Issuu on Google+

ANO XV | Nº 160 | SET/OUT/12

tradnews@yahoo.com.br

Custódia

O DESENVOLVIMENTO PASSA POR AQUI

Pernambuco em Nova York

05

Entre os 50 melhores do País

07


EDITORIAL

Cape - Centro de Artesanato de Pernambuco Inaugurado na última terça-feira (25), pelo Governador de Pernambuco Eduardo Campos o Cape – Centro de Artesanato de Pernambuco teve um investimento de 6,5 milhões, e agrega um acervo de 16 mil peças do que há de melhor no artesanato popular do estado. A estrutura do Cape é de dar inveja, o local conta com um auditório climatizado de 120 lugares, área de exposição, Centro de Atendimento ao Turista e um Bistrô com capacidade para 400 pessoas.

Andréa Martins

Editora e publicitária responsável

EXPEDIENTE EDITORA E DIRETORA Andréa Martins JORNALISTA RESPONSÁVEL Alexandre Galvão | DRT/SP 38942 COLABORADORES Ronaldo Alves, Sevé Rodrigues, Júlio Silva, Pepe Cal, Rachel Motta FOTOS E CAPA Alexandre Fotografia, PMC, Studio Foto, Paulo Petersson DIAGRAMAÇÃO Bruno Alves TIRAGEM 13.000 exemplares Distribuição dirigida (gratuita) REVISTA TRADE NEWS (81) 3051.1081 | 8817.6613 tradnews@yahoo.com.br

Localizado no Armazém 11 ao lado do Marco Zero, o Centro de Artesanato de Pernambuco é um importante equipamento, que agrega turismo e cultura ao mesmo tempo na capital Recife e no estado. O Centro também vai estimular a economia e o contato direto do artesão com o público que gosta de adquirir o artesanato, genuinamente feito no estado. A inauguração do Cape marca também a primeira etapa concluída do projeto de reforma do Porto do Recife. O espaço será gerido pela Diretoria de Promoção e Economia Criativa da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco – AD Diper. Também terá o apoio do PAPE – Programa de Artesanato de Pernambuco – da Secretaria de Turismo de Pernambuco e da Empetur. A revista Trade News parabeniza o Governador do Estado Eduardo Campos por começar o projeto do Porto do Recife, valorizando o artesanato local. Essa iniciativa valoriza o que há de mais belo na nossa cultura popular. Associado:

- PE


Bande

Fotos: Alexandre Galv達o


Fotos: Alexandre Galvão

Times Square – 7ª Avenida

A Secretaria de Turismo de PE e a Empetur, em conjunto com a Secretaria de Turismo do Recife, realizaram no mês passado, ações na cidade de Nova York, em virtude do evento Brazilian Day. À frente das ações, o secretário estadual de turismo Alberto Feitosa, o presidente da Empetur André Correia e o secretário de turismo do Recife Carlos Braga. As ações foram divididas em várias etapas, entre elas: uma no Seaporte, outras na 6ª Avenida. No Seaport, no Píer 16, um show cultural comandado pelo Maestro Spok deu o molho necessário, para mexer com os americanos e turistas que passavam pelo local. Muita gente participou da festa pernambucana na Big Aplle, principalmente quando entraram em cena os bonecos gigantes de Olinda, marca do carnaval pernambucano. Foram distribuídas sombrinhas de frevo e material promocional durante os dois dias da ação. O futebol também foi tema nesta passagem por Nova York, como Recife é uma das sub-sedes da Copa 2014, as secretarias montaram um pequeno campo, para a prática de junte ao gol. O local foi dedicado às crianças e as mesmas ganharam a bola do projeto “Recife Te Quer”, marca da atual gestão do turismo recifense. Já na 6ª Avenida foram realizadas várias ações dentro do projeto Brazilian Day; Pelo segundo ano consecutivo, Pernambuco participa efetivamente do evento, com ações fortes e marcantes, mostrando a cultura e as belezas turísticas do estado. O evento é um espaço importante para a divulgação do potencial turístico-cultural existente no estado. Mais uma vez, o Maestro Spok e sua orquestra foram fundamentais para o sucesso desta ação. Além de se apresentar no palco alternativo, na Rua 46, o maestro realizou vários arrastões pelas ruas nova-iorquinas. vale salientar, que por onde passou o sucesso foi total. Também aconteceu uma ação gastronômica comandada pelos Chefs César Santos e Felipe Barreto. Enfim, Pernambuco já demarcou o seu espaço em Nova York e vem trabalhando, com outras ações mais diretas e robustas na captação deste turista para o nosso estado. Viajamos a convite da Empetur e Secretaria de Turismo de PE, aproveito a oportunidade para agradecer o convite. Agradecemos também a Delta Air Line e a todos os amigos jornalistas que participaram desta ação.

