Page 1

Timbó, 24 de Agosto de 2013

Ano XI - Edição nº 327

R$ 2,00

Bairro dos Estados elege a sua realeza Pág. 5

Divulgação PMI

Pág. 10

PROF. EMIR ROPELATO

Escola de Timbó incentiva o talento dos alunos

Página 3

RODEIO

Secretaria de Saúde realiza Campanha Multivacinação Página 7

POLÍCIA MILITAR

Trabalho de educação ambiental gera resultados positivos em escola de Indaial

Jaraguá do Sul ganha aumento de efetivo

Página 6


2

EDITORIAL

24 de Agosto de 2013 | Timbó e Região

LEITURA DINÂMICA Luiz Angelo Schuster

(Interino)

Onde nós estamos em que um garoto mata a família, vai ao colégio e depois se suicida? Dificilmente um ficcionista se arriscaria a escrever uma trama tão inacreditável como o fim da família Pesseghini. Tudo realmente indica que o menino Marcelo Eduardo, de apenas 13 anos, matou a avó, a tia-avó, os pais, depois foi normalmente ao colégio, confessou os crimes a alguns colegas, voltou para casa e também se matou, ao lado dos corpos dos pais. Ele não tinha nenhum sintoma de doença mental. Mas era portador de fibrose cística, doença gravíssima que afeta o funcionamento dos pulmões e de outros órgãos do corpo, ocasionando a morte do paciente. Marcelo não podia brincar nem jogar bola como os outros garotos, certamente sabia que ia morrer. Em depoimento à Polícia Civil de São Paulo, a médica pneumologista Neiva Damasceno, que cuidava do adolescente, negou que a doença e os medicamentos que ele tomava provocassem alterações no seu comportamento dele. Mais de 30 pessoas já foram ouvidas no inquérito que apura as mortes. Alguns colegas de Marcelo disseram à polícia que ele planejava matar os pais. Outros, que conversaram com ele no dia dos assassinatos, dizem que ele admitiu ter atirado nos parentes. Que descansem em paz.

PT: a ficha cai Nem mesmo o mensalão abalou tanto o PT quanto sua exclusão das manifestações de rua em junho. Os discursos recentes dos principais dirigentes cobraram o retorno às origens e a reciclagem do partido para acertar o passo com o novo tempo. Foi o que se ouviu de Lula e Ruy Falcão no ato da semana passada. Nas reuniões internas, a autocrítica já não é pecado. “Um partido como o PT jamais poderia ter jogado com as regras da velha política. Mas jogou e vacilou na explicação do caixa dois, permitindo a versão do caixa três, muito mais danosa”, diz o líder no Senado, Wellington Dias, pregando empenho total pela reforma política. Mas como aprová-la sem apoio dos aliados conservadores? PT e esquerdas insistem no plebiscito, mas agora o tempo acabou. Melhor aperfeiçoar o que for possível nas regras para o pleito de 2014.

A mesmas mentiras Aliás, nenhuma novidade. A imprensa oficial distribui mentiras e manipula a informação: são as mesmas velhas táticas de sempre. A polícia e as forças armadas alegam que estariam agindo em legítima defesa: mas usam munição viva contra manifestantes e o número de mortos é sistematicamente subestimado. Mesquitas para onde estavam sendo levados os corpos de manifestantes assassinados foram queimadas, para destruir provas. Para liberar os corpos, famílias são obrigadas a aceitar documentos que atestam que a causa da morte seria suicídio, ou que a morte ocorreu em outra data. Novos horrores, velhos métodos. Não surpreende que surjam ‘notícias’ de que o exército teria encontrado depósitos de armas – que são devidamente filmados, fotografados e ‘exibidos’ em todo o mundo.

CHARGE

Suspenso o julgamento do mensalão sem concluir votação dos recursos de Valério O Supremo Tribunal Federal (STF) interrompeu a sessão de julgamento da Ação Penal 470, o processo do mensalão, sem concluir a votação dos recursos do publicitário Marcos Valério. O réu é considerado o principal articulador do esquema e foi condenado pelos crimes de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, corrupção ativa, evasão de divisas e peculato. Valério recebeu a maior pena do julgamento, 40 anos, 2 meses e 10 dias, além de multa de cerca de R$ 2,78 milhões. Até o momento, o ministro-relator da ação, Joaquim Barbosa, acolheu, parcialmente, os recursos do publicitário Marcos Valério, no julgamento, ao corrigir erros de transcrição do acórdão referentes aos dias-multa aplicados ao réu. A decisão de Barbosa não tem efeito de modificar a pena. O ministro afirmou que o erro no acórdão não constou de nenhum voto, e “a alteração se refere a mera correção”.

Recado a Joaquim Barbosa No jogo da conveniência, o placar registra empate entre os interesses do governo e os do povo, que, como boiada estourada, corre em disparada, sem rumo nem objetivo determinado. Não sei se nosso país já viveu um período tão difícil e tão confuso como o momento político-administrativo por que passa agora, com tanta roubalheira, tanta mentira e enganação. Sou favorável e até estimulo os movimentos populares de protesto, mas sem essa quebradeira e bagunça a que estamos assistindo. Se existe alguma coisa que precisa ser quebrada para consertar, isso é o governo…

O balcão de trocas políticas

EXPEDIENTE

Um sentimento de mesmice invade a alma nacional. A luta política que se trava na arena do processo sucessório muito antecipado é a teatralização de uma velha guerra que exibe perfis já conhecidos. Para se ter uma ideia, o slogan central das principais pré-candidaturas está centrado na “fazeção”: fazer mais e melhor. Tanto a presidente Dilma Rousseff quanto o governador Eduardo Campos trabalham nessa direção. O repertório de denúncias começa a ser reaberto, a lembrar, com mais de ano de antecedência, as conhecidas querelas entre o principal partido da situação, o PT, e o principal partido da oposição, o PSDB. Mensalão contra “trensalão”. Ao contrário do que seria de esperar, a sociedade parece esgotada. Não se anima com essa bateria de denúncias recíprocas. Há uma razão para tanto: a repetição cansativa de escândalos embrutece a sensibilidade.

Editor Responsável: Gicimeri T. Brancher Schroeder Edição: Gabriele Luize Schroeder Diagramação: Rafael David (47) 8482-3502 Comercial: Luiz A. Schuster (47) 9161-5042 Periodicidade: Semanal - Sábado Impressão: Jornal de Santa Catarina

Valor da ordem e a falta de liderança no país Na semana passada, assistimos mais manifestações em todo país que colocaram em evidência características de como o recente inconformismo da sociedade explode. A agressão ao patrimônio público e privado, os saques no comércio, à depredação de ônibus e metrôs, atitudes tomadas para se marcar o protesto contra o desperdício, contra a roubalheira e contra a ilegitimidade das nossas representações políticas acentuaram o sentimento de que vivemos um déficit nacional de comando, de autoridade, que denuncia a absoluta falta de liderança política em todo país. Os eventos, que começaram nacionalmente em junho, minimizaram-se em julho e ressurgem neste agosto, não produziram lideranças e nem sobrou, do entrechoque das ideias, do processamento das disputas partidárias, do rame-rame diário das casas legislativas um nome, uma voz, um projeto que pudesse dar um norte seguro a essas manifestações, criadas pelo poder de mobilização, simplificado no seu custo e ampliado na sua eficiência, pelos recursos das redes sociais.

Bicicleta com placa Você sabia que bicicleta na década de 50 tinha placa? Pois é, era tratada como meio de transporte devidamente registrada. Hoje voltou a ter o mesmo apelo, mas antes de tudo terá que superar o conflito no trânsito com os motoristas. Falta de conscientização que muitas vezes leva a morte do ciclista.

Circulação: Timbó, Indaial, Jaraguá do Sul, Pomerode, Rio dos Cedros, Benedito Novo, Dr. Pedrinho, Rodeio, Ascurra e Blumenau Sede: Rua Duque de Caxias, nº 570 - Centro - Timbó Fone: (47) 3333-3524 Cep: 89120-000 E-mail: jacidade.timbo@gmail.com

* Matérias assinadas e publicidades dos clientes, são de total responsabilidade dos mesmos, não cabendo ao jornal qualquer cobrança judicial.


TIMBÓ

24 de Agosto de 2013 | Timbó e Região

Escola Emir Ropelato incentiva o talento dos alunos A escola acredita que todos são dotados de grandes talentos, basta acreditar, ter bom desempenho e disposição para transformar os talentos em belas artes. Viviana Borchardt

A

Escola de Ensino Fundamental Professor Emir Ropelato, de Timbó, que pertence à 35ª Gerência Regional de Educação (Gered) de Timbó, realizou mais uma edição do Show de Talentos, que oportuniza ao estudante mostrar suas habilidades em determinada área. De acordo com a assistente técnica Pedagógica da Escola, Daiana Fiamoncini Klemz, foram realizadas 40 apresentações, sendo individuais, em duplas e em gru-

pos. O Show de Talentos é uma atividade pedagógica, contemplada no calendário escolar e tem o intuito de incentivar os alunos ao aprimoramento contínuo de suas habilidades e talentos, seja através do canto, da dança ou de outras artes. “Essa atividade proporcionou também uma interação entre os alunos, pois procuraram integrar-se com colegas de outras turmas, manifestando suas preferências. Aos professores foi mais uma oportunidade de conhecimento e aproximação, a partir das escolhas

feitas pelos próprios alunos”, ressalta Daiana. A assistente técnica Pedagógica enfatiza que a escola acredita que todos são dotados de grandes talentos, basta acreditar, ter bom desempenho e disposição para transformar os talentos em belas artes. “Nós queremos parabenizar nossos alunos pela disposição e empenho em participar do evento demonstrando seus expressivos talentos. Agradecemos também toda a equipe da escola, funcionários, professores e direção que não mediram esforços para que esse dia acontecesse”, diz.

3

Divulgação

Divulgação

Sessão Mirim teve tribuna com a Diretora da Escola Municipal Erwin Prade Grasiele Souza

Na sessão ordinária dos Vereadores Mirins, da última quinta-feira, dia 22 de agosto, esteve na tribuna do plenário da Câmara Municipal de Timbó, a diretora da Escola Municipal Erwin Prade, Sra. Cleide Maria Uber Borth, em atendimento ao Requerimento n.º 01/2013, de autoria da vereadora Uliana Helena Mengarda, para discorrer acerca da atual situação da Escola e dos seus 50 anos de história no Município. Além do Presidente do Legislativo, vereador Rubens Borchardt, também estavam presentes os alunos da 8ª série B, acompanhados da Professora Débora Cristofolini e da auxiliar de Direção Rosely Maier Hartmann.

Passou pela Câmara...

Divulgação

CÂMARA DE VEREADORES DE TIMBÓ - Pauta da 29º Sessão Ordinária de 20/08/2013.

Apresentação de Projetos: Projeto de Lei n.º 46/2013– Altera a Lei n.º 2.428, de 18 de agosto de 2009, que aprovou o Plano Plurianual do Município de Timbó para o quadriênio 2010/2013; Projeto de Lei n.º 47/2013– Altera a Lei n.º 2.599, de 17 de outubro de 2012, que aprovou a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, para o exercício de 2013; Projeto de Lei n.º 48/2013– Autoriza a abertura de Crédito Especial de valores em dotações orçamentárias, no Orçamento-Programa 2013, da Administração Direta;/ Projeto de Lei n.º 51/2013– Autoriza o Poder Executivo Municipal a celebrar convênio com a 35ª. Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional de Timbó e repasse financeiro para aquisição de veículo destinado ao Corpo de Bombeiros Militar de Timbó; Projeto de Lei Complementar n.º 08/2013 – Altera a Lei Complementar nº 01 de 22/10/93, que “Institui o Regime Jurídico Único para os Servidores públicos do “Município, das Autarquias e das Fundações Públicas instituídas e mantidas pelo Município, estabelece diretrizes gerais para sua implantação e dá outras providências”, dando nova redação ao inciso I do Art. 83. Indicações: n.º 310, 311 e 312/2013, de iniciativa do Vereador Douglas E. Marchetti; n.º 313 e 314/2013, de iniciativa do Vereador Rubens Borchardt; n.º 315 a 321/2013, de iniciativa do Vereador Carlos Adriano Krüger; n.º 322 a 330 e 333 a 335/2013, de iniciativa do Vereador Carlos Alberto Schroeder; n.º 331 a 332/2013, de iniciativa do Vereador John Adriano Schwartz; Ordem do Dia: Projeto de Lei n.º 44/2013–Altera a Lei n.º 2.599, de 17 de outubro de 2012, que aprovou a Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO, para o exercício de 2013; Projeto de Lei n.º 45/2013 - Autoriza a abertura de Crédito Especial de valores em dotações orçamentárias, no Orçamento-Programa 2013, da Administração Direta; Projeto de Lei n.º 49/2013–Autoriza a concessão de auxílio financeiro ao Hospital e Maternidade OASE; Requerimento n.º 54/2013 – De autoria do Vereador Rubens Borchardt; Requerimento n.º 55/2013 – De autoria dos Vereadores: John Adriano Schwartz, Reimar Raddatz e Rubens Borchardt.


4

24 de Agosto de 2013 | Timbó e Região

GERAL

Décio Lima recebe prefeito de Blumenau para tratar de obras do PAC Na reunião, foram discutidas as demandas do município em relação às obras do PAC, em especial o reservatório para resolver o problema da falta de água em Blumenau.

