Issuu on Google+

Balanรงo Social 2011


O Grupo Panna conta com os melhores profissionais do mercado, oferecendo soluções completas em recursos humanos e terceirização para sua empresa.


Sumário

Perfil da Organização

5

Nossos Serviços

7

Nosso padrão de Relacionamento

9

Gestão Responsável de Recursos Humanos

10

Gráficos de Gestão de Pessoas

11

Gestão Financeira Responsável

13

Responsabilidade Social: Excelência a serviço da sociedade

15

Nossos Projetos

16

Reconhecimentos de Ações Sociais

21


4 Introdução Palavra do Diretor Executivo: Lendo o Balanço Social 2008 e 2009 do Grupo Panna, constatei como as nossas ações e atividades de responsabilidade social cresceram, e como ainda temos um longo caminho a percorrer. Procuramos com ele, apresentar de maneira clara e simples as ações que apoiamos nestes dois anos, percebemos que com a divulgação bianual conseguimos expor o inicio e termino das ações que apoiadas, permitindo uma visão ampla de todas atuações do Grupo. Desde o ano base de 2006 o Grupo Panna toma como prática, a apresentação de seu balanço social, pois acreditamos que cada colaborador do Grupo contribui de forma expressiva para a empresa, e esta retribui isto à sociedade por meio de ações junto a nossa comunidade. Acreditamos que o nosso sucesso se deu pela soma de colaboradores alinhados aos objetivos organizacionais e identificados com os valores da empresa, por isto, todas ações e decisões tomadas por cada colaborador, orientado pelos valores éticos assumidos pelo Grupo, além de serem o nosso diferencial competitivo ainda geram ações visíveis a nossa comunidade. Por meio da divulgação do balanço social, conseguimos rever todo nosso desempenho, possibilitando compartilhar estas informações com todos os colaboradores e parceiros do Grupo Panna, para que juntos passamos vislumbrar todo caminho que ainda precisamos percorrer. Estes dois anos em especial, foram anos de dificuldades econômicas para grandes empresas e corporações, e isto não foi diferente em nosso cenário, o que resultou em estratégias alternativas e reorientação do nosso

planejamento social, sabemos que podermos melhorar nossos resultados, que será um desafio para o próximo ano. Dentre inúmeras ferramentas estratégicas adotadas pelo Grupo Panna, ao longo destes 14 anos, a valorização humana alinhada ao sistema da organização, com base no Planejamento Estratégico, constituem as premissas básicas para o processo de gestão, possibilitando o crescimento constante e sustentado do Grupo. O Grupo Panna está empenhado na superação do seu desempenho, agradecemos a todos os colaboradores e voluntários, que tornaram sonhos em realidade, que uniram forças e descobriram que juntos somos fortes.

Panagiote Carvalho Toscas - Diretor Executivo do Grupo Panna


5

Perfil da Organização O Grupo Panna, fundado em Outubro de 1996, é uma empresa de prestação de serviços, que oferece soluções em recursos humanos com altos padrões de qualidade, ética e seriedade, por isto possui sua gestão juridicamente organizada, com uma transparência e autonomia financeira e administrativa que possibilita seu crescimento contínuo sustentável do Grupo. Hoje o Grupo Panna se consolidou como uma da s ma iore s empre s a s prestadora de ser viços em Recursos Humanos e Terceirização da região. Atuando em conformidade com as normas de qualidade por se tratar de um modelo de Gestão da Qualidade, a implementação destes requisitos oferece aos seus clientes um amplo leque de benefícios como: melhoria contínua, gestão estratégica, asser tividade, controle dos processos, padronização de atividades, organização, pontualidade, maior agilidade, dentre outros.

15 anos construindo uma história!

Expandimos nossos sonhos.

Feira 2009 CONARH


6

Cidades de Atuação O Grupo Panna atua hoje em mais de 50 cidades dentro do Estado de São Paulo, se diferenciando principalmente pela gestão profissional, séria e transparente. Cidades: A lumínio, A mer icana, Araçariguama, Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Bertioga, Botucatu, Boituva, Campinas, Capela do Alto, Cerquilho, Cosmópolis, Cotia, Cubatão, Guarujá, Hortolandia, Ibiúna, Indaiatuba, Iperó, Itanhaem, Itapetininga, Itu, Jaú, Jundiaí, Laranjal Paulista, Limeira, Lins, Mairinque, Mauá, Mongagua, Osasco, Paulínia, Peruíbe, Piracicaba, Porto Feliz, Praia Grande, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Caetano, São José do Rio Preto, São Paulo, São Roque, Salto de Itu, Salto de Pirapora, Santa Rita do Passa Quatro, Santo Antonio da Platina - PR, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto, São Vicente, Sorocaba, Sumaré, Tietê, Tatuí, Valinhos, Vargem Grande Paulista, Votuporanga e Votorantim.