Bandeira de Pernambuco no Brazilian Day

PERNAMBUCO REALIZA AÇÕES EM NOVA YORK

Maestro Spok e orquestra

Alberto Feitosa, André Correia e Carlos Braga

6ª Avenida Lotada de brasileiros

Chute a gol no Seaport


ENTRE OS 50 MELHORES DO PAÍS O Secretário Municipal de Turismo e Cultura de Abreu e Lima, Sérgio Aroucha e o Secretário de Turismo de Gravatá, Ricardo Guerra estão entre os melhores secretários de turismo do país. O 3º Encontro Nacional de Secretários de Turismo do Brasil, aconteceu nos dias 13 a 16 de setembro 2012, em Florianópolis (SC), e elegeu a Secretaria de Turismo e Cultura de Abreu e Lima e a Secretaria de Turismo de Gravatá como as 50 melhores do Brasil. Um dos critérios para o recebimento da honraria deuse graças ao dinamismo e competência dos secretários Sérgio Aroucha e Ricardo Guerra, com o total apoio e engajamento dos Prefeito Flávio Gadelha de Abreu e Lima e Ozano Brito de Gravatá, que se esforçaram em prol do Turismo de suas cidades e com isso gerando constantes benefícios para as economias dos municípios. A seleção para a escolha dos 50 melhores secretários de turismo do Brasil teve ainda como critérios: o desenvolvimento sustentável turístico do município, a sua divulgação em âmbito regional, estadual e nacional, além da execução, planejamento e coordenação de programas, eventos e atividades voltados para o turismo. A pesquisa baseouse em fontes associadas ao turismo municipal e estadual, páginas abertas de web governamentais e principais meios de comunicação, relacionados à secretaria municipal de turismo (imprensa, web sites, jornais, internet e blogs). Segundo a organização do evento, o trabalho eficaz das Secretarias de Turismos é de extrema importância para o município, bem como o papel do Secretário de Turismo que,

Dois secretários de turismo de Pernambuco entre os melhores. como líder da pasta, “procura ações e resultados que destaquem as qualidades do seu município, fazendo um turismo sustentável, mantendo as características da comunidade e trazendo avanço cultural e social para a população”. De acordo com a coordenação do encontro, durante a programação, aconteceram palestras de temas atuais e uma Rodada de Ideias, que serviram como ferramenta para auxiliar o desenvolvimento de ideias e soluções práticas para ser aplicadas em suas cidades. Os secretários homenageados tiveram a oportunidade de apresentar e destacar seus municípios por suas ações e resultados na área.

Sérgio Aroucha – Abreu e Lima e Ricardo Guerra – Gravatá


Foto: Alexandre Galvão

Custódia é a Terra do Doce Tambaú e da Carne de Bode. Localizada no Sertão de Pernambuco a 335 km da capital do estado. A cidade guarda encantos e histórias importantes, que vamos contar nesta edição. O desenvolvimento de Custódia se deu inicialmente pela sua localização privilegiada. A cidade fica no caminho do desenvolvimento e por isso, recebeu em tão pouco tempo, grandes obras e projetos que mudaram o perfil econômico e social do município. Projetos como a Transposição do Rio São Francisco e a Transnordestina, foram fundamentais para alavancar a autoestima do custodiense que vislumbrava um futuro melhor para a sua família. Por sua vez, a administração municipal acompanhou todos esses investimentos e ao longo dos oito anos de gestão, vem fazendo a sua parte, realizando ações em diversas áreas como: saúde, educação, infraestrutura, social e cultura, tudo isso, para dar ao custodiense uma oportunidade cada vez melhor e uma qualidade de vida diferenciada. Esses conjuntos de ações e parcerias estão fazendo Custódia avançar cada vez mais, com isso, tornando-se uma das principais cidades do estado e do nordeste. Quem vai ao sertão pernambucano hoje em dia, se surpreende, pelo fato de que a realidade econômica e social é totalmente diferente de alguns anos atrás. Em Custódia não foi diferente, é comum você ver hoje, o custodiense fazendo o caminho de volta para trabalhar na sua terra natal. Outro fator que chama a atenção é o ganho econômico em todas as áreas seja: no comercio, na indústria, no varejo ou no setor de imobiliário. Para muitos, a atual realidade ainda parece um sonho. Vale salientar, que os impactos desses investimentos não se concentram apenas na sede (Custódia) e sim ao longo dos distritos e povoados existentes no município (Maravilha, Ingá, Samambaia e Caiçara) e região.

