Page 1

ANO XIV | Nº 154 | AGO/SET 2011

tradnews@yahoo.com.br

ASTUR EM PETROLÂNDIA A Associação de Secretários de Turismo de PE realizaou sua 3ª reunião do ano em Petrolândia

ESCULTURAS RESTAURADAS Prefeitura do Recife restaura esculturas que fazem parte do Circuito da Poesia

Viva o

Casal de dançarinos Andrea Carvalho e André Lins

RecifeAntigo


EDITORIAL

Andréa Martins Editora e publicitária responsável

EXPEDIENTE EDITORA E DIRETORA Andréa Martins JORNALISTA RESPONSÁVEL Alexandre Galvão | DRT/SP 38942 COLABORADORES Ronaldo Alves, Sevé Rodrigues, Julio Silva, Pepe Cal, Rachel Motta FOTOS E CAPA Gleyson Ramos DIAGRAMAÇÃO Ivandro Galdino e Natália Nery TIRAGEM 13.000 exemplares Distribuição dirigida (gratuita) REVISTA TRADE NEWS (81) 3051-1081 / 8817-6613 tradnews@yahoo.com.br

O Recife Antigo retoma seu caminho Lugar privilegiado, com muita história e bem localizado. Esses são alguns doa adjetivos que pudemos usar para falar do “Recife Antigo”, um dos bairros mais saudosos e importantes do Recife. Recentemente a prefeitura do Recife, através da secretaria de turismo lançou o projeto “Viva o Recife Antigo” com o intuito de voltar a movimentar o bairro. Quem visita o Recife Antigo, tem a oportunidade de conhecer a história antiga do Recife e conhecer pontos turísticos bem interessantes. O bairro reúne pontos que correspondem ao Centro Histórico da cidade. É lá onde estão localizadas as edificações mais antigas, que reúnem inclusive a memória da breve invasão holandesa. As ruas do Recife Antigo são pontuadas pela visão de antigos casarões, de estilo colonial. Edificações firmes, janelas amplas, portas pesadas, tudo remete aos antigos casarões que abrigavam as famílias abastadas da cidade, assim como os antigos centros de poder. O que mais chama a atenção no bairro são as esculturas de Francisco Brennand, artista plástico natural de Recife. O trabalho de Brennand em cerâmica já povoa o imaginário dos nativos e daqueles que visitam a cidade. Na antiga Rua dos Judeus e hoje Rua do Bom Jesus. Lá encontramos a primeira sinagoga das Américas, a Sinagoga Kahal Zur Israel, instalada durante domínio holandês e desativada depois da expulsão dos holandeses. Hoje a sinagoga encontra-se restaurada e abriga a memória da sociedade judaica de Pernambuco. Já a Ponte Maurício de Nassau, fundada no ano de 1643.A ponte é considerada a mais antiga da América Latina e liga os bairros do Recife ao de Santo Antônio.Ao longo de suas reformas, a mesma recebeu algumas nomenclaturas. Foi fundada como a Ponte do Recife, construída em madeira, depois levou o nome de Ponte Sete de Setembro, até que por fim é conhecida hoje como Ponte Maurício de Nassau. São por esses e outros motivos, que o “Viva o Recife Antigo”, chega ao bairro. Os 10 meses do projeto serão fundamentais, para que essas ações façam o bairro decolar novamente. Um dos setores que serão bem trabalhados é a revitalização comercial. Trazer de volta os bares e as empresas para o Recife Antigo é um fundamental para sua sobrevivência. E o Viva Recife, também tem essa finalidade. Todos os setores do turismo, e da sociedade pernambucana têm a obrigação, de abraçar esse projeto. A volta pujante do Recife Antigo é muito importante para todos os setores de nossa sociedade. O projeto acontece de quinta a domingo, com atrações e ações para todas as idades e gostos. O Recife Antigo é singular na sua pluralidade de pontos e de histórias, que se entrecruzam. Cada ponto do bairro é parte da história da cidade, de seus movimentos de resistência e de expansão. Meu Cordial Abraço.

ACESSE www.blogdoturismope.com.br


BETH HAIR STYLIST

(81) 3466-1492

O Très Jolie oferece o que há de mais moderno em tratamentos de beleza, além de um ambiente charmoso e aconchegante.Temos uma variedade enorme de esmaltes nacionais e importados e produtos de beleza, além de: Corte | Balayagem | Escova | Escova progressiva | Escova definitiva | Tintura | Hidratação Penteado maquiagem | Reflexo | Decapagem | Permanente | Cauterização | Chapinha | Depilação Rinsagem | Maquiagem | Limpeza de pele | Sobrancelha | Sobrancelha micropigmentação Manicure | Podologia | Espaço da noiva


