Page 1

PREFIRO VINIL


PREFIRO VINIL (E Quem n達o?)


História O disco de vinil surgiu no ano de 1948, tornando obsoletos as os antigos discos de goma-lacade 78 rotações - RPM (rotações por minuto) -, que até então eram utilizados. Os discos de vinil são mais leves, maleáveis e resistentes a choques, quedas e manuseio (que deve ser feito sempre pelas bordas). Mas são melhores, principalmente, pela reprodução de um número maior de músicas - diferentemente dos discos antigos de 78 RPM - (ao invés de uma canção por face do disco), e, finalmente, pela sua excelência na qualidade sonora, além, é lógico, do atrativo de arte nas capas de fora.

#NO BRASIL

LN

o Brasil, o LP começou a perder espaço em1992. Em 1993 foram vendidos no Brasil 21 milhões de CDs, 17 milhões de LPs e 7

milhões de fitas cassetes. A partir de 1995, as vendas do LP declinaram acentuadamente em função da estabilização da moeda (consequência do Plano Real) e melhoria do poder aquisitivo da população, que permitiu a população adquirir mídias musicais mais modernas. Artistas que pertencem a grandes gravadoras, gravaram suas músicas em LP até 1997, e aos poucos, o bom e velho vinil saía das

A partir do final dadécada de 1980 e início da

prateleiras do varejo fonográfico, mas retornou,

década de 1990, a invenção dos compact discs

timidamente, no final da primeira década do

(CD) prometeu maior capacidade, durabilidade e

Século XXI.

clareza sonora, sem chiados, fazendo os discos de vinil ficarem velhos obsoletos e desaparecerem quase por completo no fim do Século XX.

Apesar disso, alguns audiófilos ainda preferem o vinil, por acreditarem ser um meio de armazenamento bem mais fiel que o CD.


RESSUREIÇÃO DO VINIL

TIPOS DE VINIL

Na segunda metade de 2008, os proprietários da Polysom, informados do enorme volumoso crescimento na venda de vinis nos Estados Unidose na Europa, depararam-se com a possibilidade de adquirir o maquinário da antiga fábrica e reativála. Em setembro do mesmo ano, começaram as diligências e os estudos que resultaram na aquisição oficial, em abril de 2009. No final de novembro de 2009, depois de meses derestauração, a fábrica finalmente fica pronta, sendo feitos os primeiros testes com os LPs produzidos.

Durante o seu apogeu, os discos de vinil foram produzidos sob diferentes formatos: LP: abreviatura do inglês Long Play (conhecido na indústria como, Twelve inches - ou, “12 polegadas” (em português) ). Disco com 31cm de diâmetro que era tocado a 33 1/3 rotações por minuto. A sua capacidade normal era de cerca de 20 minutos por lado. O formato LP era utilizado, usualmente, para a comercialização de álbuns completos. Nota-se a diferença entre as primeiras gerações dos LP que foram gravadas a 78 RPM (rotações por minuto). EP: abreviatura do inglês Extended Play. Disco com

A fábrica tem capacidade para produzir 28 mil LPs e 14 mil Compactos por mês. Estabeleceu-se como única fábrica de vinis de toda a América Latina.

25 cm de diâmetro (10 polegadas), que era tocado, normalmente, a 45 RPM. A sua capacidade normal era de cerca de 8 minutos por lado. O EP normalmente continha em torno de quatro faixas.


Single ou compacto simples: abreviatura do inglês Single Play (também conhecido como, seven inches

PREFERÊNCIA 2W OLD SCHOOL NEW

em português

- ou, “7 polegadas”; ou como compacto simples. Disco com 17cm de diâmetro, tocado usualmente

Nada de CD e muito menos de MP3. São inúmeros os

a 45 RPM (no Brasil, a 33 1/3 RPM). A sua

motivos que fazem que os discos sejam os escolhidos

capacidade normal rondava os 4 minutos por lado.

pelo músico e apresentador de TV, China. “Prefiro o

O single era geralmente empregado para a difusão

vinil, pois sinto mais os graves da música, e não tem

das músicas de trabalho de um álbum completo a

os níveis altos dos agudos como nos CDs. O vinil tem

ser posteriormente lançado .

a obrigatoriedade de virar o lado, então você escuta cada lado com mais atenção, a arte das capas é maior,

Máxi: abreviatura do inglês Maxi Single. Disco

mais bonita e os encartes são incríveis”, diz. Enquanto

com 31cm de diâmetro e que era tocado a 45 RPM.

prepara o lançamento de seu quarto disco, China

A sua capacidade era de cerca de 12 minutos por

inventa mil coisas que o mantêm pilhado do jeitinho

lado.

que conhecemos: o selo Joinha Lab, que tem por a natureza caçar, produzir e lançar os novos talentos da música; e o projeto infantil Coisinha, em que resgata canções que são parte de suas lembranças e revisita as músicas de Vinicius de Moraes, Toquinho e Trem da Alegria, entre outros, são os dois exemplos mais palpáveis.


“ALÉM DE CONTAR A HISTÓRIA DO SEBO E DE SEUS PERSONAGENS, AINDA TOCA MUITA MÚSICA BOA NA PELÍCULA.”

DURVAL DISCOS, DE ANNA MUYLAERT


NA GRINGA

Zé do Hamburguer

“Muitos DJS levam discos de música para vender na Europa quando saem em turnê. Os vinis de música brasileira valem uma boa grana por lá.”

“Além da estética dos ano 1950 e 1960 a atmosfera dos discos vinil das radiolas está muito presente”

Com um agradável ambiente no melhor estilo anos 50, o Zé do Hamburger é um suceso em São Paulo. Completamente decorada com artigos dos saudosos anos dourados, a lanchonete, inspirada nos famosos restaurantes diner dos Estados Unidos, vai muito além do que os olhos podem ver.


“ESTE LIVRO APONTA DISCOS IMPORTANTES DA MÚSICA MUNDIAL E É UM ÓTIMO GUIA PARA QUEM QUER COMEÇAR A COLECIONAR VINIS.”

FAÇA A SUA LISTA


Daft Punk fez este álbum com a colaboração do escritor e cantor Paul Williams e com o guitarrista da banda Chic, o aclamado produtor Nile Rodgers.

“Random Access Memories”, álbum lançado pelo Daft Punk, alcançou a marca de vinil mais vendido da história da loja virtual Amazon.

CURIOSIDADES “Double Fantasy” é o Vinil mais valioso da história

O disco já era o mais vendido de 2013 e tomou o topo na lista que era de “21″, da Adele.

Segundo a empresa, o número de vendas de discos de vinil aumentou 100%, se comparado o mesmo período do ano em 2012.

John Lennon autografou esse exemplar apenas algumas horas antes de ser assassinado. Esse Vinil foi vendido por 525 mil dólares


ESPM - ESCOLA SUPERIOR DE PROPAGANDA E MARKETING DESIGN COM HABILITAÇÃO EM COMUNICAÇÃO VISUAL

Computação gráfIca editorial ALEXANDRE SALOMON

DS3A RAFAEL BARRETO rafaelbarretodecampos@gmail.com

www.behance.net/rafaelbarreto


ESPM 2013

Fanzine Prefiro Vinil  

Project Project developed for ESPM School.

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you