Vista panorâmica da cidade


Custódia

O DESENVOLVIMENTO PASSA POR AQUI

Economia

A economia local é baseada na agropecuária, no comércio e na indústria. Outros setores que dão bom resultado à economia custodiense é a caprinocultura e a ovinocultura. Ainda se destaca o milho, feijão, algodão e goiaba. O Comércio com mais de 300 lojas é um braço forte da economia local, gerando emprego e renda, o varejo conta com lojas de diferentes serviços. A indústria local é responsável pelo resgate da dignidade e pela autoestima dos custo-

dienses. A Tambaú chega aos 50 anos de vida, gerando cada vez mais, boas expectativas na economia local. Outra indústria que merece destaque é o IMEC – Indústria de Medicamentos Custódia. As feiras livres também são importantes dentro do contexto econômico, ajudam os produtores locais no comércio de suas mercadorias, movimentando assim a agricultura e setor de animais.


Foto: Alexandre Galvão

Foto: PMC

Foto: Leonardo Wen/Folha Imagem

Serra da Torre

Foto: Alexandre Galvão

Foto: Alexandre Galvão

Pedras que abrigam Pinturas Rupestres

Escadaria do Mirante

Mirante do Cruzeiro Vista

Turismo Custódia é uma cidade que contempla pontos turísticos bem interessantes e característicos da região, mas ainda pouco conhecidos dos turistas. Um dos pontos mais bonitos, pelo fato de contemplar uma bela visão panorâmica é o Mirante do Cristo. Para chegar lá, é preciso, enfrentar 342 degraus, mas vale a pena. A beleza da cidade e da região pode ser contemplada, principalmente o pôr-do-sol. O mirante é um dos símbolos da religiosidade na cidade, por isso, recebe um grande número de romeiros. Este número aumenta ainda mais, durante a Semana Santa. Enfim, confira abaixo o que a cidade tem para lhe oferecer.

Serra da Torre - É um dos pontos mais al-

tos do estado, a visão panorâmica do local contempla toda a cidade e região. O local também pode ser utilizado futuramente, como ponto de voo de asa delta.

A Fonte do Sabá - A Fonte do Sabá é um

dos pontos turísticos mais bonitos e importantes do Município de Custódia. O lugar atrai pela beleza natural de sua serra em rochedos, com inúmeras escritas rupestres. É coberta por uma vegetação bonita e diferenciada, destacando-se pela qualidade das suas águas minerais e pelo saudável banho de bica.

Reza a lenda, que numa noite de inverno, uma tromba d’água soterrou, sob uma camada de granito, milhares de esmeraldas, rubis, outras pedras preciosas, arrobas de ouro e prata, além de escravos e animais. Esse tesouro, dos Afonso, conta-se, estaria escondido nas profundezas das gargantas dessa Serra. Séculos depois, foi encontrada uma afloração hidromineral de excelente qualidade. Conta-se, ainda, que o técnico mirando-se nessas águas claras, lembrou-se da história da Rainha do Sabá, que conseguiu apaziguar os ânimos e aquecer a amizade com o Rei Salomão, deixando-os maravilhados com o presente de um cântaro de água pura e cristalina do seu reino. Com essa lembrança, batizou, com alegria, a límpida água que mirava com o nome de Água da Fonte do Sabá.

Sítios Arqueológicos, Gravuras e Pinturas Rupestres - Quem visitar Custódia poderá

conhecer de perto, um Sítio Arqueológico com vestígios de mais de 9.000 mil anos, localizado na região conhecida como Lage das Onças distante 40 km do centro, o sítio é o mais novo ponto turístico da cidade. O local foi descoberto recentemente, quando se fazia as escavações da Transposição do São Francisco.


Foto: Alexandre Galvão

Vista interna da Matriz de São José e o Padroeiro da cidade São José

No local também podem ser vistas pinturas rupestres e gravuras, talhadas em pedra, algumas em forma de pequenos quadrados e com graduações cromáticas, que não se assemelham à forma humana ou animal. Segundo os arqueólogos que estiveram no local, os desenhos são de “grafismo puro”, que nada representam da vida real.

Praça Padre Leão - A Praça Padre Leão é o ponto de encontro da família custodiense. Fica localizada no centro da cidade em frente à Igreja Matriz de São José, esse conjunto arquitetônico, dá um charme todo especial a cidade. Por lá, passam todos os dias, um grande numero de pessoas que buscam a tranquilidade, a diversão e uma boa conversa. A praça é um dos marcos da atual administração, que se orgulha de ter realizado a reforma necessária para atender a população, que necessitava de um espaço como esten o seu dia ad ia.

