Page 1

ANO XVI | Nยบ 162 | FEV/MAR 13

tradnews@yahoo.com.br

Trade News comemora seus 15 anos Carnaval de Pernambuco: Um Estado de alegria

Recife

mandou te chamar

Carnaval 2013

13 27


02


EDITORIAL

REVISTA TRADE NEWS E SEUS 15 ANOS DE VIDA

Andréa Martins

Editora e publicitária responsável

EXPEDIENTE EDITORA E DIRETORA

Andréa Martins JORNALISTA RESPONSÁVEL

Alexandre Galvão | DRT/SP 38942 COLABORADORES

Ronaldo Alves, Sevé Rodrigues, Júlio Silva, Pepe Cal, Rachel Motta FOTOS E CAPA

Fundação de Cultura do Recife, Revista Trade News e Val Araújo DIAGRAMAÇÃO

Bruno Alves TIRAGEM

13.000 exemplares D istribuição

dirigida ( gratuita )

REVISTA TRADE NEWS (81) 3051.1081 | 8817.6613 tradnews @ yahoo . com . br

A revista Trade News completou 15 anos no final de 2012. Mais viva do que nunca e com nova diagramação, a Trade é um folhetim vitorioso, chegou a esta idade com muitas dificuldades, mas nunca desistiu, esmoreceu e nem se vendeu a partidos e idéias políticas. Pelo contrário, apoiou sim às idéias que achou importantes para o desenvolvimento do turismo em nosso estado. Tenho a certeza que chegaremos a mais 15 anos com muito mais vigor, pelo fato de sabermos que nosso caminho está trilhado dentro de um segmento forte e competitivo que é o turismo. Pernambuco hoje tem um Norte, uma diretriz, mas precisa melhorar sempre. Mas mesmo assim, consegue colher hoje os frutos dos investimentos feitos de forma correta alguns anos atrás. E nos orgulha muito fazer parte desta história. Enfim, agradeço a todos que participaram desta batalha até agora, porque a guerra ainda está longe de terminar. A Trade News é grata especialmente a Samuel Oliveira e Carlos Eduardo Cadoca, que nos ajudaram lá atrás, no inicio. Aos anunciantes e amigos que contribuem com nosso folhetim. Espero que vocês continuem lendo, participando e ajudando a manter este folhetim vivo. Com uma edição bi-mensal e uma boa qualidade de impressão, a Trade News representa hoje o Trade Turístico do Estado, fato que nos orgulha imensamente. Vamos continuar trabalhando, para a divulgação do turismo do nosso Estado.

03


Parabéns pelos 15 anos de muita garra e dedicação ao turismo de Pernambuco! Feliz pelo seu sucesso! Tatiana Menezes

04


Fotos: Val Araújo

15 anos de sucesso CELEBRA A REVISTA TRADE NEWS COM UMA BELA FESTA Completar 15 anos dentro de um mercado competitivo não é para qualquer um. Por isso a Revista Trade News, mais uma vez, está de parabéns, por mostrar sua força e capacidade de renovação, com matérias e reportagens sobre o turismo do Estado de Pernambuco e também da Região Nordeste e do Brasil, trazendo em cada nova edição algo desconhecido do grande público, mostrando a riqueza cultural dos diversos municípios da Região.

Troféu “Sou + Pernambuco”


Fotos: Val Araújo

A comunicação, principalmente voltada para um público específico, requer criatividade e comprometimento para dar certo, mas foi só com a visão empreendedora do jornalista e editor do periódico, Alexandre Galvão, que o sonho se tornou possível. Ele, que na época era músico e também fazia parte de grupos de dança e estava formado em jornalismo, não viu na carreira artística a possibilidade de crescimento, e começou a trabalhar em bares para se sustentar, até ir para o escritório do pai, que era o responsável pelo Jornal do Síndico, que existe até hoje, com a função de encontrar anunciantes para o jornal. Foi nessa procura que Alexandre descobriu que o turismo era um mercado pouco explorado no Estado, embora já houvesse poucas publicações na área. Nascia aí a primeira ideia em criar a Trade News.

06

O primeiro exemplar saiu em Fevereiro de 1997 no formato jornal, só com capa, contracapa e mais quatro páginas, com o miolo todo em preto e branco, mas que já no início teve o apoio de todo o Trade Turístico de Pernambuco e da Empetur, que reconheciam ali um empenhado parceiro na divulgação do Estado. Pouco tempo depois algumas mudanças já começaram a ser feitas, como a publicação em modelo revista em policromia e em papel couchê, deixando a apresentação visual atraente e elegante, tornando a leitura mais prazerosa, com mais páginas, podendo atender melhor as necessidades dos anunciantes e colaboradores que começaram a surgir em maior escala.


