Page 1

CARTAZ NAZI Design Gráfico PL Projecto DG I Docente Catarina Mendes Projecto de investigação teórica e práctica da história do cartaz


Para esta proposta achámos que a melhor época para falar da história do cartaz era o Modernismo. Mas dentro do modernismo existem vários tipos de cartaz. Então, em consenso entre nós os dois, escolhemos o cartaz de propaganda política, mais propriamente a propaganda Nazi. Para entar no contexto do cartaz tipicamente Nazi, iremos a seguir, num breve texto, resumir como surgiu este grande e importante cartaz político.

O Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, mais conhecido como Partido Nazista ou Partido Nazi (NSDAP - Nationalsozialistische Deutsche Arbeiterpartei), foi um partido político levado ao poder na Alemanha por Adolf Hitler em 1933. O termo Nazi é uma contração da palavra alemã NationalsoZialist (em português Nacional Socialista), refletindo a ideologia do NSDAP. O partido estabeleceu o Terceiro Reich (reinado) após ter sido democraticamente eleito para

3


4

liderar o governo alemão em 1933. O NSDAP foi a única força política na Alemanha Nazista da queda da República de Weimar em 1933, até ao fim da Segunda Guerra Mundial em 1945, quando foi declarado ilegal e os seus líderes presos e julgados por crimes contra a humanidade nos Julgamentos de Nuremberg. O partido adotou alguns símbolos, entre eles, a suástica, e uma saudação à Hitler, inspirada na saudação romana, símbolos estes que actualmente

estão profundamente ligados à ideologia racista dos nazistas, tendo-se tornado proibidos. A ideologia e as práticas do partido nazista deram origem a um novo ramo de ciência política, popularmente conhecido como “Nazismo”. Adolf Hitler, tornou-se o chefe do partido nazista em 29 de julho de 1921, e logo depois começou um programa mediante o qual o partido nazista transformou-se numa organização sobretudo radical e revolucionária.


A Sturmabteilung (seção de assalto) foi fundada naquele mesmo ano, e começou uma política de expansão do partido nazista por meio do medo, intimidação e ataques violentos a outros partidos políticos. Propaganda nazista é o termo que descreve a poderosa propaganda psicológica na Alemanha nazista, muitas das quais centradas em declarar que os judeus eram a fonte dos problemas econômicos da Alemanha.

A propaganda nazista teve também temas comuns entre os países em guerra: a iminente derrota dos seus inimigos, a necessidade de segurança, etc. Os telejornais também foram utilizados para obter apoio para a causa nazista. Joseph Goebbels, ministro da Propaganda Nazista, desempenhou um papel central na criação de material antissemita e pró-nazista para o partido. Ele estava no comando de uma máquina de propaganda que atingiu todos os níveis da sociedade alemã.

5


6

A propaganda, para influenciar a opinião pública, utilizou o cartaz como principal meio de comunicação, foi habilmente utilizada pelo partido nazista, nos anos que antecederam e durante a liderança de Adolf Hitler da Alemanha (1933-1945). A propaganda nazista forneceu um instrumento crucial para a aquisição e manutenção do poder, e para a implementar as suas políticas, incluindo o exercício de guerra total e do extermínio de milhões de pessoas pelo Holocausto.

Durante a Segunda Guerra Mundial, as várias técnicas de propaganda foram cientificamente organizadas e aplicadas para influenciar a opinião pública a entrar na guerra ao lado da Inglaterra. Estes cartazes tinham uma tipografia gótica e por vezes muito geométrica, usavam o negrito, o “bold”, usavam as letras ao alto para palavras, e ao baixo para frases, e usavam na sua tipografia as três cores principais do nazismo.


O cartaz Nazi, usava, sobretudo, três cores, o branco, o preto e o vermelho, inspiradas nas cores da bandeira do antigo Império Alemão. Usavam também dois símbolos importantes, a suástica e a águia. A águia simbolizava a protecção, para dar a entender que o partido nazi era o melhor, que protegia o povo alemão. A Suástica ou Cruz Gamada, é usada de modos, feitios e formas diferentes há milénios por diferentes povos e culturas.