Esculturas do Circuito da Poesia são restauradas A Prefeitura do Recife restaurou onze esculturas que fazem parte do Circuito da Poesia. As intervenções duraram três meses e, pela primeira vez, todas as estátuas, exceto a de Chico Science, a única que não foi danificada, passou por reparos ao mesmo tempo. A Secretaria de Turismo do Recife repassou para a Empresa Municipal de Limpeza Urbana (Emlurb) o valor de R$ 25 mil para custear os reparos nas esculturas. “Os monumentos estão situados em locais que fizeram parte do cotidiano dos artistas ou em espaços que foram abordados na obra dos poetas. São locais que todo turista que chega à Cidade gosta de ver”, afirma André Campos, secretário de Turismo do Recife. Foram retiradas as pichações e feita uma limpeza geral nas peças; as placas de identificação foram arrumadas e as peças que foram retiradas das esculturas, como dedo, nariz e instrumentos musicais, recolocadas. Os reparos ficaram sob a responsabilidade do artista plástico Demetrio Albuquerque. O projeto Circuito da Poesia, realizado pela Prefeitura do Recife, é uma homenagem a doze expoentes da cultura pernambucana e é constituído pelas esculturas de João Cabral de Melo Neto, Manuel Bandeira, Clarice Lispector, Mauro Mota, Capiba, Chico Science, Carlos Pena Filho, Antônio Maria, Solano Trindade, Ascenso Ferreira, Joaquim Cardozo, e Luiz Gonzaga. O projeto foi iniciado em 2005 e concluído em 2007. Para a elaboração do trabalho, a Prefeitura do Recife, em parceria com o Banco do Brasil, investiram mais de R$ 270 mil.

As esculturas 1 – Manuel Bandeira (1886/1968) – Precursor do movimento Modernista, é homenageado na rua da Aurora, considerada por Gilberto Freyre “a mais recifense de todas as ruas”. 2 – João Cabral de Melo Neto (1920/1999) – Um dos maiores poetas brasileiros e autor da antológica obra “Morte e Vida Severina”, é homenageado na rua da Aurora. 3 – Capiba (1904/1997) – Foi um dos maiores compositores que Pernambuco já conheceu. Autor de frevos imortais que animam o Carnaval Multicultural do Recife, está imortalizado às margens do Rio Capibaribe, na Rua do Sol. 4 – Mauro Mota (1911/1984) – Jornalista, poeta, ensaísta, autor de obras como “Elegias”, “Imagens do Nordeste” e “Canto ao Meio”. A Praça do Sebo, tradicional local de venda de livros raros e usados, recebeu sua escultura. 5 – Carlos Pena Filho (1928/1960) – A escultura do poeta, jornalista e advogado está na Praça da Independência, espaço comercial do Recife desde os tempos dos holandeses. 6 – Antônio Maria (1921/1964) – Poeta, compositor e um dos maiores cronistas brasileiros de sua época. A escultura do artista está na Rua do Bom Jesus. 7 – Chico Science (1966/1997) – Compositor e criador do manguebeat, sua escultura ocupa um espaço na Rua da Moeda, no Bairro do Recife, polo original dos eventos relacionados ao manguebeat.

8 – Ascenso Ferreira (1895/1965) - Poeta da primeira geração do Modernismo, tem sua produção estudada por grandes nomes da crítica e literatura brasileiras. No Cais da Alfândega, como a contemplar o rio Capibaribe, está a escultura do poeta. 9 – Joaquim Cardozo (1897/1978) – Poeta e engenheiro civil, trabalhou com Oscar Niemeyer em importantes construções de Brasília. É considerado um dos maiores poetas do século XX. A Ponte Maurício de Nassau abriga a escultura do poeta. 10 – Solano Trindade (1908/1974)– Poeta, pintor e folclorista, segundo Carlos Drummond, o maior poeta negro do Brasil. Sua escultura está no Pátio de São Pedro, cenário de um dos mais importantes polos de animação do Recife. 11 – Luiz Gonzaga (1912/1989) – Conhecido como o “O Rei do Baião”, ganhou fama com músicas que retrataram o modo de ser e de viver do nordestino. Sua escultura está situada na Praça Visconde de Mauá. 12 – Clarice Lispector (1920/1977) – Escritora ucraniana que passou parte de sua infância no Recife, onde aprendeu a amar os livros e ensaiar as suas primeiras incursões pela vida literária. Sua escultura foi colocada na Praça Maciel Pinheiro.


Largada da Regata Recife-Noronha vai movimentar o Bairro do Recife Foi dado o pontapé inicial para a 23ª Regata Recife Noronha, no Cabanga Iate Clube. A Refeno tem o apoio da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo. No dia 24 de setembro, cerca de 80 embarcações partem do Marco Zero do Recife rumo à Ilha de Fernando de Noronha na maior prova oceânica da América do Sul. A distância percorrida até a Ilha será de 300 milhas náuticas.

“A previsão é de que o Marco Zero receba cinco mil pessoas durante a largada. Em grandes festividades, a ocupação hoteleira da cidade chega a 100%, a ideia agora é aumentar o gasto médio dos turistas que vem à cidade para participar desses eventos. A Refeno movimenta diversos segmentos turísticos da Cidade, como bares, restaurantes, taxistas, shoppings e a rede hoteleira”, afirma André Campos, secretário de Turismo do Recife. Participaram da coletiva o secretário de Turismo do Estado, Alberto Feitosa; o presidente da Empetur, André Correia; o comodoro do Cabanga, Carlos Henrique Dantas; o diretor geral da Refeno, Marcos Medeiros; o capitão dos Portos, comandante Silva; além do diretor de Infraestrutura de Fernando de Noronha, Gustavo Araújo. Em parceria com a Empetur, a Secretaria vai distribuir material promocional da cidade, como mapa turístico, guia de restaurantes e a Revista Recife te Quer, além do informativo Acontece no Recife, com dica dos principais eventos que estão acontecendo na cidade. A grande novidade é a confecção do folder Acontece no Recife Antigo, que será distribuído entre os tripulantes informando as atrações do ‘Viva o Recife Antigo’, projeto da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, que leva de quinta a domingo atrações variadas para o Bairro do Recife.