Nesses quinze anos de existência, a revista cresceu tanto em tiragem, hoje são 9 mil exemplares, como em circulação em outras regiões como o Sul e Sudeste, tudo isso de forma gratuita. Várias entrevistas foram feitas com pessoas ligadas ao turismo pernambucano como governadores, prefeitos, secretários e presidentes. Além de diversos atores e atrizes da cena nacional. E coberturas de shows e eventos ligados ao setor. A Trade News sempre se preocupou em levar o nome do Estado e da Região Nordeste para diversas partes, sempre estando presentes em feiras nacionais e internacionais do setor, como: Abav, Salão do Turismo, Avistur, Aviesp, e Festival de Turismo de Gramado, Fiti da Argentina, e no primeiro vôo da TAM Recife-Paris e a Fitur em Paris e no Brasilian Day, nos Estados Unidos. As festas populares também tiveram a presença da revista, tornado-se a pioneira na interiorização do turismo em eventos Juninos, Semana Santa e o Carnaval.

Alexandre Galvão também foi pioneiro em comentar sobre o turismo na rádio, projeto que já está no ar há um ano e sete meses na Rádio Olinda AM 1030. Ele também criou o programa de televisão “Nordeste Turismo”, que é exibido na TV Nova Nordeste canal 22, todos os sábados, focando os destinos turísticos do interior, com quase quatro anos de transmissão. Na internet ele mantém o Blog do Turismo PE (www.blogdoturismope. com.br) com edições anteriores da revista e notícias diárias sobre tudo o que acontece no mercado turístico da Região. Hoje a revista está mais consolidada no mercado, com diversos parceiros e o apoio integral da nova gestão da Empetur , na pessoa do presidente André Correia, e do Secretário de Turismo de Pernmbuco, Alberto Feitosa e do Secretáriod e Turismo do Recife Carlos Braga conseguindo agregar valores imprescindíveis para a publicação .

07


Fotos: Val Araújo

A economia da Região Nordeste não poderia estar em melhor momento, ainda mais por conta da proximidade de eventos esportivos, trazendo não apenas entretenimento, mas turistas do mundo inteiro. De olho nesse fato e com o pensamento em constante renovação, a revista será uma grande aliada para divulgação do potencial turístico do Nordeste, tornando-o mais forte e reconhecido. Sem a confiança dos diversos anunciantes que sempre acreditaram na credibilidade do periódico e os diversos parceiros ao longo desses quinze anos, nada disso seria possível. Por isso, desde o início, Alexandre Galvão sempre se preocupou em homenagear nas

08

festas de aniversário da revista, pessoas notáveis no turismo do Estado, empresários e políticos, com o troféu “Sou + Pernambuco”, criado pelo artista plástico Genésio Gomes. Dedicação e trabalho são palavras que sempre estiveram presentes desde a primeira publicação, quando as possibilidades eram muitas e os recursos poucos, no entanto, o desejo em fazer uma revista nova, com um espaço maior para divulgar toda a riqueza do interior de Pernambuco e do Nordeste, foi suficiente, o combustível necessário para não deixar o sonho morrer. Que venham mais quinze anos.


09


10


A diversidade das manifestações culturais de Pernambuco está novamente presente em sua festa mais democrática, o Carnaval. Dezoito cidades de todas as regiões pernambucanas, a capital Recife e a turística Olinda, vão se transformar em polos de folia e valorização da cultura popular. O investimento do Governo do Estado no Carnaval 2013 gira em torno de R$ 20 milhões, incluindo o apoio na ordem R$ 3,5 milhões aos carnavais de Olinda e do Recife. Recursos que garantem a circulação de artistas locais e nacionais fortalecem ricas tradições carnavalescas, como os Caretas de Triunfo, os Papangus de Bezerros, os Caiporas de Pesqueira, as manifestações de povos tradicionais em Águas Belas, o Frevo e o Maracatu. Além de estimular o turismo, gerar emprego e renda movimentando a economia dos municípios. As programações de shows e cortejos nas cidades foram elaboradas a partir da Convocatória aberta a grupos, artistas e agremiações de todo o País. O processo de definição das atrações é conduzido pela Secretaria de Cultura/Fundarpe e Secretaria de Turismo/ Empetur, e conta também com importante participação das prefeituras. Um diálogo que busca contemplar os diferentes modos de celebração do período e promover tradições mais comuns em cada localidade. Até 17 de fevereiro, a folia vai se espalhar por Águas Belas, Arcoverde, Belém de São Francisco, Bezerros, Catende, Goiana, Ipojuca, Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Nazaré da Mata, Olinda, Paudalho, Pesqueira, Petrolina, Recife, Surubim, Tamandaré, Timbaúba, Triunfo e Vitória de Santo Antão. Montagem dos palcos, som, iluminação, segurança privada e