Divulgação

Irene Huscher

O

deputado Décio Lima (PT/ SC), recebeu na última quarta-feira (21), na Câmara dos Deputados, em Brasília, o prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, e o secretário municipal de Gestão Governamental, Paulo Costa. Na reunião, foram discutidas as demandas do município em relação às obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em especial o reservatório para resolver o problema da falta de água em Blumenau. A obra está orçada em R$ 25 milhões. “O PAC tem disponibilizado muitos recursos para os municípios investirem na melhoria da sua infraestrutura urbana, e para isso basta os gestores públicos apresentarem bons projetos”, observou Décio Lima. “Nosso gabinete em Brasília está de portas abertas para auxiliar no acesso aos programas e recursos do Governo Federal”, acrescentou. O Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) do Governo Federal,

aprovado em junho deste ano pelo Conselho das Cidades, prevê investimento de R$ 508,5 bilhões, para abastecimento de água potá-

vel, coleta e tratamento de esgoto e lixo e ações de drenagem. O Plansab é um norteador para os gestores, com diretrizes e

estratégias, metas, resultados esperados e programas de investimentos. A implementação requer a atuação integrada do Governo Fe-

deral, estados e municípios, além de todos os agentes públicos e privados. O Ministério das Cidades fará a coordenação desse trabalho.

Deputado Jean cobra melhorias em duas escolas de Jaraguá do Sul

As indicações foram aprovadas pelo plenário da Assembleia Legislativa, e foram encaminhadas para o governador. JAC/Divulgação

A

catando duas moções apresentadas pela Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, o deputado estadual Jean Kuhlmann encaminhou através de indicação pedidos para a abertura de turmas e a manutenção do ensino médio

na Escola de Ensino Municipal Alberto Bauer, e a construção de um ginásio de esportes ou de quadra poliesportiva coberta na Escola de Educação Básica Alvino Tribess. As indicações foram aprovadas pelo plenário da Assembleia Legislativa, e foram encaminhadas para o governador do Estado, para

o secretário estadual de Educação e para o secretário de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul. Jean Kuhlmann lembra que, há mais de 15 anos, a escola Alberto Bauer cedeu parte do seu espaço para que o Estado pudesse atender, na parte da noite, aos alunos do Ensino Médio. Ano pas-

sado, a secretaria estadual de Educação fechou as turmas que utilizavam o local, e não autorizou a abertura de novas. Resultado: 250 alunos foram obrigados a buscar outra unidade escolar para continuar seu aprendizado. O caso da escola Alvino Tribess é outro, mas também preocupante: trata-se da única escola da cidade que não tem ginásio ou ao menos uma quadra esportiva coberta. Por lei, a prática de esportes entre os alunos sempre deve

ser estimulada pela administração pública. “Não é apenas um direito dos estudantes, mas é um dever do Estado garantir que eles possam desenvolver a prática esportiva de modo adequado, mesmo em dias de chuva”, complementa Jean Kuhlmann. O parlamentar destaca que os pedidos da Câmara de Jaraguá estão acompanhados de dois abaixo assinados. “São centenas de assinaturas, que comprovam as necessidades encaminhadas pelos vereadores”, explica.


GERAL

24 de Agosto de 2013 | Timbó e Região

5

ARTIGO DO SENADOR

A China de Deng Todas as pessoas que vão à China ficam boquiabertas, assustadas, aturdidas com tanto progresso, tanto crescimento, tantas obras espetaculares. Há mais de quatro décadas a China é um imenso canteiro de obras, que se expressa em rodovias de oito ou mais pistas, viadutos e pontes magníficas; portos e aeroportos gigantescos; escolas, universidades, hospitais de alta qualidade. A China é um show! Um show de Deng Xiaoping! Tive o privilégio de manter longa conversa com ele, em seu gabinete, no Palácio do Povo. Na época (1988), o Produto Interno Bruto do Brasil era de 276 bilhões de dólares. E o da China, 413. Deng me disse que o PIB chinês seria multiplicado por 10, até o ano 2000. Pois bem, hoje o PIB da China é de sete trilhões 204 bilhões de dólares, contra dois trilhões 477 bilhões, do Brasil. Enquanto o nosso PIB cresceu nove vezes, o chinês aumentou 17 vezes mais. Isso quer dizer que, no período dos últimos 25 anos, a economia chinesa aumentou o dobro em relação à nossa. Hoje, ao ler o “best seller” “Sobre a China”, de Henry Kissinger, percebo que o notável Chanceler norte-americano teve, sobre Deng, a mesma impressão que tive, ao conhecê-lo. Deng demonstrou, em todas as conversas, uma firmeza sobre o que estava fazendo e uma visão clara sobre o que queria para o seu País. Foi ele quem comandou a abertura econômica que determinou o extraordinário sucesso que aquela nação vem obtendo. Foi ele quem teve a visão de fazê-la caminhar para a economia social de mercado, o novo capitalismo que concilia o investimento lucrativo com o incremento social. No Brasil, a não ser os políticos mais intelectualizados, poucos sabem sobre a trajetória política de Deng, cuja sensibilidade social foi despertada quando trabalhou na Fábrica de automóveis Renault. Operário metalúrgico da-

Luiz Henrique da Silveira

quela indústria, não só percebeu as mazelas como as vantagens do capitalismo. As condições insalubres dos empregos que tinha a França naquela época (1919/1920) levou-o à adoção do Marxismo. Foi um dos líderes da Longa Marcha, episódio histórico que o conduziu, posteriormente, à conquista do poder. Sua ascensão foi marcada por muitos episódios heroicos, como a Guerra Civil (1934/1936) e a Sino-Nipônica (1937/1945). Mas, também, sofreu perseguição odiosa, durante a chamada Revolução Cultural. Sem idiossincrasia quanto ao capital estrangeiro, pôs em prática o pensamento irônico de Mao Tse Tung: “não importa a cor do gato, desde que ele seja capaz de pegar o rato.” “Pegar o rato”, nesse caso, seria valer-se dos êxitos do capitalismo, criando uma base industrial forte na China, com a presença de organizações transnacionais de todo o mundo, inclusive as nossas Embraco e WEG, que lá estão fazendo sucesso. Na Praça da Paz Celestial, figura, na entrada da Cidade Proibida, uma enorme foto de Mao, celebrado como o grande líder da China. Não tenho dúvida de que Deng foi mais importante. É dele o retrato da China de hoje. No dia 22 de agosto de 1904, portanto há 109 anos, nascia o líder que transformou a China numa contradição vitoriosa: um regime político marxista, fechado; e uma economia social de mercado, aberta.

Bairro dos Estados elege a sua realeza A rainha eleita foi Taynara Almeida da Silva, o título de primeira princesa ficou para Maria Tamires Mauricenzzi, e a segunda princesa eleita foi Jéssica Adriana Darui. Divulgação

JAC/Divulgação

Divulgação

N

a noite de sábado, 17, a Associação de Moradores do Bairro dos Estados, de Timbó, através da Diretoria Social, realizou o concurso de escolha da realeza, nas categorias adulto e mirim, do Bairro dos Estados 2013. A rainha eleita foi Taynara Almeida da Silva, o título de primeira princesa ficou para Maria Tamires Mauricenzzi, e a segunda princesa eleita foi Jéssica Adriana Darui. Na categoria mirim, o título de rainha foi para Beatriz Enekelle Prochnow Janke, sendo a primeira princesa Yasmim Suzana kriser, e a segunda princesa Aniele Camila de Souza. A rainha Taynara e a rainha mirim Beatriz representam o Bairro dos Estados no concurso que vai

eleger rainhas e princesas, adulto e mirim, da 24ª Festa do Imigrante, edição 2014. As candidatas foram avaliadas pelos jurados em quatro quesitos: beleza, simpatia, desenvoltura na passarela e oratória. A mesa de jurados foi composta pelo maquiador e sócio proprietário do Spaço Pietro Fernandes e coordenador regional licenciado para o Miss SC, Pietro Fernandes;

Miss Timbó 2013 Shanôn Stefannie Stubbe; rainha do Bairro dos Estados 2010 e I Princesa da 21ª Festa do Imigrante, edição 2011, Jéssica Dayana Teske; sócio proprietário do Spaço Pietro Fernandes, Jardel Frare; Musa SC 2007, modelo da Agência Crazy Models de Balneário Camboriú, coreógrafa dos concursos Miss Timbó e Rainha da Festa do Imigrante,

e secretária geral do evento Miss SC, Sheila Ordina; e representante do Jornal do Médio Vale, Jéssica Floriano. E como jurada presidente de mesa, responsável pela somatória das notas, a coordenadora de atendimento da Viacredi dos postos de Timbó – Bairro dos Estados, Benedito Novo e Doutor Pedrinho, Tatiana Borchardt Jancke. A Associação de Moradores

do Bairro dos Estados agradece as lojas parceiras do evento: Relojoaria Cyma, Dikruger Calçados e Confecções, Eva Filó, Dedo de Moça, Casas Tafner, Farmanova, Bem-me-quer, Chocolates Ferana e Karla Fashion. Agradece também aos patrocinadores: D’Carlo Confecções, Plastuning Plásticos, Rogério Auto Mecânica e Artes Florais Floricultura.


6

24 de Agosto de 2013 | Timbó e Região

JARAGUÁ DO SUL

Jaraguá do Sul terá aumento do efetivo da Polícia Militar

Ricardo Portelinha

A expectativa é de que os 60 soldados que realizarão treinamento no 14º BPM estejam na cidade até setembro. JAC/Divulgação

A

segurança pública de Jaraguá do Sul recebeu na manhã da última quarta-feira (21), uma boa notícia. Em reunião entre o prefeito Dieter Janssen e chefes de Estado Maior da Polícia Militar de Santa Catarina foi anunciado que mais 1000 novos soldados aumentarão o contingente no Estado. A falta de efetivo nos municípios catarinenses é tema corrente nas reuniões com a Secretária de Estado da Segurança Pública. No mês passado, Dieter Janssen, representantes da Associação Comercial e Industrial do município e o deputado Carlos Chiodini, reuniram-se com César Grubba, secretário de estado da pasta, para cobrar o aumento do efetivo da Polícia Militar e da Polícia Civil em Jaraguá do Sul e região do Vale do Itapocu. No encontro desta quarta-feira (21), o Chefe do Estado Maior da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Amorim, o comandante da 5ª Região da Polícia

Militar, Coronel Rodrigues, o Chefe do Estado Maior da 5ª RPM, coronel Micheli e o comandante do 14º BPM, tenente-coronel José Luiz Gonçalves da Silveira, anunciaram que dos novos 1000 soldados, 60 serão enviados para Jaraguá do Sul para realizar treinamento. De acordo com coronel Amorim, “destes 60, após o término do treinamento, 40 ficarão em Jaraguá do Sul e região, reforçando assim o contingente atual”. Ele comentou ainda que além dos novos soldados, a região receberá 40 viaturas. “São equipamentos novos que auxiliarão no reforço da segurança”, salientou. A expectativa é de que os 60 soldados que realizarão treinamento no 14º BPM estejam na cidade até o mês de setembro. O prefeito Dieter Janssen comemorou a noticia, pois já vinha, desde a época em que estava como deputado estadual cobrando o aumento do efetivo na cidade e região. “É uma excelente notícia. Nossa cidade e região agradecem muito, pois

Ricardo Portelinha

é uma necessidade que há muito tempo estamos cobrando. Sabe-

mos que ainda não é o ideal, mas 40 novos soldados e novas viaturas

já vão fazer a diferença na segurança”, ressaltou Dieter.


RODEIO

24 de Agosto de 2013 | Timbó e Região

Secretaria Municipal de Saúde realiza Campanha Multivacinação

7

Durante esta campanha serão vacinadas todas as pessoas com vacinas em atraso. Não é necessário esperar a campanha para atualizar os esquemas vacinais. Karina Beatrice Frainer

A

Prefeitura de Rodeio, através da Secretaria de Saúde e Promoção Social irá realizar do dia 24 a 30 de agosto, a Campanha Multivacinação. Tem o objetivo de atualizar o esquema vacinal de acordo com o calendário básico de vacinação na caderneta de saúde das crianças menores de 5 anos de idade. Também possui o objetivo de aumentar as coberturas vacinais para atingir a meta adequada, e reduzir a incidência das doen-

ças imunopreveníveis. O dia D da campanha será neste sábado, dia 24. Devido à utilização de todas as vacinas e considerando a estrutura de sala de vacina existente no município, somente a Unidade de Saúde Avançada e o ESF Valmor Vailatti irão trabalhar no dia D, no horário das 8h às 17h. No decorrer da semana, a campanha segue nos horários das salas de vacina: Unidade de Saúde Avançada – 7h30min às 11h15min e das 13h às 16h15min horas e

ESF Valmor Vailatti – 8h às 11h45min e das 13h às 16h. Conforme orientação do Estado, para esta campanha não é necessário abrir unidades que não possuem sala de vacina. Durante esta campanha serão vacinadas todas as pessoas com vacinas em atraso. Não é necessário esperar a campanha para atualizar os esquemas vacinais. Mais informações ligue 3384-0166 na Unidade Avançada de Saúde – Centro.