José, decorada com anjos e flores em alto relevo, o que da um charme todo especial. O padroeiro da cidade é São José, um dos mais renomados santos da Igreja Católica. São realizadas missas diárias, pelo pároco atual Pe. Luciano Roberto. A Matriz recebe um grande número de fieis. A religiosidade é um dos pontos mais fortes dos custodienses.

Cultura - A cultura da cidade é muito bem representada pelo seu artesanato, pela sua dança e a deliciosa gastronomia.

Artesanato - O artesanato local tem como destaque o couro e a cerâmica figurativa. Foto: PMC

Igreja Igreja Matriz Matriz de de São São José José -- De estilo Gó-

tico, a Matriz de São José começou a ser construída no Século XX pelo primeiro pároco da cidade, o Padre Leão. A matriz tem 3 naves, uma central e duas laterais e conta com uma torre com 3 sinos, sendo dois pequenos para toque de anúncios de missa ou atos fúnebres. Na parte interna a cobertura do teto é encurvada e seguindo pelo altar-mor, nicho de São Fonte do Sabá


tura local e pernambucana. Grupos como Luar do Sertão e Casa das Juventudes, trabalham com crianças carentes, ensinando ritmos e realizando a inclusão social. Dentro da Cultura local, também podemos citar os bacamarteiros, grupo formado por senhores. Um dos ícones dessa cultura é o Sr. Manoel Padeiro do Quitimbu o grande responsável por manter a tradição viva do bacamarte no município. O Grupo de teatro local também realiza uma das maiores e melhores Paixões de Cristo de todo o estado, no período da Semana Santa. O espetáculo, O Cristo da Paixão, conta com a participação de artistas nacionais e tem o apoio principalmente da prefeitura municipal, através da secretaria de educação, comandada pela secretária Luciara Frazão e do comércio local através do CDL.

Foto: Alexandre Galvão

Dança Dança -- Os grupos de danças da cidade representam bem a cul-

Cinema alternativo - A cidade não conta com salas exclusivas

de cinema. Porém, já há alguns anos, vários projetos vêm sendo desenvolvidos e realizados de forma alternativa. O cinema em Custódia é exibido em locais públicos, aonde toda a população tem acesso de forma gratuita. Essa formula vem tendo sucesso, já que a cidade tem sido escolhida para cenários e temas de filmes nacionais, como: O Milagre de Santa Luzian e Alumia.

Matriz de São José

Gastronomia Gastronomia -- Lógico que a Carne do Bode é um das referencias do cardápio local, mas você pode comer de tudo na cidade. Principalmente se for ao Restaurante Macambira, lá você encontra um excelente self-service com iguarias locais e nacionais. Foto: Alexandre Galvão

Praça Padre Leão


Fotos: Paulo Peterson

do de festividades importantes como a Festa de São José (Festa de Março): É a principal festa do município e todos os anos reúne uma multidão; antigamente realizada no coração da cidade, (Praça Padre Leão) hoje em dia realizada na Avenida Inocêncio Lima provisoriamente até hoje. Além da tradicional novena que acontece na Igreja Matriz de São José, essa ainda se localizando no coração da cidade, destacam-se os shows com atrações regionais e algumas atrações nacionais. Exposição de Animais de Custódia: A importância deste evento reside na chance que é dada para integração de criadores e agricultores locais, com as novidades existentes no mercado. Acontece todos os anos, no mês de agosto, no Par-

que de Exposições, no bairro da Pindoba Nova. Festa folclórica: Depois da Festa de São José, é a festa mais tradicional do município. De uns anos para cá, vem merecendo cada vez mais atenção do governo municipal, com total apoio. Acontece no mês de agosto no CMEQ - Colégio Municipal Ernesto Queiroz, na Rua Major Esperidião de Sá, no Centro. Festa de Emancipação: A Emancipação de Custódia é comemorada, sempre com uma grande festa. Já que a data representa o dia em que a cidade foi fundada, ou seja, em 11 de setembro de 1928. Esta festa é muito aguardada pela população. Durante as festividades, grandes bandas e cantores nacionais participam da festa realizada pela administração municipal. A data é comemorada no dia 11 de setembro.