Unimed Recife Completamos 40 anos de fundação e desde sempre temos um olhar no futuro. Conseguir crescer num mercado de trabalho tão competitivo como é a saúde suplementar, com suas nuances, percalços e desafios, é extremamente difícil. Várias forças interagem para que essa dificuldade aumente a cada dia, e para que os desafios se tornem imensos. Mas tudo isso torna estimulante o nosso trabalho, pois com dedicação, austeridade e transparência democrática, estamos mostrando que crescer é possível, e oferecer aos médicos e médicas do nosso Estado um local onde possa exercer sua nobre profissão de maneira ética e segura, além de proporcionar aos nossos clientes uma medicina de vanguarda, humanizada e acessível.

Dra. Maria de Lourdes C. Araújo

Galo 2012 exalta Luiz Gonzaga “Galo, Frevo e Folião - Homenagem ao Rei do Baião” será tema do 35º desfile do maior bloco do mundo O Galo da Madrugada já definiu o tema para 2012. O maior bloco do mundo vai celebrar o centenário de Luiz Gonzaga com o desfile “Galo, Frevo e Folião - Homenagem ao Rei do Baião”. O tributo terá direito a boneco gigante do Velho Lua, diretores fantasiados em referência ao compositor, edição especial do trio elétrico dos forrozeiros e muito baião tocado em ritmo de frevo. Além disso, um frevo em homenagem a Gonzagão já foi encomendado aos maestros pernam-

40 anos de olho no futuro

São mais de 2000 colegas médicos, mais de 180.000 usuários, 1200 colaboradores. Geramos de maneira direta e indireta milhares de empregos e tudo que produzimos em termos de saúde e prosperidade é investido em Pernambuco. Contamos com uma rede de cooperados muito grande, uma outra credenciada de serviços e hospitalar importante, e o nosso patrimônio próprio que conta com dois grandes hospitais e um terceiro em vias de inauguração no coração do centro médico de Recife, o segundo pólo de saúde do país, referência nacional, além de centros médicos em Olinda, Vitória de Santo Antão, Porto de Galinhas, Cabo, atendimento diferenciado no coração do porto de Suape e sempre crescendo, sempre pensando no futuro. A Unimed Recife se orgulha de parcerias como a do Sindicato dos Médicos de PE que completa 80 anos sob a presidência do pediatra Dr. Sílvio Rodrigues, com a Associação Médica de PE e seus 170 anos na pessoa da Dra. Jane Lemos, com o relacionamento ético e afetivo com o Conselho Regional de PE e sua presidente Dra. Helena Carneiro Leão.

Hoje nosso atendimento é referência de qualidade dentre a população de Pernambuco e dentre a própria classe médica. Estamos cientes da responsabilidade social que emana do cooperativismo. Prestamos assistência médica, odontológica e psicológica a todas as crianças e adolescentes da Orquestra Criança Cidadã, estamos em vias de ditar o nosso segundo livro sobre a infância e cidadania, intitulado “Criança Cidadã – Compromisso com a Esperança”, estamos efetivamente engajados com os Objetivos do Milênio (ODMs) da ONU na promoção da saúde e da justiça social, a Unimed Recife pratica a gestão de empresa politicamente correta: não empregamos crianças nem compramos de nenhuma empresa que as explore, nem que polua o meio ambiente, nem que sonegue impostos. No quadro de nossos colaboradores existem pessoas com necessidades especiais altamente capazes e participamos dos programas de governo de formação para o trabalho. Estamos com quarenta anos de vida, é como se começássemos a cada dia, com um plhar para o futuro.

bucanos pelo presidente do clube, Rômulo Meneses. “Luiz Gonzaga tem muito a ver com a proposta do Galo da Madrugada. Da mesma forma que ele defendeu praticamente sozinho a música nordestina nas décadas de 1940 e 1950, o Galo sempre defendeu a cultura pernambucana e o nosso frevo”, pontua. A junção de dois dos maiores símbolos de Pernambuco no Brasil e no mundo é garantia de um desfile inesquecível para os brincantes.

noite da quinta-feira 16 de fevereiro. No Sábado de Zé Pereira, dia 18 de fevereiro, o maior bloco do mundo sai às ruas do centro do Recife, abrindo o feriado de Carnaval no Recife. Na terça-feira, dia 21 de fevereiro, a programação se volta para a criançada com o desfile do Pinto da Madrugada.