Unidades Operacionais: • São Paulo – Barra Funda; • Sorocaba; • São Bernardo do Campo; • São José do Rio Preto; • Santos; • Campinas; • Piracicaba; • Mairinque; • Boituva; • Defensere; • Harmoniza; • Centro Administrativo.


7

Nossos Serviços

A Treiner é uma unidade de recrutamento, seleção e administração de estagiários qualificados para melhor atender sua empresa, proporcionando também integração estudantil.

A Defensere conta com a melhor e quip e de s eg ur a nç a, a lt a ment e capacitada e treinada proporcionando as melhores soluções para cuidar de seu patrimônio.

D e s envolvendo soluções personalizadas e exclusivas para a sua empresa, a Proserv projeta melhorias a fim de otimizar suas atividades e reduzir custos.


8

A Harmoniza oferece as melhores práticas de limpeza, conser vação e jardinagem para atender os mais altos níveis de exigência da sua empresa.

Nosso segmento especializado na seleção e administração de mão-de-obra temporária qualificada para atender quaisquer urgências.


9 Nosso Padrão de Relacionamento Desde 2008 o Grupo Panna adotou o movimento de excelência operacional personalizada, revendo toda a gestão de processos, com o objetivo de simplificá-los, deixando-os de fácil condução, para que a qualidade pudesse ser adaptada a realidade. Isto gerou uma excelência na prestação de serviços de maneira diferenciada a cada posto de serviços do Grupo, gerando um valor ainda maior, na especificidade de cada cliente. Os valores de qualidade operacional, competência e ética foram internalizados ao dinamismo no dia-a-dia de todos os colaboradores, e isto é reproduzido em nossos serviços. Com isto estabelecemos novos padrões de relacionamento com os colaboradores dando a oportunidade de valorizar o potencial de cada um, este reconhecimento cria uma atmosfera de cordialidade, respeito e motivação no ambiente de trabalho, que atinge o maior foco do Grupo, a satisfação de nossos clientes.

Política de Qualidade: Apoiar o desenvolvimento dos nossos clientes, oferecendo soluções e gestão de serviços, por meio da valorização de nossa equipe e da melhoria continua de nossos métodos de trabalho.

Missão: Oferecer aos Clientes os mais elevados padrões de excelência e qualidade na prestação de serviços e atendimento, visando satisfazer totalmente as suas necessidades e superar as expectativas, aumentando sua competitividade.

Visão: Ser reconhecida como excelência em gest ão de ser v iços, desenvolvendo parcerias consistentes e transparentes.

Valores: Ÿ Flexibilidade e comprometimento

com nossos clientes. Ÿ Qualidade a gestão de serviços. Ÿ Valorização e respeito aos nossos colaboradores. Ÿ Responsabilidade social.


10 Gestão Responsável de Recursos Humanos

O Grupo Panna desenvolveu diversas parcerias para a promoção da educação continuada de todos os colaboradores do Grupo, acreditamos que a leitura e escrita é a inclusão de um ser humano num contexto social mais amplo, dando mais dignidade de vida aos colaboradores. Este empenho foi acompanhado por volunt ár ios, que puderam receber a sinergia deste contato. Este projeto tomou corpo e é uma das prioridades para o próximo ano.

O Projeto de educação continuada do Grupo, proporcionou também incentivos para a inclusão de vários colaboradores em cursos de capacitação técnica e até ensino superior. São as pessoas que executam as atividades diariamente que contribuem de maneira decisiva para o sucesso do Grupo Panna.