IX Mostra de Trabalhos Interdisciplinares é sucesso Dentro do tema trânsito, foram abordados jogos, dança, teatro de sombras, dramatização, contação de histórias, pesquisa, teatro com marionetes, rap e poemas. Karina Beatrice Frainer

A

Prefeitura de Rodeio, através da Secretaria de Educação realizou nesta segunda-feira, dia 19 de agosto, a IX Mostra de Trabalhos Interdisciplinares, com o tema “Trânsito seguro se faz com educação”. Com uma dinâmica de apresentação totalmente inovadora, a mostra recebeu muitos visitantes. As pessoas entravam na Vila Italiana, e encontravam tapetes e almofadas para se acomodar e assistir as apresentações. Todas as escolas apresentavam seus trabalhos, contando com os olhares atentos e aplausos do público. Logo na

entrada, podia-se contemplar o projeto do estudo técnico sobre o trânsito no centro de Rodeio, solicitado pela Prefeitura de Rodeio e a Comissão Municipal de Trânsito. Dentro do tema trânsito, foram abordados jogos, dança, teatro de sombras, dramatização, contação de histórias, pesquisa, teatro com marionetes, rap e poemas. Aprender sobre as leis de trânsito nunca foi tão fácil e divertido. Os alunos ainda saborearam um lanche, e podiam adquirir livros infantis. Tanto a abertura, quanto a premiação foram realizadas no Centro Cultural “Ivanir Alberto

Scoz”. Os diretores das escolas participantes receberam um certificado de participação, e os alunos expositores e professores orienta-

dores, uma sacola do município e uma garrafa para tomar água, com a logo da mostra e a frase “Eu participei”. “Queremos agradecer a presença de todos na Mostra. Parabenizar os alunos, professores e diretores que se dedicaram neste

trabalho. Estamos contentes com o resultado, que foi muito positivo. Agradeço em especial à equipe realizadora que buscou garantir qualidade, organização e conforto aos alunos e visitantes. Parabéns!”, disse o Secretário de Educação Denilson Fruet. Karina Beatrice Frainer


8

24 de Agosto de 2013 | Timbó e Região

INDAIAL

Indaial discute preservação de ribeirão e instalação de nova ETA O prefeito de Indaial, Sergio Almir dos Santos, parabenizou a iniciativa do Rotary Club Indaial e colocou o município à disposição para discutir o assunto e propor alternativas. Morgana Linhares

U

ma reunião organizada pelo Rotary Club Indaial na quinta-feira, 15 de agosto, na Sociedade Encano Central, debateu a proposta de implantação de projetos de preservação do Ribeirão Encano e de construção de uma Estação de Captação e Tratamento de Água na localidade. O encontro contou com a presença do prefeito de Indaial, Sergio Almir dos Santos, representantes do legislativo, representantes do Rotary Club de Indaial, da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) e da comunidade. Segundo o membro da Comissão de Projetos do Rotary Club Indaial é importante promover programas de preservação do Ribeirão Encano para que ele possa ser utilizado, no futuro, para a captação de água. A ideia inicial é remunerar os produtores da região que contribuírem para a preservação do manancial. O representante da Casan, Wilson Brassiani, informou que

estudos preliminares apontaram a capacidade de produção de 664 litros de água por segundo no Ribeirão Encano. Ele lembrou que essa alternativa é importante ser pensada porque as estimativas apontam que em 2035 o município terá cerca de 80 mil habitantes e com isso será necessário tratar cerca de 307 litros de água por segundo. De acordo com os estudos preliminares realizados pela Casan a captação de água no Ribeirão Encano pode proporcionar uma melhor qualidade da água bruta, redução dos custos de energia elétrica, extinção dos potenciais de risco de contaminação do rio Itajaí-açú, menor custo do tratamento de água, entre outros benefícios. O prefeito de Indaial, Sergio Almir dos Santos, parabenizou a iniciativa do Rotary Club Indaial e colocou o município à disposição para discutir o assunto e propor alternativas. “É importante quando a comunidade se organiza para propor uma ideia. A Prefeitura sempre será parceira de alternativas que podem trazer benefícios para a co-

PMI

munidade”, ressaltou Serginho. O representante da comunidade do Encano Alto, Adalberto Lorenz, agradeceu por terem acei-

tado algumas propostas realizadas anteriormente como a de valorizar os produtores que protegem o ribeirão. Ele ainda acrescentou que

é importante pensar em programas de pagamento para quem promove a preservação da água, agricultura agroecológica e turismo rural.

Indaial apresenta alto Índice de Desenvolvimento Humano O Município de Indaial apresenta alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).Os dados foram divulgados pela Organização das Nações Unidas(ONU) e mostram que a cidade recebeu o índice de 0,777 no estudo realizado em 2010. O índice é superior à pesquisa realizada em 2000, que apresentava o índice de 0,678 que significa médio desenvolvimento. Segundo dados do estudo, realizado desde 1991, até agora o município

cresceu 44,69% em duas décadas o que representa um índice superior ao crescimento estadual, que foi de 42,54%. A pesquisa também demonstrou que Indaial está entre as 157 melhores cidades do país para se viver, entre 5.565 municípios. O estudo ainda ressalta que o principal fator de crescimento foi a educação que subiu em 0,176 de acordo com o índice, ou seja, de 30,10% de jovens entre 18 e 20 anos com ensino médio completo o município passou para 50,14%. Outro dado que chama a atenção

na área da educação é que hoje 91,62% das crianças de cinco e seis anos de idade estão frequentando a escola. A pesquisa também demonstrou que a cidade melhorou muito no que se refere à longevidade e à renda. A expectativa de vida dos indaialenses é de 77,39 anos e a renda por pessoa passou de R$ 675,42 para R$ 945,33. No total foram avaliados 180 indicadores socioeconômicos como população, educação, habitação, saúde, trabalho, renda e vul-

PMI

nerabilidade. O IDH é uma medida resumida do progresso a longo prazo em três dimensões básicas: renda, educação e saúde. O índice foi criado para oferecer um contraponto de outro indicador muito utilizado, que é o do Produto Inter-

no Bruto (PIB) per capita. Essa abordagem de desenvolvimento humano procura olhar diretamente para as pessoas, suas oportunidades e capacidades, ou seja, demonstra a qualidade de vida de uma população.


GERAL

24 de Agosto de 2013 | Timbó e Região

O seu ambiente dos sonhos é possível

ARQUITETURA & REQUINTE

O que faz do seu lar um local confortável e aconchegante, prático e funcional, diferenciado e exclusivo? A resposta está nas decisões que envolvem, por exemplo, o uso correto de cada ambiente, a escolha correta do mobiliário e equipamentos, o controle da iluminação natural e artificial, o respeito para dimensões mínimas de funcionalidade e fluxo, a harmonia na escolha de cores e texturas e muita criatividade e personalidade. A junção destes itens resultará em ambientes com uma arquitetura de interiores de sucesso. Sendo que esta arquitetura vai muito além do simples “decorar”. Uma boa arquitetura de interiores preza por soluções inteligentes, criativas, técnicas e dentro do orçamento disponível. Todo e qualquer espaço tem potencial para receber este tratamento, e ter a tão esperada estética impecável. Basta saber identificar a vocação deste recinto, aliar a necessidade real de uso e colocar em prática a inventividade na busca de soluções inovadoras. Uma dica infalível é tratar os pequenos detalhes como os grandes responsáveis pelo êxito da qualidade do ambiente em questão. Nada deve ser colocado ou instalado ao acaso. Toda textura, cor e plástica dos objetos envolvidos irão interferir no resultado final. Nem sempre o mais caro é a melhor opção, nem sempre a última tendência ou lançamento é a que melhor se incorpora, nem sempre o tradicional é a segurança em

Anna Clara Campestrini Arquiteta e Urbanista especialista em Interiores - CAU 97120-0

não cometer erros na harmonização do seu espaço. Procure incorporar flexibilidade ao seu ambiente. Ele pode atender mais de uma função ou necessidade de uso. Vincular mais de uma ação do dia a dia e da vida social pode ser a solução ideal para casas compactas, e para que ela agregue todas as características desejadas. Em geral, ambientes integrados conferem o ajustamento ideal da área disponível com a demanda de uso e função. Outro detalhe fundamental é criar um ambiente que imprima a sua personalidade, ou seja, que tenha a sua “cara”. Observar soluções utilizadas em revistas especializadas, lojas ou até mesmo em locais que passamos é sempre importante. Entretanto, é imprescindível avaliar se tal solução é a melhor escolha para a sua casa. Utilize-as como inspiração, e procure colocar seu toque pessoal. Ele fará toda a diferença e tornará seu espaço único.

Vereador Batata participa de Amostra de Trabalhos de Escola JAC/Divulgação

N

o último dia 18 de Julho, realizou-se na Escola Básica Municipal Tancredo de Almeida Neves a Amostra de Trabalhos dos alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental referente ao ano letivo de 2013. Neste dia, professores e alunos socializaram os trabalhos realizados no decorrer do 1º semestre. O evento contou com a participação e presença de pais, alunos, professores, autoridades como o Vereador Anderson Batata, membros da Secretaria da Educação, funcionários da escola e membros de diferentes segmentos da sociedade indaialense. Um dos trabalhos apresentados foi o

Projeto: Cuidado com a Cuca, que a Cuca te pega, te pega daqui, te pega de lá! Da turma do 2º Ano 03, da Professora Simone J. Moritz. O objetivo do projeto é estimular a leitura, procurando utilizar o livro como um precioso instrumento para o aluno, perceber seu potencial quanto o imaginário, a originalidade e os aspectos físicos, e se sentir atraído pelo detalhe de narrativa ou ilustração que o encante na sua própria descoberta. Construímos uma réplica da gruta da Cuca, onde chamou a atenção de todos, dando destaque a nossa Cuca, que foi nada menos que o simpático aluno Eduardo da Silva, que representou muito bem a turma, na apresentação dos trabalhos.

9

Divulgação


10

INDAIAL

24 de Agosto de 2013 | Timbó e Região

Trabalho de educação ambiental gera resultados positivos em Indaial

Foram desenvolvidas palestras com os alunos do 1º e 2º ano sobre os cuidados com a água, com o lixo, reciclagem, mata ciliar e enchente. Morgana Linhares

A

conscientização ambiental já faz parte dos estudantes da Escola Básica Mulde Baixa. Isso porque a instituição desenvolve um projeto de Educação Ambiental em parceria com as Secretarias de Educação e Saneamento e Meio Ambiente. Segundo a coordenadora de educação ambiental,

PMI

a ideia do projeto surgiu a partir da leitura de uma estória sobre o rio. A partir disso foram desenvolvidas palestras com os alunos do primeiro e segundo ano sobre os cuidados com a água, com o lixo, reciclagem, mata ciliar e enchente. Também foi realizada a limpeza de parte da margem do ribeirão. A partir das orientações repassadas pela coordenadora de educação ambiental os alunos iniciaram um projeto com o tema “Água nossa de cada dia. Fonte de vida ou morte” para lembrar o Ano Internacional de Cooperação pela Água. “Percebemos uma mudança nas atitudes desses estudantes a partir das orientações repassadas e da coleta de lixo realizada ao redor do Ribeirão da Mulde. O resultado é muito bom, porque assim eles levam o que aprenderam para casa”, comentou a coordenadora de educação ambiental. Mais informações podem ser obtidas no telefone: 3317-8846 ou 3317-4140.

www.cetelbras.com.br

CAPS de Indaial apresenta trabalhos em Congresso Mundial da Saúde Mental

T

Objetivo:

Capacitar o aluno a desenvolver artes visuais como jornais, revistas, livros, panfletos, anúncios, logotipos e outdoors, adequando-o às necessidades do cliente. Publico Alvo: Estudantes, Designers, Arte-finalistas, Publicidade e profissionais interessados em Designers Gráficos, Diretores Artísticos ou qualquer outra pessoa que queira trabalhar profissionalmente com edição e/ou elaboração de imagens. Carga Horária: 84 Horas (70 Horas/aula + 14 Horas Extra-classe) Aproximadamente 09 meses Conteúdo Proposto: Teorias das Cores CorelDraw Adobe Photoshop Adobe InDesing Gimp Adobe Ilustrator Fechamento de Arquivos Adobe Acrobat

Início: 18/09/2013 Quarta-feira: 19:00h às 21:30h Apresente este anúncio na Cetelbras e ganhe um super desconto Rua General Osório, 311 - Sala 06 - Edifícios Diplomata Centro - Timbó - Fone: 3382-3644 / 3382-2504

rês servidoras do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS I) de Indaial vão representar o município no Congresso Mundial de Saúde Mental que será realizado em Buenos Aires (Argentina), de 25 a 28 de agosto. Durante o encontro serão apresentados três trabalhos. O trabalho “Cuidado aos Familiares: Uma responsabilidade compartilhada” é um relato da experiência de um grupo realizado mensalmente no CAPS com o objetivo de orientar os familiares sobre as necessidades de saúde dos integrantes. O trabalho “Estímulo das potencialidades femininas: além das limitações e estigma” é um grupo de mulheres que se reúne com a intenção de promover a inclusão social, a busca de estímulo e participação para expressar as emoções e sentimentos a fim de resgatar a autoestima, a autonomia e independência afetiva. Já o trabalho “Grupo de Dança Terapêutica: Flor de Lótus” é uma estratégia terapêutica voltada ao cuidado dos profissionais da saúde pública. Tem como objetivo trabalhar o relaxamento, o entrosamento grupal, a atenção e expressão de sentimentos dos servidores inseridos nas Estratégias de Saúde da Família de Indaial. Mais informações no telefone: 3333-4431.


INDAIAL

24 de Agosto de 2013 | Timbó e Região

11

CULTURA!

Dinheiro Alemanha Uma pesquisa feita na Europa e divulgada no início de outubro de 2001 apontou que os alemães que guardavam dinheiro em casa preferiam mantê-lo dentro do congelador. Já os franceses e os holandeses escolhiam um local mais tradicional: o cofre fechado com chaves. Um homem pediu uma xícara café e deu uma gorjeta de 25 mil marcos — 11 mil dólares, na época — ao garçom. Foram 250 notas de 100 marcos. Pensando que o dinheiro fosse roubado, o garçom chamou a polícia. Depois da investigação, descobriram que o dinheiro era da conta do próprio homem. Um tribunal decretou que ele sofre de alguma confusão mental e apreendeu o dinheiro. Aos 56 anos, o alemão Christian Anders alugou sua mulher Jenna por um ano ao milionário Michael Leicher. O negócio foi fechado pelo equivalente a 650 mil reais, e celebrado com um brinde de champanhe entre os dois. A ideia surgiu depois que Leicher, com 34 anos, passou a assediar Jenna, 30 anos mais nova que o marido. O dinheiro seria usado para pagar suas dívidas. Inglaterra Em outubro de 2005, Ruby Dickens, de 79 anos, começou a distribuir notas de 5 libras (cerca de 20 reais) pelas ruas de Liverpool. A vovó inglesa disse que tinha recebido um dinheiro do qual não precisava e estava simplesmente “distribuindo alegria”. O inglês vendedor de móveis Michael Antonucci ganhou 2,8 milhões de libras (cerca de 11 milhões de reais) na loteria em 1995. Só que, em 2007, ele já havia perdido tudo, e teve que pedir seu antigo emprego de volta. O ex-milionário disse: “Você não quer morrer como um homem rico, quer? Você precisa gastar algum dinheiro e aproveitar”. Entre os maiores gastos de Antonucci estão um casamento com uma modelo de 22 anos que durou 3 meses, e o lançamento de uma banda pop, que fracassou.