CARNAVAL 2012 Os foliões já podem marcar na agenda as datas dos desfiles promovidos pelo Clube de Máscaras O Galo da Madrugada no ano que vem. A programação começa com o tradicional Desfile Inverso, na


A revista Trade News, esteve no Rio de Janeiro participando do evento “O Grande Encontro” realizado pelo grupo Rede Conexão – Recife, Rio de Janeiro e Vitória que tem como diretores Roberto Rattacaso e Paulo Machado ambos franqueados másters Tam Viagens. O Grupo Conexão, detém agora uma maior abrangência dentro do Brasil, com: 03 (três) lojas em Recife, 02 (duas) em Vitória e 02 (duas) no Rio Janeiro. Havendo projetos para mais lojas em outros destinos como nos confirmou Roberto Rattacaso “Agora vamos trabalhar forte, para deixar essas unidades prontas e trabalhando com carga máxima. Depois se possível, focar olhares em outras unidades dentro do Brasil”, confirma Rattacaso. O Grande Encontro já foi realizado com sucesso no Recife, local escolhido para a primeira parada. Agora, o Rio recebeu o evento, que segue dia 17/09 para Vitória no Espírito Santo, aonde acontecerá à última fase do encontro “Resolvemos realizar este evento e denominá-lo de “Grande Encontro”, pelo fato, de acreditar que ao juntarmos num mesmo espaço grandes marcas, grandes parceiros e grandes amigos, seria sem dúvida nenhuma um grande encontro. Realizamos

Mateus e Caterina da secretaria de turismo do Recife

este evento no Rio que foi sucesso e agora vamos pra minha querida Vitória realizar a última etapa. Mostrando que a Tam Viagens está presente nesses estados, com profissionais sérios e produtos de grande potencial a ser oferecido e consumido pelos

Roberto e Luciana Rattacaso da Tam Viagens e Pestana Hoteis

agentes de viagens e turistas de forma geral”, salientou Machado. O evento contou com a participação da Empetur/Setur de Pernambuco, com a secretaria de turismo do Recife, hotéis de vários estados brasileiros, parques temáticos e empresas que prestam serviços pra o setor turístico. Em suas mesas, folheteria, brindes e degustação de iguarias dos mais variados destinos. Um seleto, e grandioso número de agentes de viagens cariocas visitaram o evento. A apresentação ficou a cargo, do mestre de cerimônia pernambucano Sérgio Gusmão. Para a gerente do Pestana Rio Sheilla Cruz, ter recebido este evento mostra que o hotel e a Tam Viagens, são grandes parceiros “É sempre bom receber par-

FOTOS: Revista Trade News

O grande encontro


ceiros, e Tam Viagem é um grande parceiro nosso. Juntos, vamos continuar trabalhando, para obter ainda mais sucesso” salientou. Dentro do evento, foi oferecida uma deliciosa feijoada, marca deste encontro. No salão de eventos do Pestana Rio, os agentes cariocas fizeram questão de comentar essa nova fase da Tam Viagens no rio como nos contou a agente de viagem Márcia Pacheco da turismo legal “É bom saber, que podemos contar ainda mais com a Tam Viagens aqui no rio. realizamos boas parcerias e agora com essas novas lojas, tenho certeza que podemos ampliar essa parceria” destacou Márcia. Ainda aconteceu, apresentações musicais que mexeram com o público presente. De Pernambuco Maestro Spok e o Quinteto mostraram os ritmos pernambucanos, como: o frevo e o forró pé de serra. Já o Big Beatles, banda cover dos Beatles original fez sua apresentação tocando todos os sucessos do grupo inglês. Um grande staff das cidades que fazem parte da rede conexão, participou do evento, com funcionários vindos de Recife, Vitória e do próprio Rio de Janeiro. Do Recife, estiveram presentes agentes de viagens, amigos e jornalistas como os agentes de viagens Eduardo Fontes e Fernando Ganso, o empresário Alberto Nader além do jornalista e colunista social João Alberto. A revista Trade News, viajou ao Rio de Janeiro a convite da Tam Viagens.

Loja Tam Viagens de Copacabana

João Alberto, Eduardo Fontes, Fernando Ganso convidados do Recife e o anfitrião Roberto Rattacaso

O Anfitrião Paulo Machado e esposa

Agentes de Viagens do Rio presentes ao evento


Dança de salão na rua às quintas-feiras, shows com ritmos variados como jazz, forró, MPB, samba e frevo às sextas e sábados e programação infantil aos domingos à tarde. Tudo isso na Praça do Arsenal da Marinha, no Bairro do Recife. A programação integra o projeto Viva o Recife Antigo, iniciativa da Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, com o apoio do Governo do Estado. A estreia aconteceu no dia 4 de agosto com um bailão na rua. Dançarinos profissionais apresentam números especiais e ensinam ao público passos coreogra-

Rua do Bom Jesus

fados. Duas orquestras animam as noites de quinta-feira, que tem direção de Andréa Carvalho. Já nas sextas e sábados, é a vez de shows com ritmos diversificados a cada semana. Aos domingos, as crianças são o centro do projeto em oficinas e espetáculos infantis sob coordenação da Academia Fátima Freitas. “O Viva o Recife Antigo vai dar um novo fôlego ao Bairro do Recife focada em uma intensa programação cultural para toda a família. Um dos diferenciais do projeto é que terá vários curadores, privilegiando os músicos locais para valorizar a autenticidade de nossa cultura”, afirma o secretário de Turismo do Recife, André Campos. Ainda de acordo com o secretário, o projeto foi elaborado com base em pesqui-

Recife Antigo

Rafa Medeiros

Shows gratuitos acontecem na Praça do Arsenal da Marinha com iniciativa da Secretaria de Turismo do Recife