ordenamento do trânsito são algumas das responsabilidades assumidas pelas prefeituras com o intuito de acolher bem artistas e públicos. Agentes da Secult-PE e da Empetur também vão atuar nos municípios, colaborando tecnicamente para o sucesso das apresentações programadas. O secretário de Cultura Fernando Duarte destaca que o atual modelo de Carnaval possibilita o fortalecimento das tradições culturais, contemplando os artistas que enviam propostas à Convocatória. Menos de 10% da programação é composta por convidados. “As apresentações espalhadas por todo Pernambuco estão sendo feitas por artistas que sabem o valor do Carnaval e sentem-se felizes de poder tocar para diversos públicos, em cidades diferentes, onde talvez noutras épocas do ano, eles não conseguiriam apresentação”, diz Duarte. Mais de 1.100 propostas foram habilitadas, número acima do registrado em 2012, quando 781 inscrições foram efetivadas. “Isso reflete a confiança no Governo e também a apropriação pelos artistas deste instrumento que é a convocatória. Tanto em número quanto em diversidade de manifestações, estamos bem representados nesse Carnaval”, confirma o secretário. Para Alberto Feitosa, secretário de Turismo de Pernambuco, “a programação carnavalesca reforça o compromisso do Governo em promover a cultura e desenvolver o turismo, mesmo em um momento de contenção de despesas. Apenas em 2012 o nosso Carnaval gerou um retorno de R$ 700 milhões ao Estado, garantiu emprego e renda movimentando uma cadeia produtiva que engloba mais de 50 categorias profissionais”, destaca Feitosa.


Números do Carnaval:

Foto: Beto Figuerôa

Foto: Isabele Valle

O Governo do Estado investe R$ 20 milhões na festa, incluindo R$ 3 milhões para apoio da folia nas cidades de Recife e Olinda. 18 cidades de Pernambuco são polos oficiais do Carnaval: Águas Belas, Arcoverde, Belém de São Francisco, Bezerros, Catende, Goiana, Ipojuca, Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Nazaré da Mata, Paudalho, Pesqueira, Petrolina, Surubim, Tamandaré, Timbaúba, Triunfo e Vitória de Santo Antão; Mais de 1.100 artistas apresentaram propostas na Convocatória do Carnaval. Em 2012 a Secult e a Setur contabilizaram 781 inscrições; Cerca de 300 shows espalhados pelos 18 polos oficiais do Carnaval; Cerca de 250 apresentações de Cultura Popular, com mais de 220 grupos contratados. São orquestras de frevo, maracatus, afoxés, bois, clubes carnavalescos, bonecos gigantes, ursos, caboclinhos, e escolas de samba.

Papangu de Bezerros

Caboclinhos de Goiana

Destaques do Carnaval de Pernambuco 2013: A folia já começa neste sábado, 02 de fevereiro, em Catende. A partir das 23h, diversos grupos de cultura popular vão tomar as ruas da cidade. Entre eles, o Clube Misto Carnavalesco Seu Malaquias, Boi Faceiro, Maracatu Leão Vencedor de Carpina, Elefante de Olinda, Urso Cangaçá de Água Fria, Caboclinho Oxossi Pena Branca e O Homem da Meia Noite; Artistas de projeção nacional estão na programação: Alceu Valença, Elba Ramalho, Toni Garrido, Fundo de Quintal, Margareth Menezes, Jorge Aragão, Sandra de Sá, Leci Brandão, Geraldo Azevedo, Reginaldo Rossi, Alcione, Fafá de Belém, entre outros; Entre os destaques da música contemporânea de Pernambuco estão: Bonsucesso Samba Clube, Mestre Galo Preto, Silvério Pessoa, Eddie, Siba, Herbert Lucena, Família Salustiano, Orquestra Contemporânea de Olinda, Antúlio Madureira, Josildo Sá, Irah Caldeira, Academia da Berlinda, Belo Xis, Karina Spinelli, Gerlane Lopes e Samba de Coco Raízes de Arcoverde;

12

O frevo é destaque na programação. Participam do Carnaval de Pernambuco a Spok Frevo Orquestra, a Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, Orquestra Popular do Recife, Orquestra do Maestro Duda, Orquestra 100% Mulher, J. Michiles e Orquestra de Frevo, Claudionor Germano, entre outros; Entre os artistas da cultura popular do Carnaval estão na programação grupos como Caboclinho Sete Flexas do Recife, Bicharada do mestre Jaime, Elefante de Olinda, O Homem da Meia Noite, Maracatu Estrela Brilhante do Recife, Escola de Samba Gigantes do Samba, Pretinhas do Congo de Goiana; Mais de 30 maracatus rurais de toda Mata Norte participam do tradicional encontro de maracatus de baque solto, que acontece na segunda-feira (11), com concentração na entrada de Nazaré da Mata, a partir das 9h; Governo também dá apoio ao 23º Encontro Estadual dos Maracatus de Baque Solto, que acontece