Anderson Batata

bruta estimada em quase 900 mil dólares, além de investimentos em um imóvel e vários carros. Como ele fez fortuna? Por telefone. Ele afirmava que tinha conseguido negociar 8 milhões de dólares em ações na bolsa de valores. Ele realizava as propostas telefonando a cobrar para seu pai de um telefone público — mais de 10 vezes por dia quando o mercado estava mais agitado. Então seu pai realizava as transações pela Internet. Nova Zelândia O site da “BBC” publicou em 7 de março de 2005 que a neozelandesa Julz Thomson, que estava grávida, leiloou sua barriga como espaço publicitário. Um empresário de Auckland cuja companhia tem como slogan “The mailman always delivers” (“O carteiro sempre entrega”) comprou o direito de uso por 470 reais. A quantia garantiu que Julz usasse uma camiseta com o mote da companhia até que seu bebê nascesse. Rússia Cerca de 400 funcionários de hospital da cidade de Nizhni Novgorod, na Rússia, receberam estrume com pagamento. Na Rússia, o pagamento com mercadorias não é exatamente novidade, mas antes esses funcionários recebiam carne e manteiga. Em 1994, trabalhadores foram pagos com absorventes íntimos.

Estados Unidos

Tibete

A notícia saiu no jornal “Seattle Times”: o americano Sylvester Neal passou 40 anos guardando moedas no porão de sua casa, escondido da mulher. Em outubro de 2001, levou tudo para ser contado. Ele tinha cem mil moedas de um centavo, num total de mil dólares. Em Nova York, o preso Michael Mathie tinha em 1999 uma renda

A agência de seguros britânica High/Wild criou um seguro de 1,5 milhão de dólares contra ataques do abominável homem das neves. O dono da empresa surgiu com a ideia porque diz ter visto, em 1978, pegadas do bicho na montanha Himal Chuli, a 6.333 metros de altitude.

Prefeito Serginho assina ordem de serviço para revisão do Plano Diretor PMI

Morgana Linhares

O

prefeito de Indaial, Sergio Almir dos Santos, acompanhado do representante da empresa Iguatemi, Mário L. Zimmermann, e da diretora de Planejamento, Patrícia Nickhorn e Silva, assinou na última terça-feira, 20 de agosto, a ordem de serviço para iniciar a revisão do Plano Diretor. Os trabalhos devem iniciar em breve e tem cerca de oito meses para serem concluídos. O Plano Diretor é um instrumento que avalia a realidade do município e apresenta propostas para o desenvolvimento econômico e espacial da cidade. O trabalho de revisão do Plano Diretor será

desenvolvido em quatro etapas que iniciam com a elaboração de uma proposta metodológica que definirá as demais ações a serem realizadas. É importante que a comunidade participe desse processo e

acompanhe as reuniões comunitárias e audiências públicas que serão agendadas no decorrer dos próximos oito meses, pois as mudanças não afetarão apenas as ações do executivo e sim toda a

comunidade que vive e trabalha em Indaial. O Plano Diretor de Indaial foi implanto em 1996 e suas leis complementares foram criadas entre 1998 e 2000. Com o Estatuto

da Cidade, criado em 2001, Indaial fez sua primeira revisão da lei principal entre os anos de 2006 e 2007, através de uma parceria com o Núcleo de Estudos Urbanos e Regionais (Neur) da Universidade Regional de Blumenau (FURB), porém as leis complementares não foram revisadas. A intenção do Município de Indaial neste momento é revisar o Plano Diretor e suas leis complementares, como zoneamento, uso e ocupação do solo, código de obra, entre outras, a fim de verificar as modificações que precisam ser realizadas na legislação atual. Mais informações no telefone: 33178821.


12

24 de Agosto de 2013 | Timb贸 e Regi茫o

SOCIAL

Rua General Os贸rio, 311 - Sala 01 - Ed. Diplomata - Centro - Timb贸


GERAL As folhas das serpentes – Última parte Em seguida, levou os três pedaços da cobra, colocou-os juntos, como deveriam estar, e colocou uma das folhas sobre cada ferida. Imediatamente, as partes da cobra cortada se juntaram, e minutos depois a cobra se movia, viva novamente, e ambas foram embora juntos. As folhas foram deixadas no chão, e um desejo veio à mente do homem infeliz, que estava observando tudo, para saber se o maravilhoso poder das folhas que tinham trazido a cobra novamente à vida, não poderia fazer o mesmo a um ser humano. Então ele pegou as folhas e pôs uma delas na boca de sua esposa morta, e as outras duas em seus olhos. De repente, parecia que o sangue tinha se agitado em suas veias e subido em seu rosto pálido para colorir sua pele novamente. Então, ela respirou fundo, abriu os olhos e disse: “Ah, meu Deus, onde estou”? “Tu estás comigo, querida esposa”, ele respondeu, e contou a ela como tudo tinha acontecido, e como ele a tinha trazido de volta à vida. Então ele deu-lhe um pouco de vinho e pão, e quando ela tinha recuperado suas forças, ele levantou-se e foi até a porta, bateu, e chamou tão alto que as sentinelas, ouvindo, foram contar ao rei. O rei desceu ao jazigo e abriu a porta, e lá ele os encontrou bem, e se alegraram, pois toda a tristeza da morte havia acabado. O jovem rei, no entanto, levou as três folhas que a cobra havia deixado com ele, deu-as a um servo e disse: “Guarde-as para mim com cuidado, e tenha sempre estas folhas contigo. Quem sabe o tipo de problema que ainda pode ser resolvido com elas”! Mas uma mudança tinha ocorrido com a esposa: depois que ela retornou à vida, era como se todo o amor por seu marido houvesse saído de seu coração. Depois de algum tempo, quando ele quis fazer uma viagem por mar para visitar seu velho pai, e eles tinham ido a bordo de um navio, ela esqueceu o grande amor e fidelidade que ele tinha mostrado a ela, e que tinha sido o meio de salvá-la da morte, e parecia interessada no capitão. Quando o jovem rei estava dormindo, ela chamou o capitão, prenderam o dorminhoco pela cabeça, o capitão pegou seus pés e o jogaram para dentro do mar. Depois que este ato vergonhoso foi feito, ela disse: “Agora vamos voltar para casa e dizer que ele morreu no caminho. Vou exaltar e louvar você para meu pai, e ele fará

24 de Agosto de 2013 | Timbó e Região

13

ELITA DE MEDEIROS Professora de Inglês, tradutora e

revisora de textos na Wizard e Unisul

com que nos casemos, e será o herdeiro de sua coroa”. Mas o fiel servo que tinha visto tudo o que eles fizeram, sem ser visto por eles, soltou um bote do navio, entrou, partiu atrás de seu mestre e deixou os traidores continuarem seu caminho. Ele pescou o corpo morto, e com a ajuda de três folhas que a cobra havia deixado, que ele carregava sempre, colocou sobre os olhos e boca, e felizmente trouxe o jovem rei de volta à vida. Eles remaram com todas as forças, dia e noite, e o pequeno barco navegou tão rapidamente que eles chegaram ao velho rei antes dos outros. O rei ficou surpreso quando os viu sozinhos, e perguntou o que havia acontecido com eles. Quando soube da maldade de sua filha ele disse, “Eu não posso acreditar que ela se comportou tão mal, mas a verdade vai em breve vir à luz”, e mandou os dois para uma câmara secreta, onde deveriam ficar escondidos de todos. Pouco depois o grande navio chegou, e a mulher apareceu diante de seu pai com um semblante conturbado. O rei perguntou: “Por que você voltou sozinha? Onde está seu marido”? “Ah, querido pai”, ela respondeu, “Eu vim para casa novamente em grande tristeza! Durante a viagem, meu marido ficou subitamente doente e morreu, e se o bom capitão não tivesse me dado a sua ajuda, não sei o que seria de mim. Ele esteve presente em sua morte, e pode confirmar a todos”. O Rei disse: “Eu vou fazer o morto viver novamente”, e abriu a câmara, e ordenou aos dois que saíssem. Quando a mulher viu o marido, ficou atordoada, caiu de joelhos e implorou por misericórdia. O rei disse: “Não há misericórdia. Ele estava pronto para morrer contigo e te restaurou a vida novamente, mas você o assassinou enquanto ele dormia, receberá a recompensa que merece”. Então ela foi colocada com seu cúmplice em um navio que havia sido perfurado com buracos, e foi envido para o mar, onde logo afundou entre as ondas.

Timbó realiza Fast Triathlon neste sábado “Pretendemos em 2014 incluir esta modalidade nas Olimpíadas entre empresas de Timbó, bem como em outros eventos do nosso município.” Destaca o Professor Wagner. JAC/Divulgação

T

riathlon é em geral aplicado a uma combinação de provas de: natação, ciclismo e corrida, nessa ordem e sem interrupção entre as modalidades. A primeira grande competição de Triathlon, entretanto, foi o Ironman Triathlon, organizado em 1978 no Havaí. Naquela ocasião, a competição foi organizada com o intuito de esclarecer qual dos atletas (nadador, ciclista ou corredor) era o melhor condicionado fisicamente, o que possuía a maior resistência. A prova de Ironman é composta de: 3.8 km de natação, 180 km de bicicleta e 42 km de corrida. Daquela época para os dias

de hoje várias adaptações tem surgido para esta dura combinação de provas. Um grupo de atletas timboenses dá os primeiros passos para fomentar esta modalidade no calendário esportivo de Timbó. No próximo dia 24 de setembro será realizado um “simulado” da categoria “Fast Triathlon”, compreendendo 850 metros de natação na piscina da Academia Aqua Fitneess, na Rua Benjamin Constant Nº 1258, percurso de bicicleta com 25 km (Aqua Fitness - Santo Antonio em Rio dos Cedro - Aqua Fitness) e 4 quilômetros de corrida (Aqua Fitness - Unimed Aqua Fitness). Segundo o Professor de Educação física, Wagner Ricardo

Marschner, o trajeto é de dificuldade moderada para os padrões de Fast Triathlon amador, todo percurso de estrada (bicicleta e corrida) é asfaltado, plano, sem aclives ou declives e a parte aquática será feito em piscina aquecida, totalizando uma média do tempo de prova em 1 hora e 20 minutos. “Pretendemos em 2014 incluir esta modalidade nas Olimpíadas entre empresas de Timbó, bem como em outros eventos do nosso município.” Conclui o Professor Wagner. “Vale ressaltar que não se trata de uma competição oficial, vamos apenas fazer um ‘simulado’ com caráter de treino coletivo e testaremos nossos próprios limites da prova, queremos com isso

Divulgação

formar um grupo de praticantes do Triathlon, para futuramente participar de eventos oficiais.” Comenta William Leonardi, um dos organizadores desta iniciativa. O inicio da prova vai acontecer às 10 horas do dia 24 de agos-

to e interessados em participar devem entrar em contato com a Aqua Fitness pelo telefone 3394-3359, pelo e-mail: aquafitness@tpa.com. br ou pessoalmente no endereço: Rua Benjamin Constant, nº 1258, Bairro Imigrantes, em Timbó.


14

24 de Agosto de 2013 | Timbó e Região

NOTÍCIAS DA SEMANA

NOTÍCIAS DA SEMANA

BR-101 está atrasada há duas décadas, destaca Exame

A edição de agosto da revista Exame destacou a BR101 de Santa Catarina como uma das obras viárias mais problemáticas no País. Segundo a matéria, a construção das faixas duplas iniciou há duas décadas, mas, até hoje, parte da rodovia ainda segue em pista simples. O trecho Sul é o que apresenta a maioria dos problemas, de acordo com a publicação. Os primeiros contratos para a duplicação desse trecho foram assinados em 2004, e deveriam ter sido concluídos em 2010, mas, segundo estudo técnico realizado pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), o trabalho deve seguir até 2017. Isso representa, pelo menos, sete anos de atraso. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) tinha um plano para um dos principais gargalos: a passagem pelo Morro dos Cavalos, entre Palhoça e Garopaba, que sairia por R$ 12 milhões. A proposta era que a estrada passasse ao lado de uma aldeia indígena. Contudo, a Fundação Nacional do Índio (Funai) não concordou. Para a Funai, o ideal é que sejam construídos dois túneis sob o morro, com custo de R$ 430 milhões. O edital para os túneis deve sair ainda em 2013.