Rafa Medeiros

intensifica programação cultural no Bairro do Recife


sas de opinião com a população. “Ouvimos os recifenses e adequamos o projeto para que tenha grande aceitação entre os moradores e visitantes”, completa. A programação cultural de quinta a domingo no Bairro do Recife vai contribuir ainda mais para um aumento no fluxo de pessoas na área. “Com isso, nossa expectativa é também fomentar o surgimento de novos empreendimentos comerciais como bares e restaurantes no Bairro do Recife. Contamos inclusive com o apoio da Abrasel para estimular o empresariado”, relata André Campos. O Viva o Recife Antigo tem duração de dez meses, com programação de agosto de 2011 a maio de 2012, à exceção do mês natalino e do período de Carnaval. Revitalização do Bairro – O ‘Viva o Recife’ soma-se a uma série de outros investimentos realizados pela Prefeitura do Recife, nos últimos anos, com o objetivo de dar uma nova vida a um dos principais cartões postais da Cidade. Através da parceria com o Monumenta/BID, já foram revitalizadas as avenidas Cais da Alfândega e Alfredo Lisboa, além das Ruas Madre de Deus, Aluísio Magalhães, Aluísio Periquito e da Moeda, com investimentos da ordem de RS 2,1 milhões.

Também estão sendo requalificadas as ruas Vigário Tenório, Dona Maria Cesar, Assembléia, Mariz e Barros, Arrecifes, Tomazina, Travessa do Amorim e Travessa Tuiuti. Nestas vias estão sendo realizados serviços de recuperação de calçadas, pavimentos e implantação de nova iluminação pública, além do embutimento e reforma da rede de energia. As intervenções fazem parte do programa de revitalização de vias, realizado com recursos do Município e do programa Monumenta/ BID, com um investimento de R$ 1,2 milhão. As ações já desenvolvidas no Bairro do Recife incluíram ainda a

Luciano Ferreira

Rafa Medeiros

Ponte Mauricio de Nassau - Recife Antigo

recuperação de um dos principais monumentos históricos do bairro, a igreja da Madre de Deus, construída em 1720. Ela foi entregue à população depois de cinco anos de reforma e de um investimento de R$ 1,7 milhão divididos entre o Programa Monumenta, a Prefeitura do Recife e parceiros que captaram recursos via Lei Rouanet. A criação do Museu a Céu Aberto, a implantação de nova sinalização turística no Bairro do Recife e o Programa de Requalificação Urbanística e Inclusão Social da comunidade do Pilar são outras ações realizadas para revitalização do bairro. O Recife Antigo ganhou sinalização turística, que conta com 15 placas direcionais, 27 placas lo-

Rua do Bom Jesus durante o dia

Antônio Tenório

Praça do Marco Zero


www.skyscrapercity.com

cacionais, 32 placas de monumentos históricos e dois painéis com mapas gerais. O objetivo foi integrar os monumentos e edificações da área num roteiro turístico-cultural, com textos traduzidos para inglês e braille. Foram investidos R$ 146.949,78, recursos do Programa Monumenta/BID. PILAR - A Comunidade do Pilar está recebendo intervenções através do Programa de Requalificação Urbanística e Inclusão Social. As famílias que hoje moram numa favela serão transferidas para 588 unidades habitacionais, das quais 192 já estão com os trabalhos bem avançados. O Programa de Requalificação está orçado em R$ 39,4 milhões e tem recursos garantidos através de parcerias com o BNDES, a Caixa Econômica Federal (recursos do FNHIS) e Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. As ações incluem também a realização de serviços de terraplanagem, pavimentação e drenagem das ruas Bernardo Vieira de Melo, Rua A, ruas Projetadas nas Quadras 40 e 60, Primavera, Ocidente e Edgar Verneck, além de sistema de abastecimento d’água,

Zero; Centro Cultural Banco Real; Centro Cultural Caixa Econômica, Embaixada dos Bonecos Gigantes e várias esculturas o circuito da poesia (Joaquim Cardozo, Chico Science, Antônio Maria, Solano Trindade, Ascenso Ferreira).

Rua do Bom Jesus

Irandi Souza

Gleyson Ramos

Dançarinos Andrea Carvalho e André Lins

esgotamento sanitário, iluminação pública e construção de escola, creche, unidade de Saúde da Família e mercado público. A expectativa é de que todo o projeto seja concluído num prazo de três anos. Programação anual - O Bairro do Recife ainda é palco de toda a programação cultural do calendário oficial da Prefeitura do Recife. Lá, acontecem durante todo o ano, eventos tanto municipais, quanto privados, outros tantos com o apoio da PCR como o Carnaval, a Semana Santa, o São João, o Ciclo Natalino, além do Festival de Dança, do SPA das Artes, shows de artistas nacionais e feiras de artesanato e temáticas. Concentra instituições financeiras, restaurantes, lanchonetes, centenas de empresas de vários setores, o Porto Digital, um shopping Center. Além disso, várias atrações turístico-culturais: Sinagoga Kahal Zur Israel; Museu a Céu Aberto; Espaço do Frevo; feirinha Domingo na Rua; Teatro Apolo/Hermilo; Torre Malakoff; Rosa-dos-ventos do Marco

Rua da Moeda


Confira a programação de Setembro do 08 de setembro(quinta-feira) 19h30 – Apresentação de Dança de Salão com Andréa Carvalho e convidados 20h30 – Gafieira de Bamba com Maestro Spock e Escola de Dança Roberto Pereira 21h30 – Orquestra Vip

09 de setembro(sexta-feira) RECIFE JOVEM GUARDA 20h00 – Roberto Carlos Cover 21h40 – Banda “Túnel do Tempo”

10 de setembro (sábado) RECIFE JOVEM GUARDA 21h00 – Banda “Como Antigamente” 22h30 – Concurso de dançarinos do iê-iê-iê 22h40 – Mozart

11 de setembro (domingo) 16h00 – Oficinas de Recreação, Teatro de Bonecos, Concurso de Dança, Mágicas e Contação de História 17h30 – Apresentação do espetáculo “O Mágico de Oz”.