no Ilumiaria Zumbi, na Cidade Tabajara (Olinda) e em Aliança, entre os dias 10 e 12 de fevereiro. Maior evento de terreiro do país, o encontro vai reunir 92 maracatus, com mais de 14 mil brincantes fantasiados, das regiões da Mata Norte, Mata Sul, RMR e Agreste Setentrional; No bairro de Guadalupe, em Olinda, acontece na quarta-feira de cinzas (13), o Encontro de Afoxés, que vai reunir 10 agremiações em cortejo pelo Sítio Histórico até o Mercado Eufrásio Barbosa; A Noite dos Tambores Silenciosos de Olinda contará com a presença de 8 maracatus de baque virado, que vão se concentrar a partir da meia-noite da segunda-feira (04), em frente à Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no bairro do Bonsucesso; Em mais uma edição, o Encontro de Coco 2013, irá reunir nos dias 7 e 8 de fevereiro, 25 grupos do estado. O evento homenageia Beth D`Oxum e Dona Glorinha. A programação contempla nomes como Coco do Amaro Branco, Mestre Juarez, Grupo Bongar, Dona Selma do Coco, Aurinha do Coco, Zeca do Rolete, Mestre Galo Preto, Dona Cila, Ana Lúcia do Coco, Adiel

Burras também estão agendados e vão reunir agremiações de diversos municípios da Mata Norte; Em Bezerros, no domingo (10), às 10h, na Praça São Sebastião, acontece a tradicional saída dos blocos de Papangus de Bezerros; Em Arcoverde, no domingo (10), às 19hs, na Praça da Bandeira, população e visitantes prestigiam o desfile das Troças de Folia de Bois; Em Pesqueira, durante todos os dias do Carnaval, haverá desfile dos blocos de Caipora. A cidade contabiliza mais de 115 grupos. Entre eles, o Cambinda Velha, com 104 anos de atividade. Tem também o Lira da Tarde, com 85 anos, além de outros grupos tradicionais como os Cangaceiros e A Turma da Velha Guarda; Manifestações culturais de povos tradicionais também integram a programação do Carnaval de Pernambuco 2013. No domingo (10/02), quem anima os foliões em Águas Belas é a tradição quilombola do Bloco Zumbi e o ritmo do toré do bloco indígena Beija-Flor Fulni-ô; Situada no agreste de Pernambuco, a cidade de Surubim já é tradicionalmente conhecida como polo da folia

Luna, entre outros; Em Goiana, o Carnaval é na rua! Terra dos caboclinhos, maracatus e bandas filarmônicas, a programação na cidade é integralmente formada por atrações de cultura popular. Além dos cortejos, encontros de Ursos e

pós-carnavalesca. Os festejos no município, que contemplam programações de palco e cortejos, começam apenas na sexta-feira (15/02) e segue até o domingo (17/02).

Maracatu de baque virado

Vitoria de Santo Antão

13

Foto: Beto Figueirôa Foto: Renato Spencer

Foto: Rafa Medeiros

Capoeiras de Pesqueira

Foto: Marcelo Lira

Caboclo de lança

Foto: Priscila Buhr

Lia de Itamaraca

Foto: Beto Figueirôa

Caretas de Triunfo

Programação completa no: www.carnavalpe2013.com.br


O CARNAVAL DO RECIFE É RECONHECIDO NO BRASIL E NO MUNDO por sua diversidade de ritmos e forte presença da cultura popular. A festa acontece em 17 polos (8 centralizados e 9 descentralizados) e cerca de 40 polinhos comunitários. São 800 desfiles de agremiações e mais 390 shows de palco, sendo 90% deles com artistas locais. Em 2013 o Frevo, ritmo genuinamente pernambucano, que acaba de ser reconhecido com Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, vai dar a tom da festa. Mas as outras riquezas culturais não serão esquecidas. Maracatu, Caboclinhos, Coco-de-roda, Ciranda, Samba de Afoxé são algumas das manifestações que ganharão as ruas da cidade. Carnaval nos palcos, Carnaval no chão. Neste último, as agremiações, muitas delas centenárias, fazem o verdadeiro espetáculo. Este ano, essas expressões culturais serão fortalecidas e ganharão um maior apoio da Prefeitura. A festa já está acontecendo em prévias realizadas no Pátio de São Pedro, Parque Dona Lindu e no Marco Zero. Com a realização do Baile Municipal, que esse ano chega à sua 49ª Edição, vai se intensificando, segue com as apresentações no Bairro do Recife na Semana Pré e toma conta de toda a cidade com o Galo da Madrugada e nos quatro dias oficiais de folia. A Prefeitura mobilizou todas as secretarias para que o Carnaval 2013 ocorra de forma ordenada. A expectativa é de mais de 700 mil visitantes e da rede hoteleira com 99% das vagas ocupadas.