Gregory Lian

Fifa quer voos diretos entre as cidade sede para evitar aeroportos lotados

Lula pode ser candidato a presidente, dizem jornais dos EUA e do Chile A convicção da Fifa e do Comitê Organizador Local (COL) é a de que para a Copa de 2014 dar certo será preciso melhorar muito o serviço aéreo no Brasil. Este assuntou foi debatido ontem na reunião entre as duas entidades, na área vip do Maracanã. O objetivo principal será melhorar a ligação entre as sedes, já que não existem voos diretos entre muitas das 12 cidades que receberão as partidas. A intenção é evitar conexões e, assim, aliviar os aeroportos. O que já parece encaminhado é o sucesso de público. O país está batendo todos os recordes de procura por ingressos. Nas primeiras 24 horas, foram dois milhões e 300 mil pedidos. Em 2006, no Mundial da Alemanha, nas 16 horas iniciais, o número ficou em 500 mil. Em 2010, na África do Sul, foram necessários 10 dias para atingir a marca brasileira. Por enquanto, 84,8% das requisições por tíquetes são de brasileiros, e a maioria (65%) busca os bilhetes da Categoria 4, os mais baratos e apenas para a torcida local. Depois do fracasso dos centros de distribuição na Copa das Confederações, metade dos torcedores optou por receber os bilhetes em casa. Também ficou claro na reunião o péssimo ambiente entre o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, que fez críticas pela falta de preocupação da Fifa com o legado após 2014. Valcke, ao ser questionado sobre o assunto, foi duro: — Acho que ele ainda não entendeu como funciona um Mundial. Ele queria que jogassem na praia? Precisamos de estádios. O mundial de futebol de areia vai ser no Taiti. Animado, o presidente da CBF, José Maria Marin, sentou ao lado de Valcke e disse que o Mané Garrincha virou o “elefante dourado”. Uma ironia à preocupação de que o estádio de Brasília vire um elefante branco, sem utilidade após a Copa. Agora, com tantas partidas, Marin está até preocupado com o gramado. Ronaldo Nazário, membro do comitê executivo do COL, fez o anúncio da data de abertura de inscrições para os voluntários que desejam trabalhar no ano que vem. No dia 9 de setembro, em Cuiabá-MT, a Fifa divulgará os detalhes. É possível adiantar que a prioridade será para quem falar inglês. Esta foi a única vez que Ronaldo falou. Como o ex-craque tem participado pouco das decisões mais importantes, não foi dirigida nenhuma pergunta para ele durante o evento que durou pouco mais de uma hora.

Reportagens publicadas nesta semana em jornais internacionais como o americano Washington Post e o chileno La Tercera indicam a possibilidade de o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltar a se candidatar ao governo federal do país. O assunto já teria voltado a ser discutido dentro do governo, e seria motivado pela queda na popularidade da presidente Dilma Rousseff. Segundo os dois jornais internacionais, a presidente foi a maior afetada pela onda de protestos que atingiu o país em junho, e Lula seria a alternativa à queda em sua popularidade. Para a publicação da capital dos Estados Unidos, ela ainda teria como voltar a ganhar força política, mas se a força política de Rousseff piorar, o governo vai ao “Plano B”: Lula, diz o jornal citando entrevista com o deputado petista Jorge Bittar. “Lula, cujos dois mandatos foram marcados por crescimento econômico robusto e grande queda nos níveis de pobreza, disse que não tem planos de se candidatar novamente”, diz o jornal, que ressalta que apesar disso ele mantém papel ativo e muito público na política brasileira. A publicação ainda cita uma entrevista da presidente, em que diz que Lula “nunca deixou” o governo. Segundo o jornal chileno, antes dos protestos, pesquisas de intenção de voto indicavam que Dilma tinha apoio de 51% dos eleitores, mas o número chegou a cair para 30% e agora está em 35%. “Lula tem que voltar, como candidato e como líder”, disse ao La Tercera o deputado petista Devanir Ribeiro.


ECONOMIA

24 de Agosto de 2013 | Timbó e Região

15

sabemos. Mas acho que depois da turbulência do Fed, ela volta para patamares menores”, disse, destacando que, para o governo, não é bom um dólar num patamar elevado. Segundo Mantega, a alta do câmbio é um “movimento transitório”, cuja causa já foi identificada. “É um movimento dos títulos americanos e das ações do Banco Central americano. E elas vão refluir em algum momento”. “O importante é que nosso câmbio é flutuante, e que flutua em todas as direções”, afirmou. O ministro se referia ao programa de estímulo monetário dos Estados Unidos, que vem injetando dólares no mercado ao recomprar títulos – e que pode ser encerrado em meados do próximo ano, segundo o Banco Central dos EUA. Combustíveis - Com relação a um possível reajuste dos combustíveis, Mantega reconheceu que a alta do dólar pressiona os custos da Petrobras, mas disse não ver necessidade de um aumento automático em função da desvalorização do real. “Não é automático, mesmo porque não sabemos quando vai voltar [a taxa de dólar a patamares mais baixos], se vai ficar, não vai ficar. Tudo isto é uma incógnita. Tem que esperar para ver”, disse. Questionado se um novo reajuste nos preços dos combustíveis seria inevitável, ele disse: “Não é questão de ser evitável ou não. Todo ano a Petrobras reajusta o preço da gasolina e do diesel, isto é normal. Não há número fixo de reajuste [no ano]. Pode ser 1, 2, 3. Há uma tendência de convergir com o preço internacional. O que não pode passar para o preço é uma turbulência passageira porque senão os preços estariam endoidados”. Leilão de energia - Mantega informou ainda que o governo decidiu melhorar as condições de financiamento para melhorar a rentabilidade dos projetos de termelétricas a biomassa e de pequenas centrais hidrelétricas que irão participar do leilão de energia marcado para a próxima semana. “O prazo de financiamento passou de 16 anos para 20 anos”, disse, acrescentando que o governo também diminuiu as exigências de capital. “isso vai reforçar este leilão na semana que vem”, avaliou. Segundo o ministro, o governo ainda irá detalhar aos investidores as novas condições. (G1)

MERCADO FINANCEIRO BC fará leilões diários para injetar até US$ 55 bi no mercado em 2013 A partir desta sexta-feira, o Banco Central dará início a uma nova estratégia para conter a disparada do dólar. A autoridade monetária ofertará leilões diários até pelo menos o dia 31 de dezembro. Em 2013 até agora, o BC já ofertou US$ 45 bilhões e deverá injetar mais US$ 55 bilhões até o final do ano. No total, serão US$ 100 bilhões - o equivalente a quase um quarto do total de reservas do País. Nesta quinta-feira, o dólar fechou praticamente estável, cotado a R$ 2,438, mas já subiu 7% em agosto e, no ano, quase 20%. As ofertas serão de leilões de swap cambial (venda de dólares no mercado futuro) e de linha (venda de dólares com compromisso de recompra). Segundo o BC, uma estratégia nesses moldes não era utilizada desde 2002. No auge da crise financeira de 2008, contudo, a autoridade também decidiu apresentar uma programação de leilões. Na ocasião, o valor foi definido em US$ 50 bilhões, de acordo com as exposições em moeda estrangeira, o que significava o grosso da demanda por hedge (proteção cambial). Agora, a programação será a seguinte: de segunda a quinta-feira, serão ofertados US$ 500 milhões por dia. Às sextas, será oferecida ao mercado uma linha de crédito de US$ 1 bilhão por meio de leilão de linha. Hoje, o BC já anunciou o leilão de amanhã, que ocorrerá na parte da manhã. “Se julgar apropriado, o Banco Central do Brasil realizará operações adicionais.” De acordo com comunicado 24.370 divulgado no BC Correio, o objetivo do BC é prover hedge cambial aos agentes econômicos e liquidez ao mercado de câmbio. (Estado S. Paulo)

Mantega reduz previsão para PIB e diz que alta do dólar é passageira O governo já admite que a economia brasileira vá crescer menos que o esperado. Em entrevista ao G1, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quinta-feira (22), que a previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 2013 e 2014 será revisada para baixo. “O governo vai trabalhar no orçamento de 2014 e no relatório que vamos ter no mês que vem com a revisão do PIB para 2013. A revisão será para 2,5%”, disse ele. A última previsão oficial, divulgada em julho no orçamento de 2013, apontava para uma alta de 3% no PIB deste ano. Em dezembro de 2012, também em entrevista exclusiva ao G1, Mantega afirmara que a previsão era de alta de 4% no PIB deste ano. Com relação a 2014, o ministro diz que a previsão “era 4,5%, vai passar para 4%”. Câmbio - Falando sobre a alta do dólar – que na quarta-feira atingiu R$ 2,45, a maior cotação desde dezembro de 2008 – Mantega afirmou que é passageira. “Essa excessiva [alta] é passageira. Para onde vamos, nós não

Projeto de irrigação abandonado no MA desperdiça dinheiro público Era para ser um mega projeto de irrigação, implantado pelo governo do estado, que beneficiaria mais de 400 famílias do município de São Mateus do Maranhão, a 180 quilômetros da capital maranhense, na região central do estado. Em uma área de 2 mil hectares deveriam ser cultivados arroz e frutas. O valor inicial do projeto era de R$ 70 milhões. As obras começaram no ano de 1996, mas o projeto Salangô nunca foi concluído, nunca funcionou como deveria e os sinais de desperdício de dinheiro público estão por todo lado. Em um galpão estão cinco mil canos que deveriam ser usados na estrutura de irrigação do projeto. Eles estão por lá há 16 anos. Como não tem vigia, muitos já foram roubados e os que ficaram, viraram casa de maribondo. Canos de PVC e de alumínio estão abandonados. Em outro galpão, dezenas de bombas, conexões, tubos e milhares de metros de mangueira para irrigação estão do mesmo jeito. No prédio onde seria um centro de treinamento para os pequenos produtores, nunca alguém foi para a sala de aula. A estrutura para captação da água do Rio Mearim e do Lago dos Veados está construída: um canal principal de seis quilômetros de extensão, com vários canais secundários, sistema de comportas, casas de máquinas e uma rede elétrica específica para o projeto. Uma grande estrutura subaproveitada. Hoje, apenas 60 produtores trabalham no projeto e nem sempre aproveitam a estrutura de irrigação, que começa a ficar deteriorada por falta de manutenção. Mesmo com toda essa estrutura de irrigação, as famílias trabalham de forma improvisada, do jeito que podem. O problema é que elas podem muito pouco. Todos os produtores têm dívida acumulada com os bancos, e assim, não têm acesso à linha de crédito para tocar o projeto em frente. Para produzir o pouco que conseguem, às vezes, os produtores recorrem às parcerias, onde o lucro nem sempre é o esperado. De acordo com o governo do Maranhão, o estado deixou de ser responsável pelo projeto Salangô desde 2002. Já um integrante do Sindicato dos Produtores Rurais de São Mateus informa que a responsabilidade pela instalação dos equipamentos para irrigação era do governo do estado e que eles não têm como assumir o trabalho por falta de conhecimento técnico. (G1)


16

GERAL

24 de Agosto de 2013 | Timbó e Região

Ponte Pênsil abandonada Uma das pontes pênsil que mais circulam pedestres e ciclistas na cidade de Timbó está abandonada e precisando de reparos. É a ponte pênsil que liga o Pavilhão Henry Paul e o Complexo Esportivo, as margens do leito do Rio Benedito. Hoje a ponte pênsil está precisando de reformas e como símbolo de seu total abandono em seu leito como lapides vez por outra surgem ruínas de sua estrutura. Inaugurada no governo do então Prefeito Donigo Wolter Gestão 89/92, passam pela ponte pênsil diariamente centenas de pessoas, que se deslocam do Bairro Padre Martinho Stein/ Centro e vice versa. A ponte pênsil tem cerca de 100 m de vão livre, onde que os focos estão queimados, o piso está com inúmeros buracos, falta pintura nos corrimões, cimento se quebrando e inúmeros outros problemas que estão ocorrendo em virtude de seu tempo. O maior problema é com os focos queimados, ocasionando uma escuridão para os ciclistas e pedestres que passam por ali a noite, podendo ser atacados por algum vândalo. Um morador que reside no Bairro Padre Martinho Stein de nome de João Pedro, relatou a redação do Jornal a Cidade, que a meses atrás, uma estudante de 17 anos que passava pela ponte pênsil a noite, foi atacada por um vândalo, e socorrida por populares que vinham momentos atrás da vitima. A comunidade precisa e muito da ponte e é um absurdo o estado de abandono em que se encontra, o desabafo é do senhor Marco Grether, que mora em Rodeio 12, e que passa pela ponte pênsil diariamente para ir para o trabalho. Segundo a Prefeitura, por causa do movimento em todos os dias do ano, a Ponte Pênsil não pode ser fechada no momento para reforma, mas não há qualquer problema com a estrutura do local, apenas com a melhoria dos serviços.

FALA CIDADÃO!!! JAC/Divulgação

JAC/Divulgação

JAC/Divulgação

JAC/Divulgação

NASCIMENTOS - HOSPITAL E MATERNIDADE OASE DATA NASC

NOME DOS PAIS

14/08/2013 14/08/2013 16/08/2013 16/08/2013 18/08/2013 18/08/2013 19/08/2013 19/08/2013 19/08/2013 19/08/2013 19/08/2013 19/08/2013 20/08/2013 21/08/2013

ELISABETE GELI BOEDER METT E WALDEMIRO METT ELIANE APARECIDA GOMES E MARCIO KOEPSEL RAFAELA MARA B. DE LIMA E AIRTON CESAR BORGES DE LIMA GISELE DE OLIVEIRA ZAZULA E PEDRO MEES NETO CRISTIANE TOMIO E RAFAEL KRETZSCHEMER CINTIA IRINEU DA SILVA E ADENILSON MACHADO GEOVANA A. DA SILVA E MÁRCIO RODRIGUES ALVARENGA JOCIANE E CARLOS LACH VANDERLEIA DOS SANTOS E SIDINEI ANTUNES SAMARA LUIZA RIOLA E ANDRÉ PAULO TISO ANDREIA E HAROLD KOSAK DAIANA FRENER ZICKUHR E MARCOS ROBERTO ZICKUHR PATRICIA MARTINS E HAMILTON DE SOUZA MARIA SALETE FERRARI BERTOLDI E ADILSON BERTOLDI

NOME DOS FILHOS ISADORA LAÍS METT LUIZ OSCAR KOEPSEL YURI BORGES DE LIMA GUSTAVO MEES NÃO ESCOLHERAM NOME MARCOS VINICIUS SILVA MACHADO YASMIN DA SILVA ALVARENGA DAVI SCHNEIDER LACH BRENO ANTUNES DANIEL FELIPE TISO YASMIN KOSAK BRUNO ZICKUHR JOÃO VICTOR DE SOUZA MATHEUS ARTHUR BERTOLDI

IVONETE - Faturamento/Coordenação Hops. E Mat. OASE

ÓBITOS - FUNERÁRIA BUTZKE Faleceu no dia 20/08 com 81 anos a viúva Adele Janke. Deixa enlutados 2 filhos, 2 noras, 1 filha, 1 genro, 3 netos, 3 bisnetos, 2 irmãs, e demais parentes e amigos. Sepultada no Cemitério Jardim da Paz em Timbó. Faleceu no dia 22/08 com 72 anos a senhora Izaltina Bonatti. Deixa enlutados o esposo Nelo, 1 filho, 1 nora, 1 filha, 1 genro, 3 netos, 3 irmãos, 3 irmãs, cunhados, cunhadas e demais parentes e amigos. Sepultada no Cemitério de Tiroleses.