11 Gráficos de Gestão de Pessoas: Ín

di

ce

de

Es

co

%

80

la

rid

a Qu de P a ad ro nna In te Rec rn ur o s

0%

6

%

40

%

20

0%

os

Hu

m

an

200

os

9 201

0 200

9

Ensino Fundamental Incompleto

201

0 200

9

Ensino Fundamental Completo

201

0 200

9

Ensino Médio

201

0 200

9

Superior

201

0

Pós Graduado

Ín

di

ce

de

Es

co

%

80

la

%

rid

a Te de P rc an ei ro na Te s r

60

%

40

%

20

0%

ce

iri

201

0

za

çã

o

201

1 200

9

Ensino Fundamental Incompleto

201

0

201

Ensino Fundamental Completo

0 201

1

Ensino Médio

201

0 201

1

Superior

201

0 201

1

Pós Graduado


12

Ín

di

ce

de

Es

co

%

80

la

% 60

rid

a Te de P rc an ei ro na Te s r

%

40

%

20

0%

ce

iri

201

0

za

çã

o

201

1 200

9

Ensino Fundamental Incompleto

201

0

201

Ensino Fundamental Completo

0 201

1

Ensino Médio

201

0 201

1

Superior

201

0 201

1

Pós Graduado

Gestão Financeira Responsável: Falar em crescimento sustentável traz a necessidade sob o foco na gestão administrativa e financeira, numa organização como o Grupo Panna a ética e transparência são evidenciados em toda gestão administrativa e financeira do Grupo. O Grupo Panna possui um comitê que funciona como avaliadores do crescimento econômico, tomando todo cuidado para que em cada novo contrato todos os valores e objetivos organizacionais do Grupo, construídos a mais de uma década, sejam preservados, o que permite o contínuo sucesso em nossa administração financeira.


13 Pa n En na T ca e rg rce o Re iriza co ç lh ão id os

,00

0 0.0

0

2.0

0

,0

0 .0

0

00

1.

0

0,0

201

0

Pa n

na En Re ca cu rs rg os os Re Hu co ma lh no id os s

201

1

0

0,0

.0 00

3.0

00

0,

0 0.

00

2.

00

0,

0 0.

00

1.

0

0,0

00

0,

0 .0

0

00

1.

201

0

Pa n Tr na T ib ut erc os e Re iriza co ç lh ão id os

201

1

0

,0

00

0 0.

90

0

,0

00

0 0.

80

0

Pa n

,0

00

0 0.

70

na Tr Rec ib ut urs os os H Re co um a lh id nos os

00

,

00

0 0.

60

0.

50

0

,0

0

,0

0 00

00

0 0.

00

1.

00

, 00

0 0.

40

00

0,

0 .0

0

90

0 0,0

0

,0

0 00

0.

80 201

0.

0

70

201

0

,0

0 00

0

,0

00

0 0.

1

60

0

,0

0 00

0.

50

0

,0

00

0 0.

40

0

0,0

201

0 201

1


14 Responsabilidade Social: Excelência a serviço da sociedade

O Grupo Panna cumpre com a sua Responsabilidade Social ao realizar vários projetos junto a várias comunidades aonde atua, nosso objeto e foco é com o crescimento sustentável, pois acreditamos que só o sucesso depende de ações éticas e na geração de valores, nossas diretrizes em responsabilidade social são: • Atuação com elevados princípios éticos em todas relações firmadas; • Geração de recursos para o Estado mediante o recolhimento de impostos e tributos; • Proporcionar opor tunidades de trabalho e desenvolvimento pessoal; • Reinvestindo parte substancial dos resultados alcançados em diversos projetos; • Desenvolver negócios economicamente e so cialmente sustentáveis; • Ações de preservação do meioambiente; • Respeitando a legislação de cada local de atuação; Estas ações configuram o exercício de Responsabilidade Social dos Integrantes do Grupo Panna e vemos estas ações como uma contribuição necessária e essencial às comunidades onde a empresa atua.Em função da capacidade criativa já existente, e

dos recursos financeiros e humanos já disponíveis, o Grupo Panna demonstra em suas ações que têm uma intrínseca resp ons abilidade so cial junto da comunidade, e que ações em parcerias p o dem t r a nsfor ma r “s onhos” em “realidade”. A idéia de responsabilidade social incorporada pelo Grupo é que somando esforços, podemos abrir por tas para transformar o mundo de muitos, são valores que geram valores. A responsabilidade social não se resume às ações e programas isolados, mas é parte integrante do próprio modelo de gestão do Grupo Panna. A empresa está identificada com os anseios da sociedade e conduz seus negócios de maneira ética e humana, sem perder o foco nos seus desafios empresariais. O modelo de gestão adotado pelo Grupo prevê a valorização do ser humano, do trabalho voluntário, do respeito ao meio ambiente e a promoção do bem-estar social. Esses valores caminham lado a lado com metas de produtividade e excelência.