14


Homenageados Alcir Lacerda Alcir nasceu em 20 de setembro de 1927, em São Lourenço da Mata, Pernambuco. Em mais de 60 anos de atuação, ele foi um dos principais fotógrafos brasileiros de sua geração, atuando com pioneirismo tanto em áreas como a foto publicidade, a foto social e o fotojornalismo quanto em fotos artísticas autorais, sobretudo de paisagens do interior e do litoral. Faleceu em outubro de 2012, às vésperas de completar 85 anos. No final da década de 1950, Alcir criou, associado ao colega Clodomir Bezerra, a Acê Filmes, empresa que rapidamente se destacou pelos serviços prestados a diversos clientes. Além da vertente publicitária e jornalística, nos seus mais de 50 anos de existência, a ACÊ Filmes, através das lentes de Alcir Lacerda e de outros 25 fotógrafos sob seu comando, realizou o registro fotográfico de eventos sociais, particularmente de cerimônias de casamento que, em muitos casos, se desdobraram em novas uniões nas gerações seguintes. O talento de Alcir Lacerda foi reconhecido por seus pares e pela sociedade. Em 1973, recebeu o Prêmio Revista Realidade da Editora Abril. Em 1976, o do 1º Salão de Fotografias de Pernambuco. Em 2004, por iniciativa do Governo do Estado, a exposição retrospectiva Alcir Lacerda – fotografias inaugurou, na Torre Malakoff, sala destinada a exposições fotográficas com seu nome. Ainda naquele ano, a Prefeitura da Cidade do Recife outorgou-lhe o Troféu Cultural da Cidade do Recife. No ano seguinte, novamente o meio artístico tornou público esse reconhecimento através da inclusão de suas fotos na prestigiosa Coleção Pirelli do Museu de Arte de São Paulo.

Naná Vasconcelos Juvenal de Holanda Vasconcelos nasceu no bairro de Sítio Novo há 68 anos (02/08/1944). Sua inspiração vai de Villa-Lobos a Jimi Hendrix. Aprendeu a tocar praticamente todos os instrumentos de percussão, embora tenha se especializado no berimbau. Em 56 anos de carreira, gravou cerca de 200 discos entre autorais e participações em trabalhos de outros artistas. Na década de 60, mudou-se para o Rio de Janeiro e começou a trabalhar com Milton Nascimento. Em 1970, o saxofonista argentino Gato Barbieri o convidou para juntar-se ao seu grupo. Ao término de uma turnê pela Europa, fixou residência em Paris por cinco anos, onde gravou o seu primeiro álbum - “Africadeus” (71). No Brasil, Naná gravou o seu segundo disco “Amazonas” (72) e começou uma parceria com o pianista e compositor Egberto Gismonti. Em Nova York, Naná Vasconcelos gravou com nomes como B.B. King e trabalhou em trilhas de filmes de Hollywood como “Procura-se Susan Desesperadamente”. Depois, envolveu-se mais diretamente com o cenário musical brasileiro. Dirigiu festivais e projetos no País, além de gravar participações especiais em álbuns de Milton Nascimento, Caetano Veloso, Marisa Monte e Mundo Livre S/A, entre outros. No final de 2010, Naná lançou seu último trabalho autoral, o CD “Sinfonia e Batuques”. Agora, no início de 2013, vai lançar mais um CD novo e autoral. Com raízes pernambucanas, Naná idealizou o projeto ABC das Artes Flor do Mangue, trabalho com crianças carentes.

15


Decoração Carlos Augusto Lira se focou nos homenageados para criar o Carnaval do Recife. As cores e texturas do Carnaval do Recife deste ano ficaram sob a responsabilidade, mais uma vez, do arquiteto Carlos Augusto Lira. Com o desafio de programar uma decoração que retratasse fielmente o perfil dos dois homenageados da festa, o percussionista Naná Vasconcelos e o fotógrafo Alcir Lacerda, além da majestade maior, o Frevo, Patrimônio da Humanidade, o arquiteto investiu na inovação. Com cores mais suaves do que os anos anteriores, com amarelo, azul e rosa mais aberto, Carlos Augusto seguiu a linha gráfica criada pela também arquiteta Isabel Andrade Lima, que estará presente em todo material exposto nos polos de folia. Para o Carnaval deste ano, Carlos Augusto se inspirou nas obras dos homenageados. O desafio, de acordo

Gigante O grande rei da festa de carnaval recifense, o Galo da Madrugada, também estará muito bem vestido para a folia. Com foco nos homenageados, Carlos Augusto idealizou uma roupa de gala preta, que desse destaque ao colete remetendo ao maracatu e a Naná. Além disso, o Galo estará com uma máquina fotográfica amarela pendurada no pescoço em uma forte referência a Alcir Lacerda.

16

com ele, foi criar algo carnavalesco com o trabalho preto e branco de Alcir Lacerda. Apesar da família do fotógrafo ter autorizado a inserção de cor nas fotos, o arquiteto optou por deixá-las em seu original e colocar Naná Vasconcelos como o fio condutor das cores de carnaval. Assim, nasceu a ideia de colocar o percussionista vestido de acordo com a temática das atrações de cada pólo. Neste Carnaval, será possível ver Naná com vestimentas afro, de blocos líricos, palhaço, ala ursa e até mesmo de mulher, ou seja, como os foliões se vestem na festa de momo. A partir disso, Naná apresenta a obra de Alcir. Na Praça do Arsenal da Marinha, por exemplo, as fotos de Alcir Lacerda poderão ser vistas no centro da praça através de projeções. Como Carlos Augusto explica, será uma espécie de exposição móvel. Em outros pontos haverá referência a máquina fotográfica, por exemplo.