SEXO

CIDADE

FEMININO MASCULINO MASCULINO MASCULINO FEMININO MASCULINO FEMININO MASCULINO MASCULINO MASCULINO FEMININO MASCULINO MASCULINO MASCULINO

RIO DOS CEDROS BENEDITO NOVO TIMBÓ TIMBÓ TIMBÓ RIO DOS CEDROS BENEDITO NOVO TIMBÓ BENEDITO NOVO TIMBÓ TIMBÓ BENEDITO NOVO TIMBÓ RIO DOS CEDROS


INDAIAL

24 de Agosto de 2013 | Timb贸 e Regi茫o

17


18

ESPORTES

24 de Agosto de 2013 | Timbó e Região

Região

SOBRE ESPORTE

Olimpíada entre Empresas se despede do público

UMA VISÃO MAIS GLOBAL!

Luiz Angelo Schuster

Foram mais de dois meses de competições em 22 modalidades esportivas. As disputas contaram com a participação dos atletas trabalhadores das empresas de Indaial e do público em geral, que agora se despede da 5ª Olimpíada entre Empresas. Reforçando o convite para a solenidade de entrega dos troféus está marcada para esta quinta-feira, 22 de agosto, às 20 horas, no Esporte Clube Santa Esmeralda. Na data será conhecido o campeão geral da competição. (FME Indaial)

jacidade.esporte@gmail.com Região

Flamengo é bi em Benedito Novo No domingo (18), sagrou-se bi-campeão do 23º Campeonato Municipal de Futebol de Benedito Novo-“Taça Gerold Steuck” o time do Flamengo que venceu o Botafogo, por 1 a 0 na grando decisão. Por causa das chuvas o tapete verde não permitiu o melhor do futebol mais mesmo assim o futebol em Benedito Novo sempre é uma grande atração para o público da cidade e de toda região que prestigia o campeonato. Vale ressaltar a organização da Preeitura local, Secretaria de Esportes, Turismo e Lazer da prefeitura e aos demais equipes. Parabéns ao time do Flamengo. Timbó

Olímpica do Vale/ FME Timbó presente em três competições no final de semana A equipe de Atletismo Olímpica do Vale/FME Timbó teve seus atletas presentes em três competições neste final de semana. Na sexta feira (16/08) representando a Metisa o atleta Adriel Tomelin (ADOV/FME Timbó/Metisa) consagrou-se Bicampeão dos Jogos Nacionais do SESI na cidade do Rio de Janeiro ao saltar 2,02m na prova do salto em altura. Já Fernanda Streck (ADOV/ FME Timbó/ Metisa) representando o Grupo Diana Têxtil obteve o 8º Lugar na prova dos 100 metros rasos. No sábado (17/08) a cidade de Itajaí foi cede do Campeonato Estadual CAIXA de Atletismo Juvenis, para atletas entre 16 e 19 anos. Júlia Hoffmann (ADOV/FME Timbó) obteve o 3º lugar na prova do Salto em Altura. Na prova dos 100metros rasos Daniele Bona obteve a oitava colocação em sua bateria e Ademir Medtler obteve a oitava colocação em sua bateria na prova dos 400 metros rasos. Acompanhando os atletas estavam os técnicos Carlos César Morastoni e Wilmar Vailatti e também a tesoureira da Associação Desportiva Olímpica do Vale Neiva Maria Uller Zermiani. No domingo (18/08) a cidade do Rio de Janeiro foi cede da XVIII Meia Maratona Internacional do Rio. Entre os mais de 20 mil atletas inscritos entre profissionais e amadores estavam os atletas timboenses que obtiveram as seguintes colocações: Na prova alternativa de 5 Km Juliana Mara Ronchetti obteve o 26º lugar no geral feminino e Scheila Negherbon (ADOV/ Krah Ice Brasil) obteve o 32º lugar no geral feminino. Já competindo os 21 Km Everaldo Paulo Ferrari obteve a 1888º lugar no geral masculino e Lauro Urbainski obteve o 3737º lugar no geral masculino (Samara Thays Zermiani)

Timbó

“OS CANHOTEIROS” são os campeões No último dia 15, quinta-feira, foi realizada a premiação do C.M. de Bolão 23 cm Masculino denominado “Heliodor Hordina”, no Clube Liberdade. A equipe campeã foi OS CANHOTEIROS, que realizou um jogo amistoso contra um combinado das outras equipes, tudo para festejar o caneco. Depois do jogo as medalhas e os troféus foram entregues aos membros das equipes. Em 1º- OS CANHOTEIROS, 2º - 9 de maio, 3º - C.C.T. Frederico Donner, 4º - Os Espigas e o 5º - A.A. Metisa.

Rapidinhas do Luiz ► Começou os 1º Jogos Estudantis Paradesportivos de Timbó. ► O Campeonato Municipal de bocha livre de Timbó, neste fim de semana conhecerá os finalistas. ► Rodeio terá escolinha de tênis de mesa, trabalho esse realizado pela Prefeitura de Rodeio através da Diretoria de Esporte, da Juventude e Lazer. ► Felipe Massa diz, “Minha situação no ano passado era pior”. ► O retorno à seleção brasileira de futebol, de Maicon e de Ramires são as maiores novidade na lista do Xerife Felipão. ► Espero que o Futebol de Timbó atraia a atenção do público em geral, igual acontece em Benedito Novo e outras cidades de nossa região, Timbó tá devendo.

Sou o Luiz e não Juiz Não é hora de reformulação

Começou, para valer

O que se viu na convocação do técnico Luiz Augusto Zanon para a Copa América do México comprovou que ainda não é possível apostar em uma reformulação total da seleção feminina de Basquete. O trabalho do treinador na preparação da equipe até aqui foi muito importante, dando mais bagagem para o jovem grupo, mas para brigar por uma das três vagas para o Mundial da Turquia, ano que vem, é necessário ter um time mais experientes para lutar de igual com as ditas, hoje, grandes equipes de Basquete feminino no mundo.

Agora sim a Copa do Brasil começou pra valer! E com as principais equipes do País na disputa. Os jogos começaram na terça com a vitória já esperada do Vasco pra cima do Nacional de Manaus com dois gols do equatoriano Tenório. Será que esse cara voltou a jogar bola? Já nesta quarta, um pouco mais cedo, o Palmeiras superou o Atlético/PR em uma partida extremamente equilibrada. O interessante é que o Verdão, líder isolado da Série B, prova por ‘A’ mais ‘B’ que tem de fato um time de primeira divisão.


TIMBÓ

24 de Agosto de 2013 | Timbó e Região

19

Municípios recebem orientações sobre o Sistema de Informação do Câncer Os municípios devem começar a alimentar o sistema para assegurar o direito do paciente, que é ter o início do tratamento assegurado em no máximo 60 dias após a inclusão da doença no prontuário. Viviana Borchardt

A

Gerência de Saúde da Secretaria Regional de Timbó, através da Coordenação da Atenção Básica, realizou um encontro para dar apoio institucional aos municípios de Ascurra, Benedito Novo, Doutor Pedrinho, Indaial, Rio dos Cedros, Rodeio, Timbó, Apiúna e Pomerode referente ao Sistema de Informação do Câncer (Siscan). Participaram da reunião secretários e técnicos das Secretarias municipais de saúde, prestadores de serviços e a Rede Feminina de Combate ao Câncer, que são órgãos diretamente envolvidos na realização dos exames preventivos

e diagnósticos do câncer cervical e mamário. Conforme a gerente regional de Saúde, Giseli Venturi, o Siscan foi desenvolvido em plataforma web, facilitando o acesso e o preenchimento pelo gestor local. O funcionamento, via Internet, permitirá a integração dos dados e a substituição dos atuais sistemas do Programa Nacional de Controle do Câncer de Mama (Sismama) e do Câncer do Colo do Útero (Siscolo), que hoje são independentes. “Além disso, através do Siscan, será feito o acompanhamento individualizado de todo o usuário, pois o mesmo está inte-

grado ao Cadastro Nacional de Usuários do SUS (Cadsus web), permitindo a identificação dos usuários pelo número do cartão SUS e a atualização automática do seu histórico de seguimento”, ressalta. A coordenadora de Atenção Básica da Gerência de Saúde Alexandra Guidarini Stortti, que comandou o encontro, enaltece que o Siscan disponibiliza, em tempo real, as informações inseridas no sistema pela Internet. No momento em que a unidade de saúde fizer a solicitação do exame pelo Siscan, ficará visível para o prestador incluir o resultado. Quando o laudo estiver liberado pelo prestador de serviço,

Publicações Legais com Ordem Judicial a pedido do Escritório de Advocacia de Cícero Pompeu Conti Buzzi OAB/SC 11.353, telefone 47 3382 1106, Timbó/SC

a unidade de saúde solicitante poderá visualizá-lo. Ao final da competência, quando o prestador encerrá-la, automaticamente as informações epidemiológicas serão exportadas para a base nacional. “Esse recurso permitirá a unidade de saúde agilizar a rotina no seu processo de trabalho, entretanto é importante ter claro que o recurso de disponibilizar o laudo pela Internet não é uma assinatura eletrônica e não substitui o laudo impresso e assinado”, informa Alexandra. A partir do dia 1º de setembro os municípios devem começar a alimentar o sistema para assegu-

rar o direito do paciente com câncer, que é ter o início do tratamento assegurado em no máximo 60 dias após a inclusão da doença no prontuário. Prevista na Lei 12.732/12, sancionada pela presidente da República, a medida entrou em vigor no mês e maio deste ano e teve a regulamentação detalhada. “O Siscan, enquanto ferramenta de gestão, fortalece as ações de controle e prevenção desses cânceres, gera relatórios que subsidiam o monitoramento e a avaliação, fortalecendo as ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de colo de útero e de mama”, explica a gerente regional de Saúde Giseli Venturi.

Publicações Legais com Ordem Judicial a pedido do Escritório de Advocacia de Cícero Pompeu Conti Buzzi OAB/SC 11.353, telefone 47 3382 1106, Timbó/SC

ESTADO DE SANTA CATARINA / PODER JUDICIÁRIO Comarca de Timbó / 2ª Vara Cível Avenida Getúlio Vargas, 736, fone/FAX (47) 3281-1718, Centro - CEP 89.120-000, Timbó-SC - E-mail: timbo.civel2@tjsc.jus.br Juiz de Direito: João Batista da Cunha Ocampo Moré Chefe de Cartório: Aline Menestrina

ESTADO DE SANTA CATARINA / PODER JUDICIÁRIO Comarca de Timbó / 1ª Vara Cível Avenida Getúlio Vargas, 736, fone/FAX (47) 3281-1704, Centro - CEP 89.120-000, Timbó-SC - E-mail: timbo.civel1@tjsc.jus.br Juíza Substituta: Camila Murara Nicoletti Chefe de Cartório: Fábia Regina Furlani

EDITAL DE CITAÇÃO - EXECUÇÃO - COM PRAZO DE 30 DIAS Execução Por Quantia Certa Contra Devedor Solvente nº 073.10.000784-0 Exequente: Hamann Materiais de Construção Ltda. ME Executado: Sandra Patrícia Bruner

EDITAL DE CITAÇÃO - MONITÓRIA - COM PRAZO DE 20 DIAS Ação Monitória nº 073.08.003578-0 Autor: Supermercado Timbó Ltda Réu: Eliza Maria Pinel Felippe

Citando(a)(s): Sandra Patrícia Bruner, brasileiro(a), RG 5842276, CPF 080.496.529-39, pai Valdemar Bruner Júnior, mãe Vilma da Silva Bruner, Rua Pomerode, 162, Pomeranos - CEP 89.120-000, Fone (047), Timbó-SC. Valor do Débito: R$ 994,32. Data do Cálculo: 14.09.2012. Por intermédio do presente, a(s) pessoa(s) acima identificada(s), atualmente em local incerto ou não sabido, fica(m) ciente(s) de que, neste Juízo de Direito, tramitam os autos do processo epigrafado, bem como CITADA(S) para, em 3 (três) dias, contados do transcurso do prazo deste edital, efetuar(em) o pagamento do principal, acessórios, honorários advocatícios e despesas processuais. Não ocorrendo o pagamento, proceder-se-á à penhora de bens do executado. O executado poderá opor-se à execução por meio de embargos, no prazo de 15 (quinze) dias, a contar do término do prazo da citação. E, para que chegue ao conhecimento de todos, partes e terceiros, foi expedido o presente edital, o qual será afixado no local de costume e publicado 1 vez(es), com intervalo de 0 dias na forma da lei. Timbó (SC), 14 de maio de 2013.