15 Nossos Projetos: Portas Abertas: Em parceria com instituições de ensino médio e técnico, e com diversas empresas privadas, o projeto visa auxiliar jovens estudantes e profissionais experientes na elaboração do Currículo podendo este ser direcionado ao primeiro emprego, ou recolocação profissional. O objetivo deste projeto é auxiliá-los a adequar frente a realidade do mercado sua apresentação pessoal e profissional, tornando -os mais atrativos e competitivos no mercado de trabalho. Este projeto é realizado por meio de palestras que ainda abrangem temos como postura e dicas para processos seletivos . “Conscientizar o profissional para ser bem sucedido em entrevistas, testes e dinâmicas de grupo é potencializar suas chances frente às opor tunidades no mercado de trabalho, entendemos que o trabalho dignifica o Homem, por isto este projeto é de grande ajuda a sociedade”.


16

Jovem Aprendiz: Este projeto visa preparar os jovens para sua primeira inserção no mercado de trabalho, isto implica, em capacitá-los para tarefas como: o desenvolvimento de novas capacidades e conhecimentos, a modificação de cer t as representações sociais e culturais e de mudanças de atitudes em relação ao trabalho e a definição de um novo equilíbrio entre sociedade e individuo. Capacitamos jovens em cursos técnicos que potencializarão seu desempenho nas atividades do trabalho e direcionamos os participantes do projeto para sua primeira experiência profissional. O fato de inserir-se no mercado de trabalho contribui para o estabelecimento de relações so ciais, dos pro cessos de ident ific aç ão, reconhecimento e melhor adaptabilidade a sociedade. Os jovens recebem intervenção psicossocial, priorizando o conhecimento de capacidades, desenvolvimento de habilidades e orientação para a postura no mundo corporativo, considerando de forma crítica o contexto no qual estão inseridos. Observamos que os jovens que participam do projeto desenvolvem subsídios internos, ou fortalece os já existentes, para enfrentar a realidade do mercado de trabalho podendo preparar-se para este tornando-se cada vez mais competitivo. Busca-se, fornecer subsídios para que o jovem seja agente de conhecimento, int er aç ão e cont role em s eu cont ex to, reconhecendo seu papel ativo na construção de um meio eficaz para o desenvolvimento humano integral. Sendo assim um cidadão “agente ativo de suas transformações”. Com este objetivo, durante o projeto e até mesmo depois de seu término, o Grupo Panna manterá os cadastros destes Jovens e irá direcioná-los à empresas Parceiras e a todas que se interessarem, para indicá-los a colocação profissional do primeiro emprego.


17

Criança e Cultura: O projeto apóia várias instituições de trabalho desenvolvido com crianças e préadolescentes na faixa etária de 02 anos até 14 anos. As crianças recebem apoio ao desenvolvimento pedagógico por intermédio de dinâmicas lúdicas (brinquedoteca) e por meio da formação musical. As crianças entram em contato com a técnica musical e ao mesmo tempo, com tudo o que envolve este trabalho de ensino aprendizagem, tais como: post ura, pronuncia fonoaudióloga, percepção auditiva e até visual. Em resultado é observado por todos os mentores do projeto que o desenvolvimento acadêmico das crianças melhora, assim como o relacionamento em grupo e a relação familiar. O projeto Criança e cultura, visa oferecer uma proposta de atividades lúdico educativas que estimulem a capacidade inventiva de crianças e educadores, criando condições de vislumbrar uma nova possibilidade de desenvolvimento cognitivo, pois é nesta fase, que inicia-se a constituição de seus aprendizados e de sua personalidade. Nosso Objetivo Geral é contribuir para o desenvolvimento das crianças valorizando e desenvolvendo habilidades e competências individuais, e contribuir para que a infância delas seja mais alegre e doce, e que o afeto oferecido sirva de colo para suas carências. Este projeto foi coordenado por profissional de Psicologia do Grupo Panna com as mesmas características deste contexto.

