará o movimento, saindo do signo de Virgem e passando a atuar em Libra, indicando que a ênfase sai de saúde e trabalho e vai para os relacionamentos.

A Lua Nova ocorrerá no setor de transformações taurinas, o que indica uma fase apropriada para um processo de libertação e expansão, que está ligado ao desapego em questões emocionais e materiais. Essa lunação ativará negócios, a intimidade, uma nova atitude em relação à sexualidade e às emoções. É um período muito transformador e libertador na vida dos taurinos.

É no setor de relacionamentos, parcerias e associações que teremos a Lua Nova nesta semana, geminiano. Uma bela oportunidade para ter uma nova atitude em relação às pessoas, para renovar as relações existentes para perceber que, com cada pessoa que está em sua vida, há um aprendizado muito importante. É um momento que também enfatizará sua conexão com pessoas de outras culturas e nacionalidades, ampliando seus horizontes, geminiano.

A Lua, regente canceriano, estará na fase Nova nesta semana, estimulando novas motivações e interesses ligados ao desenvolvimento profissional e também à saúde e à qualidade de vida, com novos hábitos. É um momento interessante para pensar em novas possibilidades e oportunidades, vinculadas a conhecimento, viagens, tudo dentro de um novo contexto profissional. É, sem dúvida, uma oportunidade interessante para ampliar seus horizontes, canceriano.

É no setor astrológico relacionado ao amor que ocorre a Lua Nova desta semana para os leoninos, indicando novas atitudes em relação à vida afetiva, à expressão de seus sentimentos e de uma forma mais alegre e confiante de encarar a vida. É, também, um momento muito interessante na relação com crianças, com filhos e a expressão mais natural de sua criança interior, leonino. Também os aspectos educacionais, vocacionais, criativos e recreativos estão estimulados a partir de agora.

Novas energias, situações e motivações passam a atuar no setor familiar e doméstico dos virginianos e estão representadas astrologicamente na fase lunar nova, o que é uma bela oportunidade de você olhar mais para dentro, refletir sobre como está sua vida familiar e expandir os horizontes emocionais. É importante que se sinta mais cidadão do mundo, virginiano. E nesta semana, também, o planeta Marte sairá de seu signo, representando esses aprendizados em relação ao aperfeiçoamento pessoal e ao trabalho e à saúde, que

LIBRA (23/9 a 22/10)

ESCORPIÃO (23/10 a 21/11)

SAGITÁRIO (22/11 a 21/12)

CAPRICÓRNIO (22/12 a 20/1)

AQUÁRIO (21/1 a 19/2)

PEIXES (20/2 a 20/3)

A partir de agora, estarão favorecidas as viagens, estudos, contatos e tudo aquilo que amplie a visão de mundo dos librianos. É o que perceberá a partir da Lua Nova, que ocorre nesta semana e que caracteriza um período mais expansivo e alegre aos librianos. Nesta semana, também, no sábado, o planeta Marte, um símbolo de ação e motivação, passa a atuar em seu signo, indicando uma energia aguerrida e a conquista de novos objetivos. E, principalmente, a conquista de si mesmo, libriano.

A Lua Nova desta semana recai sobre o setor de talentos, valores e recursos escorpianos, que promove uma nova maneira de você expressar os seus potenciais e de ser reconhecido e valorizado em suas habilidades. O diferencial está no conhecimento e na capacidade de ampliar a sua perspectiva sobre as questões materiais. É uma fase que pode ativar importantes negócios, escorpiano.

Esta é uma semana muito especial aos sagitarianos, já que teremos a Lua Nova, que ocorre em seu signo, marcando o início de uma nova etapa de desenvolvimento, que representa uma maior consciência de sua identidade e de uma atitude mais otimista, esperançosa e confiante diante da vida. E é esta atitude que abre novas possibilidades e oportunidades. É hora de dar os primeiros passos numa nova direção de vida, sagitariano.