Citando: Eliza Maria Pinel Felippe, brasileira, RG 2.157.462-3, CPF 318.818.358-55. Valor do Débito: R$ 562,03. Data do Cálculo: 16/07/2008. Por intermédio do presente, a pessoa acima identificada, atualmente em local incerto ou não sabido, fica ciente de que, neste Juízo de Direito, tramitam os autos do processo epigrafado, bem como CITADA para efetuar o pagamento do montante exigido ou a entrega da coisa reclamada ou oferecer embargos, em 15 dias, contados do transcurso do prazo deste edital. Em caso de cumprimento ficará o réu isento do pagamento de custas e honorários advocatícios (art. 1.102-c, § 1º, do CPC). ADVERTÊNCIA: Não sendo oferecidos os embargos no prazo marcado constituir-se-á de pleno direito, o título executivo judicial (art. 1.102-c, do CPC). E, para que chegue ao conhecimento de todos, partes e terceiros, foi expedido o presente edital, o qual será afixado no local de costume e publicado 1 vez no órgão oficial e, pelo menos 2 vezes em jornal de circulação local, com intervalo máximo de 15 dias na forma da lei. Timbó (SC), 16 de julho de 2013.


20

24 de Agosto de 2013 | Timbó e Região

ENTRETENIMENTO

PALAVRAS CRUZADAS

CULINÁRIA Torta de sardinha

Ingredientes: • 2 xicaras de farinha de trigo com fermento • 2 ovos • 1/2 xicara de óleo • 1colher pequena de sal • 2 xícaras de leite • 2 latas de sardinhas • 1 lata de molho vermelho a gosto • 1 lata de ervilha • alho a gosto • 1 caldo knnor • óleo HORIZONTAIS 6. Mulher canonizada. (5) 7. Refeição pequena e rápida. (6) 8. Ataque, impulso. (6) 9. Aquele que tem direito à metade dos bens. (6) 10. Madeira (em inglês). (4) 11. Estômagos (em inglês). (8) 13. Forte, poderoso, potente. (8) 17. As mulheres usam para agasalhar

os ombros e o tronco. (4) 19. Sala de estar (em inglês). (6) 21. Indivíduo, pessoa (feminino). (6) 22. Inseto (em inglês). (6) 23. Uma das maiores revistas de publicação semanal do Brasil. (5) VERTICAIS 1. Que tem ondas (plural). (8) 2. Membro da maçonaria (plural). (6) 3. Monte ___: Lar dos deuses da mitologia

Modo de preparo: grega. (6) 4. Em que lugar. (4) 5. Igreja (em inglês). (6) 6. Macaco. (5) 12. Ajuda, assistência (plural). (8) 14. Cebolas (em inglês). (6) 15. Noites (em inglês). (6) 16. Torre ___: ícone mundial da França. (6) 18. É usada em fogueiras. (5) 20. A mesma coisa. (4)

1. Bata no liquidificador, a farinha, leite, óleo, os ovos, o sal e reserve Molho: 1. Coloque óleo na panela com alho, deixe dourar, acrescente as sardinhas, o molho, a ervilha e o caldo Knorr, deixe ferver por 10 minutos 2. Unte um refratário com manteiga, bata a massa novamente e despeje no refratário. 3. Jogue o molho de sardinha em cima da massa de modo que ela fique toda coberta, leve ao forno ou micro-ondas até a massa assar, enfie um garfo para testar, sirva quente

NOVELAS SEGUNDA - Para tentar apagar sua foto com Cris, Zelândia combina de sair com Junior. Sofia promete se vingar de Ben por tê-la deixado com Sidney para procurar Anita. Caetano flagra Thiaguinho se despedindo de Bernardete.

SEGUNDA - Damáris pede ajuda a Barrabás. Brenda ameaça Glória. Barrabás hipnotiza Damáris. Érico fica desanimado para encontrar Verônica. Natan pede para Verônica reatar com ele. Fabinho ameaça a Toca do Saci.

SEGUNDA - Patrícia e Michel tentam convencer Perséfone a emprestar seu apartamento para eles. Márcia suspeita que Valdirene esteja grávida. Bruno não deixa Paloma falar com Félix sobre a viagem. Paloma e Bruno chegam ao Peru separados. Alejandra observa Paloma.

TERÇA - Sofia e Flaviana percebem a movimentação de Sidney, Zureta e Minhoca, que confessam ter armado contra Micaela. Junior, Sofia e Flaviana ajudam no plano contra Micaela. Bernardete diz a Soraia que ama Caetano. Micaela é humilhada pelos meninos do colégio.

TERÇA - Tina se encontra com Vitinho. Amora se faz de vítima e culpa Malu pelo que aconteceu na Toca do Saci. Malu encontra o celular de Bento, vê a mensagem enviada para ela e conclui que Amora incendiou a Toca do Saci para incriminar Fabinho.

TERÇA - Félix tenta seduzir Eron para que ele o ajude na auditoria. Jacques ouve Edith e Aline falando de Félix. Atílio é libertado e vai para a casa de Márcia. Jacques conta para Félix que Aline tem um caso com César. Paloma vai ao encontro de Ninho.

QUARTA - Filipinho conta para Pedro e os irmãos que viu os meninos do colégio levando Micaela para um prédio. Micaela tenta se libertar da armadilha em que os alunos a deixaram, mas uma vela cai e ela fica cercada por fogo.

QUARTA - Lucindo se prepara para o encontro com Isaura. Tina decide fazer uma surpresa para o noivo. Wilson pede Charlene em casamento. Nelson sugere que Rosemere deixe o Solar Pais. Tina vê Lucindo beijando Isaura. Amora instala uma escuta no quarto de Malu.

QUARTA - Alejandra vê Bruno escondido e avisa a Paloma que ela vai se encontrar logo com Paulinha. Félix tem uma conversa séria com Pilar sobre César. Alejandra leva a médica ao encontro de Ninho, que avisa que os dois vão embora do Peru com Paulinha.

QUINTA - Júlia inventa um trabalho de escola para se aproximar de Frédéric. Giovana tenta criar um novo visual com os acessórios de Luciana e é flagrada pela tia. Vera convida Micaela para trabalhar com ela. Anita revela para Sofia que Ben pode voltar para os EUA.

QUINTA - Lara e Camilinha discutem por causa de Maurício. Filipinho decide conversar com Rosemere. Tito se surpreende ao ver Damáris vestida de Gládis. Tina sofre por causa de Lucindo. Amora exige que Malu prove as acusações contra ela na frente de Bento.

QUINTA - Niko desconfia do comportamento de Amarilys e Eron. Valdirene faz a última prova de seu vestido de noiva. Valdirene chora pensando em Carlito. Bruno e Paloma encontram a pista deixada por Paulinha.

SEXTA - Ben se revolta com o vídeo da agressão a Micaela e Paulino insinua que o responsável foi Sidney. Flaviana aconselha Sofia a desistir de armar o flagra do beijo com Ben, pois pode fazer com que ele volte aos Estados Unidos de vez.

SEXTA - Fabinho liga para Margot, mas não consegue falar com ela. Wilson se segura para não brigar com Charlene ao vê-la abraçada a Bento. Wilson compra o apartamento de Maurício para morar com Charlene e Pedrinho. Amora descobre que Bento foi à Toca do Saci.

SEXTA - Márcia tenta encontrar alguém para entrar com Valdirene na igreja. Perséfone resolve emprestar o apartamento para Michel e Patrícia. Félix pensa em como conseguir provas da traição de César. Bruno pede Paloma em casamento.

SÁBADO - Não há exibição nesta dia.

SÁBADO - Madá chega ao local do suposto bazar beneficente de Amora e ouve a conversa das atrizes contratadas para o evento. Cardoso flagra Tito na casa de Lara. Tina chega para trabalhar na Crash Mídia. Lucindo conhece Gládis. Fabinho entra em pânico ao ver Giane e Caio irem ao seu encontro. Amora ameaça Madá.

SÁBADO - Leila manda Lídia descartar todos os pertences de Nicole. Edith convence Aline a ir à sua loja. Edith e Tamara conseguem a cópia do recibo do cartão de crédito de Aline e entregam para Félix. Ninho vai ao aeroporto se despedir de Paulinha. Alejandra coloca um pacote na bolsa de Paloma e avisa à Polícia Federal.


ENTRETENIMENTO

24 de Agosto de 2013 | Timbó e Região

► A atual direção da Record, partindo do que já existe e dos estudos que vem realizando, tem toda a chance de corrigir os erros cometidos pela administração anterior. E a apresentação semanal da minissérie “José do Egito”, contrariando o próprio retrospecto das suas antecessoras, deve aparecer entre esses principais engaFlávio Ricco nos. Nunca alguma coisa, como estratégia de programação, foi tão mal calculada e esvaziada como esta. Não tem como fidelizar o telespectador. Na televisão, tudo é muito caro, mas quase nada se compara a produção de uma minissérie, ainda mais de época e nessa linha religiosa. Ao contrário das novelas, o seu custo se distribui em um reduzido número de capítulos. Nada disso foi avaliado ou considerado. “José do Egito” estreou em 30 de janeiro e vai terminar em 9 de outubro. Os 28 capítulos gravados serão transformados em 37, para atingir essa duração. Fica, no fim, como exemplo do que não deve ser feito.

TV FAMA

► Quadro de audiência - Considerando apenas o resultado de terça-feira, é este o ranking dos telejornais das principais emissoras, segundo o Ibope: 1º - Jornal Nacional – 28 / 2º - Jornal da Record - 8,5 / 3º - SBT Brasil – 5,4 / 4º - Jornal da Band – 4,0 / 5º - Jornal da Cultura – 2,2 / 6º - Rede TV! News – 1,2 / 7º - Jornal da Gazeta – 0,5. O “JN” tem audiência superior à soma das concorrentes. Os índices de um dia servem apenas para refletir o que se repete todos os dias. ► A Record está finalizando a compra do “Let” s Make a Deal”, novo formato da Fremantle, para “O Melhor do Brasil”, do Rodrigo Faro. É uma gincana de humor, com 3 portas misteriosas e o público concorrendo a prêmios. A Record também está atrás de um novo programa para o Rafael Cortez, provavelmente para as tardes de sábado. Segundo consta, existem duas ideias sendo estudas. E ambas também da Fremantle. ► Ninguém escapa - Deixar o carro na rua em São Paulo é dor de cabeça na certa. Ontem, um carro de externas da Rede TV! foi alvo da ação de ladrões. Levaram todos os equipamentos. A ordem, a partir de agora, é procurar um estacionamento seguro.

21

PIADAS Uma mulher atraente está no seu carro à espera do semáforo abrir, quando um homem para o carro ao lado dela na outra faixa, olha para ela e baixa o vidro da janela do carro. Pensando que ele ia dizer-lhe alguma coisa, ela também abre a sua janela. O homem olha para ela e diz: — A senhora também peidou? __________________ O pai caipira fala para o filho, também caipira: - Fio! Põe a sela no cavalo véio pra eu! - Ah, pai… Mas por que ocê vai com o cavalo véio? - É que eu acho que nóis tem que gastá as coisa véia primeiro! - Intão por que o senhor não vai a pé?

HENRI SCHUTZE

HORÓSCOPO ÁRIES (21/3 a 20/4)

TOURO (21/4 a 20/5)

GÊMEOS (21/5 a 20/6)

CÂNCER (21/6 a 20/7)

LEÃO (21/7 a 22/8)

VIRGEM (23/8 a 22/9)

Chegamos ao momento da Lua cheia, o auge do atual ciclo, que intensifica questões afetivas e que envolvem a relação com filhos, a expressão de sentimentos e da criatividade ariana. E nesta semana temos também um contato astrológico entre Júpiter e Urano que representa mudanças, novidades e situações inusitadas no plano familiar e da individualidade dos arianos.

A fase lunar cheia desta semana tem importante reflexo sobre as questões domésticas, familiares e profissionais dos taurinos. Pode representar a conscientização e a resolução de situações ligadas a imóveis, a vida privada e também à percepção de inovações necessárias na carreira. E temos também um contato em Júpiter e Urano que indica a importância de se libertar de velhos padrões, agindo com mais independência e autonomia, taurino.

Esse é o momento que evidencia a conscientização de seus valores mais significativos, que passam pelas emoções, sentimentos e questões familiares. É uma semana importante para expandir a expressão dos seus talentos, a percepção dos seus recursos e das amizades e grupos com os quais pode ter inovadoras realizações. É também a semana da Lua cheia, que se reflete sobre a sua maneira de se expressar e de se comunicar, com importantes intuições, geminiano.

A Lua, regente canceriano, estará na fase cheia ao longo desta semana, evidenciando as questões financeiras e emocionais dos cancerianos. É o momento de se conscientizar dos seus talentos, habilidades, de como tem utilizado seus recursos e também da necessidade de desapego do que não é essencial. É um momento bem interessante para os negócios. É também a semana em que temos um contato entre os planetas Júpiter e Urano, que se traduz na necessidade de se libertar, de agir com mais inovação e independência, canceriano.

O ciclo leonino chega agora ao ápice, com a fase lunar cheia. Momento em que ocorre a conscientização de importantes questões emocionais e nos relacionamentos leoninos. É uma semana que evidencia a percepção de como você está se relacionando e se vinculando emocionalmente com as pessoas e também a necessidade de respeitar as diferenças e a singularidade alheia, leonino.

Os virginianos deverão estar atentos às questões relacionadas ao trabalho e à saúde, nesta semana de Lua cheia. Importante se preservar de ambientes tumultuados e de situações desgastantes, refletindo também, sobre a necessidade de mudar padrões arraigados e hábitos. O foco está na qualidade de vida e neste período que antecede o aniversário que é de uma intensa reflexão, como também de colheita do que você semeou desde o ano passado, virginiano.

LIBRA (23/9 a 22/10)

ESCORPIÃO (23/10 a 21/11)

SAGITÁRIO (22/11 a 21/12)

CAPRICÓRNIO (22/12 a 20/1)

AQUÁRIO (21/1 a 19/2)

PEIXES (20/2 a 20/3)

A conscientização do significado de amizade e de amor na vida dos librianos está evidenciada nesta semana de Lua cheia. É um momento que evidencia as questões relacionadas a maneira como você expressa os sentimentos, como se liga determinados amigos e grupos. E é também a semana que terá importantes reflexos sobre inovações no trabalho, mudanças nos relacionamentos, e ampliação necessária de horizontes, que leve você a agir com mais autonomia, libriano.