Empregabilidade na Melhor Idade: Este projeto busca abrir novas possibilidades aos cidadãos em busca de oportunidade de trabalho. Durante o perídodo do evento, as empresas se apresentam expondo as suas características e divulgando oportunidades de trabalho. A responsabilidade do profissional de Recursos Humanos está na atenção e respeito a todos os visitantes do evento, demonstrando a importância que as pessoas são para as empresas, o maior bem que uma empresa possui em paralelo ao seu desenvolvimento. Agregado a essa demonstração, são coletados perfis de pessoal em busca de colocação para ser posteriormente avaliado a possibilidade de preencher vagas aber t as p elas empresas expositoras. O projeto objetiva, através do interesse de to dos, ma x im iz a r o pre enchimento de oportunidades no mercado de trabalho. O sucesso desse projeto se deve às parcerias estabelecidas entre o Grupo Panna, APRH e Colegio Mentor.


18

Meio Ambiente - Ênfase no consumo consciente e reciclagem: O Grupo Panna acredita que o crescimento sustentável só é possível respeitando o meio ambiente. Por isto valorizamos a Biodiversidade e sabemos que precisamos preservar os recursos para um crescimento responsável. Por isto adotamos políticas de respeito ao meio ambiente com ações simples, mas de alto impacto ambiental, tais como: • Incentivo, conscientização e treinamento de Coleta seletiva; • Homologação de fornecedores de produtos de baixo impacto ambiental; • Campanhas de conscientização de utilização de recursos extraídos do meio ambiente tais como: papel; consumo de água e energia. • Compromisso com o meio ambiente referente ao plantio de árvores condizente com o número de vagas preenchidas no ano de 2011, como sendo uma cota de contribuição nesse imenso universo de melhoria do ambiente.


19

Parceria em prol da Cidadania: Parceiros em Responsabilidade Social


20

Reconhecimentos de Ações Sociais

Agradecimentos aos voluntários:

Em 2005, o Grupo Panna foi homenageado pela NEA – Núcleo de Engenharia Aplicada (Unip Sorocaba).

Ser voluntário é doar seu tempo, trabalho e talento para causas de interesse social e comunitário e com isso melhorar a qualidade de vida da comunidade.

Em 2006 segunda colocada no prêmio de re sp ons abilidade s o cia l da A PR H (Associação de profissionais de Recursos Humanos de Sorocaba e Região). Em Novembro de 2007 recebemos o selo de Destaque em Responsabilidade Social pelas ações e trabalhos relevantes realizados pelo Grupo Pana em busca de uma sociedade mais fraterna e humana da Associação de profissionais de Recursos Humanos de Sorocaba e Região a APRH. Em 2010 o empresário Panagiote Carvalho Toscas recebe o titulo de “Cidadão Sorocabano” pelas ações realizadas a cidade de Sorocaba.

Um voluntário é aquele que está disposto a olhar o próximo, importar-se com ele e fazer algo de bom por ele. Motivado por valores de solidariedade, doa seu tempo, trabalho, recursos e talento para uma causa de interesse social. De maneira participante e consciente, o voluntário torna-se um transformador do seu meio e poderá possuir diferentes graus de comprometimento por isto o Grupo Panna agradece a todos que direta ou indiretamente contribuem para que nossos projetos aconteçam. O Grupo Panna agradece formalmente a todos envolvidos em nossos projetos, pois juntos somos mais fortes. Esperamos contar com todos nos próximos anos.


De tão bom que é estar com vocês, nem parece mas já são 15 anos!

A cada ano crescendo e melhorando cada vez mais, para melhor atender e superar todas suas necessidades e expectativas, levando até você o melhor do mercado.


TOP OF MIND 1º Lugar

2010

O reconhecimento somente é conquistado com transparência, respeito e excelência. No ano de 2011 o alcançou o primeiro lugar na Revista Top of Mind - IPESO Sorocaba e Região, pela categoria serviços, segmento empregos. Tanto reconhecimento nos traz a certeza de que trabalhar com responsabilidade social e ambiental, comprometimento e dedicação fazem toda diferença. Afinal, a gente faz tudo isso para estar sempre a frente, e levar inovações e soluções que realmente agreguem melhorias aos nossos clientes. Obrigado a todos!


www.grupopanna.com.br


Balanco Grupo Panna