A partir de agora e até o seu aniversário, você estará num ciclo de conclusões, de colheita do que foi feito desde o ano passado. É um período mais introspectivo, de importantes insights sobre o que você veio aprendendo. É importante que busque na introspecção, na contemplação, na fé e espiritualidade e nos conhecimentos, a força necessária para compreender os ensinamentos que estão em jogo atualmente, capricorniano.

É no setor astrológico da amizade, da relação com grupos e com a sociedade e do envolvimento com empresas e instituições que ocorre, nesta semana, a Lua Nova, representando novos interesses e motivações em relação a esses assuntos. É uma fase bem mais alegre e expansiva do que o ciclo anterior, aquariano. E a sin-tonia com essa energia mais otimista e expansiva é que abrirá oportunidades para você e para as pessoas com as quais se sente cultural e mentalmente sintonizadas, aquariano.

Nesta semana, teremos uma Lua Nova muito promissora ocorrendo no setor de carreira dos piscianos e estimulando a ampliação de hori-zontes e novas oportunidades ligadas ao desenvolvimento profissional, que passam por co-nhecimentos, estudos e viagens. É um momento em que você tende a se sentir mais corajoso para novas possibilidades e é essa coragem que abre novas perspectivas de desenvolvimento, pisciano.

PLANTÃO DE VENDAS

47 47

3382-2376 9981-0056

Gazebo - Casa de Bonecas e Cabana dos Meninos - Piscinas Adulto e Infantil Quadra de Futebol Society - Quadra de Vôlei - Quiosque Cancha de Bocha Coberta - Deck Pergolado - Lagoa


22

30 de Novembro de 2013 | Timb贸 e Regi茫o

CLASSIFICADOS


CLASSIFICADOS

30 de Novembro de 2013 | Timbó e Região

23

Publicações Legais com Ordem Judicial a pedido do Escritório de Advocacia de Cícero Pompeu Conti Buzzi OAB/SC 11.353, telefone 47 3382 1106, Timbó/SC ESTADO DE SANTA CATARINA / PODER JUDICIÁRIO Comarca de Timbó / 2ª Vara Cível Avenida Getúlio Vargas, 736, fone/FAX (47) 3281-1718, Centro - CEP 89.120-000, Timbó-SC - E-mail: timbo.civel2@tjsc.jus.br Juíza Substituta: Juliana Andrade da Silva Silvy Chefe de Cartório: Aline Menestrina

SOCIEDADE ESPORTIVA RECREATIVA E CULTURAL XV DE MAIO Fundado em 15 de maio de 1959

EDITAL DE CITAÇÃO - EXECUÇÃO - COM PRAZO DE 30 DIAS Execução Por Quantia Certa Contra Devedor Solvente nº 073.11.000775-4 Exequente: Supermercado Busarello Ltda. - EPP. Executado: Assenir José Martins

Rua Augusto Maass, 1291 – Indaial – SC CGC: 84.232.586/0001-00 _____________________________________________________________________________

Citando(a)(s): Assenir José Martins, brasileiro(a), CPF 820.874.749-15, Rua Blumenau, 1520, Estados Timbó-SC.Valor do Débito: R$ 2.170,45. Data do Cálculo 07.11.2012. Por intermédio do presente, a(s) pessoa(s) acima identificada(s), atualmente em local incerto ou não sabido, fica(m) ciente(s) de que, neste Juízo de Direito, tramitam os autos do processo epigrafado, bem como CITADA(S) para, em 3 (três) dias, contados do transcurso do prazo deste edital, efetuar(em) o pagamento do principal, acessórios, honorários advocatícios e despesas processuais. Não ocorrendo o pagamento, proceder-se-á à penhora de bens do executado. O executado poderá opor-se à execução por meio de embargos, no prazo de 15 (quinze) dias, a contar do término do prazo da citação . E, para que chegue ao conhecimento de todos, partes e terceiros, foi expedido o presente edital, o qual será afixado no local de costume e publicado 1 vez(es), com intervalo de 0 dias na forma da lei. Timbó (SC), 23 de setembro de 2013.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