15 de setembro(quinta-feira) 19h30 – Apresentação de Dança de Salão com Andréa Carvalho e convidados 20h30 – Orquestra Montreal 21h30 – Orquestra 100% Mulher

16 de setembro(sexta-feira) RECIFE DOS CARNAVAIS 20h30 – Expedito Baracho 22h00 – Ed Carlos

17 de setembro(sábado) RECIFE DOS CARNAVAIS 21h00 – Carlinhos Monteverde 22h30 – Walmir Chagas

18 de setembro (domingo) 16h00 – Oficinas de Recreação, Teatro de Bonecos, Concurso de Dança, Mágicas e Contação de História 17h30 – Apresentação do espetáculo “A Flauta Mágica”.

25 de setembro (domingo) 16h00 – Oficinas de Recreação, Teatro de Bonecos, Concurso de Dança, Mágicas e Contação de História 17h30 – Apresentação do espetáculo “O Mágico de Oz”.

29 de setembro(quinta-feira) 19h30 – Apresentação de Dança de Salão com Andréa Carvalho e convidados 20h30 – Orquestra Dançante 21h30 – Orquestra Marco Zero

30 de setembro(sexta-feira) RECIFE BOÊMIO - 2ª edição 20h00 – Dalva Torres 22h30 – Leonardo Sullivan

22 de setembro(quinta-feira) 19h30 – Apresentação de Dança de Salão com Andréa Carvalho e convidados 20h30 – Orquestra Metais com Maestro Lima Neto 21h30 – Super Orquestra com Maestro Matias

01 de outubro(sábado) 21h00 – Cláudia Beija 23h00 – Chorando no PE (participação: Maestro Spock)

02 de outubro (domingo) 23 de setembro(sexta-feira) RECIFE PÉ DE SERRA 20h00 – Beto Ortiz 21h30 – Concurso – melhor casal dançarino de forró 21h40 – Rodrigo Raposo

24 de setembro(sábado) RECIFE PÉ DE SERRA 21h00 – Arlindo dos Oito Baixos 22h30 – Concurso – melhor casal dançarino de forró 22h40 – Cristina Amaral

16h00 – Oficinas de Recreação, Teatro de Bonecos, Concurso de Dança, Mágicas e Contação de História 17h30 – Apresentação do espetáculo “A Flauta Mágica”.


FOTOS: Revista Trade News

REVISTA

COMPLETA 14 ANOS COM MUITA

FESTA E HOMENAGENS Em seu discurso o jornalista Alexandre Galvão, falou dos anos de luta para colocar a revista em circulação e da alegria de estar completando 14 anos. Iniciada em 1997, a revista era apenas um projeto não se pensava em chegar tão longe com o editorial que com o tempo foi agradando e sendo útil ao setor turístico do estado. Hoje com 14 anos, a revista faz parte do setor, sendo um dos editoriais com mais força e mais informação sobre Pernambuco. A revista que circula bem principalmente nas cidades do interior, tem um foco centrado nos potencias culturais, econômicos e turísticos de Pernambuco “Acredito que hoje a nossa revista foi a pioneira na divulgação do potencial turístico regional de nosso estado, hoje podemos ver outros editoriais sendo feitos o que é um orgulho para nós, até porque a Trade News não seria ca-

A revista Trade News completou 14 anos com uma super festa no Golden Tulip Recife Palace No final do mês de julho. A festa foi bem prestigiada e contou com presenças ilustres do turismo, da sociedade e da política pernambucana. Diversas personalidades do Trade Turístico estiveram prestigiando o evento. Todos os homenageados (as) da noite compareceram para receber o Troféu “Sou + Pernambuco”. Entregue pela revista, a políticos, empresas, empresários e personalidades da sociedade pernambucana.

Também aconteceu o lançamento oficial do Blog do Turismo Pe, que já está no ar há seis meses, e conta com 20 mil acessos por mês. Durante a apresentação do Blog, foi possível observar que 39 países até data da apresentação, já visitaram a pagina na internet. Também foi apresentado para o público presente através do globo terrestre presente no Blog, a quantidade de locais dentro e fora do país que já estão credenciadas e visitam o Blog diariamente. Para saber essa informação basta acessar o www. blogdoturismope.com.br e boa leitura. O evento teve a participação do ator Adriano mais conhecido como “Iarroi”. Que fez uma entrada triunfal falando sobre o turismo de Pernambuco. Logo após, o anfitrião da noite, o jornalista Alexandre Galvão usou da palavra para comandar a noite.