Polo Marco Zero É o principal Polo do Carnaval e o cenário da abertura da folia, onde Naná Vasconcelos se apresenta com as dez nações de maracatus de baque virado. Também recebe grandes shows de artistas como Titãs, Siba, Paulinho da Viola, Alcione, Zeca Baleiro, Lenine, Alceu Valença, Zélia de Duncan, Caetano Veloso com Trio Preto + 1, além de Elba Ramalho, Otto, Orquestra Popular da Bomba do Hemetério, Zeca Baleiro

Polo Arsenal da Marinha

Polo Pátio de Santa Cruz

A folia da criançada acontece na Praça do Arsenal da Marinha com apresentações de blocos infantis durante as tardes de carnaval, inclusive no sábado (9), Dia do Frevo.

É o local do desfile das agremiações do grupo 2 e também onde ocorrem as manhãs de sol, com apresentações de orquestras de frevo, passistas, sambistas e bois de carnaval, a partir das 22h.

Polo Cais da Alfândega

Polo Pátio do Terço

É movimentado pelo Festival Rec-Beat, com artistas nacionais como a cantora Céu e internacionais como o grupo colombiano Monsieur Periné; e a Tenda Eletrônica, que recebe shows de diferentes gêneros como hip hop, eletropop, afrobeat e tech house.

As manifestações culturais de raízes africanas serão celebradas, de domingo a terça-feira. Na segunda-feira, o local recebe a tradicional Noite dos Tambores Silenciosos, quando os instrumentos silenciam e as luzes são apagadas à meia-noite.

Polo Avenida Guararapes

Polo Pátio de São Pedro

Recebe o desfile das agremiações carnavalescas do grupo 1. É lá o ponto de partida para a homenagem ao Dia do Frevo, no Sábado de Zé Pereira.

As cantoras Baby do Brasil e Sandra de Sá e as bandas Mombojó e Eddie são algumas dos artistas que se revezam durante as noites de Carnaval. O local também recebe o Dia da Diversidade, no Sábado de Zé Pereira, e um encontro de bois e ursos na segunda-feira.

Polos Av. Nossa Senhora do Carmo e Nossa Senhora do Forte Abrigam os desfiles de onze modalidades de agremiações carnavalescas. A Avenida Nossa Senhora do Carmo é a passarela do grupo especial e a Avenida do Forte será o palco do desfile das agremiações do grupo de acesso. O concurso é realizado no domingo, segunda e terça, a partir das 14h30h até o sol raiar.

Corredor do Frevo Muitas orquestras e grupos de passistas irão arrastar os foliões para o Corredor com estações do frevo, localizadas em várias ruas do Bairro do Recife, a partir do domingo até a terça-feira. Várias troças e blocos se unem à multidão que querem brincar o carnaval da capital do frevo.

17


Confira a Programação do Polo Marco Zero 08/02

19h

Sexta-feira SHOW PIROTÉCNICO E RUFAR DE TAMBORES SHOW DE NANÁ, VOZ NAGÔ E MARACATUS 500 BATUQUEIROS DE 10 NAÇÕES DE MARACATUS SOB A REGÊNCIA DE NANÁ VASCONCELOS com a participação de:

Palco

19h50

NANÁ VASCONCELOS, VOZ NAGÔ E MILTON NASCIMENTO CARMINHO

20h05 20h20

SAIDA DAS NAÇÕES

22h40

SHOW FREVO PATRIMONIO DO MUNDO Emílio Santiago / Fafá de Belém / Gennaro / Armandinho / Silvério Pessoa / Otto / Beto Ortiz / Ylana / Roberta Sá / Elba Ramalho / Tibério Azul / Lenine / Luiza Possi

09/02

SHOW DE NANÁ VASCONCELOS E CONVIDADOS: Claudionor Germano / Israel França

Sábado (dia do frevo) Palco

21h 22h30 0h 2h 10/02

ORQUESTRA DO MAESTRO EDSON RODRIGUES PASSISTAS DO BALÉ POPULAR DO RECIFE SIBA ZÉLIA DUCAN LENINE

Domingo Palco

22h

ORQUESTRA POPULAR DA BOMBA DO HEMETÉRIO PASSISTAS DA ESCOLA DE FREVO

23h30 1h 3h

ZECA BALEIRO

11/02

Segunda-feira

OTTO com participação especial de Odair José TITÃS

Palco

22h 23h30

18

ORQUESTRA DO MAESTRO DUDA PASSISTAS DO BALÉ POPULAR DO RECIFE KARYNNA SPINELLI


Polo Brasília Teimosa Uma das grandes atrações são os cantores pernambucanos Reginaldo Rossi e André Rio, que se apresentam na segunda-feira. No domingo tem desfile do Bloco Banhista do Pina.

Polo Chão de Estrelas Na segunda-feira, tem show de Geraldo Azevedo e do grupo carioca Fundo de Quintal.Os Caboclinhos vão fazer a festa na terça-feira, no 7º Encontro da Cultura Indígena.