Fotos: Alexandre Galvão

O Calendário de Eventos - é rechea-

Cine Mandacaru

História

Ator Humberto Guerra

O Município de Custódia foi criado com sede no povoado de Quitimbu e só depois transferido para onde é hoje. Em 1828 foi elevado à categoria de município autônomo pela Lei estadual nº 1.931, de 11 de setembro. O antigo povoado, antes habitado por índios das aldeias de Serra Negra, foi ocupado pelo Coronel Luiz de Melo, no século 18. O nome Custódia foi dado pelos jesuítas em homenagem a uma senhora de nome D. Custódia. Os religiosos instalaramse por algum tempo no local, onde construíram uma capela. Administrativamente, o município é formado pelos distritos sede Maravilha e Quitimbu e pelo povoado de Samambaia. Anu-

Grupo de Dança Luar do Sertão

almente, no dia 11 de setembro, Custódia comemora a sua emancipação política. Significado do Nome - Diz à tradição, que uma das origens do nome Custódia, viria do fato desses jesuítas estarem “sob custódia” da população local que os acolheu, já que eles estavam sendo perseguidos e naquele local ficaram protegidos. Entretanto, a versão mais aceita é que o nome seria uma homenagem a Dona Custódia, proprietária de uma pousada, que hospedava trouperiros e viajantes. O primeiro nome que o local teve foi Fazenda Santa Cruz, vindo depois a se chamar Custódia.

o d tr

ç a la to


Fotos: Alexandre Galvão

Administração Municipal Educação -

-

Quadra coberta e construção de anexo em escolas do município

acaru

ertão

-

A educação de Custódia é uma das mais avançadas do estado. A administração criou metas e priorizou uma educação de qualidade, e com isso atingiu a nota do IDEB 4,3 no ano de 2011, superando a meta de 2013. Toda essa seriedade na condução da educação municipal deu à Secretaria de Educação o Prêmio Palma de Ouro, a maior premiação da área educacional, prêmio recebido pela secretária de educação Luciara Frazão, na cidade de Florianópolis, no mês de maio do corrente ano. A secretaria de educação realizou aos longos dos anos diversas ações, como: reformas das escolas, incluindo construções de quadras cobertas em várias escolas do município, inclusive nos distritos, salas de computação, ar condicionado, aquisição de ônibus e carros para transporte escolar e a mais importante conquista, a Escola Técnica Estadual para a qualificação de mão de obra no município. Para a continuação das melhorias na educação municipal, a prefeitura já recebeu 2 milhões do FNDE, para investimentos ainda maiores e melhores no setor.

2012

A prefeitura de Custódia tem à frente por oito anos o prefeito Nemias Gonçalves de Lima, 59 anos, casado, pai de três filhas, formado em técnico contábil e com mais de três mandados executivos no município. Trabalhando pelo povo e para o povo, a administração municipal buscou nesses últimos 07 anos e oito meses atender principalmente às camadas mais carentes da população. Mas a aprovação pode ser percebida em todos os setores da sociedade. Buscando priorizar áreas como a saú-

de, educação, ação social, cultura e infraestrutura, o prefeito Nemias investiu forte em programas que trouxeram benefícios importantes para o município e não deixou de buscar apoio junto ao Governo Federal, e com isso o município tem efetivamente todos os projetos federais sendo realizados na cidade. Toda essa determinação na condução de uma administração voltada para o desenvolvimento deu ao prefeito o prêmio de Melhor Prefeito de Pernambuco no ano de 2011, prêmio recebido na Firjan no Rio de Janeiro.


Fotos: Alexandre Galv達o


Saúde Saúde - A saúde foi uma das áreas, que mais ganhou atenção da atual admi-

Fotos: Alexandre Galvão

nistração, por isso, o prefeito Nemias investiu pesado para que os custodienses tivessem uma saúde de qualidade. A ampliação do hospital municipal foi fundamental para atender melhor à toda população. O Anexo 2, como foi denominado, conta com espaços diferenciados e de grande importância para a saúde da população, espaços como: Fisioterapia, Laboratório de Analises, 70 leitos, espaço para Hemodiálise, entre outros. Também foram adquiridas 06 novas ambulâncias e 10 PSFs, todos com médicos e dentistas atendendo a população. O Posto de Saúde da Pindoba é um dos mais belos exemplos de saúde pública.

Ação Social -

O município conta com todos os projetos importantes para as crianças carentes, projetos como Cras, Peti, Creas e o Bolsa Família. Outras importantes ações e projetos também foram realizados pela atual gestão como a Casa do Idoso. Casa de Apoio e Creches também foram criadas para melhorar a vida da população.