Troféu Sou + Pernambuco

Silvana e Dra. Maria de Lourdes da Unimed


Luiz Felipe (homenageado) e Ceça Brito

paz de fazer essa divulgação sozinha. Que bom que Pernambuco abriu os olhos para a interiorização do estado, privilegiando também o turismo nesse sentido. Agora sei que nosso trabalho não foi em vão” salientou Galvão. Em seguida, chamou para usar da palavra o secretário de Turismo de Pernambuco Alberto Feitosa, que aproveitou a oportunidade para fazer uma pequena amostra de como anda o turismo em nosso estado. Também falou da importância da revista dentro do mercado turístico “Ao completar 14 anos, a revista Trade News mostra maturidade e que já ocupa um espaço, dentro da imprensa pernambucana”, assinalou Feitosa. Logo após, os homenageados da noite, foram sendo chamados um a um. Todos foram clicados e apresentados ao publico presente. Foi uma noite memorável regada a Red Label, Vinhos Garziera e um buffet especial servido pelo Golden Tulip Recife Palace. Compareceram a festa Pepe Cal, Marcos Menezes, Ricardo Guerra, Ceça Brito, Sabrina Albuquerque, Alberto Feitosa, Carlos Braga, Sevér Rodrigues, Ronaldo Alves, Marcos E Keila Teixeira, Luis Felipe, Kennedy Barreto, Roberto Rattacaso e Luciana, Eduardo Fontes, Luis Carlos (Grupo Pão de Açúcar),

Dra. Maria de Lourdes, Miguel Francisco, Ricardo Guerra além de familiares esposa e filhos do anfitrião da noite.

Marlene Galvão

Carlos Dias (homenageado) e Tita Araújo


Jorge Sales (homenageado) e Amaro Franca

SĂŠrgio Aroucha (homenageado) e Pepe Cal

Aderval Barros (homenageado) e Miguel Francisco

Ricardo Guerra (homenageado) e Tarcisio MagalhĂŁes

Antonio Peixoto (homenageado) e Carlos Braga


Dra. Maria de Lourdes (homenageada) e Sérgio Gusmão

Alexandre Galvão e Carlos Braga

Secretário de Turismo de PE Alberto Feitosa, Flávio Domingues e esposa

Luis Carlos (homenageado) e Diego Jatobá

Romildo Alves e convidado


Romildo Alves (homenageado) e Paulo Menezes

Roberto Rattacaso (homenageado) e Aderval Barros

Alexandre GalvĂŁo e Marcos Menezes (homenageado)

Roberto Santos (homenageado) Roberto Rattacaso

Convidados da festa

Rafael e Daniel (homenageados) e FlĂĄvio Domingues


FOTOS: Martur Viagens

MARTUR VIAGENS E TURISMO completa 20 anos de existência

Parece que foi ontem quando os 03 irmãos coragem resolveram comprar sua 1º Kombi e abrir uma empresa de receptivo no bairro do Ipsep no Recife. Mesmo na época, existindo grandes concorrentes consolidados no mercado. Mas essa história, completa agora 20 anos e só nos resta agradecer a Deus pelas vitórias alcançadas, pelos clientes conquistados e pela saúde recebida diariamente. Tudo isso, para que continuemos com força e perseverança para enfrentarmos todos os desafios diários desta trajetória. Sabemos que ao longo destes anos, nada foi fácil, os obstáculos também estiveram presentes, porém a vitória é dos que lutam, dos que agem e dos que “saem do porto”. A vitória é dos que se arriscam, para alcançar o alto da montanha. Parabéns Marcos, Maria e Marta.

Funcionários participantes da I Convenção Martur

CONVENÇÃO 20 ANOS VILA GALÉ CABO DE SANTO AGOSTINHO A Martur completa seus 20 anos em grande estilo: Uma das ações foi a realização com todos os seus funcionários de Recife e Natal sua 1a Convenção com o tema “Você, nossa peça fundamental”, no Hotel Vila Galé Cabo de Santo Agostinho entre os dias 20 e 21 de Agosto/2011, com uma programação especial. Entre as ações realizadas durante o evento uma Palestra Motivacional Jairo Martiniano, fez com que todos os participantes sorissem e refletizem bastante sobre o dia-a-dia na empresa e na vida. Diversas homenagens a funcionários forma realizadas, aos que tinham 05 (cinco) anos de empresa foi entregue placas de Prata, aos que completaram mais de 11 anos de Martur receberam placas de Ouro. Também

foram homenageados todos os diretores da empress, sendo eles Marcos, Marta e Maria. Ao final da primeira parte da Convenção, todos puderam saborear deliciosa feijoada, ao som de chorinho e com um fervoroso parabéns. Logo após um pequeno desacanso, ocorreu o Rally Martur 20 anos, com a coordenação da Cia do Lazer proporcionando uma tarde inteira de muita diversão, ao final do dia os vencenderores receberam premiações. Após o Jantar, os funcionários foram recepcionados na Boate do hotel pelo caricaturista, Sidney Silva, com suas engraçadas caricaturas e muita badalação até às 02h00. No dia seguinte após o café da manhã, desfrutaram de um maravilhoso passeio com Catamaran Tours pelas praias e Porto de Suape e depois do almoço retornaram ao Recife, em ônibus Martur.