Polo Nova Descoberta Um dos shows de destaque acontece no domingo com a sambista carioca Leci Brandão. E na terça-feira, bois, ursos, afoxés e troças de frevo.

Polo Várzea No sábado, tem rock paulista com Titãs. No domingo, Publius e Josildo Sá. Já na segunda tem encontro de seis nações de maracatus a partir das 16 horas, e à noite, tem Tulipa Ruiz e Otto. E na Terça-feira, Isaar e Lula Queiroga fazem o encerramento do carnaval.

Polo Bomba do Hemetério No desfile de agremiações, participam a Troça Carnavalesca Bola de Ouro, Clube Carnavalesco Abanadores do Arruda, Clube de boneco Seu Malaquias, o Afoxé Alafin Oyó e o G.R.E.S. Gigante do Samba. Os shows acontecem à noite. Naná Vasconcelos, Alceu Valença, Belo Xis, Bongar, Zeh Rocha, Marrom Brasileiro e Nono Germano são algumas das atrações do palco.

Polo Alto José do Pinho A diversidade das manifestações culturais vai animar os foliões, a partir do sábado, no. O local vai atrair muita gente para os shows de Elba Ramalho, Nonô Germano e Marrom Brasileiro.

Polo Casa Amarela Sambistas cariocas como Paulinho da Viola e Jorge Aragão, além dos pernambucanos Silvério Pessoa e Lirinha, têm encontro marcado com os foliões.

Polo Jardim São Paulo Coco, frevo, brega, entre outros ritmos, agitam o Polo na Avenida São Paulo. Entre as atrações estão Reginaldo Rossi, Nando Cordel, Elba Ramalho, Claudionor Germano.

Polo Ibura Os foliões vão encontrar uma diversidade de atrações para o público adulto e infantil, com desfiles de bonecos Gigantes e shows de Lenine, Almir Rouche, Cristina Amaral e Alcione.

19


Projeto Frevo Mundial:

Agito cultural no Bairro do Um dia dedicado à atividade cultural no Recife. Será assim todos os domingos no Bairro do Recife, até o dia 03 de fevereiro, com apresentação de frevo e maracatu, oficinas de frevo, caminhadas fotográficas e cultural e apresentação de bloco lírico. O ‘Frevo Mundial’ é uma ação da Prefeitura do Recife, por meio das secretarias de Turismo e Lazer e Cultura, Fundação de Cultura do Recife, e o Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura/Fundarpe. A programação começa às 15h30 com a apresentação da batida forte do Maracatu. Neste mesmo horário tem início a Caminhada Fotográfica. A ideia do roteiro é fotografar diversos pontos turísticos do bairro.

em família no Bairro do Recife”, afirma. Às 16h, no Marco Zero, acontecem as oficinas de frevo. Professores do ritmo, acompanhados de orquestras, irão ensinar adultos e crianças a cair no passo. Durante a ‘Caminhada Cultural’, um guia de turismo vai convidar o público a reviver a época da ocupação holandesa na cidade e a história do bairro. Já na Praça do Arsenal da Marinha, este horário será dedicado às crianças. A meninada poderá brincar de corrida de saco, pular cordas, cabo de guerra, dança das cadeiras, cabra-cega, corrida do ovo na colher, além de apresentações circenses, teatro de bonecos, contação de histórias antigas, pintura e oficina de leitura.

As fotos serão postadas na rede social do Recife te Quer (www.facebook.com/recifetequer). A foto mais curtida em uma semana vai ganhar prêmios. A ideia do prefeito do Recife, Geraldo Julio, é de cuidar especialmente daquela área para devolvê-la aos recifenses: “O potencial turístico deste ponto da cidade é muito grande e queremos explorá-lo, estimulando as pessoas a passar o dia

Às 17h, começa o ‘Roda de Frevo’. No Marco Zero, dez passistas e orquestras de frevo irão mostrar como se dança o ritmo Patrimônio Imaterial da Humanidade. Encerrando as atividades, haverá sempre um desfile de blocos líricos. A concentração do desfile será no Marco Zero, a partir das 18h, e percorre a Rua do Bom Jesus, Praça do Arsenal e Rua da Guia.

Garanhuns Jazz Festival 2013 O Garanhuns Jazz Festival acontece entre os dias 9 e 12 de fevereiro de 2013 na cidade de Garanhuns no Agreste pernambucano. Os locais de apresentação são a Praça Guadalajara e no Parque Ruben Van der Linden.