Chegamos agora ao auge do atual ciclo, que está simbolizado astrologicamente na Lua cheia e que tem reflexo sobre as questões profissionais, familiares e emocionais dos escorpianos. É o momento em que você reconhece o verdadeiro significado de vocação, de fazer as coisas com paixão. E também deve respeitar a singularidade dos membros da família, escorpiano.

Esta é uma semana em que poderão ocorrer mudanças afetivas importantes nos sagitarianos. Com reflexos também na intimidade e na vivência da sexualidade e na necessidade de expandir os seus horizontes emocionais, embora, deva haver cuidado com a tendência a agir de forma radical e rebelde. É também a semana de Lua Cheia onde os ânimos e as emoções estarão intensificados, sagitariano.

Situações muito importantes envolvendo as finanças e as emoções dos capricornianos na semana da Lua cheia e também do contato entre os planetas Júpiter e Urano, que indica a intensificação da necessidade de mudança e de conscientização dos padrões de atitudes desgastados, que estão baseados numa zona de conforto, mas não servem mais ao seu crescimento, capricorniano.

É em seu signo que a Lua estará cheia esta semana, aquariano. O que é um indício de fortes emoções e situações importantes envolvendo os seus relacionamentos. É também a semana do contato entre o seu planeta regente Urano e Júpiter, o que promove mudanças, rompimento com antigos padrões, a necessidade de inovar; o que poderá ser feito de forma abrupta e precipitada, embora você perceba que não dá mais pra adiar certas mudanças, aquariano.

A

energia desta semana pede cuidados com a saúde, havendo a necessidade de se preservar mais, de se interiorizar mais, de respeitar os seus limites. Pode ser uma semana importante também para as questões de trabalho, bem como da necessidade de perceber uma maneira mais inovadora e original de expressar os seus talentos e de modificar os seus valores, pisciano.


22

24 de Agosto de 2013 | Timbó e Região

IMÓVEIS VENDO LOTES A 2 KM DO CENTRO DE TIMBÓ, NO ALTO, PLANO, ESCRITURADO A PARTIR DE R$80.000,00. INF: CLÓVIS LEAL- CRECI 9138. FONE: 3382-9270. ________________________ VENDO TERRENO DE 649 M², CONTENDO UMA CASA DE ALVENARIA DE 70 M² À 800 METROS DA DIVISA TIMBÓ/RODEIO. VALOR: R$60.000,00. INF: 8873-3134. ________________________ VENDO CLINICA ESTÉTICA MONTADA EM TIMBÓ COM MOBILIA, EQUIPAMENTOS (MANTHUS, ENDERMO, CORRENTE RUSSA, ULTRASSOM, BRONZE

CLASSIFICADOS

A JATO, MANTA TERMICA), ADESIVAÇÃO, PAPELARIA E CARTA ATUAL DE CLIENTES. LOCAL ALUGADO. OTIMA LOCALIZAÇÃO. INTERESSADOS ENTRAR EM CONTATO NO (47) 3382-9156. ___________________________ VENDO LOJA EM TIMBÓ, CLIENTELA FORMADA, PONTO COMERCIAL HÁ 11 ANOS, RUA DE GRANDE CIRCULAÇÃO, COMPLETA COM TODO O MOBILIÁRIO, INCLUINDO ÂMERAS,BALCÕES, ARARAS, CABIDES E TODO ESTOQUE DE ROUPAS (INVERNO, VERÃO E CALÇADOS) TEL: 9192-8048 ___________________________ VENDO SITIO COM 5000 MIL METROS DE TERRENO, CASA

COM 180 METROS CONSTRUIDA ACEITO MOTOR HOME R$ 197.000,00 INTERESSADOS CONTATO NO E-MAIL: RAFAEL@SENDMIDIA.COM.BR

VENDO UM SITIO EM BENEDITO NOVO, 9.394,000M² COM CASA, ÁGUA CORRENTE E LUZ ELÉTRICA R$ 50.000,00 À VISTA. INF: CLOVIS LEAL 3382-9270.

3333-3524

VENDO VÍDEO LOCADORA E SORVETERIA NA CIDADE DE TIMBÓ. POSSUI ÓTIMA CLIENTELA E FILMES ATUALIZADOS. PRONTA PARA TRABALHAR, E COM ÓTIMA MARGEM DE LUCRO. INFORMAÇÕES PELO TELEFONE (47) 8811- 4291

VENDE-SE LOTE NO FINAL DA RUA PIAUÍ, A DIREITA ESCRITURADO, APLAINADO, PRONTO PARA CONSTRUIR. VALOR: R$ 90.000,00 Á VISTA OU A PRAZO NEGOCIÁVEL. INF: 3382-9270-8873-7369 - 8404-9551 LEAL CORRETOR DE IMÓVEIS. VENDE-SE SÍTIO EM CEDRO ALTO-RIO DOS CEDROS COM 60.000,00 M² COM ENERGIA ELÉTRICA, ÁGUA CORRENTE, A 1.800 METROS DA BAYER. VALOR: R$ 150.000,00 OU TROCA POR IMÓVEL EM TIMBÓ (PODENDO SER DE MAIOR VALOR). INF: 3382-9270 - 8873-7369 - 8404-9551 LEAL CORRETOR DE IMÓVEIS.


CLASSIFICADOS VEÍCULOS VENDO UM VEICULO PASSION SEDAN COMPLETO COM 3.600 KM. VALOR: R$35.000,00. FONE: 8899-8833 OU 8873-3134. ___________________________ VENDO PEUGEOT HOGGAR XR 1.4 FLEX 8V 2P COM 60000 KM RODADOS COMPLETA POR R$ 32.000,00 OU ASSUMIR AS PARCELAS FALTANTES. TEL. 3333-3948 / 9975-1887 TRATAR COM ADEMIR PRUST ___________________________ VENDO FORD KA 2003 COMPLETO, TODO REVISADO, IMPECÁVEL, PEQUENA ENTRADA E ASSUMIR PARCELAS BAIXAS. FONES: 9236-1076 OU (33296091 APÓS AS 19:HS.) ___________________________ VENDO GOL 1.0 BRANCO 2003/2004 - R$14.500,00. CONTÉM: ALARME, AR QUENTE, AR CONDICIONADO, CD PLAYER, DESEMBAÇADOR TRASEIRO, DIREÇÃO HIDRÁULICA, LIMPADOR TRASEIRO, PARA-CHOQUE NA COR, PROTETOR DE CÁRTER, TRAVAS ELÉTRICAS. CONTATO: ALINE - 8451-6734. ___________________________ VENDO PALIO 1.0 YOUNG FIRE 8V PRATA 2002 2 PT, VIDROS ESCUROS (INSULFILM), AR QUENTE, LIMPADOR TRASEIRO, PROTETOR DE CÁRTER, PARA-CHOQUE NA COR, ALARME E CHAVE DE SEGREDO. VALOR R$ 11.000,00 CONTATO: PATRÍCIO FONE: 47 9216-1561

24 de Agosto de 2013 | Timbó e Região

23

PRODUTOS E SERVIÇOS VENDO COMPUTADOR COMPLETO VALOR R$750,00, TUDO EM ÓTIMO ESTADO (ESTÁ COM MENOS DE UM ANO DE USO). CONTATO 3382-8093 ___________________________ VENDO JANELAS DE EUCALIPTO. INF. 8802-0059 COM GEOVANE. ___________________________ CONTRATO DIARISTA. FALAR COM POMPEU FONE: 9986-3993 ___________________________ LABONE CONTRATA AUXILIAR DE COZINHA FEMININO. NAO PRECISA EXPERIENCIA MAS DEVE SABER CUMPRIR HORARIOS E TER VONTADE DE APRENDER CONTATOS SOMENTE NO LOCAL (NAO ATENDO VIA FACE E NEM POR TELEFONE). ___________________________ VENDO BALCÃO REFRIGERADO DE 6 PORTAS. CONTATO: 3382.0864 ___________________________ VENDO TELEVISÃO DE 26 POLEGADAS, MARCA PHILCO COM ENTRADA DE ÁUDIO E VÍDEO. FONE: 8872-4467-3333-8393. ___________________________

CASA ALTO PADRÃO TERRENO 960M² ÁREA CONSTRUÍDA 240M² 3 QUARTOS COM ARMÁRIO EMBUTIDO SENDO UMA SUÍTE COM SACADA / BANHEIRO SOCIAL SALA DE VISITAS COM LAREIRA / SALA DE TV / COPA, COZINHA E LAVANDERIA COM PISO EM GRÂNITO / DEMAIS CÔMODOS PISO EM IPÊ MESANINO / BANHEIRO COM QUARTO DE EMPREGADA AQUECIMENTO SOLAR / PÉ DIREITO ALTO ÁREA DE LAZER COM CHURRASQUEIRA E FOGÃO À LENHA / GARAGEM COBERTA PARA 4 CARROS PAISAGISMO COMPLETO COM ORQUIDÁRIO CANIL / JANELAS PVC TERMO ACÚSTICA LOCAL ALTO QUINTINO / ACEITO CASA OU APARTAMENTO DE MENOR DE VALOR

VENDO 2 CAVALOS. 1 MANGA LARGA, E OUTRO 4º DE MILHA. INF: 8872-4467-3333-8393.

3333-3524

PEDROSO FERRAZ EMPREENDIMENTOS CRECI 21841 - FONE: 3399-0787- 8913-8382

IMPERDÍVEL VALOR R$ 10.000,00 PALIO 1.0 FIRE - 8V PRATA - 2002 2 PT, VIDROS ESCUROS (INSULFILM), AR QUENTE, LIMPADOR TRASEIRO, PROTETOR DE CÁRTER, PARA-CHOQUE NA COR, ALARME E CHAVE DE SEGREDO. SEGUNDO DONO, CHAVES RESERVA E MANUAL. FONE: 47 9216-1561 3399-2149

ATENÇÃO! O SENAI de Timbó , está oferecendo GRATUITAMENTE o Curso de OPERADOR DE COMPUTADOR no período da tarde, sendo de 3ª e 5ª feiras das 13h30 as 17h30. O Curso ofertado é pelo PRONATEC está direcionado aos trabalhadores com carteira de trabalho ou para jovens com curso médio completo e para estudantes do 2º ou 3º ano do ensino médio da rede pública. Interessados procurar o SENAI de Timbó na rua Duque de Caxias, ou pelo telefone: 3394-1716 com Sonia ou Susan.


24

24 de Agosto de 2013 | Timbó e Região

GERAL

Atletas da ASSICLO sobem ao pódio em Campeonato de MTB no Paraná Divulgação

Em uma prova com 506 inscritos e mais de 20 atletas por categoria, os dois atletas presentes da equipe não decepcionaram.

Divulgação

Parceria garante mais esporte para Timbó

JAC/Divulgação

A

ASSICLO, de Indaial, esteve presente no último dia 18, domingo, pela primeira vez no Campeonato Metropolitano de MTB na cidade de Campo Largo-PR. E os resultados não poderiam ter sido melhores. Em uma prova com 506 inscritos e mais de 20 atletas por categoria, os dois atletas presentes não decepcionaram. Tânia Clair

Pickler Negherbon foi a grande Campeã na Elite Feminina e Edelzio Testoni conquistou um impressionante 5º lugar na Master 45-49 anos. Os atletas elogiaram muito o percurso da prova, que foi desa-

fiador e continha ingredientes (Subidas fortes, trilhas, single tracks, travessia de rio e até uma passagem por dentro de uma manilha.) que a tornaram uma verdadeira corrida de Mountain Bike. Divulgação

Na tarde do último dia 16 de agosto, estiveram reunidos na sede da Associação de Moradores do bairro das Capitais, os representantes da Fundação de Esportes, Sidney Reinhold, do Projeto O Vento nas Escolas, Bill Pereira, da Associação de Moradores do Bairro das Capitais, o vereador Jorge Krueger, do Projeto Elo Vital, professor Valdecir da Silva e da Bola de Neve Church, Pastor Clóvis Oliveira para o Lançamento oficial do projeto Jiu Jitsu Tribo de Davi. O Projeto Jiu Jitsu Tribo de Davi irá atender gratuitamente na associação de Moradores do Bairro das capitais 40 crianças duas vezes por semana. Segundas e quartas, das 19 ás 22 horas. A parceria foi celebrada com intuito de atender a comunidade do bairro e pretende ao longo do tempo expandir-se para outros bairros de Timbó. Inicialmente serão atendidos alunos do bairro Capitais e Tiroleses. “Um grande aliado para a construção de uma juventude sadia é o esporte. O esporte é um fator que promove a qualidade de vida e previne muitos estragos causados pela ociosidade, principalmente entre crianças e adolescentes” disse o Diretor da FME de Timbó Sidney Reinhold. “O trabalho de prevenção à dependência de drogas deve ser feito de uma forma integral, a ponto de evitar o problema, através de trabalhos preventivos” disse o professor Valdecir da Silva da ONG Elo Vital que será o responsável pelas aulas e pelo Projeto Jiu Jitsu Tribo de Davi. “A crítica pura e simples não mudará em nada o nosso meio, mas somente uma participação consciente e um envolvimento real é que tornam possível a construção de uma realidade diferente e digna para a nossa população” disse Bill Jonnathan do projeto O Vento nas Escolas. “Como cidadãos temos a obrigação de viver ativamente em sociedade e de operar em prol de toda a criação de Deus” disse o Pastor Clóvis Oliveira da Bola de Neve Church. “Nossa comunidade está de braços abertos para receber este projeto, pois precisamos ocupar nossos jovens com atividades saudáveis e que proporcionem a elas a oportunidade de escolher um caminho bom e que vá fazer a diferença no final” disse o presidente da Associação de Moradores do Bairro das Capitais, Jorge Krueger.


JORNAL A CIDADE - EDIÇÃO 327  

Diagramação Rafael David

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you