Issuu on Google+

Artbook


About Humor e investimento na linguagem e estética diferenciadas são caracteríticas da produtora O Estúdio MOL é uma produtora de vídeo e animação, que comunica marcas com inteligência e diversão, para TV, Cinema, internet e mobile.

C

om uma linguagem divertida e abusando de cores quentes em seus projetos, o Estúdio tem conquistado o seu espaço em produções que requerem um estilo visual moderno, jovial e comunicação ágil, com destaque para projetos digitais. Entre os clientes, a empresa desenvolve ações para O Boticário, Itaú, Hering, Gillette e MTV. Criado em 2003 com atuação em design gráfico, o Estúdio começou a trabalhar com animação em 2006 e com vídeo em 2008, tornando-se uma produtora nas duas áreas em 2009. O ponto de curva na história do Mol foi o início de trabalhos para a MTV. Primeiro, fazendo vinhetas, e, depois, regravando os comerciais com a linguagem da emissora. “Ela pegava o conceito das campanhas e sugeria aos anunciantes que regravassem com outra linguagem, adaptada com a cara da MTV, que misturava, às vezes, vídeo, animação, stopmotion, 3D e 2D. Crescemos muito como produtora, ganhamos experiência em captação de vídeo, animação e criação de roteiro”, afirmou Galileo Giglio, sócio-diretor do Mol.

Sumário Criadores .................. 3 Portfólio ................... 4 Portfólio ................... 5 Portfólio ................... 6 Processo Criativo ..... 7


Criadores “Qualquer um que se empenhe numa jornada, já é um herói. Assim que retornamos e entramos em uma nova fase de nossas vidas, somos imediatamente projetados para uma nova forma de jornada e o padrão não é linear ou circular, é espiral.” Carol Pearson em “The Hero Within”

O começo do estúdio foi bem interessante. No início eram Galileo Giglio, Chico Zullo e Rodrigo Pipponzi, os três trabalhavam numa sala bem pequena de um prédio de escritórios, fazendo alguns trabalhos para agências e pequenas e médias empresas. O Chico tem formação de ilustrador e Galileo de designer gráfico, eles se conheceram na faculdade de arquitetura. O Rodrigo tem formação de administração e era o administrador da empresa. Essa junção das competencias de cada um foi

o que os possibilitou de trabalharem juntos. A partir daí, conseguiram alcançar novos clientes e ao mesmo tempo ter uma organização interna para apostar no crescimento e contratar novas pessoas. Pouco tempo depois os três seguiram rumos diferentes, Rodrigo criou a Editora MOL, Zullo iniciou a MOL Toons e Galileo continuou com o original, Estúdio MOL.

3


Portfólio Animação de abertura produzida por Estudio MOL

Pedro & Bianca

A

série conta a história de dois irmãos gêmeos bivitelinos de quinze anos, Pedro e Bianca, sendo ele branco e ela negra, o que fez deles conhecidos na região onde moram. Série de TV, supervisão Artística de Cao Hamburger.

Projeto considerado pela a equipe, o mais colaborativo e maluco que eles já fizeram

Direção: Thiago Campos e Galileo Giglio Direção de Arte: Thiago Campos Assistência de Arte: Igor Berck Produção: Audrey Nobrega, Fernanda Miranda, Juliana Vilela e Tsui Jin

Conversa de Salão

Abertura e logotipo produzidos pelo Estúdio Mol, para o programa de TV Conversa de Salão, que vai ao ar no GNT, criado e dirigido por Maíra Buller, e produzido pela Primo Filmes. Série documental sobre ser e se fazer mulher, exibida no Canal GNT.

4

Produtor Executivo: Galileo Giglio Produtor: Juliana Vilela Diretor de Arte: Renata Rico Mulheres Ilustrações: Mol Toons Movimento: Fred Junqueira Assistente de Arte: Rafael Muller


Portfólio Dois Coelhos 2 Coelhos é um filme de ação brasileiro de 2012 escrito e dirigido por Afonso Poyart. O filme caracteriza-se pelas inovações não muito comuns no cinema brasileiro, incluindo explosões, animações, elaborados efeitos visuais e referências de cultura pop.

O Estúdio criou várias peças de animação para este filme, incluindo os títulos de abertura, em colaboração com o diretor de arte Xico de Deus.

Top Top MTV O Mol realizou a criação da Abertura para o programa Top Top, da MTV, esse foi o primeiro trabalho do Estúdio com o canal de televisão. Em uma entrevista a Revista Virtus, Galileo, conta que o início da relação com a MTV, através da criação da abertura do Top Top, trouxe muitos outros frutos nessa mesma área.

5


Portfólio Colagem criada para o subsolo do Bar Numero Bar Numero, é o novo queridinho dos famosos e top models de São Paulo.

O designer Galileo foi convidado pelo sócio do bar, Marcos Campos, em parceria com o arquiteto Isay Weinfeld, que projetou o Bar. A equipe MOL arrasou nas paredes do espaço e deu um novo visual aos pôsteres de grandes nomes do rock ‘n’ roll internacional.

Diretor de Arte: Galileo Giglio Art Assistentes: Wesley Pinto, Juliana Vilela e Arthur Leandro Assistentes de Produção: Frederico Junqueira, Juliana Matsubara e Isabel Novais Idéia Original: Marcos Campos e Isay Weinfeld Coordenadores de Produção: Eduardo Poppo, Alexandre Nobre e Bruno Gomes Consultor de Música: Caco Neves Arquitetura: Isay Weinfeld Identidade Visual: Giovanni Bianco MAKING OF Animação: Frederico Junqueira Ilustração: Rafael Muller Fotografia: Daniela Toviansky

Confira todos os vídeos do Mol em: http://vimeo.com/estudiomol http://www.youtube.com/user/estudiomol/videos

6


Processo Criativo

A

equipe mantem-se em movimento. Dizem que viajar é muito bom, conhecer países novos, pessoas novas. No estúdio sempre tentam deixar um som rolando no fundo, isso também faz parte de suas referências, a música deixa o clima agradável e influencia no trabalho. De acordo com Galileo, devemos sempre ir além daquilo que estamos vendo, é preciso explorar a idéia e não o computador somente. É preciso evoluir, afinal através de poucos recursos podem ser feitas muitas coisas.

“O trabalho do designer e do publicitário não se trata somente de criar harmonia entre a mensagem e imagem, mas sim fazer com que a mensagem prenda a atenção do público. Para isso utilizamos diferentes linguagens de trabalho, de modo que essas se renovem e surpreendam, podendo ser aplicadas a diversas mídias como a internet, animação, impresso, sendo sempre ousada, cativante e cumprindo assim sua função.

A ídéia principal é o trabalho em equipe. Desde o começo, nós só concretizamos nossos projetos pelo fato de trabalharmos em equipe, não conseguiríamos ter crescido como estúdio se não fosse pelo conhecimento de cada sócio e funcionários. O trabalho só se concretiza trabalhando em equipe, é importante acreditar em cada pessoa.” Galileo Giglio

7


http://estudiomol.tv


Estúdio Mol, Artbook.