rro do Recife Antigo Turismo Regional: Aeroportos de Caruaru, Fernando de Noronha, Serra Talhada e Salgueiro receberão recursos federais. A aviação regional no Brasil começa a ganhar cada vez mais força. O Governo Federal vai liberar recursos, para a melhoria de diversos aeroportos. Em Pernambuco, quatro serão beneficiados, são eles: Caruaru, Fernando de Noronha, Serra Talhada e Salgueiro. Segundo o Governo Federal, a intenção é que o Brasil tenha voos regulares para atender a população num raio de 100 quilômetros. Além dos quatro já citados, mais três seriam contemProgramação: 15h30 – Apresentação de maracatu (Marco Zero) 15h30 – Caminhada Fotográfica (Marco Zero) 16h – Oficina de frevo (Marco Zero) 16h – Caminhada Cultural (Marco Zero) 16h – Brincadeiras de Criança (Praça do Arsenal da Marinha) 17h – Roda de Frevo (Marco Zero) 18h – Desfile de Bloco Lírico (Marco Zero)

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO: Sábado – 9/02 Baião de 3 (PE), Jefferson Gonçalves & Banda (RJ), Warren Atiba Taylor (EUA) & Uptown Band (PE), Tico Santa Cruz (Detonautas/RJ), Cida Maria (PE), Paulo Ferreira (PE), MC Rodrigo (DF) e convidados.

plados dentro do estado. Segundo Isaltino Nascimento secretário estadual de transportes, todos serão prioridades, porém, Caruaru e Petrolina terão uma atenção especial, já que focamos a Copa de 2014 “Esses equipamentos prontos, receberiam aviões maiores durante o evento, por isso essa prioridade”, afirmou Isaltino, durante entrevista.

Segunda-feira – 11/02 Projeto Batuque (PE), Claudio Infante (RJ) e Douglas Las Casas (SP), Taryn e Banda (RJ), Delicatessem (RS), George Israel (Kid Abelha/RJ), Rodrigo Santos (Barão Vermelho/RJ) e Leonardo Israel (RJ).

Terça-feira – 12/02 Domingo – 10/02 Marcos Cabral e Banda (PE), Sol Alac (ARG), Tia Carrol (EUA) e Igor Prado Band (SP), Lancaster (SP), com Nathalie Alvim (SP), Big Chico (SP) e Adriano Grineberg (SP).

Sérgio Ferraz (PE), Jazzpira (SP) e participação especial do grupo de percussão Meninos de São Kenny Brown (EUA), Kiko Loureiro (SP), Andreas Kisser (SP), Joanatan Richard (PE), Artur Menezes (CE), Kleber Dias (RJ) e convidados.

21


Foto: Setur-PE

Pessoas com deficiência tomam banho de mar em Fernando de Noronha Leticia Jaques

Desde a última quinta-feira (31), as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida já podem tomar banho de mar em Fernando de Noronha com comodidade e segurança.

tuto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), do Instituto Oceanário e da Concessionária Eco Noronha. O secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feito-

Nesta data, a Secretaria de Turismo de Pernambuco, através

sa, explicou porque Fernando de Noronha foi o primeiro destino

da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), lançou

a receber o projeto Praia Sem Barreiras. “Noronha tem investi-

o projeto Praia Sem Barreiras, que disponibilizou na Praia do

do em acessibilidade. Além das trilhas acessíveis para o Miran-

Sueste cadeiras anfíbias que possibilitam o banho assistido.

te dos Golfinhos e Praia do Sancho, a ilha conta com pousadas

A felicidade de voltar a tomar banho de mar era visível

e restaurantes adaptados”. O secretário também anunciou que

nas pessoas que experimentaram o equipamento. “Foi um

a Praia de Boa Viagem, no Recife, será a próxima a receber o

momento mágico. Uma sensação indescritível. No início, es-

projeto, no dia 12 de março, aniversário da cidade.

tava um pouco receosa, mas os monitores são muito cuidadosos e nos passam segurança. Ao final, já estava bastante

ACESSIBILIDADE TAMBÉM NAS TRILHAS –

à vontade”, declarou Yoko Farias, que há nove anos ficou

Parque Nacional Marinho Fernando de Noronha, o visitante com

tetraplégica e há três não ia à praia.

deficiência física ou dificuldade de locomoção tem acesso facilita-

Para facilitar o banho de mar, os turistas serão acom-

Ao visitar o

do ao Mirante dos Golfinhos, por meio da trilha suspensa, total-

panhados por oito profissionais da Eco Noronha qualificados

mente acessível e construída com madeira biossintética. Além do

para o banho assistido, que acontecerá todos os dias, das 8h

Mirante dos Golfinhos, o visitante pode também visitar o Mirante

às 18h. Pensando em melhor atender aos turistas com defi-

do Sancho, onde pode observar a Praia do Sancho, que foi eleita

ciência ou mobilidade reduzida, a Setur-PE promoveu cursos

novamente pela Revista Viagem e Turismo como a praia mais

de capacitação para funcionários do Aeroporto de Noronha e

bonita do Brasil, bem como pode ir até o Mirante Dois Irmãos, o

funcionários da Eco Noronha. O projeto Praia Sem Barreiras

principal cartão postal da ilha. Ambas as trilhas possuem acessibili-

tem o apoio da Administração de Fernando Noronha, do Insti-

dade assistida e foram construídas pela Eco Noronha.

22


Revista Trade News  

revista destinada ao turismo pernambucano

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you