Faz parte da cultura dos Budistas, dos Hindus, dos Aztecas, dos Celtas, dos Japoneses, dos Chineses, dos Gregos, dos Dinamarqueses, dos Escandinavos, dos Saxónicos, dos Nativo-Americanos e até mesmo, dos Judeus. A palavra “suástica” vem do sânscrito e significa “aquilo que traz boa sorte”. De acordo com o líder Nazi, a Suástica teria a capacidade de representar a luta em prol do triunfo do Homem e o desenvolvimento da nação alemã por meio da campanha anti-semita (ódio aos judeus).

7


8

Hitler escreveu: “Como Nacional-Socialistas vemos na nossa bandeira o nosso programa. No Vermelho, a ideia social do movimento; no Branco, a ideia nacionalista e na Suástica, a missão de lutar pela vitória do homem ariano, e ao mesmo tempo pelo triunfo da ideia do trabalho produtivo, ideia que é e será sempre anti-semita.”. O símbolo era usado na bandeira do partido, distintivos e braçadeiras.

Nos cartazes Nazistas, liam-se frases curtas, ou até só palavras, mas estas eram muito directas e muito fortes, fazendo com que o povo alemão, mesmo não querendo tiriam mesmo que votar no Partido Nazi, ou até mesmo, nos cartazes de recruta, faziam que os jovens alemães fossem para o exército. Gostámos imenso deste tipo de cartazes, porque houve poucos assim, já que estes, com imagens e frases simples mostravam o poder e a força dos nazistas, mostrando ao povo quem os governava.


2ª Fase Rafael Real No meu cartaz pretendo promover uma nova versão do vídeo jogo Call of Duty, foi um jogo distribuído em 2003, de tiro em primeira pessoa baseado em combates da Segunda Guerra Mundial. Este jogo é um simulador de guerra de infantaria, onde usam insencialmente armas da Segunda Guerra Mundial.

Mediante o objectivo da proposta, pretendo desenvolver um cartaz promovendo uma nova versão do Call of Dutty, simulada, baseando-me no cartaz soviético no no tempo da guerra. Este cartaz é uma obra prima do cartazismo soviético no tempo da guerra. Foi veiculado um ano após o tratado de não agressão firmado por Hitler e Stalin, em 1940. O título diz tudo : ” Mate o Réptil Fascista”. A cor da arma nos remete ao imaginário do Exército Vermelho que substituíra o exercito branco tradicional

9


10

Russo desde a Revolução Bolcheviche. A imagem tem bastante impacto, o réptil em forma suástica, exibindo as unhas. O artista supera qualquer “briefing” se formos comparar o referido poster com os cartazes nazistas . Este cartaz ilustra o final de 1943, quando a União Soviética estava empurrando os alemães de volta em todas as frentes, No canto superior esquerdo pode ser visto uma seta dizendo em alemão: “Nach Osten” (“Para o leste”), uma referência ao termo

alemão “Drang nach Osten” (“Seguindo para o leste”), a idéia de um alemão desejo de expandir para o leste, o que poderia ser dito de ter suas raízes na idade média, e era a mais poderosa exemplificou com a invasão alemã da União Soviética. O jogo que quero promover, é um jogo onde retrata a eliminação dos nazistas, tal como mostram os dois cartazes anteriores.


Hélder Costa Eu pretendo promover um filme baeado na época nazi. Existem já muitos filmes baseados no drama do nazismo e baseados no grande ditador, Hitler, uns mais antigos ou até mesmo recentes, mostram o isto mesmo. Como por exemplo, um dos filmes deste género, “Os Nazistas - um aviso da história”, “O rapaz de pijama ás riscas”,

”A queda! As últimas horas de Hitler”, entre muitos outros. O meu cartaz irá ser um cartaz de um filme deste género, com características do típico cartaz nazi, com o nome do filme, a representar aquelas frazes simples e directas do cartaz nazi, imagens que representam o nazismo, o uso das cores principais, o vermelho, o branco e o preto, e usarei os símbolos, como a suástica e a águia.

11


cartaz nazi  

proposta DG I

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you