Publicações Legais com Ordem Judicial a pedido do Escritório de Advocacia Campestrini Chaves & Nobre Advogados Associados OAB/SC26.558, telefone (047) 3394-0314, Timbó/SC ESTADO DE SANTA CATARINA / PODER JUDICIÁRIO Comarca de Timbó / 1ª Vara Cível Avenida Getúlio Vargas, 736, fone/FAX (47) 3281-1704, Centro - CEP 89.120-000, Timbó-SC - E-mail: timbo.civel1@tjsc. jus.br Juíza de Direito: SIMONE FARIA LOCKS Chefe de Cartório: Fábia Regina Furlani

Citanda: Tatiana Michele Marques Sipriany, brasileira, casada, comerciante portadora do RG Nº3.476.760-6 e inscrita no CPF sob Nº948.531.349-72, com endereço na Rua Richardt Schubert Nº356 – Vila Germer – CEP89.120-000. Fone (47), Timbó – SC. Valor do Débito: R$ 4.977,50 + acréscimos legais. Data do Cálculo: 23/09/2011. Por intermédio do presente, a pessoa acima identificada, atualmente em local incerto ou não sabido, fica ciente de que, neste Juízo de Direito, tramitam os autos do processo epigrafado, bem como CITADA para, em 3 (três) dias, contados do transcurso do prazo deste edital, efetuar o pagamento do principal, acessórios, honorários advocatícios e despesas processuais. Não ocorrendo o pagamento, proceder-se-á à penhora de bens do executado. O executado poderá opor-se à execução por meio de embargos, no prazo de 15 (quinze) dias, a contar do término do prazo da citação. E, para que chegue ao conhecimento de todos, partes e terceiros, foi expedido o presente edital, o qual será afixado no local de costume e publicado 2 vez(es), com intervalo de 15 dias na forma da lei. Eu Rosalie Klug, o digitei. Timbó (SC), 20 de novembro de 2013.

10

10

10

3

10

10

ORDEM DO DIA a) Alteração do Estatuto Social; b) Discussão do Calendário de Eventos 2014; c) Aprovação do Regimento Interno da Sociedade;

EDITAL DE CITAÇÃO - EXECUÇÃO - COM PRAZO DE 20 DIAS Liquidação/execução de Sentença Arbitral/penal nº 073.11.000151-9 Exequente: Central Alternativa Imóveis Ltda Executado: Ademilson Sipriany e Tatiana Michele Marques Sipriany

10

O Presidente da Sociedade Esportiva Recreativa e Cultural XV de Maio, convida os associados e a comunidade em geral para a Assembleia Geral Extraordinária, que se realizará as 08:30 horas em primeira convocação e 09:00 horas para a segunda convocação do dia 08 de dezembro de 2013, na sede da Sociedade, situada na Rua Augusto Maass, 1291, bairro Arapongas nessa cidade Indaial, para tratar sobre a seguinte ordem do dia:

10

10

5

10

INDAIAL 12 de novembro de 2013. __________________________________________ Bruno Arno Engler Presidente CPF 090 963 700 82


24

30 de Novembro de 2013 | Timbó e Região

PUBLICIDADE

CORRA, GARANTA O SEU!

Incorporação:

O primeiro condomínio fechado, com área de lazer e entretenimento compleo, da região. Pórtico/Guarita - Vagas de Garagem - Playground - Gazebo - Casa de Bonecas e Cabana dos Meninos - Piscinas Adulto e Infantil - Salão de Festas Gourmet - Sala de Jogos - Academia Estacionamento para Visitantes - Pista de Caminhada - Quadra de Futebol Society - Quadra de Vôlei - Área de Festas Rústica - Quiosque - Cancha de Bocha Coberta - Deck Pergolado - Lagoa

VENHA CONHEÇER O APARTAMENTO DECORADO

CENTRAL DE VENDAS

47

3382-2376

| 47

9981-0056

Av. Getúlio Vargas, 46 - TImbó SC | www.imobiliariatimbo.com.br | vendas@imobiliariatimbo.com.br


JORNAL A CIDADE Edição 337