Acad

Fotos: Alexandre Galv達o


Fotos: Alexandre Galvão

Comercio local

Praça no Bairro da Redenção

Infraestrutura - Um dos setores que mais cresceu na cidade foi o de infraestrutura, foram feitas várias obras estruturadoras que deram o suporte necessário para as grandes obras do Governo Federal que chegou ao município. Além disso, a zona rural foi uma das áreas que mais recebeu atenção da gestão atual. O programa Água para Todos levou, para milhares de casas, água encanada dos diversos poços artesianos perfurados no campo. A atenção ao homem do campo também foi algo inovador desta gestão através de ações na agricultura familiar. A construção do Estádio Carneirinho, também movimenta o setor de esportes do município. A estrutura criada pela prefeitura logo irá levar o nome da cidade aos grandes eventos esportivos do estado. Um das obras estruturadoras que será ainda inaugurada este ano é a Central de Abastecimento,

local onde os feirantes da cidade poderão trabalhar com qualidade, segurança e tranquilidade. O local terá uma superestrutura para receber um grande numero de pessoas, assim todos poderão desfrutar de uma melhor condição de compra e venda. Sabendo da importância da entrada e saída do município, a gestão atual investiu na Iluminação Pública na BR-232, dando uma maior segurança para todos que chegam ou passam pelo município. Finalizando algumas das obras mais importantes realizadas nesta administração, a Praça Padre Leão é o cartão postal do município, a reforma deu à cidade um charme e glamour todo especial. A prefeitura também criou praças semelhantes em bairros e distritos, para dar uma maior comodidade e qualidade de vida aos moradores.

Estádio Carneirinho

Central de Abastecimento

Serviço: Como chegar: De carro ou de ônibus: BR-232 vindo de Recife Onde comer: Restaurante Macambira, Peixe de Ouro e Barracas de Bode na BR-232 Onde dormir: Hotel Macambira BR-232 Telefones: (87) 3848-1122 (Prefeitura) (87) 3848-1144 (Secretaria de Educação) E-mail: prefeitura@custodia.pe.gov.br

Academia das Cidades

Agradecimentos: Luciara Frazão, Clemildo Lima, Paulo Peterson, Yuri e Hugo Gonçalves e Samuel (Cdl), Klebson Alves.


Fotos: Alexandre Galvão

TRANSNORDESTINA E A TRANSPOSIÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO MUDARAM A REALIDADE DE CUSTÓDIA E REGIÃO.

Transposição do Rio São Francisco

Os quase 400 municípios que irão receber água do projeto Transposição do São Francisco e os outros tantos que receberão a estrada de ferro Transnordestina já estão com seus perfis renovados e suas mudanças prontas e consolidadas. Essa renovação se deu desde o momento da instalação dos postos de serviços. Em Custódia, por exemplo, cerca de 5 mil novos moradores (trabalhadores), se instalaram nos arredores do município. O crescimento foi visível e o aquecimento da economia gerou muita expectativa, já que o avanço trouxe muita prosperidade. Hoje a realidade é comprovadamente vista por todos que passam ou moram em Custódia e região. A Transnordestina, quando for finalizada, terá 1.728 km de trilhos, que unirão o sertão da cidade de Eliseu Martins, no Piauí, ao mar nos portos de Pecém, no Ceará, e Suape em Pernambuco. A enorme linha férrea levará nos vagões dos trens não somente minério e ferro, gesso e produtos agrícolas, mas sim a esperança renovada de milhões de brasileiros, que um dia sonharam com a chegada do desenvolvimento nesta região do país. Já a Transposição do Rio São Francisco deve ter alguns dos seus Eixos inaugurados até 2013. A obra passa

Ferrovia Transnordestina

por quatro estados nordestinos: Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte. São mais de 600 quilômetros de canais em concreto, com dois eixos (norte e sul). Com toda essa grandiosidade, foram criados turnos diurnos e noturnos em toda a extensão da Transposição. As obras abriram mais de 20 mil postos de trabalho na região, só em Custódia foram 5 mil trabalhadores. Todo esse contingente mudou para melhor a vida dos custodienses. A cidade ganhou nova oportunidade para o desenvolvimento, principalmente no setor de serviços, como: Hotéis, Restaurantes e Comércio. Já o setor de imóveis, teve que ser recriado na cidade. A mão de obra especializada para os diversos setores das obras foi uma das barreiras a se transpor, por isso, muitos profissionais do Sul e Sudeste, vieram se instalar na cidade, acontecendo assim, uma inversão de valores, que anos não se via na região. Mas, pensando na qualificação profissional dos munícipes, a administração municipal conseguiu trazer para o município, em parceria como o Governo do Estado, uma Escola Técnica Estadual “A qualificação profissional é um passo importante para uma cidade como Custódia, o desenvolvimento não pode mais retroceder”, afirmou Nemias Gonçalves, prefeito da cidade.