Funcionários da Martur durante palestra

Momento de descontração em passeio de catamarã

Os irmãos Marcos, Marta e Maria diretores da Martur, ladeados pelos pais Severino e Margarida


PETROLÂNDIA Praia do Sobrado

Cidade centenária, com jeito de menina

ga

rica Luiz Gonza

Usina Hidroelét

Mirante do Serrote

Igreja submersa

PETROLÂNDIA CRESCENDO COM VOCÊ

Furna dos índios

Passeio de barco no Rio São Francisco

Prefeitura de Petrolândia-PE Praça dos Três Poderes. 141 Centro | CEP: 56460-000 Fone: (87) 3851-1156 Fax: (87) 3851-1091 www.petrolandia.pe.gov.br Índios Pankararus

Igreja Matriz de São Francisco


o

FOTOS: Revista Trade News

ASTUR se reúne em Petrolândia A ASTUR-PE - Associação de Secretários de Turismo de Pernambuco realizou sua terceira reunião deste ano, na belíssima cidade de Petrolândia há 420 km do Recife. Estiveram presentes, secretários e diretores de turismo de vários municípios pernambucanos. Todos foram recepcionados, com um delicioso jantar na casa do prefeito Lourival Simões, que fez questão de receber a todos ao lado de sua Ana Tereza. Na ocasião, Romero Brito secretário executivo da associação, deu as boas vindas a todos os associados. Em seguida, o prefeito Lourival Simões, agradeceu a presença de todos e aproveitou para dizer que Petrolândia estava muito feliz de estar recebendo uma comitiva tão importante e diferenciada. Na manhã seguinte, todos participaram da reunião com diversas autoridades locais, a sociedade petrolandenses e estudantes. Antes do ínicio da reunião, os membros da Astur, convidados e autoridades locais, puderam ver uma apresentação única da tribo indígena Pankararus. Na quadra escola, fizeram uma apresentação do “toré” dança típica de sua aldeia. Diversos temas foram apresentados e debatidos, como a situação das estradas federais e o potencial turístico de Petrolândia. O representante do Dnit aproveitou a oportunidade, para falar de várias ações que foram e estão sendo realizadas pelo Governo Federal. Já o prefeito Lourival Simões falou das diversas ações que estão sendo feitas para dar ainda mais força ao turismo local. Também abortou com muita elegância e relevância as diversas ações já realizadas em seu governo, o que possibilitou Petrolândia ser hoje um município com vez e voz no

Mesa principal do evento

estado “Sabíamos do potencial de nosso município e trabalhamos para fazer dele uma cidade forte e competitiva. Essas ações fizeram com automaticamente as diversas vocações aparecessem, uma delas foi o turismo que hoje faz parte de nossa realidade” afirmou Simões. Durante sua palestra apresentou números e dados que comprovam toda essa competividade. Durante quase meia hora. O prefeito pode apresentar uma nova Petrolândia para todos os pre-

sentes. Durante a primeira parte da reunião, o prefeito Lourival Simões, assinou a ficha de associado junto a Astur-Pe, fazendo com que a cidade, passa a ser membro da associação no estado. O prefeito também recebeu da revista Trade News o troféu “Sou + Pernambuco” pelo trabalho expressivo que vem desenvolvendo no turismo local e regional. O troféu Sou + Pernambuco, é entregue a personalidades, autoridades e políticos que tem visão e dedicam seu trabalho ao turismo.

Prefeito Lourival Simões durante palestra na reunião da ASTUR-PE em Petrolândia

Prefeito recebendo a homenagem da Revista Trade News do jornalista Alexandre Galvão


Ana Tereza, Lourival Simões e Cristiano Lopes

Cristiano Lopes - palestrante

Em seguida, os participantes puderam ter a honra de curtir uma palestra com Cristiano Lopes que além de turismólogo é um dos principais palestrantes do país. O tema abortado foi à regionalização do turismo. Através de um ótica bem atual, Cristiano conseguiu prender a atenção de todos por 01h00. Através de mágicas e documentos apresentados o mesmo foi enfático em dizer, que sem o trabalho através da regionalização, hoje não é possível se fazer um turismo forte e competitivo. Ao final, uma mensagem foi deixada à mesma, tocou o coração e o pensamento de todos. Logo após, os asturianos participaram de um visita técnica, a igreja submersa Sagrado Coração de Jesus. Dois barcos levaram os mesmos até a igreja, que é sem dúvida nenhuma, um dos pontos turísticos de maior importância para Petrolândia e região. Sem dúvida nenhuma, essa foi uma das importantes e animadas reuniões da Astur nos últimos anos. O presidente Sérgio Aroucha que não esteve presente por motivos superiores,

Participantes do evento

ficou muito envaidecido quando soube do resultado da reunião, segundo ele isso mostra que a Associação hoje tem vida própria “A nossa associação, além de forte tem um belo trabalho no turismo de Pernambuco e do país. Essa reunião mostra que independentemente de quem a comande, ela caminha sempre no rumo do desenvolvimento

do turismo” ressalta Aroucha. A Astur-Pe ficou muito feliz, pela recepção e pela participação do prefeito Lourival Simões durante toda a reunião. Isso mostra que o prefeito, está engajado no desenvolvimento de sua cidade, que passa indiscutivelmente pelo setor do turismo. O Blog do Turismo Pe viajou a convite da Astur-Pe.

Asturianos em passeio técnico no Rio São Francisco


Revista Trade News  

Revista do turismo de Pernambuco

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you