Ferrovia Transnordestina


テグ テグ.

tina

.

a s

u o -

,

tina

Sテュtio Lagoinha/Distrito Quitimbu - Custテウdia - PE


Foi no Sertão do Moxotó Pernambucano, na cidade de Custódia que nasceu a Tambaú, hoje bastante respeitada e conceituada no ramo de alimentos graças ao trabalho, determinação e perseverança de Gerson Gonçalves de Lima que ergueu esse patrimônio baseando-se nos conceitos de simplicidade na forma de administrar, respeito aos clientes, fornecedores e funcionários, além da preocupação pelo social e cuidado com o meio ambiente. A trajetória deste grande empreendedor não foi fácil, mas venceu as dificuldades graças a sua obstinação. Vindo de família humilde, sendo o segundo de nove irmãos, filho de Amaro Gonçalves de Lima e Maria Alves da Silva, o Paraibano Gerson Gonçalves estudou até o 4º ano Primário (atual Ensino Fundamental), mas desde cedo sabia o que queria para o futuro. Na década de 40, quando ainda era adolescente, incentivado pelo pai, começou a produzir pirulitos de açúcar em casa e vender

nas ruas da cidade de Sertânia-PE, em um tabuleiro. Graças à vocação nata para os negócios, as vendas foram um sucesso, e daí Gerson iniciou a produção artesanal de doces de frutas tropicais como goiaba e banana, feitos em tachos. Com o desejo e a capacidade de construir uma marca de sucesso, no ano de 1962 a empresa foi fundada, recebendo o nome de Tambaú em homenagem à terra natal do fundador. Este empreendimento contribuiu com o desenvolvimento da cidade e da região do Vale do Moxotó e do Pajeú. Muitas adversidades fizeram parte da história da Tambaú, no ano de 1967 houve uma grande enchente na região, e a fábrica que estava às margens do Riacho Custódia ficou submersa. Mas com o espírito de determinação, Gerson reconstruiu sua fábrica no local onde atualmente está instalado o parque industrial. Outras di-

Tambaú: 50 Anos de sucesso ficuldades testaram a garra, a determinação e a fé do empresário, que enfrentou vários anos consecutivos de seca nas décadas de 80 e 90, comprometendo o fornecimento da matéria-prima, que o fez buscar o fornecimento em outros estados como Goiás e São Paulo. Também Incentivou produtores de frutas do Vale do São Francisco, especialmente das cidades de Petrolina-PE e Juazeiro-Ba, que até hoje são fornecedores da indústria. Após sua morte no ano de 2000, Gerson Gonçalves deixou alguns legados como a preocupação com a qualidade dos produtos; as relações duradouras e a união familiar. Ele tinha uma relação muito próxima com os fornecedores de frutas da região e agricultores das cidades de Custódia, Flores, Sertânia, Triunfo, Carnaíba entre outras, criando vínculos de amizade, além de prestar assistência a todos para melhoraria da produção. Líder do setor da indústria de doces, ele considerava os concorrentes como colegas do ramo, nunca deixou de aconselhar e conscientizar para que fabricassem produtos de qualidade. Muitos foram os motivos se sucesso da marca Tambaú. Gerson tinha a sensibilidade e percepção aguçada quanto ao paladar e preferência do consumidor da região, que aprecia doces mais concentrados e de sabor apurado. Outro importante fator de sucesso está ligado à família, pois como citado acima em um dos seus legados, Gerson soube como ninguém plantar o sentimento de união que se reflete até hoje entre os filhos e atuais diretores da empresa, na condução dos negócios. É a união que mantém a Tambaú fortalecida no mercado, administrada pelos filhos Hugo, Iuri e Maura Gonçalves de Souza. Foi através desta história de superação que a Tambaú passou de um processo artesanal e deu lugar para equipamentos modernos que mantém o padrão de qualidade, consistência e preservando o sabor característico dos alimentos. Atualmente com 350 funcionários, a Tam-

b d t c d g a

a m t c m a c a q

c


o

baú produz cerca de 70 produtos na linha de atomatados, doces de frutas tropicais e condimentos, além da linha voltada para o Food Service. A empresa está sempre preocupada com a matéria-prima, pois a segurança alimentar depende da aquisição de insumos de qualidade, além do rigoroso processo de fabricação até o produto acabado, que é acompanhado pela equipe de controle de qualidade. Para que esses produtos cheguem até as gôndolas, a Tambaú dispõe de uma equipe com 45 representantes e mais alguns parceiros distribuidores, que atendem nos estados do Norte, Nordeste e Sudeste do país. Ainda conta com uma filial no Recife, onde funcionam o Marketing, Comercial e Suprimentos, facilitando o melhor atendimento aos parceiros e clientes. Reestruturou sua linha de logística e armazenamento de produtos dentro da empresa, com aquisição de empilhadeira elétrica e sistema de drive-in, que permitem um melhor aproveitamento do espaço verti-

cal e empilhar uma grande quantidade de produtos sem comprometer a qualidade das embalagens. Para agilizar o trabalho logístico a Tambaú também investiu na frota de caminhões próprios e terceirizados adotando novo que refletem o criterioso controle na seleção da matéria -prima para se produzir produtos de qualidade. A Tambaú está sempre inovando e investindo em equipamentos para aumentar a produção, mantendo o alto padrão de qualidade dos produtos e atender o crescente mercado. Foram adquiridos equipamentos importados para envase de embalagem flexível Stand Up Pouch e investimentos em tecnologia para agilizar a área operacional e comercial da empresa. Nos últimos quatro anos cerca de vinte produtos foram lançados, em 2012 a Tambaú lançou o Catchup e a Mostarda em sachê de 7 g; Molho Shoyu de 750 ml e Mostarda Pouch 200 g. Até o final do ano serão lança-

com muito sabor. Texto: Liliane Dantas Leal – Jornalista / Assessora de Imprensa

dos o Molho prontos nos sabores, Parmegiana, Apimentado e Azeitona em embalagens de 340 g; Goiabada com Amendoim e Bananada com Canela 600 g; e para linha Food Service o Extrato de Tomate, Molho Pizza e Molho Tradicional 2 kg. Além das mudanças de Layout, que visam renovar a imagem dos produtos, deixando-os mais modernos e atrativos. Para fortalecer a marca na mente do consumidor, investimentos em propaganda vêm sendo realizados com o objetivo de apresentar a linha de produtos, através de campanhas publicitárias. No planejamento anual de marketing, épocas fortes na região Nordeste, como o São João é estratégico para Tambaú. Ações de marketing procuram sempre traduzir para o consumidor, a qualidade dos produtos e a tradição da marca, que há 50 anos é reconhecida na região que atua. Um dos objetivos da empresa para 2012 era alcançar a liderança do mercado na categoria Catchup, que foi concretizado com o 1º Lugar no Norte e Nordeste, segundo pesquisa publicada na edição de agosto da Revista Super Varejo. A Mostarda também alcançou a liderança pela segunda vez, ficando em 1º Lugar no Nordeste, segundo a 40ª Pesquisa de Reconhecimento de Marcas, realizada pela Revista Supermercado Moderno e publicada na edição de junho 2012. Todos esses resultados são o reflexo dos investimentos feitos. Para comemorar os 50 anos da marca, uma campanha de comunicação integrada será veiculada nas principais capitais dos estados do Nordeste, visando mais uma vez reforçar que a Tambaú é uma marca que tem sabor. Na Tambaú é assim, empresa de sucesso, com tradição no mercado, preocupada em oferecer o melhor para o consumidor interno e externo, tornando a marca respeitada e admirada por todos.


ABRAJET NACIONAL SE REÚNE EM IMBITUBA/SC A Associação Nacional dos Jornalistas de Turismo – ABRAJET realizou na última semana, o seu XIX Congresso Nacional da categoria. O evento ocorreu na cidade de Imbituba /SC - Capital Nacional da Baleia Franca. Mais de 100 jornalistas estiveram prestigiando o evento, que tratou da importância do jornalista de turismo dentro do setor. A abertura foi realizada no salão paroquial da matriz local. Diversas personalidades estiveram presentes e algumas foram homenageadas. O Governador de Pernambuco Eduardo Campos recebeu a maior homenagem da noite o “Troféu Personalidade Turística 2012”, prêmio recebido pelo secretário e turismo de Gravatá Ricardo Guerra, que representou o governador.

NACIONAL

O prefeito de Imbituba Beto Martins participou de todas as atividades realizadas durante o Congresso, o que mostra sua forma bem receptiva de receber os jornalistas que por lá estiveram. Um City Tour pela região também fez parte da visita técnica dos jornalistas, cidades como: Laguna, Tubarão, São Joaquim, Gravatal, e Orleans fizeram parte deste roteiro. O Hotel Silvestre Park Hotel, foi um grande parceiro, neste evento realizado no norte do estado de Santa Catarina. O Blog do Turismo PE e a nossa revista Trade News, estiveram presente na pessoa de seu editor e jornalista Alexandre Galvão.


C


Revista Trade News